• Nenhum resultado encontrado

Transcrição da Teleconferência Resultados 1T12

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Transcrição da Teleconferência Resultados 1T12"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Transcrição da Teleconferência – Resultados 1T12

Operadora:

Bom dia e obrigada por aguardarem. Sejam bem vindos a teleconferência do PINE para discussão de resultados referentes ao 1 trimestre de 2012. Estão presentes conosco os executivos do Banco.

Informamos que este evento está sendo gravado e que todos os participantes estarão apenas ouvindo a teleconferência durante a apresentação do PINE. Em seguida iniciaremos a sessão de perguntas e respostas quando mais instruções serão fornecidas.

Caso algum dos senhores necessite de alguma assistência durante a teleconferência queiram por favor solicitar a ajuda de um operador digitando (*0) . Este evento também esta sendo transmitido simultaneamente pela internet, via webcast podendo ser acessado no endereço www.pine.com.br/ri, onde se encontra disponível a respectiva a apresentação. A seleção dos slides será controlada pelos senhores, o replay deste evento estará disponível logo após o seu encerramento, lembramos que os participantes do webcast

poderão registra via website perguntas para o PINE, que serão respondidas após o termino da conferencia pela área de RI.

Antes de prosseguir gostaríamos de esclarecer que eventuais declarações que possam ser feitas durante a teleconferência relativa às perspectivas de negócios do PINE projeções, metas operacionais e financeiras, constituem-se em crenças e premissas da administração da companhia, bem como em informações atualmente disponíveis para o PINE.

Considerações futuras não são garantias de desempenho, e envolvem riscos e incertezas e premissas, pois se referem a eventos futuros e portanto dependem de circunstâncias que podem ou não ocorrer. Investidores e analistas devem compreender que condições gerais, condições do setor, outros fatores operacionais podem afetar os resultados futuros do PINE e podem conduzir a resultados que diferem materialmente daqueles expressos e tais

considerações futuras.

Gostaria de passar a palavra ao Sr.Norberto Zaiet Junior Vice-Presidente do PINE que iniciará a apresentação.Por favor Sr. Norberto pode prosseguir.

(2)

Obrigado. Bom Dia. Gostaria de agradecer a participação de todos na nossa teleconferência de resultados do primeiro trimestre de 2012.

Neste primeiro slide, como de costume, temos o sumário dos assuntos que discutiremos ao longo dessa apresentação. Vamos para o slide 3, por favor.

O primeiro trimestre confirma as expectativas para o ano de 2012. O PINE fez sua primeira oferta pública de Letras Financeiras, captando trezentos e treze milhões e

duzentos mil reais, manteve sua liquidez no balanço e observou contribuições positivas de todas as linhas de negócios.

Destacamos a participação de 10,2% da PINE Investimentos no mix de receitas. Em linha com o planejamento, esperamos que a PINE Investimentos represente entre 5% e 10% das receitas durante 2012.

Adicionalmente, somos o primeiro banco em termo de commodities na Cetip e o 14º no ranking geral de derivativos para clientes.

Continuamos muito confortáveis em termos de liquidez, capital e cobertura de crédito, que são pilares da nossa estratégia de gestão de riscos.

No próximo slide, mostramos alguns destaques financeiros do trimestre.

Começando pela carteira de crédito de empresas expandida, apresentamos um crescimento de 25,4% no ano. Vou entrar em mais detalhes sobre a carteira mais a frente.

O gráfico seguinte mostra o importante crescimento da cobertura da carteira total em 0,8 ponto percentual.

O último gráfico à direita mostra o aumento de mais de 20% no total de funding, que comentarei também mais a frente.

O PL continua com crescimento, alcançando um bilhão e vinte e nove milhões de reais, um crescimento superior a 17% em 12 meses.

Em termos de lucro líquido e Retorno sobre Patrimônio Líquido também tivemos

importantes crescimentos, e já durante o 1T12 superamos o LL recorrente do 4T11 em mais de 9% e 52% em relação ao 1T11 , obtendo um ROAE de 19,5% no trimestre.Vamos para o próximo slide.

Neste slide, observamos que nossa estratégia de cross sell e diversificação de receitas continuou a se desenvolver no 1T12, conforme verificamos pelos 2 índices que acompanhamos, nos gráficos superiores.

(3)

Na parte de baixo do slide, vemos a distribuição das receitas por linha de negócio. O principal destaque foi a participacao de 10% da PINE Investimentos, com a execução de diversas operações durante o trimestre. Ressaltamos também que o mix de receitas continua perto dos 60% no crédito corporativo, e 40% em outras receitas complementares ao crédito. O próximo slide, slide 6, mostra a evolução da nossa carteira de crédito.Diversificamos os produtos, atendendo os clientes de forma personalizada e de acordo com suas necessidades, desde capital de giro, até debêntures e outros títulos privados.

A carteira de empresas expandida cresceu 5,3% no trimestre e 25,4% em 12 meses, atingindo sete bilhões e trezentos milhões de reais em março de 2012. O destaque do trimestre foi Trade Finance, com crescimento de 30,6% no trimestre e 64,1% nos últimos 12 meses. Observamos neste período , um aumento crescente da demanda dos clientes por esta modalidade de ativo, e pudemos atendê-los com destaque aos setores sucroalcooleiro e agronegócio em geral.

Passando para o slide 7, o gráfico da esquerda mostra que continuamos a ter uma carteira pulverizada em diversos setores da economia. A carteira está muito bem posicionada para apoiar empresas com alto potencial de crescimento.Cerca de 50% da nossa carteira está distribuída nos setores de Açúcar e Álcool, Construção Civil , Agricultura, Infra Estrutura, e Energia Elétrica e Renovável.

Passando para o slide 8, vemos a qualidade da carteira de crédito. Os índices permaneceram dentro do esperado e em níveis confortáveis.Os NPLs acima de 90 dias ficaram praticamente estáveis, em 0,2%, considerando parcela vencida, e 0,7% considerando a totalidade dos contratos como vencidos. Nossa cobertura atingiu 3,5%, em linha com os 3,6% apresentado em dezembro de 2011, e ainda superior a média apresentada no setor. Vamos para o próximo slide. A Mesa para Clientes oferece produtos de hedge para empresas, com o único objetivo de proteger e administrar riscos.

Em março, o total do valor nocional da carteira de derivativos com clientes atingiu quatro bilhões e trezentos milhões de reais e o MTM da carteira encerrou o trimestre no valor de cento e vinete e seis milhões. Mesmo em um cenário de estresse – apreciação de 31% no dólar e queda de 30% no preço das commodities – o MtM atinge trezentos e e cinquenta e quatro milhões de reais em 31 de março.

(4)

pouca alocação de capital. O número de clientes e fluxo de operações continua a aumentar no trimestre, hoje contamos com aproximadamente 150 clientes.

No próximo slide, falamos da PINE Investimentos, onde oferecemos produtos de Mercado de Capitais, Assessoria Financeira e Gestão de Recursos. Neste negócio, lideramos mais de trezentos milhões de reais em underwriting de operações para nossos clientes e obtivemos receitas de dezesseis milhões de reais. Isto representou mais de 10% de participação deste segmento no mix de receitas. Em linha com o planejamento, esperamos que a PINE Investimentos represente entre 5% e 10% das receitas durante 2012.

No slide 11, detalhamos a nossa estrutura de funding. O total do funding foi de seis bilhões e quatrocentos milhões de reais em março, um crescimento de 20,7% no ano.

Continuamos melhorando a qualidade e diversificando nosso funding. Lembrando também que a primeira emissão pública de Letras Financeiras no valor de trezentos e treze milhões e duzentos mil reais afetará o balanço do 2T12. Estas letras financeiras têm um custo de 111% e prazo de 2 anos.

No slide 12, podemos ver que continuamos com uma estrutura de casamento entre ativos e passivos prudente e um balanço extremamente líquido.Destaco aqui dois indicadores. Primeiro, o gap positivo de liquidez que é mantido há 24 meses. O prazo médio da carteira de crédito é de 14 meses versus 17 meses do funding.

Além disso, destaco que nosso índice de crédito sobre funding total é de 81%.

Passando para o slide 13, vemos o índice de Basiléia que encerrou o trimestre em 16,4%. A queda é explicada pelo aumento da carteira de crédito, por mudanças regulatórias, especialmente na parcela de capital alocado para Risco de Mercado, e pela redução em 20% da parcela de dívida subordinada permitida para composição do nível 2 de capital.

Reafirmamos nosso guidance para 2012, com os principais números destacados no slide 14. Carteira de crédito expandida, que inclui Fianças e Títulos Privados, com crescimento entre 17% e 22%, margem financeira entre 5,5% e 7,5%, despesas de pessoal e administrativas, entre 8% e 12%, enquanto ROAE deve manter-se entre 17% e 20%.

Diante da evolução natural do negócio, e pautado em sua cultura meritocrática, o PINE consolidou sua liderança, com foco em uma maior eficiência e sinergia.

Susana Waldeck passa a CFO. Além de liderar as áreas de Controle, assume a estrutura de Relações com Investidores. Gabriela Chiste, CRO, lidera a gestão consolidada de Riscos

(5)

de Crédito, Mercado, Liquidez e Operacional e Controles Internos e Compliance. E eu passo a COO, com a lideraça das estruturas de Originação, PINE Investimentos e Sales & Trading. Ainda em linha com as melhores práticas de Governança Corporativa, criamos 2 comitês que se reportam diretamente ao Conselho de Administração: Comitê de Remuneração e de Auditoria.

Com isso, encerro nossa apresentação. Agradeço a atenção de todos e gostaria agora de passar para a sessão de perguntas e respostas.

Muito obrigado

Operadora:

Obrigada. Senhoras e senhores, iniciaremos agora a sessão de perguntas e respostas.

Para fazer uma pergunta, por favor, digitem asterisco um (*1). Para retirar a pergunta da lista, digitem asterisco dois (*2).

Com licença, nossa primeira pergunta vem do Sr. Marcelo Novaes, da XP Investimentos.

Sr. Marcelo Novaes:

Bom dia, parabéns pelos resultados. Eu queria na parte de funding explorar um pouco mais, principalmente a parte de DPGE, a posição e saldo, se puderem explorar um pouco mais isso? Por favor.

Sr. Norberto Zaiet Junior:

Claro, Marcelo, bom dia, tudo bem? Obrigado pela pergunta. Nosso DPGE caiu nesse trimestre, na verdade a gente caiu perto de R$ 100 milhões. Não é um produto que a gente tem feito emissões, na verdade o banco tem buscado claramente a diversificação de mercados de funding, de fonte de funding, então já no final do ano passado fez a primeira captação islâmica de um banco brasileiro, de controle brasileiro, de controle nacional. Também fez uma captação com uma multinacional, uma multilateral francesa, Proparco, fez a captação de letras financeiras, estruturou em março e liquidou em abril. Então o banco tem buscado fontes e mercados... meio que mercados alternativos para fazer o funding do banco, cada vez mais diversificando as fontes de captação e o DPGE não é um produto que o banco, de fato, é dependente. O banco usou um pouco do seu limite DPGE,

(6)

mas nunca usou... chegou perto de 50% do seu limite, não mais do que isso, e esse saldo vem caindo, caiu significativamente esse trimestre.

Sr. Marcelo:

Ok, muito obrigado.

Sr. Norberto:

Obrigado.

Operadora:

Com licença, lembrando que para fazer perguntas basta digitar asterisco um (*1).

Sr. Norberto:

A gente tem uma pergunta da internet, Ari Peres, da Real Investor.

Como têm evoluído os desdobramentos da recente incursão do PINE no oriente médio visando novas captações?

Sr. Norberto:

Ari, obrigado pela pergunta. Realmente o banco foi pioneiro mais uma vez em abrir este mercado, essa primeira operação que foi concluída no final do ano passado levou um tempo, levou quase nove meses para ser estruturada.

A gente teve a paciência de fazer e a diligência de montar a operação e estruturar a operação de maneira detalhada para poder realmente conseguir fazer a primeira e abrir este mercado. Neste meio tempo, depois da operação, o banco fez um road show pelo oriente médio, em vários países do oriente médio, Abu Dhabi, Dubai, Qatar, Kuwait, e a gente acha que tem boas perspectivas para novas emissões durante este ano e estamos trabalhando nisso.

Tem uma outra pergunta também do Ari:

A PINE Investimentos me parece importante para a franquia, ou pelo valor da franquia do banco. A administração espera manter os atuais excelentes níveis de crescimento dessa divisão?

(7)

Sr. Norberto:

Olha, Ari, a PINE Investimentos, de fato, está consolidada, a gente está vendo que a PINE Investimentos representou nos últimos dois anos cerca de 3% das nossas receitas, já neste primeiro trimestre representou um pouquinho mais do que 10%. A gente imagina que realmente este ano a PINE Investimentos se mantenha entre 5 a 10% das receitas do banco. É uma franquia importante para o banco, é uma franquia que vai completamente em linha com a nossa estratégia de oferecer cada vez mais produtos para os nossos clientes, aumentar a penetração e aumentar o relacionamento de longo prazo com cada um dos nossos clientes, é um produto importante nesta franquia.

Dentro da PINE Investimentos tem três principais linhas de negócio, o mercado de capitais renda fixa é uma delas, a outra é uma área de project finance/structure finance, na verdade advisory na sua concepção mais ampla, e também tem uma área de M&A dentro da advisory buscando realmente oferecer uma gama de produtos completa e diversificar as fontes de receita do banco e, de fato, fazer uma alocação eficiente, a mais eficiente possível do nosso capital.

Realmente a gente imagina que este ano a PINE Investimentos se mantenha entre 5 a 10% das receitas. A gente gostaria que no médio e longo prazo a PINE Investimentos representasse algo em torno de 10 a 15% das receitas, então de fato a estratégia do banco é continuar evoluindo e continuar investindo na nossa área de banco de investimentos.

Também tem mais uma pergunta do Ari:

As receitas de TVM continuam dando frutos da estratégia acertada do PINE. Como a administração vê a evolução dessa linha de receitas em 2012?

Sr. Norberto:

Olha, Ari, vai em linha com o que a gente comentou da PINE Investimentos. Você tem o crescimento da carteira de crédito tanto via os instrumentos de crédito tradicionais, mas também via títulos privados, então a gente estrutura crédito e vai tender a estruturar crédito cada vez mais voltado para mercado, voltado para TVM.

Então a gente vai ter, sim, uma receita de TVM, a gente entende essas operações, a gente sabe como estruturar, vai estruturar essas operações voltando trazer nosso cliente

(8)

de mercado de capitais, especialmente na renda fixa, mas também em algum momento lá para frente na renda variável também. Então é uma estratégia que vai continuar em linha com a estratégia da PINE Investimentos.

E complementando tem mais uma pergunta aqui do Ari também:

A administração espera manter os spreads, já que as nossas taxas são usualmente menores, mesmo com a redução do mercado em geral? Há percepção sobre a eventual redução de oferta de crédito dos grandes que beneficiaria o PINE?

Sr. Norberto:

Olha, Ari, o primeiro trimestre deste ano eu acho que foi um reflexo disso. A gente viu o mercado um pouco mais contraído em relação à oferta de crédito, e isso nos possibilitou muitas oportunidades, o banco teve várias oportunidades, o pipeline foi bastante forte, bastante robusto no primeiro tri e o banco conseguiu crescer o portfólio de crédito de acordo com o guidance com bastante qualidade. Teve oportunidade para escolher neste primeiro trimestre de maneira a crescer adequadamente e com a qualidade normal, alta qualidade de crescimento que a gente tem no crédito.

Quanto aos spreads, a gente de fato trabalha com o corporativo, como você sabe, a gente não faz pequenas empresas, não faz médias empresas, a gente trabalha com empresas acima de R$ 500 milhões de faturamento, nesse segmento naturalmente os spreads são mais baixos, mas a gente não tem sentido contração de spreads, muito pelo contrário, a gente tem sentido spread se mantendo bastante estáveis, até uma leve tendência de alta, bem pequena, mas na verdade nenhuma tendência de queda, não.

Obrigado pelas suas perguntas, Ari.

Operadora:

Com licença. Senhoras e senhores, lembrando que para fazer perguntas basta digitar asterisco um (*1). Com licença, encerramos neste momento a sessão de perguntas e respostas. Gostaria de passar a palavra ao Sr. Norberto Zaiet Junior, Vice-Presidente do PINE, para as considerações finais. Por favor, pode prosseguir.

(9)

Muito obrigado. O banco continua bastante otimista com a estratégia. O banco continua seguindo na sua estratégia de fortalecer o relacionamento com os clientes, criar cada vez mais relacionamentos de longo prazo. A franquia do banco são os nossos clientes, vamos continuar focando na nossa franquia, focando nos nossos clientes, oferecendo cada vez mais produtos e serviços para os clientes e alocando o capital do banco da maneira mais eficiente possível. Estamos muito otimistas com a nossa estratégia e com o desenrolar do primeiro trimestre, e estamos muito otimistas com o ano. Muito obrigado a todos e um bom dia.

Operadora:

A audioconferência do PINE está encerrada. Agradecemos a participação de todos e tenham um bom dia. Obrigada por usarem Chorus Call.

Referências

Documentos relacionados

Lembrando que não é aconselhável que seja realizado este processo sem uma consultoria especializada, pois se você não estiver apto para realizar este tipo de implementação,

Antes de mostrarmos a rela¸ c˜ ao entre regularidade de uma curva e existˆ encia de reparametriza¸c˜ oes por comprimento de arco dessa curva, notemos uma propriedade sim- ples

Este trabalho, seguindo o método Design Science Research, fez uma revisão da literatura, uma análise bibliométrica e o estudo de uma empresa para encontrar os elementos da

thread corrente em estado de espera até que outra thread chame os métodos notify ou notifyAll liberando o

A implementação da pesquisa como prática de formação é difícil, mais pela concepção restrita dada à pesquisa pelas “comunidades científicas” do que pela

A pesquisa “Estratégias para o varejo brasileiro – Reflexões sobre os anseios do consumidor” realizada pela Deloitte em 2010 apresentou de forma muito objetiva o que

gerenciamento do valor criado pela plataforma, o que depende do balanceamento das curvas de oferta (fornecedores) e curvas de demanda (consumidores). Conjugação das economias

É o nome usado para descrever empresas que prestam serviços financeiros, tendo na tecnologia seu grande diferencial — muitas delas, inclusive, não têm agências para atender