• Nenhum resultado encontrado

Treinamento de Líderes Ministério da Mulher

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Treinamento de Líderes Ministério da Mulher"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Treinamento de Líderes – Ministério da Mulher

Introdução

A liderança feminina sempre encontra barreiras impostas pelas tradições; é necessário que a mulher vença o seu interior, disponha-se a liderar e estabeleça seus objetivos.

Liderança diz respeito à capacidade de motivar pessoas, levá-las a realizar feitos extraordinários em seus grupos e organizações.

O sucesso não depende do que comandamos, e sim de como o fazemos. Para vencer todas as circunstâncias negativas da vida, é necessária que a líder seja provada e aprovada, a fim de sobressair e firmar seus valores, servindo de exemplo e estímulo para as lideradas.

A liderança feminina tem sido difícil, porque não temos informações sobre como proceder nos momentos críticos, que exigem decisões urgentes. Mesmo assim, as oportunidades para a liderança estão à nossa disposição todos os dias, desafiando-nos a trabalhar pela modificação do mundo em que vivemos e principalmente, pelas vidas rendidas aos pés do Senhor Jesus.

1. Definindo objetivos e metas:

Comunicar - informar de maneira clara, direta e simples. Transmitir a visão da necessidade de conseguir o objetivo.

Delegar - acionar os recursos dos seus liderados (“dons”) na direcão do objetivo. Organizar tarefas e formar equipes.

Inovar - aceitar mudanças e novas ideias. A única coisa que o bom líder não cede é quanto ao objetivo. No caso do líder cristão, não cede quanto á doutrina bíblica.

Motivar - incentivar novas lideranças. Elogiar. Estimular a participação dos liderados nos processos que levam ao objetivo final. Ser exemplo de conduta.

Planejar - ter uma visão de longo prazo, definindo prioridades. Treinar as lideranças. Adotar metodologias compatíveis com os objetivos.

(2)

2. Propósitos do Treinamento:

Saber que foi chamada por Deus para servir no ministério de mulheres e têm um papel relevante na Igreja.

Distinguir que o ministério feminino foi estabelecido para organizar, ensinar e inspirar mulheres e prepará-las para viver uma vida de acordo com os padrões bíblicos, ajudando-as a aumentar sua fé e retidão pessoal, fortalecer a família e o lar e auxiliar os necessitados.

Ter a convicção da salvação em Cristo e estar certa do chamado.

3. Aprenda como cumprir esses propósitos:

Ao buscar cumprir com os propósitos do ministério feminino, considere o seguinte:

 Compreendo que meu papel como líder é ajudar a preparar as mulheres para viver uma vida de acordo com os padrões bíblicos?

 Como procuro ajudar cada irmã?

 Contribuo a aumentar a fé e a retidão pessoal?

- A fé precisa ser nutrida com ações e paciência. Vivemos em uma época em que o aumento de fé e retidão pessoal é essencial para fortalecer as mulheres e prepará-las para os desafios que estão à frente.

 Fortaleço a família e o lar?

Nunca em qualquer tempo na história do mundo tivemos tanta necessidade de famílias e lares mais fortes. É do lar e da família que a próxima geração virá. O ministério feminino deve ser organizado, preparado e mobilizado para fortalecer a família e ajudar nossos lares a serem santuários consagrados neste mundo. Nosso lar pode ser um refúgio em um mundo de influências malévolas (nocivas, venenosas).

Quer sejamos casadas ou solteiras, jovens ou idosas, temos o dever de defender e praticar as verdades que se encontram na Bíblia.

(3)

 Ajudar os necessitados?

No ministério do Senhor Jesus, Ele estabeleceu o exemplo de buscar e ajudar os necessitados. O ministério feminino tem entre seus encargos algumas das mais extraordinárias oportunidades de serviço deste mundo, à disposição de todas as irmãs. As pessoas terão experiências difíceis, e o grupo de ajuda oferecido pelo departamento pode fornecer fortalecimento e apoio.

 Como posso usar as seguintes áreas para alcançar os propósitos de Deus na vida das mulheres?

 Preparando uma equipe de apoio;

 Reunindo com as irmãs;

 Verificando as necessidades do departamento;

 Visitando as que precisam de apoio;

 Contribuindo para o Bem-Estar de cada mulher, menina, adolescente, jovem, etc.;

 Contribuir com o departamento e com a Igreja;

 Trabalhar em conjunto com os demais departamentos da Igreja.

4. Princípios de Liderança

Preparação Espiritual

Sua capacidade de servir de modo eficiente e eficazmente exigirá empenho e dedicação da sua parte e da ajuda do Senhor. Ele pode fortalecê-la à medida que você se prepara para ser um instrumento em Suas mãos.

Eficiência-

trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.

Eficácia-

trata do que fazer, de fazer as coisas certas. Eficácia está relacionada à escolha. A eficácia mede a relação entre os resultados

(4)

obtidos e os objetivos pretendidos, ou seja, ser eficaz é conseguir atingir uma finalidade.

Liderança é aprendizado:

O que distingue os líderes dos seus seguidores é a sua capacidade de desenvolver e lapidar as suas habilidades. O segredo do sucesso está nos compromissos diários. Líderes são aprendizes. Liderança exige: respeito, experiência, força emocional, habilidade com pessoas, disciplina, visão, ímpeto (ousadia) e senso de oportunidade.

5. Fases

do Processo da Liderança

Análise da realidade;

 Definição de resultados (Analise o desenvolvimento de todo o conteúdo, material didático, técnicas, dinâmicas);

Formação práticas;

Pessoas e equipes: lidando com as diferenças;

Como inspirar, incentivar e desafiar pessoas e equipes.

6. Dicas

- Criar um espaço mulher - Tema

:

Mulher Cristã: Você é alguém!

 Estudos para crescimento espiritual da mulher;

 Receitas deliciosas (festivais / concursos);

 Dia da beleza;

 Não à violência – palestras;

 Cursos de habilidades manuais;

 O dia da saúde;

(5)

7. As Dez Bem Aventuranças de um Líder:

1. Bem aventurado o líder que não busca posições elevadas, mas que foi convocado ao serviço pela sua habilidade e disposição de servir.

2. Bem aventurado o líder que sabe para onde está indo e como chegar lá. 3. Bem aventurado o líder que não fica desencorajado e que não apresenta

alegações para isto.

4. Bem aventurado o líder que sabe liderar sem ser ditador. Os verdadeiros líderes são humildes.

5. Bem aventurado o líder que busca o melhor para os seus liderados.

6. Bem aventurado o líder que lidera conforme o bem da maioria e não segundo a gratificação pessoal de suas próprias ideias.

7. Bem aventurado o líder que desenvolve líderes ao liderar.

8. Bem aventurado o líder que marcha com o grupo, interpretando corretamente os sinais do caminho que conduzem ao sucesso.

9. Bem aventurado o líder que tem a sua cabeça nas nuves, mas os seus pés na terra.

10. Bem aventurado o líder que considera a liderança como uma oportunidade de servir.

Conclusão

Concluo dizendo que, ser líder não deve ser uma honra ou status e sim uma oportunidade de servir a DEUS. A mulher que serve a DEUS, isso é uma HONRA, no entanto não se pode servir a DEUS sem servir às pessoas. Antes de ser uma líder entre às pessoas você precisa ser uma humilde serva diante de DEUS.

“O líder é aquele que vê mais do que os outros, que vê mais longe do que os outros, que vê antes dos outros”. Leroy Eims

Referências

Documentos relacionados

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

narrativas de vários agentes e atores locais sobre a relação entre energia eólica e desenvolvimento rural, assim como as visões mais abrangentes das Organizações

Diante do exposto, pode ser observado que a estabilidade química de poliésteres em sistemas de liberação em sua forma micro e nanoestruturada foi investigada e que

Um exemplo prático do Balanced Scorecard encontra-se em Lima (1999), aplicado à indústria de comunicação em Santa Catarina, onde o autor aborda as quatro diferentes perspectivas