• Nenhum resultado encontrado

2ª FEIRA 07 DE MAIO VÍDEO ORAÇÃO. [incluída no vídeo] Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2ª FEIRA 07 DE MAIO VÍDEO ORAÇÃO. [incluída no vídeo] Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

NÃOTEMASMARIA! | 3º CICLO

2ª FEIRA | 07 DE MAIO INTRODUÇÃO

Bom dia. Este fim de semana foi muito especial para alguns meninos e meninas da nossa escola. Receberam para primeira vez a Comunhão, o Corpo de Jesus.

Conhecemos santos que afirmam a importância da Eucaristia para a sua vida. Alguns falam mesmo de milagres associados à comunhão.

Comungar é reforçar a amizade que temos a Jesus. É sermos “Um” com Ele.

Escutemos o que Ele nos quer dizer esta semana no evangelho de domingo.

VÍDEO

P:\___BOM DIA\RenderFinal_VIDTP_IIICiclo_Secundario_JF.mpg

ORAÇÃO

(2)

NÃOTEMASMARIA! | 3º CICLO

pés, da minha boca e do meu coração, para os confortar nos momentos de maior provação.

Pai-Nosso…

São João Bosco, rogai por nós.

(3)

NÃOTEMASMARIA! | 3º CICLO

3ª FEIRA | 08 DE MAIO INTRODUÇÃO

Bom dia! Em maio lembramos Nossa Senhora e dedicamos um dia às mães. Mas será que sabemos de onde vem esta tradição de recordarmos e celebrarmos o dom da vida das nossas mães?

TEXTO

Diz a história que já na Grécia Antiga ocorriam celebrações em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta do ano 250 A.C..

No século XVII em Inglaterra celebrava-se no 4º Domingo de Quaresma um dia chamado “Domingo da Mãe”, que homenageava todas as mães inglesas.

Em Portugal, o dia da mãe chegou a ser celebrado a 8 de dezembro, mas passou a ser celebrado no 1º domingo de maio, em homenagem à Virgem Maria, mãe de Jesus, que se celebra durante o mês de maio.

(4)

NÃOTEMASMARIA! | 3º CICLO

 São as nossas mães que nos protegem, alimentam e acarinham assim que nascemos.

 “Uma sociedade sem mães seria uma sociedade desumana, porque as mães sabem testemunhar sempre, mesmo nos piores momentos, a ternura, a dedicação e a força moral” (Papa Francisco)

CONVITE

 Estão abertas as inscrições para o Banco Alimentar. Será nos dias 2 e 3 de junho.

 As fichas de inscrição devem ser adquiridas e entregues unicamente na pastoral.

ORAÇÃO

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

- Hoje agradecemos a Deus pelo dom da vida das nossas mães

Avé Maria…

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós.

(5)

NÃOTEMASMARIA! | 3º CICLO

4ª FEIRA | 9 DE MAIO INTRODUÇÃO

Bom dia. Hoje é de Santa Maria Domingas Mazzarello, fundadora das Filhas de Maria Auxiliadora (conhecidas por Salesianas).

Tal como D. Bosco, Madre Mazzarello dedicou a sua vida às jovens meninas.

Ela descobriu aquilo que queira fazer através duma amizade especial com Jesus. Escutemos o que nos diz hoje a Filipa.

VÍDEO

P:\___BOM DIA\RenderFinalMornese_2.mp4 REFLEXÃO

 Hoje somos convidados tentar ver Jesus nas pessoas que estão connosco e em tudo o que nos rodeia.

ORAÇÃO

(6)

NÃOTEMASMARIA! | 3º CICLO

5ª FEIRA | 10 DE MAIO

INTRODUÇÃO

Bom dia! No passado dia 19 de março o Papa Francisco escreveu uma exortação apostólica chamada “Alegrai-vos e exultai” onde diz que “a santidade é construída na vida de cada dia, com pequenos detalhes do amor” (n. 145). Esta frase aplica-se na perfeição a Santa Maria Domingas Mazzarello, fundadora, com Dom Bosco, das Filhas de Maria Auxiliadora e que ontem celebramos.

VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=4Qjm8JA9x8Q

REFLEXÃO

 “São horas de amar o Senhor!” Maria Mazzarello viveu a sua vida entregando-se totalmente a Deus, e entregando o seu tempo a manifestar o Seu amor a todos.

 Com esta disponibilidade acolheu e educou as raparigas tal como Dom Bosco fez com os rapazes.

 As Filhas de Maria Auxiliadora, também conhecidas por Salesianas, continuam hoje este trabalho de educação e evangelização. Este exemplo da vida de Maria Mazzarello, continua a animar outras jovens a percorrer o mesmo caminho de consagração a Deus, servindo os mais jovens.

(7)

NÃOTEMASMARIA! | 3º CICLO

ORAÇÃO

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

- Hoje agradecemos a Deus pelo dom que foi Santa Maria Domingas Mazzarello para a Igreja e rezamos pelas vocações consagradas.

Avé Maria…

Santa Maria Domingas Mazzarello, rogai por nós. Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

(8)

NÃOTEMASMARIA! | 3º CICLO

6ª FEIRA | 11 DE MAIO

INTRODUÇÃO

Hoje, dia 11, é dia de recordar a animação missionária salesiana. Hoje, dedicamos o bom dia à Oceânia, um continente grande em espaço, em povos e culturas. Iremos ver como surgiram as missões salesianas e como decorre a missão educativa dos salesianos nos dias de hoje.

VÍDEO

P:\___BOM DIA\Salesianos Oceania.mp4 REFLEXÃO

 Num continente onde reina a diversidade, natural e cultural, o desafio para os salesianos não se torna fácil.

 A missão de um salesiano é colocar-se ao lado destas culturas, acolhendo com afeto e inteligência a novidade de cada uma. E a partir daí, comunicar Deus com sinais que sejam culturalmente compreensíveis.

 D. Angél Ártime, Reitor-Mor dos salesianos de Dom Bosco,

diz que este continente “é um terreno fértil para o carisma [salesiano], para anunciar Jesus. Uma terra na qual o carisma frutifica e produz raízes profundas. No futuro, se formos fiéis a Dom Bosco e aos jovens da Oceânia de hoje e se afundarmos ainda mais as nossas raízes, dará ainda mais frutos.”

(9)

NÃOTEMASMARIA! | 3º CICLO

ORAÇÃO

- A nossa oração de hoje dirige-se aos salesianos que se encontram em missão no continente da Oceânia. Que eles consigam “aprofundar raízes” para melhor levarem Jesus aos jovens das diferentes culturas que existem naquele continente. Juntos rezamos uma oração do Papa João Paulo II:

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

Maria, Auxiliadora,

Dirigimos-te as nossas necessidades com olhos de amor, mãos livres

e corações ardentes

para podermos ver o Teu Filho, nosso Senhor. O Stella Maris,

luz de todos os oceanos e Senhora das profundezas, guia os povos da Oceânia

através de todo mar escuro e tempestuoso,

(10)

NÃOTEMASMARIA! | 3º CICLO

mostra-nos, ó Maria, o fruto do teu ventre, porque, sem o teu Filho, estamos perdidos. Intercede por nós, para que tenhamos forças de seguir fielmente o caminho de Jesus Cristo,

de proclamar corajosamente a verdade de Jesus Cristo, de viver com alegria a vida de Jesus Cristo.

Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por nós! (São João Paulo II, Ecclesia in Oceania)

Referências

Documentos relacionados

Esta etapa consiste da obtenção máxima de 10,0 (dez) pontos. b) A avaliação objetiva será composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha (cada questão vale 0,5

Subordinada a Diretoria Executiva, tem como competência as atividades de desenvolvimento de protocolo, registros dos profissionais médicos veterinários e zootecnistas, registro

à qual a sua máquina de secar pode ser fixada por cima da máquina de lavar roupa para poupar espaço e facilitar a introdução e remoção da roupa da máquina de secar numa

Não é esperado que o produto apresente toxicidade ao órgão-alvo específico por exposição repetida.. Perigo por aspiração: Não é esperado que o produto apresente

Considera-se que o campo social deva ser melhor conhecido, para a execução de programas de saúde ocular que envolvam conduta humana e apontam-se requisitos metodológicos

To the best of our knowledge, this is the first study to evaluate the impact of the overweight and obesity in the timing of tooth eruption in a population from the Amazon

This study was carried out at Istanbul Mehmet Akif Ersoy Thoracic and Cardiovascular Surgery Training and Research Hospital, Istanbul, Turkey.. Abbreviations, acronyms

(explorar tanto no ambiente familiar como no ambiente onde foi realizada a notificação). Como foi este apoio?.. Para isso, serão avaliadas adolescentes vítimas de abuso sexual e