• Nenhum resultado encontrado

A importância do cadastro em uma Entidade Fechada de Previdência Complementar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A importância do cadastro em uma Entidade Fechada de Previdência Complementar"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Número 34 - 20 a 24 de março de 2017

Palavra do especialista

A importância do cadastro em uma

Entidade Fechada de Previdência Complementar O pilar principal de uma entidade fechada de previdência complementar é a qualidade da base cadastral da população de participantes. É através do cadastro que essa população é conhecida e suas características definidas, para um correto

dimensionamento das obrigações dos planos com seus participantes e beneficiários. A iniciativa do participante no sentido de manter os dados atualizados pode evitar, inclusive, riscos jurídicos para e Entidade e para o próprio participante.

Uma base cadastral consistente e atualizada reduz a incidência de problemas para o plano. Os benefícios que fazem parte do passivo dos planos, são mensurados de acordo com as informações do cadastro, e os ativos que fazem parte do patrimônio são investidos com base nas necessidades do passivo.

O plano de benefício definido (Plano Conab e Plano Saldado) são mais sensíveis às oscilações da base cadastral, pois este tipo de plano tem características mutualistas e solidárias, que dependem de uma base cadastral consistente e atualizada.

O plano de contribuição definida (ConabPrev), embora sejam menos sensíveis as oscilações e inconsistências, requer também uma base cadastral de qualidade.

(2)

Em planos em que as reservas são individuais e os direitos são transferidos aos beneficiários em 100% dos casos, os participantes devem manter os dados desses beneficiários sempre atualizados.

Por exemplo, o beneficiário indicado no cadastro pelo participante terá direito ao benefício de pensão ou ao recebimento do saldo de conta. Caso o participante não tenha feito tal indicação, esse direito será transferido para herdeiros, podendo, neste caso, não ser a vontade do participante.

Outro exemplo clássico de dados incorretos, principalmente em planos de benefício definido (Plano Saldado e Plano Conab) diz respeito a situação de invalidez ou incapacidade do beneficiário que, sendo identificado, terá direito a conta vitalícia de pensão. Esta identificação deve ser realizada antes da entrada em aposentadoria, uma vez que, após aposentado, qualquer alteração na composição familiar causará ônus para o assistido. Veja Art. 8º Parágrafo 2º - Regulamento Plano Saldado.

A manutenção do endereço correto, também é uma ferramenta importante para a base cadastral, para que a entidade possa manter contato com o participante quando necessário.

Desta forma, as campanhas de recadastramento devem ser atendidas necessariamente por todos (participantes ou assistidos), uma vez que se trata de um mecanismo muito eficaz de proteção ao seu patrimônio, além de ser também uma exigência legal.

Assim, o gerenciamento de risco vinculado à questão cadastral é de fundamental importância por representar umas das principais ferramentas de base para a governança de uma entidade fechada de previdência complementar, e desta forma deve ser constantemente atualizado e monitorado.

Síntia de Paula Rios Magalhães Analista Previdenciária

(3)

Reforma da Previdência

PEC Reforma da Previdência recebe 130 emendas

A PEC 287/16 altera critérios para aposentadoria em relação à idade e ao tempo de contribuição, além de modificar a forma de cálculo dos benefícios, entre outros pontos. (Agência Câmara de Notícias)

Terminou na última sexta-feira (17/3), o prazo para apresentação de emendas ao texto da reforma da Previdência (PEC 287/16). O prazo havia sido prorrogado na quarta-feira pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. No total, foram

apresentadas 164 emendas, das quais 34 não conseguiram o número regimental suficiente de assinaturas para continuarem tramitando, o que deixa um total de 130 de emendas válidas para serem analisadas pelos deputados integrantes da

Comissão Especial da Reforma da Previdência.

Para fazer emendas à reforma, cada deputado tem que reunir 171 assinaturas, que são conferidas pela comissão especial. Se uma emenda não passar na comissão, ainda pode ser analisada na votação do Plenário.

(4)

assistenciais, professores, trabalhadores rurais, policiais, servidores públicos e mulheres.

Há ainda emendas amplas que buscam mexer ao mesmo tempo em vários pontos, apresentando na prática um texto alternativo ao proposto pelo governo.

Proposta

A PEC altera critérios para aposentadoria em relação à idade e ao tempo de contribuição, além de modificar a forma de cálculo dos benefícios, entre outros pontos. É sugerida uma regra de transição aplicada a homens e mulheres que, na data de promulgação da nova emenda, tiverem, respectivamente, mais de 50 anos e mais de 45 anos.

De acordo com a proposta, a nova regra para a aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passará a exigir idade mínima de 65 anos e 25 anos de contribuição. No caso dos servidores públicos, as mudanças eliminam regras de transição aprovadas anteriormente, também por meio de emendas constitucionais, em 1998, 2003 e 2005.

ACESSE: goo.gl/2aHSQB

Fonte: Câmara dos Deputados

Saúde

7 hábitos que afetam a saúde cerebral

Muitos de nós não nos damos conta, mas nossa saúde cerebral depende de hábitos como um bom descanso, uma hidratação correta e uma oxigenação adequada.É primordial identificar os costumes poucos saudáveis e tomar medidas para evitá-los.

Evite estes hábitos para proteger a sua saúde cerebral

(5)

O café da manhã é uma das principais refeições do dia, e sob nenhuma

circunstância devemos ignorá-lo. Ele desempenha um papel fundamental para o metabolismo do corpo e, ainda que muitos não saibam, também é essencial para ativar as funções cerebrais no início do dia. A deficiência de proteínas, vitaminas e demais nutrientes no café da manhã está relacionada à deterioração cerebral e à perda de memória. Além disso, a atividade dos neurônios é afetada e isso gera uma sobrecarga que se manifesta através da tensão.

2. Comer açúcar em excesso

Os açúcares refinados estão presentes em muitos alimentos que incluímos com regularidade na dieta. O que poucos sabem é que eles são a causa principal dos transtornos metabólicos e de algumas doenças cognitivas. Os níveis altos de açúcar diminuem a produção das substâncias químicas do cérebro, as quais regulam muitas funções importantes. Seu consumo diário é uma das causas de ansiedade, depressão e risco de demência.

3. Fumar

Não é segredo para ninguém que o cigarro está cheio de substâncias tóxicas que impactam a saúde de forma negativa. Seu consumo regular provoca danos a nível pulmonar e, como se fosse pouco, a longo prazo afeta consideravelmente as funções cognitivas. Tanto os fumantes ativos quanto os passivos têm mais risco de desenvolver problemas de demência e Alzheimer. Isso se deve às interrupções que o fluxo sanguíneo sofre, o que impede um processo correto de oxigenação celular. Além disso, fumar reduz a capacidade de concentração e as tarefas relacionadas à memória.

4. Dormir mal

Uma má qualidade do sono não apenas se manifesta com a falta de energia física, mas também mental. Dado que o corpo não descansa o suficiente, o lóbulo frontal não trabalha de maneira apropriada e, como consequência, diminui o pensamento criativo. Por sua vez, aumenta a ansiedade, diminui a capacidade de controlar as emoções, e a habilidade de resolver os problemas cotidianos. A privação do sono também aumenta os níveis de cortisol, que gera estresse, depressão e outras emoções que afetam a qualidade de vida.

(6)

A desidratação é um dos fatores que afetam de forma direta a saúde cerebral. Ela interfere nos níveis de energia, no estado de ânimo e na habilidade de alcançar a concentração durante as tarefas do dia. Dado que o cérebro é composto em sua maioria por água, a falta de líquidos interrompe processos essenciais para seu ótimo funcionamento.

6. Expor-se a ambientes contaminados

O cérebro requer um fornecimento contínuo de oxigênio para nos oferecer energia e habilidades cognitivas.No entanto, a exposição contínua a ambientes

contaminados pode interferir no intercâmbio de gases e no transporte de oxigênio para as células, dando lugar a uma diminuição de sua eficiência. De fato, este fator está relacionado ao aumento do risco de problemas cognitivos graves, como o Alzheimer e a demência.

7. Comer em excesso

O consumo excessivo de calorias e gorduras não apenas tem um impacto sobre o metabolismo e o peso corporal, mas também sobre a saúde cerebral. O sobrepeso leva a doenças como a diabetes e os transtornos cardiovasculares, e acaba

afetando a eficiência cerebral. Um consumo moderado de calorias atrasa o processo de envelhecimento celular e reduz o risco de degeneração cognitiva.

Fonte:https://melhorcomsaude.com/7-habitos-afetam-saude-cerebral/

Vocabulário dos Fundos de Pensão

Seguridade Social - conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes

Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar aos cidadãos os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social, nos termos da Constituição Federal.

Pensão - benefício assegurado a beneficiário na eventualidade de falecimento do participante ou assistido, consistente no pagamento de prestações continuadas, observadas as condições do Regulamento do Plano de Benefícios.

Referências

Documentos relacionados

No âmbito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) ambiciona-se uma escola renovada, capaz de direccionar a humanidade para um caminho

(2013 B) avaliaram a microbiota bucal de oito pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço através de pirosequenciamento e observaram alterações na

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-