• Nenhum resultado encontrado

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO FIC PRONATEC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO PEDAGÓGICO CURSO FIC PRONATEC"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS CANOAS

PROJETO PEDAGÓGICO

CURSO FIC PRONATEC

OPERADOR DE COMPUTADOR

(2)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC PRONATEC – OPERADOR DE COMPUTADOR

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Denominação do curso: Operador de Computador

Local de oferta: IFRS – Câmpus Canoas

Modalidade: Presencial

Turno(s) de oferta: Tarde

Nº de vagas disponíveis: 40

Nº de alunos por turma: 40

Carga horária total: 160 horas

Equipe Diretiva Diretor Geral Mariano Nicolao mariano.nicolao@canoas.ifrs.edu.br (51)3415-8200 Diretora de Ensino Patrícia Nogueira Hübler

patrícia.hubler@canoas.ifrs.edu.br (51)3415-8200

Diretor de Administração e Planejamento Édio Fontana

dap@canoas.ifrs.edu.br (51)3415-8200

(3)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC PRONATEC – OPERADOR DE COMPUTADOR

Coordenadora de Pesquisa e Inovação Silvia de Castro Bertagnolli

silvia.bertagnolli@canoas.ifrs.edu.br (51)3415-8200 Coordenador de Extensão Vicente Zatti vicente.zatti@canoas.ifrs.edu.br (51)3415-8200

Coordenadora de Desenvolvimento Institucional Cristiane Silva da Silva

cristiane.silva@canoas.ifrs.edu.br (51)3415-8200

(4)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC PRONATEC – OPERADOR DE COMPUTADOR 2. SUMÁRIO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO ... 2 2. SUMÁRIO ... 4 3. APRESENTAÇÃO DO CURSO ... 6 4. CARACTERIZAÇÃO DO CÂMPUS ... 7 5. JUSTIFICATIVA ... 9 6. OBJETIVOS... 10 6.1. OBJETIVO GERAL ... 10 6.2. OBJETIVO ESPECÍFICO ... 10 7. PERFIL DO CURSO ... 10

8. PERFIL DO PROFISSIONAL EGRESSO ... 11

9. REQUISITOS PARA O INGRESSO ... 12

10. PERIODICIDADE DA OFERTA ... 12

11. FREQUÊNCIA MÍNIMA OBRIGATÓRIA ... 12

12. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR ... 12

12.1. MATRIZ CURRICULAR ... 13

12.2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ... 14

13. METODOLOGIA DE ENSINO ... 15

14. MATERIAL DIDÁTICO / PEDAGÓGICO ... 15

15. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ... 16

15.1. CONHECIMENTO PRÉVIO ... 16

15.2. EXPRESSÃO DOS RESULTADOS ... 16

15.3. RECUPERAÇÃO ... 16

(5)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC PRONATEC – OPERADOR DE COMPUTADOR

16. INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS E BIBLIOTECA ... 18

17. PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO ADMINISTRATIVO ... 18

18. CERTIFICADOS ... 18

(6)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC PRONATEC – OPERADOR DE COMPUTADOR

3. APRESENTAÇÃO DO CURSO

A revolução proporcionada pelo desenvolvimento da tecnologia da informação, computação e telecomunicações, tem reestruturado e modificado os sistemas de produção e distribuição, alterando fortemente o cenário econômico e social mundial e criando novos desafios para a educação profissional.

Com grande dificuldade de contratação, pelas empresas, de mão-de-obra qualificada, há no Brasil realidades muito diferentes e até antagônicas. Em primeiro lugar, divulga-se a retomada do crescimento econômico, com números recordes de exportação, saldo da balança comercial brasileira, crescimento do PIB, recordes de arrecadação de tributos pela Receita Federal etc. Em segundo lugar, existe um contingente enorme de trabalhadores sem perspectivas de trabalho, por falta de qualificação profissional e um mundo do trabalho em busca de técnicos e profissionais capacitados, antenados com a realidade da globalização.

Além disso, o avanço tecnológico, as constantes pesquisas da indústria e a concorrência acirrada têm feito os preços de produtos e serviços atrelados à informática reduzirem-se substancialmente ao longo do tempo, fazendo com que possam ser adquiridos por empresas de todos os portes, inclusive por pequenas e micro empresas. As empresas gaúchas de Tecnologia da Informação despontam no cenário nacional como extremamente competitivas, angariando para si, o reconhecimento profissional por sua competência.

Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação, ambos impensáveis sem a utilização dos computadores.

(7)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC PRONATEC – OPERADOR DE COMPUTADOR

Existe informática em quase tudo que se faz e em quase todos os produtos que são consumidos. É muito difícil pensar em mudanças, em transformações, inovações em uma empresa sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.

Desse modo, o projeto pedagógico deste curso tem origem nestas considerações e nas referências conceituais da área. O Curso Operador de Computador pertencente à categoria Informação e Comunicação do Guia do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), sendo um curso na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC).

4. CARACTERIZAÇÃO DO CÂMPUS

O Câmpus está localizado em Canoas, que pertence à Região Metropolitana de Porto Alegre. O município possui o segundo maior PIB e a quarta maior população do Rio Grande do Sul. Canoas é um polo regional, atraindo pessoas de outros municípios para seus setores de indústria, comércio e serviço. O Câmpus virá contribuir para o desenvolvimento da região através da formação e qualificação profissional, da pesquisa e da extensão, desenvolvendo e adaptando soluções tecnológicas às demandas sociais e econômicas.

No princípio, o Câmpus, estava planejado como Escola Técnica Federal de Canoas (ETFC), criada pela Lei Nº 11.534, de 26 de outubro de 2007. Em 2007, atribuiu-se ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS) o encargo de adotar as medidas necessárias à implantação da Escola Técnica Federal de Canoas. Posteriormente, em 18 de abril de 2008, transferiu-se essa tarefa ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (CEFET-BG).

(8)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC PRONATEC – OPERADOR DE COMPUTADOR

Atualmente, a instituição faz parte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, que foi criado a partir da publicação da Lei 11.892, em 29 de dezembro de 2008, na qual foram criados 38 Institutos Federais no país. A finalidade principal dessa Lei é estimular o ensino profissional e tecnológico, propiciando a formação de técnicos e tecnólogos alinhados com as demandas do mercado de trabalho e com o desenvolvimento local.

Em 2008, o processo de transferência da área para a construção do câmpus foi finalizado. Os Projetos Arquitetônicos e Complementares dos prédios foram elaborados, totalizando 3.490,29m² de área a ser construída com prédios administrativo, auditórios, convivência, refeitório, salas de aula e laboratórios. Os cursos foram definidos, por intermédio de consulta à comunidade canoense, por meio de audiências públicas, questionários e visitas às empresas. O Câmpus Canoas inicialmente ofereceu no eixo tecnológico de Informação e Comunicação, o Curso Técnico em Informática e no eixo tecnológico de Controle e Processos industriais, o Curso Técnico em Eletrônica, além do PROEJA de nível médio em Informática.

Em 2010, no dia 27 de agosto, foi realizada a primeira aula inaugural dos cursos de Informática, Eletrônica e Suporte e Manutenção em Informática. Em 2011 e 2012, foram oferecidos cursos técnicos na modalidade integrado ao Ensino Médio e cursos superiores, todos eles nas áreas de gestão, logística, computação e eletrônica. O Câmpus também oferecerá licenciatura na área de Ciências Exatas.

O processo de expansão da escola está de acordo com os princípios dos Institutos Federais, que estão sendo criados a partir da Rede Federal de Educação Profissional, e oferecerão Ensino Médio integrado ao profissional, Cursos Superiores de Tecnologia, Bacharelado em Engenharias e Licenciaturas. Eles terão, também, forte inserção na área de pesquisa e extensão, estimulando o desenvolvimento de

(9)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC PRONATEC – OPERADOR DE COMPUTADOR

soluções técnicas e tecnológicas e estendendo seus benefícios à comunidade. Outra característica é que metade das vagas será destinada à oferta de cursos técnicos de nível médio.

5. JUSTIFICATIVA

No mundo atual, percebe-se claramente que as organizações utilizam-se da informática para alcançar seus objetivos no mundo competitivo e globalizado. A Internet criou oportunidades de negócios e tornou ainda mais relevante, para as instituições privadas/públicas, conectar-se a um universo totalmente novo, com novas oportunidades de lucro e crescimento.

Segundo a IDC Brasil, consultoria especializada na análise de mercados, a área de TI cresce 10% ao ano, em média, e a previsão é que chegue aos 12% em 2015, ante a uma expectativa de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

No Catho Online, site que reúne e tabula ofertas de empregos e currículos de profissionais, há 17.000 vagas específicas para a área de tecnologia. "A escassez é generalizada", disse Leonardo Dias, gerente de processos estratégicos do Catho.

O Curso Operador de Computador tende a despertar o interesse e motivar os alunos a continuarem os estudos na área da Tecnologia da Informação, em Cursos Técnicos Integrados, Cursos Superiores e/ou Cursos de Pós-Graduação, o que contribuirá para que a região conte com profissionais cada vez mais qualificados.

A oferta do Curso Operador de Computador no IFRS Câmpus Canoas articula-se, assim, com os demais cursos do câmpus focados na área de Tecnologia da Informação para, agindo de forma coordenada, atender às demandas do mundo do trabalho, numa perspectiva direcionada aos problemas e situações locais e regionais.

(10)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC PRONATEC – OPERADOR DE COMPUTADOR

6. OBJETIVOS

6.1. OBJETIVO GERAL

O Curso Operador de Computador objetiva dar ao aluno os conhecimentos fundamentais da operação de computadores, utilizando laboratório adequado para perfeita aderência do conteúdo na prática.

6.2. OBJETIVO ESPECÍFICO

O curso objetiva formar profissionais capazes de realizar serviços com a utilização do computador. Em específico:

- Elaboração de documentos em formato de texto, planilha ou apresentação;

- Inserções e edições de dados em sistemas de informações;

- Instalar e desinstalar programas, diagnosticando problemas relacionados;

- Manipular arquivos em pastas e subpastas;

- Compactar e descompactar arquivos;

- Utilizar as ferramentas de Internet para navegação, pesquisas e comunicação.

7. PERFIL DO CURSO

O profissional egresso do Curso Operador de Computador deve dispor de capacidade de exploração da ferramenta computacional, adicionada à capacidade para decisão de escolha da solução tecnológica mais adequada para a resolução de cada problema.

(11)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC PRONATEC – OPERADOR DE COMPUTADOR

O Curso busca desenvolver o perfil teórico e prático do aluno, colocando-o frente a problemas cotidianos, que com o conhecimento teórico adquirido, seja criativo e eficaz na elaboração de soluções.

Com carga horária de 160 horas, o curso está estruturado em cinco módulos, proporcionando desde o conhecimento básico do computador até a utilização de ferramentas de produção predominantemente utilizadas no mercado de trabalho.

8. PERFIL DO PROFISSIONAL EGRESSO

Após a conclusão do Curso Operador de Computador, estará formado um profissional capaz de atuar no mercado de trabalho, dominando o computador como sendo uma ferramenta ágil e eficaz para realização de trabalhos relacionados à aplicação computacional.

No mercado de negócios cada vez mais competitivo, a pessoa que consegue visualizar vantagens competitivas na utilização da computação para isso, passar a ser um profissional diferenciado e valorizado no mercado. O curso pretende formar pessoas com este perfil de visão.

O profissional egresso também terá capacidade de analisar as demandas e tomar decisões a fim de alcançar soluções otimizadas e de boa qualidade. Saberá diagnosticar falhas no funcionamento de aplicativos e dificuldades causadas por configurações inadequadas.

(12)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC PRONATEC – OPERADOR DE COMPUTADOR

9. REQUISITOS PARA O INGRESSO

O aluno ingressante no Curso Operador de Computador deve possuir como requisito, no mínimo, o nível de Ensino Fundamental Incompleto e ser selecionado por um demandante do PRONATEC ou estar cadastrado em lista de reserva no SISTEC.

10. PERIODICIDADE DA OFERTA

O curso será ofertado com duração de quatorze semanas, com 3 encontros semanais, com início às 14 horas e final às 18 horas.

11. FREQUÊNCIA MÍNIMA OBRIGATÓRIA

Conforme legislação vigente, o aluno deverá ser frequente às aulas em no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) da carga horário total do curso, caso contrário estará reprovado por falta de frequência. Esse mínimo de frequência será calculado no geral das 160 horas de curso.

12. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O curso de Operador de Computadores do IFRS Câmpus Canoas é um curso de aulas predominantemente práticas, onde busca-se deixar o aluno o maior tempo possível em contato com o computador. Considerando que os alunos do PRONATEC são de um perfil econômico menos favorecido, é possível que muitos alunos tenham contato com a máquina apenas enquanto estiverem em aula, sendo assim este tempo é precioso.

(13)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC PRONATEC – OPERADOR DE COMPUTADOR

Durante o curso há a necessidade de serem trabalhados dois conteúdos distintos: conteúdos técnicos e o chamado módulo de acolhimento. Este módulo de acolhimento trata de assuntos como a apresentação do PRONATEC para os alunos, postura do profissional no ambiente de trabalho e ética. No entanto, iniciar o curso de Operação de Computadores por um módulo específico de acolhimento, de característica teórica, poderia desestimular os alunos quanto à continuidade do curso, gerando inclusive evasão devido a frustração dos alunos que não encontraram no curso o que estavam procurando: o contato com o computador.

Frente a isto os conteúdos que seriam tratado neste módulo de acolhimento, em um total de 20 horas, foram divididos e integrados aos demais módulos. Isto permite que estes conteúdos, de característica teórica, sejam trabalhados em laboratório, integrados às rotinas que estes alunos encontrarão no mercado de trabalho. Desta forma no Módulo I será trabalhado a apresentação do curso e do PRONATEC com palestras e vídeos sobre o programa, os Institutos Federais e a atuação dos profissionais da área da Informática. No módulo II o objetivo é o comportamento do profissional no ambiente de trabalho. No módulo IV, quando for trabalhado a parte de apresentação de slides, junto também será abordado o trabalho em equipe, com trabalhos em grupos, dinâmicas, enfatizando a importância de saber ouvir e como conseguir ser ouvido. Por fim, no módulo V, será abordado a ética, pessoal e profissional, focado também quanto ao uso da internet e redes sociais, bem como quando e onde utilizá-la em um ambiente de trabalho.

A seguir são apresentados os módulos do curso, bem como os conteúdos abordados em cada um:

(14)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC PRONATEC – OPERADOR DE COMPUTADOR

- Módulo I – 30 horas – Acolhimento e Sistemas Operacionais Windows e Linux; - Módulo II – 40 horas – Edição de textos e comportamento profissional;

- Módulo III – 30 horas - Edição de planilhas eletrônicas e valores profissionais; - Módulo IV – 30 horas – Edição de slides com ênfase no trabalho em equipe; - Módulo V – 30 horas – Navegação, comunicação e pesquisa na Internet e a ética relacionada a estas atividades.

12.2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I – Acolhimento e Sistemas Operacionais Windows e Linux

Conteúdo programático:

- Apresentação do curso e do PRONATEC; - Definições de sistemas operacionais; - Aspectos comuns sistemas operacionais;

- Manipulação de arquivos nos sistemas operacionais; - Principais configurações em sistemas operacionais; - Manipulação de arquivos e pastas.

Módulo II – Edição de textos e comportamento profissional

Conteúdo programático:

- Noções de comportamento em ambiente profissional; - Conceitos básicos de softwares de edição de texto; - Principais ferramentas para criação e edição de textos.

Módulo III – Edição de planilhas eletrônicas e valores profissionais

Conteúdo programático: - Valores profissionais;

- Conceitos básicos de softwares de planilha eletrônica;

(15)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC PRONATEC – OPERADOR DE COMPUTADOR

Módulo IV – Edição de slides com ênfase no trabalho em equipe

Conteúdo programático:

- Conceitos básicos de softwares de apresentação de slides; - Principais ferramentas para criação e edição de apresentação de slides.

Módulo V – Navegação, comunicações e pesquisas na Internet e a Ética relacionada a estas atividades.

Conteúdo programático: - Conceitos básicos de Internet;

- Ferramentas de navegação e comunicação; - Ferramentas e práticas de pesquisa na Internet; - Ética nas redes sociais.

13. METODOLOGIA DE ENSINO

As aulas serão ministradas seguindo os planos de aula desenvolvidos. Predominantemente serão aulas práticas seguindo o material elaborado. Planos de aula que preverem aulas teóricas serão para introduzir e conceituar conteúdos que serão trabalhados na prática.

14. MATERIAL DIDÁTICO / PEDAGÓGICO

Os alunos terão acesso ao material desenvolvido pelo instrutor do curso para cada um dos módulos. Este material terá como objetivo situar os alunos no andamento do curso e servir como base para realização das tarefas propostas nos planejamentos de aula.

(16)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC PRONATEC – OPERADOR DE COMPUTADOR

15. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

O processo de avaliação do Curso Operador de Computador se dará por avaliações realizadas ao final de cada módulo. Cada módulo será avaliado com peso 10 (dez) e o resultado final será a média aritmética dos cinco módulos, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver média aritmética maior ou igual a 5.

15.1. CONHECIMENTO PRÉVIO

O curso não exige nenhum conhecimento prévio na área, por esta razão, não será utilizado para avaliação de aprendizagem.

15.2. EXPRESSÃO DOS RESULTADOS

A expressão dos resultados da avaliação de aprendizagem obtida em cada módulo do curso será expressa em forma de nota, variando de 0 (zero) a 10 (dez).

15.3. RECUPERAÇÃO

A avaliação de aprendizagem do curso não se utilizará de aplicação de tarefas avaliativas com a finalidade de recuperar notas não alcançadas por alunos em algum dos módulos.

15.4. AUTOAVALIAÇÃO

Ao final do curso será aplicado um instrumento de avaliação padrão da Instituição, onde o aluno responde uma autoavaliação do seu aprendizado, avalia o curso e os profissionais envolvidos. As respostas são colhidas de forma anônima e os resultados contribuirão para o aperfeiçoamento constante do Curso.

(17)
(18)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC PRONATEC – OPERADOR DE COMPUTADOR

16. INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS E BIBLIOTECA

O Curso Operador de Computador terá suas aulas realizadas em laboratório de informática, com distribuição de um aluno por computador. Os recursos de software e hardware encontrados no laboratório suprem confortavelmente as necessidades para o curso.

17. PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO ADMINISTRATIVO

- Coordenador-Geral - Coordenador-Adjunto - Professor

- Apoio às atividades acadêmicas - Orientador

18. CERTIFICADOS

Fará jus ao certificado, o aluno que obtiver a frequência mínima necessária, conforme item 10 e alcançar a média mínima necessária para aprovação, conforme item 15.

(19)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO FIC PRONATEC – OPERADOR DE COMPUTADOR

19. CASOS OMISSOS

Os casos omissos serão resolvidos pelos Diretores Geral e de Ensino do Câmpus, pelo Coordenador-Adjunto da Bolsa-Formação do PRONATEC e pelo Orientador do Curso.

Mariano Nicolao Diretor Geral

Referências

Documentos relacionados

2 - Em “Se o leitor, depois de ler um destes livros, ficar mesmo mais feliz, mais bem-sucedido, mais amado e mais rico, então me curvo.”, a expressão assinalada pode

Não deve ser classificado como tóxico para órgãos-alvo específicos (exposição única). • Toxicidade para órgãos-alvo específicos -

O objetivo deste estudo é propor uma metodologia de análise para o departamento contábil, utilizando a ferramenta de análise SWOT para auxiliar na reformulação da estratégia

Das 28 orelhas analisadas (14 com alguma intervenção e 14 controles), 8 desenvolveram colesteatoma espontaneamente (3 casos) ou por indução (5 casos), histologicamente

O preço é um dos elementos do custo total de propriedade, conhecer os demais custos significativos de cada opção de molde disponível em uma cotação contribui para que a tomada

According to the results obtained in the adjusted model for the variables gender, age range and education related to the group of crack-cocaine users with antisocial personal-

De maneira geral, os sistemas de custeio utilizados pelas organizações são responsáveis por disponibilizar informações que serão utilizadas para mensurar e alocar os custos

Armários, bancadas, eletrodomésticos: Todas as residências são entregues com armários italianos de vidro, requintadas bancadas de mármore e eletrodomésticos de primeira linha da