• Nenhum resultado encontrado

Liberdade de expressão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Liberdade de expressão"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

Objectiva: AF-S NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR • Qualidade de imagem: NEF (RAW) • Exposição: modo de prioridade à abertura, 1/320 segundos, f/8 • Balanço de brancos: Automático • Sensibilidade ISO: 200 • Controlo de imagem: Vivo

 

2

Apresentamos a D5000, um novo tipo de câmara SLR digital da Nikon. Produto de uma maravilhosa combinação entre diversão

e simplicidade, a D5000 inclui um exclusivo monitor multi-ângulo para uma nova e empolgante atitude no campo das câmaras SLR

digitais. Em conjunto com o modo de Visualização em directo, este monitor inovador dá-lhe liberdade para fotografar a partir de

ângulos invulgares. E a diversão não se limita às fotografias – a função D-Movie da Nikon permite gravar igualmente filmagens em

HD com um elevado grau de detalhe. Poderá também encontrar um impressionante conjunto de modos de disparo com os quais

será fácil captar qualquer momento, em qualquer lugar. Acrescente-se a tudo isto um magnífico sensor CMOS de 12,3 megapixéis

e as suas fotografias e filmagens ganharão vida com uma nitidez e um realismo extraordinários.

A D5000 foi concebida exclusivamente para utilização com objectivas NIKKOR AF-S e AF-I equipadas com motor de focagem automática.

Descubra a emoção da Nikon.

Com simplicidade.

(3)

Tamanhos de ficheiro de D-Movie

Escolha entre três tamanhos: 320 x 216 pixéis para Web sites e blogs; 640 x 424 pixéis para visualização em PCs; e 1280 x 720 para visualização em HDTV. Objectiva: AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR • Qualidade de imagem: NEF (RAW) • Exposição: modo automático (flash desligado), 1/160 segundos, f/6 • Balanço de brancos: Automático

• Sensibilidade ISO: 200 • Controlo de imagem: Padrão

Ângulo alto

Ângulo baixo

 

Enquadre e visualize fotografias a partir de praticamente qualquer ân-gulo. O inovador monitor VGA de 2,7 polegadas e 230.000 pontos com cobertura de imagem de 100% dá-lhe liberdade para segurar a câmara em diversas posições, tornando simples e divertido fotografar a partir de novos ângulos empolgantes. Segure a câmara D5000 mais acima para fotografar por cima de multidões ou segure-a junto ao chão para simular a visão do mundo na perspectiva de uma pequena criatura. Qualquer que seja a perspectiva escolhida, o monitor multi-ângulo ajusta-se facilmente para proporcionar uma visualização clara e nítida da acção.

Quer fotografe a partir de um ângulo elevado ou baixo, o monitor multi-ângulo permite criar enquadramentos arrojados utilizando perspectivas nunca antes imaginadas.

Um monitor que introduz uma nova dimensão

de diversão ao fotografar no modo de

Visualização em directo.

Rode, incline, vire, arrume. O monitor multi-ângulo acrescenta uma nova dimensão de flexibilidade à fotografia no modo de Visualização em directo, que mostra o motivo em tempo real. Agora, com este monitor ajustável, tirar fotografias magníficas no modo de

Visualização em directo é mais fácil e mais divertido do que nunca.

Descubra outra forma de ver o mundo –

Visualização em directo com o novo monitor multi-ângulo de 2,7 polegadas

Mais formas de visualizar com a Visualização em directo

A D5000 optimiza a Visualização em directo ao proporcionar diversas opções de vistas do ecrã. Minimize as definições da câmara quando pretender uma vista limpa da cena ou visualize informações fundamentais em situações que exijam uma leitura completa das definições. Está também disponível uma apresentação de grelha para ajudar a ajustar o enquadramento, bem como um ecrã de edição que permite alterar rapidamente as definições sem tirar os olhos da cena.

Modos inteligentes de focagem automática na Visualização em

directo para captar qualquer motivo

Diferentes tipos de cenas exigem diferentes métodos de focagem e a D5000 possui o modo de focagem automática de Visualização em directo adequado para cada fotografia. Quer se trate de um rosto particular, de uma acção dinâmica ou de um pequeno objecto numa composição grande, os quatro modos facilmente seleccionáveis garantem resultados nítidos, qualquer que seja o... motivo.

A nova focagem automática com seguimento do motivo “memoriza” um motivo em movimento, como um animal ou um rosto, e, em seguida, mantém-no focado.

Mesmo que o motivo saia momentaneamente do enquadramento...

… a D5000 reajusta automatica-mente a focagem sobre o mesmo quando este reaparece, sem necessidade de ajustes adicionais por parte do utilizador.

AF de seguimento do motivo

AF com prioridade ao rosto AF de área ampla

Proporciona uma grande precisão ao focar uma área muito reduzida – ideal ao utilizar um tripé.

Detecta automaticamente até cinco rostos e, em seguida, foca o rosto mais próximo da câmara.

Uma boa opção abrangente para uma grande variedade de motivos, tanto em movimento como estacionários. É particularmente ade-quada para fotografar com a câmara na mão.

Apresentação de informações

Apresentação de grelha

D-Movie para guardar memórias em movimento

As suas memórias ganham vida com o esplendor das filmagens em HD. A função D-Movie grava magníficos vídeos com som, eliminando a necessidade de dispor de uma câmara de vídeo adicional. Permite igualmente tirar proveito da vasta gama de objectivas NIKKOR para obter uma série de efeitos cinematográficos. Depois de gravar, pode ver as filmagens na D5000 ou estabelecer ligação a um televisor HDTV através do conector HDMI incorporado para partilhar as suas memórias com familiares e amigos.

Notas: • Não é possível utilizar a focagem automática com o D-Movie. • Recomenda-se a utilização de um tripé ao gravar filmagens. • Estão disponíveis exemplos de filmagens no Web site da Nikon.

Área de AF normal

Nota: a focagem automática não funciona enquanto a câmara estiver a seguir o motivo.

Fotografar a partir de um ângulo alto, segurando a câmara a uma altura elevada, é especialmente útil para fotografar por cima de obstáculos, como multidões ou vedações. Fotografar a partir de um ângulo baixo é o oposto. Segurar a câmara perto do chão permite fotografar segundo perspectivas pouco usuais para obter fotografias com um aspecto surpreendente ou mesmo arrebatador.

O D-Movie é a funcionalidade de gravação de filmagens digitais da Nikon. Permite tirar proveito das objectivas inter-permutáveis, uma das vantagens chave das câmaras SLR. A grande variedade de objectivas NIKKOR – de olho de peixe e ultra grande angular até super teleobjectiva – permite-lhe gravar filmagens com efeitos visuais mais dramáticos do que com câmaras de vídeo convencionais.

Fotografar a partir de um ângulo

(4)

Silhueta

No modo de Disparo silencioso, não acordará o bebé.

Luz da vela

Desporto Primeiro plano Criança

Rode o disco de modos para SCENE e seleccione Modos de cena adicionais com o disco de controlo.

 



Obtenha sempre a fotografia perfeita com os

Modos de cena e a focagem automática rápida.

A tecnologia da Nikon realça o melhor de cada fotografia. Os Modos de cena – agora num total de 19 – permitem obter facilmente resultados com aspecto profissional numa grande variedade de situações fotográficas. Juntamente com a focagem automática ultra rápida, esta combina-ção garante que nunca perderá um momento memorável.

19 modos para qualquer ambiente

Com os Modos de cena, já não é necessário fazer adivinhação em situações fotográficas difíceis. Basta rodar o disco de modos para SCENE e escolher o modo mais adequado à situação. A D5000 faz o resto, ajustando automaticamente a exposição, o proces-samento de imagem, o D-Lighting activo e outras definições para obter o resultado perfeito. São apresentados exemplos de foto-grafias no ecrã para o ajudar a seleccionar os modos – útil para fotógrafos menos experientes.

Notas: • Os Modos de cena seleccionados através do disco de modos são: Retrato, Paisagem, Criança, Desporto, Primeiro plano e Retrato nocturno. • Os Modos de cena seleccionados através do disco de controlo no Modo de cena são: Paisagem nocturna, Festa/Interior, Praia/Neve, Pôr-do-sol,

Crepúsculo/Madrugada, Retrato animal de estimação, Luz da vela, Desabrochar, Cores de Outono, Alimentos, Silhueta, Brilho e Escuro.

Os quatro modos de focagem automática produzem fotografias com grande nitidez

A D5000 permite simplesmente apontar e disparar para obter fotografias com nitidez elevada. Quer o motivo esteja descentrado, em movimento rápido ou seja imprevisível, a D5000 tem a solução de focagem automática adequada.

AF de ponto simples AF de área dinâmica AF de área automática

Sistema de focagem automática de 11 pontos

rápido e preciso

A focagem automática é fundamental em qualquer câmara digital. A D5000 utiliza um sistema de focagem automática que mantém a focagem, mesmo de motivos em rápido movimento. Estrategica-mente posicionado para proporcionar uma cobertura excepcional em enquadramentos verticais e horizontais, o conjunto de 11 pontos de focagem automática em forma de diamante, com o ponto de AF mais sensível no centro do enquadramento, consegue lidar com qualquer situação fotográfica.

Sistema de reconhecimento de cenas da Nikon

Porque cada oportunidade fotográfica é única, a D5000 está equipada com o Sistema de reconhecimento de cenas da Nikon, que permite captar sem esforço a beleza de cada momento. Esta tecnologia avançada utiliza um sensor de cor de 420 pixéis para analisar a composição. Seguidamente, optimiza a

exposição, a focagem automática e o balanço de brancos em toda a cena imediatamente antes de o obturador disparar, produzindo imagens nítidas e equilibradas.

O disparo silencioso mantém a tranquilidade

Algumas fotografias exigem uma aproximação silenciosa. É por esse motivo que a D5000 está equipada com o novo modo de Disparo silencioso – uma excelente forma de fotografar bebés a dormir, concertos de música clássica ou outras cenas em que o silêncio é importante. Este novo modo reduz visivelmente o som emitido pelos mecanismos internos quando o botão de disparo do obturador é premido, ajudando a conseguir a fotografia que pretende sem perturbar a cena.

Seleccione manualmente um ponto de focagem automática, ajuste o enquadramento e dispare. É um excelente método para manter focados motivos estáticos ou descentrados.

Nunca foi tão fácil fotografar motivos em movimento rápido. Seleccione uma área de focagem e os pontos de focagem automática correspondentes combinam-se para produzir resultados nítidos.

Não sabe qual dos modos utilizar? Deixe a D5000 decidir por si.

Focagem automática Exposição automática e Controlo i-TTL Balanço de brancos automático Reprodução • Identificação do motivo • Detecção de altera-ção da composialtera-ção • AF com prioridade ao rosto • Análise de realces • Detecção de rostos • Identificação da fonte de iluminação • Detecção de rostos • Zoom de reprodução de rostos Sensor de imagem AF de seguimento 3D

Retrato nocturno Paisagem nocturna

Pôr-do-sol Retrato Landscape

Alimentos Retrato animal de estimação

Brilho

Escuro

Os 11 pontos de focagem automática proporcionam uma focagem nítida numa área ampla.

Sem brilho

Seleccione um ponto de focagem automática sobre um motivo em movimento e a D5000 bloqueia a focagem, utilizando todos os pontos de focagem automática para manter o motivo focado com nitidez, mesmo quando o enquadramento é alterado.

Sensor de cor (RGB) de 420 pixéis

Objectiva: AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR

Objectiva: AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR

Os Modos de cena são predefinições da câmara adequadas para uma variedade de situações fotográficas. Permitem ajustar simultaneamente uma série de definições seleccionando simplesmente o modo que corresponde à cena. Dessa forma, é fácil obter fotografias magníficas, mesmo em situações fotográficas difíceis.

Trata-se de uma área no visor que é utilizada pela câmara para determinar a focagem. As câmaras SLR digitais possuem uma série de pontos de focagem automática distribuídos pelo visor. Normalmente, estes pontos são seleccionáveis para permitir aos fotógrafos focar motivos que não se encontrem no centro do enquadramento.

(5)

Sensor de imagem

Filtro de passagem baixa

 

A tecnologia de ponta proporciona um

desempenho superior e uma beleza

extraordinária.

Basta uma fotografia para perceber que está tudo lá. Toda a inovação e a tecnologia avançada que tornam a Nikon num sinónimo de fotografia superior. O rápido sistema de processamento de imagem EXPEED da Nikon e as objectivas NIKKOR mundialmente reconhecidas conjugam-se para formar uma combinação imbatível que irá satisfazer todas as suas ambições criativas.

Sistema de processamento de imagem EXPEED de alto desempenho

Resultado da procura incansável de excelência e de anos de experiência da Nikon, o sistema EXPEED produz imagens extraordinárias, maximizando o desempenho da câmara. Esta nova versão do EXPEED, especialmen-te desenvolvida para a D5000, funciona em conjunto com o sensor CMOS de 12,3 megapixéis para produzir imagens com um elevado grau de detalhe, uma reprodução de cores excepcional e uma gradação de tons rica com níveis mínimos de ruído. Além disso, o EXPEED processa os dados a velocidades incríveis, para executar sem esforço tarefas com um consumo elevado de recursos de processamento, tais como a Visualização em directo, a Detecção de rostos e o disparo contínuo a alta velocidade.

D-Lighting activo – Aquilo que vê é o que obtém

As situações com contraste elevado, como cenas na praia ou na neve sob luz solar intensa, colocam problemas especiais aos fotógrafos. Sem iluminação adicional e sem uma atenção minuciosa à exposição, as sombras podem perder informação e os realces podem ficar esbatidos, eliminando as variações subtis de tom e detalhe. O D-Lighting activo impede que isso aconteça, ajustando automaticamente a exposição em sombras e realces para imagens equilibradas mais próximas daquilo que os seus olhos vêem.

Sensibilidade ISO alargada

A gama normal de ISO da D5000, entre 200 e 3200 ISO, pode ser expandida para abranger entre 100 e 6400 ISO, o que permite captar a atmosfera natural de uma sala com uma iluminação calorosa ou de uma cena de uma rua movimentada sem ser necessário utilizar um tripé ou um flash. A sensibilidade expandida é também ideal para fotografar cenas de desporto, permitindo velocidades do obturador mais rápidas para congelar a acção.

Liberte a sua criatividade com as objectivas NIKKOR

Pegue na D5000 e descubra porque motivo é que fotógrafos em todo o mundo confiam no desempenho superior das objectivas NIKKOR. Ao longo de mais de 75 anos, esta tecnolo-gia óptica lendária tem vindo a satisfazer os profissionais mais exigentes. Com uma nitidez excepcional, um contraste elevado e uma reprodução de cores precisa, a ampla gama de objectivas NIKKOR – de olho de peixe e ultra grande angular até super teleobjectiva – per-mite-lhe escolher a objectiva certa para o motivo a fotografar.

Mantenha a câmara livre de poeira

Para obter fotografias sem imperfeições, é fundamental impedir que

a poeira se acumule à frente do sensor de imagem CMOS. É por isso que a D5000 incorpora o Sistema de redução da poeira integrado da Nikon, uma solução completa que impede e remove a acumulação de partículas de poeira. O sistema inclui também o software Capture NX 2 da Nikon (vendido em separado) para pro-porcionar uma capacidade adicional de redução de poeira.

12,3 megapixéis de pura magia

Com um desempenho comprovado, o sensor CMOS de formato DX da Nikon com 12,3 megapixéis efectivos regista todos os detalhes da cena original para produzir fotografias realistas. As sombras e os realces revelam um nível de detalhe extraordinário, ao passo que a razão sinal/ruído muito elevada reduz consideravelmente o ruído, o que é muito importante ao fotografar com definições de ISO elevadas.

Controlo artístico antes do disparo

Liberte todo o seu potencial criativo com o Picture Control, a forma simples de modificar o aspecto das fotografias antes de disparar. As seis predefinições de Picture Control disponíveis – Standard, Neutro, Vívido, Monocromático, Retrato e Paisagem – optimizam as suas opções de disparo. Pode, inclusivamente, criar as suas próprias definições personalizadas de Picture Control.

Ao ligar ou desligar a D5000, o filtro de passagem baixa vibra automaticamente em três frequências específicas para sacudir a poeira. Também é possível activar a limpeza manualmente. Uma pequena abertura junto da montagem

da objectiva optimiza a circulação do ar para reduzir as probabilidade de se fixar poeira no filtro de passagem baixa.

Mecanismo de limpeza do sensor de imagem

Sem D-Lighting activo Com D-Lighting activo

Retrato – Tons de pele magníficos

Vívido – Excelente contraste de cor

Monocromático – Imagens a preto e branco, incluindo tonalidades

800 ISO

200 ISO 3200 ISO

Nota: A medição matricial (predefinição) é recomendada ao utilizar a tecnologia D-Lighting activo. Além disso, a câmara poderá demorar mais tempo a gravar os dados de imagem na memória.

Nota: A D5000 foi concebida exclusivamente para utilização com objectivas NIKKOR AF-S e AF-I equipadas com motor de focagem automática.

Sistema de controlo da circulação do ar

Sensor CMOS

Objectiva: AF-S NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR • Qualidade de imagem: NEF (RAW) • Exposição: modo de prioridade à abertura, 1/1.6 segundos, f/8 • Balanço de brancos: Automático • Sensibilidade ISO: 800 • Controlo de imagem: Vivo

Os sensores de imagem em câmaras digitais actuam como a película em câmaras tradicionais, recebendo a luz que será depois transformada numa imagem. A contagem de pixéis de um sensor de imagem (medida em milhões de pixéis ou megapixéis) é utilizada como orientação básica para determinar a quantidade de detalhe que é possível captar. Regra geral, quanto mais elevada for a contagem de pixéis, maior será o nível de detalhe da imagem.

Esta definição da câmara é utilizada para ajustar a sensibilidade do sensor de imagem à luz. Quanto mais elevada for a definição de ISO, maior a sensibilidade do sensor à luz. Definições de ISO elevadas permitem fotografar em ambientes com iluminação reduzida e com velocidades do obturador mais rápidas. Definições de ISO baixas produzem imagens com um nível mínimo de ruído e um excelente grau de detalhe.

(6)

Capacidade dos cartões de memória

A tabela seguinte mostra o número aproximado de fotografias que pode ser armazenado num cartão de memória Panasonic Pro HIGH SPEED SD (Secure Digital) de 2 GB com várias definições de tamanho e qualidade de imagem.

Cartões de memória SD aprovados

Os seguintes cartões de memória SD foram testados e aprovados para utilização com a D5000. Todos os cartões da marca e capacidade designadas podem ser utilizados, independentemente da velocidade.

Modo de disparo Qualidade de imagem Tamanho de imagem Número de disparos*1 Número de disparos consecutivos*2

NEF (RAW) + JPEG fine*3 ML

S 16.7 MB 14.0 MB 12.1 MB 180 210 238 7 7 7

NEF (RAW) + JPEG normal*3 ML

S 13.4 MB 12.3 MB 11.3 MB 215 235 252 7 7 7

NEF (RAW) + JPEG basic*3 ML

S 12.0 MB 11.5 MB 11.0 MB 238 250 259 7 7 7 NEF (RAW) - 10.6 MB 268 11 JPEG fine ML S 5.9 MB 3.3 MB 1.5 MB 549 969 2100 63 100 100 JPEG normal ML S 3.0 MB 1.7 MB 0.8 MB 1000 1800 4100 100 100 100 JPEG basic ML S 1.5 MB 0.9 MB 0.4 MB 2100 3600 7700 100 100 100 SanDisk 512 MB, 1 GB, 2 GB*1, 4 GB*2, 8 GB*2 Toshiba 512 MB, 1 GB, 2 GB*1, 4 GB*2, 8 GB*2, 16 GB*2, 32 GB*2 Panasonic 512 MB, 1 GB, 2 GB*1, 4 GB*2, 8 GB*2, 16 GB*2, 32 GB*2 Lexar Media 512 MB, 1 GB, 2 GB*1, 4 GB*2, 8 GB*2 Platinum II: 512 MB, 1 GB, 2 GB*2, 4 GB*2, 8 GB*2 Professional: 1 GB, 2 GB*2, 4 GB*2, 8 GB*2

*1 Se o cartão for utilizado com um leitor de cartões ou outro dispositivo, verifique se o dispositivo suporta cartões de 2 GB. *2 Compatível com SDHC. Se o cartão for utilizado com um leitor de cartões ou outro dispositivo,

verifique se o dispositivo suporta SDHC.

Nota • Consulte o fabricante do cartão SD para obter informações sobre funcionalidades, especificações, garantia e outras questões. A Nikon não pode garantir a compatibilidade com cartões SD não referidos acima.

*1 Todos os valores são aproximados. O tamanho de ficheiro varia consoante a cena gravada.

*2 Número máximo de exposições que é possível armazenar na memória temporária. Pode variar em função das condições.

*3 O tamanho de imagem aplica-se apenas a imagens JPEG. Não é possível alterar o tamanho das imagens NEF (RAW). O tamanho de ficheiro corresponde ao total para imagens RAW (NEF) e JPEG.

10 11

Design leve e sofisticado para um manuseamento perfeito.

Pegue na D5000 e sinta a diferença. Leve e cómoda, é a escolha ideal para quem pretende uma câmara de alta qualidade com portabilidade. Irá também apreciar a disposição inteligente dos controlos, que permite o ajuste fácil das definições da câmara ao fotografar na orientação vertical ou horizontal.

Apenas 550 g* com design ergonómico

O design leve e compacto faz da D5000 a companhia perfeita para transportar consigo para qualquer lugar. Além disso, à semelhança dos modelos anteriores, a ergonomia permite a adaptação perfeita à sua mão, para uma utilização simples e cómoda.

* Não incluindo bateria, cartão de memória SD e tampa do corpo.

Flash incorporado com elevação

Ilumine qualquer cena com luz reduzida com o conveniente flash com elevação. O funcio-namento do flash está perfeitamente inte-grado com o sistema avançado de medição da D5000 para garantir automaticamente a exposição correcta em ambientes escuros ou quando é necessária luz adicional ao fotogra-far motivos em contraluz ou à sombra*.

* O flash incorporado é automaticamente activado em situações que exijam luz adicional quando o Modo de cena está definido como Automático, Retrato, Criança, Primeiro plano ou Retrato nocturno.

Bateria de iões de lítio durável

Capte até 510 fotografias* por cada carregamento com a Bateria de iões de lítio recarregável EN-EL9a incluída. As características eficientes de poupança de energia da D5000 também ajudam a conservar a energia da bateria.

* Com base nas normas CIPA.

Faixa de controlo rápida de

um toque

De cima para baixo, botão de reprodução, botão de menu, botão de zoom de afastamento/miniaturas/ajuda, botão de aproximação de zoom, botão de apresentação de informações.

Ecrãs de informação seleccionáveis

Veja as coisas à sua maneira com a D5000. As diversas configurações do monitor apresentam informações em forma-tos claros e fáceis de compreender, para que possa visualizar rapidamente as definições de disparo. O formato clássico utiliza um tipo de letra grande e nítido, enquanto o formato gráfico utiliza ícones representativos. Os fundos de ambos os formatos podem ser apresentados em cores diferentes.

Visor brilhante e informativo

Brilhante e recheado de informações, o visor da D5000 permite-lhe concentrar-se na acção ao mesmo tempo que se mantém informado sobre as definições essenciais da câmara. A ampla cobertura de imagem de 95%* e a ampliação de 0,78%* proporci-onam uma visualização natural do motivo. Além disso, é possível activar uma grelha de enquadramento de 16 áreas para ajudar a enquadrar a imagem e a alinhar as linhas horizontais e verticais.

* Aproximadamente.

Obturador resistente

A D5000 está equipada com um obturador testado durante 100.000 ciclos que oferece uma durabilidade excepcional. Este obturador fiável permite um controlo preciso entre 1/4000 seg. e 30 seg. e a sincronização do flash até 1/200 seg.

Disco de modos

Convenientemente posicionado junto do botão de disparo do obturador, o disco de modos proporciona o acesso rápido a diferentes modos de disparo sem precisar de movimentar a câmara ou tirar os olhos da cena.

Botão de apresentação

de informações

Botão de compensação

de exposição

Botão de disparo

do obturador

Iluminador auxiliar de

AF/Luz de redução do

efeito de olhos

ver-melhos/Temporizador

automático

Bateria de iões de lítio recarregável EN-EL9a

Disco de controlo

Botão de bloqueio

AE/bloqueio

AF/Protecção

Nota: AE = exposição automática; AF = focagem automática

Botão de

visualiza-ção em directo

Ranhura do cartão

de memória

A D5000 é compatível com uma vasta gama de cartões de memória SD.

O monitor LCD multi-ângulo pode ser facilmente arrumado para proteger a superfície do ecrã contra danos – útil para utilizadores com um estilo de vida activo.

Ecrã de informações (clássico)

Ecrã de informações (gráfico)

Multisselector

(7)

Original Original Original

1 1

A conveniência na reprodução e após o disparo

aumentam a diversão.

Do disparo à reprodução, a D5000 proporciona uma experiência fotográfica totalmente satisfatória. Diversas funções e ferramentas fáceis de utilizar permitem ver, organizar, editar e partilhar fotografias e filmagens com uma facilidade excepcional.

Funcionalidades de reprodução versáteis

As diferentes opções de reprodução da D5000 são tão divertidas como práticas. Pode visualizar uma fotografia de cada vez ou conjuntos de 4, 9 e 72. Está também disponível uma vista de Calendário que organiza as imagens segundo a data e hora de disparo. E, para verdadeiros entusiastas da

fotografia, a D5000 permite apresentar um histograma para ajudar a determinar a exposição correcta. Qualquer que seja a opção escolhida, o monitor multi-ângulo grande e brilhante optimiza o prazer da visualização.

O retoque de fotografias na câmara elimina a

necessidade de utilizar um PC

Efectue ajustes precisos nas suas fotografias na câmara com o conjunto completo de funções de edição da D5000. Um total de 15 efeitos, tais como o Contorno de cor, a Correcção da perspectiva e o Olho de peixe, abre novas possibilidades de expressão criativa sem necessidade de utilizar um PC.

Compatibilidade plug-and-play com HDTV

Partilhe fotografias e filmagens com familiares e amigos com extraordinária qualidade HDTV. O conector HDMI (High Definition Multimedia Interface) incorporado simplifica a configuração – basta ligar um cabo HDMI opcional, ajustar o televisor e apreciar o espectáculo!

my Picturetown da Nikon – Partilha online conveniente

Mostre as suas criações ao mundo com o my Picturetown, o Web site de partilha e armazenamento de imagens da Nikon. A adesão é gratuita para proprietários de câmaras digitais da Nikon e permite carregar até 2 GB de fo-tografias e/ou filmagens. Pague uma pequena taxa adicional e obtenha até 200 GB de armazenamento*. O my Picturetown suporta ficheiros JPEG, NEF (RAW) e D-Movie.

* A disponibilidade e a taxa pode variar em função do país ou região.

View NX – Gestão de imagens sem esforço

O software View NX incluído é a forma simples de organizar e editar fotografias. Compatível com Windows e Mac, o View NX proporciona uma forma simples e rápida de processar tarefas de gestão de imagens JPEG e NEF (RAW). Anexe etiquetas a fotografias para facilitar as procuras, ajuste a exposição e o balanço de brancos ou crie as suas próprias definições de Picture Control. O View NX permite uma gestão de imagens simples.

Nikon Capture NX 2 – O toque final

Eleve a sua fotografia a novos níveis de expressão com o software opcional Nikon Capture NX 2. Conjugando a premiada tecnologia U Point® da Nikon com funcionalidades completas e uma interface intuitiva, este pacote aclamado coloca o poder da

edição avançada nas suas mãos.

Funcionalidades do Nikon Capture NX 2

• Controlo fácil de apontar e clicar para operações complexas de modificação de imagens • Pincel de retoque automático para corrigir rapidamente imperfeições ou elementos indesejados nas fotografias • Controlo do efeito de vinhetas, da aberração cromática e da distorção • Criação e personalização de ficheiros de Picture Control

Menu de retoque

• D-Lighting • Correcção do efeito de olhos vermelhos • Recorte (3:2, 4:3, 5:4, 16:9 e 1:1) • Monocromático (Preto e branco, Sépia e Tipo ciano) • Efeitos de filtro (Clarabóia, Filtro de cores quentes, Intensificação de vermelho, Intensificação de v erde, Intensificação de azul, Ecrã cruzado e Filtro suave) • Equilíbrio de cores • Imagem pequena Sobreposição de imagens • Processamento NEF (RAW) • Retoque rápido • Endireitar • Controlo de distorção • Olho de peixe

• Contorno de cor • Correcção da perspectiva

Original

Nota: Os requisitos do sistema para o Nikon Capture NX 2 estão disponíveis em: http://www.nikon-image.com/jpn/products/software/capturenx2

Contorno de cor Correcção da perspectiva

Crie folhas para colorir delineando os contornos de um objecto numa fotografia e removendo em seguida as tonalidades e cores.

Uma ferramenta útil que corrige a perspectiva das formas para produzir uma imagem com um aspecto mais natural. Ideal para corrigir fotografias de edifícios captadas com a câmara inclinada para cima.

Uma excelente forma de conferir um aspecto suave e isento de imperfeições aos rostos. Pode restringir este filtro aos rostos ou aplicá-lo a toda a imagem.

Filtro suave

Vista de 72 imagens Vista de Calendário Histograma de uma área ampliada

View NX (ver. 1.3)

Capture NX 2

(8)

DUMMY

ACESSÓRIOS DO VISOR

ACESSÓRIOS GPS E DE CONTROLO REMOTO ACESSÓRIOS DE TV

ACESSÓRIOS RELACIONADOS COM O COMPUTADOR ADAPTADORES CA, BATERIAS E UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO ESTOJO

FLASHES OBJECTIVAS NIKKOR

-1) DK-20C Tampa da ocular DK-5*1 Ocular de borracha DK-24*1 Unidade GPS GP-1 Cabo remoto

MC-DC2 Controlo remotosem fios ML-L3

Bateria de iões de lítio recarregável EN-EL9a*2

Adaptador CA EH-5a Conector de alimentação EP-5 Cabo USB UC-E6*1 Software Suite*2

Camera Control Pro 2 Capture NX2 Estojo semi-flexível CF-DC2 Carregador rápido MH-23*2 Cartão de memória SD*2 Computador pessoal*2 Monitor de TV*2 Cabo HDMI*2

Cabo de áudio e vídeo EG-CP14*1

Adaptador de cartões de PC*2

Leitor de cartões de memória SD*2

A D5000 foi concebida exclusivamente para utilização com objectivas NIKKOR AF-S e AF-I equipadas com motor de focagem automática. Flash SB-900 SB-800Flash Flash SB-600 Adaptador da sapata de acessórios AS-15 SC-28, 29 Flashes de estúdio*2 Flashes da Nikon SB-900/800/ 600/400 Flash SB-400 Kit de controlador de flash de primeiro plano R1C1

*1: Acessórios incluídos *2: Produtos de outras marcas

1 1

A sua D5000 e as magníficas objectivas

NIKKOR. A combinação perfeita.

Aprecie as maravilhas que o mundo tem para oferecer através das objectivas NIKKOR. A série NIKKOR, que incorpora as conceituadas tecnologias ópticas da Nikon, inclui uma gama completa de objectivas para praticamente qualquer aplicação fotográfica. Quer seja um profissional ambicioso ou um fotógrafo ocasional menos experiente, irá apreciar a diferença que uma objectiva NIKKOR faz.

Nota: A D5000 é compatível com todas as objectivas NIKKOR AF-S e AF-I.

Sistema VR da Nikon – Estabilidade adicional para imagens mais nítidas

O efeito tremido causado pela vibração da câmara pode transformar uma excelente fotografia num fracasso. As objectivas VR (Redução da vibração) da Nikon solucionam este problema, permitindo fotografar com a câmara na mão com velocidades do obturador até quatro stops mais lentas* do que ao utilizar objectivas sem VR. Os resultados são imagens nítidas em condições que normalmente exigiriam a utilização de um tripé. Além disso, ao contrário dos sistemas de redução da vibração na câmara, o VR da Nikon está incorporado na objectiva, o que melhora consideravelmente a nitidez da imagem no visor.

* Com base nas medições da Nikon

Até à Lua e mais além

A fiabilidade incomparável e a precisão superior das câmaras da Nikon e das objectivas NIKKOR permitiram-lhes conquistar um lugar nos famosos projectos de alunagem Apollo e Space Shuttle da NASA. Até hoje, a Nikon continua a ser o instrumento fotográfico de eleição para os exploradores da Terra e do espaço. Todas as objectivas NIKKOR incorporam esta tradição, oferecendo um desempenho inigualável para os fotógrafos que exigem o melhor.

Zoom de ultra grande angular para uma visão arrojada e dinâmica (com VR)

AF-S DX NIKKOR 10-24mm f/3.5-4.5G ED

Zoom de teleobjectiva média para captar cenas de desporto e natureza (com VR)

AF-S DX VR Zoom-NIKKOR 55-200mm f/4-5.6G ED

Objectiva standard para um aspecto “normal”

AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G

Objectiva macro para uma visão aproximada do mundo

AF-S Micro NIKKOR 60mm f/2.8G ED

Flash SB-400

Permite fotografia com flash altamente sofisticada.

Cabo remoto MC-DC2

Prático para controlar o disparo do obturador ao utilizar um tripé.

Unidade GPS GP-1

Adiciona informações de georeferenciação de longitude, latitude, altitude e hora às imagens.

Controlo remoto ML-L3

Para o controlo sem fios do disparo do obturador.

Sistema de iluminação criativa da Nikon

Sistema de iluminação criativa da Nikon

Este valor refere-se à abertura máxima da objectiva. A abertura é uma abertura ajustável na objectiva que determina a quantidade de luz que atinge o sensor de imagem, constituindo um dos métodos de controlar a exposição. Quanto mais pequeno for o número “f”, maior será a abertura e mais clara será a imagem no visor.

Este valor representa “milímetros” e refere-se à distância focal da objectiva. A distância focal determina a quantidade de ampliação. Quanto maior for o valor de “mm”, maior será a ampliação. As teleobjectivas apresentam valores de “mm” mais elevados, enquanto as objectivas de grande angular apresentam valores mais baixos.

Qual o significado de “f” na

(9)

Atlant Photo Image, S.L. Rua Alexandre Herculano, 51 4°A 1250-010 Lisboa, Portugal www.nikon.pt NIKON CORPORATION Fuji Bldg., 2-3, Marunouchi 3-chome, Chiyoda-ku, Tokyo 100-8331, Japan www.nikon.com

As especificações e o equipamento podem ser modificados sem aviso prévio e sem qualquer obrigação por parte do fabricante. Abril 2009 2009 Nikon Corporation

RECOMENDA-SE A LEITURA ATENTA DOS MANUAIS DO EQUIPAMENTO A FIM DE ASSEGURAR UM USO CORRECTO DO MESMO. ALGUMA DOCUMENTAÇÃO É FORNECIDA APENAS NO CD-ROM. AVISO

Visite o site da Web da Nikon Europe em: www.europe-nikon.com

Printed in Holland Code No. 6CP90020

Especificações da câmara digital SLR D5000 da Nikon

• Microsoft e Windows são marcas comerciais registadas ou marcas comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou noutros países. • Macintosh é uma marca comercial registada ou uma marca comercial da Apple Inc. nos Estados Unidos e/ou noutros países.

• O logótipo SD é uma marca comercial da SD Card Association. • O logótipo SDHC é uma marca comercial.

• PictBridge é uma marca comercial.

• HDMI, o logótipo HDMI e a High-Definition Multimedia Interface são marcas comerciais ou marcas comerciais registadas da HDMI Licensing LLC. • Os nomes de produtos e marcas são marcas comerciais ou marcas comerciais registadas das respectivas empresas.

• As imagens apresentadas nos visores, LCDs e monitores desta brochura são simuladas. Tipo

Tipo Câmara digital reflex de objectiva simples Montagem da objectiva Montagem F da Nikon (com contactos AF)

Ângulo de imagem efectivo Aprox. 1,5x a distância focal da objectiva (formato DX da Nikon) Pixéis efectivos

Pixéis efectivos 12,3 milhões Sensor de imagem

Sensor de imagem Sensor CMOS de 23,6 x 15,8 mm Pixéis totais 12,9 milhões

Sistema de redução de poeira Limpeza do sensor de imagem, dados de referência de Image Dust Off (é necessário o Capture NX 2 opcional) Armazenamento

Tamanho de imagem (pixéis) 4.288 x 2.848 [L], 3.216 x 2.136 [M], 2.144 x 1.424 [S] Formato de ficheiros • NEF (RAW)

• JPEG: Compatível com JPEG linha base com compressão fine (aprox. 1:4), normal (aprox. 1:8) ou basic (aprox. 1:16) • NEF (RAW) + JPEG: Cada fotografia é gravada em formato NEF (RAW) e em formato JPEG

Sistema Picture Control É possível seleccionar entre Standard, Neutro, Vívido, Monocromático, Retrato, Paisagem; armazenamento até um máximo de nove Controlos de imagem personalizados Suportes Cartões de memória SD, compatível com SDHC

Sistema de ficheiros DCF (Norma de design de sistema de ficheiro para câmaras) 2.0, DPOF (Formato de ordem de impressão digital), Exif 2.21 (Exchangeable Image File Format para câmaras fotográficas digitais), PictBridge

Visor

Visor Visor reflex de objectiva simples com pentaprisma ao nível do olho Cobertura do enquadramento Aprox. 95% na horizontal e 95% na vertical

Ampliação Aprox. 0,78 x (objectiva de 50 mm f/1.4 em infinito; -1.0 m-1) Ponto de visão do olho -1)

Ajuste dióptrico -1,7 a + 0,7 m-1

Ecrã de focagem Ecrã claro mate BriteView do tipo B Mark V com enquadramento de focagem (possibilidade de apresentação de grelha de enquadramento)

Espelho reflex Do tipo de retorno rápido Abertura da objectiva Retorno instantâneo, controlo electrónico Objectiva

Objectivas compatíveis • NIKKOR AF-S e AF-I: São suportadas todas as funções

• NIKKOR AF tipo G ou D não equipada com um motor de focagem automática: São suportadas todas as funções, excepto a focagem automática

• NIKKOR AF sem ser do tipo G nem D não equipada com um motor de focagem automática: São suportadas todas as funções, excepto a medição matricial da cor 3D II e a focagem automática

• NIKKOR IX e NIKKOR AF para F3AF: Não suportada

• NIKKOR PC de tipo D: São suportadas todas as funções, excepto alguns modos de disparo • NIKKOR AI-P: São suportadas todas as funções, excepto a medição matricial da cor 3D II • Sem CPU: Focagem automática não suportada. É possível utilizar no modo de exposição

M, mas o exposímetro não funciona

• Objectiva com abertura máxima de f/5.6 ou mais rápida: É possível utilizar o telémetro electrónico Obturador

Tipo Obturador de plano focal de deslocação vertical controlado electronicamente

Velocidade 1/4.000 a 30 s em intervalos de 1/3 ou 1/2 EV; Bulb, Temporizador (com o Controlo remoto ML-L3 opcional) Velocidade de

sincronização do flash X=1/200 s; sincronização com o obturador a 1/200 s ou inferior Disparo

Modo de disparo Imagem-a-imagem, contínuo, temporizador automático, atraso remoto, resposta rápida, silencioso Velocidade de imagem Contínuo a alta velocidade: até 4 fps (focagem manual, exposição manual ou automática com prioridade

ao obturador, velocidade do obturador de 1/250 s ou superior, outras definições nos valores predefinidos e espaço suficiente na memória temporária)

Temporizador automático É possível seleccionar entre 2, 5, 10 e 20 s de duração Exposição

Medição Medição da exposição TTL utilizando um sensor RGB de 420 pixéis

Método de medição • Matricial: Medição matricial da cor 3D II (objectivas tipo G e D); medição matricial da cor II (outras objectivas com CPU)

• Central ponderada: Ponderação de 75 % atribuída ao círculo de 8 mm no centro do enquadramento • Localizada: Mede o círculo de 3,5 mm (cerca de 2,5 % do enquadramento) centrado no ponto de focagem seleccionado Gama • Medição matricial ou central ponderada: 0–20 EV

(Equivalente a 100 ISO, • Medição localizada: 2–20 EV objectiva f/1.4, 20°C)

Acoplamento de exposímetro CPU

Modos de exposição Modos automáticos (automático, automático [flash desligado]), Modos de cena avançados (Retrato, Paisagem, Criança, Desporto, Primeiro plano, Retrato nocturno, Paisagem nocturna, Festa/Interior, Praia/Neve, Pôr-do-sol,Crepúsculo/Madrugada Retrato animal de estimação, Luz da vela, Desabrochar, Cores de Outono, Alimentos, Silhueta, Brilho e Escuro), programação automática com programa flexível (P), automático com prioridade ao obturador (S), automático com prioridade à abertura (A), manual (M)

Compensação de exposição ±5 EV em incrementos de 1/3 ou 1/2 EV Bracketing de

exposição automática 3 imagens em passos de 1/3 ou 1/2 EV Bloqueio de

exposição automática A luminosidade é bloqueada no valor detectado através do botão AE-L/AF-L

Sensibilidade ISO 200 a 3200 ISO em passos de 1/3 EV. Também pode ser fixa em aprox. 0,3, 0,7 ou 1 EV (equivalente a 100 ISO) (Índice de exposição recomendado) abaixo de 200 ISO ou em aprox. 0,3, 0,7 ou 1 EV (equivalente a 6400 ISO) acima de 3200 ISO, controlo

automático da sensibilidade ISO disponível

D-Lighting activo É possível seleccionar entre Automático, Muito elevado, Elevado, Normal, Reduzido ou Desligado Bracketing de D-Lighting activo 2 imagens

Focagem

Focagem automática Módulo de sensor de focagem automática Multi-CAM 1000 da Nikon com detecção de fase TTL, 11 pontos de focagem (incluindo 1 sensor de tipo cruzado) e iluminador auxiliar de AF (alcance aprox. de 0,5 – 3 m) Gama de detecção AF -1 a +19 EV (equivalente a 100 ISO, 20°C)

Servo da objectiva • Focagem automática: AF de servo simples instantâneo (AF-S); AF de servo contínuo (AF-C); selecção automática de AF-S/AF-C (AF-A); seguimento da focagem previsível activado automaticamente em função do estado do motivo (AF-A) • Manual (M): Telémetro electrónico suportado

Ponto de focagem É possível seleccionar entre 11 pontos de focagem

Modos de área de AF AF de ponto simples, AF de área dinâmica, AF de área automática e AF de seguimento 3D (11 pontos) Bloqueio da focagem A focagem pode ser bloqueada premindo ligeiramente o botão de disparo do obturador

(AF de servo simples) ou premindo o botão AE-L/AF-L

Flash

Flash incorporado Modos Automático, Retrato, Criança, Primeiro plano, Retrato nocturno, Festa/Interior, Retrato animal de estimação: Flash automático com elevação automática P, S, A, M, Alimentos: Elevação manual ao premir o botão Número guia (m) a 20°C • Com 200 ISO: Aprox. 17, 18 com flash manual

• Com equivalente a 100 ISO: Aprox. 12, 13 com flash manual

Controlo do flash • TTL: O flash de enchimento equilibrado i-TTL e o flash i-TTL standard para SLR digital que utilizam o sensor RGB de 420 pixéis estão disponíveis com o flash incorporado, o SB-900, SB-800, SB-600 ou SB-400 (em combinação com a medição matricial ou central ponderada)

• Abertura automática: Disponível com SB-900, SB-800 e objectivas com CPU

• Automático não TTL: As unidades de flash suportadas incluem o SB-900, SB-800, SB-28, SB-27 ou SB-22s • Manual com prioridade à distância: Disponível com SB-900 e SB-800

Modos de flash Automático, automático com redução do efeito de olhos vermelhos, flash de enchimento, sincronização lenta automática, sincronização lenta automática com redução do efeito de olhos vermelhos e sincronização de cortina traseira com sincronização lenta

Compensação do flash -3 a +1 EV em incrementos de 1/3 ou 1/2 EV Bracketing de flash 2 ou 3 imagens em passos de 1/3, 1/2, 2/3, 1 ou 2 EV

Indicador de flash preparado Acende-se quando o flash incorporado ou um flash como o SB-900, SB-800, SB-600, SB-400, SB-80DX, SB-28DX ou SB-50DX está completamente carregado; pisca durante 3 s depois de o flash ser disparado com a intensidade máxima nos modos i-TTL ou de abertura automática

Sapata de acessórios Contacto para sapata com bloqueio de segurança em conformidade com a norma ISO 518

Sistema de iluminação Iluminação avançada sem fios suportada com o flash incorporado, o SB-900, SB-800 ou SU-800 como controlador. criativa da Nikon (CLS) Comunicação da informação de cor do flash suportada com o flash integrado e flashes compatíveis com o CLS Terminal de sincronização Adaptador do terminal de sincronização da sapata AS-15 (opcional)

Balanço de brancos

Balanço de brancos Automático (balanço de brancos TTL com sensor de imagem principal e sensor RGB de 420 pixéis); 12 modos manuais com ajuste de precisão; predefinição manual de balanço de brancos, bracketing de balanço de brancos Bracketing de balanço de brancos 3 imagens em passos de 1

Visualização em directo

Modos AF AF com prioridade ao rosto, AF de área ampla, AF de área normal, AF de seguimento do motivo Focagem AF de detecção de contraste em qualquer ponto do enquadramento (a câmara selecciona automaticamente o

ponto de focagem se seleccionar AF com prioridade ao rosto ou AF de seguimento do motivo no momento do disparo no modo de Visualização em directo)

Filme

Tamanho de imagem (pixéis) 1.280 x 720/24 fps, 640 x 424/24 fps, 320 x 216/24 fps Formato de ficheiros AVI

Formato de compressão Motion JPEG com som mono Monitor

Monitor LCD LCD TFT de polissilício de baixas temperaturas de 2,7 pol. e aprox. 230.000 pontos de tipo multi-ângulo, com cobertura do enquadramento de aprox. 100%, ângulo de visualização de 170° e ajuste de brilho Reprodução

Função de reprodução Reprodução de imagem completa e miniaturas (4, 9 ou 72 imagens ou calendário) com zoom de reprodução, reprodução de filmes, reprodução de filmes de animação, apresentação de diapositivos, apresentação de histograma, realces, rotação automática da imagem e comentário de imagem (até 36 caracteres) Interface

USB Hi-Speed USB

Saída de áudio e vídeo É possível seleccionar entre NTSC e PAL; as imagens podem ser visualizadas num dispositivo externo enquanto o monitor da câmara está ligado

Saída de HDMI Conector HDMI de tipo C; o monitor da câmara desliga-se ao ligar um cabo HDMI Terminal de acessórios • Cabo remoto MC-DC2 (opcional)

• Unidade GPS GP-1 (opcional) Idiomas suportados

Idiomas suportados Alemão, Chinês (Simplificado e Tradicional), Coreano, Dinamarquês, Espanhol, Finlandês, Francês, Holandês, Inglês, Italiano, Japonês, Norueguês, Polaco, Português, Russo, Sueco Fonte de alimentação

Bateria Uma bateria de iões de lítio recarregável EN-EL9a

Unidade de alimentação Seis pilhas R6/AA alcalinas, Ni-MH, de lítio ou de níquel manganésio (é necessário o Suporte de baterias MS-D200 ao utilizar pilhas de tamanho AA/R6)

Adaptador CA Adaptador CA EH-5a (opcional; é necessário o Conector de alimentação EP-5) Encaixe do tripé

Encaixe do tripé 1/4 pol. (ISO 1222) Dimensões/Peso

Dimensões (L x A x P) Aprox. 127 x 104 x 80 mm

Peso Aprox. 560 g sem bateria, cartão de memória nem tampa do corpo Ambiente de funcionamento

Temperatura 0–40°C

Humidade Inferior a 85 % (sem condensação) Acessórios

Acessórios incluídos Bateria de iões de lítio recarregável EN-EL9a, Carregador rápido MH-23, Tampa da ocular DK-5, (podem variar em função (pode variar em função do país ou região) Ocular de borracha DK-24, Cabo USB UC-E4, Cabo de áudio e vídeo EG-D2, do país ou zona geográfica) Correia da câmara AN-DC1, Tampa da sapata de acessórios BS-1, Tampa do corpo, CD-ROM com o Software Suite

Referências

Documentos relacionados

1 - Os princípios a que devem subordinar-se os contratos administrativos de concessão do domínio municipal a que se refere o artigo anterior são estabelecidos em

A Secretaria Municipal de Transportes emitirá Resolução regulamentando as normas de utilização e funcionamento, detalhamento dos trechos das vias a serem utilizados, assim como dias

A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Uberlândia – Campus Monte Carmelo, com o objetivo de compreender como ocorre o processo de adaptação ao ensino

O modelo de simulador de carga desenvolvido como protótipo é composto por um conjunto de seis núcleos magnéticos fixados a um disco de suporte, um disco de frenagem e

Fotos: 1)Entrega do Diploma da SemopBH ao Álvaro Lúcio pela passagem de seu 90º Aniversário, Geraldo, o aniversariante Álvaro, Lázaro, Presidente da SemopBH, Hugo,

A partir de um corpus de 13 entrevistas realizadas por pesquisadores do Projeto de Pesquisa Dialetos Sociais Cearenses, com informantes de 11 bairros de Fortaleza, por faixas

2016 ISSN 1980-5799 708 Para a estudiosa, o uso do inglês na moderna publicidade brasileira é bastante insinuante e se manifesta até mesmo na estruturação frasal, como nos casos

Relatório das atividades desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Curricular II – Serviços de Rede Básica pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal