• Nenhum resultado encontrado

Manual-Audacity

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual-Audacity"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Introdução

É Chegada a hora tão esperada! O momento de trabalhar com edição digital. Desde o começo do curso, esperamos a utilização das técnicas mais avançadas de produção radiofônica, para que assim possamos produzir um material com uma ótima qualidade.

Mas, antes de nos afanarmos com a técnica, vale a pena fazer uma reflexão: Vivemos cercados de inovações tecnológicas Internet, câmeras digitais, filmadoras digitas, tudo é digital... , porém, com essa evolução tecnológica, acabamos nos perdendo e muitas vezes caímos em um erro - o erro do tecnicismo.

Esse erro é muito comum em nossa sociedade, o que acaba nos levando a superficialidade. Nos meios de comunicação, esse equívoco gera a produção de programas com muita qualidade técnica, mas com conteúdo pouco consistente ou, como se costuma dizer, sem conteúdo .

Precisamos lembrar que o objetivo da implementação da radio na nossa escola tem como base, ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação

de processos, programas e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educativos presenciais, assim como melhorar o coeficiente comunicativo das ações educativas, incluindo as relacionadas ao uso dos recursos da informação no processo de aprendizagem. 1 .

Essa perspectiva indica que as iniciativas de comunicação que queremos implementar visam aprimorar a experiência coletiva que temos na escola, abrindo um novo canal de expressão e de participação em que novas idéias podem ser veiculadas e compartilhadas pelos que fazem parte da comunidade escolar (alunos, professores, coordenadores, direção, funcionários, pais de alunos) e promovendo o aprendizado através das trocas comunicacionais. O indivíduo que faz parte dessa comunidade tem assim a oportunidade de manifestar vivamente o seu compromisso com o interesse coletivo, fortalecendo, além do mais, o sentimento de pertencimento, de participação e de responsabilidade que o une ao corpo da coletividade.

Está claro que esses objetivos só podem ser alcançados se adotarmos uma visão da comunicação e do uso que podemos fazer dos meios de comunicação que vá além do mero uso instrumental das técnicas.

Algumas pessoas acham que, para fazer musica, radio, televisão, cinema entre outras coisas, basta saber operar bem as técnicas. Realmente, a técnica nos auxilia na reprodução fiel de qualquer obra, mas essa postura radicalizada pode nos limitar a mera reprodução, dificultando a produção de algo diferente.

1

(2)

Se utilizarmos como ponto de partida apenas os recursos técnicos não conseguiremos sair da mesmice.

O intuito desse manual é apresentar as possibilidades técnicas da produção digital de programas radiofônicos, que junto com os outros conhecimentos adquiridos no curso possam nos levar a pensar em novas propostas de produção e realização. Para isso é imprescindível que possamos associar o domínio da técnica às boas idéias, às soluções criativas de forma e conteúdo que darão o diferencial à rádio da escola.

Existem no mercado muitos Softwares de ótima qualidade, como por exemplo

Soud Forge. No nosso curso utilizaremos um software chamado Audacity.

(3)

Sobre o Software Livre

O Audacity é um software livre, desenvolvido por um grupo de voluntários e distribuído nos termos da licença GNU General Public License (GPL).

Software Livre não é apenas software livre de custos. É livre num sentido mais amplo, que se refere à liberdade de usar o programa como lhe aprouver. Você pode usá-lo para fins comerciais, vendê-lo, desmontá-lo e melhorá-lo também. Para mais informação, visite a página da Free Software Foundation.

Programas como o Audacity também são chamados de código-aberto pois seu código está aberto e publicamente disponível para que qualquer pessoa possa alterá-lo e adaptá-lo às suas nescessidades específicas. Há muitos outros programas de código-aberto, como o navegador Mozilla e a suíte de escritório OpenOffice.org.

Interface

Como podemos perceber o Audacity tem uma interface bem amigável, em que a maioria dos controles já são velhos conhecidos.

Loop quando pressionamos a tecla Shift, o botão play ganha um

recurso Loop, que permite à parte selecionada do arquivo a reprodução

repetida.

Ferramenta de Seleção para selecionar parte do arquivo de

áudio(faixa), e ou colocar o cursor no ponto desejado.

(4)

Ferramenta de Desenho para modificar a organização dos bits no

arquivo de áudio.

Ferramenta de Zoom para aproximar ou afastar a visão gráfica.

Pressione Shift para afastar.

Ferramenta Timeshift para mover as faixas de áudio na linha do

tempo.

Multi-ferramenta permite acesso a todas as ferramentas anteriores

dependendo da posição do cursor do mouse e das teclas que esta pressionando.

Barra de Mixagem

A Barra de mixagem tem três controles. Lendo da esquerda para a direita, temos o controle do volume geral de saída do som, o controle de volume da entrada de som referente ao dispositivo que está gravando, e o menu para escolha do dispositivo:

Wave/mp3 - para gravar sons tocando em outros softwares ;

Microfone - para gravar de seu microfone ;

o que você ouve - para gravar o som que sai das caixas de som do computador;

CD digital - para gravar do cd player do computador ;

Mix Analógico - para gravar de acessórios ligados a placa de som ; Sintetizador MIDI - para gravar de instrumentos sintetizadores ;

Obs.: O volume geral de saída do som só tem função para a reprodução do som no momento da edição pois não altera o resultado final do arquivo salvo ou exportado.

Barra de Edição

A barra de edição contém atalhos, algumas já bem familiares como desfazer, refazer, cortar, copiar e colar.

Destacamos as possíveis novidades.

Destaca a parte selecionada da faixa, apagando tudo fora da seleção.

Insere silencio na parte selecionada.

Ajusta parte selecionada ao tamanho total da janela. Ajusta todo o projeto ao tamanho total da janela.

(5)

Gravação

Para fazer uma gravação, primeiramente precisamos conectar a mesa de som ao nosso computador. Para fazer tal ligação precisamos de um cabo RCA / P2 (Estéreo).

Primeiramente ligamos o plug RCA na saída de gravação da mesa de som e logo em seguida conectamos o plug P2 na entrada do computador, no canal de microfone, que se localiza na parte de trás do computador.

Devidamente conectados, vamos começar a gravação.

Para fazer uma gravação estéreo, precisamos acionar o comando Ctrl + P . Surgirá uma outra tela, onde iremos encontrar a opção canais . Provavelmente haverá um canal pré-selecionado. Para a gravação estéreo, teremos que mudar para a opção que indica a utilização de dois canais ( 2 (Estéreo) ).

Feito isso, basta apertar o botão de Rec para começar a gravação. Como em um gravador analógico é aconselhável utilizar o pause para fazer as pausas.

Gravação em Mono

Gravação em Estéreo

Errei, e agora !?

Se durante a gravação ocorrer um erro de locução, não há problema, continue gravando. Basta deixar um pequeno espaço de silêncio e voltar a falar. Afinal,

Opção Canais

(6)

remover partes da fala é muito fácil. Mas nunca se esquecer de fazer um intervalo entre as falas, para que assim exista um espaço para fazer o corte.

Efeitos

Chegou o momento mais divertido: os efeitos, eles nos ajudam bastante na elaboração da estética sonora; entretanto a utilização excessiva deles pode acabar prejudicando a objetividade da mensagem, dificultando a compreensão por parte do ouvinte. O bom programa de rádio não é o que apresenta maior número de efeitos, mas o que utiliza os efeitos com mais critério, obedecendo ao objetivo de comunicar claramente a mensagem. Portanto, usar com parcimônia os efeitos sonoros é um mérito de quem produz programas de rádio.

Para utilizar os efeitos é necessário selecionar uma parte do espectro sonoro com o Mouse e clicar no menu Effect.

O Audacity possui muitos efeitos, então tentaremos falar apenas dos mais usados.

Alterar altura (pitch) Mudança de tom, deixando o som mais grave ou mais agudo.

Normalizar - Equilibra o volume do conjunto da gravação, de modo a evitar alterações drásticas.

Alterar o tempo Altera o tempo do som sem alterar a altura (Pitch).

Alterar a Velocidade Altera a velocidade, o tempo e a altura do som.

Fade in Inicia um som no volume mínimo, aumentando gradualmente o volume.

Fade Out Esmorecer , desmanchar gradualmente um som.

Cross fade In e Out Fazem o mesmo papel do fade in e out mas ao invés de serem diagonais eles são em formato de arco.

(7)

Mixando o Som

O Audacity trabalha com o sistema de canais; isso quer dizer que as mixagens serão feitas como em uma mesa de som.

Inicialmente gravaremos as vozes para depois acrescentar outros sons, como por exemplo, um BG.

Para acrescentar um som à um arquivo que está aberto, precisaremos ir até o menu e clicar em Projeto e selecionar Importar áudio, abrirá uma outra janela que lhe possibilitará a escolha do som.

OBS : O Audacity não importa som direto do Cd convencional, então precisaremos usar um outro programa que converta o som do Cd para o formato Mp3 (um rippador ).

Para salvar o projeto, isso quer dizer, salvar a gravação dividido em canais, podemos fazer o procedimento normal ir até o menu, selecionar Arquivo e clicar em Salvar. O projeto será salvo em .aup extensão do Audacity.

Para salvar o som como um todo, quer dizer, todos os canais juntos, é necessário ir até o menu clicar em Arquivo e selecionar Exportar como. Poderemos salvar em três extensões diferentes - .wav, .Mp3, .Ogg.

OBS : É aconselhável salvar o projeto (com os múltiplos canais utilizados)

para eventuais alterações e exportar em alguma das 3 extensões para evitar perda de qualquer dado.

Canal 1 (estéreo)

Canal 2 (Estéreo)

Referências

Documentos relacionados

Fixa os feriados religiosos no Município de Fortaleza. 1° Ficam considerados feriados religiosos no Município de Fortaleza, para fins do que dispõe a Lei Federal n.

Conclusões: Foram identificadas alterações moleculares em 11 dos 12 alelos de seis pacientes brasileiros com MPS IVA, sendo que as quatro mutações novas encontradas puderam

diferenciada em tons de azul. Os resultados da medida de acessibilidade celular apresentam alta tendência à concentração em torno das áreas de maior presença de

[r]

3.1) Existe um projeto, em parceria com a FEI, visando a implantação de um Laboratório Lean nessa faculdade de engenharia. Ferro tem um ótimo contato com o

Este livro destina-se ao registo das vendas a prazo ou a dinheiro, de mercadorias e ou produtos fabricados dos sujeitos passivos referidos no artigo 43 do Código IVA. Neste livro

7- Depois de otimizar a imagem, utilize o comando “Salvar imagem otimizada como” (Menu Arquivo) para salvar a imagem no formato

Depois de formatar e salvar o seu mapa conceitual, para sair do software, você pode ir até Arquivo e clicar em Sair do Programa.. Para