• Nenhum resultado encontrado

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS

Cód.: ACA Nº: 117 Versão: 1 Data: 23/05/2013

DEFINIÇÃO

Atualização de dados cadastrais de aposentados e pensionistas da União que recebem proventos e pensões à conta do Tesouro Nacional, constantes do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE.

REQUISITOS BÁSICOS

1. Ser servidor aposentado, pensionista da União, bem como anistiado político civil e seus pensionistas, que recebam proventos e pensões à conta do Tesouro Nacional, constantes do Sistema Integrado de Administração de Pessoal - SIAPE.

2. O aposentado, pensionista ou anistiado político civil deverá comparecer anualmente, nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco de Brasília munida da documentação.

DOCUMENTAÇÃO

1. Do aposentado, pensionista e anistiado político:

1.1. Documento oficial de identificação original com foto; 1.2. CPF;

1.3. Na hipótese de moléstia grave ou impossibilidade de locomoção do titular do benefício, deverá ser solicitada visita técnica para fins de comprovação de vida. 1.4. Na hipótese de ausência do país, o titular do benefício, deverá encaminhar à sua

Unidade de Recursos Humanos declaração de comparecimento emitida por órgão de representação diplomática e/ou consular do Brasil no exterior.

1.5. Na hipótese de moléstia grave ou de impossibilidade de locomoção do titular do benefício, a comprovação de vida poderá ser suprida por declaração autentica, emitida por serviço notarial.

2. Pai/mãe ou detentor do poder familiar:

2.1. Documento oficial de identificação com foto e CPF;

2.2. Certidão de Nascimento ou documento oficial de identificação com foto e CPF do menor.

(2)

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

3.1. CPF e documento de identificação com foto do titular do benefício, ou Certidão de Nascimento se beneficiário menor;

3.3. Se procurador, o original e a cópia simples do instrumento público de procuração, com validade máxima de 6 (seis) meses, a contar de sua emissão;

3.2. Se tutor ou curador, o original e cópia simples do termo de sentença judicial que o nomeou.

INFORMAÇÕES GERAIS

1. A atualização cadastral será realizada anualmente, sempre no mês de aniversário, e é condição necessária para a continuidade do recebimento do provento, reparação econômica ou pensão. (Art. 2º da Portaria do Gabinete da Ministra do MP nº 8/2013) 2. Aplica-se o disposto nesta norma aos: (Art. 2º da ON SRH/MP nº 1/2013)

a) aposentados e pensionistas da União que recebem proventos de Aposentadoria ou pensão à conta do Tesouro Nacional por meio do Sistema Integrado de Administração de recursos Humanos – SIAPE; e

b) aos anistiados políticos civis e seus pensionistas, de que trata a Lei nº 10.559, de 13 de novembro de 2002.

3. Compete à Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, como órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal – SIPEC, a gestão e a coordenação do processo de atualização cadastral dos beneficiários. (Art. 3º da portaria do Gabinete da Ministra do MP nº 8/2013)

4. Compete aos órgãos setoriais e seccionais do SIPEC atuar no processo de atualização cadastral, na forma estabelecia pela Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. (Art. 3º, parágrafo único da Portaria do Gabinete da Ministra do MP nº 8/2013)

5. O ato de atualização cadastral exige o comparecimento pessoal do beneficiário no mês de aniversário e, quando cabível, do representante legal ou do procurador do representante. (Art. 4º da Portaria do Gabinete da Ministra do MP nº 8/2013)

6. A atualização cadastral será realizada em qualquer agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco de Brasília. (Art. 3º da ON SRH/MP nº 1/2013) 7. Se o aposentado, anistiado político civil ou pensionista for correntista de um dos bancos

de que trata o item anterior, poderá realizar sua atualização cadastral em qualquer agência do banco do qual é correntista. (Art. 3º, § 1º da ON SRH/MP nº 1/2013)

8. Em não sendo correntista do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou do Banco de Brasília poderá optar por qualquer agência destes bancos para realizar sua atualização cadastral. (Art. 3º, § 2º da ON SRH/MP nº 1/2013)

9. A Secretaria de Gestão Pública fará a comunicação mediante correspondência individual endereçada a todos os aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis da

(3)

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

10. Na hipótese de possuir mais de um vínculo funcional, com recebimento do provento ou pensão em instituições financeiras distintas, o recadastramento deverá ser realizado apenas em uma agência bancária. As informações serão replicadas para os demais vínculos. (Art. 5º, § 2º da ON SRH/MP nº 1/2013)

11. Se for menor de 18 (dezoito) anos, a atualização cadastral deverá ser realizada pelos pais ou detentores do poder familiar, com a presença do menor, no mês de aniversário do titular do benefício. (Art. 5º da ON SRH/MP nº 1/2013)

12. Nos casos em que for necessária a presença do tutor, do curador ou do procurador, a atualização cadastral será realizada exclusivamente nas Unidades de Recursos Humanos do órgão de vinculação, no mês de aniversário do titular do benefício. (Art. 6º da ON SRH/MP nº 1/2013)

13. Caso o aposentado, pensionista ou anistiado político civil esteja impossibilitado de comparecer, a visita técnica será agendada após a entrega da documentação pelo procurador, tutor ou curador na Unidade de Recursos Humanos do órgão de vinculação do beneficiário. (Art. 6º, § 2º da ON SRH/MP nº 1/2013)

14. Não será admitido ao procurador representar mais de um aposentado, anistiado político civil ou beneficiário de mais de um instituidor de pensão. (Art. 6º, § 3º da ON SRH/MP nº 1/2013)

15. As unidades de recursos Humanos, de posse da declaração de comparecimento emitida por representação diplomática e/ou consular do Brasil ou declaração autêntica emitida por serviço notarial, deverão registrar a atualização cadastral do aposentado, pensionista e anistiado político civil no módulo específico do SIAPEnet, com posterior arquivamento do documento. (Art. 7º, § 2º da ON SRH/MP nº 1/2013)

16. No caso de moléstia grave, ausência ou impossibilidade de locomoção, o ato de atualização cadastral poderá ser realizado por mandatário munido de procuração por instrumento público ou por instrumento particular com firma reconhecida. (Art. 2º, § 1º do Decreto nº 7.141/2010)

17. A moléstia grave ou impossibilidade de locomoção poderá ser comprovada por meio de atestado médico ou de declaração do beneficiário ou seu representante legal, sob as penas da lei. (Art. 2º, § 2º do Decreto nº 7.141/2010)

18. Na hipótese de moléstia grave ou impossibilidade de locomoção do titular do benefício, deverá ser solicitada visita técnica para fins de comprovação de vida do aposentado, anistiado político civil ou pensionista. (Art. 8º da ON SRH/MP nº 1/2013)

19. A visita técnica poderá ser solicitada, pelo próprio interessado ou por terceiros, por meio da Central de Atendimento Alô-SEGEP, no telefone 08009782328, ou na Unidade de Recursos Humanos de vinculação do aposentado, pensionista ou anistiado político civil. (Art. 8º, § 2º da ON SRH/MP nº 1/2013)

20. Quando a atualização cadastral for realizada em visita técnica o aposentado, anistiado político civil ou pensionista deverá apresentar documento oficial de identificação original com foto e CPF. (Art. 8º, § 2º da ON SRH/MP nº 1/2013)

(4)

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

21. Não será realizada visita técnica na hipótese de ausência do país. (Art. 8º, § 3º da ON SRH/MP nº 1/2013)

22. As visitas técnicas serão realizadas por profissionais identificados por documento de identidade e foto. (Art. 9º da ON SRH/MP nº 1/2013.

23. Caberá às Unidades de Recursos Humanos a realização de visita técnica apenas nos casos de aposentados ou pensionistas hospitalizados ou reclusos. (Art. 9º, § único da ON SRH/MP nº 1/2013)

24. Caberá a unidade de Recursos Humanos, enviar nova correspondência individual de convocação, com Aviso de Recebimento – AR, ao aposentado, pensionista ou anistiado político civil que não comparecer para a atualização cadastral nos bancos, no mês do seu aniversário. (Art. 10 da ON SRH/MP nº 1/2013)

25. A correspondência deverá ser enviada até o 10º (décimo) dia do mês seguinte ao de seu aniversário. O aposentado, pensionista ou anistiado político civil terá até 30 (trinta) dias contados do recebimento da correspondência para atualização cadastral nos bancos, sob pena de suspensão do pagamento do provento, pensão ou reparação econômica mensal. (Art. 10, § único da ON SRH/MP nº 1/2013)

26. Transcorrido o prazo de que trata o item anterior, sem o comparecimento do aposentado, pensionista ou anistiado político civil, o pagamento do provento, pensão ou reparação econômica mensal será suspenso na folha de pagamento do mês subseqüente pela Unidade de Recursos Humanos, observada as seguintes providências: (Art. 11, alíneas “a” a “c’ da ON SRH/MP nº 1/2013)

a) Publicar no Diário Oficial da União, edital de suspensão de pagamento de proventos, pensões ou reparações econômicas mensais;

b) Proceder à abertura de processo administrativo individual de suspensão de pagamento do provento, reparação econômica mensal ou pensão, instruído com cópia o edital, cópia do Aviso de Recebimento da notificação;

c) Suspender o pagamento dos aposentados, pensionistas ou anistiados políticos civis. 27. O restabelecimento do pagamento do provento, pensão ou reparação econômica mensal

fica condicionado à efetivação da atualização cadastral do aposentado, pensionista ou anistiado político civil, na Unidade de Recursos Humanos de vinculação, nos termos da Orientação normativa nº 1, de 2013. (Art. 4º, § 2º do Decreto nº 7.141/2010 e art. 12 da ON SRH/MP nº 1/2013)

28. Realizada a atualização cadastral, a Unidade de Recursos Humanos deverá restabelecer o pagamento, com efeitos retroativos, a partir da primeira folha de pagamento disponível para inclusão. (Art. 12, § único da ON SRH/MP nº 1/2013)

29. Na hipótese de moléstia grave ou de impossibilidade de locomoção do aposentado, anistiado político civil ou pensionista, a Unidade de Recursos Humanos deverá restabelecer provisoriamente o pagamento do provento, reparação econômica mensal ou pensão, até que seja realizada a visita técnica de que trata o item 18 desta norma. (Art. 13 da ON SRH/MP nº 1/2013)

(5)

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

30. O restabelecimento definitivo do pagamento do provento, pensão ou reparação econômica mensal será instruído no processo que deu origem à suspensão e fica condicionado à efetiva comprovação de vida do aposentado, pensionista ou anistiado civil mediante visita técnica. (Art. 13, § 1º da ON SRH/MP nº 1/2013)

31. Constatada qualquer irregularidade no processo de atualização cadastral, as Unidades de Recursos Humanos deverão instaurar processo administrativo disciplinar. (Art. 14 da ON SRH/MP nº 1/2013)

32. Compete aos dirigentes de Recursos Humanos dos órgãos setoriais e seccionais do SIPEC a suspensão e o restabelecimento dos proventos, pensões e reparações econômicas mensais. (Art. 15 da ON SRH/MP nº 1/2013)

33. Os casos omissos serão dirimidos pela Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. (Art. 17 da ON SRH/MP nº 1/2013)

34. A atualização cadastral iniciará em março de 2013. (Art. 18 da ON SRH/MP nº 1/2013) 35. O aposentado, anistiado político civil ou pensionista com data de aniversário nos meses

de janeiro e fevereiro/2013 só serão recadastrados a partir de 2014, observado o mês de aniversário, ficando resguardada a continuidade do recebimento do provento, reparação econômica mensal ou pensão no ano de 2013. (Art. 18 da ON SRH/MP nº 1/20130

FUNDAMENTAÇÃO

1. Artigo 9º da Lei nº 9.527, de 10/09/97 (DOU 11/12/97). 2. Decreto nº 7.141, de 29/03/2010 (DOU 30/03/2010).

3. Portaria do Gabinete da Ministra do MP nº 8, de 07/01/2013 (DOU 08/01/2013). 4. Orientação Normativa SEGEP/SRH/MP nº 1, de 10/01/2013 (DOU 14/01/2013).

Referências

Documentos relacionados

Sabendo que a institucionalização dos idosos não é a mais favorável e que os Lares de Idosos ainda continuam a ser conotados como campos “de concentração para

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

(IPO-Porto). Moreover, we attempted to understand how and in which patients sFLC can be used as a differential marker in early disease relapse. Despite the small cohort, and the

In this study clay mineral assemblages, combined with other palaeoenvironmental data, were studied in a core recovered from the outer sector of the Ria de Vigo, a temperate

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

O  contribuinte  A.  AZEVEDO  INDÚSTRIA  E  COMÉRCIO  DE  ÓLEOS 

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

The presence of cellulose acetate contributed considerably to the increase of specific surface area in carbonized samples comparing with HPC derived samples.