• Nenhum resultado encontrado

Trilhando pelos Solos: Uma Trajetória de 11 anos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Trilhando pelos Solos: Uma Trajetória de 11 anos"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Trilhando pelos solos: um projeto de ensino, ANJOS, F. K; MORAES, A.P. da S; NISHIZIMA, M. L; NUNES, J. O. R; VERISSIMO, V. E. A. – ISSN 2176-9761

Trilhando pelos Solos: Uma Trajetória de 11 anos

ANJOS, F. K, Graduando em Engenharia Ambiental: FCT/UNESP, Presidente Prudente, Engenharia

Ambiental, email: felipekenji.anjos@hotmail.com, bolsista: Núcleo ; MORAES, A. P. da S., graduanda em Geografia: FCT/UNESP, Presidente Prudente, Geografia, email: anapaula.unesp@gmail.com, bolsista: Proex; NISHIZIMA, M. L., graduanda em Geografia: FCT/UNESP, Presidente Prudente, Geografia, email: mariana_nishizima@hotmail.com; NUNES, J.O. R., Prof. Livre Docente do Departamento de Geografia da FCT/UNESP, Presidente Prudente, email:joaosvaldo@fct.unesp.br; VERISSIMO, V. E. A., assistente de suporte acadêmico nível I, do Departamento de Geografia FCT/UNESP, Presidente Prudente, email:victor_veriss@fct.unesp.br.

Eixo 2 - "Os Valores para Teorias e Práticas Vitais"

Resumo:

O projeto de pesquisa e extensão universitária “Trilhando pelos Solos” teve sua origem no ano de 2004, é desenvolvido no Laboratório de Solos da FCT/ UNESP (LabSolos), campus de Presidente Prudente. O objetivo principal do projeto é aproximar a universidade da sociedade, através do estudo do recurso natural solos, compreendendo sua formação, seu uso e ocupação e a importância da sua manutenção e conservação para a humanidade.

Palavras Chave: meio ambiente, extensão, solos.

Abstract:

The research project and the University extension " Treading the soils" had its origin in 2004 , it is developed in the Soil Laboratory of FCT / UNESP (LabSoils), at the Campus of Presidente Prudente. The main purpose of this project is to approach the University and society through the study of the natural resource soil, including its formation, use and occupation as well the importance of their maintenance and conservation for humanity.

.

(2)

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Trilhando pelos solos: um projeto de ensino, ANJOS, F. K; MORAES, A.P. da S; NISHIZIMA, M. L; NUNES, J. O. R; VERISSIMO, V. E. A. – ISSN 2176-9761

Introdução

O projeto de extensão universitária “Trilhando pelos Solos” teve sua origem no ano de 2004, sob a coordenação do Prof. Dr. João Osvaldo Rodrigues Nunes, sendo desenvolvido no Laboratório de Sedimentologia e Análise de Solos da FCT/ UNESP, Campus de Presidente Prudente-SP.

Ao longo desses 11 anos, vem-se elaborando diversos materiais didáticos, como: maquetes, macropedolitos, kits, painéis, experimentos com solo, representação de depósitos tecnogênicos (solos alterados através da ação humana) e jogos didáticos, a fim de transmitir os conceitos inerentes ao solo de maneira didática, sendo adaptado conforme a realidade dos visitantes. As visitas são sempre monitoradas por alunos dos cursos de Geografia (Graduação e Pós-graduação), Engenharia Ambiental e Química.

Objetivo

O objetivo do projeto Trilhando Pelos Solos é de aproximar a universidade da sociedade, através do estudo do recurso natural solos, compreendendo sua formação, seu uso e ocupação e a importância da sua manutenção e conservação para a humanidade.

Material Método

Com o objetivo de contribuir com o ensino e aprendizagem do conteúdo sobre solos, o projeto conta com jogos didáticos, oficinas e atendimentos internos realizados dentro do espaço do Laboratório de Solos (Fig. 1), e atendimentos externos quando convidados por instituições, tais como escolas, feiras de ciências, entre outros eventos, no qual levamos os materiais para exposição.

Fig.1:Estrutura do Laboratório de Solo onde é realizado o Projeto Trilhando Pelos Solos. Destacamos que as atividades externas ao espaço da FCT/UNESP é de extrema importância, pois conseguimos atingir um maior público. Proporcionando a divulgação do projeto, além de

despertar a consciência e interesse do público sobre o tema, que é pouco debatido como recurso natural. Dessa forma, as palestras e oficinas (Fig. 2) possibilitam maior aproximação entre os integrantes do grupo do LabSolos e a sociedade.

Fig. 2: Oficina de tinta de solos realizados na ETEC Arruda Mello- 2014

Para aperfeiçoar as explicações são utilizados vários recursos didáticos, como atividades lúdicas e jogos didáticos. O jogo de quebra-cabeça Formando o

solo (Figura 3) auxilia na fixação e compreensão do

que é apresentado. Este jogo consiste em um quebra-cabeças, que possui seis peças, indicando os cinco fatores da formação do solo (clima, tempo, relevo, material de origem e microorganismos). O jogo é aplicado logo após as explicações e o monitor direciona os visitantes a refletir e discutir quais são os fatores responsáveis pela formação do solo.

Fig. 3: O jogo quebra-cabeça “Formando o solo”

Resultados e discussão

O LabSolos propicia a interdisciplinaridade por meio das pesquisas realizadas por seus integrantes e também pelo atendimento ao público, sendo que nesses anos de atividades, diferentes áreas acadêmicas, tais como Pedagogia, Geografia, Engenharia Ambiental, Química, Arquitetura e Estatística, compuseram a equipe do LabSolos

(3)

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Trilhando pelos solos: um projeto de ensino, ANJOS, F. K; MORAES, A.P. da S; NISHIZIMA, M. L; NUNES, J. O. R; VERISSIMO, V. E. A. – ISSN 2176-9761

contribuindo para materialização do Projeto Trilhando Pelos Solos.

Um importante instrumento para a manutenção e desenvolvimento do projeto vem sendo a realização de trabalhos de campo, que tem como finalidade coletar macropedolitos (Fig. 4) de solos e amostras de horizontes dos mesmos (descrição e análise de perfis de solos e características morfológicas)

Fig 4: Trabalho de campo retirada do macropedolito – Espodossolo – Cananéia/SP. 2014

Assim, os trabalhos desenvolvidos são transmitidos através do projeto de extensão, oferecendo aos visitantes a oportunidade de observarem as variedades de solos existentes na natureza, conforme o acervo em exposição no LabSolos. (Fig.5)

Fig. 5: Acervo de macropedolitos- Laboratório de Sedimentologia e Análise de Solos- FCT/UNESP. Outro evento de grande importância para LabSolos é a comemoração ao Dia Nacional de Conservação do Solo (15 de abril) os membros do projeto “Trilhando pelos Solos” organizam ciclos palestras e oficinas (Fig. 6) atendendo membros da comunidade acadêmica da FCT/UNESP.

Fig. 6:Oficina Práticas de Ensino em Geomorfologia e Pedologia Tinta de Solos realizada no Dia Nacional de Conservação do Solos (2014).

Conclusão

O projeto de extensão “Trilhando pelos Solos” ao longo de sua trajetória destaca-se como um projeto que tem grande relevância para região, atendendo visitantes de cidades num raio de 200 km, tais como Bataguassu/MS, Rosana/SP, Braúna/SP, Penápolis/SP, Pompéia /SP entre outras.

Um fato que demostra a importância do Projeto Trilhando pelos Solos, são os números de atendimentos realizados, conforme pode ser observado nos dados do gráfico da Figura 7, em que, de 2007 a 2014 totalizou-se 19.325 visitantes no LabSolos.

Figura 7. Número de visitantes ao LabSolos– Projeto Trilhando Pelos Solos – 2007 a 2014

Fonte: STAEPE - Seção Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão- 2014.

Obs: as visitas em 2014 foram menores devido ao longo período de greve.

Ab’Saber, A.N. (Re)conceituando Educação Ambiental. Rio de Janeiro: CNPq/MAST Foulder, 1991,

Branco, S. M., Cavinatto, V. M. Solos a base da vida terrestre. São Paulo: Moderna,1999, 79 pp.

0 1.000 2.000 3.000 4.000 20 07 20 08 20 09 20 10 20 11 20 12 20 13 20 14

(4)

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Trilhando pelos solos: um projeto de ensino, ANJOS, F. K; MORAES, A.P. da S; NISHIZIMA, M. L; NUNES, J. O. R; VERISSIMO, V. E. A. – ISSN 2176-9761

Guerra, A. J. T., Silva, A. S., Botelho, R. G. M. Erosão e

conservação dos solos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1999 340

pp.

Lepsch, I. F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Prisma,1977, 178 pp.

Jerônimo, D. R; Perozzi, A. B.;Nunes, J.O.R. Trilhando os solos:

atividades lúdicas e jogos no ensino de solos. São Paulo:

Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2012, 56p.

Loureiro, C. F. B. Educar, participar e transformar em educação

ambiental. Brasília: Rede Brasileira de Educação Ambiental,2004,

16 p.

Nunes, J. O. R, Zecchini, M. V, Santos, C. A. M. D, Jerônimo D. D.Trilhando pelos solos. Presidente Prudente: FCT/UNESP,2010, 32 p.

Risso, L. C. (Organização) et al. Ensino de geografia e educação

ambiental: relatos de experiências. Ourinhos: UNESP/Campus

Experimental de Ourinhos, 2013, 93p.

Teixeira, Wilson et al. (orgs.). Decifrando a Terra. São Paulo: USP/Oficina de Textos,2000, 557 pp

(5)

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Trilhando pelos solos: um projeto de ensino, ANJOS, F. K; MORAES, A.P. da S; NISHIZIMA, M. L; NUNES, J. O. R; VERISSIMO, V. E. A. – ISSN 2176-9761

Anexo 1

Figura 7. Número de visitantes ao LabSolos– Projeto Trilhando Pelos Solos – 2007 a 2014

Fonte: STAEPE - Seção Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão- 2014. Obs: as visitas em 2014 foram menores devido ao longo período de greve.

0 1.000 2.000 3.000 4.000 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014

Referências

Documentos relacionados

Através dessa experiência realizada na escola Pedro Alencastre, verificou-se que o vídeo, mesmo sendo uma tecnologia não muito moderna, possibilitou um trabalho com

A variável que melhor se apresentou foi o Desempenho Econômico com 1,4%, ou seja, a variável pode influenciar no momento da decisão de se fazer Investimento Ambiental

Tendo em conta que a Microsoft pagou 8.500 milhões dólares para adquirir o Skype em 2011, é de esperar que a empresa de Redmond tenha uma aplicação decente para permitir

Acrescenta, também, que as preocupações centrais para as feministas quanto à prestação de trabalho não remunerado debruçam-se sobre como valorizá-lo e partilhá-lo de

Nos últimos anos, resíduos de antibióticos utilizados quer na medicina humana, quer na veterinária têm sido detectados em águas superficiais, águas de consumo,

Pode-se perceber que a COTRISOJA, como uma organização que está inserida em uma comunidade e dependente desta para a concretização de seus objetivos não foge de

Considerando a contabilidade como centro de gestão da informação, os autores defendem o aprimoramento de uma visão sistêmica ao profissional, como também uma maior compreensão

Os pedidos para dispensa de medicamentos antibióticos sem receita médica junto das farmácias são mais do que frequentes, e cabe aos profissionais que nelas trabalham, a obrigação