• Nenhum resultado encontrado

NORMAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

NORMAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química (CCP) é constituída pelo coordenador, o suplente do coordenador, 3 docentes, acrescido de mais dez por cento do número total de orientadores. A CCP é composta também por representantes discentes em número correspondente a vinte por cento do total de docentes membros da CCP, e seus suplentes.

II- CRITÉRIO DE SELEÇÃO

Os documentos para inscrição, o número de vagas disponíveis, a relação de orientadores, os itens de avaliação de currículo, os temas e a bibliografia indicados para o processo seletivo, constarão em Edital específico, a ser divulgado pelo programa.

i) Os exames de seleção para ingresso no mestrado ou doutorado direto serão realizados semestralmente.

ii) O exame será feito por uma Banca de 5 membros, orientadores e/ou docentes do programa, sendo um de cada uma das seguintes áreas de conhecimento: Química Inorgânica, Físico-Química, Química Analítica, Bioquímica e Química Orgânica, designados pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP).

iii) A proficiência em língua estrangeira será exigida no ato da inscrição do candidato ao processo seletivo, conforme critérios especificados no item V destas Normas.

iv) O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira etapa os candidatos serão submetidos a uma prova escrita de conhecimento específico em Química. Esta prova terá caráter eliminatório sendo considerados aptos os alunos que obtiveram nota superior a nota 5,0 ou 80% da nota média obtida pela totalidade dos candidatos, o que for menor.

(2)

v) Os candidatos aprovados na primeira etapa escolherão um futuro orientador a partir de uma lista divulgada previamente pelo programa em um prazo de 5 dias úteis após a divulgação das notas da prova escrita. Na segunda etapa, a prova corrigida pela banca do exame de seleção, o currículo do candidato e duas cartas de recomendação (emitidas por docentes da USP ou de outra Universidade reconhecidas pelas agências de fomentos) fornecidas pelo candidato que serão enviados para o futuro orientador, o qual emitirá um parecer sobre o candidato e uma declaração de aceitação (se for o caso) para orientar o mesmo. A não aceitação por nenhum dos orientadores do programa implicará na eliminação do candidato independentemente da nota da prova escrita.

vi) Candidatos que se submeterem ao exame de ingresso e obtiverem nota superior a 5,0 na prova escrita poderão ser admitidos no doutorado direto com a anuência do futuro orientador. A CCP indicará uma comissão composta de três membros que, em entrevista, arguirá o candidato sobre o projeto de pesquisa e seu curriculum vitae. Em caso de parecer favorável desta comissão, será autorizada a matrícula do candidato.

Os portadores do título de mestre com validade nacional poderão inscrever-se no programa de doutorado em qualquer época, sendo dispensados da prova escrita. A CCP indicará uma comissão composta de três membros que, em entrevista, arguirá o candidato sobre o projeto de pesquisa e seu curriculum vitae. Em caso de parecer favorável desta comissão, será autorizada a matrícula do candidato.

III- PRAZOS

Para o curso de mestrado o prazo de depósito da dissertação é de 30 meses. No caso do doutorado, para os portadores de título de mestre, o prazo de depósito de tese é de 48 meses e para o doutorado sem obtenção prévia de título de mestre o prazo é de 60 meses.

(3)

IV- CRÉDITOS MÍNIMOS

Para o mestrado será exigido 96 unidades de créditos, sendo 32 créditos em disciplinas e 64 créditos para elaboração da dissertação.

Para o doutorado a exigência será de 224 unidades de créditos, sendo 48 créditos em disciplinas e 176 créditos para elaboração da tese. Para o doutorado, portadores do título de mestre, com validade nacional, a exigência será de 16 créditos em disciplinas e 176 créditos para elaboração da tese.

A soma dos créditos especiais não poderá ultrapassar o máximo de 04 créditos para o mestrado, 10 créditos para doutorado e 06 créditos para o doutorado de alunos portadores do título de mestre, com validade nacional, como descrito no item XIV- Outras Normas.

V- EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

O Programa oferecerá, nos meses de abril, setembro e dezembro, em datas previamente divulgadas, Exame de Proficiência em Língua Inglesa para candidatos interessados em inscrever-se nos cursos de Mestrado e Doutorado. Os interessados deverão se inscrever pessoalmente, ou por correspondência para o seguinte endereço: Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre CEP 14040-901 – Ribeirão Preto – SP.

i) Para o mestrado, o exame de proficiência em língua inglesa (Nível I) avaliará a habilidade do candidato na compreensão de textos científicos publicados neste idioma.

ii) Para o doutorado, o exame de proficiência em língua inglesa (Nível II) avaliará a habilidade do candidato em redigir textos gerais e científicos neste idioma.

iii) Para o curso de Doutorado Direto, o candidato deverá comprovar a proficiência no nível II.

iv) Em substituição ao exame de proficiência em língua inglesa aplicado pelo Programa, o candidato poderá apresentar um dos certificados de proficiência em língua inglesa com as seguintes pontuações:

(4)

Para o Mestrado:

TOEFL (Test of English as a Foreign Language), - Paper based test: 472 pontos

- Computer based test: 150 pontos - Internet based test: 52 pontos

TOEIC(Test of English for International Communication): 496 pontos IELTS (International English Language Testing System): nota 4,5 Cambridge: nível PET

Para o Doutorado: TOEFL,

- Paper based test: 500 pontos - Computer based test: 190 pontos - Internet based test: 64 pontos IELTS: nota 5,5

Cambridge: nível FCE C Michigan: nível ECPE

i) O exame de nível I, com duração de 2 horas, consistirá na versão para a língua portuguesa de um texto (com extensão de 2 (duas) páginas datilografadas em espaço duplo, fonte tamanho 12 e folha A4), extraídos de livros ou periódicos da Área de Química, sendo permitido o uso de dicionário. A avaliação levará em conta a quantidade de texto traduzido e especialmente, o entendimento do texto apresentado.

ii) O exame de proficiência em língua inglesa para os alunos de Doutorado consistirá de duas partes, conforme o modelo apresentado abaixo. A Parte I conterá um texto de aproximadamente 250 palavras, em inglês, seguido de uma pergunta que deverá ser respondida em inglês. A resposta a tal pergunta deverá conter um mínimo de 80 e um máximo de 120 palavras. A Parte II solicitará o desenvolvimento de uma redação em inglês, com base em um tópico fornecido. Tal redação deverá conter um mínimo de 150 e um máximo de 250 palavras. Será permitido o uso de um dicionário. Os exames terão uma duração de três horas.

(5)

iii) O exame de proficiência em língua inglesa oferecido pelo Programa, terá validade por 02 semestres consecutivos.

VI- DISCIPLINAS

A proposição de novas disciplinas será feita mediante apresentação de um Programa de Disciplina em que conste justificativa da importância e da coerência da disciplina com as linhas de pesquisa do programa. Os objetivos devem ser claros e bem definidos para a formação do estudante. A ementa deve abranger conhecimentos atuais, objetivos, bibliografia pertinente e atualizada e critérios de avaliação objetivos.

O credenciamento de disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Química será analisado pela CCP que designará um relator, cujo parecer deverá ressaltar o mérito e a importância da disciplina junto ao Programa, bem como a competência específica dos professores responsáveis pela mesma. Em caso de aprovação pela CCP, a proposta de credenciamento de disciplina será encaminhada à CPG para análise.

O credenciamento de docentes externos à USP, como responsáveis por disciplinas, poderá ser proposto pela CCP para apreciação e manifestação da CPG.

O número máximo de créditos por disciplina não poderá exceder o total de 15 créditos. A CCP poderá propor colaboradores para ministrar partes específicas da disciplina que já possuam 3 docentes responsáveis.

O recredenciamento da disciplina será feito a cada 5 anos, contados a partir do seu credenciamento inicial ou último recredenciamento, analisando-se a pertinência da disciplina para o curso de Pós-Graduação em Química, bem como a atualidade da bibliografia.

VII- CANCELAMENTO DE TURMAS DE DISCIPLINAS

As turmas de disciplinas poderão ser canceladas caso não seja atingido o número mínimo de estudantes por turma ou caso haja solicitação do ministrante por motivo de força maior, desde que aprovado pela CCP. A deliberação da CCP deverá ocorrer em um prazo máximo correspondente a 25% do período da disciplina após a data prevista para seu início.

(6)

VIII- EXAME DE QUALIFICAÇÃO (EQ)

i) O objetivo do exame de qualificação é avaliar a maturidade científica do aluno e os progressos obtidos em seu projeto e será exigido tanto para alunos de mestrado como para alunos de doutorado.

ii) A inscrição para o exame de qualificação para os alunos de mestrado deverá ocorrer em até 18 meses a partir da data de início da contagem de prazo do aluno. iii) A inscrição para o exame de qualificação para os alunos de doutorado portadores do título de mestre deverá ocorrer em até 28 meses a partir da data de início da contagem de prazo do aluno.

iv) A inscrição para o exame de qualificação para os alunos de doutorado sem obtenção prévia de título de mestre deverá ocorrer em até 36 meses a partir data de início da contagem de prazo do aluno.

v) Para a inscrição, o aluno deverá ter completado os créditos em disciplinas. vi) O Exame de Qualificação deverá ser realizado em até 60 dias a contar da data de inscrição. A CCP em sua reunião mensal, designará a banca examinadora que deverá ser constituída por 3 titulares, incluindo o orientador do candidato, e 2 suplentes.

vii) Em caso de reprovação, o aluno terá um prazo máximo de 90 dias para a realização de um segundo exame de qualificação, o qual deverá ser realizado preferencialmente com os mesmos membros da banca examinadora do primeiro exame. Em caso de impedimento de um ou mais membros da banca inicial, serão convocado os suplentes informados na carta original. No impedimento destes, a CCP indicará nova banca.

viii) Os alunos de mestrado, deverão inscrever-se no Exame de Qualificação, entregando na secretaria do Programa, uma carta contendo possível data, horário e sugestão de nomes para compor a banca examinadora, 5 cópias de um texto sobre o seu trabalho na forma de um artigo científico, em português ou inglês, já publicado ou não, incluindo ao final proposta para continuação do trabalho.

ix) Os alunos de doutorado, deverão inscrever-se no Exame de Qualificação, entregando na secretaria do Programa, uma carta contendo possível data, horário e sugestão de nomes para compor a banca examinadora, 5 cópias de um texto em inglês baseado no seu trabalho de tese nos mesmos moldes de um artigo científico, já publicado ou não, incluindo ao final proposta para continuação do trabalho.

(7)

x) A duração do exame será de no máximo 3 horas para o mestrado e 4 horas para o doutorado. Antes do início da arguição, o candidato fará uma apresentação do trabalho com duração entre 30 e 50 minutos, situando-o dentro do estado atual da área.

IX- PASSAGEM DE MESTRADO PARA DOUTORADO DIRETO

A mudança de nível de mestrado para doutorado é possível dentro do prazo de 18 meses da matrícula inicial no curso de mestrado. Deverá ser solicitada, por escrito e com justificativa, acompanhada de projeto de pesquisa compatível com o Doutorado, pelo orientador com ciência do candidato, à CCP. A CCP indicará uma comissão composta de três membros que, em entrevista, arguirá o candidato sobre o projeto de pesquisa e seu curriculum vitae. A deliberação da CCP baseada em parecer da comissão que entrevistou o candidato é encaminhada para a CPG para homologação.

X- DESEMPENHO ACADÊMICO E CIENTÍFICO INSATISFATÓRIOS

Além do desligamento pelo Art. 54, o aluno poderá ser desligado pelo desempenho acadêmico e científico avaliado pelas exigências aqui estabelecidas.

O aluno será desligado do curso de pós-graduação por desempenho acadêmico e científico insatisfatório mediante aprovação pela CCP de parecer escrito e circunstanciado sobre as atividades programadas do aluno.

As atividades programadas são estabelecidas no início do curso pelo orientador, junto com o aluno e com o aval da CCP.

Estas atividades programadas envolvem, além das disciplinas a serem cursadas, a elaboração de relatórios anuais do andamento da pesquisa e de atividades desenvolvidas no período e que devem ser submetidas à CCP. Este relatório deve conter informações sucintas das atividades do período (créditos obtidos, participação em congressos, artigos publicados, principais resultados experimentais do período).

O desempenho acadêmico e científico é considerado insatisfatório se o aluno não entregar o seu relatório nas datas estabelecidas pela CCP.

Os relatórios recebidos dentro dos prazos estabelecidos serão examinados por assessores designados pela CCP os quais emitirão parecer circunstanciado sugerindo a

(8)

Em caso de não-aprovação do relatório o aluno terá um prazo de 60 dias, a contar do recebimento do parecer do relator, para apresentar uma nova versão do relatório. Caso o relatório revisado também não seja aprovado, a Coordenação encaminhará o relatório para um segundo assessor. Havendo concordância dos dois relatores sobre a não-aprovação do relatório, o desempenho do aluno será considerado insatisfatório.

A CCP encaminhará, então, o processo à CPG com a indicação de desligamento do aluno do Programa.

XI- ORIENTADORES E CO-ORIENTADORES Credenciamento para orientar Mestrado:

1. Ter o Título de Doutor em Química ou área correlata.

2. Satisfazer os critérios de docente permanente.

3. Mínimo de cinco (05) publicações em revistas indexadas de circulação internacional nos últimos três anos.

4. Coordenação, nos últimos dois (02) anos, de projeto de pesquisa financiado, em desenvolvimento ou a ser desenvolvido no laboratório do docente.

5. Comprovar a disponibilidade de espaço físico para o desenvolvimento de pesquisa.

6. Apresentar um programa de disciplina a ser credenciada ou enquadrar-se no corpo docente de uma disciplina já credenciada no programa.

Credenciamento para orientar Doutorado:

1. Atender a todas as exigências para credenciamento como orientador de mestrado. 2. Ter demonstrado independência científica através de implementação de linha de pesquisa por montagem de laboratório

3. Ter orientado Mestrado concluídos no Programa ou em outro Programa de Pós-Graduação.

(9)

Recredenciamento:

O prazo para recredenciamento é de 3 (três) anos. As condições para recredenciamento são;

1. Pelo menos uma dissertação ou tese defendida no programa no período anterior. 2. Ter orientação em andamento no programa.

3. O número abandonos do programa, no período, não deve exceder 50% dos alunos matriculados sob sua orientação.

4. Para orientadores de doutorado, ter pelo menos uma publicação (revista indexada, capitulo de livro, patente) derivada de cada tese no período.

5. Ter publicado, no período, 6 (seis) trabalhos em revistas indexadas de circulação internacional, capítulos de livros ou patentes.

6. Ter ministrado no programa pelo menos 2 (duas) disciplinas nos últimos três anos. 7. Coordenação de projeto de pesquisa, tendo vigorado em parte ou totalmente nos últimos 03 (três) anos, financiado por agências de fomento ou empresas. Alternativamente, em casos de participação em projetos de pesquisa como colaborador, comprovação de que os meios obtidos foram suficientes para a realização de seus projetos de pesquisa.

8. Número máximo de alunos por orientadores:

O número máximo de alunos por orientador é dez. Adicionalmente, o orientador poderá co-orientar até três alunos.

(10)

XII- PROCEDIMENTOS PARA DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO/TESE

Mediante apresentação do orientador, o aluno depositará no Serviço de Pós-Graduação, 07 exemplares da dissertação de mestrado ou 09 exemplares da tese de doutorado, acompanhado de ofício da Coordenação do Programa, com sugestão de nomes para composição da Comissão julgadora à CPG e da versão eletrônica do trabalho.

XIII- NOMENCLATURA DO TÍTULO

Mestre em Ciências, Área de Concentração: Química. Doutor em Ciências, Área de Concentração: Química

XIV- OUTRAS NORMAS Créditos especiais

Serão computadas no total de créditos mínimos exigidos em disciplinas, as seguintes atividades desenvolvidas pelo aluno:

i) trabalho completo publicado em revista de circulação nacional ou internacional que tenha corpo editorial reconhecido e sistema referencial adequado, correspondendo a 2 créditos.

ii) publicação de trabalho completo em anais (ou similares), correspondendo a 1 crédito.

iii) livro ou capítulo de livro de reconhecido mérito na área do conhecimento, correspondendo a 2 créditos.

iv) participação em congresso científico com apresentação de trabalho, cujo resumo seja publicado em anais (ou similares), correspondendo a 1 crédito.

v) depósito de patentes, correspondendo a 2 créditos.

vi) participação no Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE), correspondendo a 2 créditos.

Para fins de atribuição de créditos especiais, as atividades relacionadas nos itens I a V acima, deverão ser exercidas e comprovadas no período em que o aluno estiver regularmente matriculado no curso e só serão considerados quando o aluno for autor principal o tema seja pertinente ao projeto de sua dissertação ou tese.

(11)

Ciclo de Estudos

Todos os alunos devidamente matriculados no programa, deverão participar, pelo menos uma vez, do Ciclo de Estudos Avançados em Química, realizado anualmente e organizado por comissão designada pela CCP, que implica em (i) assistir palestras, (ii) apresentação oral sobre um tema recente na área de Química (para alunos de doutorado) e (iii) apresentação do resumo do trabalho apresentado (para alunos de doutorado). O resumo de cada aluno deve ser apresentado em data previamente estabelecida à secretaria, e fará parte do Livro Resumos do evento, publicado digitalmente pela Coordenadoria do Programa. Fará jus ao certificado de participação, o aluno que assistir pelo menos 70% das apresentações orais.

CNR CC CA 16/12/2011

Referências

Documentos relacionados

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Esta dissertação expõe os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar e analisar o Programa de Educação Profissional Técnica integrado ao

Essa ação também pode ser feita de forma presencial em meio físico (questionário impresso), porém, neste caso, aumentam-se um pouco os custos com a realização

[r]

2 Denominação fictícia dada às escolas vinculadas.. dificultam a efetiva recuperação da aprendizagem dos alunos, além de investigar os efeitos sobre o desempenho

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Optamos por escolher o tema gestão democrática a partir do PPP, primeiramente, porque a escola ainda não o possui, e, também, por considerarmos esse documento

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for