• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE. COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE. COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER PORTARIA G.CEL XX/2014

REGULAMENTO DOS JOGOS ABERTOS “HORÁCIO BABY BARIONI”

O Coordenador de Esporte e Lazer, no uso de suas atribuições, expede a presente Portaria, que estabelece o Regulamento dos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”.

A – REGULAMENTO GERAL I – DOS OBJETIVOS

Artigo 1° – Os Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”, que recebe a denominação de seu criador e idealizador por força da Lei Estadual nº 12553, de 31 de março de 2007, tem por objetivo coroar o desenvolvimento da prática desportiva dos municípios classificados nos Jogos Regionais e contribuir para o aprimoramento técnico das diversas modalidades em disputa no Estado de São Paulo.

II – DAS DIVISÕES

Artigo 2° – Os Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” serão disputados em 03 (três) Divisões: a) 1ª Divisão;

b) 2ª Divisão; c) Divisão Especial.

Parágrafo Único: A Divisão Especial será realizada de acordo com os critérios estabelecidos pela Coordenadoria de Esporte e Lazer para as seguintes modalidades: a) Basquetebol Masculino Feminino

b) Handebol Masculino Feminino c) Voleibol Masculino Feminino d) Xadrez Masculino Feminino e) Futsal Masculino Feminino

Artigo 3° – Os Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” serão disputados somente na categoria Livre, respeitados os limites mínimo e máximo de idade determinados em cada modalidade.

Parágrafo Primeiro: A modalidade de Ginástica Artística será disputada por ambos os sexos em 02 (duas) categorias:

a) Feminina - até 14 anos - nascida entre 2005 e 2000 b) Feminina - Livre

c) Masculino - até 16 anos - nascido entre 2005 e 1998 d) Masculino - Livre

Parágrafo Segundo: A modalidade de Futebol será disputada como segue: a) Feminino - Livre

b) Masculino - até 20 anos - nascido a partir do ano de 1994. III – DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Artigo 4° – Os Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” serão realizados no período de 03 a 15 de Novembro de 2014 no município de Bauru.

IV – CONGRESSO TÉCNICO

(2)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER V – DAS MODALIDADES

Artigo 6° – Serão disputadas as seguintes modalidades esportivas:

Até 14 anos Sexo Livre Sexo

Ginástica Artística Feminino Atletismo Masc./Fem.

Basquetebol Masc./Fem.

Até 16 anos Biribol Masc.

Ginástica Artística Masculino Bocha Masc.

Boxe Masc./Fem.

Até 20 anos Capoeira Masc./Fem.

Futebol Masculino Ciclismo Masc. /Fem. Damas Misto ou Fem. Futebol Fem.

Futsal Masc./Fem. Ginástica Artística Masc./Fem. Ginástica Rítmica Fem. Handebol Masc./Fem. Judô Masc./Fem. Karatê Masc./Fem. KickBoxing Masc./Fem. Luta Olímpica Masc./Fem. Malha Masc. Natação Masc./Fem. Taekwondo Masc./Fem. Tênis Masc./Fem. Tênis de Mesa Masc./Fem. Vôlei de Praia Masc./Fem. Voleibol Masc./Fem. Xadrez Masc./Fem. VI – DA PARTICIPAÇÃO

Artigo 7° – Os Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” serão realizados anualmente pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, em conjunto com o Município-Sede, e disputado pelas representações municipais do Estado de São Paulo, classificadas nos Jogos Regionais em cada Divisão, modalidade, categoria e sexo.

Parágrafo Primeiro: Cada município poderá se fazer representar apenas por uma equipe em cada modalidade e sexo, optando por 01 (uma) categoria na modalidade de Ginástica Artística.

Parágrafo Segundo: Cada município poderá se fazer representar apenas por uma equipe em cada modalidade e sexo.

Artigo 8° – Será cobrado pelo município-Sede taxa de participação de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) por modalidade, categoria e sexo, que deverá ser recolhida no dia da entrega das Relações Nominais. Caso isso não ocorra, o município estará impedido de participar.

Parágrafo Único: Para efetivar sua participação todos os atletas e dirigentes deverão ser cadastrados pelo Gestor de Cadastro Municipal no Sistema Integrado de Cadastro da CEL. Os Árbitros e Funcionários deverão ser cadastrados pelos Diretores e Inspetores Regionais de Esporte e Lazer

(3)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER

Artigo 9º – Os órgãos promotores não se responsabilizarão por acidentes ocorridos com atletas antes, durante ou depois de qualquer competição cabendo aos municípios às providências quanto às condições de aptidão física / clínica do atleta para a prática da respectiva modalidade.

Artigo 10 – Para assegurar a sua participação nos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” o município deverá satisfazer as seguintes exigências:

a) Ter participado dos Jogos Regionais na modalidade, categoria e sexo, exceto Boxe, KickBoxing e Luta Olímpica (ambos os sexos);

b) Não ter sido eliminado ou desclassificado dos Jogos Regionais pela Coordenadoria de Esporte e Lazer na modalidade, categoria e sexo;

c) Fica assegurada a participação nos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” aos municípios inscritos nos Jogos Regionais na modalidade e sexo não realizados por insuficiência de participantes;

Artigo 11 – A classificação e participação nos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” será adotado os seguintes critérios:

1ª Divisão;

a) 04 (quatro) municípios melhores colocados na classificação geral dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni do ano anterior da Primeira Divisão;

b) 02 (dois) municípios melhores colocados na classificação geral da Segunda Divisão dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni do ano anterior;

c) Município melhor colocado na classificação geral de cada um dos 08 (oito) Jogos Regionais do ano em curso.

Parágrafo Primeiro: Os municípios integrantes da Primeira Divisão poderão disputar todas as modalidades das quais tenham participado nos Jogos Regionais, exceto nas modalidades de Atletismo e Natação, cujo critério de participação está estabelecido no item “a” do parágrafo quinto deste artigo.

Parágrafo Segundo: No caso do município assegurar a classificação por mais de uma das hipóteses previstas no Parágrafo 1o deste Artigo, adotar-se-ão os seguintes critérios:

a) A vaga será preenchida pelo município subsequente na classificação geral dos Jogos Regionais caso um município seja um dos 4 primeiros colocados da 1ª Divisão dos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” e Campeão dos Jogos Regionais.

b) A vaga será preenchida pelo município subsequente na classificação geral dos Jogos Regionais caso um município seja um dos 2 primeiros colocados da 2ª Divisão dos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” e Campeão dos Jogos Regionais.

2ª Divisão;

a) O 02 (dois) melhores colocados por modalidade e sexo da 1ª Divisão dos Jogos Regionais do ano em curso.

b) O melhor colocado por modalidade e sexo da 2ª Divisão, dos Jogos Regionais do ano em curso.

c) Quando o Município Sede participar da 2º divisão poderá disputar todas as modalidades das quais tenha participado nos Jogos Regionais, exceto nas modalidades de Atletismo e Natação, cujo critério de participação está estabelecido no item “a” do parágrafo quinto deste artigo.

Parágrafo Terceiro: Incluem se neste artigo as seguintes modalidades: 01. Basquetebol; 02. Biribol,

03. Bocha; 04. Damas; 05. Capoeira; 06. Ciclismo;

07. Futebol; 08. Futsal;

09. Ginástica Artística; 10. Ginástica Rítmica 11. Handebol; 12. Judô;

13. Karatê; 14. Malha; 15. Taekwondo; 16 Tênis; 17. Tênis de Mesa; 19. Voleibol, 19. Vôlei de Praia; 20. Xadrez

Parágrafo Quarto: Excluindo se dos itens A e B os integrantes da Divisão Especial e da 1ª Divisão dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni.

(4)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER

Parágrafo Quinto: A classificação das seguintes modalidades será como segue: a) ATLETISMO E NATAÇÃO: O primeiro colocado por prova e sexo nos Jogos Regionais,

independente da divisão a que pertencer o município, entendendo-se como tal o melhor tempo ou marca de cada prova, além dos atletas que obtiverem índice.

Parágrafo Sexto: Nas provas para Pessoas com Deficiência (PCD) classifica-se o primeiro colocado por prova, sexo e classificação funcional, de cada um dos 08 (oito) Jogos

Regionais do ano em curso, independente da divisão a que pertencer o município, entendendo-se como tal o melhor tempo ou marca de cada prova.

a) CICLISMO, GINÁSTICA RÍTMICA, JUDÔ, KARATÊ E TAEKWONDO: O campeão por sexo, peso ou prova, caso sua equipe não tenha se classificado.

b) GINÁSTICA ARTÍSTICA: classifica-se o campeão de cada prova, categoria e sexo. c) CAPOEIRA: O primeiro colocado, de ambas as divisões, por peso e sexo nos Jogos

Regionais, caso sua equipe não tenha se classificado.

d) BOXE, KICKBOXING, LUTA OLÍMPICA: a participação será livre.

e) DIVISÃO ESPECIAL: Poderá ser realizado nas modalidades de Basquetebol, Handebol, Voleibol e Xadrez (ambos os sexos), Futsal (masculino) por critérios que serão

estabelecidos pela Coordenadoria de Esporte e Lazer.

Artigo 12 - Os municípios participantes dos Jogos Regionais classificados para os Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” deverão obrigatoriamente participar do mesmo em todas as modalidades classificadas. Caso isso não ocorra, ficará impedido de participar dos Jogos Regionais do ano seguinte nas modalidades, categoria e sexo em que deixou de participar.

Artigo 13 – Nas modalidades de Atletismo, Capoeira, Natação, será realizada uma única competição, com classificação e pontuação individual e por equipe, distintas entre os participantes da Primeira e Segunda Divisão.

Parágrafo Único: Nas modalidades de Boxe, Ciclismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, KickBoxing, Luta Olímpica e Taekwondo as competições serão distintas em cada Divisão.

Artigo 14 – São condições fundamentais para que um atleta participe dos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”:

a) Estar cadastrado no Sistema Integrado de cadastro da CEL e inscrito no evento;

b) Apresentar antes da sua participação nas partidas/competições a credencial expedida pela SELJ/CEL;

c) Satisfazer a todas as exigências das Portarias e Regulamentos da SELJ/CEL;

d) O Atleta apenado pela Justiça Desportiva poderá ser inscrito desde que a pena termine até a data do bloqueio da relação nominal previsto no cronograma do evento.

VII – DA INSCRIÇÃO

Artigo 15 – Os Municípios deverão através dos seus Gestores de cadastro Municipal confirmar através de formulário próprio on-line até a data de bloqueio através do site da SELJ www.selj.sp.gov.br as inscrições por modalidade e sexo como segue:

a) Até o dia 15 de Outubro de 2014 às 18h00.

b) Após este prazo o sistema será bloqueado para qualquer intervenção.

Parágrafo Primeiro: As Relações Nominais por modalidade e sexo, deverão ser preenchidas em formulário próprio on-line até a data de bloqueio através do site da SELJ www.selj.sp.gov.br obedecendo ao seguinte cronograma:

a) Até o dia 29 de Outubro de 2014 às 18h00.

b) Após este prazo o site estará bloqueado para qualquer intervenção na relação nominal. Parágrafo Segundo: O não cumprimento do cronograma estabelecido nos itens deste Artigo implicará no impedimento de participação do município.

Artigo 16 - Após a data do bloqueio das Relações Nominais o sistema será fechado e gerara automaticamente aos atletas e dirigentes relacionados uma credencial que deverá ser retirada como segue.

(5)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER

Parágrafo Primeiro: As credenciais dos Atletas e Dirigentes deverão ser retiradas pelo chefe da Delegação mediante apresentação de 02(duas) vias da Relação Nominal das modalidades, categoria e sexo carimbada e assinada pelo representante legal até as 18h00 do dia que antecede do inicio dos jogos e competições na comissão de controle do evento, apresentando a seguinte documentação:

a) Atleta – C.N.H.,Carteira de Identidade (RG) emitida pela Secretaria da Segurança Pública original e Cadastro de Pessoa Física (CPF) original. (quando não constar no RG). b) Atleta Estrangeiro – RNE (Registro Nacional de Estrangeiro).

c) Técnico, auxiliar técnico, preparador físico – CREF (Conselho Regional de Educação Física).

d) Médico – CRM – (Conselho Regional de Medicina)

e) Fisioterapeuta - CREFITO. (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) f) Massagista - (RG) Carteira de Identidade emitida pela Secretaria da Segurança Pública

original.

Paragrafo Segundo: Componentes das Delegações não citados no paragrafo acima deverão apresentar o (RG) Carteira de Identidade emitida pela Secretaria da Segurança Pública original para a retirada da Credencial.

Parágrafo Terceiro: As credenciais dos Árbitros e Funcionários deverão ser retiradas pelo Chefe do Comitê Dirigente até as 18h00 do dia que antecede o inicio dos jogos e competições na comissão de controle do evento.

Parágrafo Quarto: A solicitação da 2ª via das credenciais deverá ser através de oficio em papel timbrado e protocolado na comissão de controle do comitê Dirigente. Será recolhida pela empresa responsável pelo credenciamento uma taxa no valor de R$10,00 (dez reais) para cada solicitação.

Parágrafo Quinto: O Formulário de consulta dos Regulamentos da CEL estará à disposição no site da SELJ www.selj.sp.gov.br e deverá ser formatado, impresso e entregue nas Diretorias Regionais de Esportes de sua Região Administrativa.

VIII - DOS JOGOS E COMPETIÇÕES

Artigo 17 – O atleta deverá ter completado, ou vir a completar no ano da realização dos Jogos, as seguintes idades mínimas por modalidade:

a) 09 anos (2005) - Ginástica Artística e Ginástica Rítmica b) 10 anos (2004) - Damas e Xadrez

c) 12 anos (2002) - Natação, Tênis, Tênis de Mesa.

d) 14 anos (2000) - Atletismo e Natação para Pessoas com Deficiência (PCD)

e) 15 anos (1999) - Atletismo, Basquetebol, Biribol, Bocha, Ciclismo, Futebol, Futsal, Handebol, Malha, Voleibol e Vôlei de Praia.

f) 16 anos (1998) – Judô, Karatê (Katá) e Taekwondo. g) 18 anos (1996) - Capoeira.

h) 18 anos (completos) - Karatê (Kumitê) i) 19 anos – ( 1995 ) - Boxe

Parágrafo Primeiro: Na modalidade de Boxe a idade máxima será de 40 (Quarenta) anos; na modalidade de Capoeira a idade máxima será de 42 (quarenta e dois) e na modalidade de KickBoxing será de 40 (quarenta) anos, completos ou a completar no ano da realização dos Jogos.

Parágrafo Segundo: Para as provas de BMX e Mountain Bike as idades serão as determinadas nos respectivos Regulamentos Técnicos.

Artigo 18 - Será considerada como mandante a equipe que se encontrar à esquerda na programação dos jogos. Caso haja coincidência na cor dos uniformes, caberá a esta a troca dos mesmos, no prazo de 15 (quinze) minutos, contados a partir da constatação do fato.

Parágrafo Primeiro: Na modalidade de Basquetebol, a equipe que se encontrar a esquerda na programação usará camiseta de cores claras (preferencialmente brancas) e a segunda equipe citada usará camisetas de cores escuras, sendo facultada a numeração de 04 até 99.

(6)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER

Parágrafo Segundo: Na modalidade de Handebol, em caso de coincidência na cor da camisa do goleiro da equipe que estiver à direita da programação com o uniforme da equipe mandante, caberá ao goleiro a troca da camisa.

Artigo 19 – O Técnico, Assistente Técnico e o preparador físico deverão estar registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF). É obrigatória a apresentação da credencial expedida pela SELJ/CEL e o não cumprimento dessa exigência implicará no impedimento de suas participações.

Artigo 20 – Será admitida uma tolerância máxima de 15 (quinze) minutos sobre o horário marcado para as competições e jogos. A equipe que não se apresentar nesse prazo, ou quando anunciada perderá por não comparecimento, caracterizando "W.O.", exceto nas modalidades de Damas Xadrez.

Artigo 21 – As equipes que abandonarem as disputas em qualquer modalidade e sexo serão desclassificadas e consideradas desistentes, ficando, ainda, sujeitas a outras penalidades que poderão ser aplicadas pelos órgãos judicantes da CEL.

Parágrafo Primeiro: Configuram abandono as seguintes situações: a) Deixar de comparecer depois de inscrito;

b) Deixar de comparecer em qualquer partida após o início da Fase Final do Sistema de Disputa dos Jogos Regionais, quando disputada em eliminatória simples;

c) Deixar de comparecer para disputar a última partida dentro de um turno quando não houver possibilidade de classificação para uma fase subsequente;

d) Deixar de comparecer para disputar a última partida dentro de um turno (Grupo Único) quando não houver possibilidade de ser primeiro colocado;

e) Não comparecer a competição programada nas modalidades individuais; f) Duas ausências consecutivas nas modalidades coletivas;

g) Desistir oficialmente da competição entre uma fase e outra;

h) Comparecer ao local das competições e se recusar a jogar ou competir.

Parágrafo Segundo: Configurado o abandono serão considerados nulos os resultados das partidas realizadas pela equipe na fase.

Parágrafo Terceiro: Os Municípios, nos casos citados, deverão apresentar justificativa fundamentada por escrito, até 12 (doze) horas após o ocorrido, para apreciação da Chefia, que poderá encaminhar à Comissão Disciplinar.

IX – DA FORMA DE DISPUTA

Artigo 22 – As competições das modalidades de Basquetebol, Biribol, Bocha, Futebol, Futsal, Handebol, Malha, Tênis de Mesa, Voleibol e Vôlei de Praia serão realizadas de acordo com o número de equipes participantes, obedecendo aos critérios estabelecidos na sua Divisão e Sistema de Disputa.

Parágrafo Único: As demais modalidades obedecerão aos critérios estabelecidos pelos respectivos Regulamentos Técnicos.

X – DA PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

Artigo 23 – Na fase disputada no sistema de turno, a tabela de pontuação das modalidades será:

a) Basquetebol, Biribol, Bocha, Tênis de Mesa (equipe), Voleibol e Vôlei de Praia. Vitória 02 pontos

Derrota 01 ponto Ausência 00 ponto

b) Futebol, Futsal, Handebol e Malha. Vitória 03 pontos

Empate 02 pontos Derrota 01 ponto Ausência 00 ponto

(7)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER c) Damas Vitória 03 pontos Empate 01 pontos Derrota 0,5 ponto Ausência 00 ponto d) Xadrez Vitória 03 pontos Empate 01 pontos Derrota 0,0 ponto Mais os pontos por tabuleiro

Artigo 24 – Para apuração do município campeão geral será adotada a seguinte tabela de pontuação, por modalidade, categoria, sexo e Divisão:

1a e 2a Divisões Divisão Especial

1o lugar...09 pontos 1o lugar...13 pontos

2o lugar...07 pontos 2o lugar...11 pontos

3o lugar...06 pontos 3o lugar...09 pontos

4o lugar...05 pontos 4o lugar...07 pontos

5o lugar...04 pontos 5o lugar...06 pontos

6o lugar...03 pontos 6o lugar...05 pontos

7o lugar...02 pontos 7o lugar...04 pontos

8o lugar...01 ponto 8o lugar...03 pontos

Parágrafo Único: Para a contagem final da 1ª Divisão serão consideradas até 40 melhores pontuações obtidas pelos municípios.

Artigo 25 – Em caso de empate na classificação final será adotado o seguinte critério para o desempate na Divisão correspondente:

a) Maior número de primeiros lugares;

b) Persistindo o empate, o desempate será efetuado pelo maior número de segundos lugares, e assim sucessivamente com as classificações subseqüentes;

c) Persistindo ainda o empate será realizado sorteio. XI – DA COMPOSIÇÃO DA DELEGAÇÃO

Artigo 26 – A Delegação de cada Município poderá ser composta por: a) 01 (um) Chefe;

b) 01 (um) Assistente; c) 02 (dois) Médicos;

d) 01 (um) Acompanhante para até 50 atletas; acima 02 (dois) acompanhantes; e) 01 (um) Roupeiro;

f) 01 (um) Assessor de imprensa; g) 01 (um) Fotógrafo;

h) 01 (um) Tesoureiro; i) 02 (dois) Vigilantes;

j) 06 (seis) Membros da cozinha; k) 05 (cinco) Motoristas;

l) 03 (três) Responsáveis pela manutenção; m) 02 (dois) Encarregados pelo Alojamento; n) 02 (dois) Responsáveis pela Limpeza;

o) 02 (dois) Enfermeiros;

p) Técnico, Assistente Técnico, Fisioterapeuta, Massagista de acordo com o número de equipes.

(8)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER

Parágrafo Único: O número máximo de atletas que comporão a Delegação será: 01. Atletismo - 46 Masculino + 12 PCD 46 Feminino + 12 PCD 02. Basquetebol 12 Masculino 12 Feminino

03. Basquetebol - Divisão Especial 18 Masculino 18 Feminino 04. Biribol 08 Masculino

05. Bocha 09 Masculino

06. Boxe 10 Masculino 10 Feminino 07. Ciclismo 17 Masculino 09 Feminino 08. Capoeira 08 Masculino 08 Feminino 09. Damas 22 Masculino 22 Feminino 10. Futsal 14 Masculino 14 Feminino 11. Futsal Masc.- Divisão Especial 18 Masculino 18 Feminino 12. Ginástica Artística 08 Masculino 08 Feminino

13. Ginástica Rítmica 08 Feminino

14. Handebol 16 Masculino 16 Feminino 15. Handebol - Divisão Especial 18 Masculino 18 Feminino 16. Judô 17 Masculino 17 Feminino 17. Karatê 11 Masculino 08 Feminino 18. KickBoxing 05 Masculino 02 Feminino 19. Luta Olímpica 14 Masculino 14 Feminino 20. Malha 06 Masculino

21. Natação - 44 Masculino +12 PCD 44 Feminino + 12 PCD 21. Taekwondo 08 Masculino 08 Feminino

22. Tênis 05 Masculino 05 Feminino 23. Tênis De Mesa 06 Masculino 06 Feminino 24. Voleibol 12 Masculino 12 Feminino 25. Voleibol – Divisão Especial 18 Masculino 18 Feminino 26. Vôlei De Praia 04 Masculino 04 Feminino 27. Xadrez 08 Masculino 08 Feminino 28. Xadrez Masc. – Divisão Especial 08 Masculino 08 Feminino

Artigo 27 – O Chefe ou Assistente de Chefia da delegação representam o Município para todos os efeitos legais no decorrer do evento.

Parágrafo Único: Nenhum membro suplementar poderá figurar na Delegação. XII – DOS TRANSPORTES - ALIMENTAÇÃO – HOSPEDAGEM

Artigo 28 - Os Municípios-sede deverão providenciar junto aos órgãos competentes, alojamento para as delegações, os quais deverão apresentar bom índice de higiene e conforto.

Parágrafo Primeiro: As representações municipais serão responsáveis pela boa conservação dos alojamentos que lhes forem reservados, obrigando-se a acatar as ordens disciplinares e a indenizar o Comitê Organizador pelas avarias verificadas no material posto a sua disposição.

Parágrafo Segundo: As representações municipais deverão levar colchões e chuveiros em número condizente com os elementos da delegação.

Parágrafo Terceiro: O Chefe da Delegação comunicará ao Comitê Organizador com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência, o dia e a hora em que a delegação deixará o Município-sede, para fim de vistoria nos respectivos alojamentos.

Artigo 29 – O Transporte será de responsabilidade dos municípios participantes;

Parágrafo Único: O Chefe da Delegação e o Assistente de Chefia serão os responsáveis para todos os efeitos legais no decorrer do evento.

XIII – DA ÁRBITRAGEM

Artigo 30 – A arbitragem será de responsabilidade da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Os árbitros deverão ser obrigatoriamente, Cadastrados no Sistema Integrado de Cadastro da CEL e designados pelo Núcleo de Arbitragem da CEL.

(9)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER XIV - JUSTIÇA DESPORTIVA

Artigo 31 – O atleta, técnico, assistente técnico e dirigente expulso ou desqualificado pelo árbitro, estará automaticamente suspenso por uma partida na modalidade, independente das punições que lhes poderão ser impostas pela Comissão Disciplinar Especial.

Parágrafo Único: Independente de publicação em Boletim Oficial, a responsabilidade de controle de suspensões aplicadas é do município participante.

Artigo 32 – O prazo para os Municípios interporem representações será de 03 (três) horas após o término do jogo ou competição, desde que acompanhadas de provas. Após esse prazo o resultado estará automaticamente homologado, não cabendo mais representações.

Parágrafo Único: Nas modalidades de Atletismo, Boxe, Capoeira, Ciclismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, KickBoxing, Luta Olímpica, Natação e Taekwondo, será considerado o horário do término das competições do dia.

Artigo 33 – A Justiça Desportiva será exercida pela Comissão Disciplinar Especial.

Parágrafo Primeiro: Nos termos do Artigo 217, Parágrafo Primeiro, da Constituição Federal, para se recorrer ao Poder Judiciário será necessário esgotarem-se todas as vias da Justiça Desportiva, citado no Parágrafo Único do Artigo 1o do Código de Justiça

Desportiva da CEL.

Parágrafo Segundo: Para efeito dos procedimentos da Justiça Desportiva serão consideradas modalidades individuais: Atletismo, Capoeira, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, KickBoxing, Natação e Taekwondo.

Parágrafo Terceiro: O prazo para apresentação de recurso às decisões das Comissões Disciplinares Permanentes ou Comissão Especial será de 10(dez) dias contados a partir do momento em que tais decisões foram prolatadas.

XV – DOS UNIFORMES E PUBLICIDADE

Artigo 34 – É obrigatória a inscrição dos nomes dos Municípios impressa nas camisas, quimonos e judoguis utilizados pelos atletas em todos os jogos e competições, exceto nas modalidades de Biribol, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Kickboxing e Natação.

Parágrafo Primeiro: Não será permitido, sob quaisquer hipóteses, o uso de pincéis, canetas, fitas adesivas e outros para tal fim.

Parágrafo Segundo: Será obrigatório o uso de Judoguis azuis e brancos na modalidade de Judô.

Parágrafo Terceiro: Será permitida a inscrição dos nomes ou logomarcas de patrocinadores nos uniformes sendo vedado patrocínio que se relacione com propaganda política, fumo ou produtos incompatíveis com a prática desportiva.

Parágrafo Quarto: Aos Técnicos e Assistentes Técnicos fica proibido o uso de chinelo e sandália quando estiverem dirigindo ou representando suas equipes. O short somente poderá ser utilizado se fizer parte do uniforme.

Artigo 35 – Os responsáveis pela execução do certame impedirão a participação em jogos ou competições das equipes que se apresentarem uniformizados em desacordo com as normas estabelecidas.

Artigo 36 - A publicidade de qualquer gênero só poderá ser realizada mediante autorização expressa da SELJ-CEL, cabendo a esta lugar de destaque em todas as inserções, com exceção da constante dos uniformes de jogos e competições dos municípios participantes.

XVI – DO CERIMONIAL E DA PREMIAÇÃO

Artigo 37 – No Cerimonial de Abertura todas as delegações municipais devidamente uniformizadas deverão, obrigatoriamente, participar com o numero de atletas estabelecido pelo Comitê Dirigente.

Parágrafo Único: O município que não atender esse artigo ficara sujeito à desclassificação.

(10)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER

Artigo 38 – Será obrigatória a realização do Cerimonial do “Fogo-Simbólico” pelo Município-Sede.

Artigo 39 – Ao Campeão, Vice-Campeão e Terceiro colocado de cada modalidade, categoria e sexo nas 03 (três) Divisões serão conferidos troféus de posse definitiva oferecidos pela SELJ/CEL e Município-Sede.

Artigo 40 – Ao Município Campeão, Vice-Campeão e 3o Colocado Geral nas 2 (duas) Divisões dos

Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” serão conferidos troféus de posse definitiva, oferecidos pela SELJ/CEL e Município-Sede.

Artigo 41 - A SELJ-CEL e o Município-Sede oferecerão medalhas a todos os atletas, Técnicos e Assistentes Técnicos classificados em 1o, 2o e 3o lugares nas várias modalidades coletivas, em

ambos os sexos, categorias e Divisões.

Parágrafo Primeiro: Nas modalidades individuais, medalhas aos 03 (três) primeiros atletas por prova, sexo e divisão, bem como aos técnicos e assistentes técnicos das 03 (três) equipes primeiras colocadas.

Parágrafo Segundo: Durante o Cerimonial de Premiação os atletas, técnicos e assistentes técnicos deverão estar devidamente uniformizados.

B – REGULAMENTO TÉCNICO

Artigo 42 – Os Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” serão regidos pelo Regulamento Técnico dos Jogos Regionais em cada modalidade, excetuando-se as alterações e inclusões do presente. XVII – DA MODALIDADE DE ATLETISMO

Artigo 43 – Poderão participar os atletas classificados por prova e sexo nos Jogos Regionais, mais os que obtiverem os seguintes índices, limitando a 02 (dois) atletas por prova.

Prova Sexo Índice

100m Masculino 10.7 100m Feminino 12.5 200m Masculino 22.0 200m Feminino 25.8 400m Masculino 48.8 400m Feminino 58.0 800m Masculino 1.54.0 800m Feminino 2.24.0 1.500m Masculino 4.00.0 1.500m Feminino 5.00.0 5.000m Masculino 15.10.0 5.000m Feminino 18.20.0 10.000m Masculino 32.10.0 10.000m Feminino 39.30.0 3.000m Marcha Feminino 20.30.0 5.000m Marcha Masculino 27.00.0 110 com barreiras Masculino 15.2 100 com barreiras Feminino 16.1 400 com barreiras Masculino 55.5 400 com barreiras Feminino 1.07.0 04 x 100m Masculino 43.0 04 x 100m Feminino 50.5 04 x 400m Masculino 3.21.0 04 x 400m Feminino 4.12.0 Salto Triplo Feminino 11.40m Salto Triplo Masculino 14.60m Salto em Altura Masculino 1.90m Salto em Altura Feminino 1.55m Salto com Vara Masculino 3.90m

(11)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER Salto com Vara Feminino 2.80m Salto em Distancia Masculino 6.95m Salto em Distancia Feminino 5.40m Arremesso do Peso Masculino 14.00m Arremesso do Peso Feminino 12.00m Lançamento do Disco Masculino 42.50m Lançamento do Disco Feminino 37.00m Lançamento do Dardo Masculino 53.00m Lançamento do Dardo Feminino 37.00m Lançamento do Martelo Masculino 43.00m Lançamento do Martelo Feminino 41.00m

Decatlo 6.000 ptos

Heptatlo 3.800 ptos

Parágrafo Primeiro: Na categoria PCD poderão participar os atletas classificados por prova e sexo nos Jogos Regionais, mais 02 atletas por índice técnico.

Parágrafo Segundo: O índice Técnico da Competição (ITC) para as provas paralímpicas será de 50% do recorde mundial publicado no site Oficial do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) de cada prova/classe, sendo as razões definidas das seguintes formas: Provas de Pista:

Provas de Campo:

Artigo 44 – O município poderá inscrever até 02 (dois) atletas por prova e uma equipe de revezamento, desde que apresentem o índice técnico exigido ou classificação nos Jogos Regionais. Cada atleta poderá participar de até 03 (três) provas individuais e dos revezamentos.

Parágrafo Primeiro: O Município-Sede poderá inscrever até 2 (dois) atletas por prova e uma equipe por revezamento, independente de índice técnico, desde que atenda aos limites de provas estabelecidos no “caput” deste Artigo.

Parágrafo Segundo: Os atletas participantes nas provas de Decatlo e Heptatlo poderão participar de até 02 (duas) outras provas.

Parágrafo Terceiro: Não poderão ser feitas alterações de provas individuais. Os atletas deverão participar das provas em que foram inscritos na relação nominal.

Artigo 45 – O município que obtiver índice nas provas de revezamento poderá substituir os integrantes da equipe. No caso de substituição de integrantes da equipe de revezamento, só poderão ser utilizados atletas que constem da relação nominal de inscritos na competição de atletismo.

Artigo 46 - As provas serão realizadas em 04 (quatro) dias, como segue: 1º Dia- Manhã

08h30 100 m rasos PCD Feminino Tempo Final 09h00 Lançamento do Dardo PCD Masculino Final

Lançamento do Disco PCD Masculino Final 09h30 100 m rasos PCD Masculino Final Tempo 10h00 Lançamento do Dardo PCD Feminino Final

Lançamento do Disco PCD Feminino Final 10h30 200 metros rasos PCD Feminino Final Tempo 11h00 200 metros rasos PCD Masculino Final Tempo

(12)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER 1º Dia - Tarde

14h00 3 KM Marcha Atlética Feminino Final Tempo 14h30 100 metros sobre barreiras HEPTATLO

14h50 100 m rasos Feminino Semifinal

Salto em Altura HEPTATLO

15h30 100 m rasos Masculino Semifinal

Lançamento do Martelo Feminino Final

16h00 5Km Marcha Atlética Masculino Final Tempo

Salto com Vara Feminino Final

Lançamento do Dardo Feminino Final

16h30 100 m rasos Feminino Final

Arremesso do Peso HEPTATLO

17h00 100 m rasos Masculino Final

17h30 200 metros rasos HEPTATLO

2º Dia - Manhã

08h30 400 m rasos PCD Feminino Final Tempo

09h00 Salto em Altura F-12-13-42-44-46 Masculino Final Arremesso do Peso PCD Masculino Final 09h30 400 m rasos PCD Masculino Final Tempo 10h00 Arremesso do Peso PCD Feminino Final

Salto em Distância F 11-12-13-20-37-38-42-44-46- Feminino Final 10h30 800 m rasos T- 11-12-52-53-54 Feminino Final Tempo

Salto em Distância F-11-12-13-20-36-37-38-42-44-46 Masculino Final 11h00 1500 m rasos T-11-12-13-20-36-37-46-52-54 Masculino Final Tempo

2º Dia Tarde

13h30 100 m rasos DECATLO

Salto com Vara Masculino Final

Salto em Distância DECATLO

Arremesso do Peso DECATLO

15h00 400 m rasos Feminino Final Tempo

Salto em Distância Masculino Final

15h30 400 m rasos Masculino Final Tempo

Salto em Altura DECATLO

16h00 revezamento 4x100 m rasos Feminino Final Tempo

Arremesso do Peso Masculino Final

16h30 400 m rasos DECATLO

16h50 revezamento 4 x 100 metros rasos Masculino Final Tempo

3º Dia - Manhã

08h30 5000 m rasos Feminino Final Tempo

Lançamento do Disco Masculino Final

09h30 5000 m rasos Masculino Final Tempo

(13)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER

Salto em Distância HEPTATLO

10h30 110 metros sobre barreiras Masculino Final Tempo

Lançamento do Disco DECATLO

11h00 100 m sobre barreiras Feminino Final Tempo

Lançamento do Dardo HEPTATLO

11h30 1500 m rasos Feminino Final Tempo

Salto com Vara DECATLO

12h00 800 m rasos HEPTATLO

3º Dia- Tarde

14h30 400 metros sobre barreiras Feminino Final Tempo

Lançamento do Disco Feminino Final

Salto Triplo Masculino Final

15h00 400m sobre barreiras Masculino Final Tempo

Lançamento do Dardo DECATLO

Salto em Altura Masculino

15h30 1500 m rasos Feminino Final Tempo

Lançamento do Dardo Masculino Final

16h00 800 m rasos Masculino Final Tempo

Salto em Distância Feminino Final

16h30 1500 metros rasos DECATLO

4º Dia- Manhã

08h00 10000 m rasos Feminino Final Tempo

Salto Triplo Feminino Final

09h00 10000 m rasos Masculino Final Tempo

Lançamento do Martelo Masculino Final 09h30 200 metros rasos Feminino Final Tempo

Salto em Altura Feminino Final

10h00 200 metros rasos Masculino Final Tempo

Arremesso do Peso Feminino Final

10h30 800 metros rasos Feminino Final Tempo

11h00 1500 m rasos Masculino Final Tempo

11h30 Revezamento 4 x 400 metros rasos Feminino Final Tempo 12h00 Revezamento 4 x 400 metros rasos Masculino Final Tempo

Altura Inicial e elevação da barra.

1 Salto com Vara Feminino – 2,00m de 20/20cm até 2,80 e de 10/10cm até um vencedor; 2

Salto com Vara Masculino - 3,00m de 20/20cm até 4.00 e de 10/10cm até um vencedor;

(14)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER 3 Salto com Vara Decatlo - 2,20m de 10/10cm até o final;

4 Salto em Altura Feminino - 1,40m de 5/5cm até 1,70 e de 3/3cm até um vencedor; 5 Salto em Altura Heptatlo - 1,25m de 3/3 cm até o final.

6 Salto em Altura Masculino - 1,80m de 5/5cm até 2,05 e de 3/3cm até um vencedor; 7 Salto em Altura Decatlo - 1,50m de 3/3cm até o final;

OBS- as alturas iniciais das provas de saltos verticais serão sempre 10 cm abaixo do pior resultado

do atleta que está inscrito na prova

Artigo 47 – A contagem de pontos nas provas de Decatlo, Heptatlo e Revezamentos, para a classificação final, serão em dobro.

Parágrafo Primeiro: Para efeito de pontuação deverá ser aplicada a seguinte tabela: 1o lugar...09 pontos 2o lugar...07 pontos 3o lugar...06 pontos 4o lugar...05 pontos 5o lugar...04 pontos 6o lugar...03 pontos 7o lugar...02 pontos 8o lugar...01 ponto

Parágrafo Segundo: A realização da competição será única, porém, a contagem de pontos por prova e sexo será distinta de acordo com a Divisão a que pertencer.

Artigo 48 – No caso de apenas uma inscrição ou desistência de atletas, redundando numa única participação, será atribuída pontuação e premiação.

XVIII – DA MODALIDADE DE BOXE

Artigo 49 – A modalidade de Boxe será regida pelas Regras da modalidade, com as exceções previstas neste Regulamento.

Artigo 50 – A modalidade de Boxe será disputada por ambos os sexos, em uma única classe - Amadores, nas seguintes categorias e pesos:

FEMININO MASCULINO PESOS PESOS 45 kg a 48 Kg 46 Kg a 49 kg 51 kg 52 kg 54 kg 56 kg 57 kg 60 kg 60 kg 64 kg 64 kg 69 kg 69 kg 75 kg 75 kg 81 kg 81 kg 91 kg + de 81 kg + de 91 kg

Parágrafo Primeiro: Os pesos deverão ser definidos, obrigatoriamente, na relação nominal. Caso o atleta não passe na primeira pesagem estará automaticamente desclassificado da competição.

Parágrafo Segundo: No caso de apenas uma inscrição ou desistência de atletas na categoria/peso, este não poderá lutar, salvo se o técnico, no momento da pesagem, optar por colocar o atleta em outra categoria.

Parágrafo Terceiro: Não haverá tolerância de peso entre os participantes.

(15)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER

Artigo 51 – O município será representado por apenas 01 (um) pugilista em cada categoria, peso e sexo.

Artigo 52 – Na categoria Elite Masculino serão utilizadas luvas de 10(dez) onças da categoria de peso 49(quarenta e nove) Kg até a categoria 64(sessenta e quatro) Kg e 12 (doze) onças da categoria 69(sessenta e nove) Kg até a categoria + de 91(noventa e um) Kg.

Na categoria Elite Feminina serão utilizadas luvas de 10(dez) onças em todas as categorias de peso.

Artigo 53 – As lutas terão a seguinte duração:

Feminino – 04 (quatro) “rounds” de 02 (dois) minutos, por 01 (um) minuto de descanso. Masculino – 03 (três) “rounds” de 03 (dois) minutos, por 01 (um) minuto de descanso.

Artigo 54 – Para que o pugilista possa tomar parte da competição deverá estar devidamente uniformizado, como segue:

VESTUÁRIO

a) Calções com comprimento máximo acima do joelho e nas categorias femininas é opcional o uso de saias;

b) No Calção, a linha da cintura deve estar claramente indicada por uma cor distinta; c) Não é permitido o uso de esparadrapos ou adesivos de qualquer natureza no vestuário

do atleta;

d) Calção e camiseta (tipo regata, sem mangas, cobrindo o peito e as costas) ambos na cor VERMELHA OU AZUL, de acordo com o corner de atuação: vermelha para o corner vermelho e azul para o corner azul;

e) Protetor bucal não poderá ser na cor vermelha ou similar;

f) É proibido o uso de cabeleiras fora do protetor de cabeça (feminino)

g) Nenhum outro tipo de presilha poderá ser utilizado para fixar os cabelos no protetor de cabeça;

h) De preferência utilizar “bandanas” para prender os cabelos para dentro do capacete; i) É proibido o uso de qualquer tipo de acessório aparente, de metal ou de plástico, no

corpo, como piercing;

j) É proibido o uso de barbas e bigodes e

k) É permitido o uso de joelheiras desde que não contenha metal.

Parágrafo Primeiro: Na categoria Elite Masculino não serão utilizados capacetes Parágrafo Segundo: Na categoria Elite Feminina será obrigatório o uso do capacete.

Artigo 55 – A pesagem será feita no dia anterior à primeira rodada, no horário das 07h00 às 09h00 e o Congresso Específico será às 15h00. Nas demais rodadas a pesagem será das 8h00 às 9h00.

Artigo 56 – As boxeadoras deverão apresentar “Atestado Negativo de Gravidez” quando da primeira pesagem e não posteriormente. Caso não apresente o atestado a atleta estará impedida de ser pesada e de participar.

O Atestado terá que ser expedido com data máxima de 15(quinze) dias que antecedem as disputas.

Artigo 57 – O(A) boxeador(a) classificado (a) para a disputa da fase semifinal ou final que deixar de se apresentar para a pesagem, exame médico ou combate programado não terá direito a medalha e pontuação.

Parágrafo Único: Para ter direito à referida premiação e pontuação o mesmo deverá apresentar atestado médico comprovando estar lesionado e impedido de participar do combate.

(16)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER Artigo 58 – A pontuação para efeito de classificação final por equipes será:

a) 01 (um) ponto por categoria pelo primeiro combate efetivamente disputado; b) 01 (um) ponto por vitória nas preliminares;

c) 02 (dois) pontos por vitória na semifinal;

d) 01 (um) ponto por derrota na final (exceto W.O.); e) 03 (três) pontos por vitória na final.

Parágrafo Único: As competições serão distintas em cada Divisão. XIX – JUDÔ

Artigo 59 – A competição DE Judô será conforme programação abaixo:

Primeiro Dia - 1ª e 2ª DIVISÃO

16 horas = Congresso Técnico Específico do Judô.

 Retirada do envelope com a Ficha de Inscrição Nominal dos atletas da equipe + 3 fichas de escalações das equipes;

 Retirada da Ficha de Inscrição Nominal da dupla de Nague no Katá;

 Retirada da Ficha de Inscrição Nominal dos atletas para a competição individual;  Orientações gerais para a participação dos atletas;

Segundo Dia - 1ª e 2ª DIVISÃO

8 horas – Equipes masc/fem. Da 1ª divisão

 Entrega dos envelopes com a ficha da equipe preenchida com os nomes dos atletas.  Anexando o CRACHA dos atletas inscritos nas equipes.

 1ª escalação dos atletas para a ordem dos confrontos

9 horas – Início das competições por equipes da 1ª divisão - Masc/Fem. Das 9 às 10 horas - Equipes masc/fem. da 2ª divisão

 Entrega dos envelopes com a ficha da equipe preenchida com os nomes dos atletas.  Anexando o CRACHA dos atletas inscritos nas equipes.

 1ª escalação dos atletas para a ordem dos confrontos

10 horas – Início das competições por equipes da 2ª divisão. Masc/fem.. Até as 14 horas – Inscrições das duplas de Nague no Kata

Entrega das Inscrições das duplas de Nague no Katá da 1ª e 2ª divisão masculino e feminino.

1ª DIVISÃO - INDIVIDUAL

Das 14 às 15 horas – Pesagem Livre – Masculino e Feminino.

Até as 15 horas – Entrega das fichas com as inscrições dos atletas para o individual da 1ª divisão, masc/fem.

Das 15 às 16 horas – Pesagem Oficial – Masculino e Feminino. Terceiro Dia - 1ª e 2ª DIVISÃO

8 horas – Apresentação das duplas de Nague no Kata 1ª DIVISÃO - INDIVIDUAL

Das 9 às 10 horas – Pesagem Oficial 11 horas – Sorteio das chaves

(17)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER 2ª DIVISÃO - INDIVIDUAL

Das 14 às 15 horas – Pesagem Livre – Masculino e Feminino.

Até as 15 horas – Entrega das fichas com as inscrições dos atletas para o individual da 2ª divisão, masc/fem.

Das 15 às 16 horas – Pesagem Oficial – Masculino e Feminino.

18 horas – PREMIAÇÃO E ENCERRAMENTO da 1ª divisão + KATA Quarto Dia - 2ª DIVISÃO

Das 7 horas às 8 horas – Pesagem Oficial - Masculino e Feminino. 8h30m – SORTEIO DAS CHAVES

9 horas – Início da competição individual da 2ª divisão

18 horas – PREMIAÇÃO E ENCERRAMENTO da 2ª divisão XX – DA MODALIDADE DE KICKBOXING

Artigo 60 – A competição será disputada por ambos os sexos nas modalidades Low Kicks (ambos os sexos) e Full-Contact (somente para o sexo feminino), todos com torneio individual, de acordo com as regras oficiais do KickBoxing da Confederação Brasileira de KickBoxing.

Parágrafo Primeiro: As categorias de peso são divididas de acordo com as seguintes especificações: ESTILO LOW-KICKS MASCULINO FEMININO De 60,001 kg. até 63,500 kg. De 52,001 kg. até 56 kg. De 63,501 kg. até 67 kg. De 56,001 kg. até 60 kg. De 67,001 kg. até 71 kg. De 71,001 kg. até 75 kg. De 75,001 kg. até 81 kg.

ESTILO FULL-CONTACT (FEMININO) De 54,001 kg. até 56 kg.

De 56,001 kg. até 60 kg.

Parágrafo Segundo: O Município poderá inscrever até uma máximo de 15 (quinze) atletas, e deverá confirmar os 09 (nove) titulares ( 05 no masculino e 04 no feminino ) na pesagem oficial. Som ente os titulares podem participar da pesagem oficial.

Paragrafo Terceiro: O Município deverá, no momento da pesagem oficial, confirmar somente 01 (um) atleta em cada categoria de peso, num total de 05 (cinco) masculino e 04 (quatro) feminino, sendo até 02 (duas) na modalidade Low Kicks e até 02 (dois) na modalidade Full-Contact, além de um técnico e um auxiliar técnico.

Parágrafo Quarto: Somente poderá participar atleta com graduação de faixa verde em diante. A graduação dos atletas participantes deverá ser comprovada no Congresso Específico, por meio de documento de entidade de direção estadual da modalidade de KickBoxing. Os atletas podem requerer sua certificação de graduação oficial na entidade de direção estadual em até um máximo de 15 (quinze) dias anteriores à data de inicio da competição, ou diretamente ao representante da entidade de direção estadual antes do início do Congresso Específico, quando da apresentação da lista nominal de até 15 (quinze) atletas.

Parágrafo Quinto: A idade mínima para participação, em ambos os sexos, é de 18 (dezoito) anos completos.

Parágrafo Sexto: No caso de apenas uma inscrição ou desistência de atleta, redundando numa única participação, será atribuída pontuação e premiação.

Parágrafo Sétimo: A pesagem livre deverá ser realizada na balança extraoficial, havendo uma única pesagem na balança oficial.

(18)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER

Artigo 61 – Além do uniforme oficial do KickBoxing é obrigatório o uso dos protetores de cabeça, dental, genital (masculino), de seios (feminino), luvas, 01 (um) par de bandagem de mãos medindo entre 2,50m a 3,00m de comprimento e 3,00cm a 5,00cm de largura, para ambas as modalidades. No Low Kicks ( masculino e feminino ) deverá ser utilizado o protetor de canela de elastano ( tipo meia ), oficial da modalidade. No Full Contact (feminino) deverá ser utilizado o protetor de canela individual e o protetor de pé individual, oficiais da modalidade.

Parágrafo Primeiro: As luvas e os protetores de cabeça serão cedidos pela Confederação Brasileira de KickBoxing.

Parágrafo Segundo: Para a modalidade Low Kicks será obrigatório o uso do calção específico da modalidade, tendo o nome Kickboxing estampado ou escrito na parte frente e o nome da cidade na parte de trás.

Parágrafo Terceiro: Para a modalidade Full-Contact será obrigatório o uso da calça longa específica da modalidade, tendo o nome Kickboxing estampado ou escrito na parte frente e o nome da cidade na parte de trás.

Parágrafo Quarto: As atletas deverão usar o protetor de seio por baixo do top. O top utilizado deve ser curto e de alça, de cor idêntica à cor predominante do calção ou calça da atleta e o abdômen da atleta deverá estar descoberto. Atletas do sexo masculino devem lutar de peito nu.

Parágrafo Quinto: Não poderá ser utilizado quaisquer produtos oleosos como vaselina, óleo de aquecimento, pomada, etc.

Artigo 62 – A competição acontecerá no sistema de eliminatória simples.

Parágrafo Único: Na classificação final os atletas semifinalistas perdedores serão classificados em 3o lugar, sendo a pontuação do 3º e 4º lugares somada e dividida entre

ambos. O 5o e 7o lugares serão definidos da chave do campeão e o 6º e 8º lugares da

chave do vice-campeão, sendo o 5º colocado àquele que perdeu para o campeão nas quartas de final e o 6º colocado o que perdeu para o vice-campeão.

Artigo 63 – O Congresso Específico será realizado no dia anterior ao primeiro dia de competição, no qual todos os Municípios inscritos deverão se fazer representar, obrigatoriamente, pelo técnico ou representante, a fim de confirmar as inscrições dos atletas apresentando a lista nominal de até 15 (quinze) atletas com a devida confirmação da graduação dos participantes, e assuntos gerais.

Parágrafo Primeiro: A pesagem oficial será realizada em seguida a realização do Congresso Específico, com programação de horário a ser definida e informada pela entidade de direção estadual (1ª e 2ª divisão), com a apresentação da credencial que o (a) habilita a participar.

Parágrafo Segundo: Após o encerramento da pesagem de cada divisão, serão formadas as chaves de competição de cada modalidade e categoria, através de sorteio eletrônico ou método tradicional.

Parágrafo Terceiro: A programação das lutas da primeira divisão poderá ser alterada, caso o atleta tenha mais de 03 (três) combates no dia, em obediência ao regulamento internacional da WAKO (World Association of Kickboxing Organization).

Parágrafo Quarto: O sorteio das chaves para a competição será realizado na presença dos representantes dos Municípios inscritos, através do método tradicional ou pelo computador.

Parágrafo Quinto: A pesagem será realizada por um ou mais árbitros indicados pela Coordenadoria de Esporte e Lazer, sob a orientação do Supervisor da Modalidade. O atleta deverá se apresentar com roupa íntima ou de corpo nu.

Paragrafo Sexto: Os atletas que não pesarem ou não se enquadrarem em seus respectivos pesos serão desclassificados.

Artigo 64 – O atleta, após ser chamado para o combate, deverá passar pela mesa de inspeção com todos os protetores obrigatórios e apresentar a credencial exigida para participação.

Artigo 65 – O tempo de luta, para ambos os sexos, será de 3 rounds de 2 minutos de duração, com intervalo de 1 minuto.

(19)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER

Artigo 66 – O sistema de pontuação, para obtenção da classificação final do Município será a soma dos pontos de cada categoria, de acordo com a seguinte tabela:

1º lugar 09 pontos 2º lugar 07 pontos 3º lugar 5,5 pontos 3º lugar 5,5 pontos 5º lugar 04 pontos 6º lugar 03 pontos 7º lugar 02 pontos 8º lugar 01 ponto

Parágrafo Único: As competições serão distintas em cada Divisão. XXII – DA MODALIDADE DE LUTA OLÍMPICA

Artigo 67 – A competição será disputada na categoria livre, por ambos os sexos, em torneio individual, no Estilo Livre (Wrestling), de acordo com as regras da Luta Olímpica utilizadas nos Jogos Olímpicos.

Parágrafo Primeiro: As categorias de peso serão divididas de acordo com as seguintes especificações (tendo 200 gramas de tolerância para malha):

MASCULINO – até 55 kg, até 60 kg, até 66 kg , até 74 kg, até 84 kg, até 96 kg, até 120kg FEMININO – até 48 kg, até 51 kg, até 55 kg, até 59 kg, até 63 kg, até 67 kg e até 72 kg Parágrafo Segundo: Poderão participar atletas de quaisquer atividades de lutas e a idade mínima para os atletas será de 16 (dezesseis) anos completos.

Artigo 68 – A competição acontecerá em até 2 (dois) dias, iniciando-se no dia seguinte ao Congresso Técnico especifico.

Artigo 69 – Será obrigatório o uso de malha especifica da luta e os atletas deverão, obrigatoriamente, ter uma malha vermelha e uma azul, bem como o uso de sapatilhas ou tênis de solado liso (não podendo lutar descalço), sendo facultativo o uso de protetores de orelha e bucal.

Parágrafo Único: A organização não fornecerá protetores, malhas ou sapatilhas. O atleta participante deve, obrigatoriamente, portar o seu respectivo material.

Artigo 70 – O Congresso Específico será realizado no dia anterior ao primeiro dia de competição, onde todos os Municípios inscritos deverão se fazer representar, obrigatoriamente, pelo técnico ou representante, a fim de confirmar as inscrições dos atletas, formação das chaves e assuntos gerais. Na oportunidade também será determinado o horário da pesagem a ser realizada no dia seguinte (primeiro dia de competição).

Parágrafo Primeiro: O sorteio das chaves para a competição será realizado na presença dos representantes dos Municípios inscritos, através do método tradicional ou pelo computador.

Parágrafo Segundo: A pesagem será realizada por um ou mais árbitros indicados pela Coordenadoria de Esporte e Lazer, sob a orientação do Supervisor da Modalidade.

Parágrafo Terceiro: O atleta poderá pesar quantas vezes forem necessárias para se qualificar a competição até o horário pré-estabelecido. Após isso será desclassificado caso não atinja seu limite de peso.

Parágrafo Quarto: O atleta deverá se apresentar para a pesagem de malha, não sendo aceito outro tipo de vestimenta.

Parágrafo Quinto: O atleta deverá se apresentar para a pesagem com um dos documentos originais exigidos pelo Regulamento.

Parágrafo Sexto: Os atletas que não pesarem ou não se enquadrarem em seus respectivos pesos serão desclassificados.

Parágrafo Sétimo: No Congresso Específico serão informadas as regras que porventura venham a ser modificadas, de acordo com as Regras internacionais exigidas pela CBLA (Confederação Brasileira de Lutas Associadas) e pela FILA (Federação Internacional de Lutas Associadas).

Artigo 71 – A competição será realizada em 01 (um) Tapete Olímpico, podendo ser ampliado o número de Tapetes Olímpicos para tal, dependendo do local e do número de participantes.

(20)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER

Artigo 72 – O combate será em 03 (três) “rounds” de 02 (dois) minutos cada, com 30 (trinta) segundos de descanso, tanto para o feminino como para o masculino, sendo proibida a ingestão de água no intervalo.

Parágrafo Único: É obrigatório que o atleta porte um lenço dentro da malha e que seu treinador esteja uniformizado e com uma toalha; não sendo permitido que um atleta atue como treinador.

Artigo 73 – O Município deverá definir no Congresso Específico 01 (um) atleta em cada categoria, num total de 07 (sete) no masculino e 07 (sete) no feminino, além de um técnico e de um auxiliar técnico.

Artigo 74 – A competição acontecerá na forma de eliminatória simples. Entretanto, será realizada uma repescagem entre os atletas que perderam suas lutas para os 02 (dois) finalistas.

Parágrafo Primeiro: Na classificação final haverá disputa de 1o e 2o lugares e dois 3o

lugares. O 5o colocado será o perdedor do campeão e o 6o colocado será o perdedor do

vice-campeão nas quartas-de-final. O 7o colocado será o 4o componente da chave do

campeão e o 8o colocado será o 4o componente da chave do vice-campeão na fase

quartas-de-final.

Parágrafo Segundo: Todos os atletas deverão se apresentar para o cerimonial de premiação devidamente uniformizado.

Artigo 75 – A área de competição deverá ter no mínimo 12 x 12 metros, ser emborrachada ou de material similar, para a proteção do atleta no caso de queda. Também deverá haver no local um placar eletrônico para pontuação.

Artigo 76 – Cada área de competição deverá ser composta por 01 (um) Presidente do Tapete, 01 (um) árbitro central, 01 (um) juiz lateral e 01 (um) cronometrista.

Artigo 77 – A pontuação a ser utilizada será de acordo com as regras internacionais utilizadas nos Jogos Olímpicos.

Artigo 78 – Sobre a marcação e a publicação dos pontos:

a) Os pontos válidos devem ser imediatamente registrados e publicados.

b) No caso de pontuação utilizando um instrumento eletrônico de pontuação ou a súmula do árbitro os pontos válidos são aqueles reconhecidos por 02 (dois) árbitros.

Parágrafo Primeiro: É princípio das regras que os pontos sejam marcados imediatamente. Esse princípio deve ser seguido sem levar em consideração o método de pontuação usado. Parágrafo Segundo: Os pontos dados depois do tempo serão válidos se houver divergência de observação entre os árbitros, de acordo com a mediação do Presidente do Tapete.

Parágrafo Terceiro: Deverá haver um equipamento disponível capaz de mostrar imediatamente o ponto no placar. Entretanto, quando um marcador eletrônico não estiver disponível, os pontos devem ser marcados em placar manual visível a todos.

Parágrafo Quarto: Serão observadas as regras internacionais vigentes, sendo proibida qualquer atitude contrária.

Artigo 79 – O sistema de pontuação para obtenção da classificação final do Município será a soma dos pontos de cada categoria, de acordo com a seguinte tabela.

POSIÇÃO PONTOS 1º lugar 09 pontos 2º lugar 07 pontos 3º lugar 5,5 pontos 3º lugar 5,5 pontos 5º lugar 04 pontos 6º lugar 03 pontos 7º lugar 02 pontos 8º lugar 01 ponto

(21)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER XXIII – DA MODALIDADE DE NATAÇÃO

Artigo 80 – Poderão participar os nadadores que obtiverem os seguintes índices:

PROVA FEMININO MASCULINO

25m 50m 25m 50m 50m Livre 00’28”62 00’30”25 00’24”02 00’27”80 100m Livre 01’02”38 01’06”00 00’52”90 00’58”50 200m Livre 02’14”40 02’29”85 01’57”27 02’01”00 400m Livre 04’47”03 04’53”30 04’09”16 04’16’45 800m Livre 10’05”00 10’20”00 1.500m Livre 17’13”15 17’35”15 50m Costas 00’32”91 00’34”60 00’28”32 00’30”70 100m Costas 01’11”80 01’16”20 01’00”97 01’03”00 200m Costas 02’28”61 02’33”00 02’10”47 02’14”20 50m Peito 00’37”50 00’40”55 00’31”70 00’35”15 100m Peito 01’21”30 01’26”00 01’07”50 01’12”00 200m Peito 02’54”00 02’56”85 02’25”57 02’31”00 50m Borboleta 00’32”10 00’35”90 00’26”70 00’30”00 100m Borboleta 01’10”00 01’15”25 00’59”00 01’04”00 200m Borboleta 02’34”60 02’40”65 02’09”72 02’15”00 200m Medley 02’36”40 02”42”00 02’14”00 02’21”43 400m Medley 05’34”60 05’42”05 04’46”32 04’51”94 04 X 200 Livre 09’29”67 09’40”00 08’10”00 08’16”21 04 X 100 Livre 04’20”50 04’29”64 03’40”00 03’54”84 04 X 100 Medley 04’55”00 05’09”76 04’02”00 04’20”14

Artigo 81 – O município poderá inscrever até 02 (dois) nadadores por prova e uma equipe de revezamento, desde que seja o campeão dos Jogos Regionais ou apresentem o índice técnico exigido. Cada nadador poderá participar de 04 (quatro) provas individuais e dos revezamentos.

Parágrafo Primeiro: O município-sede poderá inscrever até 2 (dois) nadadores por prova e uma equipe por revezamento, independente de índice técnico, desde que atenda aos limites de provas estabelecidos no “caput” deste Artigo e demais exigências regulamentares.

Parágrafo Segundo: Não poderão ser feitas alterações de provas individuais. Os atletas deverão participar das provas em que foram inscritos na relação nominal.

Parágrafo Terceiro: A substituição de integrantes de equipe de revezamento só poderá ser feita por atletas constantes da relação nominal de inscritos, antes do término do prazo de entrega dos cartões, definidos no Congresso Específico pelo Supervisor da modalidade. Artigo 82 – A competição será realizada em 04 (quatro) dias, com 06 (seis) etapas e finais por tempo, como segue :

1º Dia

1ª ETAPA -manhã

Manhã

1 100 metros nado livre - Portadores de Deficiência Feminina 2 100 metros nado livre – Portadores de Deficiência Masculina 3 50 metros nado peito – Portadores de Deficiência Feminina 4 50 metros nado peito – Portadores de Deficiência Masculina 5 100 metros nado costas – Portadores de Deficiência Feminina 6 100 metros nado costas – Portadores de Deficiência Masculina 7 50 metros nado borboleta – Portadores de Deficiência Feminina

(22)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER 8 50 metros nado borboleta – Portadores de Deficiência Masculina 9 200 metros nado livre – Portadores de Deficiência Feminina 10 200 metros nado Livre – Portadores de Deficiência Masculina

2º Dia

2ª ETAPA -Manhã

Tarde

11 50 metros nado livre – Portadores de Deficiência Feminina 12 50 metros nado livre – Portadores de Deficiência Masculina 13 100 metros nado peito – Portadores de Deficiência Feminina 14 100 metros nado peito – Portadores de Deficiência Masculina 15 50 metros nado costas – Portadores de Deficiência Feminina 16 50 metros nado costas – Portadores de Deficiência Masculina 17 100 metros nado borboleta – Portadores de Deficiência Feminina 18 100 metros nado borboleta – Portadores de Deficiência Masculina

3º Dia 3º ETAPA- Manhã

Manhã

19 100 metros nado livre Feminino

20 100 metros nado livre Masculino 21 200 metros nado costas Feminino 22 200 metros nado costas Masculino

23 100 metros nado peito Feminino

24 100 metros nado peito Masculino 25 50 metros nado borboleta Feminino 26 50 metros nado borboleta Masculino

27 800 metros nado livre Feminino

28 1500 metros nado livre Masculino 4º ETAPA- Tarde

Tarde Índice JAI

29 200 metros nado borboleta Feminino 30 200 metros nado borboleta Masculino

31 50 metros nado peito Feminino

32 50 metros nado peito Masculino

33 50 metros nado livre Feminino

34 50 metros nado livre Masculino

35 400 metros nado medley Feminino 36 400 metros nado medley Masculino 37 4 x 200 metros nado livre Feminino 38 4 x 200 metros nado livre Masculino

(23)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE.

COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER 4º Dia

5º ETAPA- Manhã

Manhã

39 50 metros nado costas Feminino

40 50 metros nado costas Masculino

41 200 metros nado peito Feminino

42 200 metros nado peito Masculino

43 200 metros nado livre Feminino

44 200 metros nado livre Masculino

45 200 metros nado medley Feminino

46 200 metros nado medley Masculino 47 4 x 100 metros nado livre Feminino 48 4 x 100 metros nado livre Masculino

6º ETAPA- tarde

Tarde

49 100 metros nado costas Feminino

50 100 metros nado costas Masculino 51 100 metros nado borboleta Feminino 52 100 metros nado borboleta Masculino

53 400 metros nado livre Feminino

54 400 metros nado livre Masculino 55 4 x 100 metros nado medley Feminino 56 4 x 100 metros nado medley Masculino

Artigo 83 Para efeito de pontuação será adotada a seguinte tabela, com contagem em dobro para os revezamentos: POSIÇÃO PONTOS 1o lugar...09 pontos 2o lugar...07 pontos 3o lugar...06 pontos 4o lugar...05 pontos 5o lugar...04 pontos 6o lugar...03 pontos 7o lugar...02 pontos 8o lugar...01 ponto

Parágrafo Único: A realização da competição será única, porém a contagem de pontos por prova e sexo será distinta de acordo com a Divisão a que pertencer.

Artigo 84 – No caso de apenas uma inscrição ou desistência de atletas, redundando numa única participação, será atribuída pontuação e premiação.

XXIII – DA DIVISÃO ESPECIAL

Artigo 85 – As equipes que disputarão a Divisão Especial serão convidadas pela SELJ/CEL, desde que tenham participado dos Jogos Regionais em qualquer Divisão.

Parágrafo Primeiro: As modalidades que poderão compor a Divisão Especial serão: Basquetebol, Handebol, Voleibol, Xadrez (ambos os sexos) e Futsal (masculino).

Referências

Documentos relacionados

É a teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard que enfatizou a importância da avaliação do nível de maturidade dos subordinados antes de que o líder defina um estilo

Nesse aspecto que envolve a regulamentação contábil, Silva e Loebel (2016) ressaltaram uma análise comparativa de desempenho econômico-financeiro de um conjunto de OPS,

Entidade

Percebe-se, portanto que a população possui baixo nível de informação sobre o grau de bem-estar ao qual os animais estão submetidos nas cadeias produtivas, podendo

Falta aindaelucidar aspectos relacionados à dieta do hospedeiro definitivo natural e a exclusividade da doença na Região neotropical Diversos animais fazem parte

Este trabalho objetivou inventariar a fauna de peixes do rio Capivari, um pequeno tributário da bacia do Paraguaçu, em cinco pontos ao longo do trecho entre Cruz das Almas e a foz no

Assim como no exercício da esfera, a superfície cilíndrica está exatamente sobre o ponto onde deseja-se calcular o valor do campo

O autoritarismo que corta as nossas experiências educativas inibe, quando não reprime, a capacidade de perguntar. A natureza desafiadora da pergunta tende a ser considerada, na