• Nenhum resultado encontrado

SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DO COMÉRCIO, SERVIÇOS E SENHOR PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO DO COMÉRCIO E

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DO COMÉRCIO, SERVIÇOS E SENHOR PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO DO COMÉRCIO E"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DO COMÉRCIO, SERVIÇOS E DEFESA DO CONSUMIDOR

SENHOR PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO DO COMÉRCIO E SERVIÇOS DE PORTUGAL

SENHORES CONVIDADOS OFICIAIS

SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL DA ADIPA

PREZADOS COLEGAS

MEUS AMIGOS

EM PRIMEIRO LUGAR, GOSTARIA DE DAR A TODOS AS BOAS VINDAS, REALÇANDO O PRAZER QUE PARA A ADIPA REPRESENTA PODER AQUI CONTAR COM A DISTINÇÃO DA VOSSA PRESENÇA NESTE EVENTO DE GRANDE RELEVO, NÃO SÓ PELA GENEROSA PARTICIPAÇÃO NESTE SEMINÁRIO, INSERIDO NO ÂMBITO DAS ACÇÕES PARALELAS QUE DECORREM DURANTE A ALIMENTÁRIA LISBOA, MAS TAMBÉM, E PRINCIPALMENTE, NUMA ALTURA EM QUE A NOSSA ASSOCIAÇÃO COMEMORA O SEU 30.º ANIVERSÁRIO.

(2)

ASSIM GOSTARIA DE NESTE MOMENTO, SE ME PERMITEM, DE EVOCAR TAL EFEMÉRIDE, RELEMBRANDO E PARTILHANDO UM POUCO COM TODOS VÓS ALGUNS DOS MOMENTOS MAIS MARCANTES DA VIDA DA ADIPA.

COMEÇARIA ASSIM POR DESTACAR O IMPORTANTE PASSO DADO POR UM GRUPO DE ARMAZENISTAS, QUE UNINDO ESFORÇOS DECIDIRAM CONSTITUIR A ASSOCIAÇÃO DOS DISTRIBUIDORES DE PRODUTOS ALIMENTARES, EM FINAIS DE 1974, RESULTANDO NA SUA CONSTITUIÇÃO FORMAL EM 26 DE MARÇO DE 1975. DE SEGUIDA, FOI ELEITA A PRIMEIRA DIRECÇÃO PRESIDIDA PELO SENHOR JOÃO DA COSTA ARTHUR QUE AQUI SAUDAMOS, BEM COMO A TODOS OS SEUS PARES. HÁ QUE RECONHECER, QUE NÃO FOI NADA FÁCIL A SUA TAREFA, QUE COMO BEM SABEMOS SE DESENVOLVEU NO DECURSO DE UM PERÍODO DE GRANDE INCERTEZA POLÍTICA DA VIDA NACIONAL.

A ASSOCIAÇÃO ASSUMIU, DESDE LOGO, A REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL DO SECTOR, PELA REPRESENTAÇÃO DOS LEGÍTIMOS INTERESSES DAS EMPRESAS JUNTO DO PODER POLÍTICO, BEM COMO, JUNTO DAS ORGANIZAÇÕES SINDICAIS, TENDO PARA O EFEITO NEGOCIADO UM CONTRATO COLECTIVO DE TRABALHO VERTICAL COM DIVERSOS SINDICATOS, EM CONDIÇÕES MUITO DIFÍCEIS E PARTICULARES.

(3)

NAQUELE MOMENTO, O SECTOR ERA NÃO SÓ NUMEROSO COMO TAMBÉM BASTANTE HOMOGÉNEO SENDO QUE A GRANDE MAIORIA DAS EMPRESAS ERAM TÍPICOS DISTRIBUIDORES GROSSISTAS, CUMPRINDO AQUI REALÇAR A RELEVÂNCIA QUE ESTAS EMPRESAS ALIMENTARES ASSUMIAM NA ESTRUTURA SOCIOECONÔMICA PORTUGUESA.

NOS ÚLTIMOS 30 ANOS, ASSISTIMOS A GRANDES MUDANÇAS NO MUNDO, E EM PARTICULAR NA EUROPA, ONDE NOS ENCONTRAMOS INSERIDOS. TESTEMUNHÁMOS O FIM DA GUERRA FRIA, VIMOS O RECRUDESCER DE DIVERSOS CONFLITOS REGIONAIS COM EPICENTRO NO MÉDIO ORIENTE E COM REFLEXOS EM TODO O MUNDO.

PRESENCIÁMOS GRANDES TRANSFORMAÇÕES NO SEIO DA EUROPA, NOMEADAMENTE O ALARGAMENTO DA UNIÃO EUROPEIA, A QUAL CONTA HOJE COM 25 ESTADOS MEMBROS, MAIS DO DOBRO DOS PAÍSES QUE A CONSTITUIAM AQUANDO DA ADESÃO DE PORTUGAL, EM 1986.

ASSISTIMOS AINDA A UMA CRESCENTE GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA, COM UMA CONSIDERÁVEL FLEXIBILIZAÇÃO DAS FRONTEIRAS ECONÓMICAS, COM INFLUÊNCIA DIRECTA AO NÍVEL DA CONCORRÊNCIA.

ASSISTIMOS DE IGUAL MODO, CICLICAMENTE, AO AUMENTO DA INSTABILIDADE DO PREÇO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS, TAMBÉM COM REFLEXOS DIRECTOS NA PERFOMANCE DAS EMPRESAS.

(4)

COMO JÁ REFERI, HÁ TRÊS DECADAS ATRÁS O SECTOR GROSSISTA ALIMENTAR INSERIA-SE NUMA SOCIEDADE ESSENCIALMENTE MARCADA PELOS CONDICIONALISMOS DA ESCASSEZ DA OFERTA, E DE UM CONSUMO AINDA INCIPIENTE E POUCO EXIGENTE. O MERCADO ERA ENTÃO ORIENTADO A MONTANTE PELA PRODUÇÃO, QUE DITAVA AS SUAS REGRAS.

TUDO ISTO ALTEROU-SE PROFUNDAMENTE NAS ÚLTIMAS DECADAS.

EM MEADOS DOS ANOS 80, COM O SURGIMENTO DOS PRIMEIROS HIPERMERCADOS, O NOSSO SECTOR VIU-SE CONFRONTADO COM UM NOVO PARADIGMA, DESIGNADAMENTE, UMA NOVA CONCORRÊNCIA CARACTERIZADA PELA SUA GRANDE RENTABILIDADE FINANCEIRA, A PRINCIPAL BASE DE SUSTENTAÇÃO DA SUA ACTIVIDADE, A PAR DE UMA PROFUNDA ALTERAÇÃO DO MERCADO, AGORA CARACTERIZADO PELA SUBMISSÃO E ORIENTAÇÃO DA OFERTA, PELAS ESCOLHAS DO CONSUMIDOR.

ENTRETANTO FORAM VATICINADOS OS PIORES CENÁRIOS PARA O NOSSO SECTOR, O QUAL SE VIU CONFRONTADO COM CONOTAÇÕES POUCO ABONATÓRIAS E ALGO DEPRECIATIVAS. AINDA HOJE SE PRETENDENTE ASSOCIAR A EXPRESSÃO “COMÉRCIO TRADICIONAL” AO COMERCIO QUE NÃO SE MODERNIZOU E QUE SE ENCONTRA PARADO NO TEMPO E PORTANTO FORA DE MODA. NO ENTANTO PARA NÓS “COMÉRCIO TRADICIONAL” REPRESENTA UM COMÉRCIO DE PROXIMIDADE BASEADO NAS FORTES RELAÇÕES HUMANAS ENTRE O COMERCIANTE E OS SEUS CLIENTES E NAS RELAÇÕES PESSOAIS

(5)

A VERDADE É QUE OCORRERAM TAMBÉM PROFUNDAS ALTERAÇÕES NAQUELES NOVOS FORMATOS DE COMÉRCIO, OS QUAIS CONHECERAM UMA DESACELERAÇÃO DO SEU RITMO DE CRESCIMENTO, PASSADA QUE ESTAVA A FASE INICIAL DA NOVIDADE QUE TAIS FORMATOS REPRESENTARAM PARA OS CONSUMIDORES. SEGUIU-SE A FASE DA CONSTITUIÇÃO E EXPANSÃO DOS SUPERMERCADOS DE DIFERENTES DIMENSÕES, OS QUAIS CONHECERAM RITMOS DE CRESCIMENTO APRECIÁVEIS. ENTRETANTO SURGIU O DISCOUNT E O HARD DISCOUNT CONSTITUINDO-SE COMO A FACE MAIS “AGRESSIVA” DA CONCORRÊCIA.

NO ENTANTO A TUDO ISTO TEM RESISTIDO O NOSSO SECTOR, O QUAL TEM PREMANENTEMENTE PROCURADO FORMAS DE ULTRAPASSAR TODA ESTA ADVERSIDADE.

PARA ISSO FORAM CRIADOS OS CASH & CARRYS, OS AGRUPAMENTOS DE COMPRAS, OS QUAIS PERMITIRAM ÀS EMPRESAS GANHAR “PESO” JUNTO DOS SEUS FORNECEDORES E COM ISSO NEGOCIAR MELHORES CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO E PREÇOS.

PROCUROU-SE CHEGAR AO CONSUMIDOR FINAL, QUER ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE RETALHO PRÓPRIO QUER PELA CONSTITUIÇÃO DE PROJECTOS DE GESTÃO INTEGRADA, NA BASE DOS QUAIS SE PROCUROU IMPLEMENTAR UMA ESTRATÉGIA DE COOPERAÇÃO MAIS ESTREITA COM O RETALHO INDEPENDENTE E DE PROXIMIDADE, PROCURANDO A SUA FIDELIZAÇÃO COM ÓBVIAS VANTAGENS PARA AMBOS.

(6)

TODAS ESTAS ALTERAÇÕES OCORRIDAS NO NOSSO SECTOR SÃO SUFICIENTEMENTE ELUCIDATIVAS DO ESFORÇO DE MODERNIZAÇÃO QUE AS EMPRESAS GROSSISTAS EMPREENDERAM NÃO TENDO DE FACTO NADA QUE VER COM AS TAIS CONOTAÇÕES PEJORATIVAS DE QUE JÁ FALEI, MAS SIM A DEMONSTRAÇÃO DA VITALIDADE DO SECTOR, O QUAL COM A SUA DINÂMICA PROCUROU RESPONDER DE UMA FORMA POSITIVA À ADVERSIDADE.

CREIO NO ENTANTO, QUE EXISTEM AINDA MUITOS CAMINHOS A EXPLORAR PELO SECTOR GROSSISTA, NA FORTE CONVICÇÃO DE QUE SE MANTERÁ INTACTA POR MUITOS ANOS A RAZÃO DA SUA EXISTÊNCIA.

PARA ISSO É NECESSÁRIO A PROCURA PERMANENTE DE NOVAS SOLUÇÕES PARA ENFRENTAR OS NOVOS DESAFIOS.

A ADIPA PROCUROU SEMPRE, APOIAR AS EMPRESAS ASSOCIADAS, PRESTANDO-LHES UM LEQUE DE SERVIÇOS DE SUPORTE À GESTÃO CORRENTE DO DIA-A-DIA DA SUA ACTIVIDADE, EM ÁREAS ESPECÍFICAS, LIBERTANDO-AS ASSIM PARA O ESSENCIAL DA SUA ACTIVIDADE COMERCIAL.

(7)

FORAM ASSIM CRIADOS E DESENVOLVIDOS DIVERSOS SERVIÇOS DE APOIO AOS ASSOCIADOS, NOMEADAMENTE OS DE APOIO GERAL, ONDE A ASSOCIAÇÃO INTERVEM JUNTO DE DIVERSOS ORGANISMOS PÚBLICOS POR CONTA DOS ASSOCIADOS, A CONSULTADORIA JURÍDICA E ECONÓMICA, OS QUAIS PERMITEM NÃO SÓ IDENTIFICAR E DAR RESPOSTA AOS PROBLEMAS CORRENTES DE UMA FORMA CÉLERE, COMO TAMBÉM MANTER AS EMPRESAS PREMANENTEMENTE INFORMADAS E ACTUALIZADAS SOBRE TODAS AS MATÉRIAS COM INFLUÊNCIA DIRECTA OU INDIRECTA NA SUA ACTIVIDADE.

PROCUROU-SE TAMBÉM DAR UMA RESPOSTA EFICIENTE E ESPECIALIZADA ÀS NECESSIDADES DAS EMPRESAS NAS MAIS DIVERSAS ÀREAS, COMO SEJAM AS LIGADAS À FORMAÇÃO DOS SEUS TRABALHADORES E A CONSULTADORIA ECONÓMICA, ESTABELECENDO-SE PARA O EFEITO PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO COM ENTIDADES DEVIDAMENTE CREDENCIADAS PARA O EFEITO, ATRAVÉS DOS QUAIS AS EMPRESAS ASSOCIADAS PASSARAM A DISPOR DE CONDIÇÕES MAIS VANTAJOSAS DO QUE AQUELAS QUE SÃO NORMALMENTE PRATICADAS NO MERCADO.

DESENVOLVEU-SE UM SERVIÇO INFORMATIVO MUITO FORTE E ESPECIALIZADO.

A PAR DESTAS COMPONENTES A ADIPA REALIZOU DIVERSOS SEMINÁRIOS, ONDE PROCUROU SEMPRE DEBATER AS GRANDES QUESTÕES E DESAFIOS QUE EM CADA MOMENTO SE COLOCAVAM À ACTIVIDADE, PROCURANDO DESSA FORMA CONTRIBUIR POSITIVAMENTE PARA O SEU DESENVOLVIMENTO.

(8)

FORAM IGUALMENTE REALIZADAS DIVERSAS SESSÕES DE ESCLARECIMENTO SOBRE OS MAIS DIVERSOS ASSUNTOS DE IMPACTO DIRECTO NA ACTIVIDADE, ENTRE OS QUAIS SE DESTACAM ENTRE OUTROS PELA SUA RELEVANCIA, A INSTITUIÇÃO DOS PRIMEIROS SISTEMAS DE INCENTICOS DIRIGIDOS AO SECTOR COMO O PROCOM, SIR SIMC E OUTROS, A LEGISLAÇÃO SOBRE EMBALAGENS E RESÍDUOS DE EMBALAGENS, NOMEADAMENTE A INSTITUIÇÃO DO SISTEMA PONTO VERDE, NA ALTURA UMA MATÉRIA MUITO CONTROVERSA, A INTRODUÇÃO FISICA DO EURO, APENAS PARA CITAR ALGUNS EXEMPLOS.

NA VERTENTE DA REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL DO SECTOR A ADIPA ESTEVE SEMPRE PRESENTE NOS MOMENTOS MAIS IMPORTANTES E EM QUE SE IMPUNHA A SUA PRESENÇA EM DEFESA DO SECTOR QUE REPRESENTA, APRESENTANDO PARECERES DEVIDAMENTE FUNDAMENTADOS NO ÂMBITO DAS DIFERENTES MATÉRIAS DE IMPACTO DIRECTO NA ACTIVIDADE, SOLICITANDO AUDIÊNCIAS AOS MAIS DIVERSOS ORGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO, SEMPRE NO MAIOR ESPÍRITO DE LEALDADE E COLABORAÇÃO, COM A FIRME CONVICÇÃO DA JUSTEZA DAS POSIÇÕES DEFENDIDAS.

(9)

ESTA ACTUAÇÃO FOI NO ENTANTO SEMPRE EFECUADA DE UMA FORMA SERENA E DISCRETA, NA CERTEZA DE QUE SÓ ASSIM É QUE VERDADEIRAMENTE SE CONSEGUEM OBTER RESULTADOS POSITIVOS E DURADOUROS. PENSO QUE FOI GRAÇAS A ESTA POSTURA QUE A ADIPA GRANJEOU UM ENORME RESPEITO JUNTO DOS MAIS DIVERSOS ORGANISMOS OFICIAIS COM QUEM TEM AO LONGO DOS ANOS VINDO A ESTABELECER INÚMEROS CONTACTOS, SENDO HOJE UMA ASSOCIAÇÃO VERDADEIRAMENTE RESPEITADA, E ONDE AS SUAS POSIÇÕES SÃO DEVIDAMENTE APRECIADAS E PONDERADAS.

A ADIPA TEM HOJE UMA PARTICULARIDADE QUE A DESTACA DE TODAS AS ORGANIZAÇÕES DESTE TIPO, É UMA ESTRUTURA VERDADEIRAMENTE INDEPENDENTE DOS PODERES INSTITUIDOS, CUJO ÚNICO FITO É O DE SERVIR E REPRESENTAR AS EMPRESAS DO SECTOR GROSSISTA ALIMENTAR.

A ASSOCIAÇÃO TEM HOJE, MUITO BEM PRESENTE O IDEAL QUE ESTEVE NA BASE DA SUA GÉNESE, E QUAL O PAPEL QUE LHE ESTÁ COMETIDO, PROCURANDO POR ISSO MESMO NÃO SE DESVIAR DO IDEAL QUE A ANIMOU NA SUA CONSTITUIÇÃO.

NÃO QUERENDO ALONGAR-ME MAIS NESTA MATÉRIA QUERO NO ENTANTO DEIXAR UMA MENSAGEM DE ESPERANÇA A TODOS ASSUMINDO DESDE JÁ O COMPROMISSO DE QUE PODEIS CONTINUAR A CONTAR NO FUTURO COM ADIPA E QUE ESTA CONTINUARÁ A TER COMO PRINCIPAL OBJECTIVO A DEFESA E APOIO DAS EMPRESAS DO SECTOR GROSSISTA ALIMENTAR.

(10)

SOBRE A ALIMENTÁRIA LISBOA IMPORTA REFERIR O GRANDE PRESTIGIO QUE ESTA FEIRA ALCANÇOU. ESTE SALÃO É SINÓNIMO DE PONTO DE ENCONTRO DOS EMPRESÁRIOS DO SECTOR ALIMENTAR E COMO TAL LOCAL DE VISITA OBRIGATÓRIA.

E PORQUE JÁ TOMEI MUITO DO VOSSO PRECIOSO TEMPO, PASSAVA DE IMEDIATO A APRESENTAR O TEMA QUE ESCOLHEMOS PARA O NOSSO SEMINÁRIO DE HOJE-“PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO DO SECTOR ALIMENTAR E OS IMPACTOS DA NOVA LEI DO LICENCIAMENTO COMERCIAL NO SECTOR GROSSISTA”.

PRETENDEMOS COM O TEMA QUE ESCOLHEMOS PERMITIR UMA REFLEXÃO ALARGADA SOBRE A EVOLUÇÃO EXPECTÁVEL PARA O SECTOR, TENDO PRESENTE AS DIFERENTES VARÁVEIS EXÓGENAS QUE SERVEM DE CONDICIONAMENTO À ACTIVIDADE.

PARA ISSO CONTAMOS COM PRESTIGIADOS ORADORES QUE NOS AJUDARÃO COM A SUA EXPERIÊNCIA E SABEDORIA A REFLECTIR SOBRE AS DIVERSAS TEMÁTICAS QUE IRÃO ABORDAR.

DESDE JÁ LHES AGRADEÇO EM MEU NOME PESSOAL E EM NOME DA DIRECÇÃO DA ADIPA NOS TEREM DISTINGUIDO COM A SUA PRESENÇA. BEM AJAM POR ISSO.

RENOVANDO OS AGRADECIMENTOS PEÇO POIS A VOSSA ATENÇÃO PARA A INTERVENÇÃO DO SENHOR PROFESSOR MEDINA CARREIA, PERSONALIDADE QUE PELO SEU GABARITO ME COIBE DE FAZER QUALQUER APRESENTAÇÃO DA MINHA PARTE.

Referências

Documentos relacionados

Como já foi dito neste trabalho, a Lei de Improbidade Administrativa passa por uma releitura doutrinária e jurisprudencial, visando delimitar de forma precisa os tipos ímprobos,

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Foram encontradas, também, as pes- quisas de Soares (2007), sob o título “O Sistema Nacional de Avaliação da Educa- ção Superior e a Gestão Estratégica das

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

A través de esta encuesta fue posible comprender el desconocimiento que existe sobre este tema y lo necesario que es adquirir información para poder aplicarla y conseguir

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em