• Nenhum resultado encontrado

TimeNET. REPORTU Digital-Time. Manual de Utilizador do Software. Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 1 de 35

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TimeNET. REPORTU Digital-Time. Manual de Utilizador do Software. Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 1 de 35"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

Manual de Utilizador do Software

“TimeNET”

(2)

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

- O Software “TimeNET” foi desenvolvido com as mais recentes tecnologias Microsoft e a Base de Dados é suportada na plataforma SQL (pode ser a versão Express). - Depois da instalação da Aplicação, é criado um Ícone com o seguinte aspecto:

LOGIN da APLICAÇÃO:

- Este é o primeiro ecrã que aparece quando arranca a Aplicação. - O primeiro Utilizador deverá ser criado por um Técnico autorizado.

(3)

AMBIENTE da APLICAÇÃO: 1) Barra de Menus e Opções da aplicação; 2) Zona de Filtros dos Funcionários; 3) Lista de Funcionários;

(4)
(5)

- Pode aceder á ficha do funcionário com duplo clique na lista de funcionários ou através desta opção.

- Os campos: “Código; Nome; ID Cartão; Departamento; Ciclo”, são de preenchimento obrigatório para abertura de “Nova Ficha”, sendo que os campos normalmente utilizados de forma a tirar partido da aplicação são os que estão assinalados.

(6)
(7)

- Nesta opção vê as marcações de entrada e saída dos funcionários seleccionados entre datas.

(8)
(9)

- Aqui pode gerir as marcações, editando-as para correcção ou criando novas que estejam em falta, sendo que estas ficam assinaladas como tendo sido criadas/alteradas, com o caracter “ ! ” entre a hora e minutos em substituição de “ : ”.

- Vê também qual o horário desse funcionário nesse dia, para permitir comparar com as marcações.

(10)

Menu: BASE Opção: CICLOS, HORÁRIOS E PERIODOS DE TRABALHO - Aqui é necessário explicar o conceito de ciclos e horários:

- O Horário identifica o período diário de trabalho no que diz respeito á hora de entrada e saída nesse dia, sendo que esse período deverá ser fechado das “00:00” às “23:59”. - Ciclo diz respeito á sequência de um horário que um funcionário tem de cumprir num determinado período (ex: semanal, quinzenal, mensal, etc…), sendo que o ciclo deverá estar fechado em termos de estrutura do ciclo, ou seja, se o primeiro dia for “2ªfeira” o ultimo dia da estrutura deve ser “domingo”.

(11)

Menu: BASE Opção: FÉRIAS, FERIADOS E OUTROS PERIODOS

(12)

Para 1 Funcionário: Depois de seleccionar o funcionário; definir o “Tipo Período” e “Ciclo Trabalho” (1º) podendo opcionalmente definir uma cor para esse período; clicar no 1º dia e arrastar até ao dia final (2º) com o rato; pode opcionalmente alterar o nome do período gerado automaticamente; clicar em “Criar Período” (3º).

(13)

Para VÁRIOS Funcionários: Depois de seleccionar os funcionários (poderá ter de clicar em “Actualizar” para alternar para este ecrã); definir o “Tipo Período” e “Ciclo Trabalho” (1º) podendo opcionalmente definir uma cor para esse período; clicar no 1º dia e arrastar até ao dia final (2º) com o rato; pode opcionalmente alterar o nome do período gerado automaticamente; clicar em “Criar Período” (3º).

(14)
(15)

- Nesta opção poderá ver, para além das marcações entre datas para 1 ou vários funcionários, mais informação e outros cálculos que o software efectua automaticamente clicando no botão “Calcular Tempos”, nomeadamente Tempos Totais Trabalhados, Tempos em Falta e Separação de Tempos Extras, tudo isto comparando com os ciclos, horários, Férias e Feriados. Permite Justificar os Tempos Extras (colunas “E? Justif.”) mantendo por defeito o mesmo valor ou alterar. Permite ainda alterar o “Horário” e “Editar as Marcações”, assim como enviar os tempos extras para “Banco Horas”.

(16)
(17)

… Pode ainda “Editar Marcações” sendo este o mesmo ecrã já mostrado anteriormente, e “Editar Justificações” de Faltas baseado na tabela de “Motivos Ausência”, bastando para isso clicar com o rato do lado direito em cima da linha respectiva na grelha.

(18)

Menu: HARDWARE Opção: RECOLHER MARCAÇÕES

- Esta opção recolhe as Marcações de todos os terminais configurados. - No final pode ver nas “Mensagens” o resultado da recolha.

(19)
(20)

- Para a criação de novo Terminal, requer o conhecimento das características dos terminais instalados (família e tipo), assim como o IP a atribuir. - Pode “Verificar” e “Modificar” a data/hora do terminal seleccionado.

(21)
(22)

- Neste ecrã configura os nomes e acessos aos terminais (permissões) que cada funcionário terá, e que serão enviados para cada terminal. - Sequência do Procedimento: 1) Clicar em “Seleccionar Todos” ou seleccionar os funcionários desejados;

2) Clicar em “Abreviar Nomes” (a coluna “Nome Abreviado” será preenchida automaticamente com o 1º e ultimo nome); 3) Clicar em “Relógios Atribuídos” (será aberta uma janela para atribuir os funcionários aos terminais pretendidos).

Pode ver que a ultima coluna “Permissões” da grelha será preenchida com esta informação.

(23)

Menu: BANCO DE HORAS Opção: BANCO DE HORAS

(24)
(25)

Menu: TABELAS DIVERSAS

- Neste ecrã faz a manutenção de algumas tabelas necessárias ao funcionamento e preenchimento das tabelas principais.

(26)
(27)

Menu: ACESSOS Opção: CONFIGURAÇÃO DE ACESSOS

- Nesta opção configura-se todo o Controlo de Acessos da seguinte forma:

a) Criar as Zonas de Tempo, Grupos e Terminais de Acesso -- zona assinalada a Verde; b) Quais os funcionários activos e respectivo grupo a que pertencem (“Funcionários”);

c) Definir as “Zonas de Tempo” tantas quanto as necessárias -- no exemplo está configurado apenas uma, para todos os dias da semana durante as 24h; d) Definir nos “Grupos” associados aos funcionários, quais as Zonas de Tempo em que é permitido aceder;

e) Definir nos “Terminais de Acesso” que Grupos têm acesso às portas -- zona assinalada a Azul;

f) Concluir com o envio para o Terminal definido como “Master” na zona assinalada a Laranja (“Compilar tabelas” + “Enviar Funcionários”); g) Assegurar que o “Modo de Acessos” está Ligado -- zona assinalada a Rosa;

(28)

Menu: ACESSOS Opção: CONSULTA DE ACESSOS

(29)
(30)

Menu: SISTEMA Opção: CONFIGURAÇÃO

- Este menu é destinado á configuração geral da Aplicação, pelo que deve ser efectuado por utilizador/técnico qualificado. - As opções mais importantes são a “Configuração” e “Utilizadores”.

- Na Configuração existem duas opções importantes que devem ser configuradas: “Aplicação” e “Empresas”.

(31)
(32)
(33)

Menu: SISTEMA Opção: UTILIZADORES

(34)
(35)

Referências

Documentos relacionados