• Nenhum resultado encontrado

Parágrafo Primeiro: As etapas serão feitas conforme CRONOGRAMA GERAL, disposto no ANEXO I deste Edital.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Parágrafo Primeiro: As etapas serão feitas conforme CRONOGRAMA GERAL, disposto no ANEXO I deste Edital."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 046 /2020 - PROCESSO DE SELEÇÃO VISANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA PARA ATUAÇÃO COMO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E PSICÓLOGO EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO PARA ADOLESCENTES JUNTO AO INSTITUTO JURÍDICO PARA EFETIVAÇÃO DA CIDADANIA E SAÚDE – AVANTE SOCIAL, NA CIDADE DE PASSOS-MG

Art.1º. No período de 08 de setembro de 2020 a 16 de setembro de 2020 até às 23h59min estarão abertas as inscrições para formação de cadastro reserva de colaboradores para atuação no Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania e Saúde – Avante Social.

Parágrafo Primeiro: As etapas serão feitas conforme CRONOGRAMA GERAL, disposto no ANEXO I deste Edital.

Parágrafo Segundo: Será feita a formação de um quadro reserva para atendimento de eventual turnover (rotatividade) de trabalho.

Art.2º. As informações atinentes a todos os atos deste Edital estarão disponíveis no site https://www.avantesocial.org.br

Parágrafo Único: Sobre o processo seletivo não serão prestadas informações por telefone, presencialmente, através de redes sociais e nem diretamente através de seus colaboradores. Todas as informações pertinentes a este processo seletivo estão descritas neste edital.

DAS VAGAS E DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Art.3º. As vagas que estão sendo abertas serão para trabalho na cidade de Passos – MG.

Art.4º. A descrição dos cargos, jornada, requisitos para a inscrição e remuneração estão detalhados no ANEXO II, deste Edital.

Parágrafo Primeiro: O candidato deverá indicar a qual vaga pretende se candidatar, não sendo permitida a inscrição em dois cargos distintos para um mesmo edital, sob pena de eliminação.

Parágrafo Segundo: Em caso de aprovação e convocação o candidato deverá possuir disponibilidade imediata para assumir efetivamente o exercício da função.

Parágrafo Terceiro: O candidato que for aprovado na última etapa e não tiver disponibilidade para dar início às atividades, quando convocado, será eliminado, sendo convocado o candidato que ficar em segundo lugar, e assim sucessivamente.

Parágrafo Quarto: A convocação para a admissão será feita pelo e-mail e/ou telefone informados no momento da inscrição.

Parágrafo Quinto: No exercício das atividades, os candidatos deverão ser capazes de demonstrar os seguintes conhecimentos e habilidades:

a)

Capacidade de trabalho em situações de estresse;

b)

Capacidade de trabalhar em equipe;

c)

Capacidade de executar ações voltadas para preservação da integridade física e psicológica de Crianças e adolescentes;

d)

Capacidade de executar ações pedagógicas e educativas em grupos, especialmente nos eixos da cultura, esporte, lazer, escolarização, profissionalização e saúde;

(2)

Av. Raja Gabaglia,Nº.4.943 – Cidade Jardim, Cep: 30.360-663 Belo Horizonte - Minas Gerais

e)

Habilidade de negociação e em mediação de conflitos;

f)

Comportamento ético nas relações sociais e de trabalho, sobretudo com respeito às diferenças

Parágrafo Sexto: Para os cargos de Técnico de Enfermagem e Psicólogo os candidatos deverão ter disponibilidade para a carga horária exigida, com flexibilidade de horários e de atuação em locais de diferentes de trabalho, aptidão, interesse e disponibilidade para exercer trabalho de natureza preventiva e pedagógica com adolescentes em cumprimento de medida protetiva de Acolhimento Institucional, possuir idoneidade moral e conduta ilibada.

OBS: Para as vagas explicitadas recebemos currículos de PCD.

DOS IMPEDIMENTOS

Art.5º. É vedada a participação neste processo seletivo e a contratação de candidato que seja servidor ou colaborador público, inclusive aquele que exerça cargo em comissão ou função de confiança, de órgão ou entidade da Administração de Empresa pública celebrante, ou seu cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau, ressalvadas as hipóteses previstas em lei específica e na lei de diretrizes orçamentárias.

Parágrafo Único: É vedada a participação de candidato e a contratação de pessoa que receba benefício previdenciário (aposentadoria por invalidez, auxílio–doença, etc.), salvo pensão por morte ou aposentadoria por tempo de serviço/idade.

DOS PRAZOS E INSCRIÇÕES

Art.6º. As inscrições serão realizadas no período de 08 de setembro de 2020 a 16 de setembro de 2020 até às 23h59min, por meio do preenchimento de formulário próprio, constante no site www.avantesocial.org.br

Art.7º. A organização do certame não se responsabiliza pelo não recebimento de dados enviados pelos candidatos, pela impossibilidade do envio de dados cadastrais em razão de falhas ou erros ocasionados por problemas no provedor de internet utilizado pelo candidato; por falhas na rede mundial de computadores, por problemas técnicos que eventualmente possam afetar ou interromper as inscrições nem por interrupções ou eventuais falhas, atrasos, mau funcionamento eletrônico de qualquer tipo de rede, hardware, software, falha humana ou qualquer outro problema técnico de atuação das operadoras de serviço de telecomunicações que porventura o candidato venha a enfrentar no momento da inscrição; ainda que por motivos de caso fortuito ou força maior, ou qualquer outro fato alheio que impeça o candidato de utilizar-se dos meios e prazos para efetuar as inscrições.

DA DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA

Art.8º. A declaração ou apresentação de documentos falsos ou inexatos determinará o cancelamento da inscrição do candidato e a anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época, sem prejuízo

(3)

das sanções civis e penais cabíveis.

DAS ETAPAS DO PROCESSO

Art.9º. Em razão da situação de emergência causada pela pandemia do coronavírus (covid-19), o Processo Seletivo se dará de forma simplificada e contará com três etapas eliminatórias e classificatorias, qual seja ANÁLISE DE CURRÍCULO em que será avaliado se o candidato preenche os requisitos mínimos exigidos e se possui aptidão para preenchimento das vagas, PROVA ESCRITA, em que será avaliada a compreensão do candidato sobre a medida socieducativa de Internação, ENTREVISTA INDIVIDUAL, em que será avaliado o desempenho do candidato.

Parágrafo Primeiro: A etapa de entrevista individual possui caráter classificatório e eliminatorio, não somando pontos à etapa de análise de currículo nem prova.

Parágrafo Segundo: O candidato que não alcançar 50% do total de pontos da entrevista, será desclassificado do processo seletivo.

Parágrafo Terceiro: Os candidatos melhores classificados na análise de currículos serão selecionados para participar da prova, na razão máxima de 20 (vinte) candidatos. Os que, posteriormente, forem classificados na prova escrita participarão da entrevista individual na razão máxima de 10 (dez) candidatos.

Paragrafo Quarto: A prova será elaborada na plataforma do Google Formulários e encaminhada via e-mail para os candidatos, que terão o prazo de 1 hora e 30 minutos para respondê-la, avaliará os conhecimentos de temas relativos à adolescência, ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE. O candidato deverá atingir no mínimo 60% para ser convocado para entrevista, respeitada a razão máxima descrita no parágrafo segundo do artigo 9º.

Parágrafo Quinto O conteúdo objeto de avaliação da prova está disponível no Anexo III, (referencia bibliográfica), localizado no final deste edital.

Parágrafo Sexto: As entrevistas poderão ser feitas por vídeo conferência quando a INSTITUIÇÃO assim achar adequado.

Parágrafo Sétimo: As entrevistas poderão ser registradas por meio de captação de som e imagem, para a qual o candidato já dá seu consentimento no ato da inscrição.

Art.10º. A análise de currículos será orientada conforme a tabela abaixo:

Para o cargo de Técnico de Enfermagem

Experiência na área

01 (um) ponto para cada 06 (seis) meses de experiência comprovada na função ou em projetos ou programas sociais com interface em direitos humanos. Acrescenta-se, ao final da contagem de pontos, 03 (três) pontos se a experiência for em Acolhimento Institucional para crianças ou adolescentes.

(4)

Av. Raja Gabaglia,Nº.4.943 – Cidade Jardim, Cep: 30.360-663 Belo Horizonte - Minas Gerais Cursos específicos na área

01 ponto para cada 60 horas de curso comprovado na área de direitos humanos e/ou educação social, artes, cultura, esportes ou saúde, limitado a 03 (três) pontos

Para o cargo de Psicólogo

Experiência na área

01 (um) ponto para cada 06 (seis) meses de experiência comprovada na função ou em projetos ou programas sociais com interface em direitos humanos. Acrescenta-se, ao final da contagem de pontos, 03 (três) pontos se a experiência for em Acolhimento Institucional para crianças ou adolescentes.

Cursos específicos na área

01 ponto para cada 60 horas de curso comprovado na área de direitos humanos e/ou educação social, artes, cultura, esportes ou saúde, limitado a 03 (três) pontos

Art.11º. A entrevista individual tem como objetivo avaliar o desempenho do candidato em relação às atividades relativas ao cargo para o qual se candidata, tais como:

Habilidades

Descrição Pontuação máxima

Conhecimento e domínio da área de atuação

Será avaliada a capacidade do candidato na área a qual se candidatou. O candidato deverá saber expressar sobre suas experiências e

atuações.

3

Capacidade de trabalho em equipe

Expressar acontecimentos vivenciados, nos quais foi demandada atuação em equipe.

3

Comportamento pró-ativo

Expressar e ou demonstrar situações em que houve necessidade de antecipar uma situação em que se não houvesse intervenção poderia gerar algum problema, capacidade de

análise da situação.

3

Equilíbrio emocional Tranquilidade ao falar, expor suas ideias, demonstrar flexibilização.

(5)

Comunicação Capacidade de transmitir suas ideias de forma sequencial e precisa.

3

Foco nas pessoas Expor ideias e assuntos que demonstram

a capacidade de enxergar as necessidades das pessoas.

3

Parágrafo Primeiro: Na classificação final, entre candidatos com igual pontuação, será fator de desempate, consecutivamente:

a) Candidato que apresentar maior pontuação no quesito Experiência Profissional; b) Candidato que apresentar maior pontuação no quesito Cursos Específicos na área; c) Candidato que apresentar maior idade até o último dia de inscrição deste Edital;

Art. 12º. Todas as experiências profissionais e os cursos específicos informados no momento da inscrição serão verificados no ato da contratação.

Parágrafo único: Ocorrendo a comprovação de falsidade de declaração, informação ou inexatidão culposa ou dolosa dos dados expressos no momento da inscrição, bem como adulteração dos documentos apresentados, o candidato será desclassificado e serão anulados todos os atos dele decorrentes, independentemente da época em que tais irregularidades vierem a ser constatadas, além de sujeitar o candidato às penalidades cabíveis.

DA CONTRATAÇÃO

Art.13º. O candidato aprovado, no ato da convocação, deverá comparecer para a contratação, em endereço e datas posteriormente divulgados, munido dos seguintes documentos:

ORIGINAIS:

a) CTPS original (Carteira de Trabalho e Previdência Social); ou documento digital; b) 1 Foto3X4;

c) Atestado Admissional; que deverá ser realizado em local informado pela Instituição – (Está suspensa a realização conforme MP 927);

CÓPIAS:

d) Carteira de identidade e CPF – se os mesmos não constarem na CTPS;

e) Página de CTPS que contém os dados pessoais e páginas que conste nas experiências profissionais declaradas no currículo, ou comprovação da CPTS digital;

f) Comprovante de endereço atualizado, caso não tenha o comprovante em seu nome, deverá preencher a declaração;

g) Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral;

h) Certificado Reservista (em caso de candidato do sexo masculino);

i) Certidão de Casamento (mesmo que conste averbação) ou União Estável;

j) Certidão de nascimento ou RG dos filhos de qualquer idade contendo o número de CPF; k) Caderneta de vacinação para os filhos até a idade de 14 anos;

(6)

Av. Raja Gabaglia,Nº.4.943 – Cidade Jardim, Cep: 30.360-663 Belo Horizonte - Minas Gerais m) Carteira de habilitação (somente quando o cargo exigir);

n) Documento emitido pela a Caixa Econômica com o nº do PIS – se não constar na CTPS; o) Diploma ou certificado de conclusão de ensino compatível com a exigência do cargo; p) Registro profissional em órgão/conselho competente (quando o cargo exigir); q) Cartão de vacina atualizado (Hepatite B, febre amarela e antitetânica);

r) Dados da conta bancária para recebimento do salário (não pode ser conta salário).

s) Certidões criminais negativas originais atualizadas (últimos 90 dias) expedidas pela Justiça Estadual (TJMG), Justiça Militar (TJMMG), Justiça Federal (TRF da 1º Região) e Certidão de Antecedentes Funcionais em caso de candidatos aprovados que já exerceram cargo, emprego ou função pública na Administração Pública Municipal, Estadual ou Federal (Somente para o cargo de Educador Social).

Art.14º. A documentação apresentada será objeto de análise pela área de Recursos Humanos da Instituição, que avaliará se o candidato preenche os requisitos e está apto para ocupar a vaga para qual se candidatou, devendo o candidato desde já ser advertido de que poderá ser responsabilizado civil e criminalmente pelas informações prestadas de forma incorreta ou falsa.

Art.15º. Será obedecida a ordem de classificação dos candidatos, e caso o candidato não concorde com a modalidade de contrato, local ou horário de trabalho ou outra especificidade da contratação, será automaticamente eliminado.

Art.16º. No momento da contratação, o candidato deverá comprovar a experiência exigida neste edital. Os documentos apresentados ficarão retidos.

Art.17º. O processo seletivo terá vigência de 180 (cento e oitenta dias) podendo ser prorrogado por igual período.

Belo Horizonte, 08 de setembro de 2020.

VIVIANE TOMPE SOUZA MAYRINK PRESIDENTE

(7)

ANEXO I CRONOGRAMA GERAL

ATIVIDADE DATA

INSCRIÇÃO 08/09/2020 a 16/09/2020

PUBLICAÇÃO DE LISTA DE INSCRITOS 17/09/2020

IMPUGNAÇÃO À LISTA DE INSCRITOS*

18/09/2020 CONVOCAÇÃO PARA A PROVA INDIVIDUAL ON-LINE 21/09/2020 REALIZAÇÃO PROVA INDIVIDUAL ON-LINE 22/09/2020 PUBLICAÇÃO DA LISTA DE APROVADOS DA PROVA 23/09/2020 CONVOCAÇÃO PARA ENTREVISTA INDIVIDUAL 24/09/2020 REALIZAÇÃO DA ENTREVISTA INDIVIDUAL 29/09/2020

RESULTADO FINAL

30/09/2020

PRAZO PARA RECURSO** 01/10/2020

*As impugnações à lista de inscritos e os recursos deverão ser encaminhados para o e- mail: curriculos2@avantesocial.org.br. Não fornecemos informações por telefone e outras mídias sociais. **Só serão admitidos recursos após o resultado final.

(8)

Av. Raja Gabaglia,Nº.4.943 – Cidade Jardim, Cep: 30.360-663 Belo Horizonte - Minas Gerais ANEXO II

SOBRE O MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO, CARGO, JORNADA, REQUISITO PARA O CARGO E REMUNERAÇÃO

A medida de Internação visa trabalhar com o adolescente que cometeu o ato infracional a sua relação com a liberdade e com o outro, responsabilizando-o por suas atitudes e escolhas. É executada pela SUASE/SEJUSP-MG, em parceria com instituições não governamentais, em centros socioeducativos, com acesso próximo a ônibus, posto de saúde, escola e locais de lazer. Sujeita aos princípios da excepcionalidade, brevidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, a internação está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Delineada pela SUASE, sua política de execução prioriza o desenvolvimento de um trabalho com as famílias e a construção de parcerias. No cumprimento da medida socioeducativa e internação, aos jovens são oportunizadas a formação profissional, a escolarização, a participação em oficinas e atividades internas e externas de cultura, saúde, esporte, lazer, profissionalização e educação. A medida de internação, a mais grave dentre as previstas no ECA, é uma medida privativa de liberdade que impõe limites ao direito de ir e vir do adolescente autor de ato infracional já sentenciado e assegura seus demais direitos. Trata-se de uma medida de caráter judicial, retributiva e sancionatória, cuja execução se dá por meio da prática socioeducativa. Com prazo máximo de 03 anos, é aplicada em 03 situações: Ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência à pessoa; por reiteração no cometimento de outras infrações graves; por descumprimento reiterado e injustificável de medida anteriormente imposta. Esta medida está sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Um dos principais objetivos da internação, aliado à necessidade de possibilitar alternativas produtivas ao jovem, é responsabilizá-lo pelo ato infracional praticado. Ao adolescente são oferecidas atividades esportivas, culturais, de lazer, formação básica para o trabalho, oficinas artesanais, escola formal, atividades de espiritualidade, entre outros, promovendo, assim, ações voltadas para o exercício da cidadania. Na execução da medida de internação, há uma aposta na responsabilização do adolescente pelo ato infracional praticado, através da oferta de uma instituição responsável pela garantia dos direitos dos adolescentes. Ou seja, há duas dimensões da responsabilização a serem consideradas: uma, a responsabilização do adolescente pelo ato e, a outra, a responsabilização da instituição, no que concerne à garantia dos princípios dispostos pelo ECA. É obrigatória a realização de atividades pedagógicas, culturais, esportivas, de lazer, escolarização, formação para o trabalho, atendimento integral em saúde, atividades de espiritualidade, atendimentos técnicos nas áreas de psicologia, serviço social, pedagogia, direito, terapia ocupacional, entre outros, promovendo, assim, ações voltadas para o exercício da cidadania, o que caracteriza a proposta de socioeducação.

CARGO JORNADA REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

NO CARGO

REMUNERAÇÃO REGIME CLT

Técnico de

Enfermagem 40 horas semanais

Possuir Ensino técnico completo em Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC; Possuir registro vigente e atualizado no Conselho/Órgão Profissional competente

R$ 1.805,28

Psicólogo 30 horas semanais

Possuir Graduação em Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC; Possuir registro vigente e atualizado no Conselho/Órgão Profissional

(9)

competente

Benefícios: conforme Convenção Coletiva de Trabalho – SINTIBREF. DESCRIÇÃO DO CARGOS

TÉCNICO DE ENFERMAGEM.

Observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas;

Executar ações de tratamento simples;

Realizar coletas de exames, verificação sinais vitais, curativos, administração de medicamentos,

nebulização;

Prestar cuidados de higiene e conforto ao adolescente;

Preparar o adolescente para consultas médicas e de enfermagem, exames e tratamentos;

Zelar pela limpeza e ordem do material, de equipamento e das salas de saúde da Unidade;

Realizar busca ativa de casos de doenças alvo da Política Nacional de Atenção Básica (MS, 2006),

como tuberculose, hanseníase e demais doenças de cunho epidemiológico;

No nível de suas competências, executar assistência básica e ações de vigilância epidemiológica e

sanitária;

Realizar ações de educação em saúde aos adolescentes e às famílias, conforme planejamento da

equipe;

Promover o vínculo com o paciente de forma a estimular a autonomia e o autocuidado;

Participar do acolhimento e efetuar atendimento de enfermagem individual e/ou coletivo;

Executar tarefas referentes a conservação e aplicação de imunobiológicos quando solicitado;

Executar tarefas referentes à desinfecção e esterilização das salas de saúde;

Efetuar o preenchimento da Planilha GEDUC e do SIAME;

Realizar também as competências comuns a todas as áreas da equipe de atendimento e demais

atividades estabelecidas pela direção.

PSICÓLOGO

Realizar atendimento aos adolescentes, semanalmente;

Realizar atendimento aos familiares dos adolescentes no momento da admissão do adolescente e

durante todo o período da medida, no mínimo mensalmente, e sempre que houver demanda;

Apresentar e discutir os casos atendidos; Identificar demanda para tratamento na rede de saúde

mental, cuidar do encaminhamento, transmissão do caso e articulação deste atendimento;

Participar de outras atividades correlatas aos aspectos gerais do atendimento técnico;

Realizar também as competências comuns a todas as áreas da equipe de atendimento e demais

atividades estabelecidas pela direção.

(10)

Av. Raja Gabaglia,Nº.4.943 – Cidade Jardim, Cep: 30.360-663 Belo Horizonte - Minas Gerais

ANEXO III

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990.

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em: 27 jul. 2018.

BRASIL. Lei n. 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional. Diário Oficial da União República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 jan. 2012.

Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12594.htm>. Acesso em: 27

jul. 2018.

Belo Horizonte, 08 de setembro de 2020.

VIVIANE TOMPE SOUZA MAYRINK PRESIDENTE

Referências

Documentos relacionados

Deus muitíssimo padre e muito pouco eterno.. Poz-se a esgaravatar co'o dedo

Representando nosso programa, estiveram presentes a professora Daniela Meirelles Andrade (Tratamento Diferenciado nas Contratações Públicas: o caso de um município de

Nelson Falcão Rodrigues nasceu no Recife, em 23 de agosto de 1912, o quinto filho de uma família de catorze. Quando tinha três anos, seu pai, Mário Rodrigues, foi tentar

A planilha de LCC desenhada para este caso, tem como princpial objetivo possibilitar a compraração de diferentes políticas de manutenção, mensurando o impacto

3º Média Maior Linha Maior Série Lin... LinhaS Total Linha Maior

Produzidos pelo canal de televisão aberta, RBS TV, para as comemorações da Revolução Farroupilha, os especiais Bah! Um programa muito gaúcho, Bah! Eu sou do

O Instituto de Apoio à Criança contribuirá para esta iniciativa com a exposição “Jovens de Viva Voz pela Inclusão”, realizada no âmbito do Encontro Nacional de Crianças e

Os resultados da análise discriminante validaram a análise de conglomerados, confirmando a importância das variáveis fator 1 (faturamento, número de check-outs, área total de