• Nenhum resultado encontrado

FAMÍLIA X ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO NAS TOMADAS DE DECISÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FAMÍLIA X ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO NAS TOMADAS DE DECISÕES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FAMÍLIA X ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA

PARTICIPAÇÃO NAS TOMADAS DE DECISÕES

Erika Alencar de Moura1; Ângela Maria da Silva2; Nailde Gonçalves da Silva3; Maria dos Prazeres Albuquerque4; Luciana Maria do Nascimento5; Marília Andrade de França6; José Eduardo de Albergaria Nunes7; Daisyvângela

Eucrêmia da Silva Lima8; Maria de Fátima Massena de Melo9; Maria Fátima Paz Alves10 

________________

1,2,3,4,5,6. Discentes do Curso de Economia Doméstica do Departamento de Ciências Domésticas, Universidade Federal Rural de Pernambuco E-mail: alencar.erika@gmail.com

7. Economista Doméstica, Professora do curso de Economia Doméstica do departamento de ciências domésticas 8. Economista Doméstica, Professora do curso de Economia Doméstica do departamento de ciências domésticas 9. Psicóloga, Professora do curso de Economia Doméstica do departamento de ciências domésticas

Introdução

Este artigo apresenta alguns dos resultados do projeto de extensão “Integração família x escola: construindo relações de diálogo cotidiano”, o qual está sendo desenvolvido em uma escola municipal da cidade do Recife em Pernambuco (PE).

A família é a primeira instituição social responsável pelas ações de cuidado e educação de seus membros, transmitindo valores e se incumbindo também dos aspectos físico, afetivo e social. Portanto, observa-se que a educação sempre foi uma atividade exclusivamente familiar, sendo a escola uma instituição auxiliar, constituída por profissionais com qualificação especifica que subsidiarão o processo de aprendizagem dos membros da família objetivando uma formação critica e reflexiva.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 [1] a educação abrange todos os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Por isso torna-se importante incluir a participação da comunidade escolar (que envolve além dos/as funcionários/as, também os/as alunos/as e as famílias) na elaboração da proposta pedagógica.

Incluir a participação das famílias no projeto político pedagógico da escola não pode se limitar às comemorações festivas e reuniões de pais, mães e professores/as objetivando apenas apresentar danças típicas e a culinária regional assim como mostrar os resultados quantitativos dos/as educandos/as aos/as responsáveis, respectivamente. Essas iniciativas são interessantes e desejáveis, mas não são suficientes para lidar com a diversidade de valores e crenças.

O ser humano participando ativamente da construção de sua história é pressuposto básico do processo de desenvolvimento local [2]. Portanto, é necessário conhecermos o significado da palavra participação para analisarmos se de fato os sujeitos

envolvidos nas ações propostas estão construindo conjuntamente as mesmas, ou apenas aceitando um pacote pronto.

A participação é uma questão de interesse das ciências sociais. Sendo assim não podemos confundir “fazer parte”, “ter parte”, “estar presente”, pois estas três expressões são formas de participar sim, mas caracterizam a forma passiva, onde as pessoas são um número, um instrumento nas mãos dos que verdadeiramente participam das tomadas de decisões. Segundo Brose [3], participar vai muito além de “estar presente”, ou seja, significa “tomar parte” no processo, emitir opinião, concordar/discordar. Enfim, significa “se sentir parte de” não apenas estando em algo, mas interferindo no processo de tomada de decisão nas organizações às quais pertence, sobre as condições de sua vida e na construção dos caminhos de sua transformação.

Alcançar a forma ativa de participar em projetos, especificamente os de extensão, os quais estão diretamente relacionados com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e envolvem tomadas de decisões, estes não devem ser construídos de forma isolada ou individual, como costumam ser as nossas tomadas de decisões do dia-a-dia e sim de forma coletiva participante ativa.

Diante disto, definimos a questão norteadora do trabalho: como é a participação da família no cotidiano escolar.

Assim, este trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre a importância da participação das famílias nas atividades cotidianas da escola .

Material e métodos

Local da Pesquisa

O trabalho foi realizado no período de agosto a setembro de 2009, na Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre, localizada na comunidade do Córrego da Fortuna, no bairro de Dois Irmãos da cidade do Recife-PE, onde funcionava educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.

(2)

Procedimento metodológico

Para a realização do estudo, optou-se pelo tipo de pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Esta pesquisa tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explicito ou a construir hipóteses (GIL, 2006).

 Aplicação

de

formulários

semi-estruturados:

Realizou-se um diagnóstico através da aplicação de formulário semi-estruturado com 10 famílias e uma entrevista com a diretora da instituição de ensino gerando informações qualitativas e quantitativas. O número da amostra mostrou-se significativa, uma vez que, segundo a pesquisa qualitativa, o número de sujeitos deve ser significativo, suficiente para conhecer o contexto no qual estão inseridos/as e assim obter os elementos necessários para compreender sua problemática.

Resultados

Os resultados que serão apresentados a seguir são referentes aos dados do diagnóstico da primeira etapa do projeto de extensão.

Em entrevista com a diretora verificamos que existe dificuldade dos pais/ mães em compreender as normas e regras da escola o que compromete o relacionamento entre alunos e alunos, alunos/as e funcionários, alunos/as e professores/as. A escola responsabilizou os pais e mães pelos seguintes problemas enfrentados e que tem gerado vários conflitos na instituição de ensino: agressividade dos/as alunos/as que segundo a mesma está atrelado à educação familiar; condições insatisfatórias de conservação do fardamento escolar e alimentação inadequada dos/as alunos/as.

“As mães não respeitam as normas da escola.”

(Diretora)

A dificuldade das famílias de compreender as normas da escola pode ser justificada pela maneira como foram construídas. Será que a família participou da elaboração das regras estabelecidas pela instituição de ensino, ou simplesmente tiveram que aceitar e acatar o que a direção achava importante.

Ainda que as crianças e os/as adolescentes sejam o motivo de existência da escola é importante lembrar que esta não existe apenas para aquelas, ou seja, diversas forças interagem nessa complexa rede de relações. Assim foi averiguado qual o papel da escola para as famílias. De acordo com os pronunciamentos abaixo se constata que embora algumas famílias ainda tenham a percepção de uma função tecnicista da escola, a mesma continua representando uma esperança de um

futuro melhor para a nova geração.

“Ensinar a ler e escrever, para ser alguém na vida.”

(pai de aluno da 4º série do ensino fundamental menor).

“Ensinar para poder trabalhar.”, “Educar são os pais que fazem”. (Mãe de alunos da alfabetização e 3º série) “Educação, conhecimento”. (Mãe de aluno da 3º série)

Considerando que as atividades sugeridas pela escola para integrar as famílias a instituição podem diminuir a distância entre ambas, assim como também contribuir para o processo de ensino aprendizagem dos/as educandos/as, foi verificado a participação das famílias nas atividades desenvolvidas pela escola.

A reunião de pais e mestre teve um percentual maior de participação, 80 % quando comparada com a não participação da família nas demais atividades acima referida, 20 %. As reuniões de pais e mestres é o momento mais representativo de aproximação da família com a vida escolar dos/as filhos/as (Nery, 2009) [4].

Como o tipo e o grau de participação das famílias são de fundamental importância para caracterizar o trabalho desenvolvido pela escola, procurou-se conhecer como as famílias participavam das tomadas de decisões na instituição de ensino.

“Eu vou para as reuniões e falo me escutam, mas não se importam com o que a gente pensa.”

“Não respeitam a opinião da gente, tudo é do jeito deles”.

Percebe-se nos pronunciamentos anteriores que a família procurava participar de forma ativa durante as reuniões escolares, porém ainda não eram percebidos como sujeitos de direitos no processo educativo, tendo as mesmas que concordar com as deliberações tomadas pelos/as funcionários/as da escola.

“Concordo sempre com tudo que a direção diz, é o melhor para o meu filho.”

A participação segundo Bordenave [5] (1994) é um processo amplo e multifacetado que não cabe estreitas simplificações [...] ela é uma necessidade humana e, por conseguinte, constitui um direito das pessoas.

Trazendo esse conceito para o cotidiano escolar, incorporamos a participação como uma necessidade de incluir todos/as no projeto político pedagógico. Todos/as tem o direito de intervir, de se expressar. O

(3)

canal do diálogo deve estar aberto a qualquer momento para que os protagonistas desse processo - pais, mães, crianças, adolescentes, educadores/as -, sintam-se incluídos/as, valorizados.

Considerações finais

A participação das famílias nas atividades desenvolvidas e tomadas de decisões tem conquistado espaço no projeto político pedagógico da escola, porém os/as profissionais de educação precisam perceber a família como parceira necessária e essencial no processo de educação para assim assumir compromissos conjuntamente.

Referências

[1] BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de dezembro. 1996. P.27894.

[2] FREIRE, P. Extensão ou comunicação. São Paulo/SP. Paz e terra. 1992. 93p.

[3] BROSE, M. Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001. 312 p.

[4] NERY, L. B. Participação da família nas atividades desenvolvidas em uma creche municipal da cidade do Recife – PE. Recife, 2009. UFRPE. 61 folhas. Relatório de estágio supervisionado obrigatório para obtenção do grau de bacharel em Economia Doméstica.

[5] Bordenave, J.R.D. O que é participação?. 8ed. São Paulo: brasiliense, 2002.

(4)
(5)

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Na busca de uma resposta ao problema, que teve como questão norteadora desta pesquisa, levantamento dos gastos e despesas nos atendimentos realizados e identificar qual o custo que

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

a) política nacional de desenvolvimento do turismo; b) promoção e divulgação do turismo nacional, no país e no exterior; c) estímulo às iniciativas públicas e privadas de

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo