• Nenhum resultado encontrado

SÉRIE: A NATUREZA DA IGREJA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SÉRIE: A NATUREZA DA IGREJA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SÉRIE: A NATUREZA DA IGREJA

Efésios 5.15-17

Mensagem 26: Andando com Prudência

Introdução

Paulo continua a falar sobre as características do cristão. Agora, ele é alguém que anda com prudência. O texto nos manda olhar as coisas com profunda atenção. Refere-se a andar dentro de uma determinada regra. É, mais uma vez o estilo de vida do crente, como já vimos no que diz respeito à Palavra andar.

Por isso o texto começa com uma clara exortação: vede. O cristão deve, constantemente se auto-analisar, saber em que caminho está e o que tem feito em seu relacionamento com Deus. Nosso Pai celestial deseja que seus filhos sejam cautelosos e cuidadosos consigo mesmos. Por sua vez, andar prudentemente significa que você olha em volta e sabe que a vida é cheia de armadilhas, seu coração é corrupto e que o inimigo está disposto a enganar você. Você não se deixa enganar pelas circunstâncias e nem consigo mesmo. Como fazer isso? É o que o texto bíblico irá nos ensinar.

1. Sendo sábios e não néscios

Deus nos fez diferentes de todas as outras criaturas que trouxe à existência. Somos seres racionais, capazes de refletir sobre as decisões que precisam ser tomadas. Infelizmente, o pecado impede o incrédulo de refletir e decidir como Deus deseja.

O cristão, todavia, é chamado para andar em prudência, sendo sábio e não um néscio. Aliás, o Salmo 32.9, deixa isso muito bem claro ao lembrar aos filhos de Deus que os tais devem refletir a sabedoria de Cristo: não sejais como a mula que é um animal teimoso, limitado e que só sabe agir quando fustigado e guiado pelo cabresto.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre esse ensino, talvez seja bom lembrar-se da parábola das dez virgens pela qual Jesus ensina exatamente sobre esse tema, relacionando-o com a vigilância que os filhos de Deus devem ter ao esperar a volta de Cristo:

Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. 2 Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. 3 As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; 4 no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. 5 E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. 6 Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! 7 Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas.8 E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. 9 Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e

(2)

comprai-o. 10 E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. 11 Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! 12 Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.

13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora. (Mt 25.1-13)

Portanto, os que andam com prudência buscam a sabedoria que vêm de Deus e sua Palavra. Como o princípio da sabedoria é temer a Deus, só pode haver verdadeira sabedoria para aqueles que o amam e andam em novidade de vida por meio de Jesus Cristo. Se não temos Jesus como Salvador, a sabedoria é um sentimento muito distante ao coração.

Entretanto, aos que estão em Cristo, existe a oportunidade de verdadeira sabedoria, que é a capacidade de fazer uso da inteligência e do conhecimento e de relacionar estas capacidades com as coisas práticas e comuns da vida diária. É saber como proceder, usando a Palavra de Deus, em cada situação.

Sábio é um bom ouvinte, reflete antes de falar ou agir. Examina a situação de acordo com os preceitos de Deus que estão em seu coração. Controlar o temperamento e as palavras, independentemente da circunstância é sinal de sabedoria e, portanto, de prudência.

Semelhantemente, o sábio é alguém entendido e experimentado na sabedoria divina. Alguém capaz de raciocinar, refletir e executar algo da melhor maneira possível, guiado pela verdade. Aquele que tem a Bíblia como seu padrão norteador, ou seja, alguém que antes de qualquer coisa, se pergunta se seus pensamentos e ações estão de acordo com o querer de Deus. Enfim, o sábio é um bom ouvinte e operoso praticante. É alguém que age segundo seus princípios e está disposto a pagar por isso, não importa qual seja o preço. Ele não bebe porque todos estão bebendo, ele não acessa pornografia porque todos estão fazendo assim, ele não veste determinadas roupas porque os meninos, meninas, moças e rapazes homens e mulheres as vestem. Ele pergunta antes: isso é o que Deus quer? Ele sabe que deve ser cauteloso quanto ao que vê, ouve e usa, quanto ao seu estilo de vida. Ele tem a mente de Cristo.

Para que ficasse ainda mais claro o que é ser sábio, Paulo apresenta aquilo que o crente não deve ser: um néscio – também conhecido por uma palavra mais comum, ou seja, um tolo. O tolo é alguém que faz as coisas sem apresentar razões. É um seguidor da moda, seja na maneira que falam, que se vestem. Perguntamos para tal pessoa: por que você faz assim? Porque todos estão fazendo, porque está na moda, porque meus amigos fazem assim. Mas se o apertarmos, ele não saberá dar uma justificativa plausível para suas escolhas.

Por isso, em muitas igrejas, vemos pessoas querendo usar tanto sentimento e tão pouco pensamento e reflexão. Muitas delas estão lotadas de néscios e, muitos deles querem dirigi-la. Seu pensamento é mais cântico e emoção no culto e menos pregação. Só agitação e prazer e pouco pensamento. Mais emoção e nenhuma reflexão. Afinal, dar aos outros aquilo que eles querem e não aquilo que precisam pode até enganá-los, mas os manterá calmos e em sua zona de absoluto conforto.

(3)

Outras características do néscio demonstram sua disparidade e incoerência em relação ao estilo de vida dos filhos de Deus. O néscio se deixa levar pelos seus desejos e ainda se orgulha disso. Mesmo que ele saiba que está errado, ele entende que o que está fazendo é profundo e maravilhoso e que todos deveriam apoiá-lo e reverenciá-lo pela coragem e ousadia que possui. Ele jamais pensa nas conseqüências de seus atos. Pensa apenas no imediato, no prazer que pode ter, no momento que vai viver. Por isso, muitos relacionamentos estão sendo destruídos, pais são desconhecidos, outros tantos estão doentes ou viciados nas mais terríveis drogas. Se você, caro irmão, anda realmente em prudência, deve conhecer a Bíblia, ter intimidade com Cristo e ter uma vida que reflita a beleza e majestade do Redentor.

2. Remindo o tempo

A segunda característica daqueles que são filhos de Deus e andam prudentemente é que os tais procuram remir o tempo. A palavra remir nos dá a ideia de pagar o preço por algo, fazer o melhor com alguma coisa que compramos por ser grandemente valiosa. Significa comprar para fora, retirar de Satanás e da escravidão do pecado, dando liberdade e o uso adequado para o qual tal coisa foi criada.

O tempo ao qual Paulo se refere não é o tempo cronológico (kronos) que se refere às horas do relógio, aos dias de 24 horas, meses. É uma referência à época (kairós) em que vivemos, os costumes, a história. Mais precisamente é uma referência ao tempo de Deus, pelo qual ele realiza sua vontade. É um desafio a usar o tempo que o Senhor fez e controla.

Por isso o apóstolo Paulo completa a advertência ao dizer que os dias de sua época eram maus, assim como também os são os nossos dias. É uma referência aquilo que encontramos do lado de cá da redenção. Cristo mesmo disse: Basta a cada dia o seu próprio mal. Neste presente ordem, neste tempo em que vivemos os dias são influenciados pelo pecado, objetando-se a Deus e a sua Palavra. São dias em que os valores são invertidos e contrários àquilo que o Senhor quer para a humanidade.

Diante desse contraste, como filhos de Deus temos o dever de lutar contra esses valores e, porque não, contra nós mesmos, objetivando vencer o mal que há em nós e à pressão que o mundo nos impõe. Satanás, junto com as trevas, trabalha constantemente para destruir e tentar os santos. Muitos crentes ainda não se aperceberam disso. Então, adiam aspectos importantes e rotinas santas, dando espaço e tempo que não mais serão recuperados. Pelo contrário, em muitas situações esse desperdício será cobrado em lágrimas, decepções e tristezas.

Querido irmãos, se existe algo profundamente democrático para o se humano, esse algo é o tempo que Deus nos concede. Todos temos a oportunidade de viver em uma época na qual podemos crescer e influenciar. O Senhor não o colocou onde você está à toa. Ele tem um plano. Ele quer que você rima o tempo, ou seja, agarre-o com toda força, aproveite cada oportunidade que ele dá, vivia-o intensamente. Não com o conceito visto no filme A sociedade dos poetas mortos (carpem die – aproveite o dia). Devemos aproveitar o tempo crescendo, sendo semelhantes a Cristo. O que anda prudentemente não desperdiça seu tempo. Ele se

(4)

disciplina. Ele separa tempo para oração. Ele se dedica na leitura da Bíblia. Ele pede a Deus que o coloque no lugar que o Senhor deseja e no qual irá usá-lo com intrepidez, ousadia e poder. Remir o tempo é trabalhar para conquistar os outros para Cristo. É ser um exemplo de vida segundo o evangelho. É buscar o reino de Deus e sua justiça, crendo que as demais coisas serão acrescentadas.

Nem mesmo as más notícias abalam os filhos de Deus que buscam usar o tempo de maneira adequada e influenciar sua época. Ele chora. Em muitos casos sua alma geme e grita. No entanto, seus olhos estão em Cristo e seu coração nas mãos daquele que o comprou para ser seu. Seu maior desejo é estar na presença de Deus e ver um mundo transformado, sendo que Deus o usa para atingir esse maravilhoso objetivo.

Você está vivendo no ano de 2016. Quanto tempo Deus já lhe deu? Quanto tempo você ainda tem pela frente? Que ele quer para você agora? Como você pode ser uma bênção nesses dias maus e cheios de pecado? Ande prudentemente. Conquiste o tempo. Amanhã poderá ser tarde demais para você. Não importa se você chegou à igreja agora ou se já está aqui a muito tempo. Não importa se já desperdiçou muito daquilo que Deus concedeu a você até agora. Aja, planeje-se, influencie. Acima de tudo, se disponha nas mãos de Deus.

3. Compreendendo a vontade de deus

Finalmente os filos da luz são aqueles homens e mulheres que tem um profundo desejo em sua alma: conhecer a vontade do Senhor.

Nessa frase nos deparamos com a possibilidade de dois ensinos, ambos possíveis, desafiadores e maravilhosos. Primeiro, o dever de compreender a vontade revelada de Deus. Ao lermos e meditarmos nos preceitos de Deus nos deparamos com coisas difíceis e, em alguns casos, pouco palatáveis e sob as quais devemos nos submeter. Segundo, diz respeito a entender a vontade do Senhor nas questões difíceis do dia-a-dia, em reconhecer Seu querer nos aspectos mais íntimos e particulares que existem. Em ambos os casos somos desafiados a sermos sensatos e compreendermos em comunhão com Deus aquilo que Sua Palavra diz e aquilo que Ele quer que eu faça e decida.

Na verdade, ao usar o verbo torneis, Paulo usa-o na voz passiva, dando a entender que à medida que não andamos prudentemente e não remirmos o tempo, somos paulatinamente transformados em insensatos e, dessa forma, incapazes de entender a vontade de Deus O insensato é alguém incapaz de empregar a reflexão em questões práticas, ou seja, à sua própria vida. Suas decisões sem qualquer sentido. Ele as toma baseado em seus sentimentos, sonhos, vontade, ira e paixões pecaminosas. Seu último pensamento é aquilo que o outro sentirá e em como se sentirá. Ele é um ladrão da felicidade alheia, que para atingir seus objetivos passa por cima do bem-estar daqueles que Deus confiou, principalmente seu amor. É aquele que ouve a voz de seu coração pecaminoso, fechando-se à voz de Deus. Em certas situações, pelo fato dos ímpios admirarem a impiedade e vangloriarem os que a praticam, ele assim age para receber elogios. Parafraseando Agostinho de Hipona em seu livro Confissões. E eu, para não ser desprezado, fazia-me cada vez mais vicioso! Se não cometesse pecado com

(5)

que igualasse os mais corrompidos, fingia ter cometido o que não praticara, para que não parecesse mais desprezível quanto mais inocente, e mais vil quanto mais casto.

Contrastando com eles, os filhos da luz se esforçam em conhecer a vontade de Deus revelada e particular. Aliás, o texto original dá a entender que procurar entender não é uma mera possibilidade, mas uma certeza. Ali temos um imperativo que ordena usar o entendimento que culminará no conhecimento específico. Quando colocamos todo nosso entendimento na busca da vontade do Senhor teremos a certeza de seu plano, seu desejo e seu objetivo para cada um de nós. Principalmente a certeza de que sua vontade é que sejamos para sempre dele, em um relacionamento de Pai para filho (Ef 1.5). E se somos seus filhos, seu grande desejo é de que sejamos com Ele é: santo. Resumindo passamos a pensar como Cristo pensa, bem como agir como Cristo age.

Você tem discernimento e o aplica para conhecer a vontade de Deus? Dedica-se em conhecer e praticar a Escritura? Tem tido dificuldades em suas decisões ou, então, é aquele tipo de pessoa que vive trocando os pés pelas mãos? Que tal começar a pedir sabedoria a Deus que promete dá-la? Que tal orar mais e buscar mais conhecer aquilo que Deus revelou aos seus filhos em sua Palavra? Que tal começar a tomar decisões a partir da direção que Deus indica e não segundo suas paixões pecaminosas e enganosas? Seja prudente como o filho de Deus deve ser.

Referências

Documentos relacionados

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

Transformar los espacios es también transformar la dinámica de las relaciones dentro del ambiente de trabajo, la glo- balización alteró el mundo corporativo, en ese sentido es