• Nenhum resultado encontrado

Desenvolvimento Mediúnico Ministrado por Alexandre Ormonde. Modulo 12 Aulas 46. Texto do Livro Código de Umbanda

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Desenvolvimento Mediúnico Ministrado por Alexandre Ormonde. Modulo 12 Aulas 46. Texto do Livro Código de Umbanda"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Desenvolvimento Mediúnico Ministrado por Alexandre Ormonde

Modulo 12 Aulas 46.

Oferendas às Divindades

(por Rubens Saraceni)

Texto do Livro Código de Umbanda

Oferendar as Divindades é um recurso de todas as religiões e cultos naturais, que têm o objetivo de levar seus adeptos e simpatizantes aos sítios da natureza, para lá estabelecerem sintonia com as Divindades Naturais. São inúmeros os benefícios, pois “de frente” para a força de Deus regente do ponto de força, passamos a absorver de forma direta as qualidades e essências ali emanadas. Os elementos materiais em oferenda (flores, frutos e bebidas) são recebidos por guardiões da natureza (encantados e naturais) e utilizados para o beneficio da pessoa, suas emanações envolvem nosso corpo energético limpando e descarregando as energias negativas. Também são levados em essência como um agrado para os tronos localizados nas dimensões paralelas habitadas por eles. Uma oferenda funciona como apresentação, onde as divindades passam a reconhecer o indivíduo como filho querido e amado, estabelecendo um vínculo maior, de forma a beneficiá-lo em sua atual encarnação.

Todas estas divindades naturais e tronos localizados são conhecidos por nomes diferentes em culturas diversas, aqui abordaremos sua manifestação como Orixás, oferecendo informações simples e práticas de como e onde oferendar.

Obs.: caso suas oferendas sejam feitas em locais em que não há uma supervisão nem limpeza periódica, devem ser utilizados apenas materiais biodegradáveis e se certificar de que não há o risco de incêndio (acendendo suas velas sem o contato direto com a folhagem seca), lembrando que ali estamos com amor à natureza e nunca para degradá-la.

OXALÁ

Oxalá é o Orixá da fé, da paz e harmonia, pedimos a ele que nos fortaleça em suas qualidades. Podemos oferendar Oxalá em todos os lugares, onde sentimos a paz no contato com a natureza, assim como em campos abertos, bosques, praias limpas e jardins floridos.

Oferenda: Faça um círculo com sete velas brancas e coloque ao centro frutas diversas, coco verde (aberto), mel e flores, tudo bem arrumado, e faça seus pedidos em oração e cantos a este amado Orixá.

OYÁ-TEMPO (LOGUNAN)

Esta amada mãe do tempo atua sobre nossa religiosidade, nos ajudando a manter a ética religiosa e protegendo contra as emanações negativas provindas de sacerdotes desequilibrados e “magia negra”, na matéria e no astral. Devemos oferendar a céu aberto em locais tranquilos da

(2)

natureza, pois ela age em todos eles, seu campo de atuação é o próprio “espaço-tempo” onde tudo acontece.

Oferenda: sete velas brancas, sete velas roxas e sete velas pretas, com cada uma das cores formando o vértice de seu triângulo de forças, que deve estar com o vértice branco voltado para você.

Após acender as velas e firmar seu triângulo de forças, deve-se partir um coco seco e colher sua água. Depois deposite a água dentro de uma das partes do coco e acrescenta-se licor de anis, que é sua bebida ritual.

Também se deve partir ao meio um maracujá maduro e colocá-lo ao lado do coco, pois esta é sua fruta ritual.

Após firmar esta oferenda e cobrir a cabeça com um pano branco, diz-se o seguinte:

Amada e divina mãe Oyá, aceite esta minha oferenda como do despertar consciente de minha religiosidade e fé em nosso Divino Criador. Solicito que me receba em seu amor e me ampare em todos os sentidos durante esta minha jornada evolucionista no plano material, e que me livre das tentações, me cubra com seu véu cristalino da fé em Olorum e me conduza pelo caminho reto que conduz todos os seus filhos na direção da Luz e do nosso Pai Eterno.

Apresento-me como “fulano de tal” e solicito seu amparo e sua guia luminosa para que eu me conduza, tanto nos campos luminosos, quanto nos campos escuros, sempre iluminado pela sua luz cristalina e amparado por minha fé no nosso Divino Criador.

Salve, Mãe Divina da Fé!

Salve minha Mãe Oyá, Senhora do Tempo!

Após proferir com amor e fé esta oração, levantar a cabeça (coberta) e estender as mãos para o alto, absorvendo as irradiações cristalinas de amor e fé que ela enviará.

OXUM

Oxum representa o aspecto feminino do amor de Deus e suas qualidades de concepção. Pedimos a ela que nos ajude a equilibrar nossos sentimentos, encontrarmos no amor e também prosperidade, que nos envolva em todos os sentidos.

Oferenda: faça um círculo com sete velas brancas, sete azuis e sete amarelas intercaladas, ponha dentro flores do campo, maçãs com outras frutas e essência de rosas; champanhe e licor de cereja, cravos e canela.

Ofereça a esta mãe do amor e faça seus pedidos. Oferenda feita ao lado de uma cachoeira ou rio cristalino.

(3)

OXUMARÉ

Oxumaré também é um Orixá do amor, em seu aspecto masculino e renovador. Pedimos a ele que ajude a renovar nossas emoções e que ampare em nossas mudanças de situações e relacionamentos para evitar mágoas. Este amado orixá nos ajuda a ver mais alegria na vida, ele é a serpente do amor, da kundaline, também visto como um arco íris. A exemplo de Oxum, se oferenda nas cachoeiras.

Oferenda: Faça um círculo de velas coloridas com uma vela branca, uma vela azul, uma vela verde, uma vela dourada, uma vela vermelha, uma vela roxa, uma vela rosa e uma vela marrom terroso.

Colocar no centro um melão aberto numa das pontas e derramar dentro dele um pouco de champanhe rosé, circundado com flores do campo e mel. Acender uma vela branca no centro do círculo. Deve-se evocar Oxumaré, solicitando dele o que se deseja, mas que seja justo para que acelere suas evoluções, já que se pedirem coisas tortas uma serpente começará a segui-los e, mais dia menos dia, serão “picados” por ela de forma que os paralisará.

OXÓSSI

Oxóssi é o caçador, Orixá da “busca”, estimula e irradia o conhecimento. Nos ajuda na arte da comunicação, na expansão em todos os sentidos. Dominando o elemento vegetal também pedimos seu auxílio para a cura através das ervas.

Oferenda: Faça um círculo com sete velas brancas, sete velas verdes e sete velas rosa; ofereça dentro do círculo cerveja e vinho doce; flores do campo e frutas variadas, tudo depositado em bosques e matas. Nos ajudará a expandir nossos conhecimentos e empreitadas.

OBÁ

Obá é a senhora da terra que dá sustentação ao vegetal, ela nos ajuda a concentrar nosso emocional nos tornando mais objetivos e diretos, saindo da dispersão e nos tornando mais “pé no chão”.

Oferenda: Faça um círculo com sete velas brancas, sete velas verdes e sete velas magenta (ou marrom).

Dentro do círculo deposite um coco verde, vinho licoroso tinto, água com hortelã macerada, mel ou açúcar e flores do campo.

O coco verde deve ser aberto em uma de suas pontas e o mel deve ser derramado dentro da água em seu interior, assim como se deve abrir um buraco no solo para que pelo menos metade do coco fique dentro da terra.

(4)

Ao oferendar Obá solicita-se amparo e proteção nos trabalhos espirituais que serão concedidos, mas de forma silenciosa e discreta, pois assim é a natureza cósmica dessa nossa amada mãe divina da terra. Sempre que se desejar saudá-la, deve-se derramar três vezes um pouco de água na frente do altar e três vezes na frente do templo, pronunciando mentalmente ou vocalizando esta saudação-mantra: “Akirôobá-yê!” (Eu saúdo o seu conhecimento, Senhora da Terra!) ou (Eu saúdo a terra, Senhora do Conhecimento!). Esta oferenda deve

ser feita próximo a matas e em contato direto com a terra.

XANGÔ

Xangô nos ajuda em todas as questões judiciais e desequilíbrios emocionais, lembrando que ele traz em si estas qualidades divinas, não devemos utilizar da sua força a nosso bel prazer, em detrimento aos direitos de outrem, pois Xangô é imparcial. Devemos nos colocar de frente para ele como quem se coloca de frente para a própria justiça do Criador.

Oferenda: Fazer um círculo com sete velas brancas, sete vermelhas e sete marrom; depositando dentro cerveja escura, vinho tinto doce e licor de ambrósia; flores diversas, tudo colocado em uma cachoeira, montanha ou pedreira.

IANSÃ

Esta amada mãe é um orixá dos ventos, aplicadora da lei na vida dos seres emocionados pelos vícios. Ela nos ajuda a encontrar a melhor direção a seguirmos em nossa jornada. Guerreira, nos ajuda a vencer as dificuldades do caminho.

Oferenda: faça um círculo com sete velas brancas, sete amarelas e sete vermelhas; depositando ao centro champanhe branca, licor de menta e de anis ou de cereja; rosas e palmas amarelas, tudo colocado em uma pedreira, campo aberto, beira mar, cachoeiras...

OGUM

Um dos Orixás mais conhecidos e cultuados, Ogum é o grande vencedor das demandas, nos traz a coragem e determinação. Manifesta-se em ordenação na nossa vida, muitas vezes tirando a imagem errônea que temos de nós mesmos e daqueles que nos cercam. Torna as pessoas mais “retas” e justas. É muito evocado para ajudar nas dificuldades materiais.

Oferenda: Faça um círculo com sete velas brancas, sete azuis e sete vermelhas; depositando em seu interior cerveja, vinho tinto licoroso; flores diversas e cravos, depositados nos campos, caminhos, encruzilhadas etc.

EGUNITÁ

Amada mãe do fogo que purifica, aplicadora da Justiça Divina na vida dos seres racionalmente desequilibrados. Purifica os excessos emocionais, desvirtuados e viciados. Solicitamos muito o amparo desta mãe para cortar “magia negra” e descarregar energias negativas.

(5)

Oferenda: sete velas vermelhas, sete velas douradas, sete velas azuis, sete velas amarelas e treze velas brancas; um copo com água, um copo com licor de menta; uma pemba vermelha e uma pemba branca.

Observem que as 13 velas brancas formam duas linhas, uma vertical e outra horizontal, dentro do losango.

Após firmar este ponto de forças de Egunitá no solo, deve-se, então, colocar dentro do losango um copo com licor de menta e outro com água, uma pemba branca e outra vermelha.

Depois se deve cercar a oferenda com flores de palmas vermelhas, para só então se apresentar a ela, solicitando que ela atue a seu favor com seus aspectos (qualidades, atributos e atribuições) positivos, que são os que a Umbanda permite, aceita e a eles recorre para anular os aspectos negativos utilizados pelos magos negros que pululam na periferia da Umbanda e do Candomblé, em uma faixa sombria e negativa, totalmente fora da Lei, mas dentro da faixa vibratória onde Egunitá atua com seus aspectos negativos, executando seres que atuam de forma contrária aos princípios luminosos da Lei Maior.

Sempre que se oferendar à orixá Egunitá, deve-se oferendar à senhora Pomba-gira do Fogo com rosas vermelhas, velas vermelhas e champanhe rosé.

OBALUAYÊ

Orixá que rege a estabilidade e evolução dos seres, tem qualidades mobilizadoras e transmutadoras. Como evoluir é crescer mentalmente, passar de um estágio para o outro, este amado Orixá nos ajuda a passar pelos momentos difíceis, sempre com calma, resignação e perseverança. Orixá curador por excelência, nos ajuda a passar do estado de doença para a cura.

Oferenda: faça um círculo com sete velas brancas e deposite dentro vinho rosé licoroso, água potável, coco fatiado coberto com mel e pipocas, rosas, margaridas e crisântemos, tudo colocado no cruzeiro do cemitério, à beira-mar ou à beira de um lago.

NANÃ

Nanã é o arquétipo da velha senhora, rege a maturidade, atua preferencialmente no racional dos seres. Tem facilidade de decantar nosso emocional nos preparando para uma nova vida mais equilibrada. Precisando de suas qualidades, força e atuação em nós ou em terceiros basta oferendar e pedir sua ajuda e proteção.

Oferenda: faça um círculo com sete velas brancas, sete roxas e sete rosas; colocando ao centro do círculo champanhe rosé, calda de ameixa ou de figo; melancia, uva, figo, ameixa e melão, tudo à beira de um lago ou mangue.

(6)

Amada mãe da geração da vida e da maternidade. Sempre pedimos sua proteção para começar algum projeto novo, para nos amparar e dar condições de sermos melhores mães e pais para nossos filhos. Sua força e proteção abrange muitos outros campos através de suas qualidades, atributos e atribuições.

Oferenda: faça um círculo com sete velas brancas, sete azuis e sete rosas; colocando no centro champanhe, calda de ameixa ou de pêssego, manjar de coco, arroz-doce e melão, rosas e palmas brancas, tudo depositado à beira-mar.

OMULU

Omulu rege os términos, o fim, a morte e o desencarne. Atua paralisando os seres desequilibrados e desvirtuados no sentido da Vida, e atuações negativas. Também é um Orixá curador, visto que podemos entender a cura como o fim da doença, assim o pedimos que nos ajude também neste aspecto divino.

Oferenda: sete velas brancas, sete pretas e sete vermelhas, água, coco, vinho doce licoroso, mel, pipoca e um pouco de sal grosso dentro de um pires.

As velas podem ser acesas em um triângulo com a vela branca no Norte, a vermelha no Leste e a preta no Oeste. Ou podem ser acesas em círculos, com as brancas no interior, as vermelhas no círculo do meio e as pretas no círculo mais externo. Só depois de acendê-las é que se colocam dentro do círculo e diretamente sobre a terra os alimentos e bebidas que recomendamos.

A água deve ser colocada em um copo, o vinho em uma taça, o coco ralado ou fatiado deve ser colocado em um prato, o mel e o sal grosso em um pires ou pratinho de plástico, a pipoca deve ser colocada em um prato, que também pode ser de plástico branco.

Referências

Documentos relacionados

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

Os dados utilizados foram levantados no âmbito de uma pesquisa mais abrangente sobre a terceirização logística no Brasil, que procurou captar as percepções dos embarcadores quanto

Os principais passos para o planejamento do processo estão baseados no fatiamento dos modelos 3D (geração das camadas), no posicionamento da peça na mesa de trabalho e

Após a implantação consistente da metodologia inicial do TPM que consiste em eliminar a condição básica dos equipamentos, a empresa conseguiu construir de forma

2) Feito isso, o gestor Público deve investir em capacitação e buscar os profissionais mais bem preparados para as funções, visto que em uma Administração eficiente

Os biquínis de corte alto são o Os biquínis de corte alto são o último hit, assim como os fatos de último hit, assim como os fatos de.. banho retro em azul e branco e banho retro

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Senhor presidente da Câmara Municipal de Penafiel de 18 de maio de 2017, se encontra aberto, pelo prazo de quinze dias úteis, procedimento concursal comum, para preenchimento,