• Nenhum resultado encontrado

O que é o projeto político-pedagógico (PPP)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O que é o projeto político-pedagógico (PPP)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O que é o projeto político-pedagógico (PPP)

1 Introdução

O PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. Saiba como elaborar esse documento.

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:

É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

2. As Dimensões

Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:

Missão Clientela

Dados sobre a aprendizagem Relação com as famílias Recursos

Diretrizes pedagógicas Plano de ação

Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo. "O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos", diz Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.

(2)

3. Mapa Conceitual

Você sabia que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9.394/96, no artigo 15

concedeu às escolas autonomia progressiva no campo pedagógico, administrativo e

financeiro.

“Art. 15. Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público.”

4. A Função do Projeto

Através do PPP- Projeto Político Pedagógico a escola define a sua identidade e indica os caminhos para um ensino de qualidade. Você deveria me perguntar como isso ou onde encontra esse documento. Esse é justamente o desafio da escola. Toda escola possui as suas particularidades, pois depende da sociedade (comunidade ) da qual é cercada. Então, a partir dessas particularidades, precisa imprimir seus objetivos e metas. Esses ensejos e meios como serão realizados é o projeto político pedagógico ou PPP para os íntimos. A própria nomenclatura já encaminha o trabalho, ou seja, um Projeto (delineamento) Político (público/ participação coletiva) Pedagógico (processo de ensino/aprendizagem). Assim, esse delineamento contará com a participação da sociedade e gestão escolar para definir as ações do professor no processo educacional, do técnico na administração escolar, na organização, na limpeza, na merenda, do coordenador nas formações e orientações pedagógicas e da direção na sua gestão. Diante desse panorama, podemos checar que mesmo que haja uma mudança de direção e esta apresente uma proposta totalmente diferente, o PPP direcionará o caminho que a escola irá seguir, assegurando uma gestão democrática.

Segundo Libâneo (2004), “é o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências

(3)

sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.”

Resumidamente falando o projeto orienta a prática de produzir uma realidade. Para isso, é preciso primeiro conhecer essa realidade. Em seguida reflete-se sobre ela, para só depois planejar as ações para a construção da realidade desejada. É imprescindível que, nessas ações, estejam contempladas as metodologias mais adequadas para atender às necessidades sociais e individuais dos educandos. Em síntese, suas finalidades são:

• Estabelecer diretrizes básicas de organização e funcionamento da escola, integradas às normas comuns do sistema nacional e do sistema ou rede ao qual ela pertence;

• Reconhecer e expressar a identidade da escola de acordo com sua realidade, características próprias e necessidades locais;

• Definir coletivamente objetivos e metas comuns à escola como um todo;

• Possibilitar ao coletivo escolar a tomada de consciência dos principais problemas da escola e das possibilidades de solução, definindo as responsabilidades coletivas e pessoais;

• Estimular o sentido de responsabilidade e de comprometimento da escola na direção do seu próprio crescimento;

• Definir o conteúdo do trabalho escolar, tendo em vista as Diretrizes Curriculares Nacionais para ensino, os Parâmetros Curriculares Nacionais, os princípios orientadores da Secretaria de Educação, a realidade da escola e as características do cidadão que se quer formar;

• Dar unidade ao processo de ensino, integrando as ações desenvolvidas seja na sala de aula ou na escola como um todo, seja em suas relações com a comunidade;

• Estabelecer princípios orientadores do trabalho do coletivo da escola; • Criar parâmetros de acompanhamento e de avaliação do trabalho escolar;

• Definir, de forma racional, os recursos necessários ao desenvolvimento da proposta.

A partir dessas finalidades, é preciso destacar que o projeto político-pedagógico extrapola a dimensão pedagógica, como dissemos anteriormente, englobando também a gestão financeira e administrativa, ou seja, os recursos necessários à sua implementação e as formas de gerenciamento. Em suma: construir o projeto político-pedagógico significa enfrentar o desafio da transformação global da escola, tanto na dimensão pedagógica, administrativa, como na sua dimensão política.

Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo. “O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos”, diz Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo. Reflita:

Em que medida essa concepção de projeto político-pedagógico está

presente na sua escola…?

(4)

6. Compartilhar a elaboração é essencial para uma gestão democrática

Infelizmente, muitos gestores veem o PPP como uma mera formalidade a ser cumprida por exigência legal - no caso, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996. Essa é uma das razões pelas quais ainda há quem prepare o documento às pressas, sem fazer as pesquisas essenciais para retratar as reais necessidades da escola, ou simplesmente copie um modelo pronto

Uma Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada no primeiro semestre deste ano, o projeto políticopedagógico foi um dos temas em destaque. Os debatedores lembraram e reforçaram a ideia de que sua existência é um dos pilares mais fortes na construção de uma gestão democrática. "Por meio dele, o gestor reconhece e concretiza a participação de todos na definição de metas e na implementação de ações. Além disso, a equipe assume a responsabilidade de cumprir os combinados e estar aberta a cobranças", aponta Maria Márcia Sigrist Malavasi, coordenadora do curso de Pedagogia e pesquisadora do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos da Faculdade de

Educação da Universidade de Campinas (Loed/Unicamp).

Envolver a comunidade nesse trabalho e compartilhar a responsabilidade de definir os rumos da escola é um desafio e tanto. Mas o esforço compensa: com um PPP bem estruturado, a escola ganha uma identidade clara, e a equipe, segurança para tomar decisões. "Mesmo que no começo do processo de discussão poucos participem com opiniões e sugestões, o gestor não deve desanimar. Os primeiros participantes podem agir como multiplicadores e, assim, conquistar mais colaboradores para as próximas revisões do PPP", afirma Celso dos Santos Vasconcellos, educador e responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica, em São Paulo. 7. Os erros mais comuns

Alguns descuidos no processo de elaboração do projeto político-pedagógico podem prejudicar sua eficácia e devem ser evitados:

- Comprar modelos prontos ou encomendar o PPP a consultores externos. "Se a própria comunidade escolar não participa da preparação do documento, não cria a ideia de pertencimento", diz Paulo Padilha, do Instituto Paulo Freire.

- Com o passar dos anos, revisitar o arquivo somente para enviá-lo à Secretaria de Educação sem analisar com profundidade as mudanças pelas quais a escola passou e as novas necessidades dos alunos.

(5)

- Deixar o PPP guardado em gavetas e em arquivos de computador. Ele deve ser acessível a todos.

- Ignorar os conflitos de ideias que surgem durante os debates. Eles devem ser considerados, e as decisões, votadas democraticamente.

- Confundir o PPP com relatórios de projetos institucionais - portfólios devem constar no documento, mas são apenas uma parte dele.

8. Fontes http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/projeto-politico-pedagogico-ppp-pratica-610995.shtml http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=14550&chapterid=10905 http://letrasunifacsead.blogspot.com.br/p/jose-carlos-libaneo-biografia.html

Exercícios em sala.( Grupo de 3 alunas)

1) O que é PPP, e quais devem ser as considerações de cada um dos P ? 2) Quais são os tópicos que devem existir em um PPP ?

3) Levando em conta o mapa conceitual aponte quais itens auxiliam a formação do projeto Escola Democrática Consenso Diversidade cultural, Linguistica e racial Valores Cidadania Prática Pedagógica

4) Qual a legislação que é pertinente para a criação do PPP e o que ela concede ? 5) Qual é a função do PPP ?

6) Quais são as finalidades do PPP segundo Libâneo ? faça uma síntese ? 7) Depois de concluído o que deve ser feito com o PPP ?

8) Segundo o CONAE , qual é o papel do PPP , e o que deve ser feito para ter ótimos resultados com o projeto ?

9) Aponte quais são os erros mais comuns segundo o artigo da revista nova escola ? 10) A sua escola detém um PPP , quais são os sucessos ou falha na visão da sua

Referências

Documentos relacionados

A Figura 5-39 abaixo mostra a tela que permite informar os filtros necessários para geração do relatório de faturamento Esta funcionalidade requer que uma configuração

Assim, são propostas para os pacientes com o diagnóstico de dor aguda dezesseis atividades; mobilidade física prejudicada onze; déficit no autocuidado nove;

Visto que a ponte é utilizada para o fortalecimento da musculatura do tronco e pode ser uma alternativa relevante para o reforço da musculatura isquiotibial, o objetivo desse

Los encuestados manifiestan que las ventajas de la plataforma virtual son importantes, consideran que es favorable la implantación de un sistema virtual de aprendizaje ya

Este acréscimo se deve ao fato de que o gás injetado age no deslocamento do óleo e, após o breaktrought, o mecanismo de deslocamento dá lugar ao mecanismo de

--- Conhece bem o projeto que a Junta de Freguesia está a desenvolver com a Comissão Social de Freguesia e disponibilizou-se para ajudar, pedindo que olhem para o Grupo

The distribution of the voice break measures (Degree of Voice Break - DVB and Number of Voice Breaks - NVB) was not normal, but its averages were within the normality proposed by

Detalhamento do interesse institucional (Tabela 9), foto com o Vice-reitor da Universidade Steinbeis (Figura 15), foto do prédio da Escola Internacional de Negócios e