• Nenhum resultado encontrado

GT de Engenharia/STEAM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GT de Engenharia/STEAM"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

GT de Engenharia/STEAM

Secretaria de Políticas para Formação e

Ações Estratégicas

(2)

GT de Engenharia STEAM

• A SEFAE estrutura-se em quatro grandes pilares, que norteiam os

projetos e as políticas implementadas pela Secretaria.

• Formação e Desenvolvimento Social é um dos pilares estruturantes,

confirmando o lugar estratégico que a temática da Formação ocupa na

SEFAE.

• As ações inseridas no Eixo Formação são variadas, mas o foco é a

formação de crianças e jovens.

(3)

Pilar Formação e Desenvolvimento Social

Eixo Desenvolvimento Social Eixo Formação Programa Ciência na Escola Ciência e Tecnologias Sociais Colaboração Internacional Produção do Conhecimento Desenvolvimento Tecnológico Geração de Riquezas e Qualidade de Vida

PCE nas Unidades de

(4)

GT de Engenharia STEAM

• O Programa Ciência na Escola (PCE) é o principal programa do Eixo Formação e

foi elencado como um dos programas estratégicos do governo federal.

• O PCE é formado por 4 grandes Ações (ou Chamadas), a saber:

➢ Chamada Institucional ➢ Chamada para Projetos

➢ Olimpíada Nacional de Matemática (OMC) e ➢ Programa Ciência é 10! (CAPES)

(5)

GT de Engenharia STEAM

• Nesse momento, vou me ater a Chamada para Projetos, pois esta Ação é conduzida exclusivamente pela SEFAE/MCTI em parceria com o CNPq.

• A Chamada para Projetos reúne 128 iniciativas distribuídas em 3 linhas:

➢ Linha 1: Pesquisa sobre o ensino de ciências na educação básica

➢ Linha 2: Ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências e ➢ Linha 3: Pesquisas de avaliação do Programa Ciência na Escola.

• As linhas 1 e 2 voltadas para a pesquisa e para a implementação de projetos, respectivamente, são ações concretas cujos resultados:

➢ Darão subsídios para aprimorar o ensino de ciência e

➢ Permitirão experimentar novas metodologias, aproximar cientistas das instituições de ponta dos alunos de escolas públicas, estimular e encontrar jovens talentos.

(6)

GT de Engenharia STEAM

• Alguns exemplos de projetos da Linha 2 demonstram o potencial das ações:

“A robótica como ferramenta motivadora para a área das ciências da natureza”, implementado por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Uma forma divertida de aprender ciências e matemática: aplicação de metodologias STEAM em uma

escola de ensino fundamental da cidade de Teresina – PI”, coordenado por pesquisadores da

Universidade Federal do Piauí (UFP).

“Rede de colaboração cientifica entre escola e universidade: as praticas das ciências na perspectiva dos

estudos experimentais em raios cósmicos”, implementado pelo Instituto de Física da Universidade de São

Paulo (USP).

• Tais projetos devem ser considerados pilotos, já que beneficiarão um quantitativo

pequeno de jovens em relação ao tamanho da rede pública de ensino dos estados.

(7)

GT de Engenharia STEAM

• No entanto, eles estão distribuídos nas 5 regiões do país e em 53 cidades, incluindo as principais capitais (RJ, SP, Recife, Fortaleza, etc.), ou seja, a heterogeneidade de experiências que serão viabilizadas por meio dos projetos permitirá:

➢ Identificar o que funciona bem e pode ser replicado. ➢ Compreender as especificidades de cada região.

• Além disso, a diversidade de projetos do PCE mostra que há interesse e capacidade técnica para alavancar a ciência no Brasil. O país possui pesquisadores preparados e interessados em desenvolver projetos para o público jovem, com o objetivo de estimular crianças e adolescentes a questionar, experimentar e criar.

• Tais pesquisadores são grandes aliados na construção de um circulo virtuoso que liga ciência, academia, alunos e inovação.

(8)

GT de Engenharia STEAM

• Além do Programa Ciência na Escola, a SEFAE, no âmbito do Eixo Formação, apoia (financeira e tecnicamente) a realização do projeto FameLab, uma iniciativa internacional que reúne estudantes de mestrado de várias áreas cientificas que devem apresentar para um público leigo, em português e em inglês, um tema da ciência em 3mn.

• No Brasil, 30 estudantes foram selecionados para a etapa semifinal, que acontecerá em outubro. Os vencedores brasileiros participam da etapa final do projeto, que acontecerá em Londres. Convido a todos para conhecer a inciativa!

• Finalmente, não é possível deixar de mencionar que o Brasil e o mundo passam por uma crise sem precedentes. O ensino de ciência, e a educação de forma mais ampla, terão que encontrar formas de recuperar o tempo que os estudantes passaram fora da escola, longe dos estudos.

(9)

GT de Engenharia STEAM

• Dados da UNESCO (2015) apontam que, no Brasil, se uma família muito vulnerável passa por uma grave crise financeira, as chances da criança abandonar a escola chegam a 46%.

• Isso significa que precisaremos, mais do que nunca, implementar metodologias inovadoras, identificar boas práticas e investir recursos em ações que são comprovadamente exitosas, buscando motivar o jovem a investir na sua formação e proporcionando, de diversas maneiras, o seu contato com a ciência.

• Isso só poderá ser feito com a colaboração de todos: governos, empresas e sociedade civil. Nesse sentido, grupos de trabalho como esse ganham ainda mais relevância e são importantíssimos para que seja possível superar os desafios que a realidade brasileira nos impõe.

Referências

Documentos relacionados

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

O objetivo principal desta ação será tornar o material pedagógico utilizado e as dinâmicas mais próximas às deficiências de aprendizado apresentadas pelos alunos,

Nesse sentido, o último capítulo propôs ações a serem executadas pela equipe gestora e docente, como o estudo das concepções de educação em tempo integral sugeridas

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

O Documento Orientador de 2013, dispondo sobre as atribuições do (a) professor (a) articulador (a) de projetos, determina que ele (a) deverá estar lotado (a) na unidade escolar,

Para solucionar ou pelo menos minimizar a falta ou infrequência dos alunos dos anos finais inscritos no PME, essa proposta de intervenção pedagógica para o desenvolvimento

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante