• Nenhum resultado encontrado

PIBID DE FÍSICA MODALIDADE EAD- FUNCIONAMENTO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS Patricia Martins Guarda Regina Lelis de Sousa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PIBID DE FÍSICA MODALIDADE EAD- FUNCIONAMENTO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS Patricia Martins Guarda Regina Lelis de Sousa"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PIBID DE FÍSICA MODALIDADE EAD- FUNCIONAMENTO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Patricia Martins Guarda Regina Lelis de Sousa

Resumo

Este trabalho consiste no relato de experiência de coordenadores de área do Programa Institucional de Iniciação à Docencia (PIBID), vinculado ao Curso de Licenciatura em Física ministrado na modalidade Educação à Distância (EAD) na Universidade Federal do Tocantins (UFT). O projeto institucional contempla 11 diferentes áreas do conhecimento, distribuídos em 6 campi da universidade. Há 23 subprojetos PIBID na instituição, e deste total apenas 3 estão vinculados aos cursos EAD. O subprojeto PIBID Física/EAD está em fase inicial e atualmente conta com 22 bolsistas de iniciação à docência e 4 supervisores distribuídos em 4 polos do curso, que distam respectivamente 234, 506 e 612 km de Palmas, a capital do estado e onde tem-se um dos polos. Os supervisores e bolsistas PIBID estão atuando em 4 escolas púbicas de educação, situadas nos municípios onde se localizam estes polos. Dentre as ações previstas neste subprojeto, está a qualificação do licenciando e integração ensino superior- educação básica e ainda a elaboração de material didático de caráter experimental envolvendo materiais de uso cotidiano e voltada à realidade de cada localidade. Nestes primeiros meses de trabalho, foram realizados alguns encontros presenciais semanais entre pibidianos e seus supervisores no ambiente escolar de cada polo, mas a maioria dos encontros entre coordenadores de área, alunos e supervisores deu-se de forma EAD, com utilização de meios virtuais e com discussões e atividades através da plataforma Moodle. A inserção dos licenciandos no ambiente escolar e no cotidiano da escola iniciou-se com um processo de conhecimento da escola, seu PPP (Projeto Político Pedagógico) e da realidade da comunidade escolar. Atualmente, os estudante estão coletando dados sobre o perfil dos professores e estudantes para apresentarem um panorama da educação em Física nestas escolas situadas em pontos diferentes do Estado e com realidades muito diferentes. Este perfil será obtido a partir de dados coletados com questionários, assim como a partir de relatos das experiências dos pibidianos. Apesar da metodologia utilizada nesta nova forma de trabalho ainda estar em construção, o projeto esta alcançando suas metas e cumprindo seus objetivos.

(2)

INTRODUÇÃO

O Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) foi criado em 2008 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB), visando o aperfeiçoamento e a valorização da formação dos professores.

O PIBID na Universidade Federal do Tocantins (UFT) existe desde 2010 segundo Edital nº02/2009 da CAPES, o projeto institucional do Edital nº 61/2013 em vigência conta com 23 subprojetos, distribuídos em 11 áreas do conhecimento. Destes 23 subprojetos 20 são de cursos presenciais e 3 em cursos a distâncias (1 de Física Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) Palmas, 01 de Química Polo UAB Gurupi e 01 de Química Polo UAB Porto Nacional). A UFT é uma universidade multi campi e estes projetos estão presentes em 6 campi desta instituição, estando assim distribuídos os cursos presenciais : Palmas (Pedagogia e Teatro), Araguaína (Biologia, Física, Geografia, Letras Português, História, Matemática, Química), Tocantinópolis (Ciências Sociais e Pedagogia), Porto Nacional (Biologia, História, Letras Português), Arraias (Interdisciplinar, Matemática, Pedagogia) e Miracema (Pedagogia) segundo dados da Instituição. Ao todo são 366 bolsas de iniciação a docência com 54 supervisores, 34 coordenadores de área, 02 coordenadores de gestão de Processos educacionais e 01 coordenador institucional.

O PIBID de física modalidade de Educação à distância (EAD), foi criado em março de 2014 e conta hoje com 22 bolsistas de iniciação à docência, 04 de supervisores e 02 coordenadores de área e atua em 4 escolas Estaduais de Ensino Médio.

O Art 1º do Decreto Nº5.622, de 19/12/05, caracteriza a EAD como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos (BRASIL, 2005)

Para Carvalho (2013) a EAD e o PIBID tem o mesmo objetivo que é de desenvolver novos métodos de ensino, e estes métodos devem contribuir para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem da formação docente.

O subprojeto do PIBID Física /EAD da UFT Edital nº061/2013 tem como principais objetivos a qualificação do licenciando e integração ensino superior-educação

(3)

básica e ainda a elaboração de material didático de caráter experimental envolvendo materiais de uso cotidiano e voltada a realidade de cada escola onde atua.

Embora no texto institucional os objetivos do projeto sejam os apresentados e descritos acima, acredita-se que o trabalho tenha também a função do PIBID apresentado por Carvalho (2013), onde:

O PIBID tem o objetivo de incentivar a formação de professores e a incersão dos licenciando nas escolas públicas, a fim de que estes tenham contato com a prática escolar desde o início do curso, desenvolvendo atividades didático-pedagógicas sob orientação de um Coordenador de área [...] Logo o Programa é a possibilidade de encontro do aluno com a prática docente. (CARVALHO, 2013, p. 4)

Pimenta (1997) também definiu bem outro objetivo do PIBID, entendido como muito importante no nosso projeto, quando ressalta este programa como forma de melhorar a qualidades das ações de formação docente, ao relacionar teoria e prática durante toda a formação acadêmica, não se restringindo ao final do curso. O autor ainda ressalta e experiência do PIBID como uma experiência da prática indispensável no processo de formação do aluno futuro professor alem de possibilitar a aproximação da escola com a Universidades que contribuiu para a melhoria da qualidade do ensino.

O projeto esta presente em 04 escolas que estão localizadas em 04 municípios diferentes do estado do Tocantins sendo eles: Palmas, Gurupi, Ananás e Araguatins, onde também estão localizados os 04 polos do curso a distância.

Os municípios de atuação do PIBID ficam distantes de Palmas, a capital do estado do Tocantins, localizada na região central, e que é um dos Polos do curso, o município de Gurupi fica a 234 Km de Palmas ao sul do Estado, o de Ananas 506 km e o de Araguatins ao 612km de Palmas, ambos ao norte do Estado.

Em cada uma das escolas temos um professor supervisor e temos também em cada uma delas 5 alunos bolsistas, totalizando 20 alunos, já que dois desistiram do projeto e estas vagas estão para serem preenchidas.

As escolas de atuação do PIBID de Física/ EAD são: • Centro de Ensino Médio Castro Alves, Palmas, TO • Centro de Ensino Médio Bom Jesus, Gurupi, TO

• Centro de Ensino Médio Cabo Aparecido Araujo Paz, Ananás, TO • Centro de Ensino Médio Antonina Milhomem, Araguatins, TO

(4)

O projeto é coordenado por duas professoras, uma lotada no campus de Palmas da UFT, onde se encontra um dos 4 polos do curso de Física /EAD e que fica responsável mais diretamente pelos alunos, supervisores e escolas de Palmas e de Gurupi a 234 km da coordenação. A outra coordenadora esta lotada com campus da UFT em Araguaína a 400km da capital ao Norte e que não possui polo Física/EAD, esta coordenadora trabalha mais diretamente com alunos, supervisores e escolas de Ananás e Araguatins, que distam desta coordenação 131 e 246 Km respectivamente.

A distância geográfica é um fator limitante do trabalho porém não chega a ser prejudicial. A dinâmica das atividades ocorre principalmente via ambientes virtuais (webconfereâncias, email, moodle, fórum de discussões) e a reuniões presenciais ocorrem bimestralmente. Os alunos bolsistas se reúnem nas escolas 8 horas semanais com os supervisores e nos ambientes virtuais 4 horas semanais com os coordenadores.

Segundo Almeida (2001) na forma EAD o ensinar consiste em organizar situações de aprendizagem, faz-se necessário planejar e propor atividades que identifiquem as representações do pensamento do aluno é necessário que o professor atue como mediador e orientador, fornecendo informações relevantes e incentivando a busca por fontes distintas de informações, provocando reflexões sobre processos, produtos, propiciando a interaprendizagem e a aprendizagem significativa do aluno.

Em Garcia (2003) e Reali (2010), podemos verificar que os alunos EAD se apropriam de forma diferente do conhecimento em comparação com o aluno presencial, e tanto para os alunos e supervisores, quanto para os coordenadores do projeto, essa tem sido uma prática desafiadora. Essas novas experiências formativas estão ainda em fase de construção e aperfeiçoamento no nosso PIBID Física/ EAD.

Entendemos o projeto PIBID Física/EAD como Almeida (2001), como um ambiente onde:

Aprender é planejar; desenvolver ações; receber, selecionar e enviar informações; estabelecer conexões; refletir sobre o processo em desenvolvimento em conjunto com pares; desenvolver a interaprendizagem, a competência de resolver problemas em grupo e a automonia em relação à busca, ao fazer e compreender. (ALMEIDA 2001, p.2)

A inserção do PIBID Física EAD/UFT nos municípios de Ananás e Araguatins com seus polos, onde não há a presença física da UFT e cursos presenciais de física a nível de graduação representa um grande avanço político e pedagógico que possibilita auxiliar escolas, professores e alunos de Ensino Médio no processo de construção do

(5)

conhecimento. Essa parceria antes impossível agora com o PIBID serve como alento para essas escolas carentes não somente de infraestrutura quanto de projetos visando a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem.

Para Marques (2004) o ensino a distância tem se tornado uma maneira importante de promoção de oportunidades para as pessoas, em função da facilidade que dispõe de romper barreiras como a distância e o acesso difícil e ainda facilita que cada aluno faça o seu horário de acordo com o tempo que dispõe, o que para o curso de Física EAD da UFT é importante pois o perfil do aluno é de pessoas que já estão no mercado de trabalho e algumas até já trabalham na área da educação.

Nonato (2012) também acredita que essa modalidade de educação, possui imensa relevância social pois permite acesso ao sistema a aqueles que vem sido excluídos do processo educacional superior público, por morarem longe da Universidade ou que estão impossibilitados de frequentarem cursos presenciais por falta de horários para aulas tradicionais, já que na modalidade de ensino EAD o aluno decide seu próprio ritmo de estudo. Porém nesta modalidade nem tudo é tão bom, pois é necessário que o aluno tenha autonomia para isso, pois a mesma flexibilidade pode ser uma vantagem ou desvantagem para aquele aluno que não tem hábito de estudo independente e disciplina.

As escolas onde atuam o PIBID Física EAD/UFT alem de possuírem grandes diferenças por estarem situadas em regiões com diferente desenvolvimento econômico e social, ainda apresentam diferenças de infraestrutura e seus alunos possuem diferenças culturais grande, em função dos fatores acima apresentados. Em função dessas diferenças estas 04 escolas necessitam de um olhar diferenciado para cada uma e ações bem distintas e únicas.

O projeto PIBID Física EAD/UFT tem diversas ações e atividades que já foram cumpridas conforme o cronograma do projeto e outras que ainda serão realizadas.

Dentre as atividades propostas no projeto que já foram realizadas estão :

Atividade 1-Estudo do Programa PIBID e subprojeto PIBID Física EAD/UFT

Atividade 2- Inserção dos licenciandos no ambiente escolar que foi realizada em 4

etapas com observações e conversas informais.

• Etapa 1- Estudo do Projeto Político Pedagógico da escola, onde cada aluno realizou um estudo detalhado do projeto da escola onde atua, assim como o

(6)

projeto das outras escolas envolvidas, através desta troca de saberes pode-se destacar as semelhanças entre os projetos e diferenças.

• Etapa 2- Mapeamento das atividades e dinâmica escolar com conhecimento de outros projetos inseridos nas escolas, seus problemas e sucessos.

• Etapa 3- Levantamento da infraestrutura física e pessoal para melhor entendimento da realidade disponível para o trabalho.

• Etapa 4- Pesquisa sobre a metodologia utilizada pelos atuais professores da disciplina de física.

Atividade 3- Elaboração de um questionário para coleta dados sobre o perfil dos

professores e estudantes para apresentarem um panorama da educação em Física nestas escolas situadas em pontos diferentes do Estado e com realidades muito diferentes. Este perfil será obtido a partir de dados coletados com questionários, assim como a partir de relatos das experiências dos pibidianos.

Atividade 4- Aplicação do questionário a todos os alunos do ensino médio destas

escolas.

As atividades mencionadas acima proporcionaram ao aluno bolsita um maior conhecimento da realidade da escola, proporcionando uma melhor reflexão sobre o universo escolar e sua prática de ensino. E ainda possibilitaram conforme Carvalho, 2012 proporcionar ao aluno PIBID o contato direto com a realidade presente em sala de aula e o conhecimento da profissão.

Além destas atividades nesta primeira fase do projeto, esta sendo aplicado um questionário aos alunos envolvidos no projeto desses 4 escolas, que são em torno de 3000, quanto aos professores que atuam com a disciplina de física que são aproximadamente 25, para posteriormente serem traçadas estratégias de ensino individualizadas, não apenas respeitando e levando muito em consideração as diferenças entre as escolas envolvidas no projeto, quanto também as diferenças por séries e turmas. Essas estratégias levarão em conta os dados coletados na pesquisa que incluem também aspectos, econômicos, sociais, culturais e ambientais de cada aluno e visarão dar apoio pedagógico, fortalecer a atividades compartilhada, o compromisso com a ética, meio ambiente e cidadania, tentarão inovar as práticas de ensino, relacionar teoria e prática, traçar experiências e possibilitar uma maior interdisciplinaridade, todas estas estratégias objetivando melhoria da qualidades da escola, maior aprendizado do aluno,

(7)

uma formação continuada dos professores que atuam nestas escolas e principalmente a qualidades do futuro professor de física e atual bolsista PIBID.

As primeiras etapas do projeto foram cumpridas e após análise dos dados dos questionários, serão elaboradas para cada escola de forma individualizada as estratégias para a melhoria da aprendizagem podendo estas estratégia serem monitorias, atividade teórico- práticas com materiais de baixo custo usados no cotidiano destes alunos, kits experimentais, jogos didáticos, além de feira de ciências, sessões de filmes e visitas técnicas a universidade quando possível.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os cursos na modalidade EAD em muitos casos sofre um pouco de pré conceito quando comparados aos cursos presenciais, assim como o PIBID EAD, para Nonato, 2012 embora seja uma modalidade com desenvolvimento e aceitação recente, vem crescendo e ganhando credibilidade no nosso meio, possibilitando atingir mais alunos e se firmando como forma efetiva de educação.

Para Alves (2003):

[...] pensar a Educação à Distancia no contexto atual exige, de nós educadores, uma reflexão mais ampla, que englobe o repensar dos próprios conceitos de educação e tecnologia, de forma integrada, no sentido de se criar propostas pedagógicas que incorporem as potencialidade que as novas tecnologia, em especial as de suporte digital, trazem para o processo coletivo de construção do conhecimento.(ALVES, 2003 p. 6)

Embora o subprojeto do PIBID Física EAD ainda se encontre em processo de construção das suas ações, este tem se mostrado muito promissor, tanto pela participação dos bolsistas em suas atividades presenciais nas escolas, quanto pela participação destes nos ambientes virtuais.

A distância entre a escola, bolsista e coordenação que se apresentava como um dificuldade inicial podendo atrapalhar as atividades, se mostrou não ser problema tão grande para o funcionamento e organização das atividades pois o compartilhamento de experiências esta ocorrendo internamente entre os 4 grupos das diferentes escolas, assim como entre esses diferentes grupos e também com as coordenações.

As metas estão sendo alcançadas e o cronograma de atividades cumprido.

As parcerias escolas e UFT estão sendo muito bem executada e pode ainda ser mais fortalecido o que nos traz certeza de sucesso do trabalho e melhoria da qualidade

(8)

de ensino tanto dos bolsista graduandos e supervisores assim como dos alunos do Ensino Médio.

A troca de saberes esta ocorrendo em ambas as vias do processo educador e educando, o que torna embora com pouco tempo de atuação o subprojeto PIBID Física EAD/UFT de extrema relevância.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, M. B. B (2001) Educação à distancia no Brasil: diretrizes políticas,

fundamentos e práticas. Disponível em: cecemca.rc.unesp.br/cecemca/Ead/artigos/artigosBethAlmeida. RIBIE.pdf. Acesso em:

20 nov 2014.

ALVES, L; NOVA, C. Educação à Distância: Limites e Possibilidades, In:Educação à

distância: Uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura,

2003, p 5-27.

CARVALHO, A. D.; SOUSA, J. S; ANDRADE, M.M. O Pibid na formação inicial dos licenciandos de biologia da educação a distancia: construindo saberes da docência. In.

Anais do XXI Encontro de pesquisa em educação do Norte e Nordeste.

Pernambuco: EPENN, 2013.

COORDENAÇÃO de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Educação Básica. PIBID. Disponível em: <http.//www.capes.gov.br/educação-basica/capespibid>. Acesso em 23 set 2014.

GARCIA, M. C. Aprender a ensiñar para la sociedad Del conocimento. Educational

Policy Analysis. Archives, vol 10 nº 35, 2005.

MARQUES, C. da Folha on Line. A Educação à distância em instituições de Ensino

Superior. Disponível em: www1.folha.uol.br/.../educaçãoadistanciavantagensedesvantagens. Acesso: 19 de Nov

2014.

NONATO, H. P.; PINTO, E. N. (2012) Educação à distância. Vantagens e

Desvantagens. Disponível em:

(9)

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teórica e prática. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 1997.

PROJETO.SUBPROJETO/ Palmas. Física Licenciatura, modalidade EAD. Edital nº061/2013, CAPES/DEB.

REALI, A. M. M. R; TANCREDI, R. <. S. P; MIZUKAMI, M. G. N. Programa de mentoria on line para professors iniciante: Fases de um Processo. Caderno de

Pesquisas (Fundação Carlos Chagas. Impresso). v. 40, p 479-506, 2010.

UNIVERSIDADE Federal do Tocantins. Programas Institucionais. PIBID. Disponível em: <http://WWW.site.uft.edu.br/graduação/palmas/pibid.htmt>. Acesso em:07 maio 2014.

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Esta pesquisa abordou os estágios, na modalidade Educação a Distância (EAD), ministrado pelo 3º Centro de Telemática de Área (3ºCTA), com a finalidade de

Em 1929 nasce o primeiro grupo a fazer investigação em física no país — o Centro de Estudos de Física da Faculdade de Ciências de Lisboa.. A área de traba­ lho escolhida,

Prazo de entrega: O produto será entregue no prazo de até 15 (quinze) dias, conforme proposta de preço e emissão da ordem de compra (requisição), do Fundo Municipal de

Como a liberdade de iniciativa pode ser exercida pela atividade empresarial brasileira segundo a sua função social, ou seja, delimitada pelo paradigma da responsabilidade

Faz-se necessária, dessa forma, a adoção de estratégias metodológicas diversas, tais como: parcerias e diálogos constantes com os professores das disciplinas diretamente atendidas