• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PARA A ELEIÇÃO DOS COORDENADORES E SUBCOORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, UNIDADE JOÃO MONLEVADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PARA A ELEIÇÃO DOS COORDENADORES E SUBCOORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, UNIDADE JOÃO MONLEVADE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL PARA A ELEIÇÃO DOS COORDENADORES E

SUBCOORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, UNIDADE JOÃO MONLEVADE

A comissão coordenadora, representando a comunidade acadêmica, em consonância com o ESTATUTO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS e o DECRETO Nº 46.352, de 25/11/2013, convoca, por meio deste edital, eleição para coordenação e subcoordenação dos cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Minas da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, unidade João Monlevade, de acordo com as disposições que se seguem:

1. DA COMISSÃO COORDENADORA

1.1 O processo de eleição será de responsabilidade da comissão coordenadora instituída na 3ª reunião do conselho departamental da unidade João Monlevade, conforme consta em ata.

1.2. À comissão coordenadora, no exercício de suas atribuições, compete:

1.2.1. organizar o processo de eleição dos coordenadores e subcoordenadores dos cursos de graduação da UEMG unidade João Monlevade;

1.2.2. receber inscrições das chapas compostas por 02 (dois) candidatos a membros a que se refere este edital, sendo professores efetivos que comprovem titulação em nível de pós-graduação stricto sensu na área do curso ou afim;

1.2.3. deferir as candidaturas das chapas, seguindo o que estabelece o ESTATUTO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (02/10/2012), o DECRETO Nº 46.352 de 25/11/2013, bem como os termos estabelecidos neste edital;

1.2.4. divulgar a lista das chapas deferidas;

1.2.5. a apresentação das chapas nas cédulas, que será a mesma nos atos e nos demais procedimentos relativos ao processo e obedecerá a ordem alfabética do nome correspondente ao titular da chapa;

1.2.6. providenciar todo o material necessário à votação e à apuração;

1.2.7. organizar os locais e os horários de funcionamento das mesas receptoras e da junta apuradora;

1.2.8. supervisionar e fiscalizar as atividades das mesas receptoras e da junta apuradora; 1.2.9. designar os componentes das mesas receptoras e da junta apuradora dos votos; 1.2.10. entregar o material da eleição aos presidentes das mesas receptoras;

1.2.11. fazer a apuração final da eleição, com base nos boletins das mesas receptoras e da junta apuradora, e registrar os resultados em boletim próprio;

1.2.12. elaborar a ata da eleição e o boletim de apuração final, por ordem decrescente de classificação em função do número de votos totais válidos de cada chapa, colocando em primeiro lugar aquela que obtiver o maior número total de votos válidos;

1.2.13. receber os eventuais recursos interpostos, analisá-los e divulgar os seus resultados; 1.2.14. zelar pela plena adequação e cumprimento das normas e regulamentos relativos ao processo de eleição, segundo o ESTATUTO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (02/10/2012), o DECRETO Nº 46.352 de 25/11/2013, e as exigências deste edital;

1.2.15. divulgar a classificação final da eleição;

(2)

1.2.17. resolver os casos omissos neste edital.

1.3. A comissão terá no quadro 5 (cinco) membros, todos docentes, tendo quórum mínimo deliberativo de 3 (três) membros.

2. DA COORDENAÇÃO E SUBCOORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UEMG UNIDADE JOÃO MONLEVADE E DAS VAGAS 2.1 O coordenador e o subcoordenador de cursos assumem a coordenação do colegiado do curso respectivo.

2.2 Compete ao coordenador do colegiado de curso: 2.2.1 presidir o colegiado de curso;

2.2.2 fazer cumprir as deliberações do colegiado de curso;

2.2.3 atender às demandas da administração superior no que diz respeito ao respectivo curso.

2.3 O coordenador de curso exercerá suas funções em regime de tempo integral, com jornada de quarenta horas semanais, permitida a opção pela dedicação exclusiva, na forma da legislação específica.

2.4. O mandato dos membros dos colegiados eleitos limitar-se-á ao período de 2 (dois) anos, permitido o exercício de até dois mandatos consecutivos.

2.5. O termo de posse será homologado pela diretoria da unidade em reunião por ela determinada.

2.6 As coordenadorias dos cursos a serem preenchidas são:

2.6.1 coordenação e subcoordenação do curso de graduação em Engenharia Ambiental; 2.6.2 coordenação e subcoordenação do curso de graduação em Engenharia Civil; 2.6.3 coordenação e subcoordenação do curso de graduação em Engenharia Metalúrgica; 2.6.4 coordenação e subcoordenação do curso de graduação em Engenharia de Minas. 3. DAS CANDIDATURAS E DAS INSCRIÇÕES

3.1. Poderão candidatar-se à coordenação e à subcoordenação dos colegiados dos cursos de graduação da unidade acadêmica:

3.1.1 os docentes, efetivos e em exercício, que comprovem titulação em nível de pós-graduação stricto sensu na área do curso ou afim.

3.1.2 A candidatura aos membros far-se-á por chapa, na qual deve constar o nome do candidato ao cargo de coordenador e o de subcoordenador.

3.2. A inscrição deverá ser feita junto à comissão coordenadora da eleição por meio físico, mediante entrega de ficha de inscrição (anexo I), na UEMG unidade João Monlevade, das 8 às 12h e das 14 às 20 h, nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2019.

3.2.1. O formulário de inscrição deverá ser entregue, conforme o anexo I.

3.3 A inscrição só se consolida com a assinatura dos 02 (dois) candidatos e de um dos membros da comissão coordenadora da eleição na ficha de inscrição por esta elaborada. 3.4. Serão indeferidas:

(3)

3.4.1. as inscrições realizadas através da entrega de formulários incompletos, rasurados ou sem ambas as assinaturas dos candidatos;

3.4.2. as inscrições realizadas fora das datas e horários estabelecidos neste edital.

3.5. O cancelamento da inscrição só se consolida com a assinatura de 01 (um) membro da chapa e de um dos membros da comissão coordenadora na folha de protocolo de entrega por esta elaborada.

3.6. Os candidatos a membros estarão impedidos de participar das mesas receptoras e da junta apuradora.

4 . DA HABILITAÇÃO PARA ELEIÇÃO

4.1. De acordo com o ESTATUTO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (02/10/2012) e com o DECRETO Nº 46.352 de 25/11/2013, estão habilitados a participar da eleição aqueles que se enquadram nas seguintes situações:

4.1.1. professores efetivos e em exercício na UEMG unidade João Monlevade que ministram disciplinas no curso em questão e estejam em efetivo exercício;

4.1.2. discentes regularmente matriculados no curso, com peso igual a cinquenta por cento (50%) para cada um desses segmentos.

4.2. Professores que estiverem afastados no dia da eleição não poderão votar.

4.3. Alunos que estiverem com a matrícula trancada no dia da eleição não poderão votar. 4.4. Os habilitados para a eleição deverão apresentar-se às mesas receptoras portando documento de identidade com foto.

4.5. Os estudantes que não encontrarem os seus respectivos nomes na lista, mas que apresentem os requisitos para votar, deverão imprimir o comprovante de matrícula que será carimbado pela secretaria acadêmica a fim de validar o ato da votação. Este procedimento será adotado apenas no caso de eventuais erros no material mencionado.

5. DO MATERIAL NECESSÁRIO À ELEIÇÃO

5.1. A comissão coordenadora da eleição repassará, para cada mesa receptora e junta apuradora, o material necessário para a votação e a apuração, incluindo: a relação impressa de votantes, por curso, fornecida pela diretoria acadêmica e registro acadêmico, contendo espaço em branco para assinatura à frente de cada nome; cabine; urnas; cédulas; lista das chapas homologadas ordenadas em ordem alfabética; formulários para as atas de votação e de apuração; instruções para a votação e a apuração.

5.2. As cédulas terão as seguintes cores: 5.2.1. verde para o corpo docente; 5.2.2. branca para o corpo discente.

5.3. As cédulas disporão, na parte inferior, de espaço para que o habilitado à eleição assinale a chapa de sua escolha, obedecendo a ordem alfabética de que trata o subitem 1.2.5.

(4)

5.3.1. A cédula só poderá ser entregue ao habilitado à eleição após visto do presidente da mesa.

6. DAS MESAS RECEPTORAS

6.1. A comissão coordenadora providenciará tantas mesas receptoras quantas forem necessárias ao bom andamento da eleição.

6.2. As mesas receptoras funcionarão nas salas indicadas pela comissão coordenadora nas dependências da UEMG unidade João Monlevade.

6.3. Cada mesa receptora será integrada por 01 (um) presidente e 02 (dois) mesários, cuja composição será estabelecida pela comissão coordenadora da eleição.

6.4. Compete ao presidente da mesa receptora:

6.4.1. receber o material de votação da comissão coordenadora; dirigir os trabalhos; conferir as cédulas da eleição; supervisionar a assinatura da lista de votantes; dirimir as dúvidas relativas à eleição;

6.4.2. indicar, entre os mesários, o seu substituto, quando for o caso;

6.4.3. indicar, entre os mesários, o secretário que lavrará a ata de votação da mesa receptora.

6.5. Compete aos mesários:

6.5.1. cumprir as determinações do presidente e executar as atividades afins à recepção e à apuração dos votos.

7. DO PROCESSO DE ELEIÇÃO

7.1. O processo de eleição será pelo voto direto, secreto e facultativo.

7.1.1 os discentes regularmente matriculados no curso terão direito ao voto com peso igual a cinquenta por cento (50%) para cada um desses segmentos, conforme art. 9º, §4º da Resolução COEPE/UEMG Nº 230/2018.

7.2. O horário da eleição será das 8 às 20h, ininterruptamente, no dia 20/05/2019 (vinte de maio de 2019), no local: UEMG unidade João Monlevade, sendo as salas de votação definidas posteriormente pela comissão coordenadora de eleição.

7.3. As salas onde ocorrerão a eleição terão mesa receptora de votos com urnas específicas.

7.4. Não serão admitidos: votos por procuração e voto em trânsito.

7.5. O habilitado ao processo de eleição votará em uma única chapa de candidatos. 7.6. Terminado o horário da eleição, o presidente da mesa receptora tomará, imediatamente, as seguintes providências:

7.6.1. inutilizará, nas listas de habilitados, os espaços correspondentes aos votantes ausentes;

7.6.2. devolverá as cédulas não utilizadas, em envelopes lacrados e assinados pela mesa receptora;

(5)

7.6.3. lacrará a abertura da(s) urna(s) de eleição com a assinatura dos membros da mesa receptora;

7.6.4. encaminhará a(s) urna(s) e os materiais da eleição para a junta apuradora. 8. DA APURAÇÃO

8.1. Encerrado o processo de eleição, a apuração dos votos se dará no dia seguinte e deverá ser feita pelos componentes da junta apuradora, cujos membros serão indicados pela comissão coordenadora da eleição, de maneira ininterrupta, em local previamente determinado.

8.1.1. A apuração deverá ser realizada em formulário próprio com mapas individualizados por segmento.

8.1.2. Serão anuladas as cédulas que contiverem um “x” fora do espaço delimitado, votos para mais de uma chapa, que contiverem algum tipo de rabisco, rasura ou mensagem, ou que não tiverem a assinatura do presidente da mesa ou do mesário que o substitui. 8.2. Terminada a apuração, os componentes da junta apuradora preencherão e rubricarão os boletins de apuração e entregarão toda a documentação (atas, cédulas, mapas, lista de votantes e relatórios) à comissão coordenadora da eleição.

8.2.1. Os boletins serão encaminhados para a elaboração da ata com a indicação dos docentes que irão responder pelos membros do conselho departamental da unidade acadêmica da UEMG unidade João Monlevade.

8.3. A comissão coordenadora da eleição divulgará a classificação preliminar, colocando em ordem decrescente as chapas pelo número total de votos válidos.

8.3.1. Caberá recurso à comissão coordenadora da eleição de acordo com o prazo estabelecido no calendário da eleição, facultando-lhe idêntico prazo para exame e decisão. 8.3.1.1. Os recursos deverão ser entregues por meio físico em envelope lacrado, com a assinatura de ambos os membros da chapa, à comissão coordenadora da eleição, que irá protocolar o recebimento do documento.

8.3.1.2. Os recursos interpostos que não seguirem o estabelecido no item anterior ou que forem entregues fora do prazo serão indeferidos.

8.4. A comissão coordenadora da eleição divulgará a classificação final, colocando em ordem decrescente as chapas pelo número total de votos válidos após a decisão dos recursos, e a encaminhará à direção da unidade.

8.5. A comissão coordenadora da eleição entregará à direção da unidade todo material resultante do processo (boletins de apuração, relatórios, cédulas, mapas, listas de votantes e atas).

8.6. Será indicada pela direção da unidade, para ocupação dos membros aos quais se referem este edital, a chapa que obtiver o maior número de votos válidos.

8.6.1. Em caso de empate no primeiro lugar, o desempate obedecerá a seguinte ordem: 8.6.1.1. maior tempo de experiência no ensino superior;

8.6.1.2. permanecendo o empate, o candidato de maior idade.

8.7. A comissão coordenadora publicará, por meio do setor de comunicação da unidade e, posteriormente, no Portal da UEMG, o resultado final do processo da eleição acadêmica.

(6)

8.8. A comissão coordenadora dará por encerradas as suas atividades após a produção da ata de indicação a membros e sua entrega à direção da unidade.

9. DO CALENDÁRIO

9.1. O calendário da eleição corresponde ao seguinte cronograma: 15/03/2019 Publicação e divulgação do edital para a

comunidade acadêmica.

Mural de avisos da unidade/ website Faenge. 22, 23 e

24/04/2019

Inscrições das chapas. Local: unidade João Monlevade, junto à comissão coordenadora, das 08 às 12h e das 14 às 20h.

26/04/2019 Divulgação preliminar da lista das chapas deferidas à comunidade acadêmica.

Mural de avisos da unidade/ website Faenge. 29 e

30/04/2019

Recursos referentes aos

deferimentos/indeferimentos das chapas.

Local: unidade João Monlevade, junto à comissão coordenadora, das 08 às 12h e das 14 às 20h.

03/05/2019 Resultado dos recursos e divulgação da lista final das chapas deferidas.

Mural de avisos da unidade/ website Faenge. 20/05/2019 Eleição Local: unidade João

Monlevade, junto à comissão coordenadora, das 08h às 19h30. 21/05/2019 Apuração Local: unidade João

Monlevade, junto à comissão coordenadora 19:30h às 22:00h.

22/05/2019 Divulgação da classificação preliminar. Mural de avisos da unidade após apuração.

23 e 24/05/2019

Recursos das chapas quanto à classificação preliminar da eleição.

Local: unidade João Monlevade, junto à comissão coordenadora, das 08 às 19h.

28/05/2019 Divulgação dos resultados dos recursos e publicação da classificação final das chapas.

Mural de avisos da unidade/ website Faenge. 03/06/2019 Produção da ata com a classificação final

da eleição. 10. DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. Os membros das chapas homologadas terão livre acesso às dependências da unidade da UEMG João Monlevade para a realização da campanha eleitoral desde que haja comunicação prévia à direção e autorização para tais atividades.

(7)

10.2. A direção da unidade deverá facilitar o acesso dos membros das chapas e permitir a afixação de material de campanha em local previamente definido para o uso de todas as chapas.

10.3. Nos casos de uso de artifícios que conduzam à prática de calúnia, de injúria e/ou de difamação por qualquer das chapas, tais questões serão julgadas pela comissão coordenadora da eleição, que analisará os procedimentos adotados e a repercussão destes além de promover a penalização da chapa agressora aplicando as medidas cabíveis. 10.3.1 Além das infrações disciplinares, cabe esclarecer que a chapa agressora se sujeitará às penalidades previstas no Código Penal Brasileiro.

João Monlevade, 15 de março de 2019.

Comissão coordenadora da eleição, indicada pelo Conselho Departamental da unidade João Monlevade

Prof. Dr. Diogo

Prof. Dr. Rafael

Prof. Ms. Almir

Prof. Ms. Sérgio

Referências

Documentos relacionados

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a,Monsanto) e o

A revisão realizada por ERDMAN (1988a) mostrou que, nos dezessete experimentos em que a silagem de milho foi a única fonte de volumoso oferecida a vacas leiteiras no início

No ano de 2010 a ELECPOR manteve-se como instrumento de reflexão e apoio às empresas do sector, destacando-se a intervenção no processo de revisão do Regulamento de Operação das

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença