• Nenhum resultado encontrado

8. Como sei qual é meu ambiente organizacional?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "8. Como sei qual é meu ambiente organizacional?"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1. O que é o Programa de Capacitação para os servidores da UNIPAMPA?

É um programa que possibilita a atualização dos conhecimentos, a melhoria da competência técnica para a execução das atividades profissionais, a potencialização do desempenho individual e coletivo bem como à promoção do desenvolvimento humano, profissional e institucional.

2. Qual é a validade do Programa de Capacitação para os servidores da UNIPAMPA?

O Programa de Capacitação é válido por tempo indeterminado, podendo ser revisto sempre que a Instituição considerar necessário, por iniciativa institucional ou dos servidores, por meio da Comissão Institucional de Política de Pessoal.

3. Como foi elaborado o Programa de Capacitação para os servidores da UNIPAMPA?

O programa de capacitação foi elaborado pelo Grupo de Trabalho de Política de Pessoal, com base no Projeto Institucional e no Plano de Desenvolvimento de Pessoal, e nas contribuições de outras IFE.

4. Quais os objetivos do Programa de Capacitação para os servidores da UNIPAMPA?

Implementar na UNIPAMPA um programa de capacitação continuada que atenda às necessidades Institucionais no sentido de proporcionar aos servidores as condições e requisitos necessários ao cumprimento de seu papel profissional e o pleno desenvolvimento na carreira.

5. A quem se destina o Programa de Capacitação para os servidores da UNIPAMPA?

O programa de capacitação se destina a todos os servidores docentes e técnico-administrativos da UNIPAMPA.

6. O programa de capacitação atende a que linhas de capacitação?

Atendendo às exigências do Decreto 5.825/2006 o programa de capacitação, atende às seguintes linhas: iniciação ao serviço público; formação geral; educação formal; preparação para gestão; inter-relação entre ambientes organizacionais; formação pedagógica e, específica às demandas das unidades gestoras da UNIPAMPA.

7. O que são os Ambientes Organizacionais?

Os ambientes organizacionais são definidos pela Lei 11.091/2005, como sendo a:

“área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoas.” Cada ambiente organizacional

encontra-se definido por suas atividades e áreas de conhecimento correlatas pelo Decreto 5.824/2006 e Portaria 09/2006- MEC.

8. Como sei qual é meu ambiente organizacional?

A UNIPAMPA estará efetuando o enquadramento de todos os servidores docentes e técnico-administrativos nos ambientes organizacionais, para isso você deverá acessar o sistema de avaliação “on line”, onde realizará seu cadastramento conforme ANEXO I desta cartilha.

(2)

Ação de capacitação é todo tipo de evento com objetivo de disseminar conhecimento, e pode acontecer de forma modular ou não, podendo compreender:

• conferência; • congresso; • curso; • debate; • fórum; • mesa redonda; • oficina; • painel; • seminário; • simpósio;

10. Quais as ações de capacitação podem ser utilizadas para progressão dos servidores?

Para utilizar o resultado das ações de capacitação o servidor deverá apresentar o certificado em consonância com o Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006, não sendo válidos atestados, históricos ou declarações.

As exigências do Decreto são as que seguem:

I. A carga horária prevista para a classe e para o nível de capacitação;

II. A forma de organização da ação de capacitação que poderá ser única ou modular; III. O seu conteúdo, que deverá estar relacionado ao cargo, às atividades e/ou ao ambiente organizacional; e

IV. A certificação de ações de capacitação que acontecerem fora da Instituição, que deverão ser reconhecidas pelo NUDEPE/UNIPAMPA.

11. Quais as ações de capacitação o NUDEPE oferece?

Para o programa de capacitação o NUDEPE oferecerá uma série de ações de capacitação nas modalidades de cursos fechados e específicos para algumas unidades gestoras e, também, uma série de módulos que compõem o programa de capacitação por ambiente organizacional

O programa de capacitação por ambiente organizacional encontra-se detalhado no ANEXO II desta cartilha.

12. Como me inscrever em uma ação de capacitação?

Para se inscrever nas ações de capacitação o servidor deve apresentar a ficha de inscrição, ANEXO III, devidamente preenchida e assinada por sua chefia imediata. A assinatura da chefia atesta o interesse institucional pela participação do servidor na ação de capacitação, e poderá implicar em afastamento total ou parcial, de acordo com o projeto institucional.

13. Qual o número de vaga para cada ação e capacitação?

Cada ação de capacitação tem seu número de vagas definido segundo o programa da ação de capacitação. Estas vagas serão preenchidas segundo os critérios aprovados no programa de capacitação dos servidores da UNIPAMPA.

Em todas as ações de capacitação constantes do programa de capacitação, coordenadas pelo NUDEPE, a seleção dos participantes observará:

(3)

• a adequação do perfil do servidor aos pré-requisitos constantes no projeto da ação de capacitação;

• o interesse do servidor

14. Como são avaliados os participantes nas ações de capacitação?

Todo participante, em qualquer ação de capacitação, será avaliado de forma a comprovar o aproveitamento do conteúdo. A forma de avaliação é definida em cada

projeto. O participante, para ser certificado, deverá obter aproveitamento de, no

mínimo, 70% (setenta por cento) do conteúdo programático. 15. Falta reprova?

Sim, todo participante terá sua presença registrada em pauta própria, emitida pelo NUDEPE/UNIPAMPA. O participante deverá apresentar freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento). Quando a ação de capacitação for oferecida através de módulos, o participante deverá apresentar 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência em cada módulo e 85% (oitenta e cinco por cento) no total da ação.

16. O que acontece com quem fica reprovado por falta?

A reprovação por faltas vedará o direito a participação gratuita em quaisquer ações do Programa de Capacitação da UNIPAMPA por 18 (dezoito) meses, e implicará em perda de bolsa de estudos no Centro de Línguas para a Comunidade ou em cursos de pós-graduação lato sensu. No caso de falta, a justificativa deverá ser apresentada nos termos previstos na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

17. Como é feita a avaliação da ação de capacitação

Toda ação de capacitação constante no Programa deverá ser avaliada em seu conteúdo programático, metodologia (ficha de avaliação), material didático e estrutura de funcionamento. Também deverão ser avaliados todos os instrutores, monitores e/ou facilitadores que atuarem na ação.

Cabe ao NUDEPE/UNIPAMPA a responsabilidade de proceder à avaliação dos seus cursos. A avaliação deverá privilegiar a participação de todos os presentes. No caso de ações de capacitação modulares, a avaliação deverá acontecer em cada um dos módulos.

O instrutor e/ou facilitador que não obtiver média 7 (sete) em uma ação de capacitação está impedido de continuar atuando como instrutor no programa de capacitação.

18. Avaliação do Programa de Capacitação

Ao final de cada exercício o NUDEPE/UNIPAMPA, envia a cada unidade gestora a listagem de todos os servidores lotados naquela unidade, que participaram das ações de capacitação, se foram aprovados ou se ficaram reprovados por nota ou faltas.

Assim, a chefia de cada unidade poderá acompanhar a participação, a capacitação de seus servidores, avaliando a aplicabilidade do programa de capacitação de modo a encaminhar sua avaliação sobre o mesmo ao NUDEPE/UNIPAMPA.

(4)

19. Posso fazer cursos fora do programa do NUDEPE?

Sim. Além das ações constantes na programação do núcleo, os servidores poderão apresentar ao NUDEPE/UNIPAMPA os certificados de participação em cursos realizados por outras Instituições, para validação.

20. Como fazer para pedir a validação de um certificado de curso feito fora do programa de capacitação?

A validação de cursos para efeito de registro e progressão por capacitação estará condicionada ao previsto na Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, e nos Decretos nos 5.824 e 5.825, de 29 de junho de 2006. O certificado encaminhado ao NUDEPE/UNIPAMPA para validação deverá conter o nome da Instituição promotora, a carga horária, o conteúdo programático e o período.

O certificado deverá ser protocolado no setor de lotação do servidor juntamente com a justificativa de participação assinada pela chefia imediata, cópia do cartão de CNPJ e do Alvará de Funcionamento da instituição que emitiu o certificado.

(5)

ANEXO I

LEVANTAMENTO DOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS NA UNIPAMPA 1 Levantamento dos ambientes organizacionais dos servidores

1.1 Todos os servidores: docentes e técnico-administrativos em educação deve identificar seus respectivos ambientes organizacionais (justifica-se, pois se temos um só programa, e os ambientes são balizadores da política de desenvolvimento de pessoal, melhor será termos todos os servidores lotados em um ambiente organizacional).

1.2 Classificação dos ambientes: é balizada na descrição estabelecida pelo Decreto 5.824/06 (lembrando que todos ambientes foram descritos a partir das áreas de conhecimento estabelecidas pela CAPES, exceto o ambiente administrativo e o de infra-estrutura. No caso desses últimos é interessante mantê-los para o caso de docentes em cargos de chefia).

1.3 Procedimentos para inserção de dados por parte do servidor: docentes no exercício exclusivo de atividades de ensino, pesquisa e extensão classificam-se pela área de conhecimento conforme descrição dos ambientes; docentes em cargos de chefia deverão, adicionalmente, informar essa situação; técnico-administrativos em educação se enquadrarão, a partir das opções de atividades marcadas no formulário eletrônico.

1.4 Lotação do servidor no ambiente organizacional: os docentes serão enquadrados conforme os ambientes identificados em função de suas atuações e os técnico-administrativos em educação serão enquadrados nos ambientes onde exerçam suas atividades na maior parte do tempo.

(6)

ANEXO II

AÇÕES DE CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO 2009 (Esta programação inicial sofrerá ajustes e será acrescida de novas ações de

capacitação, consulte sempre a página do NUDEPE/PROPLAN)

Curso Vagas por

Turma

Carga

Horária Período Horário Turmas

Elaboração, Gestão e Análise

de Projetos 25 40 07/12 a 18/12 1 Excelência no Atendimento ao Cidadão 25 20 14/12 a 18/12 18h30 às 22h 1 Gestão da Informação 25 40 16/11 a 27/11 18h30 às 22h 1

Informática para Docência 25 20 23/11 a

27/11 18h30 às 22h 1 Introdução a Segurança Computacional 15 30 30/11 a 09/12 16:30h - 19:30h 1 Planilha Eletrônica 25 20 16/11 a 20/11 14h30 às 19h 1 Cursos Turmas Vagas por Turma Carga

Horária Ementas Programa Mínimo

Elaboração, Análise e Gestão de Projetos 1 25 30 As principais técnicas e metodologias de elaboração, os elementos e instrumentos de gestão de processos, no contexto das instituições públicas Relacionamento projeto x planejamento; gerência de projetos; aspectos comportamentais na gestão de projetos; estrutura de projetos; alocação de recursos; controle de projetos; avaliação e auditoria de projetos; encerramento de projetos. Excelência no atendimento ao Cidadão 1 25 20 Atender bem ao cidadão das instituições no contexto da qualidade de atendimento e na construção da satisfação do usuário do serviço público. Contextualização; Princípios da qualidade; Gestão participativa; Gerência de Processos; O grupo e a tática da excelência; O atendimento da qualidade. Gestão da Informação 1 25 40 A informação com elemento de gestão nas organizações públicas, de forma organizada e analisada para propiciar melhores práticas na solução de Conceitos e objetivos da gestão de documentos, código de classificação, tabela de temporalidade, acondicionamento, guarda e conservação de documentos, materiais e

(7)

problemas e na tomada de decisão. equipamentos. Informática para Docência 4 25 30 Os elementos de comunicação visual aplicados as ferramentas de informática, tais como power point e flash, e a utilização dos recursos da internet como instrumentos

metodológicos.

Comunicação Visual aplicada, Power Point, Flash, Utilização de recursos internet Introdução a Segurança Computacional 2 15 30 O trabalho em ambiente de redes dentro das normas de segurança estabelecidas pela unidade de tecnologia da informação da instituição e dos padrões internacionais existentes para segurança computacional. Controle de vírus, arquitetura de Redes segura, análise qualitativa de aplicações e sistemas operacionais Planilha Eletrônica 2 25 20 Os conceitos de planilha eletrônica, seus elementos constituidores, como trabalhar com dados e formulas e sua edição e personalização, criação e formatação de gráficos.

Conceitos de planilhas, seleção de células, entrada de dados, criar formulas e pastas de trabalho, editar planilha, criar e formatar gráficos, personalizar e imprimir planilha.

(8)

ANEXO III

FICHA DE INSCRIÇÃO

(Está ficha encontra-se disponível na página do NUDEPE/PROPLAN)

( ) POR AMBIENTE ORGANIZACIONAL______________________

(especificar em qual ambiente organizacional) ( ) POR CURSO

Nome: ______________________________________________________________ Telefone / Ramal ______________________________________________________ E-mail ___________________________Inscrição SIAPE _____________________ Local de Trabalho _______________________Cargo ________________________

Horário de expediente __________________________________________________

Curso/ Módulo:________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Período: _______________________________Horário: _______________________

___________________________________________

Autorização da chefia (carimbo e assinatura)

Data:___/___/___ ___________________________________ Assinatura do(a) Treinando(a)

Obs.: A inscrição será efetivada com a entrega desta ficha devidamente preenchida e com as assinaturas do(a) aluno(a) e da chefia.

Referências

Documentos relacionados

O participante que ceder seu número de peito para outra pessoa e não comunicar os organizadores do evento formalmente por escrito será desclassificado e será

Os fatores relacionados ao conhecimento estão relacionados com “o potencial insuficiente de inovação, falta de pessoal qualificado: dentro da empresa, no mercado

O grande erro, com o qual a tragédia de Eurípides principia, é a desmedida do herói, que decide trocar Medéia pela princesa de Corinto, gerando a revolta e a fúria da

Considerando que alterações em vias descendentes da dor já foram descritas na literatura (WAWRZCZAK-BARGIEłA et al., 2020), assim como a expressão alterada de enzimas

Contribuições/Originalidade: A identificação dos atributos que conferem qualidade ao projeto habitacional e das diretrizes de projeto que visam alcançá-los, são de fundamental

Possibilidade de controlo centralizado por rede bus Opção de módulo WIFI p/ comando por

DATA: 17/out PERÍODO: MATUTINO ( ) VESPERTINO ( X ) NOTURNO ( ) LOCAL: Bloco XXIB - sala 11. Horário Nº Trabalho Título do trabalho

Vamos analisar e conhecer como as empresas atuam, como surgem as grandes ideias, os novos produtos, as novas como as empresas atuam, como surgem as grandes ideias,