• Nenhum resultado encontrado

1º ANO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1º ANO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO I"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EMENTÁRIO

1º ANO

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO I Ementa:

Buscando fornecer os mais basilares conceitos a fim de que o estudo do direito possa se iniciar, a disciplina trata essencialmente dos vários ângulos de abordagem do fenômeno jurídico – histórico, sociológico, filosófico, técnico – desenvolvendo, com mais ênfase, uma análise dos institutos fundamentais que formariam uma Teoria Geral do Direito. Neste sentido, as questões concernentes ao debate a respeito de uma possível ciência do direito encaminham as reflexões sobre os estatutos e temas centrais da análise dos institutos gerais do direito. TEORIA GERAL DO ESTADO

Ementa:

Teoria Geral do Estado; Sociedade. Origem, fundação e evolução, nascimento e extinção dos Estados. Elementos constitutivos do Estado: Soberania; Território; Povo; Finalidade. Justificação, funções e conceito de Estado. Estado, Política e Direito. Estado e Democracia. Estado e formas de representação: Sufrágio e Mandato Político. Sistemas eleitorais. Formas de Governo: Parlamentarismo e Presidencialismo. Formas de Estado: Estado Unitário; Estado composto; O Estado Federal. Estado Socialista e Capitalismo de Estado. As Declarações de Direitos. O Estado na Ordem Internacional. Tendências do Estado contemporâneo.

ECONOMIA I Ementa:

A evolução do pensamento econômico. Definição e objeto da economia. Sistemas econômicos. Sistema de economia de mercado. O Direito e a teoria dos mercados. Estrutura de mercados e concorrência. Noções de macroeconomia e microeconomia. Inflação. Emprego e empregabilidade. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Noções de comércio internacional.

DIREITO ROMANO Ementa:

Importância do estudo do Direito Romano. Os sistemas jurídicos do Direito Romano. As instituições jurídicas romanas. O Direito Romano como precursor do direito moderno. O legado romano na área de Direito Civil e sua aplicação no direito contemporâneo.

DIREITO CIVIL I – TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL Ementa:

Introdução. Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro. Visão filosófica do Código Civil de 2002. Pessoa natural. Pessoa jurídica. Teoria do patrimônio mínimo. Bens e sua classificação. Bem e família.

HISTÓRIA DO DIREITO Ementa:

O Curso de Noções de História do Direito funda-se no estudo e na reflexão histórica do direito e das instituições jurídicas no Ocidente. O ponto de partida cronológico é a formação da cidade-Estado democrática na Antiguidade grega e, passo seguinte, na criação e evolução do Direito Romano. O foco da disciplina concentra-se, a seguir, no estudo do Direito Medieval, no desenvolvimento jurídico da Modernidade, no Direito português e, por fim, no Direito brasileiro em suas diferentes fases. O enfoque de ensino desde Curso é humanístico, ético e político.

PORTUGUÊS JURÍDICO Ementa:

O texto em suas múltiplas formas e funções: leitura e produção textual. Relação entre linguagem e interação social. A comunicação jurídica: gêneros que circulam no universo do Direito. Norma padrão e as variedades linguísticas. Discussão de temas relacionados à contemporaneidade. Revisão gramatical contextualizada. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO II – TEORIA GERAL DO DIREITO

Ementa:

Ordenamento Jurídico. Fontes Jurídicas. Sistemas Jurídicos. Dinâmica Jurídica. Hermenêutica. Antinomias Jurídicas. Lacunas Jurídicas. Direito e justiça. Novas linhas do pensamento jurídico.

(2)

CIÊNCIA POLÍTICA Ementa:

Poder, Natureza e Sociedade. Século XIX: Ciência e o nascimento das Ciências Humanas. Ciência Política e Filosofia Política. Teorias políticas da Antiguidade. Teoria Teológico-Política e Medioevo. Renascimento, Revolução Científica dos séculos XVI/XVII e Política. Teoria Política Moderna e o surgimento do Estado. Iluminismo. Revolução Francesa: Pensamento Conservador e Pensamento Progressista. Estado Moderno, Política, Direito e problemas contemporâneos (Pós-Modernidade ou Modernidade Líquida).

ECONOMIA II Ementa:

A evolução do pensamento econômico. Definição e objeto da economia. Sistemas econômicos. Sistema de economia de mercado. O Direito e a teoria dos mercados. Estrutura de mercados e concorrência. Noções de macroeconomia e microeconomia. Inflação. Emprego e empregabilidade. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Noções de comércio internacional.

SOCIOLOGIA GERAL Ementa:

Sociologia ante as Ciências Sociais. Sociologia, Antropologia e Política. Abordagem sobre a origem da sociologia e da antropologia enquanto projetos científicos. Conceitos. Finalidades e Métodos da sociologia e da antropologia. Indivíduo, Comunidade, Cultura e Sociedade. Sociabilidade Histórico da Sociologia: Montesquieu, Augusto Comte; Durkheim; Marx; Weber. Controle Social. Status e Papel. Grupos, Agregados e Categorias. Estratificação Social. Instituições Sociais e Controle Social. Processos Sociais. Mudança Social.

DIREITO CIVIL II – TEORIA GERAL DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS Ementa:

Introdução ao negócio jurídico. A escala ponteana. Vícios do negócio jurídico. Nulidades do negócio jurídico. Prescrição e decadência

DIREITO CONSTITUCIONAL I Ementa:

Direito Constitucional: objeto e método da disciplina. Origem histórica das Constituições. Constitucionalismo. Sentidos da Constituição. Poder Constituinte. Classificação das Constituições. Princípios Constitucionais. Normas Constitucionais. Hermenêutica Constitucional. Interpretação e aplicação das normas constitucionais. Supremacia das Constituições e opções de controle de constitucionalidade. História Constitucional brasileira. Constituição Federal de 1988: princípios fundamentais e direitos fundamentais. Jurisdição Constitucional. Atualidades em Direito Constitucional. Neoconstitucionalismo.

FILOSOFIA GERAL Ementa:

O Problema da Definição da Filosofia. Racionalidade e Realidade. Logos e Mitos, Epistemé e Doxa (Estrutura da Razão). Pré-socráticos (Pensamento Cosmológico). Sócrates, Platão, Aristóteles e os Sofistas (Pensamento Antropológico). Ceticismo. Cristandade: Fé e Razão. Revolução Científica dos Séculos XVI/XVII: Ciência e Metafísica. David Hume e Immanuel Kant (Empirismo x Racionalismo). Iluminismo. Crítica à Modernidade: Marx, Schopenhauer, Nietzsche, Freud e Escola de Frankfurt. Pós-Modernidade (Modernidade Líquida) e os Limites da Razão.

PORTUGUES JURÍDICO II E METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Ementa:

Iniciação metodológica aos trabalhos de caráter técnico e científico: diretrizes para a leitura seletiva, análise e interpretação de textos. Diretrizes para a elaboração de trabalhos científicos e monografias (plano de trabalho, resumos, resenhas, características do Trabalho de Curso). A linguagem jurídica. Prática de leitura e produção textual.

2º ANO

DIREITO CIVIL III – TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES Ementa:

Conceito e importância dos direitos das obrigações. Relação Jurídica obrigacional. Fontes das obrigações. Classificação básica das obrigações. Classificação especial das obrigações. Obrigação natural. O pagamento: condições objetivas e subjetivas. Outros meios de extinção das obrigações. Transmissão das obrigações. Inadimplemento contratual

(3)

DIREITO COMERCIAL I – TEORIA GERAL DO DIREITO COMERCIAL Ementa:

Conceito e natureza, histórico e finalidade do Direito Comercial, sua autonomia e fontes. Proteção da ordem econômica e da concorrência. Conhecimentos teóricos da doutrina, legislação e jurisprudência. A aplicação prática dos conhecimentos e da técnica jurídica no âmbito econômico-comercial.

DIREITO PENAL – PARTE GERAL I Ementa:

Noções introdutórias, evolução histórica e doutrinária. Princípios do Direito Penal. Lei Penal. Interpretação da Lei Penal. Lei Penal no tempo. Lei Penal no Espaço. Teoria Geral do Crime. Conceito de crime. Fato típico. Conduta. Resultado. Nexo Causal. Concausas. Relevância da omissão. Imputação objetiva. Crimes doloso, culposo e preterdoloso. Crimes consumado e tentado. Desistência e arrependimentos. Ilicitude. Causas excludentes da ilicitude. Culpabilidade. Causas excludentes da culpabilidade.

DIREITO CONSTITUCIONAL II Ementa:

Estrutura e organização do Estado brasileiro – a federação. Pessoas jurídicas de direito público interno e externo. Autonomia e soberania. Bens dos entes federativos. Repartição constitucional de competências. Funções essenciais à justiça. A União, os Estados, os Municípios, o Distrito Federal e os Territórios. Defesa do Estado e das Instituições Democráticas. Ordem econômica e financeira. Ordem Social. Perspectivas para um novo Direito Constitucional.

SOCIOLOGIA JURÍDICA Ementa:

Sociologia e direito. Filosofia do direito, sociologia do direito e dogmática jurídica. A linguagem. Sociologia como ciência auxiliar do direito vs. direito como realidade social. Direito e fenômeno jurídico. Pensamento sociológico e direito. Sociologia aplicada ao direito – eficácia. Anomia. Controle Social e Pluralismo jurídico. Sociologia do direito brasileiro – colonização, escravidão e capitalismo na formação da sociedade e do direito do Brasil. Modernização do direito brasileiro e técnica. Grandes temas da sociologia jurídica contemporânea. Democracia. Globalização. Meio ambiente. Violência urbana. Racismo. Relações étnico-raciais. Questão de gênero e Sexismo. Homofobia. Movimentos sociais. Sociologia do poder judiciário.

DIREITOS HUMANOS I Ementa:

Direitos Humanos, fundamentos históricos e filosóficos. Desenvolvimento histórico dos direitos humanos. Direitos Humanos e sua proteção no plano interno. A Constituição de 1988 e os Direitos Humanos. Direitos Humanos e Direitos Fundamentais. Mecanismo de Constitucionalização dos Direitos Humanos criados pela Constituição de 1988. Violações aos Direitos Humanos no Brasil e no mundo.

DIREITO CIVIL IV – OBRIGAÇÕES E CONTRATOS Ementa:

Teoria geral dos Contratos. Conceito. Função social. Princípios. Elementos constitutivos e de validade. Estipulação em favor de terceiro. Promessa de Fato de Terceiro. Vícios Redibitórios. Evicção. Contratos em Espécie: compra e venda; troca; contrato estimatório; doação; locação; empréstimo; prestação de serviços; empreitada; depósito; mandato; comissão; agência e distribuição; corretagem; transporte; seguro; constituição de renda; jogo e aposta; fiança; transação; compromisso. Atos unilaterais de Vontade.

DIREITO COMERCIAL II – SOCIEDADES COMERCIAIS Ementa:

Conceito, natureza, histórico e finalidade das Sociedades Comerciais. Origens históricas do Direito Comercial Societário, com enfoque em Sociedades Limitadas e Sociedades Anônimas. Conhecimentos teóricos da doutrina, legislação e jurisprudência. A aplicação prática dos conhecimentos e da técnica societária no âmbito econômico-comercial. Perspectivas de regulação na atividade empresarial.

(4)

DIREITO PENAL – PARTE GERAL II Ementa:

Do Concurso de Pessoas. Das Penas. Da Cominação de Penas. Da Aplicação da Pena. Da Suspensão Condicional da Pena. Do Livramento Condicional. Dos Efeitos da Condenação. Da Reabilitação. Das Medidas de Segurança. Da Ação Penal. Da Extinção da Punibilidade. Perspectivas da atuação criminal.

DIREITO ADMINISTRATIVO I Ementa:

Origem, Objeto e Conceito do Direito Administrativo. Administração Pública e o Regime Jurídico Administrativo. Serviço Público. Poder de Polícia. Administração Indireta, Entidades Paraestatais e o Terceiro Setor. Servidores Públicos. Responsabilidade Extracontratual do Estado. Atualização e novas matizes administrativas.

TEORIA GERAL DO PROCESSO Ementa:

Direito e processo; direito material e direito processual; divisão do direito processual; eficácia da lei processual no tempo e no espaço; interpretação da lei processual; constituição e processo; princípios gerais do direito processual; processo de conhecimento, de execução e cautelar; jurisdição: conceito e espécies; jurisdição contenciosa e voluntária; órgãos da jurisdição e competência; ministério público; advogado; direito de ação e direito de defesa; ação civil. Ação penal; relação jurídica processual; atos processuais: conceito, classificação e forma; nulidades processuais; sentença e coisa julgada. Novas concepções em Direito Processual.

DIREITOS HUMANOS II Ementa:

Apresentação do Curso. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. A Constituição Brasileira de 1988 e os Tratados Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos. O sistema internacional de proteção dos direitos humanos. A estrutura normativa do sistema global de proteção dos direitos humanos. A estrutura normativa dos sistemas regionais de proteção dos direitos humanos – o sistema interamericano. O sistema internacional de proteção dos direitos humanos e a redefinição da cidadania no Brasil.

3º ANO

DIREITO CIVIL V – CONTRATOS E RESPONSABILIDADE CIVIL Ementa:

Contratos típicos. Compra e venda. Contrato estimatório. Doação. Empréstimo. Empreitada. Depósito. Mandato. Transporte. Seguro. Noções gerais de responsabilidade civil. Elementos da responsabilidade civil. A conduta humana. A culpa. O dano. O nexo causal. Causas excludentes de responsabilidade civil. Responsabilidade civil objetiva e a atividade de risco. Responsabilidade civil por ato de terceiro. Responsabilidade civil pelo fato da coisa e do animal. Responsabilidade civil por defenestramento. Responsabilidade civil por abuso de direito.

DIREITO COMERCIAL III – TÍTULOS DE CRÉDITO Ementa:

Conceito e natureza, histórico e finalidade dos Títulos de Crédito, sua história e fontes. Títulos de crédito causais e abstratos. Letras de Câmbio. Notas Promissórias. Duplicatas. Cheques e outros títulos. Conhecimentos teóricos da doutrina, legislação e jurisprudência. A aplicação prática dos conhecimentos e da técnica jurídica no âmbito econômico-comercial.

DIREITO PENAL – PARTE ESPECIAL I Ementa:

Parte Especial do Código Penal. Dispositivos aplicáveis na classificação dos crimes. Crimes contra a pessoa. Crimes contra o patrimônio. Crimes contra a propriedade imaterial. Crimes contra a organização do trabalho. Crimes contra o sentimento religioso e contra o respeito aos mortos

.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Ementa:

Normas fundamentais no CPC/2015. Soluções Alternativas de conflito. Jurisdição e competência. Partes. Litisconsórcio. Intervenção de terceiros. Processo de conhecimento. Formação, suspensão e extinção do processo. Procedimento comum ordinário e sumário. Petição inicial. Resposta do Réu. Revelia. Providências preliminares.

(5)

DIREITO ADMINISTRATIVO II Ementa:

Administração Indireta, Entidades em colaboração com o Estado e o Terceiro Setor. Ato Administrativo. Poder de Polícia. Servidores Públicos. Serviço Público. Licitação e Contratos. Bens Públicos. Intervenção na Propriedade Privada. Responsabilidade Extracontratual do Estado. Atualização e novas matizes administrativas.

PRÁTICA JURÍDICA I - PRÁTICA DO PROCESSO CIVIL Ementa:

Introdução. compreensão das atividades práticas relacionadas à carreira jurídica; abrangência da atuação do profissional em Direito; compreensão sobre os agentes do sistema jurídico nacional e das profissões regulamentadas. O Advogado e o Estatuto da OAB. O Ministério Público: classificação e abrangência de atuação. Magistratura e as várias instâncias do Poder Judiciário. Procuradoria e Defensoria públicas. Confecção de peças jurídicas: petição inicial e contestação.

DIREITO CIVIL VI – DIREITOS REAIS Ementa:

Introdução aos Direitos Reais. Propriedade. Direito de vizinhança. Condomínio. Direitos reais de gozo e fruição. Direitos reais de garantia.

DIREITO COMERCIAL IV – CONTRATOS MERCANTIS Ementa:

Generalidade, conceito, pressupostos do Direito Contratual. Princípios fundamentais. Princípio da autonomia da vontade e Princípio da autonomia privada. Princípio Boa-fé objetiva; Princípio do equilíbrio econômico financeiro dos contratos; Princípio da Função Social dos Contratos. Contratos em espécie.

DIREITO PENAL – PARTE ESPECIAL II Ementa:

Crimes contra a dignidade sexual. Crimes contra a família. Crimes contra a incolumidade pública. Crimes contra a paz pública. Crimes contra a fé pública. Crimes contra a administração pública. Perspectivas para um novo direito criminal.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II Ementa:

Disposições gerais. Sistema de avaliação da prova. Ônus da prova. Audiência. Sentença. Coisa julgada. DIREITO PROCESSUAL PENAL I

Ementa:

Fundamentos do Processo Penal. Princípios do Processo Penal. Aplicação da Lei Processual Penal. Inquérito Policial. Ação Penal Pública e Privada. Ação Civil ‘ex delicto’. Competência. Questões e Processos Incidentes. DIREITO DO TRABALHO I

Ementa:

Introdução às origens do Direito do Trabalho e dos direitos decorrentes da relação de trabalho. O direito individual do trabalhador. Relações de trabalho e de emprego. Atividades laborais autônomas. Trabalhador avulso e demais categorias diferenciadas. Aplicação de legislação civil em caráter subsidiário. Salário e remuneração. Benefícios trabalhistas. Contrato de Trabalho: início e extinção. Estabilidade. Nova abordagem sobre Direito do Trabalho.

PRÁTICA JURÍDICA II – PRÁTICA DO PROCESSO CIVIL Ementa:

Recursos cíveis: noções. Embargos de Declaração. Apelação. Embargos infringentes. Embargos de divergência. Recurso especial. Recurso extraordinário.

(6)

4º ANO

DIREITO CIVIL VII – DIREITO DE FAMÍLIA Ementa:

Direito de família contemporâneo. Situação jurídica da mulher. O casamento. A união estável. Pluralidade de entidades familiares e a visão do Direito a respeito da possibilidade jurídica de sua existência. Parentalidade. Alimentos. Direito do idoso. Tutela e Curatela.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III Ementa:

Recursos. Efeitos dos recursos. Recurso adesivo. Recursos em espécie. Execução. Das diversas espécies de execução. Defesa do devedor. Processo cautelar. Cautelares específicas. Procedimentos especiais..

DIREITO PROCESSUAL PENAL II Ementa:

Prova. Teoria Geral da Prova. Provas em espécie. Sujeitos processuais. Medidas cautelares. Prisões provisórias. Liberdade Provisória. Procedimentos. Procedimentos Especiais. Procedimentos previstos em Leis Especiais.

DIREITO DO TRABALHO II Ementa:

Direito individuais do artigo 7º da CF/88. Direito Coletivo do Trabalho. Funções do sindicato. Conflitos trabalhistas. Liberdade Sindical. Associações sindicais de grau superior. O Sindicato no setor público. Negociação Coletiva. Convenções e Acordos coletivos. Eficácia jurídica das convenções coletivas. Decisão e efeitos: Recursos. A Greve. Organização da Justiça do Trabalho. Competência da Justiça do Trabalho.

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Ementa:

Introdução ao Direito Internacional Público. Princípios nas relações internacionais. Fontes do Direito Internacional Público. Teoria Geral dos Tratados Internacionais. Conflito entre tratado internacional e direito interno. Sujeitos de Direito Internacional: indivíduo, Estado e organizações internacionais. Nacionalidade. Condição jurídica do estrangeiro no Brasil. Refugiados. Processo de Integração. Tribunal Penal Internacional. Responsabilidade internacional e mecanismos de resolução de conflitos

RELAÇÕES INTERNACIONAIS Ementa:

Sujeitos e atores internacionais. Organizações Internacionais. Relações. Globalização. Nacionalismo. Supranacionalidade. Interdependência. Regionalismo. Formação de blocos econômicos. Direitos Humanos. Terrorismo. Meio Ambiente. Mídias. Conflitos étnico-raciais, religiosos e questão de gênero.

PRÁTICA JURÍDICA III – PRÁTICA DO PROCESSO PENAL Ementa:

Conceito e fundamentos do Processo Penal. Estudos de casos práticos fornecendo conhecimento necessário para atividades profissionais. Representação. Relaxamento da prisão em flagrante. Liberdade provisória. Revogação de prisão provisória. Queixa-crime. Denúncia. Resposta à acusação. Defesa preliminar. Memoriais escritos. Sentença.

DIREITO CIVIL VIII – DIREITO DAS SUCESSÕES Ementa:

Conceito e fundamento do direito sucessório. Disposições Gerais do Direito das Sucessões. A sucessão legítima. A sucessão testamentária. Planejamento sucessório. Inventários e partilhas.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV Ementa:

Execução – diversas espécies de execução – Cumprimento de sentença – Execução de título extrajudicial – Execução para entrega de coisa certa e incerta – Execução para cumprimento da obrigação de fazer e não fazer – Execução por quantia certa contra devedor solvente e insolvente.

(7)

DIREITO PROCESSUAL PENAL III Ementa:

Sentença. Coisa Julgada. Recursos. Teoria Geral e Espécies. Ações de impugnação. Nulidades

.

DIREITO DO TRABALHO III – PROCESSO DO TRABALHO Ementa:

A Justiça do Trabalho. Competência Internacional. O Ministério Público do Trabalho. Petição inicial. Substituição processual. Sucessão processual. Audiência e representação. Contestação. Defesa. Proposta de conciliação. Prova. Nulidades no Direito do Trabalho. Sentenças. Custas. Benefícios da justiça gratuita. Honorários de Advogado e Recursos. Liquidação. Execução. Ações especiais.

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Ementa:

Conceito de Direito Internacional Privado. Normas de Direito Internacional Privado. Direito Estrangeiro. Contratos Internacionais. Processo Internacional.

DIREITO TRIBUTÁRIO I Ementa:

Direito Tributário. Limitações constitucionais ao poder de tributar. Legislação tributária. Obrigação tributária. PRÁTICA JURÍDICA IV – PRÁTICA DO PROCESSO PENAL

Ementa:

Conceito e fundamentos do Processo Penal. Estudos de casos práticos fornecendo conhecimento necessário para atividades profissionais. Crimes de Competência do Tribunal do Júri. Sentença de pronúncia, impronúncia, absolvição sumária. Nulidades. Recursos em geral. Execução das penas em espécie.

PRÁTICA JURÍDICA V – PRÁTICA DO PROCESSO CIVIL Ementa:

Execução: noções. Impugnação e Exceção de pré-executividade. Embargos à execução. Apelação aos embargos. Medidas Acautelatórias no processo civil.

5º ANO

FILOSOFIA DO DIREITO I Ementa:

Filosofia geral e filosofia do direito. O pensamento pré-socrático. O período antropológico da filosofia grega. A doutrina do direito platônica. A filosofia política e jurídica de Aristóteles. O pensamento jusfilosófico patrístico e medieval. A filosofia renascentista e o Direito. O pensamento moderno da filosofia do direito: Espinosa; Hobbes. Locke e o jusnaturalismo moderno. O iluminismo e o Direito: os enciclopedistas. O liberalismo e o individualismo no pensamento kantiano. A filosofia do direito hegeliana. Marx e a crítica ao Estado e ao direito.

DIREITO TRIBUTÁRIO II Ementa:

Crédito tributário: Conceito; Constituição; Lançamento Tributário; Suspensão da exigibilidade do crédito tributário; Extinção do crédito tributário; Exclusão do crédito tributário; Garantias e privilégios do crédito tributário; Impostos em espécie; Administração Tributária: Fiscalização, Dívida Ativa. Certidões Negativas. Processo Administrativo Tributário: Conceito; Natureza jurídica; Impugnação e Consulta. Processo Judicial Tributário.

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL Ementa:

Crimes hediondos. Drogas. Tortura. Interceptação das comunicações telefônicas. Estatuto do desarmamento. Crimes de trânsito. Lei das contravenções penais. Juizados especiais criminais. Lei Maria da Penha. Abuso de autoridade. Crime Organizado. Execução Penal. Crimes do ECA. Crimes contra a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo. Crimes da Lei de licitações.

(8)

DIREITO FALIMENTAR Ementa:

Falência e Recuperação Judicial: conceitos jurídicos. Devedor sujeito à falência. Insolvência. Pedido de Falência. Sentenças declaratória e denegatória de falência. Administração da falência. Pessoa e bens do falido. Regime jurídico dos contratos do falido. Regime jurídico dos credores do falido. Recuperação judicial. Viabilidade. Processo da Recuperação judicial. Convolação em falência. Recuperação extrajudicial.

DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL Ementa:

Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência Social; Seguridade Social e seus princípios; Regimes de Previdência no Brasil: Regime Geral de Previdência Social, Regime Próprio e Previdência Privada; Previdência Social; Custeio da previdência; Beneficiários da previdência Social; Manutenção e perda da qualidade de segurado; Dependentes; Perda da qualidade de dependentes; Benefícios; Carência; Salário-de-benefício; Salário-família; Salário-maternidade; Pensão por morte; Auxílio-reclusão; Auxílio-doença; Auxílio-acidente; Aposentadoria por invalidez; Aposentadoria por Idade; Aposentadoria por Tempo de Contribuição; Aposentadoria Especial; Da Habilitação e reabilitação profissional e serviço socia; Proibição de recebimento conjunto de determinados benefícios; A Previdência Social e o Contrato de Trabalho.

DIREITO AGRÁRIO Ementa:

Teoria geral do Direito Agrário. Imóvel Rural. Reforma Agrária. Desapropriação de terras para fins de reforma agrária. Política agrícola. Terras devolutas. Posse agrária. Contratos agrários. Organização da vida rural. Tributação da terra. Crédito rural. Regulamentação do trabalho rural.

DIREITO ECONÔMICO Ementa:

Introdução ao Direito Econômico e análise de seus conceitos e institutos fundamentais. Evolução histórica do modelo econômico de Estado. Ordem econômica constitucional: Princípios constitucionais. Noções de Política urbana e de Política Agrária. Intervenção do Estado do domínio econômico: Agências reguladoras. Parcerias Público-Privadas. Direito da Concorrência: Abuso de poder econômico. Mercado relevante. Sistema brasileiro de defesa da concorrência. Regulamentação antitruste brasileira. Ordem econômica internacional.

PRÁTICA JURÍDICA VI – PRÁTICA DO PROCESSO TRABALHISTA Ementa:

Petição Inicial (Procedimento comum e especial). Contestação. Recursos. Execução (peças). MEDICINA FORENSE I

Ementa:

Conceitos, definições, características e finalidades de Medicina Forense. Questões Médico – legais, à luz de textos legais e da experiência médica. Informações médico-legais necessárias para entendimento e saber crítico dos documentos jurídicos. Diagnóstico médico-forense da morte. Os vários tipos de lesões. O ultraje público ao pudoir. O atentado público ao pudor. A violência sexual. O recém nascido: prova de vida. O aborto. Os crimes contra criança. A dependência farmacológica. Psicoléticos e Psicoaníliticos. O alcoolismo e o canabismo e o cocainismo. Os impedimentos matrimoniais de causa médica. As doenças hereditárias. As causas médicas de insuportabilidade de convívio. As doenças mentais. A gravidez e o parto progresso. A saúde psicológica. A psicopatologia. As Oligofrenias. Psicoses orgânicas e as funcionais, psiconeuroses. O vínculo genético e as provas. A incapacidade civil.

FILOSOFIA DO DIREITO II Ementa:

Os horizontes da Filosofia do direito contemporânea. O normativismo de Hans Kelsen. O culturalismo de Miguel Reale. Linguagem e argumentação. O acordo do direito positivo e da moral em Habermas, Dworkin, Rawls e Alexy. O existencialismo jurídico: Martin Heidegger. O decisionismo de Carl Schmitt. Marx e a crítica da Economia, do Estado e do Direito. A Teoria Geral do Direito na obra de Pachukanis. A Escola Crítica de Frankfurt. O pensamento de Hannah Arendt. A Teoria Crítica do Direito. Direito e Poder em Michel Foucault. Temais atuais em filosofia do direito.

(9)

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Ementa:

Política de proteção integral. Política de atendimento. Criança e adolescente. Direitos fundamentais das crianças e adolescentes. Família natural e substituta. Atos infracionais e os procedimentos adotados na sua apuração. Medidas protetivas e socioeducativas. Crimes e infrações administrativas. Conselho tutelar. Justiça da infância e da juventude. Ministério Público e advogado. Temas atuais de proteção à infância e adolescência.

DIREITO DO CONSUMIDOR Ementa:

O Código de Defesa do Consumidor no ordenamento jurídico brasileiro. Princípios do Código de Defesa do Consumidor. Relação jurídica de consumo. Responsabilidade civil no Código de Defesa do Consumidor. O direito contratual no Código de Defesa do Consumidor. A publicidade abusiva e enganosa. O abuso de direito no Código de Defesa do Consumidor

DIREITO AMBIENTAL Ementa:

Meio Ambiente. Tutela internacional do Meio Ambiente. Federalismo em matéria ambiental. Princípios gerais de direito ambiental. Bens ambientais. Política Nacional do Meio Ambiente. EIA/RIMA. Autorização e licenças ambientais. Responsabilidade por dano ambiental. Proteção do meio ambiente em juízo. Tributos em face dos recursos naturais. Terra dos índios.

DIREITO FINANCEIRO EMENTA:

Direito Financeiro. Entrada e Receita. Receitas Derivadas. Despesa Pública. O Orçamento. Fiscalização Financeira e Orçamentária. Precatório. Tribunal de Contas. Empréstimo Público. Perspectivas de atualização em Direito Financeiro.

DIREITO AUTORAL Ementa:

A pessoa como sujeito de direitos. Evolução histórica. Natureza jurídica. Os direitos autorais no direito comparado. Evolução legislativa. A Lei 9.610/98 e sua abrangência e aplicação. O registro das obras intelectuais. Limitações aos direitos autorais. Transferência dos direitos autorais. Direitos conexos. Sanções e violações aos direitos autorais. Os direitos autorais e a comunicação de massa. Reflexões sobre a viabilidade de atualização em Direito Autoral.

ÉTICA PROFISSIONAL Ementa:

Servindo-se da reflexão teórica sobre a ética desenvolvida nas matérias de filosofia geral e direito, ciência política e sociologia, esta matéria se encaminha para uma reflexão mais específica a respeito da apreensão do fenômeno ético, como discurso e implicação prática, na realidade contemporânea. Busca-se desenvolver desde esboços históricos da evolução da ética até usos ideológicos. Acentuar, de maneira ampla, os necessários lastros da perspectiva ética com os legados dos direitos humanos e a responsabilidade social.

No que diz respeito às profissões jurídicas, a matéria se encaminha para o estudo do papel institucional e das responsabilidades dos operadores do direito, advogados, juízes, promotores, procuradores e assistentes jurídicos.

PRÁTICA JURÍDICA VII – PRÁTICA DO PROCESSO TRIBUTÁRIO E CONSTITUCIONAL Ementa:

Prática do processo tributário e constitucional através de simulação da prática jurídica. Aplicações práticas do conteúdo ministrado. Remédios constitucionais. Execução Fiscal. Exceção de pré-executividade.

MEDICINA FORENSE/ PSICOLOGIA JURÍDICA Ementa:

Os impedimentos matrimoniais de causa médica. As doenças hereditárias. As causas médicas de insuportabilidade de convívio. As doenças mentais. A gravidez e o parto progresso. A saúde psicológica. A psicopatologia. As Oligofrenias. Psicoses orgânicas e as funcionais, psiconeuroses. O vínculo genético e as provas. A incapacidade civil. Psicologia Jurídica. Interdisciplinaridade: áreas do Direito Criminal, Cível, Infância e Juventude e Direito de Família. Desenvolvimento da Personalidade Humana. Provas, Perícias e Avaliações Psicológicas.

(10)

DIREITO CIVIL APLICADO (OPTATIVA) Ementa:

Noções gerais do direito civil aplicado. Definição do negócio jurídico e tipificação do negócio jurídico. Fundamentos no negócio jurídico: históricos, políticos, de direito positivo e a posição do código civil; fundamentos doutrinários e as vantagens da categoria. A estrutura do negócio jurídico: elementos de existência; planos da existência; plano de validade; plano de eficácia. Analise do negócio jurídico no plano de existência. Analise do negócio jurídico no plano de validade.

Análise do negócio jurídico no plano da eficácia: fatores de atribuição, extensão e da extensão subjetiva. Insistência invalidade e ineficácia: conceituação histórica e vantagens; nulidades e anulabilidades. A ineficácia pendente, relativa, superveniente por causa intrínseca e extrínseca. O período da conservação: conceituação fundamento aplicação e alcance. A interpretação dos negócios jurídicos: considerações gerais critérios objetivos e subjetivos.

DIREITO PENAL APLICADO (OPTATIVA) Ementa:

Noções gerais sobre o Direito Penal Aplicado. Estudo da doutrina e jurisprudência aplicada. Estágios simulados ou reais. Estudos e Pesquisas a respeito da delinquência juvenil e adulta. Problemas práticos e estudo de casos concretos.

DIREITO DO TRABALHO APLICADO (OPTATIVA) Ementa:

A prática dos atos processuais. A modernidade dos atos dos processos. Será estudado o Direito Processual do Trabalho desde sua origem até a execução de sentença, capacitando o profissional para uma eficaz atividade como advogado na Justiça do Trabalho. Outras atividades práticas relacionadas com o conteúdo específico. Participação direta em aulas de seminários. Estágios em órgãos públicos e em empresas particulares, e principalmente na Justiça do Trabalho.

DIREITO TRIBUTÁRIO APLICADO (OPTATIVA) Ementa:

Os problemas econômicos do ângulo jurídico. As finanças públicas e sua aplicação prática. Casos e problemas dos tributos federais, estaduais e municipais. Direito Tributário comparado. Planejamento tributário. Impostos e Contribuições para microempresa e empresa de pequeno porte. Tributação no Mercosul.

LIBRAS (ELETIVA) Ementa:

Todas as línguas sejam elas orais e/ou sinais são estruturadas a partir de unidades mínimas que formam unidades mais complexas, possuindo os seguintes níveis linguísticos: fonológico, morfológico, sintático e semântico. Libras é um sistema linguístico que se constrói a partir de regras, distanciando-se de gestos naturais e das mímicas. É preciso abrir espaço na questão acadêmica, pois a Lei 10.436/2002 reconhece a Libras, como língua oficial dos surdos.

Referências

Documentos relacionados

Destaque-se, em termos estruturais, a opção pelo seguimento de uma operatória específica da narrativa histórico-biográfica, em boa hora reabilitada pela historiografia mais recente

A portaria designando os membros da Comissão Geral de Seleção, juntamente com as declarações de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro dessa Comissão em função

Os requeijões formulados com adição de camarão, farinha de moringa e orégano apresentaram-se mais ácidos, com maiores teores de cinzas, sólidos solúveis totais e gordura

0,438 Abertura de boca (qualitativa) versus Grupo Qui-quadrado de Pearson 0,662 corte axial direito versus Grupo e Deslocamento ANOVA Simples 0,037 T1 a direito versus Grupo

espiroplasma, fitoplasma+espiroplasma ou sadias, que apresentaram ou não sintomas foliares e foram po- sitivas ou não pelo teste de PCR, para a presença de fitoplasma ou

A falta de informações sobre a hanseníase e suas formas de transmissão coloca o próprio indivíduo como um ser passivo diante do controle da doença, pois muitos contatos domiciliares,

137 Mesmo as gerações seguintes, introduzidas na década de 1990, possuíam sérias limitações, como a insuficiente capacidade de conexão com a base instalada de computadores pessoais,

LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREÇÃO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA