• Nenhum resultado encontrado

Projeto Amplitude. Relatório de Atividades Conteúdo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Amplitude. Relatório de Atividades Conteúdo"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

Relatório de

Atividades

2014

Projeto Amplitude

P r o j e t o A m p l i t u d e R u a C a p i t ã o C a v a l c a n t i , 1 4 7 V i l a M a r i a n a – S ã o P a u l o 1 1 4 3 0 4 - 9 9 0 6 w w w . p r o j e t o a m p l i t u d e . o r g 0 1 / 0 1 / 2 0 1 5

Conteúdo

O conteúdo encontrado nesse documento descreve uma relação de estatísticas, cenários, avaliações, eventos, históricos e etc., do Projeto Amplitude no ano de 2014. Qualquer dúvida estamos disponíveis para esclarecimentos.

(2)

Sumário

1. Palavra do Presidente ... 2 2. Introdução ... 3 3. Dados de Cadastro ... 4 4. Estrutura Organizacional ... 5 5. Diretoria ... 5 6. Estrutura Física ... 6 7. Localização ... 6 8. Atividade Principal ... 7 a. Áreas de Atendimento ... 7 i. Psicologia ... 7 ii. Fonoaudioligia ... 8

iii. Acompanhamento Pedagógico ... 8

iv. Terapia Ocupacional ... 8

b. Público Alvo ... 9

c. Abrangência Geográfica ... 11

d. Beneficiários ... 11

e. Periodicidade e Carga Horária ... 12

f. Resultados Obtidos ... 12

g. Objetivo Geral do Serviço Social ... 13

i. Serviço Social no Projeto Amplitude ... 13

ii. Estratégias Metodológicas ... 15

iii. Entrevistas ... 15

iv. Orientações ... 16

v. Contatos Internos ... 16

vi. Contatos Externos ... 16

vii. Atividades Extras ... 16

viii. Abordagem Grupal ... 16

ix. Alguns Números ... 16

9. Recursos Humanos ... 17

10. Recursos Financeiros ... 17

11. Eventos ... 19

12. Considerações Finais ... 19

(3)

1. Palavra do Presidente

Prezado(a) Leitor(a),

O documento a seguir retrata o que foi o ano de 2014 para o Projeto Amplitude. Espero que a leitura do mesmo transmita os pontos positivos e negativos que se apresentaram para nós e como passamos por eles, buscando alternativa para os momentos indesejáveis e melhorando as situações interessantes.

Este ano foi marcado pelo enxugamento do Projeto, infelizmente não conseguimos recursos para manter o Projeto atendendo as 100 crianças que já havíamos alcançado no ano anterior. Foi necessária a redução para 40 crianças no total dos atendimentos.

Continuamos trabalhando com a premissa máxima de qualidade na assistência às crianças de nosso projeto. Preferimos diminuir o número de crianças a prestar um serviço que não traria resultados verdadeiros e duradouros.

Já havíamos decidido uma primeira redução para o 1º semestre onde atendemos 80 crianças, mas a dificuldade financeira aumentou e projetos como a obtenção do COMAS para o cadastramento no programa da Nota Fiscal Paulista e a assinatura do convenio junto ao FUNCAD no Projeto que tínhamos sido aprovados em 2013 não foram efetivados durante o ano de 2014, necessitando assim uma redução maior.

O trabalho junto às crianças e suas famílias continuam sendo amplamente satisfatórios, os resultados obtidos, o comprometimento das famílias, profissionais e de todos aqueles que se relacionam com o Projeto, enfim todos objetivos sem exceção foram alcançados.

Para o próximo ano programamos novos procedimentos de acompanhamento da evolução de nossas crianças. Metas específicas para o prazo de um ano de atendimento serão estabelecidas para cada uma delas, estamos melhorando ainda mais a nossa excelência na assistência do nosso público alvo.

Esperamos poder continuar contando com todos que nos ajudam a fazer realidade o sonho de várias crianças em ter um futuro digno, incluídos na sociedade, desenvolvendo ao máximo o potencial muitas vezes escondido pela condição que sua deficiência lhe traz.

Que Deus abençoe a generosidade de cada um de vocês.

Um forte abraço,

Luís Fernando Casari Davantel

(4)

2. Introdução

Constituído em 16 de dezembro de 2010, o Projeto Amplitude é caracterizado como uma associação civil sem finalidades econômicas ou lucrativas, de natureza beneficente e filantrópica e de caráter de assistência social em sentido amplo. Esse trabalho vem sendo realizado desde o início efetivo do funcionamento do Projeto Amplitude, em dezembro de 2010, em São Paulo no bairro da Vila Mariana.

O Projeto oferece como sua atividade principal, auxiliar crianças com transtornos de desenvolvimento, podendo ainda, mediante a deliberação de sua Diretoria, estender o amparo a crianças portadoras de transtornos e dificuldades de aprendizagem e trabalhar para difundir e aumentar o conhecimento sobre os transtornos de desenvolvimento e dificuldade de aprendizagem bem como suas formas de tratamento, através de workshops, palestras, treinamentos para profissionais das áreas de saúde e educação, cursos e palestras para as famílias, elaboração e divulgação de trabalhos científicos, divulgação de conteúdo através da mídia eletrônica, entre outros.

Atualmente, o Projeto Amplitude oferece assistência para crianças de 0 a 7 anos de idade, portadoras de transtornos de desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem, devidamente cadastradas na entidade, dentro de critérios e regras estabelecidas pela Diretoria, entre elas a renda familiar de até seis salários mínimos.

Essa assistência oferecida às crianças do projeto, consiste no acompanhamento multidisciplinar e individual nas áreas de terapia comportamental, fonoaudiologia, pedagogia e terapia ocupacional. Tudo de forma gratuita e individual, sendo que a única contrapartida solicitadas aos responsáveis pelas crianças é a sua participação nos cursos que a eles são oferecidos como forma de complementar o acompanhamento realizado na entidade.

Hoje o Projeto Amplitude está pleiteando o CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social), para tanto foi necessário nesses quatro anos de projeto, buscar outras certificações, também importantes: CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o COMAS (Conselho Municipal de Assistência Social).

No que diz respeito às fontes de recurso para funcionamento do projeto, não existe no momento nenhum convênio ou repasse público. Todos os recursos são de origem particular, algumas de Pessoa Jurídica e outras de Pessoa Física. Como descreveremos ao longo desse documento, a entidade teve um crescente na quantidade de crianças atendidas chegando receber 100 crianças, porém com o advento das incertezas econômicas e políticas no ano de 2014, foi necessário reduzir o número de crianças para 35, capacidade máxima com a disponibilidade de recursos que permaneceu no projeto. Cabe lembrar que a grande e esmagadora parte desses recursos é destinada para pagamento dos funcionários/terapeutas (CLT) que desenvolvem o atendimento de forma individual com as crianças e no aluguel da casa onde funciona a entidade. O trabalho voluntário que existe no Projeto Amplitude, é voltado para realização de atividades paralelas como organização de bazares e atividades fora do trabalho direto com as crianças, visto que para estar no

(5)

atendimento em sala, se faz necessário conhecimento acadêmico e experiência profissional que não se encontra no mercado de forma voluntária.

O conteúdo que segue explicará melhor através da citação das atividades, exemplos práticos, avaliações, estatísticas e etc., o que acima foi resumido.

3. Dados de Cadastro Da Entidade

Nome: Projeto Amplitude

Endereço: Rua Capitão Cavalcanti, 147 – CEP 04017-000 Fone: 11 4304-9906

Bairro: Vila Mariana Cidade: São Paulo

E-mail: projetoamplitude@projetoamplitude.org CNPJ: 13.184.264/0001-94

Registro no Conselho Municipal de Assistência Social: 1026/2012

Do Representante Legal

Nome: Luís Fernando Casari Davantel RG: 12.730.471-x CPF: 085.502.588-30 Endereço: Rua Mondego, 99 – CEP 04031-020 Fone: 11 5052-2128

Bairro: Jardim Luzitânia Cidade: São Paulo

(6)

4. Estrutura Organizacional

5. Diretoria

A diretoria que encerrou o semestre e que já foi atualizada em nossa Ata de Assembleia Ordinária e Extraordinária em novembro de 2014 foi:

Diretor Presidente: Luís Fernando Casari Davantel

Diretor Vice Presidente: José Luis Pano

Primeiro Secretário: Fabiana Alonso de Oliveira Davantel

Segundo Secretário: Dulce Barbosa Campos Braghiroli

Primeiro Tesoureiro: Carlos Eduardo Carbone

(7)

6. Estrutura Física

A estrutura física que utilizamos nesse ano de 2014 foi a seguinte:

Imagens da Estrutura Física do Projeto Amplitude no Anexo I

7. Localização

Todos os atendimentos do Projeto Amplitude são feitos em nossa sede localizada a 200 metros do metrô Vila Mariana, na zona sul do município de São Paulo, situado no distrito homônimo (Vila Mariana). O bairro é administrado pela subprefeitura de Vila Mariana e faz parte do Centro Expandido próximo à região central da cidade.

(8)

8. Atividade Principal

Como citado no início do documento, o Projeto Amplitude tem por objetivo oferecer assistência para crianças carentes com Autismo, de forma individual, através de atendimento multidisciplinar em quatro áreas de atendimento.

A partir dos critérios diagnósticos DSM V nosso projeto consiste em atender crianças autistas carentes. Nosso trabalho é multiprofissional conseguindo assim trabalhar com todas as áreas de desenvolvimento que estão deficitárias. Para exemplificar melhor esse trabalho descreveremos em cada setor, psicologia, fonoaudiologia, acompanhamento pedagógico e terapia ocupacional programas essenciais para o início do processo terapêutico.

Cabe lembrar que cada área realizou uma avaliação inicial de cada criança, procurando definir seu status inicial e programando um status a ser alcançado no final de cada semestre de 2014.

a. Áreas de Atendimento i. Psicologia

No setor de psicologia a partir de uma avaliação de cada criança elaboramos um programa de terapia que é pré-requisito para qualquer aprendizagem. Hoje 80% das crianças que estão no projeto necessitam trabalhar repertórios sociais básicos como o contato visual, manter-se sentado e imitação. Essas habilidades são importantes para o desenvolvimento de qualquer criança e que no caso de nossas crianças autistas não se desenvolvem de forma inata.

Para isso o ambiente deve ser claro e “limpo” para garantir que nada poderá distraí-lo e sempre precisaremos de um a dois terapeutas dependendo do estágio que a criança se encontra.

Psicologia

Fonoaudiologia

Pedagogia

Terapia

Ocupacional

(9)

ii. Fonoaudioligia

No Setor de Fonoaudiologia, o processo terapêutico é voltado para a aquisição e o aprimoramento das habilidades comunicativas. A criança passa por um processo de Avaliação das Habilidades Comunicativas, na qual será traçado o seu perfil e, então, elaborado o seu programa terapêutico. O programa terapêutico é direcionado por duas grandes áreas, a seguir descritas e exemplificadas.

iii. Acompanhamento Pedagógico

Uma das grandes preocupações do Projeto Amplitude é garantir a inclusão das crianças em todas os ambientes sociais. Sendo assim, nas aulas dentro do Acompanhamento Pedagógico procuramos desenvolver as habilidades necessárias para que a criança possa ser realmente incluída no processo educacional.

Para isso elegemos algumas habilidades e conteúdos essenciais para o início da escolarização. Utilizamos como guia os Referencias Curriculares Nacionais, um documento elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto.

iv. Terapia Ocupacional

No Projeto Amplitude, a terapia ocupacional trabalha especificamente com problemas de integração sensorial no autismo. No DSM-V, manual mais recente de transtornos

psiquiátricos (2013), foi acrescentado nos critérios diagnósticos dos Transtornos do Espectro Autista a hiper ou hipo reatividade aos estímulos sensoriais ou interesses não usuais a alguns aspectos sensoriais do ambiente.

É comum observar em crianças com autismo comportamentos não adaptados quando recebem estímulos visuais, auditivos, táteis, proprioceptivos (sensação do próprio corpo) ou vestibulares (relacionados ao movimento). Estes comportamentos resumem-se em buscar muito, ignorar significativamente ou evitar consideravelmente algum estímulo sensorial que na maioria das vezes as crianças típicas buscam com menor intensidade, não ignoram e não evitam.

(10)

b. Público Alvo

O projeto tem como foco atender, de forma gratuita, crianças carentes com autismo. A idade para entrada no projeto está estabelecida para o intervalo de 0 a 7 anos, podendo lá permanecer até os 10 anos se assim a diretoria avaliar necessário. Com relação ao critério de renda, é avaliada a renda familiar de cada criança e pode se credenciar a família que não tiver renda superior a seis salários mínimos. Outra importante informação, é que de forma alguma diagnosticamos as crianças, elas precisam chegar ao projeto com o diagnóstico definido e documentado. Segue informações estatísticas sobre nosso público alvo:

Quantidade de Crianças no Tempo

(11)

Quantidade de Crianças por Idade (Final de 2014)

(12)

c. Abrangência Geográfica

As crianças que foram recebidas no projeto no último semestre, obedecem essa distribuição em relação seu local de residência:

d. Beneficiários

O gráfico abaixo mostra a quantidade de beneficiários diretos. Temos em média para cada beneficiário direto uma média de 4 indiretos. Dentro nesse número, incluímos as pessoas (familiares) que convivem diariamente com a criança, mas é deixado de fora toda uma rede de pessoas que também vive diariamente em contato com o beneficiário direto, mas fica muito complexo ter o cálculo exato desse número. Estamos falando de professores, amigos, parentes que não moram na mesma residência e etc...

(13)

e. Periodicidade e Carga Horária

As crianças são dividas em duas grandes turmas: a turma de segunda-feira e quarta-feira e a turma de terça-feira e quinta-feira. Portanto cada criança frequenta o projeto duas vezes por semana. Cada semana que a criança vai ao projeto, ela passa pelas quatro áreas de atendimento podendo lá permanecer 4 horas aproximadamente.

f. Resultados Obtidos

Desde o primeiro ano de Projeto Amplitude, uma preocupação da diretoria foi como monitorar os resultados com objetivo de avaliar melhor o trabalho que é realizado. Hoje as quatro áreas possuem programas que são escolhidos caso a caso. Individualmente cada criança no início do semestre possui uma formatação de programas aplicados e em cada um desses programas um status inicial (momento em que a criança se encontra naquele programa) e um status final (momento que se deseja alcançar no final do semestre). Conseguimos através desse modelo entender as principais dificuldades da criança e os principais desafios do terapeuta. No final de cada semestre é feito um quadro geral, porém cada criança possui seu quadro e este é debatido com seus pais ou responsáveis. Os resultados se mostram muito bons, alcançando, em grande maioria dos casos, os objetivos de gerar na criança autonomia e proporcionar com essa autonomia uma inclusão complexa para crianças dentro do espectro autista.

(14)

g. Objetivo Geral do Serviço Social

Atender a demanda da Entidade, realizando triagem com usuários de baixo poder aquisitivo mediante o trabalho grupal e individual realizando levantamento e mobilização de recursos e organizando atividade socioeducativa, atendendo a expectativa da Instituição.

O papel do Assistente Social é intervir na realidade social, visando à promoção, ajustamento, integração e capacitação do indivíduo através do relacionamento, utilizando recursos do próprio indivíduo e da comunidade, tendo em vista o homem em seus múltiplos aspectos (psíquicos, somáticos e sociais).

O Assistente Social que trabalha com casos, deve intervir numa realidade individual, dentro de um processo educativo global, fazendo com que o usuário passe a analisar a sua realidade e assuma uma posição ativa de integração em seu meio social; ajuda o indivíduo a examinar suas dificuldades, analisa com ele as possibilidades de removê-las, informa-o sobre os recursos materiais, legais, jurídicos, e a maneira de utilizá-los; leva o cliente a escolher a solução e a adotar os meios para executá-las.

i. Serviço Social no Projeto Amplitude

Desde sua fundação em 16 de dezembro de 2010, o Projeto Amplitude de acordo com seu estatuto social é uma associação civil, sem finalidades econômicas ou lucrativas, de natureza beneficente e filantrópica e de caráter de assistência social em sentido amplo, desenvolve suas ações voltadas para as crianças com autismo oferecendo assistência através do atendimento em terapias de fonoaudiologia, psicologia, pedagogia e terapia ocupacional, bem como fazendo todo um trabalho com as famílias envolvidas em todo o processo.

Para isso contamos com toda nossa equipe de profissionais, coordenadoras, terapeutas e assistente social, que fazem reuniões, visitas, trabalhos, orientações com as famílias das crianças aqui atendidas.

Para o sucesso do trabalho do Projeto Amplitude nas terapias e maior desenvolvimento de nossas crianças, é necessário todo o comprometimento dos pais, sendo assim, o trabalho da assistente social é muito importante para acompanharmos toda a rotina da criança e fazer a conscientização dessa importância com os pais.

Como para nós o trabalho com as escolas também é fundamental, nossa coordenadora de pedagogia está sempre em contato com as escolas para esclarecer dúvidas, enviar relatórios, fazer palestras sobre autismo e compartilhar sobre o tratamento da criança realizado no Projeto Amplitude. Com isso o nosso contato com órgãos como o CEFAI é muito importante, pois através deles tentamos buscar recursos para incluir nossa criança no ambiente escolar, buscando acompanhantes terapêuticos para a sala de aula e outros benefícios que a criança autista possa ter.

Durante toda a assistência através dos atendimentos no Projeto Amplitude, os pais recebem atendimento mensal das coordenadoras de psicologia, fonoaudiologia, terapia

(15)

ocupacional e pedagogia. Nessas reuniões são apresentados aos pais todo o trabalho que a criança está desenvolvendo nas terapias e através dos resultados apresentados. É de responsabilidade da família dar continuidade ao trabalho em casa. Contamos com um registro que os pais levam para casa e marcam tudo que a criança faz, toda a rotina em casa, desde o café da manhã até o momento de dormir. Quando percebemos que a família possui uma grande dificuldade nas atividades que solicitamos, agendamos visitas domiciliares para entender o funcionamento da casa e ver como podemos ajudar os pais na rotina doméstica e diária.

O papel da assistente social no Projeto é muito importante, pois todo o nosso trabalho desde o ingresso da criança é analisado por este setor.

O primeiro contato da família com o Projeto Amplitude é com a assistente social, que faz todo um trabalho de triagem desde documentação pessoal, recolhendo todos os dados e histórico da família, dependendo do analisado pela documentação apresentada à assistente social faz a visita domiciliar para avaliar o condição em que a criança vive, em termos de limpeza, educação, estrutura familiar.

Após essa primeira entrevista, estando a criança dentro dos nossos critérios de aprovação, são marcadas as entrevistas com as coordenadoras das áreas técnicas, que explicam passo a passo ao responsável sobre o tratamento e sobre toda a responsabilidade da importância da família no tratamento.

Quando a criança inicia o tratamento, mensalmente são realizadas as reuniões individuais com os pais e terapeutas, e assim fazemos toda uma avaliação do que está acontecendo naquele momento com aquela criança e se a dinâmica familiar está adequada. Em caso, de divergências de informações, ou qualquer problema que o responsável esteja tendo, eles são encaminhados para uma nova conversa com a assistente social.

Durante o período que a criança está em atendimento no Projeto Amplitude, que são, durante duas horas por dia, duas vezes na semana, a nossa assistente social reúne os pais para discussão, debates e informações sobre vários temas, momentos onde eles podem compartilhar experiências e ganhar informações que trarão benefícios para seus filhos e na sua vida familiar.

Os temas abordados nessas discussões normalmente são sobre o Autismo, mas também discutem sobre temas como higiene, por exemplo.

No trabalho de assistência social, acompanhamos as famílias, de acordo com seu perfil e constatamos algumas estatísticas para o público que atendemos.

Como no Projeto Amplitude somente são aceitas famílias com uma renda de até seis salários mínimos, a maioria delas possui alguma ajuda do governo, como o BPC-LOAS (Beneficio de Prestação Continuada da Assistência Social).

Dentro do trabalho de assistência social, estamos sempre em contato com as famílias para informa-los sobre os direitos que os autistas têm conquistado perante a lei, estamos sempre nos atualizando para que nossas crianças possam ter o melhor dentro de suas possibilidades e limitações.

(16)

Contamos com algumas parcerias que nos ajudam a encaminhar algumas crianças, que muitas vezes por questão de idade ou de algum outro transtorno não podem ser atendidas no Projeto Amplitude e nossa assistente social está à frente desses contatos e desses encaminhamentos. As crianças que recebemos no Projeto hoje, a grande maioria são encaminhamentos do SUS e CAPS.

ii. Estratégias Metodológicas

A partir do estudo psicossocial, o profissional vai intervir de acordo com os programas pré-estabelecidos e projetos específicos de cada seção, que serão norteadores das atividades abaixo relacionadas:

 Estudos Sociais, através da entrevista: individuais, com vistas a prestar

atendimento a família no sentido de:

 trabalhar as disfunções de dinâmica familiar através da reflexão,

sensibilização, apoio e acompanhamento;

 orientar e informar quanto: recursos institucionais internos e externos,

normas e rotinas do PROJETO AMPLITUDE;

 encaminhar a recursos de comunidade, sejam ele governamentais ou não

governamentais: oficina de trabalho; INSS, METRÔ, SPTRANS e CPTM; grupos de terapia familiar; outras Instituições.

 estabelecer contatos internos e externos com: equipe multidisciplinar da

entidade; chefias imediatas, quando o caso requeira sua intervenção; familiares e/ou responsáveis; recursos comunitários; empresas públicas ou privadas ou em outras situações específicas que venham solucionar problemas imediatos.

 realizar visitas domiciliares.

 Elaborar e desenvolver Programa de Estágio Supervisionado para alunos do

Serviço Social.

 Fornecer o Know-how do Serviço Social da Entidade através do atendimento as

crianças.

 Participar em conjunto com a Equipe Multidisciplinar de eventos comemorativos

dentro e fora da Entidade.

iii. Entrevistas

O Serviço Social realiza o primeiro contato da família na Instituição, faz as entrevistas de anamnese, colhe os dados para o levantamento socioeconômico da família, bem como orienta sobre todos os benefícios e direitos das pessoas dentro do espectro autista.

(17)

iv. Orientações

O Assistente Social realiza um trabalho de conscientização das famílias frente às dificuldades que o paciente enfrenta na sociedade, com o propósito de integrar às famílias à Instituição.

v. Contatos Internos

Após avaliação da Assistente Social, esta fará os encaminhamentos para a Diretoria, e, estando com todos os critérios preenchidos para a admissão da criança na Instituição, a família será informada e daremos continuidade ao processo de avaliação.

O Serviço Social pode também atuar junto à coordenação, nas relações com os seus funcionários (equipe técnica e voluntária) de forma a proporcionar um ambiente de trabalho produtivo e satisfatório, intervindo em situações que se fazem necessárias nos diversos setores da Instituição.

vi. Contatos Externos

Mantemos nosso contato com outras instituições e alguns órgãos públicos para melhor atender e direcionar as famílias que nos solicitam algum encaminhamento para outras necessidades fora do Projeto Amplitude.

vii. Atividades Extras

Efetuamos visitas domiciliares quando necessário e solicitado pela Diretoria a fim de avaliar a situação socioeconômica da família e as condições em que ela vive no ambiente familiar.

viii. Abordagem Grupal

 Abordagem grupal com familiares;

 Reuniões mensais em grupos com os pais;

 Palestras desenvolvidas:

 Como cuidar do paciente e como tratá-lo com higiene;

 Nutrição: como ter bons hábitos alimentares;

 Planejamento Familiar.

ix. Alguns Números Benefícios:

Variáveis Frequência %

Aposentadoria 01 03

Auxílio-doença 00 00

LOAS 10 30

Pensão por morte 00 00

Não possui 22 67

Outros 00 00

(18)

Faixa salarial familiar: Faixas Frequência % 0 à 1 salários mínimos 03 9,09 1 à 2 salários mínimos 10 30,30 2 à 3 salários mínimos 05 15,15 3 à 4 salários mínimos 11 33,33 4 à 5 salários mínimos 2 6,06 5 à 6 salários mínimos 2 6,06 Total 100,00 9. Recursos Humanos

Como citado na introdução deste documento, na proporção que foi reduzida as crianças que recebem assistência do projeto, também foi reduzido o quadro de profissional. Hoje a principal despesa do Projeto Amplitude é a folha de pagamento.

Desde o início a entidade priorizou a regularidade de seus processos e documentos, assim não foi diferente para o quadro de profissionais, sendo 100% trabalhando em regime da CLT.

A formatação que terminou o ano de 2014 está representada no quadro abaixo:

Setor Coordenador Terapeuta Total

Psicologia 01 02 03 Fonoaudiologia 01 01 02 Apoio Pedagógico 01 01 02 Terapia Ocupacional 01 02 03 Administração 02 Total 12 10. Recursos Financeiros

Segue o quadro financeiro do Projeto Amplitude. Cabe ressaltar que todo recurso recebido para o desenvolvimento das atividades, desde o início até dezembro de 2014, são inteiramente recebidos de empresas e pessoas físicas, não tendo a participação de qualquer fonte pública, muito pela burocracia e falta de atenção para a causa do autismo.

(19)

2011 % d o t o ta l 2012 % d o t o ta l 2013 % d o t o ta l 2014 % d o t o ta l D es p es as 66 9. 59 3, 47 R$ 1. 04 3. 32 4, 58 R$ 2. 27 1. 10 0, 00 R$ 1. 65 0. 00 0, 00 R$ Re ce it as 66 9. 59 3, 47 R$ 1. 04 3. 32 4, 58 R$ 2. 27 1. 10 0, 00 R$ 1. 71 4. 19 1, 00 R$ A ss so ci ad o M an ten ed or 65 8.0 43 ,4 7 R $ 9 8 ,2 8 % 1.0 18 .4 62 ,5 8 R $ 9 7 ,6 2 % 2.1 39 .5 40 ,0 0 R $ 9 4 ,2 1 % 1.3 38 .2 35 ,0 0 R $ 7 8 ,0 7 % A ss oc ia do s C on tr ib ui nt es 11 .5 50 ,0 0 R $ 1 ,7 2 % 21 .3 80 ,0 0 R $ 2 ,0 5 % 81 .4 75 ,0 0 R $ 3 ,5 9 % 15 6.0 92 ,0 0 R $ 9 ,1 1 % R eb at e N ot a Fi sc al P au lis ta -R $ 0 ,0 0 % -R $ 0 ,0 0 % -R $ 0 ,0 0 % -R $ 0 ,0 0 % Ev en to s -R $ 0 ,0 0 % 3.4 82 ,0 0 R $ 0 ,3 3 % 50 .0 85 ,0 0 R $ 2 ,2 1 % 21 9.8 64 ,0 0 R $ 1 2 ,8 3 % Ja nt ar es -R $ 15 .5 00 ,0 0 R $ 82 .4 06 ,0 0 R $ Ca m pa nh as C ro w df un di g -R $ 36 .5 95 ,0 0 R $ B az ar es -R $ 3.4 82 ,0 0 R $ 16 .1 40 ,0 0 R $ 25 .9 33 ,0 0 R $ Ca m pa nh a - A lu gu el 2 01 5 -R $ 13 .0 00 ,0 0 R $ 25 .0 00 ,0 0 R $ Ca m pa nh a - Co fr in ho s -R $ 5.8 50 ,0 0 R $ Ca m pa nh a - R if as -R $ 5.4 45 ,0 0 R $ 23 .5 00 ,0 0 R $ D oa çõ es P on tu ai s -R $ 20 .5 80 ,0 0 R $

(20)

11. Eventos

Como demonstrado no quadro financeiro, do item 10 deste documento, alguns eventos foram realizados durante o ano de 2014 com o objetivo de conseguir recursos para o desenvolvimento das atividades e com o objetivo de levar conhecimento ao público que possui relação direta com as crianças em atendimento no projeto:

- Cursos para Pais e Profissionais;

- Visitas às Escolas das Crianças do Projeto; - Bazares Beneficentes;

- Jantares Beneficentes;

- Campanhas de Crowdfunding; - Participação em Eventos Sociais.

12. Considerações Finais

Gostaríamos de aproveitar o presente documento e agradecer a todas as pessoas que trabalham para que o projeto seja uma realidade, que ajudam nossa causa abandonada pelo poder público tenha um pouco de atenção em nossa sociedade.

O Projeto Amplitude está sempre aberto para esclarecimentos, dúvidas, sugestões e críticas. As formas de contato são as mais praticadas hoje e procuramos sempre realizar o retorno rápido. Abaixo as possíveis formas de contato:

Endereço: Rua Capitão Cavalcanti, 147 – Vila Mariana – São Paulo – SP Telefone: 55 11 4304-9906

E-mail: projetoamplitude@projetoamplitude.org Site: www.projetoamplitude.org

(21)

Anexo I – Imagens da Estrutura Física do Projeto Amplitude

Frente da Casa

(22)

Sala Padrão (Psicologia, Fonoaudiologia e Pedagogia

(23)

Biblioteca e Sala de Atendimento aos Pais

(24)

Sala de Apoio aos Profissionais

(25)

Algumas Imagens de Atendimento

Referências

Documentos relacionados

O modelo estatístico utilizado foi delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5+1x2, com cinco doses de biofertilizante líquido a base de esterco

Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a resistência a geminivírus em linhagens avançadas e em híbridos comerciais de tomateiros, em condições de infecção

[r]

Houve redução nas variáveis de crescimento estudadas, e aumento no acúmulo de Ca2+, Mg2+, Na+, K+ e Cl- na matéria seca de plantas de cebola, com o aumento da salinidade da água

Com relação à utilização dos aditivos HCl e NaOH juntamente com as soluções surfactantes, observou-se que a presença da base ou do ácido aumentou o percentual de remoção dos

Our results revealed that Lin 84 also presents a Type II resistance, as described by Mesterházy (1995), and, in spite of the fact that it presented marginally infection levels

As evidências empíricas analisadas deram conta das questões levantadas a partir desta pesquisa: a divisão sexual de poder aparece claramente manifesta no interior da

Little e Amyra El Khalili; também foi dissertado sobre a Agroecologia, entendida como um caminho para uma agricultura mais sustentável; sobre a ciência homeopatia e sua aplicação