• Nenhum resultado encontrado

Regulamento. Processo seletivo Interno / Externo para a contratação de Professores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento. Processo seletivo Interno / Externo para a contratação de Professores"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Regulamento

Processo seletivo Interno / Externo para a contratação de Professores

A Faculdade Ciências da Vida, mantida pelo Centro de Estudos III Millenium, com sede na cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais, torna público, que no período de

02/12/2013 a 12/12/2013 estarão abertas as inscrições para seleção e contratação de

professores para o Curso de Nutrição para o turno noturno nas disciplinas abaixo relacionadas.

Curso: NUTRIÇÃO

Disciplinas N° de Vagas CH semanal (horas/ aula)

Gestão em Saúde 1 3 horas/aula

Nutrição em Saúde Coletiva 1 3 horas/aula

Nutrição Experimental 1 2 horas/aula

Ética e Exercício Profissional 1 2 horas/aula

O regime de contratação será regido pela CLT com remuneração inicial na tabela de salário docente, vigente em 2013.

As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas na Secretaria da Faculdade, pessoalmente, através do preenchimento da Ficha de Inscrição - ANEXO 1 deste edital e/ou via correio/sedex sendo considerada válida aquela postada até o dia anterior ao vencimento do prazo das inscrições.

No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar Curriculum Lattes atualizado acompanhado de documentação comprobatória.

O processo seletivo constará das seguintes etapas:

I – Análise do Curriculum Lattes II- Prova Didática

III – Entrevista

A avaliação do currículo será feita em acordo com os critérios e pontuação constantes no

(2)

Será classificado para a prova didática o candidato que tiver formação específica ou correlata na disciplina pleiteada. O candidato classificado ao final do processo seletivo, será aquele que obtiver maior pontuação na soma das 4 etapas de seleção (currículo, prova didática, entrevista, dinâmica). Cada etapa perfaz o valor máximo de 50 pts (exceto a análise curricular) e será classificado o candidato que obtiver mais de 25 pontos em cada uma. Em caso de empate, o critério usado será a maior nota na prova de didática.

A apresentação para a Banca Examinadora será realizada entre os dias 10/12/2013

a 13/12/2013 nas dependências da FCV, quando os candidatos serão convidados a

ministrar uma aula de, no máximo 15 minutos, sobre tema pertinente à disciplina pleiteada. O tema escolhido e o agendamento do horário de apresentação será previamente marcado por telefone. A entrevista ocorrerá após a apresentação da aula didática.

Constam do ANEXO 3 deste edital, as ementas e bibliografia das disciplinas ofertadas bem como o dia e horário de ocorrência das mesmas. Salienta-se que eventuais alterações de dias e horários podem ocorrer, de acordo com a necessidade da instituição e/ou dos cursos.

A participação na dinâmica acontecerá em data a ser definida e comunicada aos candidatos selecionados para esta etapa.

A Coordenação geral do processo de seleção ficará sob a responsabilidade das coordenações dos cursos e da coordenação pedagógica.

O resultado final do processo seletivo será informado diretamente aos candidatos, pela coordenação dos cursos, a partir do dia 16/12/2013.

Havendo desistência do professor selecionado e aprovado, será aproveitado o candidato cuja pontuação seja a imediatamente inferior.

O processo seletivo terá prazo de seis meses, prorrogável por igual período, contado a partir da data de divulgação do resultado final.

(3)

ANEXO 1 - FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome do candidato: _______________________________________________ Endereço: _______________________________________________________ Telefone celular: _________________ Telefone residencial:_______________ E-mail:__________________________________________________________ Titulação: ( ) Especialização ( ) Mestrado ( ) Doutorado ( ) Pós-doutorado Disciplina(s):____________________________________________________ Experiência Docente no Ensino Superior: ___ anos

Data de inscrição: ____/____/____

Assinatura do candidato: Responsável pela inscrição:

(4)

ANEXO 2 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURRICULUM LATTES

TÍTULOS PONTUAÇÃO UNITÁRIA

01- Formação acadêmica.

- Doutor na área específica: 35 pts - Doutor: 33 Pts.

- Mestre na área específica: 25 pts. - Mestre: 23 pts.

- Especialização na área específica: 15 pts. - Especialização: 13 pts.

02- Experiência como docente nos últimos 5 anos

- Ensino superior em disciplina da área específica ou correlata: 3 pt. para cada semestre;

- Ensino superior em outras disciplinas: 2,0 pt. por semestre - Ensino médio ou técnico: 1 pt por ano

03- Experiência profissional nos últimos 5 anos.

- Relacionada com a disciplina para a qual se candidata: 5 pt. para cada ano

- Demais experiências profissionais no curso: 2,5 pt. para cada ano

04- Produção técnico-científica na área, nos últimos 3 anos.

- Artigo em periódico acadêmico indexado como autor principal: 4 pts. por artigo

- Artigo em periódico acadêmico indexado como co-autor: 3 pt. por artigo

-. Livro como autor principal: 6 pts. por livro - Livro como co-autor do livro: 4,0 pts. por livro

- Capítulo de livro como autor principal: 3,0 pts. por capítulo - Capítulo de livro co-autor de capítulo: 2,0 pt. por capítulo

ANEXO 3 - ESPECIFICAÇÕES DAS DISCIPLINAS

(5)

EMENTA: Saúde Pública: conceito, contextualização histórica e sócio-política brasileira.

Aspectos sobre planejamento e gerência no setor de saúde. Organização dos serviços de saúde. Sistema único de saúde. Nutrição na equipe de saúde. Saúde - Nutrição e atividade do setor saúde por níveis de complexidade das ações.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

SCLIAR, M. Saúde Pública: Histórias, Políticas e Revolta.1ª. ed. São Paulo: Scipione, 2002.

CAMPOS, G. W. S. et al. Tratado de Saúde Coletiva.1a ed. São Paulo: Hucitec, 2007. CARVALHO, G.I. SUS – Sistema Único de Saúde – Comentários à lei orgânica da saúde. 4 ed. Campinas: UNICAMP, 2006.

HORÁRIOS:

QUARTA-FEIRA (15/15 dias): 18:45 às 20:15h e SEXTA-FEIRA: 20:30 às 22:00h.

NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

EMENTA: Conceitos em Epidemiologia. Epidemiologia nutricional. Avaliação do estado

nutricional. Estudo de consumo de alimentos de base populacional. Problemas nutricionais da população infantil. Problemas nutricionais da população adulta. Perfil de mortalidade por doenças crônicas na população adulta. Reflexo da globalização na cultura alimentar. Epidemiologia das carências nutricionais. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Programas de Nutrição na área de Saúde Coletiva.

BIBLIOGRAFIAS SUGERIDAS:

GIGANTE, DP; KAC, G; SHIERY, R. Epidemiologia Nutricional. 1ed. São Paulo: Editora Atheneu, 1999.

ARAÚJO, R.L. Situação alimentar e nutricional do Brasil – 1992. Brasília: Vox Editora, 1992.

MONTEIRO, CA ET AL. Velhos e novos males da saúde no Brasil: a evolução do país e suas doenças.2. ed. São Paulo: HUCITEC/NUPENS-USP, 1995.

HORÁRIOS:

QUARTA-FEIRA (15/15 dias): 20:30 às 22:00h e QUINTA-FEIRA: 20:30 às 22:00h

(6)

EMENTA: Código de ética do nutricionista. Histórico do nutricionista no Brasil.

Regulamentação da profissão de nutricionista. Associação Brasileira de Nutrição. Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas. Sindicatos. Equipes de saúde. Orientação profissional. Elaboração de “Curriculum Vitae”.

BIBLIOGRAFIAS SUGERIDAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE, Nutrição. Histórico do nutricionista no Brasil,1939-1989:coletânea de depoimentos e documentos. Atheneu: São Paulo:, 1991.

CONSELHO FEDERAL NUTRIÇÃO, CFN. Código de Ética do Nutricionista. Brasília, 2004. BADEIA, M. Ética e Profissionais de saúde. 1° ed. São Paulo: Santo, 1999.

HORÁRIOS:

QUINTA-FEIRA: 18:45 às 20:15h e

NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL

EMENTA: A pesquisa em Nutrição. Utilização de animais experimentais na pesquisa em

Nutrição. Modelos animais utilizados e técnicas de preparo de dietas para cobaias. Princípios éticos na utilização de animais experimentais. Biossegurança em laboratórios de experimentação animal. Experimentação em nutrição: Avaliação da qualidade proteica e padrões de referência; Métodos químicos, biológicos, microbiológicos, e clínicos de avaliação da qualidade proteica dos alimentos.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

IBRAIM, T. Nutrição Experimental. 1ª Ed. São Paulo: Rubio, 2012.

MAJEROWICZ, J. Boas Práticas em Biotérios e Biossegurança. 1. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2008

ANDRADE, A; PINTO, SC; OLIVEIRA, RS. Animais de Laboratório – criação e experimentação. 1 ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006.

HORÁRIOS:

Referências

Documentos relacionados

Assim, escolho como exemplo meu estudo sobre a obra A Geração da Utopia, do escritor angolano Pepetela, enquanto um processo a partir do qual a dificuldade

“...são áreas (i) com lotes ou glebas não edificadas ou subutilizadas, dotadas de infraestrutura e de serviços urbanos e destinadas, prioritariamente, às

Atrair mais recursos para posterior aumento na ampliação do impacto de nossa organização melhorando as vidas de mulheres e meninas, doando 10% das campanhas de arrecadação de fundos

É condição para a submissão das propostas de atividades para análise da Comissão Científica a adequação da proposta às normas definidas para cada atividade, bem como

As linguiças frescais tipo cuiabana foram elaboradas no Laboratório de Processamento de Alimentos, pertencente ao Instituto Federal de Mato Grosso, campus Bela

A UPS of Portugal, Transportes Internacionais de Mercadorias, Lda., possui uma autorização para a prestação de ser viços postais não reser vados e não abrangidos no âmbito do

PARA DIVULGAÇÃO DE SERVIÇOS NA AREA DE TURISMO COM CONHECIMENTOS DE INGLES REQUISITOS MONTIJO MONTIJO MONTIJO ALCOCHETE ALCOCHETE MONTIJO MONTIJO MONTIJO MONTIJO ALCOCHETE

Para tal foi estabelecida uma metodologia de partida e operação do sistema de biorreatores; aplicada a teoria do balanço elementar na estimativa das variáveis não