• Nenhum resultado encontrado

Presidente da Comissão Executiva do Banco BAI apresenta palestra no ISPTEC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Presidente da Comissão Executiva do Banco BAI apresenta palestra no ISPTEC"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

N

o quadro do Ciclo de Palestras do ISPTEC, destinado a comunidade académica, decorreu no passado dia 17 de Maio pelas 13:00, no anfiteatro principal, a palestra subordinado ao tema “O BAI e o Desenvolvimento do Sistema Financeiro”, que teve como prelector o Dr. José de Lima Massano, Presidente da Comissão Executiva do Banco Angolano de Investimento (BAI).

Estiveram igualmente presente na palestra, os membros do Conselho de Direcção e estudantes provenientes de outras instituições de ensino superior. Na sua intervenção o

evolução e caracterização do sistema financeiro desde a independência nacional até aos dias de hoje, bem como os desafios enfrentados pelo país para a sua inclusão no sistema financeiro mundial.

Sobre as crises cíclicas mundiais económica-financeiras como a actual, o ex-Governador do Banco Nacional de Angola, apontou a diversificação da economia como a melhor estratégia para ultrapassa-la. No decorrer da sua palestra, seguida atentamente por mais de 400 estudantes dos diversos anos e cursos, o palestrante descreveu o

a sua constituição em 1997, o seu posicionamento no mercado, a carteira de clientes e os resultados alcançados nos últimos anos.

Na sua prelecção o Dr. José de Lima Massano aconselhou os estudantes a empenharem-se nos estudos e desafiou-os a apresentarem soluções tecnológicas com vista a dinamização do sector, alinhada ao paradigma da influência das novas tecnologias nas relações entre os clientes e os bancos. No final foi aberta uma sessão de perguntas e respostas onde estudantes e docentes tiveram o privilégio e a oportunidade de interagir com o

Presidente da Comissão Executiva do Banco BAI

apresenta palestra no ISPTEC

Fotos - ISPTEC

(2)

Benefícios e Oportunidades do ANGOSAT-1

Foto Pessoal

Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação Dr. José Carvalho da Rocha

D

ecorreu no passado dia 15 de Maio, no campus do ISPTEC a palestra subordinada ao tema “Os desafios, benefícios e oportunidades do primeiro satélite angolano, Angosat-1”, uma iniciativa da Comissão Inter-ministerial para a Coordenação Geral do Programa Es-pacial Nacional.

A Delegação chefiada pelo Ministro das Telecomuni-cações e das Tecnologias de Informação e Coordena-dor da Comissão Interministerial para a Coordenação Geral do Programa Espacial Nacional, Dr. José Carvalho da Rocha, foi recebida pelo Director Geral do ISPTEC, Dr. Baltazar Miguel, acompanhado pelos membros do Con-selho de Direcção.

No quadro do programa da actividade, o Director Geral do ISPTEC deu as boas vindas aos convidados e enalte-ceu a importância do Programa Espacial Nacional para o desenvolvimento do país.

Na sequência foi exibido o vídeo promocional do pro-jecto Angosat-1, seguido de uma breve apresentação efectuada pelo Director Geral Adjunto do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Engen-heiro Hugo Costa, fazendo um enquadramento desde as razões da criação do Programa Espacial Nacional e o potencial que representa para o desenvolvimento das competências e serviços no domínio das tecnologias e comunicações por satélite.

Na sua abordagem explicou todo o desenvolvimento do projecto e dedicou especial atenção ao processo de formação de quadros nacionais para assegurar o funci-onamento do centro de comando e missão do satélite na Funda, arredores de Luanda, cuja entrada em orbita esta prevista para o terceiro trimestre de 2017.

O satélite apoiará na distribuição de serviços de teleco-municações como televisão, Internet e telefonia em todo território nacional, contribuindo para a inclusão digital e coesão nacional de todos os angolanos, bem como

contribuirá para a criação de competências nacionais no ramo da engenharia e tecnologia espacial.

No final da palestra e depois da sessão de perguntas e respo-stas, o Dr. José Carvalho da Rocha, dirigiu-se aos estudantes e incentivando-os a dedicarem-se ao estudo e considerarem no leque de oportunidade a possibilidade de engrossarem o quadro de técnicos nacionais, por forma a garantir a conti-nuação e impulsionar o Programa Nacional Espacial. Os participantes manifestaram a sua satisfação pela inicia-tiva e tiveram a oportunidade de receber explicações mais detalhadas sobre o projecto Angosat–1, na feira organizada no hall de um dos edifícios do campus do ISPTEC.

(3)

Educação Ambiental e Gestão de resíduos sólidos

D

ecorreu na passada segunda-feira (22 de Maio) às 13:30, no Campus do ISPTEC a palestra com o tema “Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos”, in-serida no quadro do Ciclo de Palestras do instituto, e teve como prelectora, a Engª Ilda Quianica, quadro do Centro Integrado de Formação Tecnológica – CINFOTEC.

Esteve presente na palestra, o Professor Doutor Euclides Luís, Director Cientifico e de Extensão, docentes e estudan-tes dos cursos de Engenharia.

No decorrer da sua prelecção, a palestrante enfatizou a educação ambiental como um processo de educação, responsável por formar indivíduos preocupados com a conservação, preservação e sustentabilidade do meio

ambiente.

Concluiu a sua prelecção, afirmando que o desafio que se se levanta nesta altura no nosso país, é de garantir que a política pública de educação ambiental e de gestão de resíduos sólidos seja, efectivamente, um factor de trans-formação de modo que os objectivos e princípios consti-tucionais se cumpram em favor da sustentabilidade e da qualidade de vida de todos os Angolanos.

No final seguiu-se um momento de perguntas e respostas com a participação activa dos estudantes, prontamente esclarecidas e com indicações de possíveis soluções, viá-veis de serem implantadas considerando a realidade do nosso país.

Angola Cables realiza palestra destinada aos

estudantes do ISPTEC

Ciclo de Palestras do ISPTEC

A

Angola Cables, empresa de telecomunicações cuja principal actividade é a gestão das comuni-cações internacionais entre Angola e o resto do Mundo, através de cabos submarinos de fibra óptica, realizou uma palestra no passado dia 10 de Maio, às 14 horas, no Ins-tituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISP-TEC). O evento destinado aos estudantes do ISPTEC, serviu para apresentação da empresa, seus produtos e serviços, o impacto da utilização das tecnologias de informação no

mercado de trabalho, bem como o processo de candida-tura para a frequência de estágios Curriculares para o ano de 2017.

Estiveram presentes no evento cerca de 250 estudantes, de vários cursos ministrados no ISPTEC, que tiveram a opor-tunidade de interagir com os prelectores na sessão de per-guntas e respostas.

No final, os estudantes manifestaram-se satisfeitos com a iniciativa do evento.

(4)

3ª Edição da Semana interna de prevenção de

Acidentes de trabalho - SIPAT 2017

Ciclo de Palestras do ISPTEC

D

ecorreu de 19 a 21 de Abril de 2017, no ISPTEC, a 3ª Edição da Semana Interna de Prevenção de Aci-dentes de Trabalho, no âmbito das comemorações do 28 de Abril, “Dia Mundial da Saúde e Segurança no Traba-lho”.

A abertura das actividades presidida pelo Director Geral do ISPTEC Dr. Baltazar Miguel, contou com a presença massiva da Comunidade Académica do ISPTEC, técnicos dos Laboratórios e pessoal Administrativo.

A actividade teve como principal objectivo, a expansão da cultura e práticas de segurança em toda a comunida-de académica, tencomunida-dentes a preservação da vida huma-na e do Ambiente.

Esta edição contou com a realização de 3 palestras com

os seguintes temas:

- “Impacto Ambiental resultante do consumo de Energia Eléctrica” (Proferida pelo Professor Eduardo San Martin dos Laboratórios Profissionalizantes).

- “A Depressão” (Proferida pelo Médico do Trabalho Ber-nardino António da Clínica Girassol)

- “A Legislação Nacional sobre Segurança no Trabalho” (Proferida pela Técnica de QSSA Hélia Piedade, da Aca-demia Sonangol)

A 3ª Edição da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do ISPTEC, os participantes regozijaram-se com os conhecimentos obtidos durante as palestras e fica-ram com o compromisso de serem agentes multiplicado-res do que foi debatido.

Mercado de Valores Mobiliários no Sistema

Financeiro.

Ciclo de Palestras do ISPTEC

No âmbito do ciclo de palestras para instituições de ensi-no, a Comissão de Mercado de Capital (CMC), realizou no passado dia 19 de Abril no ISPTEC, uma palestra sobre o tema “O Mercado de Valores Mobiliários no Sistema Fi-nanceiro”.

A Delegação foi recebida pelo Professor Doutor Euclides Luís Director Cientifico e de Extensão do ISPTEC e se

enqua-dra no ciclo de palestras agendadas para o corrente ano. A palestra ministrada pela Dra. Elsa Fonseca, quadro da CMC debruçou-se sobre os conceitos básicos do sistema financeiro, investimento, poupança, segmento dos merca-dos de valores mobiliário, bem como a relação directa do órgão regulador e supervisor, dirigida aos estudantes dos Cursos de Economia e Gestão, onde foi notória a partici-pação activa da audiência.

No final, os participantes manifestaram-se satisfeitos com a iniciativa, considerando a relevância da informação ati-nente aos temas abordados como o mecanismo de distri-buição de valores mobiliários, com a finalidade de gerar liquidez aos títulos emitidos pelas empresas e viabilizar o seu processo de capitalização.

(5)

Coordenador da Equipa: Gil Miguêns Textos: Gil Miguêns, Paulo Pereira

Apoio: Amélia Luís

Edição Gráfica e Paginação: Daniel Lunda Fotografia: Daniel Lunda, Paulo Pereira e outros.

Revisão de Textos: Francisco Gaspar

Amilcar Pacheco

Contactos:comunicacao.imagem@isptec.co.ao

Referências

Documentos relacionados

Todavia, mesmo tendo em perspectiva que, a visão que aponta os índices de criminalidade como inversamente proporcionais ao aumento dos mecanismos coercitivos do Estado,

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

Se o canhão antitanque dispara um obus com velocidade de disparo de 240 m/s e com elevação de 10,0 o acima da horizontal, quanto tempo a equipe do canhão teria de esperar antes

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no