• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO E CONTAS 2010 Associação INTEGRALAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO E CONTAS 2010 Associação INTEGRALAR"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO E CONTAS 2010

(2)

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES E CONTAS - 2010

Índice:

1) Mensagem do Presidente ...3

2) Órgãos Sociais ...5

3) Acções Desenvolvidas ...6

4) Demonstração de Resultados ...8

5) Nota Final ...9

(3)

PORTUGAL FOODS - PÓLO DE COMPETITIVIDADE E TECNOLOGIA AGRO-ALIMENTAR TECMAIA – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia

Rua Eng.º Frederico Ulrich, 2650 | 4470-605 Moreira da Maia | Portugal T: (+351) 229 408 294 | F: (+351) 229 408 201 | geral@portugalfoods.org www.portugalfoods.org

Página 3 de 10

1) Mensagem do Presidente

Caros Associados,

O ano de 2010 foi particularmente activo e produtivo, no que concerne à articulação com as tutelas, nomeadamente com o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Regional e das Pescas (MADRP) e Ministério da Economia, Inovação e Desenvolvimento (MEID) bem como no que respeita às actividades da PORTUGALFOODS, nas duas ver-tentes de inovação e internacionalização.

Relativamente à articulação com as tutelas, foi apresentado a 26 de Outubro no Gabinete de Planeamento e Políticas do MADRP um plano estratégico da PORTUGALFOODS a 5 anos, onde foi proposto uma maior articulação entre os instrumentos de apoio como o PRODER, PROMAR e QREN, assim como o alinhamento à AICEP. O objectivo é que o sector agro-alimentar consiga uma articulação concertada de instrumentos de incentivo disponíveis para as empre-sas bem como um alinhamento no que respeita à identificação de prioridades em termos de I&D e Inovação.

Quanto à vertente de Inovação, iniciou-se um novo ciclo de captação de projectos junto das Entidades do Sistema Cientifico Nacional (ESCN), projectos esses passíveis de serem explorados junto das empresas, sob o ponto de vista de um produto ou serviço. Simultaneamente, foi feito um esforço de aproximação da oferta à procura, isto é, entre as ESCN e as empresas, respectivamente. Com isto, as empresas foram estimuladas a interagir mais com as ESCN, face ao seu potencial tecnológico, resultando em várias reuniões de trabalho para avaliação dos vários formatos de co-laboração conjunta. Com isto a PORTUGALFOODS pretendeu actuar como um identificador de oportunidades para a indústria, pela via do seu Observatório, posicionando-se como facilitador no estabelecimento de parcerias para aproximação do conhecimento à aplicação industrial.

No que respeita à vertente de Internacionalização, a PORTUGALFOODS teve um projecto conjunto aprovado, no âmbito do SI QPME –Iinternacionalização e que pretende levar as empresas do agro-alimentar, sob a marca umbrella PORTUGALFOODS, e diferentes formatos (feiras, missões e acções promocionais) a vários mercados considerados estratégicos, estimulando assim a internacionalização do sector e das suas empresas. Porque o Pólo de Competi-tividade entende que a utilização da marca PORTUGALFOODS requer a avaliação da capacidade e do empenho da

(4)

empresa para internacionalizar a sua actividade, foi dado início à elaboração do “Internationalization Capabilities Scoring” sendo que o objectivo principal desta ferramenta é diagnosticar o potencial de internacionalização das empresas da fileira agro-alimentar e apoiá-las na sua capacitação, para reforço das suas competências para a inter-nacionalização, com o apoio da PORTUGALFOODS.

Assim, A PORTUGALFOODS continuará a trabalhar na promoção do sector agro-alimentar, sob uma marca cuidada, através de uma presença única e colectiva de excelência que salvaguardem a notoriedade e reforço da imagem de Portugal como País “Produtor de Excelência”, seja ao nível das empresas e seus produtos seja ao nível do conheci-mento.

Em 2011 continuaremos a focalizar na captação de mais Associados, no estímulo à inovação, promovendo a partici-pação das empresas portuguesas em projectos Nacionais e Europeus, assim como no reforço de acções que levem ao reconhecimento da PORTUGALFOODS por parte das tutelas, como a estrutura de suporte ao agro-alimentar português.

Com os melhores cumprimentos,

João Miranda

(5)

PORTUGAL FOODS - PÓLO DE COMPETITIVIDADE E TECNOLOGIA AGRO-ALIMENTAR TECMAIA – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia

Rua Eng.º Frederico Ulrich, 2650 | 4470-605 Moreira da Maia | Portugal T: (+351) 229 408 294 | F: (+351) 229 408 201 | geral@portugalfoods.org www.portugalfoods.org Página 5 de 10

2) Órgãos Sociais

ASSEMBLEIA-GERAL: • Presidente: RAR – Sociedade de Controle (Holding) SA • Vice-Presidente: Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro • Secretário: ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, S.A. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO • Presidente: FRULACT – Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.G.P.S. • Vice-Presidente: DEROVO – Derivados de Ovos SA • Vice-Presidente: Universidade Católica Portuguesa • Vogal: Pascoal & Filhos, SA • Vogal: Vieira de Castro – Produtos Alimentares, SA • Vogal: Instituto Politécnico de Viana do Castelo CONSELHO FISCAL • Presidente: Castro, Pinto & Costa, Lda. • Vogal: Universidade do Porto • Vogal: ROC

(6)

3) Acções Desenvolvidas

Durante o ano de 2010 as acções da PORTUGALFOODS centraram-se essencialmente em duas vertentes, a da pro-moção da Inovação e da Internacionalização.

A componente da Inovação está particularmente orientada na disponibilização de informação adequada ao sector agro-alimentar, seja na vertente de tendências de mercado como do conhecimento, com o objectivo de estimular a inovação das empresas. Assim, a PORTUGALFOODS, junto dos seus Associados (empresas e Entidades do Sistema Científico Nacional) promoveu um conjunto de acções de networking, com o intuito de fomentar a candidatura de projectos conjuntos alinhados às prioridades para o sector agro-alimentar, em termos Inovação e I&D, elencadas pela PORTUGALFOODS. Ainda nesta vertente, a PORTUGALFOODS disponibilizou aos seus Associados um conjunto de informação de business intelligence, proveniente do Observatório e que visou o estímulo à inovação, pela apresenta-ção das tendências ao nível da oferta e da procura de produtos alimentares lançados em 70 países diferentes.

No que respeita à vertente da Internacionalização a PORTUGALFOODS teve aprovada uma candidatura de um pro-jecto conjunto de internacionalização e que contempla um conjunto de iniciativas que irão decorrer durante o ano 2011, em diversos mercados.

Relativamente às acções que decorreram durante o ano 2010 deve-se destacar:

• Articulação com entidades representativas do sector agro-alimentar no que respeita ao alinhamento das estratégias subsectoriais para a internacionalização e na criação de uma estratégia única para o sector agro-alimentar.

• Articulação directa com o Gabinete de Políticas e Planeamento do Ministério da Agricultura do Desenvolvi-mento Regional e das Pescas no que respeita à criação de uma Estratégia única de internacionalização para o sector agro-alimentar.

• Apresentação da Estratégia de internacionalização da PORTUGALFOODS à Secretaria de Estado da Energia e Inovação do Ministério da Economia e da Inovação.

• Articulação com o Gabinete de Promoção do 7º Programa Quadro da Comissão Europeia para a promoção de uma maior presença portuguesa em projectos Europeus.

(7)

PORTUGAL FOODS - PÓLO DE COMPETITIVIDADE E TECNOLOGIA AGRO-ALIMENTAR TECMAIA – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia

Rua Eng.º Frederico Ulrich, 2650 | 4470-605 Moreira da Maia | Portugal T: (+351) 229 408 294 | F: (+351) 229 408 201 | geral@portugalfoods.org www.portugalfoods.org

Página 7 de 10

• Participação no Encontro de Alto Nível França – Portugal, a convite do Primeiro-ministro Português, e assinatura de um memorando de entendimento com 3 Pólos de Competitividade Franceses (F2C

INNOVA-TION).

• Aproximação aos Clusters Alimentares Espanhóis, para a promoção de projectos entre empresas e enti-dades do sistema científico de ambos os países.

• Articulação com outras Estratégias de Eficiência Colectiva, através da dinamização de acções de networking. • Participação em vários Seminários, Conferências e Workshops para divulgação da PORTUGALFOODS, suas

actividades e seus Associados.

• Envio aos Associados de mais de 250 relatórios provenientes do Observatório da PORTUGALFOODS, en-globando temas de interesse mais geral dentro do sector Agro-alimentar, bem como focados aos interesses específicos dos associados, por aproximação às suas áreas de actividade e imergentes.

(8)
(9)

PORTUGAL FOODS - PÓLO DE COMPETITIVIDADE E TECNOLOGIA AGRO-ALIMENTAR TECMAIA – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia

Rua Eng.º Frederico Ulrich, 2650 | 4470-605 Moreira da Maia | Portugal T: (+351) 229 408 294 | F: (+351) 229 408 201 | geral@portugalfoods.org www.portugalfoods.org

5) Nota Final

Em cumprimento das disposições legais e estatutárias, o Conselho de Administração submete à apreciação dos As-sociados o Relatório de Actividades, o Balanço e Contas referentes ao exercício de 2010, na firme convicção de que, tanto quanto é do seu conhecimento, a informação nele contida foi elaborada em conformidade com as normas con-tabilísticas aplicáveis, dando uma imagem verdadeira e apropriada do activo e do passivo da Associação Integralar, da situação financeira e dos seus resultados.

Moreira da Maia, 30 de Junho de 2011.

O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

João Miranda João Vieira Amândio Santos Tim Hogg

Ana Raquel Vieira de Castro Manuela Vaz Velho

(10)

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Por meio de 51 exames de tomografia computadorizada helicoidal, foram observados cortes axiais em duas alturas, junto à órbita e junto à concha nasal inferior, identificando o

Notamos, portanto, que desde cedo Eça de Queirós já desenvolvia suas aptidões jornalísticas (apenas com 21 anos, no Distrito de Évora). Em maio de 1870 iniciou a

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem

Para tal, iremos: a Mapear e descrever as identidades de gênero que emergem entre os estudantes da graduação de Letras Língua Portuguesa, campus I; b Selecionar, entre esses

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se