• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (63) EDITAL Nº 21/2014 PROPESQ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (63) EDITAL Nº 21/2014 PROPESQ"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

(63)3232-8037 propesq@uft.edu.br EDITAL Nº 21/2014 – PROPESQ

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL

“PRODUTIVIDADE EM PESQUISA UFT”

A Universidade Federal do Tocantins – UFT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, torna público o presente edital de abertura de inscrições visando à seleção de servidores (professores e técnicos-administrativos) doutores da UFT ao Programa Institucional “Produtividade em Pesquisa da UFT”, mediante as condições estabelecidas neste edital.

1. APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS

1.1 O Programa Institucional “Produtividade em Pesquisa da UFT” pautado no mérito das publicações acadêmicas busca apoiar, na UFT, os servidores (professores e técnicos administrativos) doutores, com relevante produção em todas as áreas do conhecimento, apoiando os que já desenvolvem pesquisa que tenham sido aprovadas no seu mérito, incentivando-os, reconhecendo e valorizando o trabalho dos pesquisadores que contribuem para o desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação na UFT.

1.2 O Programa objetiva ainda incentivar e induzir os servidores doutores da UFT a submeterem projetos aos Editais do CNPq para concessão de bolsas nas modalidades “Produtividade em Pesquisa (PQ)” e “Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), o que tem reflexo direto na capacidade da UFT em avançar no campo da pesquisa. Por isto, tem como público-alvo servidores que no futuro podem submeter e manter bolsas de fomento à excelência científica.

2. PROPONENTES

(2)

a)Servidor (professor e técnico-administrativo) Doutor que não seja bolsista em produtividade CNPq.

3. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

3.1 Cumprida a condição exigida no “item 2”, o proponente para estar apto à inscrição deverá obrigatoriamente:

a) Ter projeto de pesquisa aprovado como proponente ou coordenador dos seguintes programas institucionais: Orientador Pibic UFT ou CNPq; Finep, CNPq, Capes, FAPT, Proext/MEC (ou outra agência de fomento);

a.1) Coordenações locais de projetos em rede, também serão consideradas.

a.2) Não serão consideradas as orientações, coordenações ou projetos encerrados; deverão estar em andamento durante o período de inscrição.

b) Ser brasileiro, ou estrangeiro com situação regular no País; Pertencer ao quadro efetivo de servidores (professores e técnicos-administrativos) da UFT em pleno exercício de suas atividades;

c) Ser participante de Grupo de Pesquisa da UFT atualizado e certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq;

d) Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq;

e) Não estar afastado, ou com pedido de afastamento para qualificação tramitando, no período de vigência do edital;

f) Não estar cedido para outra Instituição;

g) Não se encontrar inadimplente e/ou com pendências com os programas geridos pela Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e/ou com projetos de pesquisa protocolados junto à Pró-Reitoria.

4. INSCRIÇÃO

4.1 As inscrições serão realizadas no período de 01/10/2014 a 21/11/2014 (até às 18 horas).

4.2 O proponente deverá realizar sua inscrição por envelope entregue à Propesq, pessoalmente ou por malote, com identificação do Edital que está concorrendo e o nome, curso e câmpus do

(3)

Proponente.

4.3 No envelope o proponente deverá incluir os seguintes documentos:

a) Formulário para inscrição no programa institucional “Produtividade em Pesquisa da UFT” devidamente assinado. (Anexo I)

b) Documento que comprove estar enquadrado na(s) exigência(s) para inscrição conforme item 3.1 letra a, deste Edital (Ter projeto de pesquisa aprovado como proponente ou coordenador dos seguintes programas institucionais: Orientador Pibic UFT ou CNPq; Finep, CNPq, Capes, Fapt, Proext/MEC (ou outra agência de fomento). Serão aceitos declarações, certidões, contratos, termos de compromisso, e/ou documento equivalente. Não serão aceitas declarações de que o professor cadastrou como coordenador o projeto de pesquisa junto à Propesq.

d) Declaração da Propesq em que conste que o proponente não tem pendências quanto aos projetos de pesquisa protocolados junto a esta Pró-Reitoria, a qual deverá ser solicitada pelo candidato até a data de 05/11/2014. Declarações solicitadas após essa data não serão emitidas.

e) Documento que comprove que o grupo de pesquisa da UFT ao qual o proponente está vinculado está atualizado e certificado pela instituição (disponível no site do Diretório de Grupos de Pesquisa – DGP: http://lattes.cnpq.br/web/dgp)

f) Documentação comprobatória da pontuação do currículo Lattes, conforme itens 5.4, 5.5 e 5.5.1.

5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1 A avaliação para concessão dos benefícios do Programa Institucional “Produtividade em Pesquisa da UFT” será feita com exclusiva análise baseada na produtividade do Pesquisador, considerando-se as produções referentes ao período de janeiro de 2010 até a data de publicação deste edital, realizada por meio do currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq.

5.2 A pontuação será a soma do currículo lattes do proponente, de acordo com a tabela do item 5.5.

5.3 As publicações listadas no currículo Lattes deverão apresentar os elementos essenciais para sua identificação (autor, título, periódico/editora, volume, páginas e ano), caso contrário, não serão pontuadas;

(4)

5.4 No caso do periódico apresentar conceito Qualis/Capes em diferentes áreas do conhecimento, para efeito de pontuação, considerar-se-á a maior pontuação no sistema Webqualis da Capes (enviar impresso junto com a documentação).

5.5 Quadro de atribuição de pontuação do currículo lattes do proponente: Atividade

Docente permanente atual em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu 15 Orientação atual de Pibic como proponente original (Independente do número de

bolsistas orientados) 10

Artigos completos publicados em periódicos

A 1 15 A 2 13 B 1 11 B 2 08 B 3 06 B 4 04 B 5 02 C 01

Demais periódicos indexados em plataformas científicas nacionais ou

internacionais 0,5

Participação como parecerista ou membro do Comitê Interno do programa Pibic

da UFT (por ano) 01

Participação como revisor ou membro do Conselho Editorial da Editora da UFT

(por ano) 01

Participação como membro no CTC da UFT (por ano) 01

5.5.1 Todos os itens de pontuação do currículo deverão ser comprovados pelo proponente e entregue em envelope lacrado a Diretoria de Pesquisa, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, pessoalmente ou postados por malote até às 18 horas do dia 21/11/2014.

5.6 Estarão sujeitos à eliminação os proponentes que sejam enquadrados nos casos abaixo assinalados:

a) Preenchimento incompleto do formulário de inscrição e não apresentação dos documentos exigidos no ato da inscrição conforme itens “4” e “5” do Edital.

(5)

b) Currículo Lattes provido de informações inverídicas e que estejam associadas a itens de pontuação e/ou confirmação da formação e/ou produtividade do pesquisador.

5.7 Os documentos referentes ao item “5.5” ficarão disponíveis para retirada na Propesq até 30 dias após a divulgação do resultado final.

6. CLASSIFICAÇÃO DAS SOLICITAÇÕES

6.1 A classificação das solicitações será feita pelas seguintes grandes áreas do conhecimento:

I. Ciências Agrárias; II. Ciências Biológicas/Saúde; III. Engenharias, Ciências Exatas e da Terra; IV. Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Letras, da seguinte forma:

a) Dentro de cada grande área do conhecimento pela proporcionalidade da demanda, as solicitações serão classificadas em ordem decrescente de pontuação do Lattes;

b) Para efeito de desempate será considerada a maior pontuação referente aos artigos publicados em periódicos com Qualis/Capes A1 e A2.

c) Prosseguindo o empate, terá preferência o candidato que tiver a maior idade.

7. BENEFÍCIOS

7.1 Os benefícios serão os seguintes:

I) Servidor (professor e técnico administrativo) Doutor que não seja bolsista produtividade CNPq.

a) Serão disponibilizadas 20 (vinte) Bolsas Institucionais “Produtividade em Pesquisa da UFT”, no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais) cada, paga a cada proponente contemplado, em parcelas mensais de R$ 1.000,00 (um mil reais), mediante depósito em conta bancária em seu nome durante o período de 12 meses, com possibilidade de renovação, por igual período, dependendo da disponibilidade orçamentária à época do pedido de renovação.

7.2 As bolsas concedidas em projetos de pesquisa constituem-se em doação civil, cujos resultados não revertem economicamente para o doador ou pessoa interposto, nem importem em contraprestação de serviços.

(6)

8. DOCUMENTOS PARA A CONCESSÃO DOS BENEFÍCIOS

8.1 O pesquisador contemplado deverá apresentar, na data prevista no Edital para entrega da documentação, os documentos relacionados abaixo a fim de obter a concessão do beneficio “Produtividade em Pesquisa da UFT”:

a) Documento comprobatório de vínculo efetivo de servidor (professor e técnico administrativo) da UFT, em exercício na UFT.

b) Documento comprobatório de residência;

c) Cópia do CPF e do RG;

d) Termo de Compromisso do pesquisador, devidamente assinado, Anexo II do Edital.

8.2 Não pode o pesquisador contemplado se abster da apresentação da documentação exigida para a concessão do beneficio, sob pena de sua eliminação.

9. COMPROMISSO DOS PROPONENTES BENEFICIÁRIOS

9.1 Quando solicitado, o pesquisador deverá atuar como consultor Ad hoc, emitindo parecer sobre programas e eventos de pesquisa e inovação da instituição.

9.2 O pesquisador contemplado deverá incluir, nas publicações decorrentes do projeto de pesquisa, o nome da UFT.

9.3 Publicação ou aceite de no mínimo um artigo Completo em Periódico Qualis/Capes, entre A1 e B3, provenientes dos resultados de sua pesquisa, até dois anos depois de finalizado o prazo da concessão da bolsa, caso contrário o proponente ficará impossibilitado de se inscrever em outros editais da Propesq por 5 (cinco) anos.

9.4 Os proponentes contemplados deverão, obrigatoriamente, submeter um projeto a um dos Editais do CNPq para concessão de bolsas nas modalidades “Produtividade em Pesquisa (PQ)” ou “Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT)” a ser lançado pelo CNPq em 2015. Deverá, ainda, apresentar comprovante de envio, caso contrário impossibilitará a renovação de sua “Bolsa Produtividade da UFT”. A bolsa de produtividade disponibilizada pela UFT poderá inclusive ser utilizada no sentido da feitura, aprimoramento e/ou atualização do projeto a ser submetido;

(7)

9.5 Não solicitar redistribuição da UFT, no período de vigência da bolsa, bem como pelo período de igual duração do recebimento da bolsa subsequente ao último recebimento da mesma.

9.6 Caso ocorra pedido de afastamento durante a vigência da bolsa, este deverá ser comunicado a Diretoria de Pesquisa formalmente sob pena de instauração de processo administrativo e/ou jurídico. A bolsa será cancelada no ato do afastamento;

10. PRESTAÇÃO DE CONTAS

10.1 Quanto ao proponente contemplado com beneficio de bolsa, deverá apresentar até, no máximo, 60 (sessenta) dias após o seu término, relatório final de atividades relacionadas à pesquisa realizadas durante a vigência do beneficio, sendo que a não apresentação do relatório acarretará o impedimento do pesquisador em concorrer a outros editais de fomento na Propesq/UFT até a regularização da pendência.

11. CRONOGRAMA

ATIVIDADES PERÍODO

I. Divulgação do Edital 09/09/2014

II. Período de Inscrição 01/10/2014 a 21/11/2014

III. Julgamento/Seleção 25/11/2014 a 28/11/2014

IV. Divulgação do resultado preliminar 08/12/2013

V. Apresentação de recursos 09/12/2014 a 11/12/2014

VI. Divulgação do resultado final 15/12/2014

VII. Entrega de documentação 02/02/2015 a 04/02/2015

VIII. Início do Programa 10/02/2015

12. DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 O presente Edital contará com recursos totais de R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) financiados pela Propesq/UFT, devidamente autorizados pela Reitoria.

(8)

12.2 A Propesq poderá cancelar o presente Edital ou suspender o beneficio a qualquer momento, caso se verifique o não cumprimento das normas estabelecidas ou por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direitos à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

12.3 Somente serão aceitos recursos no caso de avaliação da pontuação do currículo Lattes, desde que solicitado dentro do prazo estabelecido no cronograma e encaminhado de forma eletrônica no sítio: dirpesq@uft.edu.br

12.4 Os Recursos interpostos fora do prazo não serão acatados.

12.5 A não observância das normas disciplinadas neste Edital implicará o cancelamento total dos benefícios, com imediata instauração de processo administrativo e/ou jurídico contra o pesquisador, para ressarcimento à UFT de todos os valores de mensalidades recebidas, com as correções previstas em lei.

12.6 A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada pela Propesq, por ocorrência, durante sua implantação, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, sem prejuízo de outras providências cabíveis em decisão devidamente fundamentada.

12.7 Todos os contemplados no presente Edital receberão certificado da UFT reconhecendo institucionalmente o seu mérito como pesquisador na sua área específica de conhecimento.

12.8 O Bolsista Produtividade da UFT contemplado poderá acumular a Bolsa de Produtividade UFT com outras bolsas de acordo com a Portaria Conjunta Capes/CNPq - Nº2, de 10 de abril de 2013 publicada no Diário Oficial da União.

12.9 Os casos omissos neste Edital serão analisados pela Propesq e/ou Comitê Institucional, observadas as leis e regulamentos em vigor.

12.10 Fazem parte deste edital os seguintes anexos: a) ANEXO I: Formulário de inscrição;

b) ANEXO II: Termo de compromisso.

Palmas - TO, 09 de setembro de 2014

WALDECY RODRIGUES

(9)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

(63)3232-8037 propesq@uft.edu.br

ANEXO I - EDITAL Nº 21/2014

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO

VINCULAÇÃO Edital № 21/2014 PESQUISADOR PROPONENTE

NOME:

CPF: IDENTIDADE/ÓRGÃO EXP.: Nº SIAPE

E-mail: TELEFONE: DATA NASCIMENTO: / /

TITULAÇÃO MÁXIMA:

CURSO: CAMPUS:

ASSINALAR A GRANDE ÁREA DO CONHECIMENTO, a qual irá concorrer, apenas uma: ( ) CIÊNCIAS AGRÁRIAS ( ) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/SAÚDE ( ) ENGENHARIAS,CIÊNCIAS EXTAS E DA TERRA ( ) CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS APLICADAS E LETRAS

INFORME O PROJETO DE PESQUISA QUE JÁ TEVE O SEU MÉRITO RECONHECIDO DE ACORDO COM A EXIGENCIA ESTABELECIDA PARA INSCRIÇÃO NO ITEM 3.1 LETRA “a” DO EDITAL.

( ) Pibic ( ) Finep ( ) CNPq ( ) Capes ( ) Fapt ( ) Outro. Especifique__________________________________________ Título do Projeto: Vigência: GRUPO DE PESQUISA:

ANUÊNCIA DO PROPONENTE SOBRE A CIÊNCIA E O PRÉVIO ACATAMENTO A TODAS AS DISPOSIÇÕES E OBRIGAÇÕES ESTABELECIDAS PELO EDITAL 21/2014 E PELO PRESENTE FORMULÁRIO

Declaro que tomei conhecimento e estou de acordo com os termos propostos pelo Edital nº 21/2014, referente PROGRAMA INSTITUCIONAL “PRODUTIVIDADE EM PESQUISA DA UFT”.

DATA: / /2014.

_________________________________________________ ASSINATURADO PESQUISADOR/PROPONENTE

(10)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

(63)3232-8037 propesq@uft.edu.br

ANEXO II

TERMO DE COMPROMISSO - EDITAL Nº 21/2014

DADOS Nome CPF RG Email Data de Nascimento Nº SIAPE Grupo de Pesquisa

Lotação: Câmpus Curso Telefone

Pelo presente termo assumo os seguintes compromissos perante a Universidade Federal do Tocantins: a) quando solicitado, atuar como consultor Ad hoc, emitindo parecer sobre programas e eventos de

pesquisa e inovação da instituição.

b) incluir, nas publicações decorrentes do projeto de pesquisa, o nome da UFT.

c) ter publicação ou aceite de no mínimo um artigo Completo em Periódico Qualis/Capes, entre A1 e B3, provenientes dos resultados de minha pesquisa, até dois anos depois de finalizado o prazo da concessão da bolsa, caso contrário ficarei impossibilitado de inscrever-me em outros editais da Propesq por 5 (cinco) anos.

d) Obrigatoriamente submeter um projeto a um dos Editais do CNPq para concessão de bolsas nas modalidades “Produtividade em Pesquisa (PQ)” ou “Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT)” a ser lançado pelo CNPq em 2015, devendo apresentar comprovante de envio, caso contrário ficarei impossibilitado de renovar a Bolsa Produtividade da UFT. A bolsa de produtividade disponibilizada pela UFT poderá inclusive ser utilizada no sentido da feitura, aprimoramento e/ou atualização do projeto a ser submetido.

e) não solicitar redistribuição da UFT, no período de vigência da bolsa, bem como pelo período de igual duração do recebimento da bolsa subsequente ao ultimo recebimento da mesma.

Palmas, TO ______ / ______ / 2014.

__________________________________________ ASSINATURA

Referências

Documentos relacionados

Para testar a costura, use um pedaço de tecido e fios que sejam os mesmos usados para o seu projeto e verifique a tensão da rosca e o comprimento e largura do ponto.. Como

difíceis de se obter a cura, Tumor Rabdoide de Rim que atinge outras partes do corpo rapidamente e geralmente já estando disseminado quando acontece o diagnosticado

fazia considerações diversas: criticava as isenções de responsabilidade técnica; afirmava a necessidade da assistência profissional na solução da “moradia econômica”;

Apesar do grande impacto ambiental que proporcionou à região nos anos sessenta, a construção da Usina Graminha no rio Pardo, hoje chamada de Represa Caconde, oferece desde então,

Universidade Federal do Amazonas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.. Diretoria de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação Pró-Reitoria de Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal de Pelotas, no uso de suas atribuições, e em consonância com o Projeto Institucional

O RPL dos pacientes com GPAA moderado e avançado apresentou redução significativa na amplitude do pico, dependente da severidade do glaucoma, nas diferentes luminâncias tanto

1º Designar a Servidora Agente de Fiscalização: EDILAINE PEREIRA DE ANDRADE, Nutricionista, Matrícula 12.080, para ser fiscal do CONTRATO Nº 025/2019 – Contratação de