• Nenhum resultado encontrado

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 30/2014 PROCESSO SELETIVO. Valor Bolsa. Pré-requisitos/ Titulação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 30/2014 PROCESSO SELETIVO. Valor Bolsa. Pré-requisitos/ Titulação"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO P r ó - R e i t o r i a d e E x t e n s ã o U n i v e r s i t á r i a R u a M a d r e M a r i a J o s é , 1 2 2 – B a i r r o A b a d i a – C E P : 3 8 . 0 2 5 - 1 8 0 T e l e f o n e : ( 3 4 ) 3 3 1 8 - 5 0 7 4 – E - m a i l : c o o r d @ p r o e x t . u f t m . e d u . b r e sec@proext.uftm.edu.br PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 30/2014 PROCESSO SELETIVO

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro torna público que estarão abertas as inscrições para a realização do Processo Seletivo para Bolsas de Extensão para Professores de Língua Espanhola, destinado a compor o quadro de docentes da Central de Idiomas Modernos – CIM/UFTM.

Cargo Nº de Vagas Pré-requisitos/ Titulação Valor Bolsa Carga Horária Horário de Trabalho Professor de Língua Espanhola 02 (duas) vagas para início em março de 2015 Graduação em Letras (Português/Espanhol) R$ 1.800,00 20 h/semanais VERIFICAR Os horários das aulas serão definidos após término das matrículas, dentro da carga horária estipulada, incluídas a aula de reforço semanal e a reunião pedagógica mensal. 1 - INSCRIÇÕES:

Central de Idiomas Modernos – CIM/UFTM. Rua Felipe dos Santos, 450. Bairro: Abadia. Período: de 8 a 12 de dezembro de 2014 – Horário de funcionamento: de segunda à sexta, de 8h as 11h e de 13h às 17h. Os interessados deverão apresentar-se no local das inscrições munidos de cópias de RG e CPF. O candidato aprovado que não apresentar no ato da convocação a documentação exigida nos pré-requisitos, não será contratado.

(2)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO P r ó - R e i t o r i a d e E x t e n s ã o U n i v e r s i t á r i a R u a M a d r e M a r i a J o s é , 1 2 2 – B a i r r o A b a d i a – C E P : 3 8 . 0 2 5 - 1 8 0 T e l e f o n e : ( 3 4 ) 3 3 1 8 - 5 0 7 4 – E - m a i l : c o o r d @ p r o e x t . u f t m . e d u . b r e sec@proext.uftm.edu.br CARGO ETAPA(S) DE AVALIAÇÃO CARACTERIZAÇÃO Professor de Língua Espanhola

Prova Teórica – Peso 1 Eliminatória e Classificatória Prova Prática – Peso 2 Eliminatória e Classificatória Currículo – Peso 1 Classificatória

É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as informações do processo seletivo, através do site http://uftm.edu.br/paginas/carrega/cod/438/area/7/t/EDITAIS, bem como local e horário da realização das provas.

2 - DATA, LOCAL E HORÁRIO DAS PROVAS

CARGO PROVA LOCAL/DIA/HORÁRIO

Professor de Língua Espanhola

Prova Teórica Sorteio de Ponto

Será realizada no dia 16/12, às 8h, na Central de Idiomas Modernos –CIM, rua Felipe dos Santos, 450 – Bairro Abadia

Prova Prática Será realizada no dia 18/12, às 8h, na Central de Idiomas Modernos – CIM, rua Felipe dos Santos, 450 – Bairro Abadia

Análise do currículo Será realizada pela

Comissão Julgadora, no dia 18/12.

*Conteúdo Programático e Referências em anexo Critérios de Desempate:

1º Maior nota da Prova Prática. 2º Maior nota da Prova Teórica. 3º Maior nota no currículo. 4º Maior Idade.

(3)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO P r ó - R e i t o r i a d e E x t e n s ã o U n i v e r s i t á r i a

R u a M a d r e M a r i a J o s é , 1 2 2 – B a i r r o A b a d i a – C E P : 3 8 . 0 2 5 - 1 8 0

T e l e f o n e : ( 3 4 ) 3 3 1 8 - 5 0 7 4 – E - m a i l : c o o r d @ p r o e x t . u f t m . e d u . b r e sec@proext.uftm.edu.br

3 – AS DISPOSIÇÕES FINAIS:

3.1 - O processo seletivo terá validade de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

3.2 - Será considerado desclassificado para a Prova Prática o candidato que não obtiver o mínimo de 60% (sessenta por cento) de acerto na prova teórica.

3.3 - Será considerado aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 60% (sessenta por cento) de acerto na prova prática.

3.4 - Será passível de arredondamento “para baixo” o valor da nota de corte da prova teórica e/ou prática de acordo com a quantidade de questões e porcentagem atribuída para a mesma.

3.5 - As avaliações das provas teórica (escrita) e prática (oral) considerarão a abordagem metodológica escolhida pelo candidato, incluindo a forma didática de acionar as competências linguísticas da Língua Espanhola. A prova teórica consistirá na produção de um texto discursivo sobre um dos temas do edital que será sorteado às 8h do dia 16/12. O candidato terá duas horas para a realização da mesma, não podendo consultar material durante o período de prova. A prova prática consistirá de uma aula de 35 minutos (com tolerância de 5 minutos para mais ou para menos) sobre um dos temas sorteados (exceto o tema sorteado para a prova teórica). O candidato deve adequar sua aula para o público de alunos de espanhol com nível intermediário. O candidato pode fazer uso de power point e caixa de som.

3.6 - Todos os candidatos deverão entregar três cópias do Plano de Ensino às 8h do dia 16/12, na Central de Idiomas Modernos. Deverão, também, entregar Currículo Lattes, no mesmo dia, 16/12, às 8h, na Central de Idiomas Modernos, juntamente com os documentos comprobatórios ou autenticados.

3.7 - Durante o prazo de validade do Edital, ocorrendo vagas, as contratações se darão na estrita ordem de classificação.

3.8 - O candidato que não assumir a vaga no ato da convocação será desclassificado. 3.9 - O prazo para interposição de recurso para revisão de prova será de 01 (um) dia útil, contado a partir da divulgação do resultado das provas teórica e/ou prática no site http://uftm.edu.br/paginas/carrega/cod/438/area/7/t/EDITAIS. O requerimento de revisão de prova deverá ser protocolado na Central de Idiomas Modernos. Não será aceito recurso interposto fora do prazo estabelecido neste Edital.

3.10 - Será excluído do processo seletivo o(a) candidato(a) que: I - fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata; II - utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter a aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do processo seletivo; III – agir com incorreção ou descortesia para com qualquer membro da Comissão Julgadora.

(4)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO P r ó - R e i t o r i a d e E x t e n s ã o U n i v e r s i t á r i a

R u a M a d r e M a r i a J o s é , 1 2 2 – B a i r r o A b a d i a – C E P : 3 8 . 0 2 5 - 1 8 0

T e l e f o n e : ( 3 4 ) 3 3 1 8 - 5 0 7 4 – E - m a i l : c o o r d @ p r o e x t . u f t m . e d u . b r e sec@proext.uftm.edu.br

4 – DA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL:

4.1- Qualquer cidadão poderá impugnar fundamentadamente este edital ou suas eventuais alterações, somente por escrito, junto à Pró-Reitoria de Extensão Universitária, no prazo de 2 (dois) dias úteis de sua publicação.

4.2- Não serão aceitos pedidos de impugnação intempestivos ou promovidos por intermédio de correio eletrônico, fax ou postal.

4.3- Os pedidos de impugnação inconsistentes serão indeferidos. 4.4- Da decisão sobre a impugnação não cabe recurso administrativo.

4.5- O presente edital poderá ser impugnado até o término da data de inscrição

Uberaba, 03 de dezembro de 2014.

Prof.ª Dr.ª Valéria Almeida Alves Pró-Reitora de Extensão Universitária

(5)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO P r ó - R e i t o r i a d e E x t e n s ã o U n i v e r s i t á r i a

R u a M a d r e M a r i a J o s é , 1 2 2 – B a i r r o A b a d i a – C E P : 3 8 . 0 2 5 - 1 8 0

T e l e f o n e : ( 3 4 ) 3 3 1 8 - 5 0 7 4 – E - m a i l : c o o r d @ p r o e x t . u f t m . e d u . b r e sec@proext.uftm.edu.br

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA PARA O CARGO DE PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA:

1. Expresar gustos y aficiones.

2. Hablar del pasado utilizando los pretéritos de indicativo. 3. Los usos del modo imperativo.

4. Expresar opinión y presentar argumentos utilizando los conectores 5. Reflexiones sobre la unidad y la diversidad de la lengua española. 6. Uso de los pronombres sujeto y pronombres complemento. 7. Los géneros textuales en las clases de español.

8. El estilo indirecto en español.

9. La producción de textos escritos en la clase de español. 10. Aspectos socioculturales en la clase de español. REFERÊNCIAS:

BÜRMANN, María Gil. La relevancia del componente sociocultural en la enseñanza de E/LE. El Marco Común Europeo, 2005.

CONSEJO DE EUROPA. Marco Común Europeo de Referencia para las Lenguas: aprendizaje, enseñanza, evaluación. Disponível em: http://cvc.cervantes.es/obref/marco/

COSTA, E. G. M. Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira. Revista doGel. v. 5, nº 2, p. 181-197, 2008. Disponível em:

http://www.letras.ufmg.br/profs/elzimar/dados/arquivos/Texto%20R%20do%20Gel.pdf

FANJUL, Adrián. (org.) Gramática y Práctica de Español para brasileños. São Paulo: Moderna, 2005. MATTE BOM, F. Gramática comunicativa del español. De la lengua a la idea. Madrid: Difusión, 1992. RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Enfoques y métodos en la enseñanza de idiomas. Madrid: Cambridge University Press, 2003.

SÁNCHEZ PÉREZ, A. Metodología: conceptos y fundamentos. Em: SÁNCHEZ LOBATO, J.; SANTOS GARGALLO, I. (dirs.). Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2)/lengua extranjera (LE). Madrid: SGEL, 2005, p. 665-688.

SANTOS GARGALLO, Isabel. Lingüística aplicada a la enseñanza-aprendizaje del español como lengua extranjera. Madrid, Arco/Libros, 1999.

SEDYCIAS, João (org.) O ensino do espanhol no Brasil: Passado, presente, futuro. São Paulo, Parábola, 2005.

Referências

Documentos relacionados

Relação entre deficiência hídrica na floração (mm) e a média das temperaturas máximas do início da floração ao início da frutificação, para as cultivares de feijoeiro Carioca

Disponibilizamos as seguintes telas no projeto do TCC: Distor¸c˜ ao, que controla o efeito de distor¸c˜ ao aplicado no sinal de sa´ıda; Filtro que controla a frequˆ encia de

Tchetchênia Daguestão (Moderada) (Moderada) Kabardino- Balkária (Moderada) Tatarstão (Moderada) Ingushétia (Moderada) Curdistão (Alguma) (Áreas muçulmanas) Zanzibar (Alguma)

A proteína animal requer maior produção vegetal Consumo de grãos x Produção de carnes..

A extensão das idéias de Feuerbach aos domínios da vida política e de outras esferas, arma Marx e Engels para enfrentar a teoria do Direito de Hegel, ir além

A forma desumana como esses são tratados de longe obedecem à própria Legislação, existe de forma abrupta a degeneração de uma política penal mais eficaz, em função do respeito

- Tubulação seca em eletroduto pvc rígido soldável preto tipo leve ou polietileno corrugado, observados os diâmetros indicados no projeto, com guia para a passagem dos

Na ocorrência da situação destacada na alínea “b”, ou seja, a constatação pelo destinatário de quantidade de mercadoria menor de que consta discriminado na