• Nenhum resultado encontrado

Arquidiocese de São Luís do Maranhão Comissão para a Pastoral da Comunicação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Arquidiocese de São Luís do Maranhão Comissão para a Pastoral da Comunicação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Arquidiocese de São Luís do Maranhão

Comissão para a Pastoral da Comunicação

HORA SANTA PELA COMUNICAÇÃO – 24/01/2015 – 15H

“Eucaristia, ápice da comunhão e comunicação”

ACOLHIDA

DIRIGENTE: Irmãos e irmãs, neste momento nos reunimos para rezar em unidade com toda a nossa Arquidiocese de São Luís do Maranhão pela Comunicação. É bom estarmos todos juntos, diante do Santíssimo Sacramento neste dia em que celebramos a festa de São Francisco Sales, padroeiro dos jornalistas e o nosso Papa Francisco lança a carta para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que esse ano celebramos no dia 17 de maio.

Neste instante outros grupos de comunicação de nossa arquidiocese também realizam essa Hora Santa em suas paróquias, novas comunidades e nas sedes de movimentos da Igreja. Estamos unidos pela mesma intenção de viver uma autêntica comunicação que alcance e evangelize as pessoas.

Iniciemos este momento de oração, contemplação, meditação e adoração. Deixemos que todo o nosso ser se coloque diante d’Aquele que tanto nos amou. Que nossa voz expresse nosso amor pelo Senhor Jesus.

CANTO DE EXPOSIÇÃO

Vem, Senhor Jesus o coração já bate forte ao te ver a tua graça hoje quero receber sem a benção do Senhor não sei viver. Vem Senhor Jesus olhar o povo ao teu redor me faz lembrar a multidão lá no caminho a te esperar. Vem, ó Santo de Israel passar também neste lugar.

É o Rei! À nossa frente está é feliz quem o adorar. É Jesus, o nosso mestre, e Rei bem aqui, tão perto se deixa encontrar diante do Rei dos reis todo joelho se dobrará.

SAUDAÇÃO PADRE: Graças e louvores se dêem a cada momento.

TODOS: Ao Santíssimo e diviníssimo sacramento.

PADRE: Jesus amado, Jesus bendito, Jesus adorado, aqui estamos em oração. Temos tanto a agradecer. Temos tanto a pedir.

TODOS: É o Rei! À nossa frente está é feliz quem o adorar. É Jesus, o nosso mestre, e Rei bem aqui, tão perto se deixa encontrar diante do Rei dos reis todo joelho se dobrará.

ADORAÇÃO EM SILÊNCIO (5 MINUTOS)

CANTO DE MEDITAÇÃO

Diante de tua presença me encontro Senhor, Deus infinito. O teu olhar me acompanha e sabes quem sou. Ao enxergar tua grandeza e minha pequenez eu reconheço que minha história é nada sem o teu amor. Por isso venho te buscar porque eu preciso meu Deus, em teus braços estar. Morar em teu coração e entregar-me a ti, inteiramente.

(2)

Me abandonarei em ti, Senhor. Em ti repousarei a tua ternura me acolhe um refúgio seguro encontrei o meu coração venho a ti render. Toma meu ser, meu querer. Recebe, Senhor, minha vida como prova viva de amor em teu altar, Senhor.

REFLEXÃO DEUS CRIADOR DA COMUNICAÇÃO

DIRIGENTE: Criados à imagem e semelhança de Deus, nos comunicamos não por uma exigência, mas por um dom natural; não por uma ordem, mas por uma vocação. No ato da criação, Deus nos constituiu COMUNICADORES, dotando-nos de imaginação, talento, inteligência e criatividade artística. Portanto, comunicação é dom de Deus, é relação que se estabelece entre o Criador e suas criaturas. Somos chamados a participar da comunicação criativa de Deus. Reconhecendo que foi o Criador que nos chamou á missão de evangelizar pelos meios de comunicação cantemos:

CANTO DE MEDITAÇÃO

1. Me chamaste para caminhar na vida contigo. Decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás. Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma é difícil agora viver sem lembrar-me de ti.

Te amarei, Senhor, te amarei, Senhor. Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de ti.

2. Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem resposta. Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de ti. Mas tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido é difícil agora viver sem lembrar-me de ti.

3. Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário. Pois conheces a minha fraqueza e o meu coração. Vem, ensina-me a viver a vida na tua presença no amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.

ADORAÇÃO EM SILÊNCIO (5 MINUTOS)

REFLEXÃO JESUS CRISTO O PERFEITO COMUNICADOR

DIRIGENTE: A comunicação na Igreja e da Igreja remete ao Deus uno e trino. O verbo encarnado, em sua comunicação, manifesta a grandeza, a profundidade e a beleza do amor de Deus à humanidade. Cristo revela-se como auto comunicação do amor de Deus pelos seres humanos. Jesus é a comunicação por excelência de Deus com todo ser humano. Jesus Cristo cria uma linguagem simples e direta para comunicar o Reino de Deus falando por meio de parábolas. Ele aproxima-se da mulher, da criança, do órfão, do pobre, do sofredor, do centurião, com uma atitude acolhedora e aberta. Jesus é a plenitude da comunicação de Deus à humanidade.

CANTO DE MEDITAÇÃO

1. Um dia uma criança me parou. Olhou-me nos meus olhos a sorrir. Caneta e papel na sua mão. Tarefa escolar para cumprir e perguntou no meio de um sorriso o que é preciso para ser feliz?

Amar como Jesus amou. Sonhar como Jesus sonhou. Pensar como Jesus pensou. Viver como Jesus viveu. Sentir o que Jesus sentia. Sorrir como Jesus sorria e ao chegar ao fim do dia eu sei que dormiria muito mais feliz. Sentir o que Jesus sentia. Sorrir como Jesus sorria e ao chegar ao fim do dia eu sei que dormiria muito mais feliz.

(3)

2. Ouvindo atentamente, ela me olhou e disse que era lindo o que eu falei. Pediu que eu repetisse, por favor, que não dissesse tudo de uma vez e perguntou no meio de um sorriso o que é preciso para ser feliz?

3. Depois que eu acabei de repetir seus olhos não saíram do papel. Toquei na sua cara e a sorrir pedi que ao transmitir fosse fiel e ela deu-me um beijo demorado e ao meu lado foi cantando assim.

ADORAÇÃO EM SILÊNCIO (5 MINUTOS)

REFLEXÃO A COMUNICAÇÃO DOM DO ESPIRITO SANTO

DIRIGENTE: O Espirito é responsável pela revelação de Deus e, ao mesmo tempo, pelo seu conhecimento e aceitação. Sem o Espirito Santo a comunicação torna-se uma confusão como em Babel. É Ele que realiza a unidade em meio à diversidade das línguas. A diversidade não é mais um obstáculo para a comunicação, porque do Espirito advém à unificação das línguas em uma só linguagem, a do amor.

CANTO DE MEDITAÇÃO

Espírito enche a minha vida. Enche-me do teu poder, pois de ti eu quero ser. Espírito enche o meu ser. As minhas mãos eu quero levantar e em louvor te adorar meu coração eu quero derramar diante do teu altar.

ADORAÇÃO EM SILÊNCIO (5 MINUTOS)

LEITURA DA PALAVRA (1 Cor 1,10-13.3,3-4)

LEITOR: Leitura da primeira carta de São Paulo aos coríntios - 1,10. Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que guardeis a concórdia uns com os outros e que não haja entre vós divisões. Vivei em unidade, no mesmo sentir e no mesmo pensar. 11.Pois acerca de vós, irmãos meus, fui informado pelos que são da casa de Cloé, que há contendas entre vós. 12.Refiro-me ao fato de que entre vós se está dizendo: Eu sou discípulo de Paulo; eu, de Apolo; eu, de Cefas; eu, de Cristo. 13.Então estaria Cristo dividido? É Paulo quem foi crucificado por vós? É em nome de Paulo que fostes batizados? 3,3 Com efeito, se, entre vós existem divisões e contendas, não será porque sois carnais e procedeis de um modo totalmente humano? 4.Quando, entre vós, um diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é isto modo de pensar meramente humano?

ADORAÇÃO EM SILÊNCIO (5 MINUTOS)

CANTO DE MEDITAÇÃO

1. Todo joelho se dobrará e toda língua proclamará que Jesus Cristo é o Senhor.

Nada poderá me abalar. Nada poderá me derrotar. Pois minha força e vitória tem um nome É Jesus.

2. Quero viver tua palavra quero ser cheio do teu espírito, mas só te peço, livra-me do mal.

INTENÇÕES

DIRIGENTE: Senhor nós queremos agradecer hoje em especial pela Comunicação em nossa Arquidiocese. Pelo tempo forte de renovação que vivemos em 2014 e pela unidade que queremos conservar em 2015. Queremos renovar nossa disponibilidade para vos servir na evangelização pelos meios de comunicação, buscando estar prontos

(4)

para dar as razões de nossa esperança a quem nos interpelar. Elevamos a Ti nossas intenções. Sede bondoso e nos ouça Senhor.

TODOS - Ó Senhor, ó Senhor nessa tarde, escutai nossa prece.

LEITOR: Rezemos pela Imprensa, pão para a inteligência e luz para a alma. Nós suplicamos vosso auxilio, Senhor Jesus, para que nossa Imprensa católica e secular que seja autêntica e não se deixe corromper pelo dinheiro e pelo poder. Em especial pelo Jornal do Maranhão para que continue a ser uma publicação fiel à realidade e as necessidades do povo de nossa arquidiocese. Cantemos.

LEITOR: Pelo Rádio, que caminha nas asas do vento, e leva a palavra por sobre os telhados.

Suplicamos vossa presença na vida e nas atividades dos nossos radialistas, que dispõem de suas vozes para anunciar, e que sejam sempre anúncios de verdade, que eles não sejam corrompidos pelo medo, mas, mantenham-se firmes em sua missão. Pedimos em especial pela Rádio Educadora para que continue sólida e firme na evangelização. Cantemos.

LEITOR: Pela Televisão, cátedra que se coloca no espaço de nossas casas.

Pedimos que ela jamais seja mestra que deforme a consciência ou dê lições de ódio e imoralidade e sim promova a vida e igualdade. Que as nossas TV’s Nazaré e Rede Vida consigam todo o recurso necessário para bem desempenhar a sua missão de evangelizar. Cantemos.

LEITOR: Pela Internet, que encurta as distâncias e aproxima as pessoas.

Suplicamos Senhor que a vossa presença habite o coração de todos que utilizam a internet, para que a usem de forma consciente e para o bem. Que os nossos portais, blogs, perfis nas redes sociais digitais sejam sempre um bálsamo de verdade, esperança e fé. Cantemos.

LEITOR: Pelas pastorais, ministérios, secretarias, grupos e setores de Comunicação, anunciadores do Caminho da Verdade e da Vida.

Ajudai-nos Senhor para que todas as iniciativas de comunicação sejam guia de bons caminhos e ajudem a edificar o mundo com a verdade e o amor, levando vossa Palavra a todos. Cantemos.

ADORAÇÃO EM SILÊNCIO (5 MINUTOS)

CANTO DE MEDITAÇÃO

É Teu esse momento de adoração. Não tenho nem palavras para me expressar. No brilho dessa luz que vem do teu olhar, encontro meu abrigo meu lugar. E quando estamos juntos entre nós está passando em nosso meio a nos abençoar e tocas com ternura com a tua mão, a cada um que abre o coração.

Minhas mãos se elevam, minha voz te louva, o meu ser alegra quando estou em tua presença, Senhor.

RITO DA BENÇÃO DO SANTÍSSIMO

Tão sublime sacramento adoremos neste altar. Pois o Antigo Testamento deu ao novo o seu lugar. Venha a fé, por suplemento os sentidos completar.

Ao Eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador: ao Espírito exaltemos, na Trindade eterno amor; Ao Deus Uno e trino demos a alegria do louvor. Amém.

PADRE: Do céu lhes destes o Pão. (aleluia) TODOS: Que contém todo sabor. (aleluia)

(5)

PADRE:Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

TODOS: Amém.

BENÇÃO DO SANTÍSSIMO

BENÇÃO DO SANTISSIMO SACRAMENTO PADRE: Bendito seja Deus.

Bendito seja o seu Santo Nome.

Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Bendito seja o nome de Jesus.

Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração. Bendito seja o seu preciosíssimo sangue.

Bendito seja Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do altar. Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.

Bendita seja a grande Mãe de Deus Maria Santíssima. Bendita seja a sua Santa Imaculada Conceição. Bendita seja a sua gloriosa Assunção.

Bendita seja o nome de Maria Virgem e Mãe. Bendito seja São José, seu castíssimo esposo.

Bendito seja Deus nos seus Anjos e nos seus Santos.

PADRE: Deus e Senhor nosso protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos, sobre o nosso santo padre, o Papa Francisco, sobre o nosso arcebispo Dom José Belisário, e sobre o nosso Pároco, sobre todo clero sobre o chefe da Nação e do Estado, e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça.

PADRE: Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei, com os efeitos contínuos de vossa bondade, o Brasil, este arcebispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular, e a todas as pessoas por quem somos obrigados a orar ou que se reco-mendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o des-canso e a luz Eterna.

TODOS: Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai.

CANTO DE ADORAÇÃO PARA O RECOLHIMENTO DO SANTÍSSIMO 1. Glória a Jesus na Hóstia Santa, que se consagra sobre o altar, e aos nossos olhos se levanta para o Brasil abençoar.

Que o Santo Sacramento, que é o próprio Cristo Jesus, seja adorado e seja amado nesta terra de Santa Cruz.

2. Glória a Jesus, prisioneiro do nosso amor, a esperar. Lá no Sacrário, o dia inteiro, que o vamos todos procurar.

3. Glória a Jesus, Deus escondido, que vindo a nós na comunhão, purificado, enriquecido, deixa-nos sempre o coração.

(6)

PALAVRA DO NOSSO BISPO

“Queridos comunicadores/as, reafirmo que o trabalho que vocês desenvolvem é de extrema importância. Afinal, a Palavra de Deus é comunicação”.

Dom José Belisário, Arcebispo de São Luís.

AVISOS JANEIRO

9/01 a 05/02 – Concurso do Hino e da logo marca da Solenidade de Corpus Christi da Arquidiocese 2015

Local: Cúria Metropolitana

25/01 – 17H – Missa de Envio da Pascom Perpétuo Socorro Local: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (COHAB)

FEVEREIRO

07/02 – 9H30 – Reunião de Lideranças de Comunicação da Arquidiocese Local: Paróquia Nossa Senhora da Vitória - Igreja da Sé (Centro)

9 a 11/02 - 19H – III Mutirão de Comunicação Local: Santuário da Conceição (Monte Castelo)

Referências

Documentos relacionados

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito de doses de extrato hidroalcoólico de mudas de tomate cultivar Perinha, Lycopersicon esculentum M., sobre

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de