• Nenhum resultado encontrado

3ª Semana Municipal do Turismo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3ª Semana Municipal do Turismo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

3ª Semana Municipal do Turismo

O município de Caxias do Sul por meio da Secretaria do Turismo realizará nos dias 24 a 28 de setembro , a 3ª Semana Municipal do Turismo que tem como tema “Patrimônio Histórico/Cultural e Turismo”.

A aproximação entre Patrimônio Cultural e Turismo vem se intensificando no Brasil nas últimas décadas, constituindo-se como objeto de reflexão acadêmica e de políticas públicas. O Patrimônio, em suas dimensões materiais e imateriais, extrapola seus significados para as memórias e as identidades locais, transformando-se também em atrativo para visitantes interessados na descoberta das singularidades culturais dos lugares.

Para o secretário José Reovaldo Oltramari: “A 3ª Semana do Turismo que tem como intuito destacar os atrativos turísticos e Roteiros Turísticos do município de Caxias do Sul para comunidade caxiense, público especializado de operadores e agentes de viagem, oportunizando a troca de experiências e o desenvolvimento integrado do setor “.

3ª SEMANA MUNICIPAL DO TURISMO

Patrimônio Cultural como forma de Desenvolvimento Turístico 24 a 28 de setembro 2012

PROGRAMAÇÃO

A aproximação entre Patrimônio Cultural e Turismo vem se intensificando no Brasil nas últimas décadas, constituindo-se como objeto de reflexão acadêmica e de políticas públicas. O Patrimônio, em suas dimensões materiais e imateriais, extrapola seus significados para as memórias e as identidades locais, transformando-se também em atrativo para visitantes interessados na descoberta das singularidades culturais dos lugares.

Dia 24 segunda-feira

Reunião Almoço CIC – Neliswa Nkani – Cidade do Cabo – Africa do Sul Promotora de eventos, captadora de recursos da Copa do Mundo da FIFA 2010. • Reunião do Grupo da COPA 2014

Local: Sala da Presidência da CIC Horário: 15h às 17h

(2)

Dia 25 terça-feira

Local: Anfiteatro da Câmara Horário: 18h credenciamento

Inscrições: stur@caxias.rs.gov.br ou no local

VII Fórum Municipal do Turismo – Patrimônio Cultural como Forma de Desenvolvimento Turístico

Palestra Magistral : Baques Vladimir Carvalho Sanna - Diretor Geral do Instituto Estrada Real, Coordenador do Projeto BID - Turismo de Negócios em Belo Horizonte, Membro do Conselho Estadual de Turismo, do Conselho Municipal de Turismo de Belo Horizonte, do conselho do Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes e do Instituto Rota Imperial, no Espírito Santo.

Sobre a Estrada Real: antigo caminho, aberto há mais de 300 anos pela Coroa Portuguesa, em um destino turístico reconhecido no Brasil e no exterior. Hoje, a ER passa por 199 municípios – 169 em Minas Gerais, 22 em São Paulo e nove no Rio de Janeiro – e tem 1,6 mil quilômetros de extensão e mais de 80 mil quilômetros quadrados de área de influência. Com o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo, o Instituto Estrada Real (IER) busca o desenvolvimento sustentável dos municípios da Estrada Real. A demanda gerada pelos milhões de visitantes do destino é capaz de movimentar mais de 50 setores da indústria, criando oportunidades de lucrativos negócios, de mais empregos e renda, contribuindo de forma efetiva para a redução das desigualdades sociais do país.

Case 1: A Rua mais linda do Mundo, um Patrimônio Ambiental de Porto Alegre - Flávio Barcelos Oliveira - Biólogo, exerce suas funções na Prefeitura Municipal de Porto Alegre desde 1975, membro da equipe que elaborou e implementou o Plano Diretor de Arborização de Vias Públicas para Porto Alegre, publicado no ano de 2000. Sócio fundador e foi Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) no período de 2001 a 2003. Organizou e ministrou diversos cursos de capacitação de mão-de-obra para serviços em Arborização Urbana em conjunto com a SBAU, o município de Porto Alegre e a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica). Organizador de Encontros e congressos sobre Arborização Urbana, promovidos pela SBAU e pela ISA (International Society of Arboriculture).

Mediador: Luiz Ernesto Brambatti – Graduado em Filosofia , Especialização em Comunicação Social , Especialização em Metodologia do Ensino Superior , Mestrado em Educação pela Universidade e Doutorado em Sociologia do Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Estágio na Università degli Studi di Trento- ITÁLIA. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, onde é o

(3)

Coordenador do Curso de Gestão em Turismo da UFPR Litoral.

Dia 26 quarta-feira

Premiação do II Clic FotográficoTurístico Local: Anfiteatro da Câmara

Horário: 18h

2 º Colóquio de Assessores de Comunicação no Turismo Local: Anfiteatro da Câmara

Horário: 14h

Palestra Magistral :Redes Sociais e o Turismo - Franz Figueroa - Mestre em Computação Gráfica, Analista de Sistemas, Coordenador do curso superior de Tecnologia em Produção Multimidia da Faculdade Senac Porto Alegre, professor de Criatividade, Animação, Marketing Digital, e User Experience. Consultor de Usabilidade e Visual Thinking.

Case 1. Assessoria de Imprensa em Grande Eventos – Festa da Uva 2012- Adriana Silva - Formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) com especialização em Jornalismo;Curso de Especialização em Jornalismo Aplicado pela RBS; Mestrado em MBA Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) Criadora da coluna de Economia Caixa-Forte, primeira da área de economia do Jornal Pioneiro;Criadora da Revista Afrodite , e da Revista Sala de Arquitetos .

Case 2: Assessoria de Imprensa em Grande Eventos – Oktoberfest - Santa Cruz do Sul - Ana Cristina dos Santos -MBA em Responsabilidade Social e Gestão Ambiental, Jornalista, e Sandro Viana Jornalista, sócios da FOUR Comunicação. A primeira empresa especializada em Assessoria de Imprensa do Vale do Rio Pardo , entre seus clientes estão eventos como Oktoberfest e Feirasul (14 edições), Expocande e Open Extreme Brasil.

Mediadora: Profª Me. Alexandra Marcela Zottis - Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (2003). Possui graduação em Relações Públicas (1991), Jornalismo (1999), e em Direito (1994). Atualmente, é professora e coordenadora do Curso de Turismo da FEEVALE, onde também atua como docente no curso de Gastronomia.

(4)

III Encontro de Turismólogos do RS Local: Anfiteatro da Câmara

Horário:19h10min

Palestra Magistral : Turismo e Patrimônio Histórico/Cultural - Jamile Cezar Moraes – Especialista em Assessoria Linguística e Revisão de Texto pela UniRitter (2008). Possui graduação em Turismo pela Universidade Feevale (2012) e Letras pela UFRGS (2006). Trabalhou na Setur-RS no Departamento de Desenvolvimento do Turismo e realizou pesquisa sobre o Turismo e o Patrimônio Cultural da Igreja São Pelegrino (Caxias do Sul), sobretudo as obras de Aldo Locatelli, dos pontos de vista dos turistas e dos residentes.

.

Case 1 – Como se faz um patrimônio? Pedro de Alcantara Bitencourt Cesar - Professor da Universidade de Caxias do Sul nos cursos de graduação de Turismo, Hotelaria e Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto Urbanista, especialista em Marketing Turístico, Mestre em Turismo e Doutor em Geografia. Atua na área de planejamento urbano, planejamento turístico e patrimônio.

Case 2 – A regulamentação da Profissão, o que mudou? Carlos Augusto Silveira Alves - Mestre em Ciências Sociais, Bacharel em Turismo – Jornalista - Administrador de Empresas, Presidente da ABBTUR-RS - Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo em Porto Alegre, Presidente da FBAJ - Federação Brasileira dos Albergues da Juventude, Conselheiro Nacional de Turismo - Ministério do Turismo.

Mediador: Saulo Bastos Velasco - Especialista em Metodologia do Ensino em Sociologia e Filosofia, Licencidado em História, Professor do Curso de Turismo na Faculdade Anglo-Americano de Caxias do Sul

Dia 27 quinta-feira – Dia Mundial do TurismoPremiação Destaque Turismo Caxias do Sul Local : Inter City Premium

Horário:20h

Dia 28 – sexta-feira

Turismo, Hotelaria e Entretenimento – Como capitalizar o turismo: Experiências e legado

(5)

Palestra Magistral : Neliswa Nkani – Cidade do Cabo – África do Sul -Promotora de eventos, captadora de recursos da Copa do Mundo da FIFA 2010.

Local: Anfiteatro da Câmara Horário: 14 h

Patrimônio Imaterial Local: Galeteria Alvorada Horário: 19h

Palestra Magistral : Beatriz Muniz Freire- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)- Historiadora, técnica do IPHAN, atua na implantação do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial no RS.

Case: A invenção da galeteria – Rosana Peccini - Mestre em Turismo,MBA em Recursos Humanos, Licenciatura Plena em História, Atua como professora de História e na implantação e desenvolvimento do setor de Patrimônio Imaterial do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

Mediadora: Tânia Tonet - Diretora da Três Tempos, consultora e pesquisadora de Antropologia Empresarial; MBA em Gerenciamento de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas;Museóloga ; Pós Graduada em Folclore; Pós Graduada em História da América Latina; Licenciatura Plena em Filosofia.

Jantar de Encerramento

Local: Galeteria Alvorada (por adesão) Horário:20h30min

Informações: 54 32221875 ou através do e-mail stur@caxias.rs.gov.br Assessoria de Imprensa - SEMTUR

Referências

Documentos relacionados

aulas a serem ministradas, possibilitando a construção do senso crítico do aluno diante do estudo, buscando sempre uma relação com a temática proposta e o cotidiano

All rights reserved..

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Houve diferença significativa entre a presença de dismorfismo - estabelecido por diferentes níveis percentuais de hemácias dis- mórficas - e o diagnóstico

Descrição Convert Data Register 0 Convert Data Register 1 Convert Data Register 2 Convert Data Register 3 Channel Disable Register Channel Enable Register Channel Status

A pesquisa teve como objetivo contribuir no resgate e construção do conhecimento agroecológico junto ao Grupo “Mulheres Guerreiras” utilizando-se da realização de oficinas

Como a altura total da câmara de descarga é de 30 cm, figura 4.2, podemos garantir que a maioria dos átomos ejetados, a partir do alvo, chegam até ao substrato

No caso da colheita totalmente mecanizada, as plantas são ceifadas e enleiradas mecanicamente por um ceifador acoplado a um trator e, do mesmo modo do sistema anterior, ficam de 7 a