• Nenhum resultado encontrado

PARANÁ DIGITAL: UMA REALIDADE SOCIAL EM NOSSA ESCOLA LUIS FERNANDO HELLMANN 1 LUCIMARA APARECIDA AMORIM PERON 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARANÁ DIGITAL: UMA REALIDADE SOCIAL EM NOSSA ESCOLA LUIS FERNANDO HELLMANN 1 LUCIMARA APARECIDA AMORIM PERON 2"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

PARANÁ DIGITAL: UMA REALIDADE SOCIAL EM NOSSA ESCOLA

LUIS FERNANDO HELLMANN1 LUCIMARA APARECIDA AMORIM PERON2

1. NOSSAREALIDADE

Vivemos em um mundo contextualizado por novidades tecnológicas. Pendrive, Mp3 Player, iPod3, Bluray Disc4, são algumas das palavras que há pouco tempo atrás não existiam em nosso vocabulário. Os grandes responsáveis pelo surgimento dessas novidades tecnológicas são relativamente novos também; o computador e a internet.

As novidades tecnológicas afetam as mais diversas áreas de atuação, e os mais diversos sujeitos, dentre os quais se destacam os adolescentes.

Os adolescentes, que constituem a nossa clientela escolar demonstram grande interesse e fascínio pelo mundo digital proporcionado pela internet e pelo computador. Porém, nem todo adolescente tem a oportunidade de usar o esses recursos regularmente. O adolescente sem contato com o computador, se sente como um estranho diante de seu círculo social de relações.

Pensando em nossa clientela perguntamos quais iniciativas podem ser tomadas a fim de promover o acesso regular ao computador e à internet?

2. INCLUIR PARA QUÊ?

Diante dos visíveis e crescentes avanços da área tecnológica, especialmente no campo da computação, a escola se depara com uma tarefa que é urgente: promover, além do acesso regular ao computador e à internet, a inclusão digital de seus alunos. Para Sorj, 2003 (p.59) “A exclusão digital representa uma dimensão da desigualdade social: ela mede a distância relativa do acesso a produtos, serviços e

1

Técnico administrativo lotado na Escola Estadual Professora Halia Terezinha Gruba, nas dependências do CAIC – Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente no Campus de Universidade Estadual de Ponta Grossa. Graduado em Letras – Inglês. Possui vários cursos na área de informática. Em 2008, passou a ser o AdmLocal da referida escola.

2

Coautora do projeto. 3

Marca registrada pela Apple. 4

(2)

2

benefícios das novas tecnologias da informação e da comunicação entre diferentes segmentos da população.” É importante salientar que o adolescente sem contato com o computador se sente como um estranho diante de seu círculo social de relações, pois jogos “on line”, ferramentas de mensagens instantâneas, sítios de relacionamento, as novas músicas baixadas direto da rede mundial para o mp3 player, tornam-se o enredo das conversas diárias entre os estudantes. Para tentar mudar essa situação de exclusão, muitos dos adolescentes que não possuem acesso à internet buscam, por conta própria e, por muitas vezes, se arriscando, meios como as “lan houses” para tentarem ficar em dia com as novidades da rede ou até mesmo para realizar trabalhos escolares propostos em sala de aula.

Sorj, 2003 (p.62) nos mostra que “a exclusão digital depende de cinco fatores

que determinam a maior ou menor universalização dos sistemas telemáticos:

1) A existência de infra-estruturas físicas de transmissão;

2) A disponibilidade de equipamento/conexão de acesso (computador, modem, linha de acesso);

3) Treinamento no uso dos instrumentos do computador e da Internet;

4) Capacitação intelectual e inserção social do usuário, produto da profissão, do nível educacional e intelectual e de sua rede social, que determina o aproveitamento efetivo da informação e das necessidades de comunicação pela Internet;

5) A produção e uso de conteúdos específicos adequados às necessidades dos diversos segmentos da população. Enquanto os primeiros dois critérios se referem a dimensões passivas do acesso à Internet, as três últimas definem o potencial de apropriação ativa.

Analisando os fatores, apresentados acima, por Bernardo Sorj, foi observado que nossa escola pode possibilitar um primeiro passo para a inclusão digital de nossos alunos. O laboratório do Programa Paraná Digital, apresenta a infraestrutura física e o número de máquinas com conexão à internet. Os outros três fatores restantes dependem dos recursos humanos, sendo que o treinamento, capacitação e produção serão de responsabilidade do AdmLocal, que nessa proposta terá a disponibilidade para essa tarefa.

3. O PROGRAMA PARANÁ DIGITAL E NOSSOS ALUNOS

O propósito da utilização do laboratório do Programa Paraná Digital pelos alunos de nossa escola, como já foi dito, baseia-se no fato de que muitos deles não possuem acesso regular a computadores e à internet. Encontra-se aí uma grande

(3)

3

dificuldade, por parte desses alunos, para realizar pesquisas propostas pelos professores, por meio desse recurso.

Para atender, primeiramente, a essa parcela de alunos, proponho o acesso monitorado ao laboratório Paraná Digital de nossa escola. Esse acesso monitorado contará com a participação do AdmLocal5 (ou qualquer outra pessoa que seja apta) o qual auxiliará os alunos no uso do computador como ferramenta de pesquisa por meio do uso da internet, digitação e edição de textos usando o aplicativo “BrOffice Writer”. O AdmLocal disponibilizará 25%6

(10 horas) da sua carga horária semanal de serviços prestados na escola para dedicar-se ao auxílio dos alunos no laboratório, desde que haja demanda diária. É necessário dizer que esse auxílio ou monitoramento não se entende como aula regular de informática. O monitor auxiliará os alunos a realizarem suas pesquisas, ou em qualquer dificuldade que eles possam, porventura, encontrar quando estes estiverem utilizando os computadores do laboratório. Inicialmente, na fase de ambientalização7, ficarão disponíveis apenas quatro terminais do laboratório para esses alunos pesquisadores e posteriormente mais quatro terminais serão disponibilizados totalizando oito máquinas. Os quatro terminais restantes no laboratório ficarão reservados para o acesso dos professores em suas horas atividade, caso essas horas atividade coincidam com o horário estabelecido para o uso pelos alunos, e para eventuais substituições em caso de problemas em algum dos terminais utilizados pelos alunos.

Os alunos pesquisadores poderão usar o laboratório até duas vezes na semana, sempre em contraturno, com data e hora agendadas pelo AdmLocal, equipe pedagógica ou direção, tendo o tempo exato de uma hora por dia, não podendo sair do laboratório antes desse período. O AdmLocal se encarregará de fazer o controle de freqüência destes alunos informando a equipe pedagógica sobre eventuais faltas, e também ficará encarregado de encaminhar esses alunos até o portão da escola ao término do tempo de pesquisa. Cada aluno pesquisador terá o direito de imprimir até três páginas do seu trabalho utilizando para isso a impressora do laboratório.

5

O Admlocal ou Administrador Local é a pessoa escolhida pela direção da escola para gerenciar as contas dos usuários e as máquinas no laboratório Paraná Digital.

6

5(cinco) horas semanais no período da manhã e 5(cinco) horas semanais no período da tarde 7

(4)

4

Ficará impedido de usar o laboratório novamente, por tempo determinado pela equipe pedagógica ou direção, o aluno que não estiver utilizando o seu tempo de uso do laboratório para efetuar pesquisas e/ou digitação de textos e também aquele aluno que descumprir qualquer um dos artigos do regimento escolar dentro do laboratório. O aluno que utilizar o laboratório por cinco vezes, aproveitando ao máximo o seu tempo de pesquisa, receberá seu login e senha de acesso pessoal. Em caso da impossibilidade do AdmLocal (ou pessoa responsável) monitorar o laboratório em dia específico, os alunos deverão ser avisados com antecedência.

O estudante que está incluído digitalmente, sem dúvida alguma, está à frente dos demais estudantes. A praticidade dos hipertextos encontrados nas páginas da internet cria uma nova forma de leitura, passando da forma tradicional, linear encontrada em revistas, livros e jornais para a forma interativa, pois com apenas um clique poderá encontrar um mundo de significados diferentes. Essa riqueza de informações tanto ajuda quanto atrapalha o adolescente. Em pesquisas escolares, por exemplo, há a necessidade de que os professores limitem o assunto a ser pesquisado para evitar que o resultado da pesquisa se torne incoerente com o que foi proposto. Por isso, para que os objetivos dessa proposta sejam alcançados com sucesso, é extremamente necessária a participação do corpo docente, no que diz respeito à seleção do referencial de pesquisa e também na seleção dos alunos pesquisadores que terão o acesso ao laboratório privilegiando àqueles que são excluídos digitalmente conforme problematizado anteriormente.

4. AVALIAR É PRECISO!

Usar o laboratório só por usar é uma proposta vazia. Buscar sempre o melhor aproveitamento do uso do laboratório pelos alunos é a melhor opção. Para que isso ocorra, é necessária, também a participação do corpo docente no que diz respeito à avaliação do uso do laboratório por seus alunos. Para tanto, é importante que os professores, a equipe pedagógica e a direção dêem o retorno, preenchendo o questionário de avaliação da proposta sobre o que está sendo positivo ou negativo sobre o uso do laboratório e a qualidade dos trabalhos apresentados por seus alunos e encaminhando-o ao AdmLocal. O laboratório é parte da escola, portanto é da comunidade escolar. Somente em conjunto, trabalhando em equipe, poderemos

(5)

5

alcançar o maior objetivo desta proposta; potencializar o uso das ferramentas tecnológicas como recursos pedagógicos de acesso à informação e ao conhecimento.

5. REFERÊNCIAS:

SORJ, Bernardo. As dimensões da exclusão digital. In:_____. brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. p. 59-75.

ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA FEVEREIRO/2009 ESTUDOS PARA DISCUSSÃO SOBRE CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA 04, 05 e 06/02/2009 -

Superintendência da Educação (SUED) Disponível em

http://www.diaadia.pr.gov.br/sued/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=25 –

acessado em março de 2008.:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/paranadigital/saiba_mais.php - acessado em março de 2008

6. ANEXOS:

1. Cronograma das atividades

Itens Início Término

Preparação do laboratório8 6 à 8 de abril

Fase de ambientalização (4 terminais disponíveis) 14 de abril 30 de abril Fase de uso total do laboratório (8 terminais disponíveis) 04 de maio 18 de dezembro

Avaliação da proposta9 14 de maio

Avaliação da proposta 15 de junho

Avaliação da proposta 17 de agosto

Avaliação da proposta 16 de setembro

Avaliação da proposta 15 de outubro

Avaliação da proposta 16 de novembro

Relatório Final Mês de dezembro

8

Criação do login e senhas gerais, verificação de problemas técnicos, etc... 9

Questionário respondidos pelos professores, equipe pedagógica ou direção feito em ficha específica e entregue ao admlocal.

(6)

6

2. Sugestão de Horários de Uso

Dias Manhã Tarde

De segunda à sexta-feira Das 9 horas às 10 horas

Das 13 horas e 30 minutos às 14 horas e 30 minutos

3. Ficha de pesquisa que será distribuída aos alunos:

Pesquisa sobre inclusão digital

1. Qual é o seu nome? __________________________________________________ 2. Qual a sua série? ___ Qual é a sua turma ___

3. Você tem computador em casa? ( ) não ( ) sim (quantos? ___)

4. Como você usa o computador em casa? ( ) Trabalhos da escola ( ) digitar textos Outros ____________________________________________________________ 5. Você freqüenta “Lan Houses” ( ) não ( ) sim

6. Você tem e-mail? ( ) não ( ) sim (Qual? _____________________________) 7. Se fosse possível usar o laboratório de informática da escola, para que você o usaria?

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

1 A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO TERCEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELO HORIZONTE NO PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

Vale ressaltar que, para direcionar os trabalhos da Coordenação Estadual do Projeto, é imprescindível que a mesma elabore seu Planejamento Estratégico, pois para Mintzberg (2006,

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Esta organização da gestão empreendida na EMBN faz parte da organização cultural que a equipe gestora utiliza no gerenciamento cotidiano da escola em estudo. É

De fato, na escola estudada, o projeto foi desenvolvido nos moldes da presença policial na escola quando necessária e palestras para os alunos durante o bimestre,

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

O objetivo principal desta ação será tornar o material pedagógico utilizado e as dinâmicas mais próximas às deficiências de aprendizado apresentadas pelos alunos,