• Nenhum resultado encontrado

ASSEMBLEIA PARLAMENTAR EURO-LATINO-AMERICANA. Comissão dos Assuntos Políticos, da Segurança e dos Direitos Humanos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSEMBLEIA PARLAMENTAR EURO-LATINO-AMERICANA. Comissão dos Assuntos Políticos, da Segurança e dos Direitos Humanos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PV\862363PT.doc AP100.812v01-00 Tradução externa

PT

Unida na diversidade

PT

Euro-Latin American Parliamentary Assembly Assemblée Parlementaire Euro-Latino Américaine

Asamblea Parlamentaria Euro-Latinoamericana Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana

ASSEMBLEIA PARLAMENTAR EURO-LATINO-AMERICANA

Comissão dos Assuntos Políticos, da Segurança e dos Direitos Humanos

Reunião

Quinta-feira, 4 de Novembro de 2010, das 16h30 às 19h00 Sexta-feira, 5 de Novembro de 2010, das 9h00 às 11h00

Cidade de Cuenca, República do Equador

A reunião tem início às 16h30 de quinta-feira, 4 de Novembro de 2010, sob a presidência dos co-vice-presidentes Agustín DIAZ DE MERA (PE) e José GUADARRAMA (México)

O co-vice-presidente comunica aos membros que a organização da reunião coube desta vez ao Parlamento Andino, a quem felicita pelo êxito a nível organizativo, de acordo com o Programa Anual de Actividades da Assembleia de 2010.

Intervenções: José Ignacio SALAFRANCA SÁNCHEZ-NEYRA (Co-Presidente

EuroLat), Dorindo CORTEZ (Presidente do PARLACEN), Agustín DIAZ DE MERA e José GUADARRAMA (co-vice-presidentes), Sonia ESCUDERO (PARLATINO).

1. Aprovação da ordem do dia

O projecto de ordem do dia é aprovado tal como figura na presente acta.

2. Aprovação da acta da reunião PV-AP 100.695v01-00

A acta da reunião de 13 e 14 de Maio de 2010 (Sevilha) é aprovada.

3. Comunicações do co-presidente

O co-presidente comunica aos membros que houve uma troca de pontos de vista com o Presidente da Assembleia Nacional do Equador, Fernando Cordero Cueva, e com Miguel Carvajal, Ministro Coordenador da Segurança Interna e Externa do Equador.

(2)

AP100.812v01-00 2/6 PV\862363PT.doc

PT

4. Troca de pontos de vista com Miguel Carvajal, Ministro Coordenador da Segurança Interna e Externa do Equador em matéria de segurança e defesa no âmbito da Associação Estratégica Birregional entre a UE, a América Latina e as Caraíbas

O Ministro Miguel Carvajal considera que, em matéria de defesa, o principal objectivo da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) é a consolidação da América do Sul enquanto região de paz. Para o efeito, é necessário:

- Criar uma política regional inovadora no domínio da defesa - Estabelecer um plano regional de defesa

- Superar a desconfiança histórica entre alguns Estados vizinhos - Conseguir uma solução pacífica de eventuais conflitos

- Insistir na concepção de uma defesa não militarista e ligada a uma perspectiva de desenvolvimento económico e social

- Incluir o ponto comum birregional (luta contra a droga e a criminalidade organizada) no domínio da defesa.

Intervenções: José GUADARRAMA e Agustín DIAZ DE MERA

(co-vice-presidentes), Jorge PIZARRO (Parlamento da América Latina), Willy MEYER (PE), Gloria FLOREZ (PARLANDINO), Ulrike LUNACEK (PE), William VELEZ (PARLANDINO), Carlos ITURGAIZ (PE).

5 . Troca de pontos de vista sobre um projecto de resolução comum: “Relações entre a União Europeia e a América Latina e as Caraíbas em matéria de segurança e de defesa”

Co-Relatora do PE: Godelieve Quisthoudt-Rowohl (PPE) Co-Relator ALC: José Pampuro (Parlamento do Mercosul)

Na ausência de ambos os co-relatores, José Bayardi (PARLASUL) e Santiago Fisas (PE) apresentam as suas últimas reflexões sobre o tema de debate.

Intervenções: José GUADARRAMA e Agustín DIAZ DE MERA (co-vice-presidentes), José BAYARDI (PARLASUL), Santiago FISAS AYXELA (PE), Sonia ESCUDERO (PARLATINO).

Decisão: O co-presidente informa os membros que o prazo para entrega de alterações

ao Projecto de Resolução Comum expira em 31 de Janeiro de 2011. A apreciação das alterações e sua votação terão lugar na próxima reunião da comissão, antes da Sessão Plenária prevista para Maio de 2011. A Sessão Plenária apreciará e votará o projecto de resolução definitivo.

6. Troca de pontos de vista sobre um tema para debate: “Luta contra o tráfico de droga e a criminalidade organizada”

Co-Relator do PE: Boguslaw Sonik (PPE)

Co-Relatora ALC: Sonia Escudero (Parlamento da América Latina)

(3)

PV\862363PT.doc 3/6 AP100.812v01-00

PT

e Sonia ESCUDERO (PARLATINO) apresentam os seus pontos de vista sobre o tema

mencionado. O co-vice-presidente José GUADARRAMA propõe a preparação de um encontro, a realizar no México, onde participem deputados, peritos, polícias e magistrados europeus e da América Latina para debater o tema da luta contra o tráfico de droga e a criminalidade organizada. A referida proposta é aceite pelos membros da comissão. As datas do referido encontro serão definidas posteriormente.

Intervenções: José GUADARRAMA e Agustín DIAZ DE MERA (co-vice-presidentes), Gabriel MATO (PE), Sonia ESCUDERO (relatora, PARLATINO), Luís CAPOULAS SANTOS (PE), Tubal PAEZ (PARLATINO), Ulrike LUNACEK (PE) e José BAYARDI (PARLASUL).

Decisão: O co-presidente anuncia aos membros que a apreciação do documento de

trabalho revisto terá lugar na próxima reunião da comissão, antes da Sessão Plenária, prevista para Maio de 2011.

A sessão é interrompida às 19h30 e reiniciada sexta-feira, 5 de Novembro de 2010, às 9h00, sob a presidência de José Guadarrama e Agustín Díaz deMera (co-vice-presidentes).

7. Troca de pontos de vista com Fernando Cordero Cueva, Presidente da Assembleia Nacional do Equador, sobre o papel do Parlamento Sul-Americano no quadro da Associação Estratégica Birregional entre a União Europeia, a América Latina e as Caraíbas

O co-presidente informa sobre a decisão da delegação do PE, tomada na Assembleia de 28 de Setembro, de convidar Fernando Cordero Cueva a intervir perante a Comissão dos Assuntos Políticos, da Segurança e dos Direitos Humanos da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana na sua reunião de 4 de Novembro de 2010, em Cuenca. Antes de lhe conceder a palavra, o co-presidente agradece a Fernando Cordero a sua presença e o apoio decisivo dado pela Assembleia Nacional do Equador à realização das reuniões das Comissões EUROLAT em Cuenca.

O Fernando Cordero invoca os libertadores O'Higgins, San Martin e Bolívar, que compreenderam que a luta pela independência estava inexoravelmente ligada à integração sul-americana. Ao iniciar-se a segunda década do séc. XXI, estão a ser dados os passos necessários para dar início à construção da Grande Pátria Latino-Americana. A União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) é um passo importante nesse sentido. É necessário avançar para a criação de um Parlamento Sul-Americano, elemento essencial da integração.

Intervenções: José GUADARRAMA (co-vice-presidente) Dorindo CORTEZ

(PARLACEN), Raúl PATINO (PARLANDINO), José BAYARDI (PARLASUL), Willy Meyer (PE) e Ulrike LUNACEK.

(4)

AP100.812v01-00 4/6 PV\862363PT.doc

PT

8. Data e local da próxima reunião

Em conformidade com o Programa de Actividades da Assembleia de 2011, a próxima reunião da Comissão dos Assuntos Políticos, da Segurança e dos Direitos Humanos está prevista para 18-20 de Maio de 2010, em Asunción (Paraguai), imediatamente antes da Sessão Plenária.

(5)

PV\862363PT.doc 5/6 AP100.812v01-00

PT

LISTA DE ASISTENCIA / RECORD OF ATTENDANCE / LISTE DE PRÉSENCE / LISTA DE PRESENÇAS

(1=: 04.11.2010; 2 = 05.10.2010)

Présents/Present/Presentes

PARLAMENTO DA AMÉRICA LATINA

ESCUDERO, Sonia; PAEZ, Tubal

PARLAMENTO ANDINO

MALPARTIDA, Elsa; VELEZ, William; ZAMBRANO Patricio

PARLAMENTO DA AMÉRICA CENTRAL

CORTEZ, Dorindo; DE LEON, Everardo; GARCIA Silvia; HERNANDEZ William

PARLAMENTO DO MERCOSUL

BAYARDI, José, VERA CARDENAS, Zacarías

COMISSÃO PARLAMENTAR CONJUNTA UE/MÉXICO

GUADARRAMA; José

PARLAMENTO EUROPEU/ EUROPEAN PARLIAMENT:

Membros Titulares / Full Members:

PPE

DÍAZ DE MERA GARCÍA CONSUEGRA Agustín (co-vice-presidente), ESTARÀS FERRAGUT, Rosa; HERRANZ GARCIA, Esther; ITURGAIZ, Carlos; MATO ADROVER; Gabriel; SALAFRANCA SÁNCHEZ-NEYRA José Ignacio

S&D

CAPOULAS SANTOS Luis Manuel; CORTÉS LASTRA Ricardo, GLANTE Norbert ALDE

Verts/ALE

LUNACEK, Ulrike ECR

KOZUSNIK, Edvard; VLASAK, Oldrich GUE/NGL

KLÛTE, Jürgen; MEYER Willy

Outros Membros/ Other Members: PPE S&D ALDE Verts/ALE ECR GUE/NGL EFD NI

(6)

AP100.812v01-00 6/6 PV\862363PT.doc

PT

IGUALMENTE PRESENTES/ALSO PRESENT

Grupos Políticos do PE / EP Political Groups

Juan Salafranca (PPE), Pier Rizza (PPE), Jean François Vallin (S&D), Itziar Munoa Salaverria (ALDE), Jean Pierre Trauffler (ALDE), Gaby Küppers (Verts/ALE), Frank Barrett (ECR), Mauricio Miguel (GUE/NGL), Mireia Rovira (GUE/NGL)

Co-secretariado ALC / LAC Co-secretariat

Humberto Peláez Gutierrez (Parlamento da América Latina), Victoria Eugenia Valencia Núñez (Parlamento da América Latina), Rubén Vélez Nuñez (Parlamento Andino), Pedro Montero (Parlamento Andino), Carlos Chacon (Parlamento Andino), Roberto Chaparro (Senado México), Gustavo Arrighe (Parlamento do Mercosul), Agustina Saa (Parlamento do Mercosul), Werner Vargas (Parlamento da América Central)

Co-secretariado PE / EP Co-secretariat J. Javier Fernández Fernández, Pedro Neves DG EXPO: L. Marco Nalda Aguiriano

Referências

Documentos relacionados

Os critérios de inclusão para essa revisão rápida são revisões sistemáticas ou, na falta delas, ensaios clínicos randomizados que avaliaram a eficácia da utilização do

16.7 O candidato deverá manter atualizado os seus dados pessoais e seu endereço perante a Fundação Universa enquanto estiver participando do concurso público, por meio de

Além disso, a avaliação da frequência destas células na população de células T CD4 + FoxP3 (‒) , visando excluir da análise possíveis Tregs, permitiu

5.12 O USUÁRIO declara estar ciente e concorda que, em hipótese alguma, a CLARO oferta serviços sem cobrança de valores de contraprestação, salvo se expressos nos

O objetivo é pensar as possibilidades interpretativas e metodológicas da cartografia dos circuitos espaciais produtivos e dos círculos de cooperação da agroindústria artesanal do

Quando retomar a impressão, a impressora faz retroceder o papel automaticamente até à posição de topo de página, para que possa utilizar o papel que se A 2,5 mm (0,1 polegadas)..

A atividade referida como a de maior esforço foi banho (6.34 ± 3.02), já quanto ao risco biomecânico, as atividades de cuidado foram classificadas como de

Características: Deve ser consumido como digestivo simples com gelo ou em cocktails.. Álcool: