• Nenhum resultado encontrado

GIGANTES DO ESTADO. Sorteio define Clássico-Rei inédito na Copa do Brasil ESPORTES, Página 18

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GIGANTES DO ESTADO. Sorteio define Clássico-Rei inédito na Copa do Brasil ESPORTES, Página 18"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

WHATSAPP DA REDAÇÃO O POVO: (85) 98201 9291 OMBUDSMAN: (85) 98893 9807 (whatsapp) ou

ombudsman@opovodigital.com (seg a sex, das 8h às 14h) MERcADO ASSiNANTE: (85) 3254 1010

acesse www.opovo.com.br/falecomagente ou 99605 2273 (whatsapp) E-cOMMERcE ASSiNATURA: assine.opovo.com.br

E-MAil: mercadoassinante@opovo.com.br ISSN 1517-6819

Sorteio define Clássico-Rei inédito

na Copa do Brasil

ESPORTES, Página 18

Fortaleza e Ceará tentam vaga na final

do Nordestão

ESPORTES, PáginaS 19 E 20

GIGANTES DO ESTADO

Idosos com data limite

para a 2ª dose devem

buscar drive-thru

PÁGINA 14

CidadES

Barracas e academias

seguem à espera da

reabertura

PÁGINA 9

ECOnOmia

João Santana é visto por

aliados de Ciro como peça

estratégica para 2022

PÁGINA 6

POlíTiCa

Livro reúne receitas e

histórias de famílias

cearenses

PÁGINA 3

Vida&aRTE

Comitê de Bolsonaro contra a

Covid segue sem resultados

Criado como uma resposta do Governo Federal um ano após o início da pandemia, grupo só se reuniu

duas vezes e foi ofuscado por pautas de maior interesse como Orçamento e CPI

REPORTAGEM, PÁGINAS 4 E 5

EdiÇÃO dE HOJE Edição fechada a 0h30 28 páginas

Sábado

24/4/21 WWW.OPOVO.COm.BR

UM MÊS DEPOIS

FabIo LIMa aurELIo aLvES

FabIo LIMa

93 anoS

ano XCIv - EdIção nº 31.341

ForTaLEZa - CE / R$ 3,00 ThaIS MESquIT a

EmprESaS dE

Criação dE Camarão

foram intErditadaS

próximo ao

rio Choró

CidadES

Página 13

O POVO MAIS

MaIS.opovo.CoM.br

aponte a câmera do celular para o código, navegue pelo o povo+ e veja esta edição e muitos outros conteúdos

(2)

2

WWW.OPOVO.COM.BR

SÁBADO

FORTALEZA - CEARÁ - 24 DE ABRIL DE 2021

FAROL

Temperatura Máxima

32

⁰C

Temperatura Mínima

23

⁰C

Parcialmente nublado ANDRÉ SALGADO

DURA NA QUEDA

A ex-vereadora Rosa da Fonseca, militante do Movi-mento Crítica Radical, comemora hoje 72 anos de vida. Com direito a festa virtual, pois acaba de vencer um câncer. E ainda tomou doses contra a Covid-19. Da russa Coronavac.

Crescente

atual Cheia27/4 Minguante3/5 Nova11/5

ESTA COLUNA É PUBLICADA DE SEGUNDA A SÁBADO FALE COM O ELIOMAR:

ELIOMAR DE LIMA

CHARGE \ Clayton

CHARGE@OPOVO.COM.BR

TÁBUA DAS MARÉS

HOJE

 MARÉ ALTA 2h47min / 2,7 metros  MARÉ BAIXA 8h44min / 0,4 metro  MARÉ ALTA 15h08min / 2,7 metros  MARÉ BAIXA 21h05min / 0,3 metro

AMANHÃ

 MARÉ ALTA 3h30min / 2,8 metros  MARÉ BAIXA 9h29min / 0,1 metro  MARÉ ALTA 15h54min / 3,0 metros  MARÉ BAIXA 21h47min / 0,1 metro

LUA

TEMPO EM FORTALEZA

FONTES: OBSERVATÓRIO NACIONAL E FUNCEME

USO DE DADOS

NO RN E PB

Uma operação da Polícia Fe-deral foi realizada ontem em Fortaleza e Maranguape. Os alvos da Operação Argólida fo-ram grupos criminosos inves-tigados por fraudes no auxílio emergencial. Não houve pri-são. A Polícia Federal apreen-deu computadores, telefones e outras mídias para perícia. Um banco de dados nacional, que une informações da Cai-xa Econômica Federal, Polícia

Federal, Tribunal de Contas da União (TCU), Controlado-ria-Geral da União (CGU), Mi-nistério da Cidadania e Receita Federal cruzaram os dados e indicaram os suspeitos. “To-das essas pessoas que tiveram seus dados usados são reais e deixaram de receber o dinhei-ro”, apontou o delegado da PF Olavo Pimentel, chefe da De-legacia de Repressão a Crimes Fazendários.

Praias encantadoras e normal-mente limpas do Rio Grande do Norte e da Paraíba, Estados do Nordeste brasileiro, estão sen-do atingidas desde a terça-fei-ra, 20, por grande quantidade de lixo urbano e hospitalar tra-zido pelo mar. O material inclui garrafas e até seringas. No Es-tado potiguar, as praias de Pipa e Barra do Cunhaú receberam toneladas de lixo. Na Paraí-ba, as mais atingidas foram praias da capital e de Conde e Cabedelo. Até ontem, não havia

confi rmação sobre a origem do lixo. o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que o problema foi localizado e que as secretarias estaduais já estão desenvol-vendo ações para remover os detritos e detectar eventuais novos depósitos. A Marinha in-formou não terem sido regis-trados acidentes náuticos na região que pudessem justifi car o aparecimento dos resíduos sólidos nas praias. (AE)

Operação da PF no Ceará

mira grupos de fraudadores

do auxílio emergencial

Lixo hospitalar levado

pelo mar polui praias

ELIOMARDELIMA@OPOVO.COM.BR | BLOGDOELIOMAR.COM.BR

A Cerbras, empresa cearense de referência no mercado de cerâmicas e porcelanatos, doou dois respiradores para a Secretaria da Saúde de Fortaleza. /// A relação entre a reitoria da UFC e a Adufc Sindicato é das mais complicadas. Principalmente porque a entidade ainda

qualifi ca o reitor Cândido Albuquerque, que saiu de lista tríplice, como “interventor”. /// O número de gatos abandonados em vias de Fortaleza aumentou. /// Só lembrando: “E aí, o discurso pró-Amazônia de Bolsonaro, ao lado do Ricardo Salles, o convenceu?”

IBAMA DO CEARÁ.

E aí, já ouviu falar em alguma grande

operação contra crimes ambientais realizada pelo órgão

na atual gestão?

PRORROGAÇÃO

da frota extra de ônibus em Fortaleza.

Uma boa medida do prefeito José Sarto, com aval do

Sindiônibus.

CEARÁ TERÁ A SEMANA DA CAATINGA

A

Secretaria Estadual do Meio Ambiente vai promo-ver, a partir da próxima segunda-feira, a Semana da Caatinga 2021, de forma virtual, que debaterá o tema “As lições da pandemia”. O titular da pasta, Ar-tur Bruno, que abrirá o evento junto com o secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, informa que, dentre as atividades, haverá exposições de experiências de convivência no semiárido, passeios e trilhas virtuais em unidades

de conservação e lives sobre gastronomia e frutos da caatinga. No encerramento, quarta-feira, às 15 horas, haverá a entrega da Medalha Joaquim Feitosa ao Centro de Ciências Agrárias da Uni-versidade Federal do Ceará (2020) e ao agricultor catingueiro José Artur (2021) pelos seus relevantes serviços ambientais. Na oca-sião, será lançada também uma publicação sobre a II Conferência da Caatinga. Detalhe: nesta pandemia, a Sema tem se destacado. Pelo menos em matéria de eventos.

LEGAL

A OAB-CE aprovou um “Refis” para regularização de anuidade sem multas e juros. A proposta, de autoria do presidente Erinal-do Dantas, chega num momento em que a pandemia gera crise na área. Cerca de 49% dos inscritos na Ordem estão inadimplentes.

BATALHÃO

PREVENTIVO

Um projeto de indicação do depu-tado Queiroz Filho (PDT), já apro-vado pela Assembleia, autoriza o governo a reverter ao serviço ati-vo bombeiros da reserva remu-nerada para exercerem funções de prevenção. Neste clima de Co-vid-19, isso já seria fundamental.

EPA!!

Laboratórios que fazem teste da Covid-19 em Fortaleza estão lo-tados, o que exige algum tipo de medida por parte das autoridades sanitárias. Pelo visto, nesses esta-belecimentos, na hora de faturar, a aglomeração passa longe.

EXPANSÃO

A TIM busca parceiros comerciais para abertura de novas lojas em sete estados do Nordeste. No Cea-rá, abrirá unidades em Iguatu, Itapipoca, Brejo Santo, Caucaia, Cascavel, Pacajus e Quixadá. O contato deve ser feito pelo e-mail epsousa@timbrasil.com.br.

ABAJUR INVEJOSO

Chega a quase 10% o reajuste da energia, com a famigerada taxa de iluminação pública. E muitas ruas de Fortaleza ainda lembram boate, como a Padre Valdevino, Barão de Aracati e Carlos Vasconcelos, em bairros de classe média e média alta. Imagine a periferia...

MORDENDO LÍNGUA

Ciro Gomes anunciou nesta se-mana, com estardalhaço, o mar-queteiro de sua campanha, João Santana, vitorioso em campa-nhas lulistas. Só se esqueceu de dizer que o publicitário já foi preso na Lava Jato. Por lavagem de dinheiro.

COM LICENÇA

A deputada federal Luizianne Lins (PT) reassumiu o mandato, nesta semana, após licença de quatro meses. No lugar dela, estava Go-rete Pereira, que agora conversa com o deputado federal José Gui-marães, que pode tirar licença.

CURIOSO

Por que a grande maioria dos as-saltos e ataques ocorrem com mo-toristas de aplicativos? Eis uma pergunta que muitos leitores fa-zem ao Serviço de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado. Raramen-te isso ocorre com taxistas.

CONCURSO

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Pentecoste. São 295 vagas de contratação imediata e 295 de cadastro reserva. Do nível funda-mental incompleto ao superior. Inscrições pelo site do Idib ht-tps://www.idib.org.br até segun-da-feira próxima.

SOBE

DESCE

(3)

www.opovo.com.br

Sábado

Fortaleza - CearÁ - 24 de abril de 2021

Farol

3

CoNTra a CoVID-19

mega Da VIraDa

O Brasil deve vacinar os atletas que disputarão a Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio em in-formação divulgada ontem pela Folha de S.Pau-lo. A lista contará com 2 mil pessoas: além de competidores olímpicos, serão comtemplados membros de comissões técnicas e integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O Ministé-rio da Defesa confirmou a informação. No en-tanto, o COB deve definir as pessoas que serão vacinadas com prioridade. A imunização não é obrigatória para os atletas disputarem os Jo-gos, de acordo com o Comitê Olímpico Interna-cional (COI). Austrália, Bélgica, Espanha, Ale-manha, México e outros países já anunciaram que vão imunizar os competidores classificados à Tóquio. A Olimpíada será disputada de 23 de julho a 8 de agosto. Em sequência se inicia os Jogos Paralímpicos, entre 24 de agosto a 5 de setembro. (Victor Hugo Pinheiro)

O Procon-SP informou ontem que uma mulher procurou o órgão afirmando ser a vencedora do prêmio de R$ 162 milhões da Mega da Virada de 2020. Segundo a Caixa Econômica Federal, o ga-nhador teria até 90 dias para se manifestar - o prazo venceu em 31 de março. O diretor execu-tivo do Procon, Fernando Capez, informou que a Caixa será notificada, pois tinha o dever de ter procurado o ganhador. “A Caixa tem como identificar quem é o ganhador. É inconcebí-vel que a Caixa saiba quem é o vencedor e não o comunique”, acrescentou. O órgão respon-sável pela defesa e proteção do consumidor no Brasil informou que em março a Caixa já havia sido notificada a identificar o apostador e fazer o pagamento. O prazo de 90 dias para reclamar os prêmios tem como base decreto-lei de 1967, quando não existia aposta eletrônica com possi-bilidade de identificar o vencedor. (AE)

Brasil deve vacinar

atletas para as

Olimpíadas

Mulher se apresenta

como ganhadora de

prêmio esquecido

a Marinha da indonésia, imersa em uma busca contra o tempo para localizar um submarino desaparecido com 53 pessoas a bordo, informou ontem que detectou um “objeto” flutuante, mas que não tem certeza se pertence ao submarino que sumiu na quarta-feira. as autoridades militares consideram que as reservas de oxigênio da tripulação se esgotarão hoje no início da manhã. (AFp)

oXIGÊNIo DA TrIpULAÇÃo AcAbA HoJE

SUBMARINO PERDIDO

No aniversário do lançamento do telescópio espacial Hubble, a NaSa e a agência espacial europeia publicaram ontem uma foto da estrela aG Carinae, uma das estrelas mais brilhantes vistas em nossa galáxia e que está travando um “cabo de guerra” entre a gravidade e a radiação para evitar a autodestruição. A estrela é cercada por uma camada em expansão de gás e poeira. (AFp)

FoTo DE UmA ESTrELA Em LUTA

31º aniversário do hubble

aFP aFP

Em campos abertos ou em estufas equipadas com avançadas tecnologias são produzidas toneladas de flores que transformaram o Estado Judeu no segundo maior exportador para a União Europeia, ficando atrás apenas da Holanda. Na foto tirada ontem em Nir Yitzhak estão os ranúnculos, flores parecidas com as rosas e que crescem de forma selvagem em em um clima que mataria muitas outras plantas.

TEmporADA DAS FLorES Em ISrAEL

campo de ranúnculos

No dia Mundial do livro, uma criança interage com uma vitrina de shopping em Pequim. No brasil, segundo o Sindicato Nacional dos editores de livros (Snel), no primeiro trimestre deste ano, em comparação a igual período do ano passado, houve expansão de 25% em exemplares vendidos, com cerca de 12 milhões de livros. Em contrapartida, o lado preocupante é o das livrarias físicas, que sofreram forte impacto econômico-financeiro. (com agências)

LEITUrA crEScEU NA pANDEmIA

dia mundial do livro

aFP aFP

PM diz que não

está cumprindo

reintegração

de posse

| ameaÇa De DeSPeJo |

Com o número crescente de casos e óbitos por Covid-19 no Ceará e a gravidade da pande-mia, as ações de reintegração de posse, neste período, não estão sendo cumpridas pela Polícia Mi-litar do Estado do Ceará (PMCE). A medida evita, assim, possíveis despejos de famílias em áreas ocupadas no Estado. Em Forta-leza, um caso registrado, nes-ta quinnes-ta-feira, 22, aponnes-ta que cerca de 40 famílias do bair-ro Vicente Pinzón estão sendo ameaçadas a perder seu local de moradia a qualquer momento.

A luta para evitar o despejo e garantir a permanência dos moradores da ocupação Alto das Dunas está sendo feita por líderes comunitários, Defenso-ria Pública do Ceará, Comissão de Direitos Humanos e Cidada-nia (CDHC) e a mandata coletiva Nossa Cara (Psol).

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFOR), Larissa Gaspar, também está à frente da defesa. A parlamentar

informou que conversou com o Governo do Estado na quinta e garantiu que a PM não está cum-prindo reintegração de posse neste período de pandemia. Em nota enviada ao O POVO, a Polí-cia Militar do Ceará (PMCE) in-formou que nos últimos dias não houve operação de reintegração de posse para a qual a corpora-ção tenha sido acionada no bair-ro Vicente Pinzón.

Larissa também emitiu um ofício à juíza Mirian Porto Mota Randal Pompeu, responsável por autorizar a reintegração de posse do local de ocupação das famílias, no Vicente Pinzón. No documen-to, ela solicita a reconsideração ou que seja adiada a data para sua execução da reintegração de posse no Vicente Pinzon/Ocupa-ção no Alto das Dunas. “Urge uma solução mais humanitária como alternativa para o despejo cole-tivo/ reintegração de posse, uma vez que no polo passivo figuram pessoas em estado de vulnerabi-lidade social e econômica”, infor-ma. (Mirla Nobre)

milhões é quanto a Caixa deve investir em 20 reservas ambientais e parques, sendo metade deles

no amazonas. o valor será investido ao longo de 2021 e 2022, sendo metade (R$ 50 milhões) em cada ano. Segundo o presidente da instituição, a Caixa não

irá mais investir em futebol.

R$

100

anos é o tempo que ficou “hibernando” uma unidade da Gerdau em araucária (Pr) e que agora irá retomar a operação. A demanda por

aço tem criado uma escassez do insumo e ajudado o setor a reajustar preços. a empresa

anunciou investimento de R$ 1 bilhão

7

(4)

COMITÊ DE BOLSONARO CONTRA

COVID ACABA ESQUECIDO

EM MEIO A CPI E ORÇAMENTO

| UM MÊS DEPOIS |

Criado com a promessa de centralizar coordenação de planos e ações de combate

à pandemia, grupo acabou “escanteado” por pautas como CPI da Covid e votação do Orçamento

Completando hoje um mês de criação, o Comitê de Coorde-nação Nacional para Enfrenta-mento da Pandemia segue até hoje sem resultados práticos. Criado por Jair Bolsonaro (sem partido) no auge da 2ª onda da Covid-19 e logo após a chegada de Marcelo Queiroga ao Minis-tério da Saúde, o grupo realizou duas reuniões e ainda não mos-trou a que veio.

A criação do comitê foi anunciada em 24 de março, um dia após Eduardo Pazuello ser exonerado da Saúde e no mes-mo dia em que o País batia a marca de 300 mil mortos pelo coronavírus. O grupo, no en-tanto, acabou perdendo espaço na agenda do Planalto logo em 9 de abril, após o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) deter-minar abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado.

“Esse grupo é o que a gente chama de ‘para inglês ver'. Que existe institucionalmente, mas que não altera nada do ponto de vista estratégico, de defi ni-ção de estratégias de controle, prevenção e tratamento da Co-vid-19”, diz o médico epidemio-logista e professor universitário Antônio Silva Lima Neto, o Tan-ta, um dos maiores especialis-tas em Covid-19 do Ceará.

Nesse sentido, ele destaca a composição do grupo, forma-do por Bolsonaro, presidentes da Câmara e do Senado e um membro observador do Judi-ciário. “Você não tem um gru-po de assessores técnicos com os principais especialistas, in-fectologistas, pneumologistas, epidemiologistas, ou de outras áreas da saúde coletiva. Gente que pode assessorar a tomada de decisões. Acaba sendo só po-lítico, e não tem nem governa-dores nem prefeitos”.

Criado com a promessa de aproximar Executivo, Legisla-tivo e Judiciário na elaboração de planos e ações de combate à pandemia, o grupo acabou virando mais um espaço de

anúncio de novas aquisições de vacinas ou insumos para o combate da Covid. Nas duas reuniões realizadas, a portas fechadas, em 31 de março e 14 de abril, o grupo se limitou a anunciar a continuidade de ações que já vinham sendo to-madas pelo governo.

No encontro de abril, o co-mitê trouxe holofotes até para contradições dentro do dis-curso ofi cial. Enquanto Marce-lo Queiroga deixou o encontro pregando o distanciamento social e cuidados contra a Co-vid, Bolsonaro fez, logo depois, discurso criticando medidas do tipo. Diante do surgimento de outras pautas importantes na agenda, como a questão do Or-çamento da União, o grupo foi perdendo cada vez mais espaço no Planalto.

“Quando se trocou o Pazuello pelo Queiroga nós tivemos al-gumas mudanças. Uma reapro-ximação com o que diz a OMS, o próprio ministro começa a falar de algumas medidas de pro-teção individual, como más-caras, tivemos até a primeira propaganda sobre isso. Mas, do ponto de vista de estratégias de caráter nacional, aproximação colaborativa com os estados, sobretudo que envolvem dis-tanciamento social, houve pou-co”, diz Tanta.

Críticos do comitê destacam sobretudo discrepância com grupo semelhante criado em março de 2020, logo após os primeiros casos da Covid-19, pelo Consórcio de Governado-res do Nordeste. Assessorado por especialistas em diversas áreas da Saúde, o comitê nor-destino já participou da coor-denação de diversas atividades conjuntas dos estados.

No mês passado, por exem-plo, o grupo formou comitiva para negociar a importação de doses da vacina russa Sputnik V para o País, em compra di-reta pelo Consórcio Nordeste. Depois, entrou com uma série de ações na Justiça buscando acelerar a liberação do imuni-zante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),

CARLOS MAZZA

carlosmazza@opovo.com.br

EDIÇÃO: JOÃO MARCELO SENA | JOAOMARCELOSENA@OPOVO.COM.BR |

REUNIÃO que marcou o anúncio da criação do Comitê um ano após o início da pandemia

4

WWW.OPOVO.COM.BR SÁBADO

FORTALEZA - CEARÁ - 24 DE ABRIL DE 2021

REPORTAGEM

Política

MARCOS CORREA/PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA recebendo uma série de

deci-sões favoráveis, inclusive no caso do Ceará.

Apesar das muitas críticas ao andamento do comitê em si, a avaliação geral é de que, no último mês, o governo tem adotado uma postura dife-rente com relação à pandemia no País. “Houve um despertar, digamos assim, do Governo Federal”, avalia o cientista po-lítico Cleyton Monte, profes-sor da Universidade Federal do Ceará (UFC).

“Mesmo que não seja au-têntica, o governo passou a ter alguma resposta à crise e acredito que os resultados es-tão chegando. Mas é claro que o contexto de criação foi o de pressão, com o isolamento do presidente, crítica de partidos do centrão, pressão do STF”.

Nesse sentido, ele destaca ainda decisão do STF que anu-lou condenações do ex-presi-dente Lula na Lava Jato. “Foi muito marcante a primei-ra fala do Lula, que falava da preocupação com a pandemia, do que ele faria se fosse o chefe de Estado. A partir dali o Bol-sonaro começa a se mobilizar (...) fi cou muito claro que se o Bolsonaro quer realmente chegar com vida à disputa pela reeleição, ele tem que dar uma resposta à crise”.

“Esse grupo é

o que a gente

chama de

‘para inglês

ver'”

Antônio Silva Lima Neto, o Tanta, médico epidemiologista e professor univeritário

MARCOS CORREA/PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

COMITÊ criado por Bolsonaro

é visto com descrença

QUEIROGA assumiu a pasta em

(5)

MAR

COS CORREA/PRESIDÊNCIA D

A REPÚBLICA

W W W. O P O V O . C O M . B R

SÁBADO

FORTALEZA - CEARÁ - 24 DE ABRIL DE 2021

5

REPORTAGEM

Para a maioria da bancada do Ceará no Congresso Nacional, o Co-mitê da Covid-19 anunciado mês passado por Jair Bolsonaro (sem partido) tem pouca relevância no combate à pandemia no País. Para parlamentares ouvidos por O POVO, o grupo é apenas “pirotecnia” criada diante da necessidade de uma res-posta pública aos números da pan-demia no País.

“É mais um factóide do governo genocida. Até agora, não apresen-tou nenhum resultado concreto. Não me surpreendo, pois logo na primeira reunião, já houve posicio-namento contra o lockdown, medi-da necessária para barrar o avanço do vírus”, diz o deputado federal José Guimarães (PT), vice-líder da Minoria na Câmara.

O petista destaca ainda pouco in-teresse de Bolsonaro com o traba-lho do grupo, diante de outras pau-tas de maior interesse do Planalto no Congresso. “O Governo Federal deveria estar empenhado em ouvir especialistas, mas está mais preo-cupado em fugir da CPI da Covid e em executar reformas neoliberais que só servem para castigar os mais pobres”, diz.

No mesmo sentido, o deputado Dênis Bezerra (PSB) classifi ca o gru-po como estratégia do Planalto para tentar “tirar um pouco de si” a res-ponsabilidade pelo número de mor-tes por Covid-19 no País. “Já nasceu natimorto, porque ele vinha princi-palmente no sentido de ofuscar as omissões que o Governo Federal vem praticando desde o ano passado”, diz.

A Mesa Diretora do Senado, por outro lado, tem destacado avanços decorrentes do trabalho do grupo. Em nota recente, por exemplo, a Casa atribui a “sugestões de senado-res” ao grupo a elaboração da pri-meira campanha do Governo Fede-ral em prol da vacinação e do uso de máscaras contra contágio.

Ex-líder da oposição na Câmara, André Figueiredo (PDT) contesta. “É um comitê que acabou não fun-cionando, ou que pelo menos não tem repercussão nenhuma. Basta você acessar as ações dos governos estaduais, para ver que esse comitê nacional continua sem ter efetivi-dade nenhuma. É difícil que, depois de tanto tempo e tantos óbitos, você tenha um comitê com alguma cre-dibilidade com o Governo Federal”.

Senador independente ao

governo, Eduardo Girão (Podemos-CE) destaca, por outro lado, poten-cialidade de atribuições do grupo, como “acompanhar as ações no en-frentar a Covid-19” e “permitindo a interação entre os poderes”. “A CPI da Covid e o Orçamento interferem, naturalmente, mas há que ter o es-forço dos envolvidos para que não seja afetado pelas turbulências do momento”, destaca.

Idilvan Alencar (PDT) vai no sen-tido contrário. “Todas as iniciativas do governo Bolsonaro que vão no sentido correto não são para valer, mas só para inglês ver. Esse comitê é mais uma dessas ações, que serve para Bolsonaro dividir a culpa. Lira (Arthur Lira, presidente da Câmara) dizer que está fazendo alguma coisa e não abrir impeachment, e para o Pacheco (Rodrigo Pacheco, presi-dente do Senado) dizer que está fa-zendo alguma coisa e não abrir CPI”. A reportagem entrou em con-tato com diversos parlamentares atualmente mais alinhados com o discurso do presidente Bolsonaro, como Dr. Jaziel (PL), Capitão Wagner (Pros) e Domingos Neto (PSD), mas não obteve resposta até a noite de ontem. (Carlos Mazza)

| COVID-19 |

Parlamentares avaliam grupo buscava

mais retirar peso da crise sobre o presidente

PARA CEARENSES,

COMITÊ É “PIROTECNIA”

DE POUCA EXPRESSÃO

Especialistas não apontam fortes

mudanças na troca de ministro

Marcelo Queiroga.

Substituto de Pazuello

Em menos de um mês após ser nomeado para o Ministério da Saú-de, o cardiologista Marcelo Queiro-ga afi rmou que irá lançar um novo protocolo com orientações sobre substâncias a serem receitadas por profi ssionais de saúde contra a Covid-19, incluindo cloroquina e ivermectina. A ação demonstra que não demorou a surgir um ali-nhamento do médico ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que insiste em divulgar medicamentos sem efi cácia científi ca comprovada contra a doença.

A postura de Queiroga não é muito diferente da do seu anteces-sor, o general Eduardo Pazuello, exonerado após desgaste com a re-cusa da compra de vacinas da Pfi zer e a crise de desabastecimento de oxigênio em Manaus.

Para o especialista em Saúde Pública Moacir Tavares, “não há fortes mudanças” com a troca do general pelo médico. “O ministro Queiroga dá apenas essa roupa-gem médica”, afi rma. “A única diferença é que, no limite do de-vaneio, o presidente se quedou ao uso de máscaras e até liberou o Ministério da Saúde para fazer publicidade sobre medidas pro-tetivas. Isso porque, a meu juí-zo, a sua popularidade derrete nas pesquisas sobre condução da pandemia”, argumenta.

Queiroga assumiu a pasta na fase mais crítica da segunda onda da pandemia no Brasil. A situação, que exigia um perfi l mais técnico no comando da pasta, sobretudo após a gestão de Pazuello, acolheu bem a nomeação do médico.

Na avaliação do epidemiologis-ta Antônio Silva Lima Neto, o Tan-ta, a mudança representou um avanço, ainda que tímido. “Saiu da militarização desvinculada das políticas de saúde para, pelo me-nos, um médico. É uma mudan-ça objetiva, mas que, no entanto, trouxe pouca alteração nas políti-cas mais estratégipolíti-cas”.

O epidemiologista vê pouco avanço caso o médico permaneça “alinhado com as ideias do presi-dente da República”. “Ele começou a falar ao menos em proteção, em-bora se equivocando muitas vezes, colocando a culpa na população, e ignorando que o maior propa-gandista do não uso de máscara é o próprio presidente”, afi rma.

(Maria Eduarda Pessoa/especial para O POVO)

(6)

6

www.opovo.com.brSábado

Fortaleza - CearÁ - 24 de abril de 2021

política

O publicitário João Santana retornou nesta quinta-feira, 22, ao cenário político, desta vez contratado pelo PDT para co-mandar a campanha do ex-mi-nistro Ciro Gomes à Presidência da República em 2022. Com a aproximação do ano eleitoral, parlamentares pedetistas do Ceará avaliam que a partici-pação o publicitário é, além de válida, crucial para o sucesso do partido e uma possível vitória no Planalto.

Segundo o líder do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Julio Brizzi, a parti-cipação de Santana deve co-laborar na disseminação das “propostas claras” que o partido apresenta. “Ele já mostrou que entende da política, da dinâmi-ca e da comunidinâmi-cação, é um ga-nho pro PDT. O Ciro tem propos-tas claras, porque é um partido de bandeira e história, e a gente conseguir comunicar isso me-lhor é fundamental”, disse.

Ex-marqueteiro de campa-nhas presenciais do PT, tanto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto de Dilma Rous-seff, Santana também orques-trou campanhas vencedoras na Venezuela, de Hugo Chávez, em 2012, e Nicolás Maduro, em 2013.

Seu afastamento ocorreu após ele ser condenado, junto a sua esposa, Mônica Moura, pela operação Lava Jato a mais de sete anos de prisão por lavagem de dinheiro envolvendo negocia-ções entre a empreiteira Ode-brecht e o ex-ministro da Casa Civil Antônio Palocci.

Após um acordo de delação premiada, cumpriu cerca de um ano e meio em regime fechado diferenciado - em que ficou em recolhimento integral domi-ciliar com uso de tornozeleira eletrônica. Em seguida, passou para os regimes semiaberto e, depois, para o aberto.

João Santana comandará

uma reestruturação na comu-nicação do PDT, além de parti-cipar ativamente na organiza-ção da campanha do cearense ao Palácio do Planalto em 2022. Segundo o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, ele re-ceberá cerca de R$ 250 mil por mês pelo serviço.

Para o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT), João Santana “vem para somar e co-laborar” na campanha de Ciro “como um candidato viável”. “Ele tem um sentimento mui-to grande dos anseios do povo brasileiro e sabe como construir uma campanha de uma pessoa que tem um sentimento que o Ciro precisa. Ele não embarcou nesse projeto do Ciro por di-nheiro, não vejo que talvez ele precise”, avalia o parlamentar.

Contudo, o antecedente criminal do publicitário des-pertou algumas críticas nas redes sociais. “João Santana, ex-marketeiro do PT preso em 2016 na Lava Jato agora é alia-do de Ciro Gomes para 2022. Lula costumava andar com ele e também já foi “em cana”. Será que Ciro é o próximo?”, disse o vereador bolsonarista Carmelo Neto (Republicanos).

Também nas redes sociais, o deputado federal Capitão Wag-ner (Pros) comparou Ciro ao ex-presidente Lula. “Só quer ser o Lula! Achou um (mar-queteiro) com experiência em destruir reputações de adver-sários e experiente em lavagem de dinheiro. Cuidado Brasil! O Coroné vem aí!”.

Desde 2020, João já havia revelado ver em Ciro um can-didato capaz de fazer oposição a Jair Bolsonaro. “Se as esquer-das se unirem em torno de Ciro Gomes, Ciro Gomes pode ser um candidato extremamente viável”, disse em entrevista ao programa Roda-Viva.

Antes do retorno de Lula ao embate eleitoral, o baiano tam-bém defendeu que o petista fos-se o vice de Ciro em uma chapa “imbatível”. Contudo, o ex-mi-nistro descarta atualmente qualquer aproximação com o PT.

| ElEiçõEs 2022 |

Parlamentares do PDT minimizam condenação do publicitário na Lava Jato. Opositores não poupam críticas

Pedetistas do CE

avaliam João Santana como

peça importante para Ciro

Will Shutter/Câmara doS deputadoS

publicitário João Santana

Luiz Pontes defende

candidatura de Tasso : “É o

que tem de melhor no PSDB”

Eleições.

O presidente do PSDB no Ceará, Luiz Pontes, defendeu ontem o nome do senador Tas-so Jereissati (CE) para disputar internamente a posição de pre-sidenciável do partido em 2022. Na ocasião, o dirigente elogiou a postura do dirigente nacional do partido, Bruno Araújo, que, nesta semana defendeu uma eventual candidatura do parla-mentar cearense ao Planalto.

“Eu acho que o presiden-te (Bruno), ao lançar o nome do Tasso, colocou o que tem de me-lhor no PSDB. O País vai precisar, nos próximos anos, de um pre-sidente equilibrado, com expe-riência e maturidade. O Tasso foi três vezes governador, 16 anos senador, então ele transformou um estado em destaque”, avaliou Pontes. Segundo ele, o senador é o que “mais pode aglutinar lide-ranças” por ter “um respeito da esquerda e da direita dentro o do Congresso Nacional”.

Pontes, contudo, afirmou “não desmerecer ninguém” e aproveitou para falar de outros nomes tucanos mais cotados nos bastidores, como a do go-vernador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

“É um jovem talento, mas não está preparado para exercer a Presidência nessa situação que se encontra o País, nessa briga de direita e esquerda”, disse.

Sobre uma possível candida-tura do governador de São Paulo João Dória, Pontes afirmou que também respeita a possível es-colha, porém, considerou que o gestor “quer porque quer ser presidente”. Diante do cresci-mento do nome de Tasso, o go-vernador paulista vem reagindo às resistências dentro do PSDB, chegando a intensificar as con-versas com líderes do partido nos Estados e a montar um nú-cleo de trabalho voltado para ar-ticular a disputa de 2022.

O presidente estadual da le-genda também avaliou como “grande diferencial” a atuação de Tasso na CPI da Covid, que deve iniciar os trabalhos na próxima terça-feira, 27, no Senado Fede-ral. Ele destacou que a comissão também será usada como uma “Broadway” e “palanque polí-tico” para diversos parlamen-tares, aproveitando para fazer crítica direta ao senador Eduar-do Girão (Podemos).

“O Girão quer aparecer, por-que eu não concordo com as posições dele. O Tasso vai ser o diferencial nessa CPI. O que tem gente fazendo palanque políti-co, e isso o Tasso não vai deixar. Ele vai ser muito importante para que a gente possa deixar de ser chacota no mundo lá fora, pois os países vão nos iso-lar”, disse o dirigente.

Filipe pereira

filipepereira@opovo.com.br

ediÇÃo: João marcelo Sena | JoaomarCeloSena@opoVo.Com.br |

Pesquisa aponta Lula numericamente

à frente de Bolsonaro

Exame/Ideia.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está tecni-camente empatado com Jair Bolsonaro (sem partido) em um eventual segundo turno, caso as eleições 2022 fossem realizadas hoje, de acordo com a pesquisa Exame/Ideia. O pe-tista aparece com 40% das in-tenções de voto, e o atual presi-dente com 38%.

Mesmo dentro da margem de erro, de três pontos per-centuais para mais ou para menos, é a primeira vez que Lula aparece à frente após decisão do Supremo Tribu-nal Federal (STF) que anulou as condenações contra Lula, tornando o ex-presidente ele-gível novamente.

A pesquisa ouviu 1.200 pes-soas entre os dias 19 a 22 de abril. O levantamento une Exa-me Invest Pro, braço de análi-se de investimentos da Revista Exame e o Ideia, instituto de pesquisa especializado em opi-nião pública.

Lula não confirmou se vai concorrer a um terceiro man-dato, mas deu uma série de

eSta é a 1ª vez que lula desponta à frente na pesquisa

Ele sabe como construir uma

campanha de uma pessoa que

tem um sentimento que o Ciro

precisa”

eduardo bismarck (pDt-ce), deputado federal

entrevistas nas últimas se-manas em um tom de pré-candidato.

No primeiro turno, também dentro da margem de erro, Lula aparece um ponto percen-tual à frente de Bolsonaro (33% a 32%). Também é a primeira vez que o atual presidente apa-rece atrás do petista na pes-quisa do instituto. No último levantamento, feito no começo de março, o ex-presidente es-tava com 18% das intenções de voto no primeiro turno, contra 33% de Bolsonaro.

Houve uma mudança de voto em relação à última pesquisa, sobretudo da região Sudeste, maior colégio eleitoral. Lula tem 44% das intenções de voto, contra 32% de Bolsonaro. O pe-tista também ganharia no Nor-deste (44% a 30%). A situação se inverte nas outras três re-giões. O atual presidente ven-ceria com folga no Norte (63% a 19%), no Sul (47% a 34%), e no Centro-Oeste (54% a 29%).

A pesquisa também per-guntou se o eleitor gostaria que o próximo presidente não

fosse nem Lula, nem Bolsona-ro. Do total de entrevistados, 41% concordaram com este frase. Há um mês, este grupo que quer uma terceira via re-presentava 38% do eleitorado.

(das agências)

(7)

w w w. o p o v o . c o m . b r

Sábado

Fortaleza - CearÁ - 24 de abril de 2021

política

7

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) confirmou por unanimidade, nesta sex-ta-feira, 23, a condenação do ex-prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD). O político, que tentou reeleição em 2020, teve os direitos políticos suspensos, ficando inelegível por oito anos.

Ele é acusado de ter utilizado, de forma ilícita, as redes sociais da Prefeitura para a promoção pessoal durante o período de pré-campanha. Vice na chapa de Naumi, Enéas Góes (PSL) teve registro de candidatura cassado, porém, manteve os direitos polí-ticos preservados. Ambos podem recorrer ao próprio TRE-CE e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), entre os meses de junho e julho do ano passado, o ex-gestor utilizou indevida-mente o perfil da Prefeitura de Caucaia no Facebook e no Insta-gram, bem como a própria pági-na oficial pági-na internet, para pro-moção pessoal.

A partir de monitoramento realizado pelo órgão, foi consta-tada a existência de dezenas de postagens entre 29 de maio e 5 de julho, período onde o ex-prefeito já estava em pré-campanha. Nas publicações, Naumi apareceu em meio a notícias de inauguração de obras, pavimentação de vias, recapeamento asfáltico, refor-mas de prédios, entre outras ati-vidades públicas locais.

O uso de propaganda política em canais oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da ad-ministração pública direta ou in-direta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios é proibido, segundo De acordo com o art. 57, da Lei nº 9.504/97.

Segundo a procuradora re-gional eleitoral, Lívia Sousa, Naumi apareceuem diversas postagens onde aparece entre-gando obras no município em “em notório intento de personi-ficar/pessoalizar atos praticados pela Administração Pública, ma-culando frontalmente o princípio da impessoalidade”.

Nos pareceres de 1º e 2º graus, o MPE destacou que “o alcance e visibilidade das postagens cen-suradas, no perfil da Prefeitura municipal de Caucaia na rede social Instagram, que detinha, à época da propositura da pre-sente lide, 45 mil seguidores, o que demonstra a repercussão e alcance da publicidade institu-cional em exame e sua reprova-bilidade de forma a interferir no processo eleitoral de 2020 na-quela zona”.

No voto, a juíza Kamile Castro avaliou que Naumi “valeu-se de sua condição de gestor munici-pal de Caucaia para desvirtuar a finalidade da publicidade ins-titucional da Prefeitura, benefi-ciando sua candidatura”.

“Na oportunidade, divulgou sistematicamente seu nome e imagem, em claro destaque à sua atuação pública, em meses próximos do período eleitoral, transmudando tal oportunidade em vasto e profícuo espaço de propaganda eleitoral, infringin-do regras e antecipaninfringin-do o jogo democrático”.

Procurado pela reportagem, Naumi afirmou, via assessoria, que já foi absolvido em decisão anterior. “Sei que logo, logo te-remos feito a decisão certa”, dis-se. Em nota, o ex-prefeito infor-ma que ainda não foi notificado da decisão do TRE e que sua de-fesa irá recorrer da condenação. “Naumi acredita que a deci-são será revertida, uma vez que entende que sempre agiu dentro da legalidade, e que o objetivo das publicações era apresentar ao povo as melhorias em anda-mento no município”, diz o tex-to. (Filipe Pereira)

| tRE-cE |

Tribunal entendeu que ex-prefeito de Caucaia se valeu das redes

sociais da Prefeitura para promover candidatura à reeleição em 2020

Naumi é condenado por abuso de

(8)

8

WWW.OPOVO. COM.B R

SÁBADO

FORTALEZA - CEARÁ - 24 DE ABRIL DE 2021

POLÍTICA

BOLSONARO perde apoio,

mas segue com chances

LULA, BOLSONARO

E OS OUTROS

F

alta um ano e meio para a eleição presidencial. Tempo para acontecer muita coisa. Tanto tempo que, um ano e meio atrás, não havia pandemia e Sergio Moro era mi-nistro da Justiça e Segurança Pública de Jair Bolsonaro. Era saudado pelos bolsonaristas pela redução do número de homicídios. Luiz Henrique Mandetta comandava a Saúde e era apoiado também pelos simpatizantes do governo ao defender coisas como o fim da gratuidade universal do Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estava preso.

Então, daqui a um ano e meio, pode mudar muita coisa. Digo

mais, certamente vai mudar muita coisa. Se tem uma certeza na vida, e mais ainda neste Brasil dos anos 20 do XXI, é que as coisas vão mudar. O cenário eleitoral de hoje não será o mesmo de 2022.

Um cenário de agora foi apresentado ontem pela pesquisa

realizada pelo instituto Ideia em parceria com a revista Exame. As manchetes foram para o fato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecer na frente de Jair Bolsonaro. Na verdade, há um empate técnico. Mas, a considerar que a pesquisa tenha captado o sentimento do eleitor — sempre há chance de estar errada — o cenário apresentado mostra algumas coisas: 1) Ninguém bate Jair Bolsonaro com facilidade

2) Lula é hoje o mais forte adversário 3) Ciro Gomes perdeu força

4) Uma “novidade” tem de partir de patamar mínimo para ter chances

Chama atenção na pesquisa que a avaliação do presidente

piorou demais. Chegou a 54% de desaprovação e 25% de aprovação. Ainda assim, Bolsonaro segue vivo, com forças e com chance de ser reeleito. É um fenômeno. Ele aparece a um ponto de Lula ou mesmo rigorosamente empatado, a depender do cenário, nas simulações de 1º turno. Para o 2º turno, fica dois pontos atrás de Lula, em empate técnico.

Lula aparece igualmente com muita força. No cenário de

hoje, não se vislumbra que fique fora de um segundo turno e seria competitivo em qualquer cenário. Hoje parece ter mais chances de vencer que Bolsonaro.

A interrogação é como as coisas caminharão para o governo.

O impacto da CPI da Covid. Hoje, com pandemia, condução desastrosa, desarticulação política e crise econômica, Bolsonaro está bastante vivo. A impressão é de que, se melhorar da tragédia para o apenas ruim, ele passa a ter perspectivas boas de reeleição.

O CENÁRIO DE CIRO

Ciro Gomes (PDT) e seus aliados acreditam que, se fosse ele

e não Fernando Haddad (PT), teria derrotado Bolsonaro em 2018. Não sei se nessa conta Haddad entraria na campanha dele ou iria a Paris, como Ciro afirmou que faria de novo hoje, e com mais convicção. As simulações de segundo turno das pesquisas efetivamente mostravam que essa possibilidade existia. Mas, nessa pesquisa, Ciro não parece adversário capaz de bater Bolsonaro. Hoje ele já adota outro discurso e outro alvo. Diz acreditar que Bolsonaro pode nem ir ao segundo turno. E que ele pode ser o adversário de Lula.

ÉRICO

FIRMO

ESTA COLUNA

É PUBLICADA DE TERÇA A SÁBADO ERICOFIRMO@OPOVO.COM.BR ESTA COLUNA É PUBLICADA EVARISTO SA / AFP

AS OUTRAS VIAS

A surpresa da pesquisa talvez seja a força de Luciano Huck.

Não no primeiro turno, que é pífio. Mas no segundo turno. O problema, e aí voltamos a Ciro 2018, que é ir ao segundo turno implica ficar entre os dois mais bem colocados no primeiro turno. Mas o interessante no desempenho de Huck é a comparação com outras novidades, ou quase isso. Eduardo Leite (PSDB), Mandetta (DEM) ou Tasso Jereissati (PSDB) ficam bem aquém. João Doria também perde de longe. Sergio Moro vai pouca coisa melhor. Perde também.

Um dia depois de o presi-dente da República, Jair Bol-sonaro (sem partido), prome-ter a líderes de 40 países que iria dobrar os repasses pú-blicos para as áreas de fi sca-lização ambiental, o Governo Federal anunciou um corte de R$ 240 milhões no orçamento geral dedicado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Os vetos publicados por Bolsonaro afetam programas cruciais que são tocados pelo Ibama e pelo Instituto Chi-co Mendes de Biodiversidade (ICMBio), os dois órgãos fede-rais que cumprem a missão de proteger o meio ambiente.

No Ibama, os vetos somam R$ 19,4 milhões. Justamente as ações de controle e fi sca-lização ambiental realizadas pelo órgão foram as que mais perderam recursos, com corte de R$ 11,6 milhões.

Em pleno início do período de seca na maior parte do País, quando começam a se alastrar os incêndios, o governo também não poupou as ações de “pre-venção e controle de incêndios fl orestais”, com retirada de R$ 6 milhões dessa área.

No ICMBio, o orçamento pre-visto para criação, gestão e im-plementação das unidades de conservação foi reduzido em R$ 7 milhões. Até mesmo o Fun-do Nacional sobre Mudança Fun-do Clima, tema que pauta a cúpula iniciada na quinta-feira, 22, e comandada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, teve um corte de R$ 4,5 milhões.

O maior corte feito na área

ocorreu dentro do programa para melhoria da qualidade ambiental urbana, que é tocado pelo próprio MMA, com redução de R$ 203 milhões.

Segundo o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o assunto vai ser tratado com o Ministério da Economia. “Essa parte de adequação dos valores precisaremos ver com o ministro Paulo Gue-des”, declarou.

Sobre o fato de o governo executar um corte severo sobre aquilo que, até a quinta, tinha prometido que dobraria, Salles respondeu: “Deveríamos zerar qualquer corte e fazer o ajuste pelo dobro do previsto.”

Na quinta, Salles reafi rmou a declaração dada por Bolsonaro, de que o governo iria dobrar os recursos destinados à fi scaliza-ção ambiental, mas não deta-lhou valores ou prazos para isso. “Os recursos estão sendo esta-belecidos agora, por ocasião da aprovação do Orçamento, junto ao Congresso Nacional”, disse Salles, em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Planalto.

O governo dos Estados Unidos disse estar satisfeito com o dis-curso de Jair Bolsonaro na Cú-pula do Clima, organizada pelo mandatário norte-americano, Joe Biden. Segundo a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, o chefe do Palácio do Planalto “reconheceu a importância” de proteger a Amazônia, ao assegu-rar o objetivo do País de atingir a neutralidade climática até 2050.

| CÚPULA DO CLIMA |

Ricardo Salles diz que

governo fará ‘ajuste' de R$ 270 milhões à pasta

Após promessa de dobrar

recursos, governo corta

orçamento do Meio Ambiente

“Estamos ansiosos para con-tinuar o diálogo com o Brasil, e sentimos que o discurso dele Bolsonaro foi um passo adiante” na proteção ao meio ambiente, disse Psaki, em coletiva de im-prensa nesta sexta-feira.

A porta-voz ainda elogiou o compromisso do governo bra-sileiro de dobrar repasses a órgãos ambientais, de forma a eliminar o desmatamento ile-gal no País até 2030, outra pro-messa de Bolsonaro feita du-rante a Cúpula do Clima.

Segundo Psaki, a Casa Bran-ca também concorda com a importância da participação de populações indígenas na preservação das fl orestas bra-sileiras, bem como do papel do setor privado para atingir os objetivos ambientais em todo o mundo, pontos abordados por Bolsonaro na quinta-feira.

Quanto às metas america-nas para mitigar as mudan-ças climáticas, a porta-voz da Casa Branca disse que elas po-dem ser atingidas mesmo sem a aprovação do pacote de in-fraestrutura de Biden, orçado em US$ 2,3 trilhões. (leia mais

em ECONOMIA, página 11)

milhões de reais foram cortados do Ibama somente controle e fi scalização ambiental

(9)

9

ECONOMIA

W W W. O P O V O . C O M . B R

SÁBADO

FORTALEZA - CEARÁ - 24 DE ABRIL DE 2021

Para quem é proprietário de uma academia ou barraca de praia em Fortaleza já são 51 dias de portas fechadas, em decor-rência das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. No Interior do Estado, esse período de paralisação é ligeiramente menor, 43 dias.

Mas desde o último dia 12 de abril, quando começou a vigo-rar o novo decreto estadual de fl exibilização de atividades eco-nômicas, esses dois segmentos vivem a expectativa de rece-ber a autorização para reabrir, enquanto calculam os prejuí-zos, incluindo demissões e fa-lências. Hoje, empresários de ambas as categorias esperam o anúncio do governador Ca-milo Santana (PT) para saber se poderão retornar na próxima segunda-feira, 26, e iniciar um lento processo de recuperação.

Segundo o Sindicato das Empresas de Condicionamento Físico do Estado do Ceará (Sin-difi t-CE), por exemplo, em 13 meses de pandemia, em média 30% dos estabelecimentos do setor faliram. “Foram quatro meses fechados na primeira onda e já são quase dois meses agora. No nosso Estado, antes da pandemia eram cerca de 2 mil academias em atividade, hoje esse número caiu para cer-ca de 1.400. No Brasil, a queda foi em proporção semelhante”, lamenta Sasha Reeves, presi-dente da entidade.

O segmento, contudo, con-seguiu se preparar melhor para a segunda onda da pande-mia e conseguiu reduzir a per-da de alunos. De acordo com Manuela Silva, uma das pro-prietárias da Marco Zero Cros-sfi t, em 2020, mais de 50% das matrículas foram canceladas

quando da primeira paralisa-ção das atividades econômicas não essenciais. Em 2021, essa queda fi cou em torno de 20%. “Além de preparar a estrutura para dar os treinamentos de forma virtual, oferecemos ma-terial para que todos os nossos alunos matriculados fi zessem os exercícios em casa de for-ma adequada. Eles estão com pesos, barras, bolas, tudo para poder treinar”, lista.

A confi ança de que as empre-sas de condicionamento físico poderão reabrir, pelo menos, parcialmente, aumentou após a publicação, pela Prefeitura de Fortaleza, do Decreto n° 14.992, na última quinta-feira, 22, que inclui academias entre as ati-vidades essenciais e prevê um retorno em quatro fases, va-riando de 20% a 70% de capa-cidade de funcionamento a ser autorizada, de acordo com a classifi cação do nível de risco de contaminação por Covid-19 no município. Decreto similar foi publicado também regulamen-tando o funcionamento das ins-tituições religiosas, que hoje es-tão operando com 10% de suas respectivas capacidades.

Por sua vez, o mesmo oti-mismo não se repete entre os donos de barracas de praia. Os empresários do segmento es-peravam ter suas atividades retomadas no último dia 12, juntamente com os demais es-tabelecimentos que compõem a chamada alimentação fora do lar. O presidente do Sindicato de Restaurantes, Bares, Barra-cas de Praia, Bu􀍜 ets e Similares do Estado (Sindirest-CE), Dori-van Rocha, diz não compreen-der a diferenciação. “São áreas que geram maior segurança em termos de risco de contamina-ção por conta de serem espaços abertos, ao ar livre”, defende.

Ele também cita as difi cul-dades para que as barracas de praia possam funcionar por meio de entregas em domicílio.

| CRISE |

Academias e barracas de praia

estão com atividades presenciais suspensas em Fortaleza desde o dia 5 de março e acumulam perdas

SETORES QUE AINDA NÃO

REABRIRAM VIVEM EXPECTATIVA POR

VOLTA ÀS ATIVIDADES

FABIO LIMA

BARRACAS DA PRAIA do Futuro geram cerca de

2.500 empregos, mas empresários temem onda de demissões com continuidade da paralisação

LIVE

Empresários aguardam hoje anúncio do governador Camilo Santana sobre mais retornos de atividades econômicas no Estado.

ADRIANO QUEIROZ adriano.queiroz@opovo.com.br

EDIÇÃO: ADAILMA MENDES | ADAILMA.MENDES@OPOVODIGITAL.COM

“A Praia do Futuro não tem como fazer delivery por conta até das condições geográfi cas. É totalmente inviável. E é uma prática que eles não tinham e que não é fácil de implantar por várias questões logísticas, ope-racionais e de custo”, avalia.

A proprietária da barraca Marulho, Fátima Queiroz, que é também presidente da As-sociação dos Empresários da Praia do Futuro (AEPFuturo), concorda e disse que tentou, sem sucesso, implantar o sis-tema em seu estabelecimento. “Tentamos o delivery, tentamos trabalhar com comida casei-ra, mas não deu certo. Muitos pedidos chegavam à noite, às vezes após às 21h. Aí fi cava in-viável para trabalhar naquela

Bares e restaurantes pedem

para funcionar à noite

Horário restrito

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE) lançou a campa-nha #estamosprontos, pedin-do a retomada “urgente pedin-dos bares e restaurantes”, princi-palmente no horário noturno. Segundo a entidade, o turno é o mais representativo para quase 80% dos empreendi-mentos e mais de uma centena de estabelecimentos em For-taleza e regiões Norte e Sul do Estado estamparam os dizeres em suas fachadas.

A frase “Este estabeleci-mento está pronto para o novo normal. É hora de trabalhar” também é mensagem divulga-da pelo setor. Os empresários também investem na publica-ção de vídeos nas redes sociais, mostrando que os bares e res-taurantes estão aptos para re-ceberem clientes na pandemia.

Conforme a Abrasel-CE, mais de 75% dos estabeleci-mentos do segmento de ali-mentação fora do lar não atua antes das 16 horas. Segundo levantamento da entidade, para 69,9% dos que abrem as portas entre 11h e 16h, o fatu-ramento não representa mais do que 30%.

“Temos amargado prejuízos incalculáveis, inclusive ago-ra, quando o decreto permitiu uma abertura parcial, pois so-mente 20% do setor pôde reto-mar as atividades nestas duas últimas semanas. Outro ponto é que, nestes 14 dias, o fatura-mento foi 60% menor do que o que foi registrado em julho, quando ocorreu o primeiro re-torno pós-lockdown”, afi rma Taiene Righetto, presidente da Abrasel-CE.

Para ele, mesmo ajuda de

percentual de academias que teria falido segundo o Sindifi t-CE.

30%

Caixa e Ministério do Turismo

oferecem R$ 1,2 bi em crédito

Empréstimo ao setor turístico

Afetadas pelo agravamento da pandemia de covid-19, as empresas de turismo poderão recorrer a uma linha de crédi-to para fi nanciar o capital de giro. A Caixa Econômica Fede-ral e o Fundo GeFede-ral de Turis-mo, administrado pelo Minis-tério do Turismo, ofereceram R$ 1,2 bilhão em empréstimo para o setor.

Diferentemente da ajuda anterior para o turismo, que era restrita às médias e gran-des empresas, a nova linha está aberta a micro e pequenas empresas, que faturam até R$ 4,8 milhões por ano.

A Caixa também fl exibilizou as garantias (bens que podem ser tomados em caso de ina-dimplência) a serem apresenta-das pelos tomadores. Com juros de 5% ao ano, mais a taxa Selic (juros básicos da economia,

atualmente em 2,75% ao ano), a linha de crédito pode ser paga em até 60 meses (cinco anos). O empresário começará a pagar a primeira parcela depois de 12 meses de carência.

Para ter acesso às condições especiais da linha de crédito, as empresas devem ter mais de 12 meses de constituição e terem o certifi cado do Cadas-tur, cadastro de prestadores de serviço pelo Ministério do Turismo que garante acesso a fi nanciamentos ofi ciais e apoio em eventos e feiras turísticas.

O cadastro pode ser feito no endereço https://cadastur.tu-rismo.gov.br De posse do cer-tifi cado, a empresa de turismo pode contratar a linha de cré-dito numa agência da Caixa ou entrar em contato com o banco por meio da página Caixa com Sua Empresa. (Agência Brasil) auxílios e isenções, a solução

para a crise no segmento, que, segundo dados da entidade, já registra mais de oito mil estabelecimentos fechados, é voltar a trabalhar. “Precisa-mos trabalhar normalmente, com segurança, zelando pela vida de clientes e colabora-dores como sempre fi zemos, e que sejam punidos severa-mente aqueles que não o fa-zem”, complementa Righetto.

Mesmo com o início da fle-xibilização das medidas de isolamento no Ceará, algu-mas atividades seguem veda-das de funcionar presencial-mente no Estado, como forma de impedir a disseminação do vírus. São elas: academias, parques aquáticos, barracas de praia, cinemas, museus, teatros, públicos ou priva-dos. (Beatriz Cavalcante)

nossa região”, relata.

Ela disse também ter pre-cisado demitir cinco de seus 45 funcionários. “Resistimos fortemente até semana pas-sada, mas a gente teve que fazer esses cortes. No nosso ramo, que só aqui na Praia do Futuro gera 2.500 empre-gos, qualquer dia de receita

perdida, até um domingo de chuva não tem como recupe-rar. Então, nesse período todo de fechamento a gente vem amargando perdas”, lamenta.

A sócia da barraca Órbi-ta Blue, Patrícia Carvalhedo, já teve que abrir mão de um número maior de funcioná-rios. “As barracas de praia têm normalmente um número de funcionários muito grande. Desde o início da pandemia já demitimos, readmitimos, no fi m do ano, e demitimos no-vamente. A diferença entre o ano passado e agora é de uma diminuição de mais ou menos 25% dos funcionários”, narra a empresária as etapas vividas no estabelecimento. Leia mais na página 12.

(10)

10

w w w. o p o v o . c o m . b r

Sábado

Fortaleza - CearÁ - 24 de abril de 2021

ECONOMIA

A gigante de tecnologia Amazon já começou a fazer a seleção da equipe própria para atuar no Ceará. Até ontem, seis vagas, a maior parte em car-gos de gerência, com área de atuação em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, estavam disponíveis no site da companhia com sede em Seatt-le, nos Estados Unidos. As con-tratações reforçam as especu-lações de que está próximo o lançamento de um Centro de Distribuição (CD) no Estado.

Oficialmente, a gigante do e-commerce ainda não confirmou a estrutura de um CD no Ceará. Procurada pelo O POVO, a com-panhia se limitou a confirmar o processo seletivo. “A Amazon confirma que a vaga é para a empresa. Entretanto, não divul-gamos detalhes sobre nenhuma de suas vagas nem comentamos sobre planos futuros.”

Em novembro de 2020, foram lançados três novos centros lo-gísticos da empresa no Brasil: em Betim (MG), Santa Maria (DF) e Nova Santa Rita (RS).

Secretário de Desenvolvi-mento Econômico e do Trabalho do Ceará (Sedet), Maia Junior explica que o martelo em rela-ção ao CD não está batido, ape-sar das negociações adiantadas. Em fevereiro, o Governo do Ceará regulamentou um de-creto que disciplina o comércio eletrônico (marketplace) no Es-tado. A medida abre caminho para que não apenas a Amazon, mas outros players do setor, como Magalu e Americanas, ve-nham para o Estado.

“A gente achou que com isso já tinha atendido em 100% o pleito da Amazon, mas depois disso, eles ainda fizeram algu-mas ponderações. Nós analisa-mos, apresentamos a devoluti-va e agora estamos aguardando retorno. Então, assim, oficial-mente, ainda não tem um anún-cio da Amazon, mas estamos trabalhando muito forte para que isso aconteça. Acredito que

| ItAItINgA |

Seis vagas, a maior parte

delas em cargo de gerência, foram abertas pela gigante americana.

Governo mostra otimismo sobre aproximação com a empresa

Amazon faz seleção no Ceará,

mas não confirma Centro de

Distribuição

O Atacadão inaugurou nesta se-mana mais uma loja de autosser-viço em Fortaleza. A unidade, no formato de atacarejo, está locali-zada na avenida Alberto Craveiro, próximo ao viaduto sobre a BR-116, onde antes funcionava a unidade do Makro na Capital. O investimento é da ordem de R$ 12 milhões. Com a inauguração, a rede passa a ter sete unidades de autosserviço e um cen-tro de distribuição no Estado.

De acordo com a empresa, embora a nova unidade ofereça atendimento para todos os tipos de públicos, ela possui foco es-pecial em microempreendedores de setores como bares, pizzarias e minimercados. “A rede oferece milhares de opções de produtos que podem ser adquiridos em em-balagens de diversos tamanhos, fechadas ou fracionadas, de acor-do com a necessidade acor-do cliente”, informou em nota.

O grupo reforça ainda que há ampla variedade de marcas nos setores de mercearia, bebidas, cui-dados pessoais, artigos de limpeza, frios e laticínios, incluindo líderes de mercado, produtos regionais e alternativas de baixo custo. “Já na área de hortifruti, os consumidores encontram também uma seleção de alimentos frescos e de qualidade. Há ainda produtos para casa, carro, animais de estimação e itens para festa.” (Irna Cavalcante)

Atacadão

inaugura nova

unidade em

Fortaleza

SétIMA NO CEArá.

já estamos na reta final”, deta-lhou o secretário.

Essa não é a única frente de investimentos da Amazon no Ceará. No dia 17 de novem-bro, a companhia assinou com o Governo um acordo para um Centro de Transformação Digi-tal no Estado. O projeto prevê, inicialmente, que pelo menos

mil cearenses sejam beneficia-dos com cursos de capacitação e competência em transformação digital, além de parceria com universidades estaduais.

Também está em negocia-ção a atranegocia-ção de um Data Cen-ter próprio no Estado. “Está-vamos programados para ir em maio aos EUA (...), mas em função da pandemia, não foi possível. Eu não tenho dúvi-das, de que esse será um gran-de passo para fortalecer o hub tecnológico no Estado.”

Entre as vagas ofertadas, há oportunidades para líder do local de prevenção de perdas; gerente da área de aprendiza-gem; engenheiro de suporte de tecnologia da informação (TI); analista de operações de aqui-sições; gerente de área no setor de controle de estoque geral e garantia de qualidade; e geren-te de operações.

Para participar da seleção, os candidatos devem se inscrever na plataforma da companhia. No local, também há mais in-formações sobre os requisitos exigidos e sobre as vagas.

Irna cavalcante

irnacavalcante@opovo.com.br

Oficialmente,

ainda não tem

um anúncio

da Amazon,

mas estamos

trabalhando muito

forte para que isso

aconteça.”

maia Junior, secretário de desenvolvimento econômico e do trabalho do Ceará

(11)

w w w. o p o v o . c o m . b r

Sábado

Fortaleza - CearÁ - 24 de abril de 2021

ECONOMIA

11

A sanção do Orçamento com um corte de R$ 29 bilhões en-tre emendas parlamentares, gastos com custeio e investi-mentos deflagrou um clima de insatisfação generalizada na Esplanada dos Ministérios.

Para preservar o acordo que assegurou um total de R$ 33,5 bilhões nas mãos dos congres-sistas, o presidente Jair Bol-sonaro (sem partido) cortou

recursos da saúde em plena pandemia, zerou verbas para o programa habitacional volta-do à baixa renda, limou recur-sos para obras em andamento, cortou verbas do meio ambien-te um dia após firmar compro-misso mundial com o tema na cúpula do clima e sepultou a realização em 2021 do Censo Demográfico, a mais importan-te pesquisa estatística do País.

| RECuRsOs |

Cortes atingem pasta da Saúde em plena pandemia, inviabilizam o Censo Demográfico

e reduzem drasticamente verbas para o Minha Casa Minha Vida e para obras de infraestrutura

Sanção do Orçamento tem arrocho

de R$ 29 bi; ministérios reagem

Embora o Orçamento tenha sido sancionado na quinta-fei-ra, 22, último dia do prazo legal, houve ministros que só ficaram sabendo o que havia sido corta-do por meio da publicação corta-dos vetos no Diário Oficial. Ao longo do dia, as pastas começaram a mapear as ações afetadas e perceberam que o dinheiro ha-via minguado bastante.

Entre as vítimas da canetada

de Bolsonaro está o faixa 1 do Mi-nha Casa MiMi-nha Vida, programa habitacional rebatizado de Casa Verde e Amarela que é hoje uma das vitrines eleitorais do presi-dente. Na sanção do Orçamento, porém, todo o R$ 1,5 bilhão que estava reservado para dar conti-nuidade às obras de mais de 200 mil casas foi vetado.

“Acho simplesmente uma loucura, vai paralisar obras,

demitir pessoas, criar um problema seríssimo que, para retomar, custará muito mais caro. Quem cortou não tem noção do que está fazendo”, afirmou o presidente da Câma-ra BCâma-rasileiCâma-ra da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins. Segundo ele, o veto coloca em risco 250 mil empre-gos diretos na construção civil.

(12)

12

W W W. O P O V O . C O M . B R

SÁBADO

FORTALEZA - CEARÁ - 24 DE ABRIL DE 2021

PARA FALAR COM A COLUNISTA: NEILAFONTENELE@OPOVO.COM.BR

NEILA FONTENELE

ESTA COLUNA É PUBLICADA DE SEGUNDA A QUINTA E SÁBADO

ECONOMIA

Titulo Titulo Titulo Titulo

| CARTOLA |

Abre manchete 1, 2 ou 3 colunas

COMÉRCIO PEDE PAUSA EM NEGATIVAÇÕES

A

volta dos programas Nacional de Apoio às Microempresas e Em-presas de Pequeno Porte (Pronampe) e Emergencial de Manuten-ção do Emprego e da Renda (BEm) foram comemoradas por enti-dades ligadas ao setor produtivo.

Apesar disso, a ajuda é considerada um alívio apenas parcial. Ontem,

no Guia Econômico da Rádio O POVO/CBN, o presidente do Sindilojas, Cid Alves, ressaltou que 95% das empresas do comércio estão no Simples. Ou seja, são micro e pequenas empresas, que também precisam ser socorridas de outra forma.

Ele conta que os pequenos negócios têm dificuldade de acesso aos

financiamen-tos de capital de giro em função de títulos protestados. O presidente do Sindilojas fez um apelo aos cartórios e ao Tribunal de Justiça do Ceará para interromperem os protestos referentes ao período em que as empresas estavam fechadas. Caso contrário, o risco de mortalidade de empresas será maior.

“É necessário que o poder judiciário entenda que, se houver negativação, não

haverá empresas e empregos”, reforçou.

RÁDIO

Guia Econômico da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14h20, de segunda a sexta. SINDROUPAS

A indústria de confecções aguarda tempos melhores. O

Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas e Ves-tuário no Estado do Ceará (SindRoupas) estima que, a partir de junho, o setor crescerá 9,6% em relação a 2020.

O presidente do SindRoupas, Lélio Matias, articula o

lançamento do Projeto 100% Ceará. O programa tem como eixos as áreas de gestão, desenvolvimento tec-nológico, políticas públicas e capacitação da mão de obra como estratégias para alavancar todas as áreas envolvidas no setor.

PROJETO 􀛨􀩚􀩚% CEARÁ

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: fdr.org.br/tvopovo

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/ opovocbn TV

O POVO

ECONOMIA

O POVO Economia desta

segun-da-feira entrevista o diretor da Associação Brasileira de Gera-ção Distribuída e coordenador de Energia da Fiec, Joaquim Ro-lim; o presidente da Câmara de Energias Renováveis, Jurandir Picanço; o diretor de Operações da Estímulo 2020, Fábio Lesbau-pin; e a head de Comunicação da Estímulo 2020, Mariana Salvador. O programa será exibido segun-da-feira, às 18 horas, na TV FDR.

VAI BEM

APOSTA EM

TELEMEDICINA

Em meio à pandemia, alguns

negócios ganham força. Um deles é o cartão Vai Bem, que atende o mercado de consul-tas na área de saúde. O pro-duto nasceu como um serviço do Grupo Fortbrasil, ganhou independência, e vai fazer cinco anos com uma cartei-ra de mais de 60 mil clientes. Nesses tempos de coronaví-rus, a aposta é no atendimen-to por telemedicina.

MERCADO

INFLAÇÃO M ALTA

O mercado fez, ao longo desta semana, uma projeção menos otimista da economia. Embora haja uma expectativa de cresci-mento, com o processo de vaci-nação, há um impacto negativo dos processos de abertura e fe-chamento das empresas.

Quanto maior o negacionismo e o desrespeito ao isolamento social, maior a dificuldade de recuperação dos setores impactados pela pande-mia. Os números do Boletim Focus, pelo qual o Banco Central apresen-ta as expecapresen-tativas de mercado, fez uma releitura tanto dos indicadores para o segundo semestre quanto desses processos.

Resultado: projeções de cresci-mento do PIB de 3,04% (menos que os 3,41% iniciais); juros maiores (5,25%); e inflação em alta (IPCA passou de 4,85% para 4,92%). Não tem jeito: será preciso realmente a colaboração de todos para ultra-passar esse momento difícil.

HARD ROCK

HOTÉIS EM FORTALEZA E

JERICOACOARA

O Hard Rock Hotel anuncia expansão global com mais oito novos

empreendimentos no Brasil. Nos projetos estão incluídos hotéis com aproximadamente 4 mil quartos em São Paulo, Fortaleza, Ilha do Sol (PR), Foz do Iguaçu, Natal e Recife, Campos do Jordão e Jericoacoara. As redes hoteleiras serão desenvolvidas pela VCI S.A.

Referências

Documentos relacionados

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Although conceptually simple, the aim being to display a fingerprint of the intracellular content at the cell surface by means of small protein fragments, antigen presentation is

KsR é o valor da tenacidade à fratura no nível I do ensaio "SR" L comprimento do corpo de prova e também ponto definido pela carga correspondente a FL = 0,50 F11 em cima da curva

B4 Identificação dos compostos presentes nas amostras de bio-óleo obtidos via pirólise catalítica da fibra de casca de coco utilizando carvão ativado (ABC) e

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

Segundo Marchasi e Marti, citados por Correia (1997), os alunos com NEEs são aqueles que apresentam uma problemática de aprendizagem, durante o seu percurso

I. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO ... Horário de Funcionamento ... Perfil dos Utentes ... Espaço Exterior ... Espaço Interior ... Fontes de Informação ...