• Nenhum resultado encontrado

Semana 4 3º Ano do Ensino Médio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Semana 4 3º Ano do Ensino Médio"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

Filosofia

Primeira parte: Estudo na apostila

Fazer as questões 12 e 13 do “desafiando” referente à Filosofia Contemporânea.

Segunda parte: Exercícios de fixação para serem feitos no caderno. 1) Explique a noção de “responsabilidade individual”.

R:_____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

2) Segundo Nietzsche, o que é o“niilismo”?

R:_____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 3) Segundo o que foi apresentado em aula, como é a moral de quem se comporta como um

“camelo”?

R:_____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

4) Faça um breve resumo do Texto 1 “conceito da moralidade dos costumes”, presente na página 8. R:_____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 5) Sem Deus, tudo é possível? Explique isso a partir da filosofa de Nietzsche.

R:_____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

6) Para Nietzsche, no campo ético, existe “bem” e “mal”? Justifique sua resposta.

R:_____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

7) Explique, com suas palavras, o que é um ato moral de uma “criança” para Nietzsche.

R:_____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

(2)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

Sociologia

Conteúdo da vídeoaula: 13/04/2020

IDEOLOGIA E COMPORTAMENTO SOCIAL

- Na vida social, todos os indivíduos e grupos sociais possuem interesses diretamente relacionados às ideias que construímos ou que são apresentadas no processo de interação social.

- Nossas ações e percepções do mundo são baseadas em ideologias.

- Ou seja, o conjunto de ideias e valores que orientam o comportamento e as decisões dos indivíduos e grupos compõe a ideologia.

- Para Antonio Gramsci (1891 – 1937), a ideologia pode ser compreendida como visão de mundo, um conjunto de perspectivas produzidas pelas diferentes classes sociais que se materializam nas práticas sociais ao mesmo tempo que são influenciadas por elas, formando um sistema de valores culturais.

ATIVIDADE Realize a seguinte atividade:

Com o apoio do conteúdo e do texto abaixo, redija uma redação com o tema do ENEM de 2009: “O indivíduo frente à ética nacional.”

(Produza um texto dissertativo e argumentativo cotendo entre 25 e 30 linhas.)

Qual é o efeito em nós do "eles são todos corruptos"?

As denúncias que assolam nosso cotidiano podem dar lugar a uma vontade de transformar o mundo só se nossa indignação não afetar o mundo inteiro. "Eles são TODOS corruptos" é um pensamento que serve apenas para "confirmar" a "integridade" de quem se indigna.

O lugar-comum sobre a corrupção generalizada não é uma armadilha para os corruptos: eles continuam iguais e livres, enquanto, fechados em casa, festejamos nossa esplendorosa retidão.

O dito lugar-comum é uma armadilha que amarra e imobiliza os mesmos que denunciam a imperfeição do mundo inteiro.

(3)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

Espanhol

Primeira parte: Estudo na apostila

Estudar e fazer os exercícios do capítulo 2.

Segunda parte: Exercícios de fixação para serem feitos no caderno.

Lee el poema de Alfonsina Storni y contesta a las cuestiones.

Quisiera esta tarde divina de octubre pasear por la orilla lejana del mar;

que la arena de oro, y las aguas verdes, y los cielos puros me vieran pasar. (…)

Con el paso lento, y los ojos fríos y la boca muda, dejarme llevar; ver cómo se rompen las olas azules contra los granitos y no parpadear; ver cómo las aves rapaces se comen los peces pequeños y no despertar; pensar que pudieran las frágiles barcas hundirse en las aguas y no suspirar; ver que se adelanta, la garganta al aire, el hombre más bello, no desear amar...

(4)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

1. Pon en singular los artículos y sus acompañamientos en negrita.

_____________________________________________________________________ 2. ¿Cuál es el género de las palabras presentadas en el ejercicio anterior?

_____________________________________________________________________ 3. Saca del poema 2 adjetivos y escríbelos abajo.

_____________________________________________________________________ 4. Saca del texto 2 artículos determinantes y 1 indeterminante.

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

5. Lee las informaciones abajo del periódico BBC y contesta a las preguntas.

¿________ (pasar, tú) frente a una pantalla –laptop, tableta o celular– la mayor parte del tiempo, incluso cuando ________ (tratar, tú) de dormir?

"Entonces ________ (estar, tú) en modo de supervivencia. Tu sistema nervioso simpático ________ (estar, él) funcionando a marchas forzadas. ________ (Suponer, yo) que ________ (sentirse, tú) hecho polvo a mitad de la tarde…

(Disponible en: <http://bbc.com/mundo/noticias/2015/09/150901_tecnologia_ cura_contra_adiccion_tecnologica_egn> Adaptado)

A) Completa los espacios con los verbos en Presente de Indicativo, según convenga. _____________________________________________________________________

6. Señala la opción que traduce, correctamente, al portugués la expresión “Sentirse hecho polvo”: a) Sentir-se feito polvo.

b) Sentir-se triste. c) Sentir-se alegre. d) Sentir-se animado. e) Sentir-se fatigado.

7. ¿Cuáles son las conjunciones presentadas en el fragmento de texto?

(5)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

8. Señala la alternativa que presenta correctamente el sentido de las conjunciones, según el orden que aparecen. “Tableta o celular” “Energías y técnicas” a) adición, oposición b) oposición, adición c) explicación, conclusión d) conclusión, oposición e) oposición, conclusión

9. Señala la opción que presenta demostrativo. a) Mi tía teñía el pelo todas las semanas. b) Aquel hombre no era cascarrabias.

c) Gabriel estaba con muchos problemas en el colegio. d) Denise nunca decía la verdad.

e) El móvil de Sabrina se estropeó semana pasada.

10. Lee el poema y contesta a las preguntas abajo. (…)

Esta noche voy a soñar contigo. Cerraré mis ojos,

Mientras el sonido del silencio, Poco a poco,

Va desapareciendo

Voy a soñar contigo esta noche Un sueño largo y profundo, Soñare con tu rostro, Soñare con tu pelo, Y soñare con tu cuerpo (…)

(Disponible en: <https://www.poemas-del-alma.com/blog/mostrar-poema-245892>)

A) Saca del poema tres posesivos y escríbelos abajo.

(6)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

11. Marca la opción en que la partícula subrayada sea demostrativo.

a) “Esta noche voy a soñar contigo”. b) “Cerraré mis ojos.”

c) “Voy a soñar contigo.” d) Un sueño largo y profundo. e) Soñaré con tu pelo.

12. Señala la opción en que las palabras subrayadas sean posesivas. a) Tengo muchas ganas de viajar a Chile.

b) ¡Dime la verdad !

c) Si supiera el valor que tiene, nunca más le haría caso. d) Daniel ganó el partido de fútbol mes pasado.

(7)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

Geografia

Primeira parte: Estudo na apostila Estudar da página 60 à 64.

Fazer os exercícios 9, 10, 11, 12 e 13 das páginas 64 e 65.

Segunda parte: Exercícios de fixação para serem feitos no caderno.

1) Ao longo da história econômica do Brasil, qual desses produtos agrícolas não fez parte de uma prática monocultora ou de elevado impacto estrutural no país?

a) Soja

b) Cana-de-açúcar c) Café

d) Tabaco

2) “ONU declara 2014 como o 'Ano Internacional da Agricultura Familiar. A ideia é promover uma ampla discussão e cooperação mundial para aumentar a conscientização e entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam”.

(BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Disponível em: http://www.integracao.gov.br) A agricultura familiar no Brasil concentra-se:

a) Na região Sudeste, próxima aos grandes centros industriais do país. b) Na região Sul, com poucas terras agricultáveis à disposição.

c) Na região Norte, junto aos domínios naturais da Amazônia.

d) Na região Centro-Oeste, contendo a frente de expansão do agronegócio. e) Na região Nordeste, notadamente na Zona da Mata.

3) Sobre a agricultura no Brasil, leia as assertivas abaixo:

I. A mecanização agrícola e a liberação de mão de obra na agricultura foram importantes fatores de migração da população do campo para as cidades.

II. A concentração fundiária, que se observa, entre outros estados, no Paraná e no Mato Grosso do Sul, é fator de expropriação de camponeses que passam a buscar áreas da fronteira agrícola da Amazônia ou se direcionam aos centros urbanos.

III. Os boias-frias são trabalhadores sazonais característicos da implantação de relações capitalistas modernas no campo.

IV. O avanço da pecuária extensiva na Amazônia e a ocupação das áreas de Cerrado visando à cultura de grãos resultaram na redução da taxa de urbanização dos Estados do Mato Grosso e de Rondônia.

Assinale a alternativa cujas as afirmativas estão corretas. a) I, III e IV.

b) II, III e IV. c) III e IV. d) I, II e IV. e) I, II e III.

4) Explique quais foram os efeitos das inovações tecnológicas industriais sobre a agricultura.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(8)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

5) A Reforma Agrária é fruto de um amplo debate no Brasil desde a década de 1950. Sobre Reforma Agrária, pode-se afirmar que:

a) foi implantada com sucesso no Brasil na década de 1990 e teve como resultado a igualitária distribuição das terras no Brasil, bem como o fim dos latifúndios.

b) O INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) foi criado para a sua implantação, porém foi extinto em 1998.

c) O MST, Movimento dos Sem Terra, é um movimento camponês fundado para impedir a execução da reforma agrária no país.

d) A Reforma Agrária no Brasil fracassou devido à grande influência dos grandes produtores rurais no meio político brasileiro.

6) (OSEC) "Nas encostas montanhosas, onde a erosão é mais intensa, devem-se cultivar (de preferência em cima de terraços) produtos permanentes, como a arboricultura; os vales e as planícies ficam reservados para as culturas temporárias."

A principal ideia contida no texto é o fato de que:

a) As técnicas agrícolas variam de acordo com os tipos de cultivo.

b) As culturas, para defesa dos solos, devem-se distribuir de acordo com o relevo. c) As técnicas agrícolas estão na dependência dos tipos de relevo.

d) O relevo não pode interferir na escolha dos cultivos. e) A erosão é mais intensa nas áreas montanhosas do que nas planas.

7) (FAAP) Algumas regiões brasileiras apresentam elevada porcentagem de população ativa ligada ao setor primário. São atividades relacionadas:

a) à indústria petrolífera e à agricultura. b) à agricultura e à extração mineral. c) à indústria de tecidos e alimentares. d) à indústria automobilística e extrativismo. e) ao comércio e a agricultura.

8) (ESPCEX) Sobre a agricultura familiar no Brasil, pode-se afirmar que:

a) por falta de acesso ao crédito rural, não participa das cadeias agroindustriais.

b) é responsável pelo fornecimento da maior parte da alimentação básica dos brasileiros, e, por isso, concentra a maior parte da área cultivada com lavouras e pastagens do País.

c) concentra a maioria do pessoal ocupado nos estabelecimentos rurais brasileiros.

d) por não ser competitiva frente à agricultura patronal, não participa da produção de gêneros de exportação.

e) embora os membros da família participem da produção, a maior parte da mão de obra é contratada e quem comanda a produção não trabalha diretamente na terra.

9) (ESPCEX) “A agricultura é hoje o maior negócio do país. (...) Apenas [em 2005], a cadeia do agronegócio gerou um Produto Interno Bruto de 534 bilhões de reais.” (Faria, 2006 in: Terra, Araújo e Guimarães, 2009). A atual expansão da agricultura e do agronegócio no Brasil deve-se, entre outros fatores ao (à):

a) forte vinculação da agricultura à indústria, ampliando a participação de produtos com maior valor agregado no valor das exportações brasileiras, como os dos complexos de soja e do setor sucroalcooleiro. b) expansão da fronteira agrícola no Centro-Oeste e na Amazônia e ao emprego intensivo de mão de obra no campo, nessas áreas, determinando o aumento da produtividade agrícola.

c) difusão de modernas tecnologias e técnicas de plantio na maioria dos estabelecimentos rurais do País, contribuindo para a expansão das exportações brasileiras.

d) modelo agrícola brasileiro, pautado na policultura de exportação e na concentração da propriedade rural.

e) Revolução Verde, que, disseminada em larga escala nas pequenas e médias propriedades do País, incentivou a agricultura voltada para os mercados interno e externo.

(9)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

10) No contexto da agricultura colonial brasileira, estabeleceram-se as chamadas plantations, caracterizadas pela monocultura, formação de latifúndios e produção voltada à exportação.

Os sistemas de plantations são característicos: a) de sistemas intensivos minifundiários. b) de sistemas agrícolas tradicionais. c) de sistemas agrícolas modernos.

d) de sistemas produtivos de curta duração. e) de sistemas agroindustriais de massa.

(10)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

Primeira parte: Estudo na apostila

Estudar: Relações métricas no triângulo retângulo e razões trigonométricas.

(11)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

Leitura e Produção (Redação)

Primeira parte: Estudo na apostila Fazer revisão da página 14 até a 16. Fazer a questão 1 das páginas 16 e 17.

Segunda parte: Exercícios de fixação para serem feitos no caderno.

Produza um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “QUAL É O VAZIO QUE VOCÊ PRECISA ATRAVESSAR PARA TER E SER TUDO AQUILO QUE MERECE?”, apresente uma proposta de intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Mínimo de 15 linhas. Não se esqueça dos conectores selecionados em nossa aula.

Atravessar o vazio significa tomar a decisão de fazer diferente, e fazer.

Obviamente que, assim com um pintinho dentro do ovo, dá um medo danado de romper a casca, e nos decepcionarmos com os resultados. Mas não há outra maneira de sabermos dos resultados, se não atravessarmos o vazio entre o que temos e somos e aquilo que sonhamos ter e ser.

Certa vez, um estudante iniciante perguntou a um empresário de sucesso: “o que separa uma pessoa de sucesso, e alguém que sente ter fracassado na vida?” E o empresário respondeu: “apenas um vazio”. “Como assim”, arguiu o estudante. “A pessoa de sucesso atravessou o vazio entre aquilo que ela era, e o que queria ser”, respondeu o empresário.

Qual é o vazio que você precisa atravessar? O que precisa fazer, para cruzá-lo, chegando do outro lado? Que pontes, talvez, precise construir, antes de tentar atravessar?

Qual é a distância entre a renda que tem agora, e aquela que sonha em ter? Entre a profissão dos seus sonhos, da qual exerce neste momento? Da empresa que construiu, da expansão que deseja realizar? Da relação a dois que tem hoje, e aquela relação maravilhosa que prometeu no dia em que se conheceram? O que separa você dos seus sonhos? O que você precisa fazer, para ter e ser tudo aquilo que arde na sua alma, tamanho é seu desejo de conseguir?

Do mesmo modo que o pintinho tem de ter coragem para desbravar a casca, e atravessar o vazio que o separa do mundo aqui de fora, você também precisa atravessar o vazio que tem impedido de realizar seus projetos mais ousados. Senão, também vai morrer, e do pior jeito: preso no vazio.

Atravesse o vazio pessoal que pode estar matando você em vida. Muitas pessoas vivem de aparências, sofrendo de um jeito tão doído, e que só elas sabem o quanto são tristes intimamente, ainda que esbanjem sorrisos do lado de fora.

Atravessar o vazio significa tomar a decisão de fazer diferente, e fazer. Chamar para si a responsabilidade pelas mudanças, sem dar desculpas ou esperar que os outros façam a travessia que cabe a nós fazer. Seja na profissão, ou na vida:

QUAL É O VAZIO QUE VOCÊ PRECISA ATRAVESSAR PARA TER E SER TUDO AQUILO QUE MERECE?

(12)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

Inglês

Primeira parte: Estudo na apostila Estudar as páginas 22, 24 e 26.

Fazer os exercícios 9 e 10 referentes ao conteúdo estudado.

Segunda parte: Exercícios de fixação para serem feitos no caderno.

1- Responda:

a) What is Text Genre?

……….. b) They are divided into:

………..

c) Write 5 Literary Text Types:

………...… 2- Match the items:

(1) EXPLANATION (2) NARRATIVE (3) DISCUSSION (4) ARGUMENTATIVE (5) REPORT (6) PROCEDURE (INSTRUCTION) (7) RECOUNT (8) DESCRIPTIVE

( ) To persuade the reader to agree with the writer’s opinin.

( ) To present arecor of information after careful observation and analysis. ( ) To help the reader create a picture of scenes, events, people etc.

( ) To relate past experiences or events,either real or events,either real or imagined. ( ) To explore more than one side of an issue to inform and persuade.

( ) To entertain through telling a story.

( ) To show how things work and why things happen. ( ) To instruct the reader how to make or do something

(13)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

3- Write the translation about vocabulary based on Text Types.

a) Account ………. b) Essay ………. c) Advertisement ……… d) Headline ………. e) Summary ………. f) Short story ……… g) Recipe ………. h) Comic stripe ……… i) Preview ……… j) Editorial ……….

(14)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

Química Inorgânica

Exercícios de fixação para serem feitos no caderno.

1.

a) 26 átomos de ferro de número de massa 56.

b) 26 átomos grama de ferro de número de massa 56. c) Um isóbaro de ferro de número de massa 56. d) Um isótono de ferro de número de massa 56. e) Isótopo de ferro de número de massa 56.

2. Um átomo de número atômico Z e número de massa A: a) tem A nêutrons.

b) tem A elétrons. c) tem Z prótons. d) tem A – Z nêutrons. e) tem Z elétrons.

3. A questão deve ser respondida de acordo com o seguinte código: A teoria de Dalton admitia que:

I. Átomos são partículas discretas de matéria que não podem ser divididas por qualquer processo químico conhecido;

II. Átomos do mesmo elemento químico são semelhantes entre si e têm mesma massa; III. Átomos de elementos diferentes têm propriedades diferentes.

a) Somente I é correta. b) Somente II é correta. c) Somente III é correta. d) I, II, III são corretas. e) I e III são corretas.

4. O átomo constituído de 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétrons, possui número atômico e número de massa igual a: a) 17 e 17 b) 17 e 18 c) 18 e 17 d) 17 e 35 e) 35 e 17

(15)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

5. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte período: “Um elemento químico é representado pelo seu ___________, é identificado pelo número de __________ e pode apresentar diferente número de __________ .”

a) nome – prótons – nêutrons. b) nome – elétrons – nêutrons. c) símbolo – elétrons – nêutrons. d) símbolo – prótons – nêutrons. e) símbolo – elétrons – nêutrons.

6. Assinale a alternativa que completa melhor os espaços apresentados na frase abaixo:

“O modelo de Rutherford propõe que o átomo seria composto por um núcleo muito pequeno e de

carga elétrica ..., que seria equilibrado por …, de carga elétrica …, que ficavam girando ao redor do núcleo, numa região periférica denominada ...”

a) neutra, prótons, positiva e núcleo. b) positiva, elétrons, positiva, eletrosfera. c) negativa, prótons, negativa, eletrosfera. d) positiva, elétrons, negativa, eletrosfera. e) negativa, prótons, negativa, núcleo.

7. Em relação ao modelo atômico de Rutherford, julgue os itens a seguir como verdadeiros ou falsos:

a) Esse modelo baseia-se em experimentos com eletrólise de soluções de sais de ouro. b) Ele apresenta a matéria constituída por elétrons em contato direto com os prótons.

c) O modelo foi elaborado a partir de experimentos em que uma fina lâmina de ouro era bombardeada com partículas α.

d) Segundo esse modelo, só é permitido ao elétron ocupar níveis energéticos nos quais ele se apresenta com valores de energia múltiplos inteiros de um fóton.

e) Esse modelo é semelhante a um sistema planetário, em que os elétrons distribuem-se ao redor do núcleo, assim como os planetas em torno do Sol.

8. Dados os átomos de 92U238 e 83Bi210, o número total de partículas (prótons, elétrons e nêutrons)

existentes na somatória será:

(16)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

Química Orgânica

Primeira parte: Estudo na apostila

Fazer os exercícios das páginas 61, 64, 65, 66, 67 e 68.

Segunda parte: Exercícios de fixação para serem feitos no caderno. 1. Alcinos são hidrocarbonetos:

a) alifáticos saturados. b) alicíclicos saturados.

c) alifáticos insaturados com dupla ligação. d) alicíclicos insaturados com tripla ligação. e) alifáticos insaturados com tripla ligação.

2. O octano é um dos principais constituintes da gasolina, que é uma mistura de hidrocarbonetos. A fórmula molecular do octano é:

a) C8H18 b) C8H16 c) C8H14 d) C12H24 e) C18H38

3. Considere as afirmações seguintes sobre hidrocarbonetos.

I) Hidrocarbonetos são compostos orgânicos constituídos somente de carbono e hidrogênio. II) São chamados de alcenos somente os hidrocarbonetos insaturados de cadeia linear. III) Cicloalcanos são hidrocarbonetos alifáticos saturados de fórmula geral CnH2n. IV) São hidrocarbonetos aromáticos: bromobenzeno, p-nitrotolueno e naftaleno. São corretas as afirmações:

a) I e III, apenas. b) I, III e IV, apenas. c) II e III, apenas.

(17)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

4. No rótulo de um solvente comercial há indicação de que contém apenas hidrocarbonetos alifáticos. A partir dessa informação conclui-se que esse solvente não deverá conter, como um de seus componentes principais, o:

a) tolueno. b) n-hexano. c) heptano. d) ciclohexano. e) pentano.

5. O isooctano e outras moléculas de hidrocarbonetos ramificados são mais desejáveis, nas gasolinas comerciais, do que moléculas de cadeia linear uma vez que estas sofrem ignição de forma explosiva,

causando até perda de potência.

Assinale a opção que apresenta a nomenclatura correta do isooctano a) 2,2,3 – trimetilpentano

b) 2,2,4 - trimetilpentano c) 2,2,4 - trimetilbutano d) 2,2,3 - dimetilpentano e) 2,2,4 – trimetilhexano

6. O limoneno, um hidrocarboneto cíclico insaturado, principal componente volátil existente na casca da laranja e na do limão, é um dos responsáveis pelo odor característico dessas frutas.

Observando a fórmula estrutural acima e com base na nomenclatura oficial dos compostos orgânicos (IUPAC) o limoneno é denominado:

a) 1-metil-4-(isopropenil)cicloexeno. b) 1-metil-2-(4-propenil)cicloexeno. c) 1-(isopropenil)-4-metilcicloexeno.

(18)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

d) 1-metil-4-(1-propenil)cicloexeno.

e) 1-(isopropenil)-4-metil-3-cicloexeno.

7. A substância 2-metilbutano tem a fórmula molecular: a) C4H6

b) C4H8

c) C4H10

d) C5H10

e) C5H12

8. O composto aromático de fórmula C6H6 corresponde a:

a) Benzeno. b) Hexano. c) Ciclohexano. d) Ácido denzóico. e) Fenilamina.

(19)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

Biologia

Primeira parte: Estudo na apostila

Capítulo 2: Citologia: a rotina celular

- Ler os tópicos: Célula (página 29), Membrana plasmática (página 29), Modelo de Davson e Danielle (página 29) Modelo de Singer e Nicholson (página 29), Especializações da membrana (página 30). Segunda parte: Exercícios de fixação para serem feitos no caderno.

01) Diferencie células eucariontes e procariontes.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

02) De um modo geral, como as células podem ser divididas?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

03) Cite as estruturas que toda célula possui.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

04) Aponte duas diferenças entre as células animal e vegetal.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

05) Qual a função da membrana plasmática?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

06) Do que é composta a membrana plasmática?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

07) Qual a função das microvilosidades intestinais?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

08) O que pode ser encontrado no Citosol das células procariontes? E das eucariontes?

(20)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

09) A membrana plasmática apresenta diversas especializações. Dentre elas, está o complexo juncional. Diga a principal função desse complexo para as diferentes células.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

10) As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Apesar da variedade dos tipos celulares, algumas partes são encontradas em todas as células. Costuma-se dizer que essa estrutura é formada por membrana plasmática, citoplasma e núcleo, uma informação incorreta. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que explica corretamente por que não podemos identificar essas três partes em todos os tipos celulares.

a) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois células mortas não apresentam citoplasma.

b) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois células vegetais não possuem membrana plasmática, mas, sim, parede celular.

c) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois a membrana plasmática é encontrada apenas em células animais.

d) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois o núcleo está presente apenas em células eucariontes.

e) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois o citoplasma não é verificado em células adultas.

(21)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

Física 1

Primeira parte: Estudo na apostila

Reler as páginas relacionadas ao conceito de força e às Leis de Newton. Fazer os exercícios do Praticando sobre força e leis de Newton.

Segunda parte: Exercícios de fixação para serem feitos no caderno.

1) Quando podemos dizer que um corpo se encontra em equilíbrio?

2) Qual é a diferença entre equilíbrio estático e equilíbrio dinâmico?

3) Um corpo se encontra em Movimento Retilíneo Uniforme. O que podemos dizer sobre a força resultante que atua sobre ele?

4) Um corpo se encontra em repouso. O que podemos dizer sobre a força resultante que atua sobre ele?

5) Um corpo se encontra em Movimento Circular Uniforme. O que podemos dizer sobre a força resultante que atua sobre ele?

6) Se a força resultante que atua sobre um corpo for nula, o que podemos dizer sobre o estado em que o corpo se encontra?

7) Qual é a força resultante que atua sobre um corpo de massa 3 kg que se desloca com aceleração constante e igual a 6 m/s2?

8) Qual é a força resultante que atua sobre um corpo de massa 2,5 kg que se desloca com aceleração constante e igual a 4 m/s2?

9) Um corpo está sujeito a uma força ressultante de 10 N. Calcule a sua aceleração, sabendo que ele tem massa igual a 2 kg.

10) Um corpo está sujeito a uma força ressultante de 20 N. Calcule a sua aceleração, sabendo que ele tem massa igual a 5 kg.

11) Um corpo se desloca com aceleração constante e igual a 3 m/s2 quando sofre uma força resultante de 60 N. Qual é a massa desse corpo?

(22)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

Física 2

Primeira parte: Estudo na apostila

- Estudar as páginas referentes a corrente elétrica, resistência elétrica e 1ª Lei de Ohm. Segunda parte: Exercícios de fixação para serem feitos no caderno.

1) O que é corrente elétrica?

2) Qual é a fórmula que permite calcular a intensidade da corrente elétrica? Identifique as grandezas envolvidas nesta fórmula e suas respectivas unidades no Sistema Iternacional.

3) O que é resistência elétrica?

4) Qual é a fórmula que permite calcular a resistência elétrica? Identifique as grandezas envolvidas nesta fórmula e suas respectivas unidades no Sistema Iternacional.

5) Qual é o enunciado da 1ª Lei de Ohm?

6) Escreva a 1ª Lei de Ohm utilizando símbolos.

7) Em determinada situação 3 x 1018 elétrons atravessam a secção transversal de um fio em 2 minutos. Nessas condições, responda:

a) Qual é a carga elétrica que atravessa a secção transversal desse fio em 2 minutos? b) Qual é a intensidade da corrente elétrica que atravessa o fio?

8) Uma corrente de 2 A atravessa um condutor de resistência 3 Ω. A que voltagem esse condutor está submetido?

(voltagem = ddp = diferença de pontencial)

9) Que corrente elétrica atravessa um aparelho elétrico de resistência 10 Ω quando ele está submetido a uma ddp de 110 V?

10) Quando um aparelho elétrico é ligado a uma tomada de 220 V, ele é atravessado por uma corrente de 5 A. Qual é a resistência desse aparelho?

(23)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

Matemática 1

Primeira parte: Estudo na apostila

- Estudar as páginas referentes a média, moda, mediana, variância e desvio padrão. - Dar ênfase a variância e desvio padrão.

Segunda parte: Exercícios de fixação para serem feitos no caderno.

1) Considere os números 18, 20, 20, 20 e 22 as idades, em anos, de cinco amigas. Para esses dados calcule a média, moda, mediana, variância e desvio padrão.

2) Considere que quatro mulheres foram entrevistadas para se saber quantos filhos cada uma tinha. Os números 1, 2, 2 e 3 formam o conjunto de dados dessa pesquisa, ou seja, cada um é a

resposta de uma mulher. Para esses dados calcule a média, moda, mediana, variância e desvio padrão.

3) Um meteorolista anotou a temperatura em um bairro às 7 horas da manhã durante 10 dias consecutivos. Os números registrados foram:

Dia Temperatuta 1º 20º C 2º 22º C 3º 20º C 4º 18º C 5º 18º C 6º 18º C 7º 18º C 8º 20º C 9º 22º C 10º 18º C

Com base nesses dados, obtenha:

a) A média das temperaturas nesses dez dias. b) A temperatura que representa a mediana. c) A temperatura que representa a moda. d) A variâncias da temperaturas.

(24)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

História

Primeira parte: Estudo na apostila

Fazer os números 37, 38, 39 e 40 do Desafiando relativo Antiguidade e Mundo Medieval das páginas 91 e 92.

Segunda parte: Exercícios de fixação para serem feitos no caderno.

1)-A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de:

a) ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra para a idade dos metais.

b) apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico.

c) possuir uma área agricultável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates.

d) abrigar um sistema hidrográfico ideal para a locomoção de pessoas e apropriado para desenvolvimento comercial.

e) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas.

2)-Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre as condições sociais, políticas e econômicas da Mesopotâmia.

I – Na economia da Baixa Mesopotâmia, a fome e as crises de subsistência eram frequentes, causadas pela irregularidade das cheias e também das guerras.

II – Na Suméria, os templos e zigurates foram construídos graças à riqueza que os sacerdotes administravam à custa do trabalho de grande parte da população.

III – A presença dos rios Tigre e Eufrates possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da pecuária e também a formação do primeiro reino unificado da história.

IV – As condições ecológicas explicam por que a agricultura de irrigação era praticada através de uma organização individualista.

Sobre as alternativas anteriores, é correto afirmar:

a) I e II são verdadeiras. b) II e IV são verdadeiras. c) I e IV são verdadeiras. d) I e III são verdadeiras. e) II e III são verdadeiras.

(25)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

3)- Examine as proposições e responda de acordo com o código.

I. A cidade de Babel, capital do império de Hamurábi, desenvolveu-se e abrigou parte da civilização babilônica antes do nascimento de Cristo.

II. Outro importante rei babilônico, em cujo império foram construídas grandes obras arquitetônicas, foi Nabucodonosor, que também viveu antes do nascimento de Cristo.

III. A região que compreendia a Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates e atualmente parte do Iraque, foi habitada entre 3200 e 2000 a.C. por diferentes povos semitas, entre os quais se incluíam os sumérios.

a) Todas as proposições são verdadeiras. b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras. c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras. d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras. e) Todas as proposições são falsas.

4)-Quem era o Faraó?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

5)-Como dividimos a história da Grécia Antiga?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

6)-Como podemos dividir a história da civilização Romana?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

7)-O que é feudalismo?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

8)-O que é Relação de Vassalagem?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(26)

Semana 4 – 3º Ano do Ensino Médio

Matemática 2

Primeira parte: Estudo na apostila

Estudar: Relações métricas no triângulo retângulo e razões trigonométricas. Segunda parte: Exercícios de fixação para serem feitos no caderno.

Referências

Documentos relacionados

Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE as afirmativas corretas. De acordo com a Lei nº 4320/64, que estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração

O objetivo geral da proposta de trabalho da UNISANTA no Projeto Rondon é o de unificar num mesmo projeto, o ensino, a pesquisa e a extensão comunitária, viabilizando a participação

Primeira parte: Estudo na apostila. Estudar potência e associação mista de resistores nas páginas 55 e 57. Segunda parte: Exercícios de fixação para serem feitos no caderno. 1)

89 da Lei nº 8.666/93 como de mera conduta, não se exigindo dolo específico de fraudar o erário ou causar efetivo prejuízo à Administração Pública, bastando, para

Caso seja encontrado um efeito significativo na fase I, então se procede aos testes da fase II e assim sucessivamente. Se houver evidencia de patogenicidade e/ou

• Determina a viabilidade de células de uma população com base na integridade da membrana plasmática e atividade. intracelular

Definir o modelo de referência do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, o padrão de televisão digital a ser adotado no País, a forma de exploração do serviço de

Células procariotas possuem ribossomos 70S, podem possuir flagelo e tem parede celular de peptídeoglicanos. Envoltório nuclear, ribossomos 80S são características de