Presidente da Comissão Executiva do Banco BAI apresenta palestra no ISPTEC

Texto

(1)

N

o quadro do Ciclo de Palestras do ISPTEC, destinado a comunidade académica, decorreu no passado dia 17 de Maio pelas 13:00, no anfiteatro principal, a palestra subordinado ao tema “O BAI e o Desenvolvimento do Sistema Financeiro”, que teve como prelector o Dr. José de Lima Massano, Presidente da Comissão Executiva do Banco Angolano de Investimento (BAI).

Estiveram igualmente presente na palestra, os membros do Conselho de Direcção e estudantes provenientes de outras instituições de ensino superior. Na sua intervenção o

evolução e caracterização do sistema financeiro desde a independência nacional até aos dias de hoje, bem como os desafios enfrentados pelo país para a sua inclusão no sistema financeiro mundial.

Sobre as crises cíclicas mundiais económica-financeiras como a actual, o ex-Governador do Banco Nacional de Angola, apontou a diversificação da economia como a melhor estratégia para ultrapassa-la. No decorrer da sua palestra, seguida atentamente por mais de 400 estudantes dos diversos anos e cursos, o palestrante descreveu o

a sua constituição em 1997, o seu posicionamento no mercado, a carteira de clientes e os resultados alcançados nos últimos anos.

Na sua prelecção o Dr. José de Lima Massano aconselhou os estudantes a empenharem-se nos estudos e desafiou-os a apresentarem soluções tecnológicas com vista a dinamização do sector, alinhada ao paradigma da influência das novas tecnologias nas relações entre os clientes e os bancos. No final foi aberta uma sessão de perguntas e respostas onde estudantes e docentes tiveram o privilégio e a oportunidade de interagir com o

Presidente da Comissão Executiva do Banco BAI

apresenta palestra no ISPTEC

Fotos - ISPTEC

(2)

Benefícios e Oportunidades do ANGOSAT-1

Foto Pessoal

Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação Dr. José Carvalho da Rocha

D

ecorreu no passado dia 15 de Maio, no campus do ISPTEC a palestra subordinada ao tema “Os desafios, benefícios e oportunidades do primeiro satélite angolano, Angosat-1”, uma iniciativa da Comissão Inter-ministerial para a Coordenação Geral do Programa Es-pacial Nacional.

A Delegação chefiada pelo Ministro das Telecomuni-cações e das Tecnologias de Informação e Coordena-dor da Comissão Interministerial para a Coordenação Geral do Programa Espacial Nacional, Dr. José Carvalho da Rocha, foi recebida pelo Director Geral do ISPTEC, Dr. Baltazar Miguel, acompanhado pelos membros do Con-selho de Direcção.

No quadro do programa da actividade, o Director Geral do ISPTEC deu as boas vindas aos convidados e enalte-ceu a importância do Programa Espacial Nacional para o desenvolvimento do país.

Na sequência foi exibido o vídeo promocional do pro-jecto Angosat-1, seguido de uma breve apresentação efectuada pelo Director Geral Adjunto do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Engen-heiro Hugo Costa, fazendo um enquadramento desde as razões da criação do Programa Espacial Nacional e o potencial que representa para o desenvolvimento das competências e serviços no domínio das tecnologias e comunicações por satélite.

Na sua abordagem explicou todo o desenvolvimento do projecto e dedicou especial atenção ao processo de formação de quadros nacionais para assegurar o funci-onamento do centro de comando e missão do satélite na Funda, arredores de Luanda, cuja entrada em orbita esta prevista para o terceiro trimestre de 2017.

O satélite apoiará na distribuição de serviços de teleco-municações como televisão, Internet e telefonia em todo território nacional, contribuindo para a inclusão digital e coesão nacional de todos os angolanos, bem como

contribuirá para a criação de competências nacionais no ramo da engenharia e tecnologia espacial.

No final da palestra e depois da sessão de perguntas e respo-stas, o Dr. José Carvalho da Rocha, dirigiu-se aos estudantes e incentivando-os a dedicarem-se ao estudo e considerarem no leque de oportunidade a possibilidade de engrossarem o quadro de técnicos nacionais, por forma a garantir a conti-nuação e impulsionar o Programa Nacional Espacial. Os participantes manifestaram a sua satisfação pela inicia-tiva e tiveram a oportunidade de receber explicações mais detalhadas sobre o projecto Angosat–1, na feira organizada no hall de um dos edifícios do campus do ISPTEC.

(3)

Educação Ambiental e Gestão de resíduos sólidos

D

ecorreu na passada segunda-feira (22 de Maio) às 13:30, no Campus do ISPTEC a palestra com o tema “Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos”, in-serida no quadro do Ciclo de Palestras do instituto, e teve como prelectora, a Engª Ilda Quianica, quadro do Centro Integrado de Formação Tecnológica – CINFOTEC.

Esteve presente na palestra, o Professor Doutor Euclides Luís, Director Cientifico e de Extensão, docentes e estudan-tes dos cursos de Engenharia.

No decorrer da sua prelecção, a palestrante enfatizou a educação ambiental como um processo de educação, responsável por formar indivíduos preocupados com a conservação, preservação e sustentabilidade do meio

ambiente.

Concluiu a sua prelecção, afirmando que o desafio que se se levanta nesta altura no nosso país, é de garantir que a política pública de educação ambiental e de gestão de resíduos sólidos seja, efectivamente, um factor de trans-formação de modo que os objectivos e princípios consti-tucionais se cumpram em favor da sustentabilidade e da qualidade de vida de todos os Angolanos.

No final seguiu-se um momento de perguntas e respostas com a participação activa dos estudantes, prontamente esclarecidas e com indicações de possíveis soluções, viá-veis de serem implantadas considerando a realidade do nosso país.

Angola Cables realiza palestra destinada aos

estudantes do ISPTEC

Ciclo de Palestras do ISPTEC

A

Angola Cables, empresa de telecomunicações cuja principal actividade é a gestão das comuni-cações internacionais entre Angola e o resto do Mundo, através de cabos submarinos de fibra óptica, realizou uma palestra no passado dia 10 de Maio, às 14 horas, no Ins-tituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISP-TEC). O evento destinado aos estudantes do ISPTEC, serviu para apresentação da empresa, seus produtos e serviços, o impacto da utilização das tecnologias de informação no

mercado de trabalho, bem como o processo de candida-tura para a frequência de estágios Curriculares para o ano de 2017.

Estiveram presentes no evento cerca de 250 estudantes, de vários cursos ministrados no ISPTEC, que tiveram a opor-tunidade de interagir com os prelectores na sessão de per-guntas e respostas.

No final, os estudantes manifestaram-se satisfeitos com a iniciativa do evento.

(4)

3ª Edição da Semana interna de prevenção de

Acidentes de trabalho - SIPAT 2017

Ciclo de Palestras do ISPTEC

D

ecorreu de 19 a 21 de Abril de 2017, no ISPTEC, a 3ª Edição da Semana Interna de Prevenção de Aci-dentes de Trabalho, no âmbito das comemorações do 28 de Abril, “Dia Mundial da Saúde e Segurança no Traba-lho”.

A abertura das actividades presidida pelo Director Geral do ISPTEC Dr. Baltazar Miguel, contou com a presença massiva da Comunidade Académica do ISPTEC, técnicos dos Laboratórios e pessoal Administrativo.

A actividade teve como principal objectivo, a expansão da cultura e práticas de segurança em toda a comunida-de académica, tencomunida-dentes a preservação da vida huma-na e do Ambiente.

Esta edição contou com a realização de 3 palestras com

os seguintes temas:

- “Impacto Ambiental resultante do consumo de Energia Eléctrica” (Proferida pelo Professor Eduardo San Martin dos Laboratórios Profissionalizantes).

- “A Depressão” (Proferida pelo Médico do Trabalho Ber-nardino António da Clínica Girassol)

- “A Legislação Nacional sobre Segurança no Trabalho” (Proferida pela Técnica de QSSA Hélia Piedade, da Aca-demia Sonangol)

A 3ª Edição da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do ISPTEC, os participantes regozijaram-se com os conhecimentos obtidos durante as palestras e fica-ram com o compromisso de serem agentes multiplicado-res do que foi debatido.

Mercado de Valores Mobiliários no Sistema

Financeiro.

Ciclo de Palestras do ISPTEC

No âmbito do ciclo de palestras para instituições de ensi-no, a Comissão de Mercado de Capital (CMC), realizou no passado dia 19 de Abril no ISPTEC, uma palestra sobre o tema “O Mercado de Valores Mobiliários no Sistema Fi-nanceiro”.

A Delegação foi recebida pelo Professor Doutor Euclides Luís Director Cientifico e de Extensão do ISPTEC e se

enqua-dra no ciclo de palestras agendadas para o corrente ano. A palestra ministrada pela Dra. Elsa Fonseca, quadro da CMC debruçou-se sobre os conceitos básicos do sistema financeiro, investimento, poupança, segmento dos merca-dos de valores mobiliário, bem como a relação directa do órgão regulador e supervisor, dirigida aos estudantes dos Cursos de Economia e Gestão, onde foi notória a partici-pação activa da audiência.

No final, os participantes manifestaram-se satisfeitos com a iniciativa, considerando a relevância da informação ati-nente aos temas abordados como o mecanismo de distri-buição de valores mobiliários, com a finalidade de gerar liquidez aos títulos emitidos pelas empresas e viabilizar o seu processo de capitalização.

(5)

Coordenador da Equipa: Gil Miguêns Textos: Gil Miguêns, Paulo Pereira

Apoio: Amélia Luís

Edição Gráfica e Paginação: Daniel Lunda Fotografia: Daniel Lunda, Paulo Pereira e outros.

Revisão de Textos: Francisco Gaspar

Amilcar Pacheco

Contactos:comunicacao.imagem@isptec.co.ao

Imagem

Referências

temas relacionados :