• Nenhum resultado encontrado

Edital 003/2017 NUCELE Boa Vista-RR, 13 de março de DA BOLSA E DA CARGA HORÁRIA DE TRABALHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital 003/2017 NUCELE Boa Vista-RR, 13 de março de DA BOLSA E DA CARGA HORÁRIA DE TRABALHO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

NÚCLEO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - NUCELE

Edital 003/2017 – NUCELE Boa Vista-RR, 13 de março de 2017. O Presidente em exercício do Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos de Línguas e Literaturas Estrangeiras, da Universidade Federal de Roraima/Boa Vista/RR, no uso de suas atribuições, torna público o edital para o processo de seleção de aluno bolsista trabalhador (Bolsa NUCELE) na categoria de cadastro de reservas, a fim de exercer atividade didático-pedagógica na área de português para estrangeiros – PLE/PLA, com especificidade em preparatório para o Exame do CELPE-BRAS, Edição de 2017.1, exclusivamente para o turno noturno, observadas as diretrizes e normas fixadas pelo NUCELE, para o bom desenvolvimento dessa atividade.

1 DA BOLSA E DA CARGA HORÁRIA DE TRABALHO

1.1 A bolsa trabalho é destinada exclusivamente à execução de atividade didático-pedagógica na área de português língua estrangeira/adicional – PLE/PLA, com especificidade em preparatório para o Exame do CELPE-BRAS, Edição 2017.1, e tem as seguintes características:

a) Bolsa 1 – com caráter voluntariado, sem ônus para a instituição, durante a vigência do semestre letivo do NUCELE, conforme edital de matrículas dos alunos, para assumir responsabilidade de 01 (uma) turma de 30h/a, com obrigatoriedade de participação nas

reuniões pedagógicas realizadas às quartas-feiras;

2 DO PÚBLICO-ALVO

2.1 Poderão inscrever-se alunos regularmente matriculados nos Cursos de Letras (Espanhol, Francês, Inglês e Português) da UFRR, ou formados em Letras, com vínculo com a mesma, com comprovação de conhecimento de português língua estrangeira/adicional, com especificidade em Exame de Proficiência de Língua Portuguesa para Estrangeiros, com, no mínimo, dois anos de experiência, com a qual pretendem trabalhar junto ao NUCELE.

3 DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições ocorrerão dia 15 de março de 2017, na secretaria do NUCELE, no horário normal de atendimento do NUCELE.

4 DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

4.1 Os candidatos deverão apresentar cópias dos seguintes documentos:

a) Histórico Escolar do curso em realização na UFRR ou em outra instituição, com as respectivas notas obtidas;

b) Cadastro de Pessoa Física - CPF; c) Registro de Identificação - RG;

(2)

d) Ficha de inscrição (a ser retirada na secretaria do NUCELE);

e) Currículo Lattes impresso atualizado, seguindo modelo da Plataforma Lattes (site https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.inicio, com comprovação dos títulos; f) Comprovante de matrícula atualizado no curso em realização na UFRR ou documento comprobatório com vínculo com a mesma.

g) Comprovação em ensino de Português Língua Estrangeira, com, no mínimo, dois anos de experiência, com a qual pretendem trabalhar junto ao NUCELE, bem como vínculo com a UFRR.

4.2 Não serão aceitas inscrições condicionadas. 5 DAS ETAPAS DA SELEÇÃO

5.1 A seleção constará de duas etapas:

5.1.1 a primeira etapa, documental, será constituída de análise curricular, não eliminatória, com avaliação de 0,0 (zero) a 10 (dez) pontos conforme itens do anexo correspondente neste edital;

5.1.2 a segunda etapa será constituída de prova escrita sobre tema que trata da prática pedagógica de Língua Estrangeira/Adicional, a ser definido pela Coordenação, no ato da realização da prova, dar-se-á no horário das 15h às 16h30min do dia 17 de março 2017, no NUCELE, com avaliação de 0,0 (zero) a 10 (dez) pontos;

6 DOS RESULTADOS

6.1 O resultado geral das provas será divulgado no dia 20 de março 2017.

7 DOS RECURSOS

7.1 Os candidatos podem interpor recursos por escrito contra este edital nos dias 14 de março de 2017;

7.2 Os candidatos podem interpor recursos por escrito contra o resultado parcial no dia 20 de março de 2017.

7.4 O resultado dos recursos será publicado no dia 20 de março 2017. 8 DAS ATIVIDADES INICIAIS

8.1 O candidato aprovado, participante da oficina de atualização e convocado deverá participar da primeira reunião administrativo-pedagógica no dia 22 março de 2017;

8.2 O candidato aprovado que não for chamado até o final do mês de março de 2017, comporá lista de classificável e poderá ser chamado ao longo do segundo semestre, em caso de desistência de bolsista selecionado e convocado.

9 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 O candidato deverá declarar ter conhecimento das regras deste edital.

9.2 O candidato selecionado e convocado assinará Termo de Compromisso específico do NUCELE;

9.3 Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Deliberativo do NUCELE.

(3)

ANEXO I

CRONOGRAMA DO EDITAL 010/2016 – NUCELE

Data de publicação do edital 13/03/2017

Período de inscrições 15/03//2017

Homologação de inscrições 15/03/2017

Recurso à homologação das inscrições 16/03/2017

Resposta ao recurso à homologação das inscrições 16/03/2017

Prova escrita 17/03/2017

Prova didática 17/03/2017

Resultado parcial 20/03/2017

Recurso ao resultado parcial 20/03/2017

Resultado do recurso 20/03/2017

Resultado final 21/03/2017

(4)

ANEXO II

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NÚCLEO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS – NUCELE

TERMO DE COMPROMISSO DE BOLSISTA TRABALHADOR

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, com sede em Boa Vista-RR, sito a Av. Ene Garcez, 2413, bairro Aeroporto, inscrita no CGC/MF sob o nº 34.792.077/0001-63, representada pelo(a) Coordenação Geral do Núcleo de Estudos de Línguas Estrangeiras –

NUCELE e __________________________________

_______________________________,

doravante denominado BOLSISTA TRABALHADOR, cédula de identidade de nº____________________________, CPF nº______________________________________, residente em ________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ aluno(a) do curso de _________________________ sob matrícula de nº ____________________________, acertam o seguinte, na forma da Lei nº 6.949, regulamentada pelo Decreto nº 87.497/82, 44 de 07.12.1977, mediante as cláusulas seguintes. CLÁUSULA PRIMEIRA – O BOLSISTA TRABALHADOR cumprirá suas atividades didático-pedagógicas junto à Coordenação Didática da língua _______________________________ e colaborará nos trabalhos em desenvolvimento, relacionados ao ensino-aprendizagem Língua ___________________________ no NUCELE. CLÁUSULA SEGUNDA – O prazo das atividades de didático-pedagógicas terá início a partir de 22 de março de 2017 e terminará em 17 de maio de 2017.

CLÁUSULA TERCEIRA - O BOLSISTA TRABALHADOR NÃO |receberá da UFRR, a título de bolsa, nenhum valor mensal, a ser pago para a carga horária correspondente ao número de turma de alunos sob sua responsabilidade no quadrimestre corrente.

CLÁUSULA QUARTA - O BOLSISTA TRABALHADOR responderá por perdas e danos consequentes da inobservância das normas internas da Universidade Federal de Roraima ou das constantes do presente Termo de Compromisso.

CLÁUSULA QUINTA – Obriga-se o BOLSISTA TRABALHADOR a elaborar Relatório circunstanciado sobre as atividades realizadas, entregando-o mensalmente à Coordenação imediata até o último dia útil de cada mês, caso não o ocorra, poderá haver atraso no pagamento.

CLÁUSULA SEXTA – A concessão de Bolsa, prevista neste Termo de Compromisso, se rege pelos termos da Lei nº 11.788, de 25.09.2008, não importando, consequentemente, na existência de qualquer vínculo empregatício entre o BOLSISTA TRABALHADOR e a UFRR, não se aplicando ao presente acordo as normas da Legislação Trabalhista e da Previdência Social.

(5)

CLÁUSULA SÉTIMA – O BOLSISTA TRABALHADOR, sob pena de ser responsabilizado civil ou criminalmente, obriga-se a guardar sigilo quanto aos elementos manipulados ou, daqueles que direta ou indiretamente venha a tomar conhecimento das suas atividades na UFRR.

CLÁUSULA OITAVA – Fica assegurado às partes compromissárias, o direito recíproco da recisão do presente Termo de Compromisso, sem aviso prévio nem indenização de qualquer espécie, mas fica garantido aos alunos que recebem orientação do BOLSISTA TRABALAHADOR a conclusão das atividades a serem desenvolvidas até o final do curso, na sua ausência.

E, por estarem de pleno acordo com o estabelecimento acima, firmam o presente Termo de Compromisso perante as testemunhas abaixo indicadas.

Boa Vista-RR, de de 2017.

Coord(a) NUCELE BOLSISTA TRABALHADOR

Testemunhas:

_________________________________________

(6)

ANEXO III

PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO

ITEM PONTOS

Participação no PIBID 05 por semestre Participação em PIBIC 05 por semestre Participação em projetos de pesquisa 5

Participação em projetos de extensão 5 Participação em projetos de ensino 5 Participação e desenvolvimento de projeto de ensino no âmbito do PIBID

10 Artigo publicado em jornal de circulação

local/nacional 5

Trabalho completo publicado em anais de eventos nacionais

10 Trabalho completo publicado em anais de

eventos regionais/locais 8 Resumo publicado em anais de eventos

nacionais

7 Resumo publicado em anais de eventos

regionais/locais 5

Apresentação de trabalho em evento nacional 5 Apresentação de trabalho em evento

regional/local 3

Instrutor/ministrante em curso de

extensão/minicurso/oficinas 5 Coordenação de grupos de trabalho 5 Palestra proferida na área de ensino de LE/A 5 Participação em eventos nacionais 4 Participação em eventos regionais/locais 2 Organização de evento 3 Desenvolvimento de material didático ou

Referências

Documentos relacionados

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Nesse mesmo período, foi feito um pedido (Processo do Conjunto da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro nº 860-T-72) pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pelo Clube de

Ainda que a metastização cerebral seja condição rara em caso de neoplasia com localização primária no intestino, em casos de exceção em que tal invasão se verifica por parte