• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Pesquisa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de Pesquisa"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

Relatório de Pesquisa

Pesquisa sobre a percepção de

(in)segurança dos moradores das

cidades de Pelotas e Rio Grande - RS

IPO Porto Alegre – RS Rua São Manoel, 239

Rio Branco - CEP 90620-110 Fone: (51) 3286-6156

E-mail: ipo@ipo.inf.br

IPO Pelotas - RS Rua Gal. Osório, 295

Fone: (53) 3278-2511 Fax:(53) 3227-5115 Centro – CEP 96020-090

Site: www.ipo.inf.br

(2)

Síntese das informações técnicas

PESQUISA DE OPINIÃO: Pesquisa sobre a percepção de (in)segurança dos

moradores das cidades de Pelotas e Rio Grande - RS.

PÚBLICO ALVO: Moradores das cidades de Pelotas e de Rio Grande, com idade

igual ou superior a 16 anos de idade.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: De 09 a 16 de agosto de 2010.

TÉCNICA UTILIZADA: Quantitativa probabilística estratificada, com entrevista

pessoal (face-to-face), realizada nos pontos de fluxo das cidades de Pelotas e de Rio Grande.

TAMANHO DA AMOSTRA: 400 entrevistas em Pelotas e 381 em Rio Grande. MARGEM DE ERRO E GRAU DE CONFIANÇA: 5,0 pontos percentuais e 95% EQUIPE DE PROFISSIONAIS:

Elis Radmann Socióloga MTb 721

Especialista Ciência Política UFPel Especialista em comportamento eleitoral Mestre Ciência Política UFRGS

Professora universitária Gisele Rodrigues Socióloga MTb 977

Bacharel em Ciências Sociais UFPel

Gerente de Pesquisa

Gisele Mendes Socióloga MTb 764 MBA Marketing UCPel Professora universitária

Izan Müller da Silva Administrador CRA 34.828

Pós graduando em Gestão de Projetos SENAC

Analista em pesquisa

Joice Brites

Psicóloga UCPel – CRP 12713

Aperfeiçoamento em Psicoterapia Pais/bebê UNIBB Psicóloga Perito de Trânsito ULBRA

Aline Menegoni Socióloga MTb 971

Supervisore de Campo Fábio Heinemann

Empresa e profissionais filiados à:

ABEP = Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa

ASBPM = Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia.

Síntese das informações técnicas

(3)

SUMÁRIO PÁGINA

1 - INTRODUÇÃO 04

2 - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 04

2.1 - A metodologia e o período de realização da pesquisa 04 2.2 - O plano amostral e a área física de realização do trabalho 05 2.3 - O intervalo de confiança e a margem de erro 05

2.4 - Conversões utilizadas na pesquisa 06

2.5 – O índice utilizado na pesquisa

3 – APRESENTAÇÃO QUANTITATIVA DOS RESULTADOS

3.1. Análise comparativa dos cenários de Pelotas e de Rio Grande 08

- Evolução do índice de sensação de insegurança em Pelotas – 2003 e 2010 09 - Tipos de violência que mais preocupam os moradores de Pelotas – 2007 e 2010 10 - Tipos de violência que mais preocupam os moradores nos bairros – 2007 e 2010 10 - Evolução do índice de sensação de insegurança em Rio Grande – 2003 e 2010 11 - Índice de sensação de insegurança em Pelotas e Rio Grande – 2010 12 - Tipos de violência que mais preocupam os moradores das cidades – 2010 14 - Tipos de violência que mais preocupam os moradores nos bairros – 2010 14 - Declaração dos moradores sobre a ocorrência de assaltos – 2010 15

3.2. A percepção de segurança dos moradores de Pelotas 16

- A segurança nas casas, ruas, bairros e cidade de Pelotas 18 - Avaliação da segurança na cidade de Pelotas 20 - Tipos de violência que mais preocupam na cidade de Pelotas 21 - Tipos de violência que mais preocupam nos bairros de Pelotas 22 - Declaração dos moradores sobre a ocorrência de assaltos 23

3.3. A percepção de segurança dos moradores de Rio Grande 24

- A segurança nas casas, ruas, bairros e cidade de Rio Grande 26 - Avaliação da segurança na cidade de Rio Grande 29 - Tipos de violência que mais preocupam na cidade de Rio Grande 30 - Tipos de violência que mais preocupam nos bairros de Rio Grande 31 - Ocorrência de assaltos com os moradores da cidade 32

3.4. Perfil socioeconômico dos moradores entrevistados 33

- Gênero dos moradores entrevistados 34

- Faixa etária dos moradores entrevistados 35 - Educação formal dos moradores entrevistados 36 - Renda familiar dos moradores entrevistados 37 - Situação ocupacional dos moradores entrevistados 38

ANEXO

(4)

1 – INTRODUÇÃO

O presente relatório é resultado de uma pesquisa de opinião realizada junto a uma amostra de moradores das cidades de Pelotas e de Rio Grande - RS, entre os dias 09 e 16 de agosto.

A pesquisa foi realizada para o Diário Popular – DP e teve por objetivo compreender a percepção dos moradores das cidades de Pelotas e de Rio Grande sobre o tema da segurança.

Tendo em vista a realização de estudos semelhantes para o DP em 2003 e 2007, o relatório apresenta análises de evolução de cenário, na primeira bateria de dados.

Este relatório está dividido em três capítulos a contar desta introdução. Na segunda parte são apresentados os procedimentos metodológicos da pesquisa e as conversões utilizadas.

A terceira parte deste relatório apresenta a análise quantitativa dos dados da pesquisa, em forma de estatística descritiva (tabelas e gráficos).

2 - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

2.1 - A metodologia e o período de realização da pesquisa

a - Metodologia:

Trata-se de uma pesquisa quantitativa com amostra probabilística estratificada. As entrevistas foram realizadas em pontos de fluxo das cidades de Pelotas e de Rio Grande, mediante a aplicação de questionário estruturado e padronizado, com questões fechadas dicotômicas e/ou escalares.

Os dados de referência para a estratificação socioeconômica basearam-se pela divisão do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e a estratificação dos locais de moradia também se baseou no cálculo da densidade populacional do somatório dos finais dos setores fornecidos pelo IBGE (Instituto

(5)

b - Período de realização da pesquisa:

A pesquisa foi realizada entre os dias 09 e 16 de agosto de 2010.

2.2 - O plano amostral e a área física de realização do trabalho

a - Técnica:

Entrevista pessoal (face-to-face). b - Público Pesquisado:

Participaram da pesquisa os moradores das cidades de Pelotas e de Rio Grande, com idade igual ou superior a 16 anos de idade.

c - Tipo de amostra:

A amostra foi estratificada por cotas de gênero, idade, escolaridade e local de moradia.

d - Tamanho da amostra:

Foram realizadas 400 entrevistas na cidade de Pelotas e 381 na cidade de Rio Grande, distribuídas conforme estratificação.

e - Área física de realização do trabalho:

A área física de realização consistiu nos pontos centrais de maior fluxo das cidades de Pelotas e de Rio Grande.

2.3 - O intervalo de confiança e a margem de erro

Levando em consideração o tamanho da amostra, estima-se um intervalo de confiança de 95% e de uma margem de erro estimada em 5,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

(6)

2.4 - Conversões utilizadas na pesquisa

2.4.1 - Respostas Múltiplas = Mais de uma resposta para a mesma questão. Nestes casos, o total percentual ultrapassa o somatório de 100%.

2.4.2 – Símbolo de relação entre questões = Representada simbolicamente pela letra X, que significa a análise de uma questão versus a outra questão, efetuada pela correlação de variáveis (perguntas). Exemplo: A opinião dos consumidores sobre determinado tema X a faixa etária destes consumidores.

2.5 – O índice utilizado na pesquisa

2.5.1 - Índice de sensação de insegurança

Este índice mede a sensação de insegurança, tendo em vista a região geográfica que o entrevistado reside. São cinco atributos (relacionados a regiões) que são avaliados pela pesquisa, são eles: a sensação de segurança na casa onde mora, a sensação de segurança rua, nas ruas próximas, no bairro e a sensação de segurança na cidade. A bateria de perguntas é ordenada pela técnica indutiva, do primeiro ao quinto item, partindo do mais familiar para o menos familiar, ou seja, do particular para o geral.

Este índice busca capturar o impacto da familiaridade com o local em relação à sensação de (in)segurança. O entrevistado mais inseguro pontuará 20 pontos e o mais seguro pontuará um índice de 5 pontos.

Diante de tal categorização, o processo de análise dos dados contempla um índice em três categorias. Estas categorias expressam o sentimento de (in)segurança dos entrevistados, sendo eles:

- Maior sentimento de segurança ( de 5 a 10 pontos) = indivíduos que se sentem seguros no local que convivem e na cidade como um todo;

- Sentimento mediano de segurança (de 11 a 14 pontos) = indivíduos que se sentem seguros na região onde costumam habitar e conviver com outras pessoas, como a rua que mora, ruas vizinhas;

(7)

- Menor sentimento de segurança ( de 15 a 20 pontos) = são aqueles indivíduos que se sentem seguros apenas em sua casa ou até neste local sentem receios.

2.5.2 - A importância do índice de sensação de (in)segurança

Quanto maior for o grau de urbanização de uma cidade (como no caso de Pelotas e Rio Grande), menor é o sentimento de comunidade e por conseqüência, maior é a sensação de (in) segurança.

Quando ocorrem crimes violentos ou aumenta a incidência de crimes, a imprensa acaba noticiando casos que chocam a opinião pública. Quando a população recebe informações sobre crimes violentos ou sobre a incidência do número de crimes, esta fica com mais medo, confia menos nas outras pessoas, aumenta o individualismo e diminui a colaboração com a polícia, passando a avaliar negativamente as ações do governo e responsabilizando as instituições de segurança pública. Quando isso acontece, diminui o sentimento de comunidade e aumenta o sentimento individualista, dificultando o combate a violência.

(8)

1ª bateria de dados

Análise comparativa dos

cenários de Pelotas e de

Rio Grande

Itens desta bateria de dados:

- Análise evolutiva do cenário de Pelotas;

- Análise evolutiva do cenário de Rio Grande;

(9)

Análise evolutiva do cenário de Pelotas

ÍNDICE DE SENSAÇÃO DE (IN)SEGURANÇA

Gráfico 1: Análise evolutiva do índice de sensação de insegurança dos moradores da cidade de Pelotas, considerando os anos de 2003 e 2010 (%)

51,3 42,5 6,2 4,7 49,4 45,9 0 10 20 30 40 50 60 2003 2010

Foram avaliados neste índice: a sensação de segurança na casa onde mora, a sensação de segurança rua, nas ruas próximas, no bairro e a sensação de segurança na cidade.

Maior sentimento de segurança Sentimento mediano de segurança

Menor sentimento de segurança

A análise comparativa demonstra que o sentimento dos pelotenses em relação à segurança está em índices

(10)

OS TIPOS DE VIOLÊNCIA QUE MAIS PREOCUPAM OS MORADORES NA CIDADE DE PELOTAS

A análise comparativa entre os dados de uma pesquisa realizada em 2007 para o Diário Popular sobre os tipos de violência que preocupam os moradores em relação à cidade e ao bairro em que vive demonstra o crescimento do temor em relação ao tráfico de drogas.

Em 2007 o tráfico de drogas temido como um possível problema da cidade por apenas 0,5% da população, em 2010 é a preocupação de 21% da população.

TIPOS DE VIOLÊNCIA QUE MAIS PREOCUPAM OS MORADORES NOS BAIRROS Tipos de violência que mais preocupam os moradores NOS BAIRROS 2007    Assalto = 39,0%  Arrombamentos à residência = 21,0%  Roubo = 17,7%  Tráfico de drogas = 13,0%  Homicídios = 1,4% 2010  Assalto = 44,0%  Tráfico de drogas = 24,0%  Roubo = 16,5%  Homicídios = 4,0%  Trânsito = 2,2% Tipos de violência que mais preocupam os moradores NA CIDADE 2007  Assalto = 58,2%  Roubo = 16,4%  Homicídio = 16,0%  Estupro = 3,7%  Trânsito = 0,5%  Tráfico = 0,5% 2010  Assalto = 46,7%  Tráfico = 21,0%  Homicídio = 8,2%  Roubo = 7,7%  Trânsito = 6,5%  Estupro = 4,7%

(11)

Análise evolutiva do cenário de Rio Grande

ÍNDICE DE SENSAÇÃO DE (IN)SEGURANÇA

Gráfico 1: Análise evolutiva do índice de sensação de insegurança dos moradores da cidade de Rio Grande, considerando os anos de 2003 e 2010 (%)

9,6 8,6 53,2 53,6 36,9 38,2 0 10 20 30 40 50 60 2003 2010

Foram avaliados neste índice: a sensação de segurança na casa onde mora, a sensação de segurança rua, nas ruas próximas, no bairro e a sensação de segurança na cidade.

Maior sentimento de segurança Sentimento mediano de segurança Menor sentimento de segurança

Como em Pelotas, a análise comparativa demonstra que

o sentimento dos rio-grandinos também em relação à segurança está em

(12)

Análise comparativa dos cenários

- Pelotas e Rio Grande em 2010 -

6,2 51,3 42,5 9,6 53,6 36,9 0 10 20 30 40 50 60

Pelotas Rio Grande

Foram avaliados neste índice: a sensação de segurança na casa onde mora, a sensação de segurança rua, nas ruas próximas, no bairro e a sensação de segurança na cidade.

Gráfico 1: Análise comparativa do índice de sensação de insegurança dos moradores das cidades de Pelotas e de Rio Grande (%) Agosto/2010

Maior sentimento de insegurança Sentimento mediano de segurança Menor sentimento de insegurança

Os rio-grandinos demonstram um sentimento de segurança maior do que a população de Pelotas.

O maior temor está associado à percepção de aumento do tráfico de drogas, pelo número de drogados.

Quanto maior for o crescimento da drogadição, maior será o temor em relação a uma possível violência nas imediações do cotidiano, seja na casa, na rua ou nas ruas vizinhas.

(13)

38,0 31,7 30,0 38,1 31,5 30,4 0,0 5,0 10,0 15,0 20,0 25,0 30,0 35,0 40,0 45,0

Pelotas Rio Grande

*Análise dos principais casos.

Gráfico 2: Análise comparativa entre a percepção de segurança dos moradores das cidades de Pelotas e de Rio Grande (%) Agosto/2010

(14)

46,7 21,0 8,2 7,7 6,5 4,7 43,0 22,8 15,2 6,0 2,6 7,9 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50

Pelotas Rio Grande

*Análise dos principais casos.

Gráfico 2.1: Análise comparativa dos tipos de violência que mais preocupam os moradores das cidades de Pelotas e de Rio Grande (%) Agosto/2010

Assalto Tráfico Homicídio Roubo Trânsito Estupro

44,0 24,0 16,5 4,0 2,2 37,8 27,3 16,5 4,5 2,6 0,0 5,0 10,0 15,0 20,0 25,0 30,0 35,0 40,0 45,0 50,0

Pelotas Rio Grande

Gráfico 2.2: Análise comparativa dos tipos de violência nos bairros que mais preocupam os moradores das cidades de Pelotas e de Rio Grande (%) Agosto/2010

(15)

20,2 11,3 6,8 61,7 29,1 12,6 1,8 56,5 0 10 20 30 40 50 60 70

Pelotas Rio Grande

Gráfico 3: Análise comparativa da declaração dos moradores entrevistados sobre a ocorrência de assaltos (pessoal ou em relação à sua casa) nas cidades de Pelotas

e de Rio Grande (%) Agosto/2010

(16)

2ª bateria de dados

A percepção de

segurança dos moradores

de Pelotas

Itens desta bateria de dados:

-

A segurança nas casas, ruas, bairros e cidade de Pelotas;

- Avaliação da segurança na cidade de Pelotas;

- Tipos de violência que mais preocupam na cidade de Pelotas;

- Tipos de violência que mais preocupam nos bairros de Pelotas;

- Ocorrência de assaltos com os moradores da cidade.

(17)

Gráfico 1: A percepção de segurança nas casas, ruas, bairros e cidade de Pelotas, segundo os moradores entrevistados (%) Agosto/2010

4,5 2,0 0 1,3 0,8 44,3 22,7 29,5 13,5 32,0 48,2 58,7 8,3 14,5 19,8 20,5 55,3 39,3 56,0 26,0 0 10 20 30 40 50 60 70

Casa Rua Ruas próximas Bairro Cidade

*Análise dos principais casos.

Muito seguro Seguro Pouco seguro Nada seguro

A análise dos cinco indicadores demonstra que quanto mais próximo

de casa, maior é o sentimento de segurança do entrevisto. As pessoas

tendem a se sentirem mais seguras no local em que conhecem.

(18)

A SEGURANÇA NAS CASAS, RUAS, BAIRROS E CIDADE DE PELOTAS Tabela 1.1: Percepção dos entrevistados sobre a segurança na sua casa, por bairros

da cidade (%)

Análise por bairros de Pelotas

A casa onde o Sr(a) mora é... Geral

Pelotas Fragata Areal Vendas Três Centro Colônia

Muito seguro (a) 4,5 3,1 6,0 3,2 2,7 15,0

Seguro (a) 55,2 52,6 50,9 54,8 67,6 50,0

Pouco Seguro (a) 32,0 33,0 34,5 33,4 24,3 35,0

Nada seguro (a) 8,3 11,3 8,6 8,6 5,4 --

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0

Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Pelotas entre os dias 09 e 11 de agosto de 2010.

Tabela 1.2: Percepção dos entrevistados sobre a segurança na sua rua, por bairros da cidade (%)

Análise por bairros de Pelotas

A rua onde o Sr(a) mora é... Geral

Pelotas Fragata Areal Vendas Três Centro Colônia

Muito seguro (a) 2,0 1,0 2,6 2,2 -- 10,0

Seguro (a) 44,2 43,3 43,1 52,6 39,2 35,0

Pouco Seguro (a) 39,3 38,2 37,9 35,5 45,9 45,0

Nada seguro (a) 14,5 17,5 16,4 9,7 14,9 10,0

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0

(19)

Tabela 1.3: Percepção dos entrevistados sobre a segurança nas ruas próximas à sua casa, por bairros da cidade (%)

Análise por bairros de Pelotas

As ruas próximas de onde o Sr(a)

mora são... Pelotas Geral Fragata Areal Vendas Três Centro Colônia

Muito seguro (a) -- -- -- -- -- --

Seguro (a) 22,7 19,6 16,4 25,8 31,1 30,0

Pouco Seguro (a) 56,0 56,7 61,2 54,8 47,2 60,0

Nada seguro (a) 19,8 22,7 19,8 18,3 20,3 10,0

Não sabe 1,5 1,0 2,6 1,1 1,4 --

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0

Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Pelotas entre os dias 09 e 11 de agosto de 2010.

Tabela 1.4: Percepção dos entrevistados sobre a segurança no seu bairro, por bairros da cidade (%)

Análise por bairros de Pelotas

O bairro onde o Sr(a) mora é... Geral

Pelotas Fragata Areal Vendas Três Centro Colônia

Muito seguro (a) 1,3 1,0 0,9 1,1 1,4 5,0

Seguro (a) 29,5 28,9 26,7 30,1 33,8 30,0

Pouco Seguro (a) 48,2 49,5 50,0 52,7 39,1 45,0

Nada seguro (a) 20,5 19,6 22,4 16,1 24,3 20,0

Não sabe 0,5 1,0 -- -- 1,4 --

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0

Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Pelotas entre os dias 09 e 11 de agosto de 2010.

Tabela 1.5: Percepção dos entrevistados sobre a segurança na cidade de Pelotas, por bairros da cidade (%)

Análise por bairros de Pelotas

A cidade onde o Sr(a) mora é... Geral

Pelotas Fragata Areal Vendas Três Centro Colônia

Muito seguro (a) 0,8 1,0 0,9 1,1 -- --

Seguro (a) 13,5 14,4 14,7 9,6 17,5 5,0

Pouco Seguro (a) 58,7 60,9 59,4 64,5 52,7 40,0

Nada seguro (a) 26,0 23,7 23,3 23,7 28,4 55,0

Não sabe 1,0 -- 1,7 1,1 1,4 --

(20)

AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA NA CIDADE DE PELOTAS

Tabela 2: Avaliação dos moradores entrevistados sobre Pelotas ser uma cidade segura para se viver, por bairros da cidade (%)

Análise por bairros de Pelotas

Em sua opinião, o Sr.(a) considera Pelotas uma cidade

segura para se viver? Pelotas Geral Fragata Areal Vendas Três Centro Colônia

Sim, considera uma cidade segura 38,0 35,1 39,6 44,1 40,6 5,0

Considera em parte 31,7 38,1 34,5 30,1 24,3 20,0

Não considera uma cidade segura 30,0 26,8 25,9 25,8 35,1 70,0

Não Sabe 0,3 -- -- -- -- 5,0

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0

(21)

TIPOS DE VIOLÊNCIA QUE MAIS PREOCUPAM NA CIDADE DE PELOTAS Tabela 2.1: Principal tipo de violência que mais assusta/ preocupa os moradores de

Pelotas entrevistados, por bairros da cidade (%)

Análise por bairros de Pelotas

Qual o principal tipo de violência, de crime que mais lhe assusta/ que mais

lhe preocupa na cidade de Pelotas? Pelotas Geral Fragata Areal Vendas Três Centro Colônia

Assalto 46,7 54,7 44,8 47,3 39,1 45,0 Tráfico 21,0 21,7 22,4 19,3 20,2 20,0 Homicídio 8,2 8,2 8,6 7,5 9,4 5,0 Roubo 7,7 4,1 9,5 7,5 10,8 5,0 Trânsito 6,5 5,2 5,1 10,7 4,1 10,0 Estupro 4,7 3,1 5,1 2,2 6,8 15,0

Violência com crianças 1,0 1,0 0,9 -- 2,7 --

Pedofilia 0,8 1,0 0,9 -- 1,4 --

Violência doméstica 0,5 -- 0,9 1,1 -- --

Todos os crimes 0,3 1,0 -- -- -- --

Vandalismo 0,3 -- 0,9 -- -- --

Brigas de grupos/ gangs 0,3 -- -- 1,1 -- --

Abuso de autoridade 0,3 -- -- -- 1,4 --

Não sabe 1,2 -- 0,9 2,2 2,7 --

Não tem medo de nada 0,5 -- -- 1,1 1,4 --

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0

Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Pelotas entre os dias 09 e 11 de agosto de 2010.

(22)

TIPOS DE VIOLÊNCIA QUE MAIS PREOCUPAM NOS BAIRROS DE PELOTAS Tabela 2.2: Principal tipo de violência nos bairros que mais assusta/ preocupa os

moradores de Pelotas, por bairros da cidade (%)

Análise por bairros de Pelotas

E no seu bairro, o que mais

lhe assusta...? Pelotas Geral Fragata Areal Vendas Três Centro Colônia

Assalto 44,0 52,6 39,7 38,7 43,2 55,0 Tráfico de drogas 24,0 24,8 28,4 23,7 23,0 -- Roubo 16,5 10,3 18,1 19,4 17,6 20,0 Homicídios 4,0 3,1 5,2 5,4 2,7 -- Trânsito 2,2 4,1 -- 2,1 4,0 -- Estupro 1,2 -- 0,9 1,1 1,4 10,0

Brigas de grupos / gangs 0,3 -- -- 1,1 -- --

Não tem medo de nada 2,5 1,0 1,7 2,1 2,7 15,0

Não sabe 5,0 4,1 6,0 6,4 4,0 --

Não informou 0,3 -- -- -- 1,4 --

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0

(23)

OCORRÊNCIA DE ASSALTOS COM OS MORADORES DE PELOTAS Tabela 3: Declaração dos moradores de Pelotas entrevistados sobre a ocorrência de

assaltos (pessoais ou em relação à sua casa), por bairros da cidade (%)

Análise por bairros de Pelotas

E o Sr.(a) já foi assaltado ou teve

sua casa assaltada? Pelotas Geral Fragata Areal Vendas Três Centro Colônia

Sim, já foi assaltado 20,2 23,7 22,4 19,4 14,9 15,0

Teve a casa assaltada 11,3 13,4 8,6 11,8 13,5 5,0

Ambos 6,8 5,2 5,2 7,5 12,2 --

Nunca 61,7 57,7 63,8 61,3 59,4 80,0

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0

(24)

3ª bateria de dados

A percepção de

segurança dos moradores

de Rio Grande

Itens desta bateria de dados:

-

A segurança nas casas, ruas, bairros e cidade de Rio Grande;

- Avaliação da segurança na cidade de Rio Grande;

- Tipos de violência que mais preocupam na cidade de Rio Grande;

- Tipos de violência que mais preocupam nos bairros de Rio Grande;

- Ocorrência de assaltos com os moradores da cidade.

(25)

Gráfico 1: A percepção de segurança nas casas, ruas, bairros e cidade de Rio Grande, segundo os moradores entrevistados (%) Agosto/2010

11,3 3,1 1,6 1,6 1,0 54,9 29,7 32,5 15,7 49,3 13,6 19,7 24,5 47,0 57,5 45,9 36,3 27,2 17,6 6,6 0 10 20 30 40 50 60 70

Casa Rua Ruas próximas Bairro Cidade

*Análise dos principais casos.

Muito seguro Seguro Pouco seguro Nada seguro

A análise dos cinco indicadores demonstra que quanto mais próximo

de casa, maior é o sentimento de segurança do entrevisto. As pessoas

tendem a se sentirem mais seguras no local em que conhecem.

(26)

A SEGURANÇA NAS CASAS, RUAS, BAIRROS E CIDADE DE RIO GRANDE Tabela 1.1: Percepção dos entrevistados sobre a segurança na sua casa, por bairros

de Rio Grande (%)

Análises por conjunto de UCs – Unidades Censitárias

Geral BGV e outros e outros Centro Cid. Nova e outros Cohab I e II e outros S. Miguel

e outros Parques e outros Cassino e outros Zona rural

A casa onde o Sr(a) mora é...

da

cidade UC 01 até 04 UC 05 até 06 UC 07 até 08 UC 09 até 13 UC 14 até 25 UC 26 até 29 UC 30 até 36 Rural Muito seguro (a) 11,3 14,7 15,1 8,7 18,7 4,7 14,7 6,3 8,3

Seguro (a) 54,9 52,9 67,1 45,7 50,0 45,3 55,9 59,3 58,3

Pouco Seguro (a) 27,2 29,5 16,5 32,6 25,0 37,5 26,5 29,7 16,7

Nada seguro (a) 6,6 2,9 1,3 13,0 6,3 12,5 2,9 4,7 16,7

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Rio Grande entre os dias 12, 13 e 16 de agosto de

2010.

Tabela 1.2: Percepção dos entrevistados sobre a segurança na sua rua, por bairros de Rio Grande (%)

Análises por conjunto de UCs – Unidades Censitárias

Geral BGV e outros e outros Centro Cid. Nova e outros Cohab I e II e outros S. Miguel

e outros Parques e outros Cassino e outros Zona rural

A rua onde o Sr(a) mora é...

da

cidade UC 01 até 04 UC 05 até 06 UC 07 até 08 UC 09 até 13 UC 14 até 25 UC 26 até 29 UC 30 até 36 Rural

Muito seguro (a) 3,1 8,8 1,3 4,3 -- 3,1 5,9 3,1 --

Seguro (a) 47,0 52,9 62,0 28,3 45,8 42,2 50,0 42,2 50,0

Pouco Seguro (a) 36,3 26,5 27,8 50,0 37,5 37,5 29,4 45,3 25,0

Nada seguro (a) 13,6 11,8 8,9 17,4 16,7 17,2 14,7 9,4 25,0 Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Rio Grande entre os dias 12, 13 e 16 de agosto de

(27)

Tabela 1.3: Percepção dos entrevistados sobre a segurança nas ruas próximas à sua casa, por bairros de Rio Grande (%)

Análises por conjunto de UCs – Unidades Censitárias

Geral BGV e outros e outros Centro Cid. Nova e outros Cohab I e II e outros S. Miguel

e outros Parques e outros Cassino e outros Zona rural

As ruas próximas de onde o Sr(a)

mora são... da

cidade UC 01 até 04 UC 05 até 06 UC 07 até 08 UC 09 até 13 UC 14 até 25 UC 26 até 29 UC 30 até 36 Rural

Muito seguro (a) 1,6 2,9 1,3 -- -- 1,6 2,9 3,1 --

Seguro (a) 29,7 35,3 29,1 28,3 22,9 25,0 29,4 37,5 33,3

Pouco Seguro (a) 49,3 47,1 57,0 56,5 50,0 43,7 47,1 43,8 41,7

Nada seguro (a) 17,6 14,7 10,1 15,2 22,9 28,1 20,6 12,5 25,0

Não sabe 1,8 -- 2,5 -- 4,2 1,6 -- 3,1 --

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Rio Grande entre os dias 12, 13 e 16 de agosto de

2010.

Tabela 1.4: Percepção dos entrevistados sobre a segurança no seu bairro, por bairros de Rio Grande (%)

Análises por conjunto de UCs – Unidades Censitárias

Geral BGV e outros e outros Centro Cid. Nova e outros Cohab I e II e outros S. Miguel

e outros Parques e outros Cassino e outros Zona rural

O bairro onde o Sr(a) mora é...

da

cidade UC 01 até 04 UC 05 até 06 UC 07 até 08 UC 09 até 13 UC 14 até 25 UC 26 até 29 UC 30 até 36 Rural

Muito seguro (a) 1,6 5,9 2,5 2,2 -- -- -- 1,6 --

Seguro (a) 32,5 35,3 36,7 30,4 31,3 26,6 17,7 42,1 33,3

Pouco Seguro (a) 45,9 35,3 50,7 47,8 43,7 45,3 58,8 42,2 33,3

Nada seguro (a) 19,7 20,6 10,1 19,6 25,0 28,1 23,5 14,1 33,3

Não sabe 0,3 2,9 -- -- -- --

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0* Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Rio Grande entre os dias 12, 13 e 16 de agosto de

2010.

(28)

Tabela 1.5: Percepção dos entrevistados sobre a segurança na sua cidade, por bairros de Rio Grande (%)

Análises por conjunto de UCs – Unidades Censitárias

Geral BGV e outros e outros Centro Cid. Nova e outros Cohab I e II e outros S. Miguel

e outros Parques e outros Cassino e outros Zona rural

A cidade onde o Sr(a) mora é...

da

cidade UC 01 até 04 UC 05 até 06 UC 07 até 08 UC 09 até 13 UC 14 até 25 UC 26 até 29 UC 30 até 36 Rural

Muito seguro (a) 1,0 -- -- 4,3 -- 1,6 -- 1,6 --

Seguro (a) 15,7 14,7 8,9 17,4 14,6 20,3 11,8 20,3 25,0

Pouco Seguro (a) 57,5 52,9 64,5 58,7 58,3 53,1 55,8 56,2 50,0

Nada seguro (a) 24,5 32,4 26,6 17,4 25,0 23,4 32,4 18,7 25,0

Não sabe 1,0 -- -- 2,2 2,1 1,6 -- 1,6 --

Não informou 0,3 -- -- -- -- -- -- 1,6 --

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Rio Grande entre os dias 12, 13 e 16 de agosto de

(29)

AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA NA CIDADE DE RIO GRANDE

Tabela 2: Avaliação dos moradores entrevistados sobre Rio Grande ser uma cidade segura para se viver, por bairros da cidade (%)

Análises por conjunto de UCs – Unidades Censitárias

Geral BGV e outros e outros Centro Cid. Nova e outros Cohab I e II e outros S. Miguel

e outros Parques e outros Cassino e outros Zona rural Em sua opinião, o Sr.(a)

considera Rio Grande uma cidade

segura para se viver? cidade da UC 01 até 04 UC 05 até 06 UC 07 até 08 UC 09 até 13 UC 14 até 25 UC 26 até 29 UC 30 até 36 Rural

Sim, considera uma cidade segura 38,1 38,2 32,9 43,5 33,3 40,7 44,1 40,7 25,0

Considera em parte 31,5 41,2 35,5 32,6 39,6 23,4 23,5 23,4 50,0

Não considera uma cidade segura 30,4 20,6 31,6 23,9 27,1 35,9 32,4 35,9 25,0 Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Rio Grande entre os dias 12, 13 e 16 de agosto de

(30)

TIPOS DE VIOLÊNCIA QUE MAIS PREOCUPAM NA CIDADE DE RIO GRANDE

Tabela 2.1: Principal tipo de violência que mais assusta/ preocupa os moradores de Rio Grande, por bairros da cidade (%)

Análises por conjunto de UCs – Unidades Censitárias

Geral BGV e outros e outros Centro Cid. Nova e outros Cohab I e II e outros S. Miguel

e outros Parques e outros Cassino e outros Zona rural

Qual o principal tipo de violência, de crime que mais lhe assusta/ que mais lhe preocupam na cidade de

Rio Grande ? cidade da UC 01 até 04 UC 05 até 06 UC 07 até 08 UC 09 até 13 UC 14 até 25 UC 26 até 29 UC 30 até 36 Rural

Assalto 43,0 47,1 36,7 41,3 47,9 42,1 55,9 39,0 50,0 Tráfico de drogas 22,8 32,4 24,1 15,2 25,0 26,5 20,6 18,8 16,7 Homicídio 15,2 8,8 24,1 19,6 12,5 9,3 2,9 20,3 8,3 Estupro 7,9 2,9 10,0 4,3 8,3 6,3 8,9 10,9 8,3 Roubo 6,0 5,9 3,8 19,6 -- 1,6 5,9 6,3 16,7 Trânsito 2,6 -- 1,3 -- 4,2 7,8 2,9 1,6 -- Todos os crimes 0,3 -- -- -- -- 1,6 -- -- -- Pedofilia 0,3 2,9 -- -- -- -- -- -- --

Brigas de grupos/ gangs 0,3 -- -- -- -- -- 2,9 -- --

Violência com crianças 0,3 -- -- -- -- 1,6 -- -- --

Violência doméstica 0,3 -- -- -- -- 1,6 -- -- --

Não sabe 1,0 -- -- -- 2,1 1,6 -- 3,1 --

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Rio Grande entre os dias 12, 13 e 16 de agosto de

(31)

TIPOS DE VIOLÊNCIA QUE MAIS PREOCUPAM NOS BAIRROS DE RIO GRANDE

Tabela 2.2: Principal tipo de violência nos bairros que mais assusta/ preocupa os moradores de Rio Grande, por bairros da cidade (%)

Análises por conjunto de UCs – Unidades Censitárias

Geral BGV e outros e outros Centro Cid. Nova e outros Cohab I e II e outros S. Miguel

e outros Parques e outros Cassino e outros Zona rural

E no seu bairro o que mais

lhe assusta...? da

cidade UC 01 até 04 UC 05 até 06 UC 07 até 08 UC 09 até 13 UC 14 até 25 UC 26 até 29 UC 30 até 36 Rural

Assalto 37,8 29,4 39,2 45,7 43,7 37,5 55,9 26,5 8,3 Tráfico de drogas 27,3 35,3 29,1 6,5 25,0 31,2 29,4 31,2 33,4 Roubo 16,5 14,7 10,1 23,9 10,4 15,6 11,8 21,9 50,0 Homicídios 4,5 5,9 5,1 4,3 6,3 6,3 -- 1,6 8,3 Estupro 2,6 -- 3,8 2,2 -- -- -- 9,4 -- Trânsito 2,6 2,9 1,3 6,5 6,3 3,1 -- -- --

Violência com idosos 0,3 -- -- -- -- 1,6 -- -- --

Não tem medo de nada 1,8 -- 3,8 -- 2,0 -- 2,9 3,1 --

Não sabe 6,1 8,9 7,6 10,9 6,3 3,1 -- 6,3 --

Não informou 0,5 2,9 -- -- -- 1,6 -- -- --

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Rio Grande entre os dias 12, 13 e 16 de agosto de

(32)

OCORRÊNCIA DE ASSALTOS COM OS MORADORES DE RIO GRANDE Tabela 3: Declaração dos moradores de Rio Grande entrevistados sobre a

ocorrência de assaltos (pessoais ou em relação à sua casa), por bairros da cidade (%)

Análises por conjunto de UCs – Unidades Censitárias

Geral BGV e outros e outros Centro Cid. Nova e outros Cohab I e II e outros S. Miguel

e outros Parques e outros Cassino e outros Zona rural

E o Sr.(a) já foi assaltado ou teve

sua casa assaltada? da

cidade UC 01 até 04 UC 05 até 06 UC 07 até 08 UC 09 até 13 UC 14 até 25 UC 26 até 29 UC 30 até 36 Rural Sim, já foi assaltado 29,1 26,5 22,8 21,7 35,4 35,9 29,4 32,8 25,0

Teve a casa assaltada 12,6 2,9 13,9 10,9 14,6 14,1 2,9 20,3 8,3

Ambos 1,8 -- 1,3 8,7 -- 1,6 2,9 -- --

Nunca 56,5 70,6 62,0 58,7 50,0 48,4 64,8 46,9 66,7

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Rio Grande entre os dias 12, 13 e 16 de agosto de

(33)

4ª bateria de dados

Perfil socioeconômico

dos moradores

Itens desta bateria de dados:

- Gênero dos moradores entrevistados;

- Faixa etária dos moradores entrevistados;

- Educação formal dos moradores entrevistados;

- Renda familiar dos moradores entrevistados;

(34)

GÊNERO DOS MORADORES ENTREVISTADOS

Tabela 4: Gênero dos moradores entrevistados, por bairros de Pelotas (%)

Análises por bairros da cidade

Gênero dos

entrevistados Geral da cidade Fragata Areal Vendas Três Centro/ Porto Colônia

Masculino 47,7 42,3 44,8 52,7 55,4 40,0

Feminino 52,3 57,7 55,2 47,3 44,6 60,0

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0

Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Pelotas entre os dias 09 a 11 de agosto de 2010.

Tabela 4: Gênero dos moradores entrevistados, por bairros de Rio Grande (%)

Análises por conjunto de UCs – Unidades Censitárias

Gênero dos Geral BGV e outros Centro e outros Cid. Nova e

outros

Cohab I e II e

outros S. Miguel e outros Parques e outros Cassino e outros Zona rural

entrevistados da cidade UC 01 até 04 UC 05 até 06 UC 07 até 08 UC 09 até 13 UC 14 até 25 UC 26 até 29 UC 30 até 36 Rural Masculino 46,7 29,4 43,0 52,2 47,9 51,6 38,2 56,2 41,7 Feminino 53,3 70,6 57,0 47,8 52,1 48,4 61,8 43,8 58,3 Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Rio Grande entre os dias 12, 13 e 16 de agosto de

(35)

FAIXA ETÁRIA DOS MORADORES ENTREVISTADOS

Tabela 5: Faixa etária dos moradores entrevistados, por bairros de Pelotas (%)

Análises por bairros da cidade

Qual a sua idade? Geral da cidade Fragata Areal Vendas Três Centro/ Porto Colônia

16 a 24 anos 23,0 20,7 24,1 28,0 18,9 20,0 25 a 34 anos 19,5 17,5 21,6 18,2 22,9 10,0 35 a 44 anos 18,7 16,5 19,8 28,0 12,2 5,0 45 a 54anos 16,2 21,6 14,7 16,1 13,5 10,0 55 a 64 anos 11,0 12,4 8,6 5,4 17,6 20,0 65 a 74 anos 7,3 10,3 6,9 3,2 4,1 25,0 Acima de 75 anos 4,3 1,0 4,3 1,1 10,8 10,0 Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0

Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Pelotas entre os dias 09 a 11 de agosto de 2010. Tabela 5: Faixa etária dos moradores entrevistados, por bairros de Rio Grande (%)

Análises por conjunto de UCs – Unidades Censitárias

Qual a sua idade? Geral BGV e outros Centro e outros Cid. Nova e

outros

Cohab I e II e

outros S. Miguel e outros Parques e outros Cassino e outros Zona rural

da

cidade UC 01 até 04 UC 05 até 06 UC 07 até 08 UC 09 até 13 UC 14 até 25 UC 26 até 29 UC 30 até 36 Rural

16 a 24 anos 22,3 17,7 26,5 28,3 22,9 18,8 14,7 23,4 16,7 25 a 34 anos 22,8 14,7 19,0 28,3 20,8 28,1 26,5 23,4 16,7 35 a 44 anos 17,0 2,9 17,7 15,2 18,7 20,3 26,5 17,2 8,3 45 a 54 anos 15,0 17,7 12,7 13,0 12,5 14,1 20,5 18,8 8,3 55 a 64 anos 12,1 20,6 8,9 6,5 14,6 15,6 11,8 9,4 16,7 65 a 74 anos 8,4 23,5 12,7 8,7 6,3 3,1 -- 4,7 16,7 Acima de 75 anos 2,4 2,9 2,5 -- 4,2 -- -- 3,1 16,7 Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0* Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Rio Grande, entre os dias 12, 13 e 16 de agosto de

2010.

(36)

EDUCAÇÃO FORMAL DOS MORADORES ENTREVISTADOS

Tabela 6: Educação formal dos moradores entrevistados, por bairros de Pelotas (%)

Análises por bairros da cidade

O (a) Sr.(a) estudou/ estuda? Geral da

cidade Fragata Areal

Três

Vendas Centro/ Porto Colônia

Analfabeto 2,5 3,1 2,6 -- 1,4 15,0

Ensino Fundamental até 4ª série 11,0 12,4 9,4 8,6 8,1 35,0 Ensino Fundamental acima da 5ª série 35,2 29,9 39,7 45,2 24,3 30,0 Ensino Médio incompleto 9,8 7,2 11,2 11,8 9,5 5,0

Ensino Médio completo 26,7 36,1 25,9 25,8 23,0 5,0 Ensino Superior incompleto 7,8 8,2 5,2 4,3 14,8 10,0

Ensino Superior completo 7,0 3,1 6,0 4,3 18,9 -- Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Pelotas entre os dias 09 a 11 de agosto de 2010.

Tabela 6: Educação formal dos moradores entrevistados, por bairros de Rio Grande (%)

Análises por conjunto de UCs – Unidades Censitárias

O (a) Sr.(a) estudou/estuda? Geral BGV e outros Centro e outros Cid. Nova e

outros

Cohab I e II e

outros S. Miguel e outros Parques e outros Cassino e outros Zona rural

da

cidade UC 01 até 04 UC 05 até 06 UC 07 até 08 UC 09 até 13 UC 14 até 25 UC 26 até 29 UC 30 até 36 Rural

Analfabeto 2,1 5,9 1,3 -- -- 3,1 -- 4,7 --

Ens. Fund. até 4ª série 13,1 11,8 7,6 10,9 14,5 21,9 5,9 12,5 33,3 Ens. Fund. acima de 5ª série 30,5 41,1 31,6 19,5 25,0 32,8 32,3 31,2 33,3

Ensino Médio incompleto 6,8 8,8 5,1 6,5 6,3 4,7 2,9 12,5 8,3

Ensino Médio completo 34,6 26,5 34,1 45,7 47,9 28,1 47,1 25,0 16,8

Ens. Superior incompleto 5,8 -- 8,9 8,7 2,1 6,3 5,9 4,7 8,3

Ensino Superior completo 7,1 5,9 11,4 8,7 4,2 3,1 5,9 9,4 --

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Rio Grande entre os dias 12, 13 e 16 de agosto de

(37)

RENDA FAMILIAR DOS MORADORES ENTREVISTADOS

Tabela 7: Renda familiar (em salários mínimos brasileiros) dos moradores entrevistados, por bairros de Pelotas (%)

Análises por bairros da cidade

Qual a sua renda familiar? Geral da cidade Fragata Areal Vendas Três Centro/ Porto Colônia

1 a 2 SM 63,0 63,9 63,8 73,1 40,5 90,0

3 a 5 SM 27,5 26,9 27,6 26,9 33,8 10,0

6 a 10 SM 5,7 8,2 1,7 -- 17,6 --

11 a 20 SM 0,3 -- 0,9 -- -- --

Não sabe/ não informou 3,5 1,0 6,0 -- 8,1 --

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0

Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Pelotas entre os dias 09 a 11 de agosto de 2010. Tabela 7: Renda familiar (em salários mínimos brasileiros) dos moradores

entrevistados, por bairros de Rio Grande (%)

Análises por conjunto de UCs – Unidades Censitárias

Qual a sua renda Geral da BGV e outros Centro e outros Cid. Nova e

outros

Cohab I e II e

outros S. Miguel e outros Parques e outros Cassino e outros Zona rural

familiar? cidade UC 01 até 04 UC 05 até 06 UC 07 até 08 UC 09 até 13 UC 14 até 25 UC 26 até 29 UC 30 até 36 Rural 1 a 2 SM 58,6 55,9 43,0 54,3 60,4 73,4 55,9 62,5 83,3 3 a 5 SM 28,6 26,5 43,0 26,1 22,9 18,8 35,3 26,5 16,7 6 a 10 SM 7,6 8,8 7,6 15,2 12,5 4,7 2,9 4,7 -- 11 a 20 SM 0,5 -- -- 2,2 -- -- -- 1,6 -- Não informou 4,7 8,8 6,4 2,2 4,2 3,1 5,9 4,7 -- Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Rio Grande entre os dias 12, 13 e 16 de agosto de

(38)

SITUAÇÃO OCUPACIONAL DOS MORADORES ENTREVISTADOS

Tabela 8.1: Situação ocupacional dos moradores entrevistados, por bairros de Pelotas (%)

Análises por bairros da cidade

Qual a situação do seu trabalho? Geral da

cidade Fragata Areal

Três

Vendas Centro/ Porto Colônia

Empregado/ fun. com carteira 25,8 30,9 19,9 33,3 23,0 10,0

Aposentado/ pensionista 18,7 16,5 16,4 10,7 24,3 60,0

Autônomo/ biscateiro/ trabalha por conta 17,0 13,4 22,4 19,4 14,9 --

Estudante/ estagiário 13,2 12,4 12,9 12,9 16,2 10,0

Dona de casa 10,2 11,3 11,2 8,6 9,4 10,0

Funcionário público 5,0 5,2 7,8 5,4 1,4 --

Empregado/ func. sem carteira 4,0 6,2 3,4 3,2 2,7 5,0

Desempregado/ procura emprego 3,0 1,0 3,4 5,4 2,7 --

Profissional liberal 1,5 2,1 -- -- 5,4 --

Empregador/ empresário/ comerciante 0,8 1,0 0,9 1,1 -- --

Agricultor/ pescador 0,3 -- -- -- -- 5,0

Não informou 0,5 -- 1,7 -- -- --

Total percentual 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0

Fonte: Pesquisa de opinião realizada pelo IPO em Pelotas entre os dias 09 a 11 de agosto de 2010. Tabela 8.1: Situação ocupacional dos moradores entrevistados, por bairros de Rio

Grande (%)

Análises por conjunto de UCs – Unidades Censitárias

Situação ocupacional Geral BGV e outros e outros Centro Cid. Nova e outros Cohab I e II e outros S. Miguel

e outros Parques e outros Cassino e outros Zona rural

dos moradores entrevistados da cidade UC 01 até 04 UC 05 até 06 UC 07 até 08 UC 09 até 13 UC 14 até 25 UC 26 até 29 UC 30 até 36 Rural Empregado com carteira 30,5 23,5 17,7 37,0 41,6 46,8 38,2 18,7 16,7 Aposentado/ pensionista 15,5 32,4 16,4 13,0 14,6 9,3 11,8 12,5 33,3 Autônomo/ biscateiro 13,1 17,6 13,9 8,7 10,4 15,6 11,8 14,1 8,3

Dona de casa 11,8 8,9 12,7 10,8 12,5 9,3 8,8 15,6 16,7 Estudante/ estagiário 11,0 -- 19,0 8,7 10,4 6,3 14,7 10,9 16,7 Empregado sem carteira 5,8 2,9 2,5 6,5 4,2 6,3 8,8 9,4 8,3 Empregador/empresário/comerciante 3,7 2,9 7,6 2,2 2,1 1,6 -- 6,3 --

Funcionário público 3,4 8,9 5,1 2,2 2,1 1,6 5,9 1,6 -- Desempregado/ procura emprego 2,1 -- 3,8 2,2 2,1 1,6 -- 3,1 -- Agricultor/ pescador 1,3 -- -- 2,2 -- 1,6 -- 4,7 -- Profissional liberal 1,3 -- 1,3 4,3 -- -- -- 3,1 -- Não informou 0,5 2,9 -- 2,2 -- -- -- -- --

(39)

ANEXO

Agrupamento de bairros para efeito de análise (Pelotas e Rio

Grande)

1) Agrupamento dos bairros de Pelotas

Agrupamento dos bairros de Pelotas, para efeito de análise, com base na atual delimitação de Áreas Administrativas da cidade, conforme lei municipal n° 4.398 de 20 de julho de 1999.

 Centro = População da área administrativa C (Centro e Porto);

 Fragata = População da área administrativa E e D (Fragata, Simões Lopes e Distrito Industrial);

 Três Vendas = População da área administrativa B e G (Três Vendas, mais os setores da Barragem);

 Areal = População da área administrativa A e F (Areal – Navegantes, Fátima, Arco Íris – Laranjal).

2) Agrupamento dos bairros de Rio Grande Conjunto de bairros

e/ou vilas que correspondem ao conjunto e/ou a UC Conjunto de UC – Unidades Censitárias de RG para efeito de análise

Descrição dos limites de cada

UC – Unidade Censitária de Rio Grande

UC 1 - Ilha UC 2 - Vila Militar UC 3 - BGV

UC 4 - Santa Tereza UC 01 até 04

UC 01: Ilha da Base

UC 02: Rua Ver. Dr. Corrêa Fonseca, Rua Eng. Heitor Amaro

Barcelos, continuação da Rua Antônio Mendes Filho, Rua Diego Osório, Rua Presidente Juscelino, Avenida Dom Pedro II, Rua Almirante Barroso, Estuário da Laguna Lagoa dos Patos, Canal do Rio Grande, Saco da Mangueira.

UC 03: Rua Presidente Juscelino, Rua Diego Osório, continuação da

Rua Antônio Mendes Filho, Rua Eng. Heitor Amaro Barcelos, Rua Almirante Barroso, Avenida Dom Pedro II.

UC 04: Rua Ver. Dr. Nilo Corrêa Fonseca, Saco da Mangueira,

Avenida Almirante Maximiano da Fonseca, Rua Eng. Heitor Amaro Barcelos.

UC 5 - Centro UC 6 - Lar Gaúcho UC 6 - Navegantes

UC 6 - Salgado Filho UC 05 até 06

UC 05: Rua Valporto, Rua 24 de Maio, Av. Rheingantz, Av. Major

Carlos Pinto, Estuário da Laguna Lagoa dos Patos, Rua Almirante Barroso.

UC 06: Saco da Mangueira, Avenida Major Carlos Pinto, Rua

Valporto, Avenida Almirante Maximiano da Fonseca.

(40)

UC 8 - São Paulo Maio, Rua Domingos de Almeida, Avenida Buarque de Macedo, Avenida Major Carlos Pinto.

UC 9 - Cohab I UC 10 - Cohab II e Municipal UC 11 – Buchloz e Hidráulica UC 12 – Prado, Rural,

Vila Eulina e Vila Brás

UC 13 - Vila América

Junção e Santana

UC 09 até 13

UC 09: Rua Intendente Werneck, Rua Castro Alves, estuário da

Laguna Lagoa dos Patos, Rua Domingos de Almeida, Rua 1º de Maio.

UC 10: Rua Amapá, Rua Antônio Ribeiro Cardoso, Rua Amapá,

Estuário da Laguna Lagoa dos Patos, Rua Castro Alves, Rua Intendente Werneck, Avenida 1º de Maio.

UC 11: Rua Argentina, Estuário da Laguna Lagoa dos Patos, Rua

Amapá, Rua Antônio Ribeiro Cardoso, Rua Altamir Lacerda do Nascimento, Rua Amapá, Rua 1º de Maio.

UC 12: Rua Amazonas, Avenida dos Bandeirantes, Rua Saturnino de

Brito, Estuário da Laguna Lagoa dos Patos, Rua Argentina.

UC 13: Avenida José Bonifácio, Rua Saturnino de Brito, Avenida dos

Bandeirantes, Rua Amazonas, Rua Argentina.

UC 14 - Pq Coelho,

Vila Ceres, Vila Delicia, Bernadete, Santo Antônio, São Luiz e Pio XII

UC 15 - São Miguel e

Bosque

UC 16 - Vila Leônidas, Vila Maria, Vila Mar Luz e

Sibrazen

UC 17 = NI

UC 18 - São João,

Vila Recreio, Carlos Santos

UC 19 - Campus Furg UC 20 - Vila São

Jorge, Mate amargo, Jardim Humaitá, Res. Paraíso, Aeroporto e Res Universitáio

UC 21 – Profilurb I e II

e Nossa Sra Fátima

UC 22 – Castelo Branco, Carreiros, Cohab IV e Assis Brasil UC 23 - NI UC 14 até 23 UC 14 até 23

UC 14: Saco da Mangueira, Limite Norte Supermercado Guanabara,

Avenida Itália, Rua Saturnino de Brito, Avenida José Bonifácio, Avenida 1º de Maio, Rua Intendente Gusmão.

UC 15: Avenida José de Anchieta, Rua Coelho Netto, Estuário da

Laguna Lagoa dos Patos, Rua Saturnino de Brito.

UC 16: Avenida Itália, Rua Dr. Miguel Riet Corrêa, Limite Norte

FURG, Avenida José de Anchieta, continuação da Rua Saturnino de Brito.

UC 17: Saco da Mangueira, Limite Sul Propriedade E.C. Rio Grande,

Avenida Itália, Limite Norte Supermercado Guanabara.

UC 18: Estrada Roberto Socoowski, Rua Manoel Gonzáles Lopes,

Estuário da Laguna Lagoa dos Patos, Rua Coelho Neto.

UC 19: Rua B, Rua Dr. Francisco Soares de Giácomo, Estrada

Roberto Socoowski, Limite Norte FURG

UC 20: Avenida Itália, Rua Visconde de Itaboraí, BR 392,

prolongamento Rua B , Rua Dr. Miguel Riet Corrêa.

UC 21: Estrada Roberto Socoowski, prolongamento da Rua Juan

Lopart, Estuário da Laguna Lagoa dos Patos, Rua Manoel Gonzáles Lopes.

UC 22: Avenida F, Rua Juan Lopart, Estrada Roberto Socoowski,

Rua Dr. Francisco Soares de Giácomo.

UC 23: Prolongamento da Rua 8 / B, BR 392, Rua João Paulo I.,

Avenida F, prolongamento da Rua Dr. Francisco Soares Giácomo.

UC 24 - Santa Rosa

UC 25 – NI UC 24 até 25

UC 24: Arroio Martins, estuário da Laguna, Rua Juan Lopart, Rua

João Paulo, Br 392.

UC 25: Rede Ferroviária, Estrada Corredor dos Carreiros, Arroio

Martins, BR 392, Limite Oeste Parque Marinha, Limite Sul Parque Marinha, Limite Oeste Parque São Pedro.

UC 26 - Parque

Marinha

UC 27 - Parque São

UC 26: Limite Oeste Parque Marinha, Arroio Vieira, Limites Sul

Parque Marinha, Limite Oeste Parque Marinha, BR 392.

(41)

do Trevo Cassino, BR 392, Rua Visconde de Itaboraí. Zona da praia UC 30 até 36 Bolaxa / Querência / Cassino / Barra

Referências

Documentos relacionados

À vista do exposto, concedo a ordem para reconhecer a ilicitude das provas por tal meio obtidas, bem como de todas as delas decorrentes e, por conseguinte, determinar

Em Paranaguá/PR, a Heringer possui uma planta de ácido sulfúrico e SSP (super fosfato simples). A capacidade instalada de mistura atual é de 5,7 milhões de toneladas anuais,

As métricas do Pytology ainda não exploram a semântica das relações, apenas analisam a topologia da instância de dados para tentar gerar uma métrica de relevância... The kendall

Este trabalho teve por objetivo estudar a estabilidade global de edifícios pela análise dos parâmetros de instabilidade γz e FAVt, através de um estudo de

Foram realizadas medições de frutos e sementes, com paquímetro digital; massa de 1000 frutos e 1000 sementes, em balança semi-analítica; teor de umidade das sementes,

No entanto, cabe ao gerente o cuidado de que os processos naturalmente relacionados entre si, não sejam mal utilizados, pois podem prejudicar um ao outro, ou seja, o

Dois termos têm sido utilizados para descrever a vegetação arbórea de áreas urbanas, arborização urbana e florestas urbanas, o primeiro, segundo MILANO (1992), é o