• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PAEC UNIARP - 018/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PAEC UNIARP - 018/2018"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

EDITAL PAEC UNIARP - 018/2018

Dispõe sobre as INSCRIÇÕES para o PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO E CULTURA – PAEC, para alunos de cursos de graduação da UNIARP Campus Caçador e Fraiburgo

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe abre INSCRIÇÕES para o Programa de Apoio à Extensão e Cultura - PAEC, para o PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019, para os cursos de graduação do Campus de Caçador e Fraiburgo.

1 DOS CANDIDADOS

1.1. São candidatos ao Programa de Apoio à Extensão e Cultura: 1.1.1. professores do quadro do magistério superior da Uniarp;

1.1.2. acadêmicos que estejam REGULARMENTE MATRICULADOS nos cursos de graduação da Uniarp.

2 DAS INSCRIÇÕES

2.1 Poderão inscrever-se PROFESSORES que estejam atuando nos cursos de graduação da Uniarp.

2.2 ACADÊMICOS dos cursos de graduação da Uniarp, Caçador e Fraiburgo que: a) tenham CONCLUÍDO a disciplina de METODOLOGIA CIENTÍFICA;

b) estejam cursando, entre a segunda e a antepenúltima fase de seu curso de graduação; c) disponham de TEMPO NECESSÁRIO, MÍNIMO 04 (quatro) HORAS SEMANAIS

para desenvolver as atividades pertinentes ao projeto de extensão proposto.

d) não tenham projetos em andamento ou outro benefício em forma de Bolsa de Estudo, ORIUNDOS DA UNIARP.

2.3 A inscrição se efetiva através da entrega do projeto, pelo próprio acadêmico e/ou professor, ao COLEGIADO do curso para a devida análise e aprovação.

(2)

2.4 Os Colegiados deverão protocolar os projetos junto à Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias, após análise, seleção e classificação, conforme cronograma do item 8.

2.5 O não cumprimento do item 2.4 implicará na reprovação do projeto.

3 DO PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO

3.1 As inscrições estão abertas no período de 10 DE OUTUBRO A 09 DE NOVEMBRO DE 2018.

3.2 As inscrições serão efetivadas na Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias, após aprovados os projetos no Colegiado do Curso.

4 DA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS

4.1 O projeto deverá estar de acordo com as diretrizes do Programa de Apoio à Extensão PAEC-UNIARP, com caráter educativo, cientifico, tecnológico e cultural, buscando a solução de questões emergentes da sociedade.

4.2 O projeto deverá obedecer às normas metodológicas adotadas pela Universidade. 4.3 Os projetos deverão apresentar características de extensão.

OBS.: Projetos com característica de PESQUISA serão excluídos.

4.4 O projeto deverá vincular-se a um dos oito eixos que organizam estruturalmente a Extensão na Universidade Alto do Rio do Peixe, conforme item 5.1.

4.5 A indicação do eixo no qual o projeto está inserido deverá constar na folha de rosto, logo abaixo do título, indicado como: EIXO DE EXTENSÃO.

4.6 Os acadêmicos deverão ANEXAR ao projeto os documentos abaixo relacionados, disponíveis no anexo do edital:

a) Cadastro do Acadêmico (ANEXO I);

b) Termo de compromisso do Acadêmico bolsista (ANEXO II);

c) Termo de compromisso do Professor(a) Orientador(a) (ANEXO III); d) Declaração de Bolsa (não acumulo de outras bolsas) (ANEXO IV); e) Declaração do Professor(a) Orientador(a) (ANEXO V);

f) Autorização do uso da imagem do Acadêmico(a) e Orientador(a) (ANEXO VI); g) Termo de aceite da instituição beneficiada pelo projeto (ANEXO VII);

(3)

h) Ficha de Avaliação (ANEXO VIII) e

i) Declaração ou Histórico Escolar de conclusão da disciplina de Metodologia Científica emitida pela Secretaria Acadêmica ou retirar pelo portal do acadêmico; j) Comprovante de matricula.

5 DAS VAGAS

5.1 O Programa oferece 50 vagas, para o PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019, nos seguintes Eixos de Extensão:

EIXO DE EXTENSÃO DA UNIARP VAGAS

Comunicação 03

Resgate e Preservação da Cultura 02

Cidadania e Inclusão Social 08

Educação 10

Preservação e Sustentabilidade do Meio Ambiente 06

Saúde 10

Produção e Difusão de Tecnologias 05

Trabalho e Desenvolvimento Socioeconômico e Regional 06

5.2 As vagas serão preenchidas pelos projetos classificados pela Comissão Geral, com exceção de 03 vagas do eixo de extensão cidadania e inclusão social, as quais serão definidas em edital próprio, cujo o projeto será estabelecido pela Uniarp.

6 DA SELEÇÃO

6.1 A seleção dos projetos deverá ser pelos colegiados dos cursos, que compõem a Comissão Supervisora, através dos seguintes critérios:

a) vinculação aos eixos de Extensão e Cultura; b) relevância acadêmico-social;

c) consistência do projeto;

d) fase mais adiantada do curso;

e) melhor rendimento escolar do aluno.

6.2 O acadêmico, juntamente com o respectivo Orientador, deverá, obrigatoriamente, apresentar seu projeto na reunião do colegiado de seu curso.

(4)

6.3 Os projetos deverão ser entregues pelos Coordenadores de cada Curso e protocolados na Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias, acompanhados da ATA DA REUNIÃO DO COLEGIADO, devidamente assinada e a FICHA DE AVALIAÇÃO com cada projeto (ANEXO VIII).

OBS.: Qualquer documento faltante no ato da entrega implicará na não aceitação dos projetos.

6.4 Após a entrega e protocolo dos projetos na Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias, os mesmos serão classificados pela Comissão Geral.

6.5 Os projetos serão classificados de acordo com as diretrizes da Universidade, utilizando instrumento próprio de avaliação.

6.6 As vagas serão preenchidas pelos projetos classificados com a maior pontuação na avaliação da Comissão Geral e dentro de seus respectivos eixos.

6.7 Caso haja empate, o critério para desempate será a fase mais adiantada em que o acadêmico esteja matriculado e a classificação feita em ata pela reunião do colegiado do curso; havendo novamente empate, será adotado o rendimento escolar e permanecendo o empate, o critério utilizado será a idade do candidato acadêmico (mais velho).

7 DOS ORIENTADORES

7.1 Os professores poderão orientar os projetos somente se fizerem parte do quadro de professores do curso em que o acadêmico esteja matriculado.

7.2 Possuir, preferencialmente, título de Doutor ou Mestre ou, no mínimo, de Especialista.

7.3 Dispor de tempo exigido pelo programa, assumindo a responsabilidade pelo cumprimento do cronograma proposto para a execução do trabalho de Extensão e Cultura, mediante termo de Compromisso.

7.4 Os professores poderão assumir a orientação, concomitante, de até três (03) projetos.

(5)

Fases Ações Período de realização

Fase

Divulgação do PAEC e orientações para elaboração dos projetos junto aos Coordenadores e Acadêmicos.

Outubro e novembro de 2018

Fase

1º Entrega dos projetos de Extensão, para os colegiados de curso, elaborados de acordo com PAEC e FAEC aprovados pelo CONSUN.

Os acadêmicos deverão entregar os projetos, CINCO (05) DIAS ÚTEIS antes da reunião do colegiado. A data da reunião deverá ser confirmada na própria coordenação de seu curso.

2º Aprovação dos projetos nos colegiados de curso – Comissão Supervisora.

Até 23/11/2018 (Sexta feira)

3º Entrega e protocolo dos projetos à Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias, PELOS COORDENADORES.

Até 30/11/2018 (Segunda feira)

4º Aprovação final e classificação dos projetos na Comissão Geral da Extensão.

APÓS 13/12/2018

Fase

Publicação em Edital da relação dos Projetos Classificados e Aprovados.

APÓS 18/12/2018

Fase

1º Execução dos projetos. Março a Julho de 2019 2º Elaboração e entrega de Relatórios Parciais Março a Julho de 2019 3º Elaboração e entrega de Relatório Final e

Artigo Científico.

Julho de 2019

Fase

Apresentação dos resultados obtidos com o projeto no Seminário de Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão - SEDEPEx

2º Semestre de 2019

9 DA EXECUÇÃO DOS PROJETOS

9.1 Os projetos deverão ser desenvolvidos junto à comunidade, com duração mínima de quatro (04) horas semanais.

OBS.: Horas essas que poderão ser distribuídas na semana conforme as necessidades da instituição contemplada com o projeto.

9.2 Os acadêmicos, juntamente com seus professores orientadores, deverão entregar relatórios mensais, referentes às atividades desenvolvidas no respectivo período,

(6)

conforme cronograma estabelecido pela Comissão Geral e divulgado no início das atividades.

9.3 Ao final do projeto, os acadêmicos, juntamente com seus professores orientadores, deverão entregar um artigo científico, elaborado de acordo com as normas para submissão de Artigos da Universidade. Conforme cronograma estabelecido pela Comissão Geral e Divulgado no início das atividades.

9.4 Ao término dos projetos os acadêmicos, juntamente com seu orientador deverão, obrigatoriamente, apresentar os resultados e experiências no Seminário de Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão – SEDEPEx.

OBS.: A não apresentação do projeto no respectivo Seminário implicará na devolução dos valores recebidos através da Bolsa.

10 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 O Candidato selecionado receberá uma bolsa de auxílio à Graduação, de acordo com Fundo de Apoio a Extensão e Cultura – FAEC em seu item 3.4.

10.2 São seis (06) parcelas no semestre, no valor equivalente a três (03) disciplinas de 60 horas do respectivo curso, pagamento da primeira parcela após a entrega do primeiro relatório das atividades desenvolvidas do projeto.

10.3 O professor orientador será remunerado com duas (02) horas aula/mês por projeto orientado, respeitando o estabelecido no item 7 deste edital.

10.4 Os casos omissos serão resolvidos pala Comissão Geral.

Caçador, 10 de outubro de 2018.

Prof. Anderson Antônio Mattos Martins, Dr. Reitor da Uniarp

(7)

PAEC - ANEXO I) CADASTRO DO ALUNO NOME: CURSO: FASE: Nº DA MATRÍCULA: ENDEREÇO:_________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Nº: BAIRRO: CIDADE: CEP: UF: FONE (residencial): FONE (comercial): CELULAR: e-mail:______________________________________________________________ ___________________________________________________________________ TÍTULO DO PROJETO:________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ _____________________________________________________________ EIXO DE EXTENSÃO: ORIENTADOR(a): FONES ORIENTADOR(a): e-mail ORIENTADOR(a):

(8)

(PAEC - ANEXO II)

TERMO DE COMPROMISSO DE ALUNO BOLSISTA

Eu _______________________________________________, acadêmico(a) do curso de _______________________________________, matriculado(a) nº _______________, assumo compromisso de executar o projeto ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _____________________________________________________________________,

cujo meu professor(a) orientador(a) é

______________________________________________________________________

_, que ministra a(s) disciplina(s) de

______________________________________________________________________ ________________________________________________.

Além disso, ME COMPROMETO A ENVIAR OS RELATÓRIOS PERIÓDICOS conforme as datas específicas em cada um deles a COMPROVAR o desenvolvimento do projeto e APRESENTAR os RESULTADOS no Seminário de Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão – SEDEPEx.

Neste período, comprometo-me a redigir Relatório final e Artigo Científico conforme modelo e norma designado pela Comissão Geral do PAEC e da Uniarp.

______________________________ _____________________________ Ass. Acadêmico(a) Professor(a) Orientador(a)

____________________________ Coordenador(a) do Curso

(9)

(PAEC - ANEXO III)

TERMO DE COMPROMISSO DO PROFESSOR(a) ORIENTADOR(a)

Eu professor(a) __________________________________________, do curso de __________________________________, da(s) disciplina(s) _______________________________________________________________,

assumo o COMPROMISSO de ORIENTAR, ACOMPANHAR e ENVIAR Fichas de Acompanhamento das atividades do projeto intitulado ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _____________________________________________________, do acadêmico(a) _________________________________________________, matriculado no curso ________________________________________ sob o nº de matricula ______________, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP – Caçador e Fraiburgo em SC.

COMPROMETO a entregar juntamente com a meu orientando as fichas de acompanhamento do projeto nas mesmas datas impostas pela Comissão Geral para os Relatórios Periódicos.

Sendo assim, declaro estar de acordo com o estabelecido no Programa de Apoio à Extensão e Cultura – PAEC.

_____________________________ _____________________________

(10)

(PAEC - ANEXO IV) DECLARAÇÃO DE BOLSA

(Não acúmulo de outras bolsas oriundas da UNIARP)

Eu ____________________________________________________ acadêmico(a) da fase _______ do curso de ______________________________________, matriculado sob o nº ________________, DECLARO para os devidos fins, que se fizerem necessários, que NÃO POSSUO nenhum benefício em forma de bolsa de estudos oriundo da Universidade alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP - Caçador e Fraiburgo em SC.

Cidade: ________________________

__________________________ Assinatura Acadêmico(a)

(11)

(PAEC - ANEXO V)

DECLARAÇÃO DO PROFESSOR (a) ORIENTADOR (a)

Eu professor(a) _______________________________________________ do curso de ___________________________________________, DECLARO para os devidos fins que se fizerem necessários que FAÇO PARTE DO QUADRO DOCENTE do respectivo

curso como professor(a) da(s) disciplina(s) de

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______ da(s) fase(s) ________.

Cidade: ____________________________

__________________________ ___________________________ Professor(a) Coordenador(a) do Curso

(12)

(PAEC - ANEXO VI)

AUTORIZAÇÃO DO USO DA IMAGEM

Eu professor(a) Orientador(a) ___________________________________________ e acadêmico(a) __________________________________________________, AUTORIZAMOS a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP - Caçador e Fraiburgo em SC, utilizar e disponibilizar o projeto ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ___________________________________________________________ e seus resultados para fins de divulgação em qualquer meio de comunicação (escrita, falada, filmada)

Cidade: ___________________________

_________________________ ________________________ Acadêmico(a) Professor(a) Orientador(a)

(13)

(PAEC - ANEXO VII)

TERMO DE ACEITE DA INSTITUIÇÃO (Instituição onde vai aplicar o projeto)

Eu __________________________________________________ representante legal da instituição ______________________________________________inscrita no CNPJ sob o nº _____________________________.

Estou ciente do Projeto de Extensão Universitária da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP - Caçador e Fraiburgo em SC, que será desenvolvido pelo(a) acadêmica(a) ____________________________________________, sob a orientação do(a) professora(a) __________________________________________.

E concordo com os termos, datas e fases do projeto intitulado: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________.

E por ser verdade assino o presente termo.

Cidade: ______________________________

___________________________________________ Assinatura e Carimbo do Responsável pela

(14)

(PAEC - ANEXO VIII) FICHA DE AVALIAÇÃO ACADÊMICO(a): ORIENTADOR(a): TÍTULO DO PROJETO: _____________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

CRITÉRIOS A SEREM AVALIADOS SIM NÃO

I INTRODUÇÃO

1.1 O problema está devidamente identificado dentro de um contexto que justifique a proposta de EXTENSÃO?

1.2 O problema está devidamente delimitado/claramente formulado? 1.3 É apresentada a relevância social, técnica do projeto?

II OBJETIVOS

2.1 Os objetivos do projeto estão claramente definidos?

2.2 Os objetivos estão suficientemente delimitados na maneira a permitir, presumivelmente, a execução do projeto dentro do prazo previsto?

III FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 A fundamentação teórica está adequada à proposta do projeto? 3.2 As ideias arroladas no texto mencionam os seus respectivos autores?

3.3 As citações feitas no texto obedecem a um formato apropriado e coerente? IV METODOLOGIA/MATERIAIS E MÉTODOS

4.1 Existe coerência entre a metodologia e os objetivos do projeto?

4.2 Todos os elementos do método estão devidamente descritos e compatíveis com a metodologia proposta?

4.3 A amostra e/ou população estão bem descritas caracterizadas e adequadas aos objetos do projeto?

V CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

5.1 A proposta apresenta um cronograma de execução compatível com os objetivos e métodos anteriormente propostos?

VI REFERÊNCIAS

6.1 A proposta apresenta uma lista das referências bibliográficas enunciadas, discutidas e analisadas no texto?

6.2 A referenciação bibliográfica é precisa e de acordo com as normas A.B.N.T. VII CORPO ORGANIZACIONAL E METODOLÓGICO DO TRABALHO

7.1 O trabalho explicita claramente: introdução, desenvolvimento e conclusão, de forma conexa e integrada?

7.2 A digitação é realizada com precisão, revisão e estética? O projeto caracteriza trabalho de

extensão (execução)?

( ) SIM ( ) NÃO

______________________________ Assinatura Prof.(a) Orientador(a)

Referências

Documentos relacionados

Cada grupo, academia ou escola que quiser se apresentar na Mostra de danças não competitivas do Congresso Mineiro de Dança do Ventre 2018, deverá adquirir seu ingresso

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

1º Tornar públicas as datas e horários, formação das bancas de avaliadores e tipo de banca, dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos devidamente matriculados

1º - Tornar pública as bancas de TCC dos acadêmicos regularmente matriculados na disciplina de TCC, e que cumpriram com todos os requisitos estabelecidos

No contexto em que a Arte é trabalhada como recurso didático-pedagógico na Educação Matemática (ZALESKI FILHO, 2013), pode-se conceber Performance matemática (PM) como

Alcântara e outros (2011), estudando o efeito de diferentes métodos de controle de plantas daninhas sobre o crescimento do café, constataram que o tratamento

PROJETOS EDUCAÇÃO FÍSICA AUTOR ORIENTADOR (A) Atividades físicas para idosos do grupo casa lar

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No