• Nenhum resultado encontrado

ela143 010 antenas coletivas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ela143 010 antenas coletivas"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

2018/1

Antenas coletivas

Filipe Andrade La-Gatta filipe.lagatta@ifsudestemg.edu.br

IF Sudeste MG/JF

(2)

Antenas coletivas

Idéia básica: ligar mais de um receptor a uma mesma antena. Estrutura básica:

(3)

Os sinais colhidos pelo refletor parabólico são refletidos para o alimentador onde excitam o sistema de recepção que consiste no LNB.

No LNB depois da amplificação inicial na frequência original, os sinais são

convertidos para uma frequência menor, na faixa de 940 a 1440 MHz e daí levados ao receptor.

No receptor é feita nova conversão que abaixa o sinal para 70 MHz e depois de amplificação é feita a extração da componente de vídeo e áudio.

O sinal de vídeo e áudio do canal sintonizado pode ser aplicado diretamente às entradas de vídeos e áudio correspondentes do televisor.

No entanto, também se pode dispor deste sinal num canal livre (2 ou 3) após passar por um circuito modulador.

Nos sistemas mais antigos utilizava-se um conversor descendente logo após a saída do LNB de modo que a transmissão do sinal da antena ao receptor fosse feita numa frequência mais baixa (70 MHz).

(4)

No caso era preciso comandar a distância o oscilador deste conversor de modo a levá-lo ao canal que se deseja ver, o que significava na utilização de cabos especiais (cabo coaxial com cabo manga: cabo coaxial juntamente com 4 cabos de cobre separados, dentro de um mesmo invólucro plástico).

Assim, a transmissão de sinais em frequências mais baixas, mas com cabos múltiplos foi substituída pela transmissão de sinais em frequências mais altas, mas com menos condutores.

Um problema que ocorre num sistema simples quando desejamos compartilhar o mesmo sistema de antena entre diversos receptores, é que o alimentador trabalha com um polarizador que é controlado a distância (no receptor) e que determina se os sinais recebidos serão polarizados verticalmente (V) ou horizontalmente (H). Alternativa: enviar constantemente os sinais de polarização vertical e horizontal na prumada (cabo que desce da antena até o ponto de instalação do receptor), e a partir de uma chave, define-se qual a o tipo de sinal que o receptor está sintonizando, o que é possível a partir da adoção dos LNBF, que dispensam servomotores, e a partir de circuitos eletrônicos, transmitem o sinal vertical em uma faixa de frequência e tensão, e os sinais horizontais em outra faixa de tensão e frequências.

(5)

Da mesma forma pode ser feito com diferentes sinais, AM, FM, VHF, UHF, desde que seja respeitada a diferença da frequência dos sinais.

(6)
(7)

Misturador: usados para somar e equalizar sinais de diversas antenas, moduladores, conversores, etc, com frequências diferentes.

O misturador de 8 entradas de VHF possui em cada entrada um filtro passa canal e um atenuador variável para ajustar o nível do sinal do canal na saída.

Assim é possível obter um conjunto de canais, todos com o mesmo nível de sinal.

(8)

Moduladores: modulam a portadora de por sinais de áudio e/ou vídeo

provenientes de antenas, receptores de satélite, DVD, câmeras, videocassetes, etc. Os moduladores normalmente utilizados em sistemas de antena coletiva são do tipo DSB (banda lateral dupla), isto é, não filtram a banda lateral inferior do canal de TV.

Portanto, eles não podem ser utilizados em sistemas que operam com canais adjacentes, tais como os sistemas de CATV.

Usados para sistemas de cameras de vigilância, DVDs, entre outros.

(9)

Conversores: convertem a frequência de um canal, normalmente na faixa de UHF, para um outro canal na faixa em VHF.

(10)

Atenuadores: utilizados para reduzir os níveis de sinais às necessidades do sistema de distribuição de CATV ou antena coletiva.

Podem ser de atenuação fixa ou variável.

(11)

Amplificadores de potência: Amplifica o sinal aplicado na sua entrada para compensar as perdas ocorridas no sistema de distribuição.

Podem ser amplificadores para CATV, TV à Cabo, do tipo push-pull, ou para as faixas de VHF e UHF, utilizados em antenas coletivas.

Os amplificadores de CATV empregam um módulo amplificador híbrido e possuem ajustes de nível e de inclinação, que serve para compensar a característica seletiva das perdas em cabos coaxiais.

Para escolher qual amplificador é o mais adequado numa instalação, é preciso levar em conta a faixa de frequências de operação, ou seja, se é VHF, UHF ou então CATV, o ganho e a potência de saída.

Para determinar a potência de saída, é preciso saber qual o nível de sinal que vai ser entregue nas tomadas e quanto é perdido na distribuição do sinal.

Uma vez determinado o nível de sinal na saída, calcula-se o ganho necessário subtraindo-se o nível de sinal na entrada do amplificador.

(12)
(13)

Boosters:São amplificadores de ruído baixo, montados junto às antenas, para melhorar a relação sinal/ruído do sistema de recepção.

Possui uma fonte separada que envia alimentação ao amplificador pelo próprio cabo de sinal.

Existem vários modelos de boosters, para as faixas de VHF, de UHF ou para ambas as faixas, com diversas faixas de ganho.

(14)

Divisores (power spliter): Utilizado na divisão e distribuição de um sinal para diversas saídas e também para combinar diversos sinais em uma única saída (quando utilizado ao contrário).

(15)

Tomadas blindadas: Utilizada na distribuição dos sinais nas prumadas.

É composto de um acoplador direcional que retira uma parcela do sinal que passa pela tomada.

A característica que nomeia uma tomada é quanto de sinal ela acopla da linha principal.

Existem tomadas de 4dB, 6dB, 9dB, 12dB, 16dB, 20dB, 24dB, 27dB e 30dB. Além do acoplamento, que é uma medida da atenuação da linha para a tomada ALT , outros parâmetros importantes das tomadas são: a atenuação de passagem

AP e a atenuação de isolação AI.

(16)
(17)
(18)
(19)
(20)

Obrigado.

Encontrou algum erro ou dúvida nas transparências? Entre em contato: filipe.lagatta@ifsudestemg.edu.br

Referências

Documentos relacionados

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e