• Nenhum resultado encontrado

Projeto P&D. Alerta Raios. Monitoramento de Tempestades MANUAL DO SITE. Coelce Companhia Energética do Ceará. USP Universidade de São Paulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto P&D. Alerta Raios. Monitoramento de Tempestades MANUAL DO SITE. Coelce Companhia Energética do Ceará. USP Universidade de São Paulo"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Projeto P&D

Alerta Raios

Monitoramento de Tempestades

MANUAL DO SITE

Coelce – Companhia Energética do Ceará

USP – Universidade de São Paulo

(2)

1. Página inicial

A página inicial apresenta um cabeçalho contendo identificação do site e links para histórico, busca de raios por estrutura, estatísticas de raios e área do usuário. O corpo do site apresenta 4 divisões: Raios ocorridos na última hora, Alerta de Raios, Probabilidade de Tempestades (mapa) e Probabilidade de Tempestades (lista de cidades). O rodapé da página apresenta links dos parceiros mantenedores da página (Coelce e USP), havendo espaço disponível para política de segurança, contato entre outros.

A divisão com os Raios ocorridos na última hora apresenta um mapa (fornecido pela Google, com possibilidade de movimentar o mapa, zoom in e zoom out) onde são impressos pontos representando a localização do raio. Os pontos apresentam uma escala de cores para mostrar o período temporal de ocorrência das descargas elétricas. Os mapas também permitem sobrepor as seguintes camadas com o mapa eletrogeográfico:

(3)

- Subestações Coelce

(4)

- Subestações Part. 230 kV

(5)

A divisão de Probabilidade de Tempestades apresenta um mapa (também da Google) com imagem sobreposta do estado com os municípios e a probabilidade de ocorrência de tempestades, atualizada a cada 15 minutos. A divisão abaixo mostra os nomes das cidades e a intensidade da tempestade prevista.

(6)

2. Histórico

O corpo do site apresenta 4 divisões: busca por cidade ou CEP, sumário de dados, ocorrência de raios e mapa.

A divisão de busca por cidade ou CEP apresenta uma listagem de todas as cidades do estado, permitindo a seleção de uma ou mais cidades, selecionando com o mouse e pressionando as teclas CTRL e/ou SHIFT, ou a opção “todas as cidades”, para realização da busca de raios ocorridos na área desses municípios. Uma alternativa à busca por cidades é a busca por CEP, na qual o CEP é digitado e a busca será realizada em um raio de aproximadamente 30 km ao redor desse ponto. Por último, a busca de raios deve ser realizada em um intervalo temporal definido, que pode ser digitado diretamente ou obtido a partir de interface gráfica “tipo calendário”. O período para busca é limitado em 3 dias.

A divisão de sumário de dados apresenta o total de raios ocorridos no período e na seleção de cidade/CEP utilizada, assim como seu total e percentual dentre os raios ocorridos na seleção, separados por cidade. Também apresenta a coluna com o número de descargas elétricas dividido pela área do município (em km²), permitindo observar a densidade de raios. As linhas podem ser ordenadas, em ordem crescente ou decrescente, em função de qualquer uma das colunas (o mesmo vale para a tabela da divisão seguinte).

(7)

A divisão de ocorrências de raios apresenta data e hora, cidade e latitude/longitude da ocorrência do raio. A divisão do mapa apresenta o resultado da busca com a localização dos raios constantes da busca, com possibilidade de movimentar o mapa, zoom in e zoom out.

3. Busca de raios por estrutura

O item “Busca de raios por estrutura” apresenta um menu à esquerda para selecionar uma ou mais (ou todas) estruturas da COELCE, raio de abrangência (em km) e o período de tempo da busca de raios que ocorreram no estado. Os resultados são apresentados na divisão principal, constando o nome da estrutura, coordenadas da estrutura mais próxima do raio, data e coordenadas do raio.

(8)

4. Histórico de mapas em tempo real

Assim que o usuário entra na página, deve aparecer a imagem mais recente. Se o usuário optar por uma busca temporal, os resultados serão disponibilizados em uma sequência de mapas e menu interativo, com a ajuda disponibilizada à esquerda. Serão apresentados os raios detectados dentro do período de busca para todo o estado, a cada 10 minutos. Os municípios em que houve a detecção de raios estão destacados em amarelo.

(9)

5. “Alerta Cidades: previsão de tempestades”, “Acumulações Diária e “Acumulações Mensais”

Assim que o usuário entra na página, deve aparecer a imagem mais recente. Se optar por uma busca temporal, os resultados serão disponibilizados em uma sequência de mapas e menu interativo, com a ajuda disponibilizada à esquerda. Apresenta a probabilidade de ocorrência de tempestades dentro de um período de busca para todo o estado, a cada 30 minutos. A intensidade da probabilidade (baixa/moderada/alta) é representada segundo escala de cores, ilustrada abaixo do menu interativo. Os municípios que estão na área com possibilidade de tempestade estão destacados em cinza escuro.

Os itens “Acumulações diárias” e “Acumulações mensais” possuem a mesma estrutura: assim que o usuário entra na página, devem mostrar a imagem mais recente. Se o usuário optar por uma busca temporal, os resultados serão disponibilizados em uma sequência de mapas e menu interativo, com a ajuda disponibilizada à esquerda. apresentam o número de raios ocorridos por dia (ou mês) em áreas quadradas de lado 0,25°. A intensidade é representada segundo escala de cores, ilustrada abaixo do menu interativo.

(10)

6. Totais diários e mensais

Ao clicar no item “Totais diários e mensais”, aparecem os totais de raios para as principais cidades do Ceará. Pode-se optar por escolher uma ou mais ou todas as cidades e o mês/ano que serão realizadas as estatísticas. Cada linha exibe um total diário para cada dia do ano, sendo a última coluna correspondente ao total mensal daquele município. A última linha exibe os totais diários para todas as cidades selecionadas, sendo que a última coluna exibe o total mensal das mesmas - se escolher a opção "todas as cidades", portanto, mostra o total mensal de raios para o estado.

Existe a opção de "exportar a tabela para um arquivo CSV", sendo o mesmo baixado diretamente para o computador do usuário com os resultados da busca. Também tem a opção "Gerar relatório", em que é aberta uma janela para o usuário optar entre imprimir o arquivo em PDF ou em papel. Esse relatório consta de capa, mapa de acumulados mensais para o mês escolhido (exceto para o mês corrente) e a tabela gerada.

7. Outros itens do menu

O item de “observações meteorológicas” é um link externo para a página da FUNCEME. O último link aponta para a página antiga do projeto P&D “Alerta Raios – Monitoramento de tempestades”.

(11)

8. Área do usuário

A área do usuário pode ser acessada através de link no cabeçalho, que segue para uma página de acesso na qual deverá ser informado nome de usuário e senha. Também é oferecida nessa tela a opção de cadastro, caso o usuário não o seja. O formulário de cadastro deve ser preenchido com usuário, senha e e-mail. Estando o usuário logado, todas as páginas apresentarão no cabeçalho as opções de acesso à área do usuário e “deslogar” (logout).

À esquerda da tela está o menu e um espaço onde podem ser disponibilizadas informações adicionais úteis ao usuário (como exemplo, foram utilizados um “widget” com a previsão de tempo fornecida pelo CPTEC/INPE para a cidade cadastrada e outro com a hora certa fornecida pelo site ntp.br).

A página inicial é o “mapa com raios” (acessível também pelo menu lateral), que apresenta à esquerda um mapa com zoom na cidade cadastrada com as ocorrências de raios da última hora e os alertas de raio do dia listados à direita.

A outra página (“cadastro”) apresenta os dados cadastrados pelo usuário. Os campos de nome completo, data de nascimento, sexo, RG, CPF, telefone fixo, celular (alguns desses campos contam com recurso de auxílio ao preenchimento), endereço, bairro, CEP e cidade (menu cortina) deverão ser preenchidos no primeiro acesso a essa área e poderão ser atualizados a qualquer momento (inclusive o e-mail e senha). Abaixo, é apresentado um mapa centrado no CEP informado e as ocorrências de raios na última hora.

(12)

9. Site antigo

O site anteriormente desenvolvido apresenta basicamente as mesmas funcionalidades, porém um pouco mais restrito: não possui busca de histórico com googlemaps, estatísticas de totais diários e mensais, busca por estruturas nem área do usuário.

Referências

Documentos relacionados

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

Sem esquecer a Fraude Fiscal, analisemos também um pouco do crime de branqueamento, art. Em crónica publicada no Diário do Minho, em 1 de Dezembro de 2010, Cultura, era

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Este era um estágio para o qual tinha grandes expetativas, não só pelo interesse que desenvolvi ao longo do curso pelas especialidades cirúrgicas por onde