• Nenhum resultado encontrado

Influência das competências do gerente de projetos no desenvolvimento de projetos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Influência das competências do gerente de projetos no desenvolvimento de projetos"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

INFLUÊNCIA DAS COMPETÊNCIAS DO GERENTE DE PROJETOS NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS1

Indianara Maschio

Resumo:Nos dias de hoje, um gerenciamento de projetos sólido e eficaz nas organizações certamente traz uma vantagem competitiva e se torna essencial para a rentabilidade do negócio. Os projetos implementados com sucesso, dentro do prazo e do orçamento planejado podem trazer mudanças positivas e significativas para as organizações. É possível afirmar que bons projetos demandam da atuação de bons gerentes, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. O estudo utilizado teve abordagem qualitativa através da utilização da entrevista semiestruturada como técnica de análise. Foram realizadas 10 entrevistascom colaboradores de cinco áreas macro e distintas que participam frequentemente da implementação de projetos, encontrando como resultados finais as competências necessárias para que um gerente seja eficaz e obtenha sucesso nos projetos implementados.

Palavras-chave: Gerenciamento de projetos. Competências. Sucesso nos projetos.

1 INTRODUÇÃO

É possível afirmar que, em um mundo apressado como o de hoje, as organizações que adotam um gerenciamento de projetos com métodos sólidos possuem uma vantagem competitiva dentre as demais que simplesmente atuam nos projetos com as mínimas preocupações quanto ao resultado final. Para obter sucesso na realização de todo e qualquer projeto é necessário ter eficiência tanto na utilização do tempo quanto na gestão dos custos, além de ter vantagens sobre a concorrência, fazendo com que seus produtos sejam vendidos com margens que garantam a rentabilidade do negócio. Não é suficiente estar com os custos controlados e o tempo bem utilizado na gestão do projeto, é preciso também ter o reconhecimento, por parte das organizações, de que o lado humano do gerenciamento de projetos deve ser analisado e considerado como fator de grande importância no resultado final (CARVALHO; RABECHINI JR., 2008).

Segundo Carvalho e Rabechini Jr. (2008), no momento da escolha do gerente de projetos, devem ser avaliados os fatores técnicos e comportamentais, mas somente a análise

1 Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de MBA Executivo em Liderança e Gestão

Organizacional, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Liderança e Gestão Organizacional.

(2)

destas habilidades pode trazer riscos para organização, pois em algum momento do projeto podem ocorrer imprevistos, algum desvio do plano traçado, que deverá ser tratado e superado para que todo o trabalho não seja perdido ou siga em frente com pendências que comprometem o resultado e que certamente reaparecerão em outro determinado momento. Pessoas com habilidades técnicas são orientadas à coisas e pessoas com habilidades humanas são orientadas às pessoas, uma destas habilidades sozinhas certamente não traz o sucesso de um projeto. Fica então uma questão em pauta: Quais são as influências das competências (habilidades, atitudes e conhecimentos) de um gerente de projetos no desenvolvimento e no sucesso do projeto?

O profissional que gerencia um projeto, deseja garantir que o produto do projeto (bem ou serviço), seja obtido conforme o planejado. Segundo Prado (2002), o gerente de projetos deve ter conhecimentos de administração e técnicas de gerenciamento de projetos. Para gerenciar um projeto de forma completa pode ser necessário interagir com diversas áreas da organização. Esta necessidade de conhecimento “amplo” tem surgido entre as empresas com o objetivo de garantir que no encerramento do projeto ainda seja possível dar suporte as demais áreas da organização visto que projetos promovem mudanças e estas requerem readequações.

O líder deve criar um ambiente em que as pessoas possam demonstrar suas potencialidades, porém liderar é um constante exercício de autoconhecimento. Como ser um bom líder de projetos é um assunto que vem sendo muito estudado e pesquisado nos últimos anos, pois tem correlação direta com os resultados alcançados na finalização de um projeto (GONÇALVES; MOTA, 2011). Para Lewis (2005), um gerente de projetos deve ter a habilidade de liderar tanto pessoas como processos. Este profissional que irá fazer a gestão dos projetos deverá ter métodos estruturados e que sejam eficazes, pois a liderança tem um papel fundamental nas relações humanas, e está associada ao fracasso ou sucesso na organização.

Para que as organizações possam selecionar de forma adequada um gestor, dois fatores devem ser considerados: a natureza do cargo e as competências do profissional. Com relação a natureza do cargo, os principais elementos que devem ser considerados são: propósitos, limites, extensões de autoridade, forma de lidar com as possíveis dificuldades, treinamento e responsabilidades. Quanto as competências do profissional, além das exigidas pelo cargo, é possível delinear competências genéricas esperadas, como: atitudes e comportamentos, perfil de liderança, comunicação interpessoal, atributos pessoais, dentre outras. As competências do gerente de projetos, contribuem positivamente para o sucesso dos projetos, além de ser um fator estratégico para as empresas (CARVALHO; RABECHINI JR., 2008).

(3)

1.1 OBJETIVO GERAL

Investigar, analisar e descrever as características e habilidades essenciais aos gerentes de projetos.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) apontar os principais atributos de um gerente de projetos na perspectiva de alguns autores de referenciais;

b) identificar quais competências técnicas e humanas um gerente de projetos deve ter para o desenvolvimento de projetos e o atingimento de bons resultados; c) analisar as técnicas de liderança e gestão de equipe do gerente de projetos como

fator determinante para o sucesso de um projeto.

Considerando os objetivos deste trabalho, que buscaram identificar quais as competências necessárias para um gerente de projetos obter resultados positivos na implementação de projetos, e apresentando características de uma pesquisa qualitativa, entendeu-se que a melhor forma para obter os dados para posteriores análises seria através do método de entrevista semiestruturada que, conforme Rampazzo (2001), permite uma organização dos questionamentos a serem abordados e ao mesmo tempo uma possibilidade de ampliar o objeto de estudo na medida em que as informações estão sendo fornecidas/coletadas. Conforme Rosa e Arnoldi (2006), as entrevistas semiestruturadas permitem a obtenção de grande riqueza informativa por serem de um estilo aberto, pois há a utilização de questionários estruturados.

As entrevistas para o desenvolvimento do presente trabalho foram realizadas em uma das unidades de uma organização de grande porte do ramo varejista que possui sede na cidade de Louveira, no estado de São Paulo, e conta com mais de 20.000 mil colaboradores, espalhados pelo Brasil. A unidade em questão está situada na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, e conta com 200 funcionários. A empresa não autorizou a divulgação de seu nome, portanto não será citado neste trabalho.

A escolha da organização, onde foi desenvolvida a pesquisa, e dos colaboradores entrevistados se deu devido à recorrente participação, tanto da organização quanto dos colaboradores, em projetos da área de logística de distribuição de produtos. Foram aplicadas perguntas que objetivaram o entendimento da percepção dos colaboradores quanto às

(4)

competências e habilidades do gerente de projetos, e que mesclaram considerações importantes, tanto as habilidades técnicas como as humanas, para o gerente de projetos, assim como as deficiências que deveriam ser mais desenvolvidas, as formas para envolver a equipe, a melhor maneira para selecionar um gerente de projetos em uma organização e, por último, a descrição de um gerente de projetos ineficaz e que não deveria fazer parte da organização.

A entrevista foi direcionada a dez profissionais envolvidos em implementação de projetos logísticos, alocados em áreas macro e distintas: recursos humanos, engenharia, controladoria, produção e gerência. Foram escolhidos dois profissionais de cada área que participam do desenvolvimento de projetos na organização e que responderam as entrevistas de forma individual e presencial. Será possível avaliar a percepção de profissionais de diferentes áreas quanto às competências necessárias para um gerente de projetos eficaz no gerenciamento de projetos.

2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Para a sobrevivência das organizações nos dias atuais, é necessário que seus executivos tomem ações com rapidez e coerência. Não existe espaço para desperdiçar qualquer tipo de oportunidade, inclusive há a necessidade de criá-las para manter a empresa viva, em movimento. Umas das alternativas gerenciais que tem se mostrado bastante atraente para os executivos das empresas é o gerenciamento de projetos. De uma forma genérica, a leitura de uma empresa em termos de sua capacidade de gerenciar projetos deve considerar suas competências em três dimensões distintas: indivíduos, equipes de projetos e organização (RABECHINI JR.; PÊSSOA, 2005).

Do indivíduo que está envolvido no projeto espera-se domínio da técnica e ferramentas de gerenciamento de projetos, dentro das diretrizes divulgadas, prazos, custos e restrições, além de que possuam uma visão abrangente do sentido de liderar ou ser liderado, alinhando o projeto com as estratégias da organização. Neste aspecto, buscam-se identificar ações que relacionem o grau de competência do indivíduo e suas capacidades gerenciais, de conhecimento do negócio e de gerenciamento de projetos, tendo indivíduos competentes em projetos (CARVALHO; RABECHINI JR.,2008, p. 3-4).

Os mesmos autores, Carvalho e Rabechini Jr. (2008), afirmam que, no âmbito de projetos as equipes devem ser proativas em buscar resultados através de orientação voltada para tarefas e atividades. Espera-se que haja um espírito de colaboração e comprometimento, tendo equipes competentes em projetos. E a organização por sua vez deverá estar preparada,

(5)

disponibilizar os recursos, adequar as estratégias e divulgar os resultados para o grande grupo, tornando-a competente para os projetos. Para Vargas (2006), gerenciar projetos pode ser definido como um conjunto de ferramentas que tem a finalidade de desenvolver conhecimentos e habilidades individuais e que permitem o controle de eventos únicos, sem repetição, em que demanda é única e exclusivamente o alcance dos objetivos pré-determinados, pré-definidos para tal processo.

Existem particularidades nas características e habilidades para a gestão no ambiente de projetos, pois este gestor assume para si maior responsabilidade, fica incumbido de liderar, auxiliar, mobilizar e garantir o sucesso do projeto. Os gerentes de projetos são atribuídos aos projetos da organização conforme suas qualificações e experiências necessárias para o atingimento dos resultados esperados. Este gestor deve saber liderar, ser flexível, dinâmico, ter foco em resultado, gerenciamento, negociação e ser motivador, além de sempre estar em busca da melhoria contínua e dos resultados positivos, contribuindo com a organização (KERZNER, 2006).

O gerente de projetos se tornou popular nos últimos anos em função de sua habilidade de atravessar fronteiras. Quando observado um passado não muito distante é possível verificar a evolução do gerenciamento de projetos e o que modifica a natureza das habilidades que são indispensáveis para um gerente de projetos. Os atributos de um gerenciamento de projetos estão fundamentados nos conhecimentos de administração geral (SILVA; SASSO, 2014).

Quando houve o início da fase de profissionalização da administração de projetos, as organizações prezavam por gestores com habilidades técnicas, porém tempos depois, os atributos comportamentais passariam as ser tão importantes quanto à capacidade técnica do gestor. Kerzner (2006) afirma ainda que, nos dias atuais, a gestão de projetos passa por outra mudança, na qual as organizações prezam por gestores que tenham a capacidade de trabalhar com pessoas, de diversas áreas e departamentos, culturas, de delegar atividades, de se comunicar e de organizar o trabalho de tal forma que todas estas as etapas estejam bem desenhas e definidas antes do start para a execução.

Conforme Keeling (2006), as formas de conduzir e de gerenciar os projetos são ferramentas que exercem grande influência nos resultados da organização, para tanto acertar na escolha do candidato correto para o cargo de gerente de projetos torna-se uma tarefa importante para a empresa, pois falhar nessa escolha abre margem para que a concorrência avance no mercado, já que, os projetos se caracterizam por serem dinâmicos ágeis e inovadores, não

(6)

deixando tempo para uma segunda oportunidade de seleção de outro profissional durante a execução dos projetos.

Lewis (2005) acredita que, para gerenciar um projeto de uma maneira eficaz e eficiente, os passos são bem simples, e cita algumas ações envolvidas:

a) definição do problema, que é a forma para identificar o problema a ser resolvido pelo projeto além de possibilitar a visualização do resultado final;

b) criação de opções de solução, que faz o gerente pensar em quais procedimentos diferentes poderiam ser adotados para resolver o problema e dentre as alternativas disponíveis qual poderia ser a melhor a se utilizar;

c) planejar o projeto, através das questões: o que dever ser feito, por quem, por quanto, como e quando;

d) executar o plano, uma vez que o plano tenha sido estabelecido, deve ser implementado. É importante seguir o plano traçado, além de que se não for seguido não adianta nada fazê-lo, e impedem falhas, já que houve um planejamento inicial;

e) monitorar e controlar a evolução, pois planos são feitos para permitir que o resultado final seja atingido com sucesso. O monitoramento da evolução do projeto serve para se ter a certeza de que será possível chegar aos resultados desejados. Se um desvio no plano for identificado, é necessário a revisão do que pode ser feito para retornar ao caminho correto;

f) fechamento do projeto, uma vez que o destino final seja alcançado, o processo está terminado e deve-se analisar: o que foi feito da forma correta, o que deveria ser melhorado e qual foi o aprendizado. É importante ressaltar que a busca por possíveis ações mais eficazes não se detém a busca de culpados e sim ao foco em melhoria contínua.

Ainda para Lewis (2005), o gerente de projetos dever ter algumas habilidades humanas em destaque que, juntamente com as habilidades de gerenciamento técnico, trarão o sucesso e os bons resultados, sendo eles:

a) liderança; b) negociação; c) motivação; d) comunicação; e) tomada de decisões.

(7)

Se houver deficiência em algumas destas áreas é necessário buscar treinamento. Enquanto algumas pessoas possuem um perfil de liderança nato, outras que não possuem este perfil podem buscar desenvolver esta capacidade através de treinamento e prática. Da mesma forma, o fator negociação é uma capacidade imprescindível em gerentes de projetos, saber negociar e influenciar os outros podem ser características que diferenciam gerentes de projetos eficazes daqueles que são medíocres. A habilidade de saber transformar um grupo em uma equipe também é um diferencial essencial. Para que se comprometam e apoiem o projeto é necessário saber influenciá-los e transformá-los em uma equipe que busca os mesmos resultados e o mesmo objetivo, ou seja, todos devem trabalhar em prol da mesma causa.

Apesar de não ser possível para os gerentes criar a motivação entre os membros da equipe, é necessário que saibam como criar condições de trabalho que estimulem os envolvidos no projeto. Quanto à habilidade de comunicação, a responsabilidade de garantir uma comunicação eficaz é do comunicador e não das pessoas que estão sendo comunicadas. É importante se comunicar corretamente desde a primeira vez, repassar as informações concretas e verdadeiras, já que, se assimiladas erroneamente, é necessário refazer o trabalho, o que impacta diretamente nos resultados. Saber tomar decisões é uma característica fundamental para ser um gerente de projetos eficaz. Tomada de decisão não somente em relação as decisões individuais, mas também a saber quando uma decisão é melhor elaborada em grupo ou individualmente. Antigamente gerentes autocráticos tomavam as decisões sozinhos, nos dias atuais acontece uma gerência participativa e a decisão consensual em equipe (LEWIS,2005, p. 17).

Para concluir, um “bom” gerente de projetos compreende comportamentos ao mesmo tempo em que prevê os mesmos. É necessário desenvolver a capacidade de dirigir, modificar e obter o controle dos comportamentos. Ele deve e pode se envolver em todas as áreas, com o propósito de prever, compreender e influenciar o comportamento das equipes, das pessoas envolvidas.

Com a finalidade de colher as diferentes visões existentes relacionadas ao gerenciamento de projetos, foram realizadas entrevistas individuais e presenciais com duração média de 20 minutos, com os colaboradores de cinco áreas distintas que participam do desenvolvimento projetos de logística de distribuição de produtos, conforme já mencionado neste trabalho, que através de suas diferentes opiniões enriqueceram o conteúdo deste contexto. No Anexo 1 apresenta-se o roteiro com as questões a serem abordadas durante as entrevistas.

(8)

O objetivo principal foi apontar quais são as principais características que um gerente de projetos deve possuir para ser um gerente eficaz, para atingir bons resultados e obter sucesso na implementação dos projetos. As perguntas que compunham o questionário, tiveram por objetivo levantar as principais características que elevam o grau de preparação de gerente de projetos para a condução dos projetos.

Após a realização das entrevistas, os seguintes temas foram destacados:

a) análise das atribuições em termos gerais de um gerente de projetos; b) atribuições humanas para um gerente de projetos;

c) atribuições técnicas para um gerente de projetos;

d) características consideradas deficientes, que o gerente de projetos não deve possuir;

e) atribuições necessárias para o gerente de projetos envolver a equipe na busca por um mesmo objetivo;

f) atribuições necessárias para o gerente de projetos que impactam na contratação; g) características de um gerente de projetos que o torna ineficaz.

2.1 ANÁLISE DAS ATRIBUIÇÕES EM TERMOS GERAIS DE UM GERENTE DE PROJETOS

As atribuições em termos gerais de um gerente de projetos vai além de possuir competências técnicas e/ou humanas separadamente. Segundo Prado (2002), o gerente de projetos deve ser um elemento experiente e de fácil trânsito, tanto na sua área quanto nas demais áreas da organização.

Quanto às atribuições, na visão de um entrevistado da área de produção, o gerente de projetos deve possuir autonomia para escalar os times, ter informações claras sobre prazos e custos, com foco em resultados através de planejamento e organização. Já para as colaboradoras pertencentes a área de recursos humanos, o gerente deve ser: organizado, proativo, intusiante, perseverante, objetivo, ter empatia, além de conhecer do negócio da empresa, com foco em resultado. Prado (2002) afirma que, se o gerente de projetos for positivo, o projeto poderá ser planejado e executado com base em datas e custos realistas.

Para as áreas exatas, como controladoria e engenharia, os entrevistados elencam como atribuições do gerente de projetos: a capacidade de administrar o tempo, de gerir equipes, possuir conhecimento técnico e da área de atuação do projeto, além de saber delegar atividades,

(9)

ter bom relacionamento com a equipe e demais áreas e buscar todos os rercusos necessários para que o projeto seja realizado, conforme o planejado.

2.2 ATRIBUIÇÕES HUMANAS PARA UM GERENTE DE PROJETOS

Entrevistados da área de produção relatam que os gerentes de projetos devem possuir como características humanas o equilíbrio emocional, o poder de persuação, a valorização da equipe e a personalidade.

Não muito diferente destas respostas, as entrevistadas da área que trabalha diretamente com pessoas, relatam que o gerente de projetos deve ter visão holística, ser ético e valorizar as pessoas. Já para entrevistados das áreas de controladoria, ele deve ser resiliente e ter foco.

Para Tejada (2013), o gerente de projetos deve ser um profissional que possa servir de inspiração para a equipe, ter inteligência emocional que inclui emoções sob controle, corpo e mente em harmonia,bom senso, iniciativa e saber onde deseja chegar, ou seja ter foco.

Os entrevistados da área de engenharia alegam a necessidade do gernte de projetos ser motivador, justo, capaz de promover o desenvolvimento pessoal de cada membro da equipe, identificando os pontenciais de cada um.

2.3 ATRIBUIÇÕES TÉCNICAS PARA UM GERENTE DE PROJETOS

Conforme Lewis (2005), para obter sucesso no gerenciamento de projetos, existe a necessidade de conhecimentos técnicos quanto às ferramentas utilizadas para tal atividade.

Os entrevistados que fazem parte da área de recursos humanos afirmam que o gerente de projetos precisa conhecer os recursos e as ferramentas que fazem parte do gerenciamento de projetos. Para os entrevistados das áreas de produção, engenharia e controladoria, o gerente de projetos deve ter capacidade analítica, conhecer os recursos e as ferramentas de gerenciamento de projetos, entender dos processos, além de possuir técnicas em custeio.

Um projeto pode falhar se um cálculo de tempo ou custo aproximado torna-se o alvo, ou seja, fica em evidência para os demais envolvidos como se fossem valores possíveis de atingir (LEWIS, 2005).

(10)

2.4 CARACTERÍSTICAS DEFICIENTES DE GERENTE DE PROJETOS QUE DEVEM SER MELHOR DESENVOLVIDAS

Nesta parte da entrevista, os entrevistados das cinco áreas escolhidas afirmam que os gerentes de projetos devem buscar o desenvolvimento na comunicação e liderança.

Lewis (2005) afirma que, a responsabilidade por garantir a comuinicação eficaz é do comunicador e não das pessoas a quem a informação é dirigida, e de que o significado de uma comunicação, sendo ela feita de uma forma eficaz ou não, é a resposta que ela obtém. Os gerentes de projetos devem estabelecer um clima aberto de comunicação com a equipe, um clima no qual os integrantes não se sintam intimidados a ponto de não conseguirem expor suas ideias ou para informar que não entenderam alguma diretriz repassada.

A resposta “comunicação” aparece seis vezes em oito entrevistas realizadas, como sendo uma característica deficiente dos gerentes de projetos e que deve ser melhorada, através de treinamento e prática. Os entrevistados afirmam que o gerente de projetos deve saber se comunicar, não apenas falar, e também ouvir.

Os respondentes das áreas de produção e engenharia, afirmam que os gerentes de projetos são deficientes quanto a característica liderança, pois não sabem empoderar, não conhecem o verdadeiro sentido de ser um líder, de delegar, e simplesmente acreditam que por estarem neste papel, tem o domínio total sobre os processos e as pessoas. Acreditam que liderar é acreditar, ensinar, elogiar, punir quando necessário, estar não a frente da equipe e sim junto a ela.

2.5 ATRIBUIÇÕES NECESSÁRIAS PARA O GERENTE DE PROJETOS ENVOLVER A EQUIPE NA BUSCA POR UM MESMO OBJETIVO

Nesta questão, as respostas obtidas foram diversificadas. Os entrevistados da área de produção apontam como atribuições necessárias ao gerente de projetos para envolver a equipe na busca pelo mesmo objetivo a resiliência, o poder de persuasão, a convicção e o trabalho em equipe.

Para os entrevistados das áreas de recursos humanos e controladoria, os gerentes de projetos devem mostrar para a equipe um direcionamento claro do que será necessário executar e motivar a equipe.

Tejada (2013) afirma que, motivação é saber onde se deseja chegar e ir em busca disso e diz que o chefe tem a capacidade de desmotivar o mais motivado de seus colaboradores.

(11)

Para os entrevistados da área de engenharia é importante que exista um ambiente adequado para a equipe de projetos trabalhar e executar as suas atividades.

2.6 ATRIBUIÇÕES NECESSÁRIAS PARA O GERENTE DE PROJETOS QUE IMPACTAM NA CONTRATAÇÃO

Para esta questão, o entrevistado 1 da área de controladoria afirma que, o gerente de projetos deve ser contratado “pelas características humanas e posteriormente pelo conhecimento do projeto”.

Os entrevistados da área de produção afirmam que, é importante que o gerente de projetos seja selecionado em uma organização pelo conhecimento técnico e pela capacidade de se adequar as diretrizes da empresa. Já os entrevistados da área de recursos humanos responderam que é importante que este profissional ao ser selecionado, atenda a exigências do cargo, que são definidas por cada empresa.

“Por conjunto de conhecimentos, porém dando ênfase as experiências anteriores e as características humanas, pois são aprendidas e desenvolvidas somente na prática, não tendo como o profissional aprimorá-las em meio exclusivamente acadêmico” (Entrevistado 2, área de engenharia).

2.7 CARACTERÍSTICAS DE UM GERENTE DE PROJETOS QUE O TORNA INEFICAZ

Nesta questão, os entrevistados das áreas de produção coincidentemente afirmam que gerentes passivos, que faltam com a palavra e que não sabem se comunicar de uma forma correta, certamente serão líderes ineficazes frente a equipe, ao projeto e a organização. Os entrevistados das áreas de recursos humanos e engenharia acreditam que gerentes centralizadores e que conhecem pouco do negócio se tornam eficazes.

Para Prado (2002), o projeto corre um alto risco de fracassar pela falta de atuação do gerente de projetos, da mesma forma, quando o gerente de projeto não possui a experiência ou treinamento técnico necessário para gerir o projeto.

3 CONCLUSÕES

O presente trabalho buscou realizar uma análise sobre as competências e habilidades necessárias para um gerente de projetos obter resultados positivos na

(12)

implementação dos projetos, através da percepção de colaboradores de cinco áreas macro e distintas de uma organização de grande porte. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os colaboradores relacionados a estas áreas, que participam do desenvolvimento de projetos, afim de se obter as diferentes visões acerca do assunto abordado.

Através das entrevistas, verificaram-se as opiniões dos oito colaboradores relacionados as áreas de recursos humanos, engenharia, controladoria, produção e gerência, com relação aos seguintes pontos: competências e habilidades do gerente de projetos, deficiências que deveriam ser mais desenvolvidas, formas para envolver a equipe, melhor forma para selecionar um gerente de projetos e a descrição de um gerente de projetos ineficaz, que não deveria fazer parte da organização.

Quanto às características necessárias em um gerente de projetos, em termos macro, foi possível verificar que o gerente de projetos deve possuir autonomia para escolher a equipe, ser proativo, conhecer o negócio da empresa, possuir a capacidade de administrar o tempo, além de possuir o conhecimento técnico necessário para o desenvolvimento do determinado projeto. No que se refere às características humanas necessárias, foi possível verificar que o gerente deve ser justo e motivador, já para as atribuições técnicas necessárias, o gerente de projetos deve ter capacidade analítica e conhecer as técnicas e recursos de gerenciamento de projetos.

A falta de comunicação e de liderança foram elencadas pela maioria dos entrevistados, sendo mencionados em seis e quatro respostas, respectivamente. A comunicação pode ser melhorada através de cursos e treinamentos, fazendo com que esta característica, que hoje se torna a principal deficiência, possa servir de alicerce para o atingimento do sucesso nos projetos. Quanto à liderança, é muito importante o gerente saber ser um líder, saber empoderar, delegar, ensinar, além de se colocar à disposição da equipe, para que juntos possam chegar aos seus objetivos.

REFERÊNCIAS

CARVALHO, Marli M; RABECHINI JR., R. Construindo competências para gerenciar projetos. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, Helen Silva; MOTA, Caroline Maria de Miranda. Liderança situacional em gestão de projetos: uma revisão da literatura. Revista Produção, v. 21, n. 3, p. 404-416, jul./set. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prod/v21n3/aop_t6_0007_0204.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2017.

LEWIS, James P. Como gerenciar projetos com eficácia. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

(13)

KEELLING, R. Gestão de projetos: uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2006. KERZNER, H. Gestão de projetos: as melhores práticas. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. PRADO, Darci. Planejamento e controle de projetos. 2.ed. Belo Horizonte: DG, 2002. RABECHINI JUNIOR, Roque; PESSÔA, Marcelo Schneck de Paula. Um modelo estruturado de competências e maturidade em gerenciamento de projetos. Revista Produção, v. 15, n. 1, p. 34-43, jan./abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/prod/v15n1/n1a03.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2017.

RAMPAZZO, L. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. São Paulo: Stiliano, 2001.

ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzalez Colombo. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para a validação dos resultados. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006.

SILVA, Edson Coutinho da; SASSO, Aline Saran de Carvalho. Habilidades humanas de um gerente de projetos determinantes para a gestão de um projeto. XVII Simpósio de Administração da Produção, Logística XVII Simpósio de Administração da Produção,

Logística e Operações Internacionais. Disponível em:

<http://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2014/artigos/E2014_T00249_PCN60138.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2017.

TEJADA, José. Motivação e liderança como fatores estratégicos de sucesso: você pode fazer a diferença na organização. Caxias do Sul: Educs, 2013.

(14)

ANEXO 1 – ROTEIRO DE ENTREVISTA

1) Quais atribuições em geral um gerente de projetos deve possuir para ser um gerente eficaz e obter bons resultados em projetos?

2) Qual competência humana você considera mais importante para um gerente de projetos?

3) Qual competência técnica você considera mais importante para um gerente de projetos?

4) Quanto as deficiências, qual destas abaixo você considera que deveria ser mais desenvolvida? Através de qual método? (Treinamentos, prática, estudos, etc.)

( ) Liderança ( ) Negociação ( ) Motivação ( ) Comunicação ( ) Tomada de decisões

5) O que você considera essencial para que um gerente de projetos possa envolver a equipe na busca pelos melhores resultados em projetos?

6) Como deveria ser feita a seleção de um gerente de projetos em uma organização? Pelas características técnicas de um gerente? Pelo conhecimento do assunto do projeto? Pelas características humanas?

7) Descreva o gerente de projetos ineficaz, aquele que não deve fazer parte de uma organização e nem de um projeto.

Referências

Documentos relacionados

Estes modelos podem ser classificados conforme a participação do paciente no processo decisório como 10 : (1) o padrão da autonomia pura, onde pacientes competentes

Neste contexto, este trabalho terá como objetivo avaliar o papel das comunicações no desenvolvimento capitalista no Brasil, privilegiando seus impactos na

Educação da Universidade de Lisboa: Exchange/Partilha; Empowerment/Ativismo. A primeira etapa do projeto foi a apresentação da história do livro: “A vida Imortal de

O objetivo deste trabalho foi a encapsulação do extrato rico em compostos fenólicos dos frutos maduros e secos de vitex Vitex agnus castus L., para mascarar a sensação de ardência e

soas mais adaptáveis. II - Na medida em que as pessoas tornaram-se mais conscientes, e que pas- saram a buscar mais autonomia e liberdade na escolha da carreira, ocorreu uma

A partir da premissa de que a narrativa é uma forma antropológica de articulação das experiências do passado (Ricoeur), buscar-se estudar elementos de

• No Brasil atualmente ocorrem diferentes níveis de caracterização para os produtos hortícolas comercializados nas ceasas, sendo que aqueles com maior valor agregado

Existem diversos conhecimentos que o gerente de projetos deve adquirir na área de tecnologia da informação para executar o seu trabalho com maestria, geralmente atrelados à