• Nenhum resultado encontrado

de Setembro de 2014 a agosto de 2015 Relatóriode Investimentos ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "de Setembro de 2014 a agosto de 2015 Relatóriode Investimentos ano"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

ano

2015

Relatório

de

Investimentos

de Setembro

de 2014

a agosto

de 2015

(2)

3

Em mais um ano de atuação, o projeto Mundo Melhor Koerich Imóveis apresenta as ações realizadas ao longo do terceiro ano de projeto. Nessas ações, foram trabalhados temas como sustentabilidade, saúde, educação e integração dos colaboradores com as comunidades locais. O ano dedicado ao voluntariado idealizou uma realidade diferente para o crescimento pessoal dos colaboradores e a conscientização da capacidade de participação e inclusão social no exercício da cidadania, especialmente no Morro do Mocotó. Bem-vindo ao mundo de atitudes que geram bem-estar.

Bem-vindos ao Mundo Melhor Koerich Imóveis.

O Relatório é uma publicação do

Departamento de Publicidade, Comunicação e Eventos (DPCE) e é de uso interno.

Relatório de Investimentos

Expediente

Mundo Melhor

o futuro está em

todos

os detalhes

que construímos

juntos.

Equipe Mundo Melhor

Anna Paula Xavier Cazatti Aline Will

Eduarda Patrícia Rios Renan Guedert Sabrina Petermann Talita Leiras

Conselho Editorial

Anna Paula Xavier Cazatti Sabrina Petermann

Textos

Anna Paula Xavier Cazatti

Fotos

Arquivo Koerich Imóveis Banco de Imagens

Diagramação e Revisão

9mm Propaganda

Tiragem

300 unidades

Walter Silva Koerich Diretor Superintendente

Eliane Koerich Diretora de Projetos

Marcia Koerich Gerber Diretora Comercial

Walter Osli Koerich Presidente

Missão

Oferecer empreendimentos que se destaquem pela qualidade do produto e dos serviços prestados, garantindo o bem-estar dos colaboradores e clientes e a sustentabilidade socioeconômica.

Visão

Reforçar a imagem da Koerich Imóveis como referência no mercado local, entregando produtos de excelência, buscando maior satisfação dos clientes e superando-se a cada empreendimento.

Valores

Melhoria Contínua, Ética, Comprometimento, Valorização das Pessoas e Responsabilidade Social.

(3)

Sumário

esporte

Movimento Bike Koerich Imóveis ...24

Campanha para uso da bicicleta ...27

Patrocínio ao atleta Marco Aurélio Tocha ...27

24

integração

Café da manhã de boas-vindas ...36

Dia das Crianças SESC Cacupé ...37

Trilha ecológica Dunas da Lagoa da Conceição ...38

Datas comemorativas ...39 Festa de Confraternização ...40

36

saúde e bem-estar

Novembro Azul ...32 Outubro Rosa ...34 Ginástica Laboral ...34 Campanha de vacinação ...35

Campanha de doação de sangue ...35

32

Doações

Natal...44

Campanha do Agasalho ...45

Páscoa ...46

Festa Junina Creche Vida Nova ...47

44

mocotó cor

Mutirão de limpeza ...6

1o Mutirão Mocotó Cor ...8

2o Mutirão Mocotó Cor ...10

Reconstrução do parquinho ...12

Galeria de Arte Urbana ...13

3o Mutirão Mocotó Cor ...14

4o Mutirão Mocotó Cor ...16

6

Manutenção dos espaços ...18

Natal nas praças ...23

Boa praça

educação

Entrega de material escolar ...28

Programa Pequenas Atitudes, Grandes Diferenças ...29

Palestra de sensibilidade às pessoas com deficiência ...30

Dia Mundial Sem Carro ...31

28

Treinamento

Lixo Zero ...42 Entulho Zero ...42 Mês da segurança ...43

investimento social

Relatório Social IVG ...48

Projeto Mais Escoteiros ...49

48

42

18

(4)

7

6

Mocotó cor

Projeto

Beleza transformando vidas.

Mutirão de Limpeza

Com foco na humanização do Morro do Mocotó, a Koerich Imóveis integrou o projeto Mocotó Cor – Beleza

transformando vidas, desenvolvido pela ACAM – Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó – e idealizado pelo Instituto Vilson Groh. Com o objetivo de levar uma ocupação social e cultural e processos de educação e cidadania à comunidade, assim como a revitalização de espaços públicos e a criação de espaços de diálogos entre o centro da cidade e a periferia, o projeto está sendo realizado em diversas etapas.

A primeira etapa foi a definição e levantamento das casas a serem pintadas, o treinamento de pintura com os moradores e a realização do mutirão de limpeza, com a participação e voluntariado dos colaboradores da Koerich Imóveis. Esse processo foi necessário para garantir que as casas, ao receberem as tintas, estivessem limpas, garantindo uma maior durabilidade da pintura.

(5)

1

0

Mutirão

Mocotó Cor

O visual privilegiado do alto do Morro do Mocotó ficou mais colorido com o primeiro Mutirão de Pintura. Após a limpeza, o Mutirão de Pintura foi realizado com o apoio da OAB/ SC, da Prefeitura de Florianópolis e de empresas parceiras do projeto - Koerich Imóveis, Tintas Renner, Magia das Cores Tintas, Voodoo Branded Content, J8 Paisagismo e Nature e Sol.

Mais de 100 voluntários se reuniram, sendo a metade formada por

colaboradores da Koerich Imóveis - entre eles pintores, pedreiros, carpinteiros, eletricistas e equipe de escritório - para distribuir as tintas doadas, contribuir com a pintura das casas e levar cor e alegria ao morro. A equipe da Comcap também foi colaboradora e participou da ação com a limpeza e retirada do lixo.

(6)

10

11

2

0

Mutirão

Mocotó Cor

O segundo Mutirão Mocotó Cor, além de levar mais cor à comunidade, permitiu também que voluntários, especialistas nas áreas da

construção, contribuíssem de maneira mais eficaz em algumas casas do morro, com pequenos reparos e consertos. Para os participantes do projeto, resgatar a dignidade de toda a comunidade fez a diferença. Além disso, foi realizada a instalação de um novo parquinho de diversão para as crianças no Morro da Queimada e de dez lixeiras em pontos estratégicos do Morro do Mocotó, além da plantação de árvores.

(7)

Galeria de Arte

Urbana

A entrada do Morro do Mocotó ganhou vida e uma nova paisagem quando mais de 13 grafiteiros catarinenses criaram a Galeria de Arte Urbana. A intervenção artística foi comandada pelo reconhecido artista Rodrigo Rizzo e realizada por meio da ACAM - Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó, parceiros e voluntários.

A Koerich Imóveis patrocinou a intervenção doando latas de tintas e painéis de compensados e construiu uma nova calçada. Além disso, a empresa desenvolveu o projeto paisagístico e luminotécnico para o espaço.

Durante o 2° Mutirão de Pintura, a Koerich Imóveis realizou com seus parceiros outra grande ação: a reconstrução do parquinho do alto do Morro da Queimada, uma área importante para as crianças e para toda a comunidade.

Reconstrução

do Parquinho

(8)

14

15

3

0

Mutirão Mocotó Cor

O terceiro mutirão do projeto Mocotó Cor distribuiu os tons da alegria. O projeto contou com a participação de aproximadamente 100 voluntários e de entidades de Florianópolis para transformar a realidade da comunidade. Além da pintura de 11 casas, foram instaladas mais 10 lixeiras no Morro do Mocotó, plaquinhas de conscientização e realizado o plantio de árvores.

(9)

4

0

Mutirão Mocotó Cor

Com foco na limpeza e organização do Morro do Mocotó, o 4º Mutirão levou para a comunidade mais uma ação de humanização e valorização. Com mais de 150 pessoas envolvidas, a ação contou com a organização e realização da ACAM e da Koerich Imóveis, e com a participação da Comcap, da CASAN, do Grupo Escoteiro Anchieta, assim como de voluntários da Koerich Imóveis e da ACAM. Além de pintar e reparar duas casas, o projeto retirou entulhos do local. Divididos em equipes, os voluntários fizeram a limpeza de três terrenos e de escadarias, realizaram a reforma da entrada do morro com a pavimentação da rua e contribuíram com a finalização da galeria de arte a céu aberto.

(10)

18

19

A Koerich Imóveis já construiu e/ou revitalizou mais de 12 espaços públicos em Florianópolis, e mantém diariamente alguns deles. As praças recebem manutenção, com limpeza, recolhimento do lixo, pinturas, reposição de plantas e sinalização. Já alguns espaços, como o playground do Morro da Queimada, recebem manutenção semanal. A dedicação honra o compromisso da empresa em não somente revitalizar e construir, mas também de zelar e dar continuidade à beleza e ao encantamento que esses espaços proporcionam.

Projeto

BOA PRAÇA

Manutenções

Manutenção da

Praça do Parque

São Jorge.

Manutenção

da Praça

Loteamento

Costa Azul.

(11)

Manutenção do

Mirante da Praça

Hercílio Luz.

Manutenção da

Praça do Naval.

(12)

23

22

Manutenção

da Praça

Rótula do CIC.

Mirante

da Praça

Hercílio Luz.

Manutenção da

Praça Dom Pedro I.

Natal nas praças

A manutenção das praças revitalizadas pela Koerich Imóveis vai muito além do recolhimento do lixo e da reposição das plantas. Em 2014, a empresa investiu na decoração de Natal e deixou a praça Dom Pedro I e o Mirante da Praça Hercílio Luz mais convidativa e decorada.  Laços,  iluminação e Soldadinhos de Chumbo foram atrações para crianças e adultos que continuam a se encantar com a época mágica do Natal.

Praça

(13)

Esporte

Movimento Bike

Koerich Imóveis

Grupo Novos Horizontes:

inclusão sobre duas rodas.

O projeto Movimento Bike Koerich Imóveis, após patrocinar grupos de ciclismo independentes e inserir campanhas internas para o uso da bicicleta nas obras, realizou no mês de setembro de 2014 a entrega de uma bicicleta Tander e de 70 camisetas personalizadas para o grupo de ciclismo Novos Horizontes. O projeto atende pessoas com deficiência visual que têm o desejo de pedalar, mas que, por causa das limitações, não conseguem sozinhas. O trabalho do grupo é realizado todos os sábados por voluntários e percorre alguns roteiros pela ilha. Assim, cada participante pode ter a sensação de liberdade e bem-estar que só um passeio de bicicleta proporciona.

O projeto atende pessoas com deficiência visual.

Cada participante pode ter a sensação de liberdade e bem-estar que só um passeio de bicicleta proporciona.

(14)

26

27

Reconhecido por seu grande empenho frente à Federação Catarinense de Bicicross, Marco Aurélio Tocha recebeu apoio financeiro da Koerich Imóveis. Nos anos 2013 e 2014, o esportista fez grandes mudanças na federação, aumentando o número de atletas nas competições no cenário estadual de 80 para mais de 300. Com mais de 20 anos de carreira, Marco Aurélio acumula conquistas no cenário nacional e internacional, em que se destaca com o título sul-americano conquistado em 2011, e com 18 vezes o título de campeão brasileiro. Tocha realiza também palestras para crianças e adolescentes, com o intuito de contribuir para a formação dos jovens.

Patrocínio ao atleta Marco Aurélio Tocha

Campanha para

uso da bicicleta

Mais do que dar o primeiro passo para a realização das ações, o objetivo da Koerich Imóveis é manter e resgatar, ao longo do tempo, diversas atividades. Depois da instalação de bicicletas nas obras do grupo, uma nova campanha para sua utilização foi realizada pela empresa Just Run. O apoio da empresa veio para fomentar o desejo dos nossos colaboradores em praticar atividades físicas e a conscientização dos benefícios da prática de exercícios.

Bicicletas cedidas para uso dos funcionários.

(15)

Entrega de

Material Escolar

A equipe do projeto Mundo Melhor Koerich Imóveis montou, em 2015, 558 kits escolares e realizou a entrega em todas as obras e escritórios da empresa. Os kits foram destinados aos filhos em idade escolar dos colaboradores.

Educação

Programa Pequenas Atitudes,

Grandes Diferenças

A importância da educação ambiental na sociedade é um assunto fundamental para a vida de todos. Todos os dias, presenciamos situações em que as pessoas não conseguem entender exatamente quais os verdadeiros riscos e as proporções do mau uso dos recursos ambientais. Para amenizar essa situação, a Koerich Imóveis patrocinou o programa de rádio Pequenas Atitudes, Grandes Diferenças, da Itapema FM, que informa e dá dicas sobre os riscos do mau uso dos recursos naturais.

(16)

30

31

Palestra de Sensibilidade

às pessoas com Deficiência

Dia Mundial

Sem Carro

A Fundação Catarinense de Educação Especial realizou na Koerich Imóveis uma palestra

destacando a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O tema abordado foi o respeito à diversidade, e o objetivo da palestra foi demonstrar como conduzir diversas atividades do dia a dia com as pessoas que possuem algum tipo de deficiência, seja auditiva, visual ou motora.

A Koerich Imóveis, em busca de uma cidade mais sustentável, apoiou as ações do Dia Mundial Sem Carro, promovido pela parceria entre a rede RITMOS DAS CIDADES – Rede Pró-Infraestrutura, Transporte, Mobilidade e Segurança no Trânsito –, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Prefeitura Municipal de Florianópolis e diferentes

organizações da sociedade civil. O evento teve uma programação variada com enfoque para o uso do transporte coletivo, a mobilidade e o planejamento urbano. Ideias como buscar uma carona solidária, conversar com os colegas de trabalho, usar o transporte coletivo, a bicicleta

ou fazer uma caminhada foram apresentadas com bom humor e criatividade, com o objetivo de tornar o trânsito de Florianópolis cada vez melhor.

(17)

Novembro Azul

Cerca de 80% dos colaboradores da Koerich Imóveis são homens - um dos motivos para a empresa investir na conscientização e no combate ao câncer de próstata. Como parte da campanha nacional Novembro Azul, a Koerich Imóveis levou até as obras o médico especialista Dr. Carlos Prado Costa, para falar sobre o assunto. Após cada palestra, foi aberto um espaço para que todos os colaboradores fizessem perguntas e sanassem suas dúvidas. O movimento Novembro Azul é uma campanha voltada exclusivamente para os homens, com o objetivo de orientar sobre a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata.

saúde

bem-estar

e

Dr. Carlos Prado Costa falou sobre a importância da prevenção.

(18)

35

34

outubro Rosa

Ginástica Laboral

Durante o mês de outubro, a Koerich Imóveis instalou uma iluminação especial na praça Dom Pedro I, no Mirante da Praça Hercílio Luz e na WK Imóveis. Cartazes também foram distribuídos nas obras e escritórios. A ideia, além de embelezar os espaços, foi contribuir com a conscientização e apoiar o combate ao câncer de mama.

A Ginástica Laboral é uma das atividades mais queridas pelos colaboradores da Koerich Imóveis. Afinal, ela proporciona uma melhor qualidade de vida e disposição para o dia, com exercícios simples e agradáveis e integração entre os funcionários no primeiro horário de trabalho. As atividades são realizadas tanto nas obras como nos escritórios.

Decoração com iluminação alusiva ao movimento de conscientização.

Campanha

de Vacinação

Campanha de

Doação de Sangue

A prevenção é a mais poderosa arma contra a gripe H1N1. Pensando nisso, a Koerich Imóveis disponibilizou a vacina gratuitamente para seus colaboradores. Imunizar e proteger é um ato que garante a saúde e o bem estar, além de evitar casos extremos da gripe.

Com o tema “Doe Sangue e Ajude a Salvar Vidas”, a Koerich Imóveis realizou, em fevereiro, uma campanha para doação de sangue com a visita do mascote do Hemosc – o Hemosquinho – nas obras

e escritórios. Um momento de descontração, mas com o grande objetivo de ajudar quem precisa.

(19)

Integração

Dia das Crianças

Sesc Cacupé

Os filhos dos colaboradores da Koerich Imóveis comemoraram um Dia das Crianças de maneira especial. O projeto Mundo Melhor promoveu, em 2014, um dia de recreação e brincadeiras no SESC Cacupé, numa área verde com muito espaço. Com a presença de 167 pessoas, as principais atividades realizadas foram gincanas, caça ao tesouro, apresentação da Bruxa Salomé e futebol. Além disso, foi servido lanche durante a tarde. Promover ações que integrem a família e os colaboradores em um dia de harmonia e alegria é um objetivo da Koerich Imóveis.

Café da Manhã de Boas-Vindas

Voltar das férias e começar o ano com uma grande recepção foi um momento importante para os colaboradores da Koerich Imóveis. Em 2015, o café da manhã de boas-vindas nas obras teve como diferencial a apresentação de um vídeo institucional em agradecimento pela participação dos voluntários no projeto Mocotó Cor, e contou ainda com a presença especial do presidente Walter Osli Koerich, que fez questão de estar junto aos seus colaboradores em um momento tão especial.

(20)

39

38

Trilha Ecológica Dunas da

Lagoa da Conceição

A integração entre os colaboradores da Koerich Imóveis é uma das nossas ações mais importantes. Funcionários unidos mostram uma incrível

capacidade de harmonia e trabalho em equipe, principalmente quando estão próximos à natureza. A trilha

das Dunas da Lagoa da Conceição – Praia da Joaquina aconteceu num sábado ensolarado de outubro, e aproximou colaboradores e seus familiares, contando com toda a estrutura e segurança de um guia.

Datas

Comemorativas

Lembrar e reconhecer cada um dos seus colaboradores é uma atitude que a Koerich Imóveis tem como prioridade. Datas como Dia das Mães, Dia do Trabalhador, entre outras, também são destaque na empresa. Todas as mensagens são expostas em cartazes nas obras e nos escritórios e enviadas por e-mail marketing para os clientes.

5911_F_AF_Cartaz Dia Mulher_A3.indd 1 03/03/15 10:55 AM

6542_D_CARTAZ_A4.indd 1 14/07/15 18:09

6155_B_AF_CARTAZ-A3.indd 1 27/04/15 19:10

Dia da Mulher

Dia do Corretor

Dia do Trabalhador

Dia dos Namorados Dia dos Pais

(21)

Festa de Confraternização

O fim de ano Koerich Imóveis é um momento marcante e especial para quase 500 colaboradores. Com o objetivo de valorizar cada ação realizada ao longo do ano, o evento foi marcado por uma grande comemoração na Churrascaria Ataliba. Os colaboradores assistiram

a um vídeo com a retrospectiva de 2014, tiveram a oportunidade de interagir com os colegas de trabalho e contaram com atrações como mágicas, totem de fotografia, DJ, além de brinquedos – para a alegria dos filhos dos colaboradores.

(22)

42

43

Mês da Segurança

Entulho Zero

Lixo Zero

A educação é um dos pilares que sustenta o projeto Mundo Melhor Koerich Imóveis e, mais uma vez, esse importante instrumento foi usado para orientar e esclarecer os colaboradores da empresa – agora sobre a importância da segurança no trabalho. Uma série de ações foi promovida por meio da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. O objetivo foi estabelecer uma forma de provocar mudanças significativas na empresa, a fim de evitar ou reduzir o número de acidentes ou doenças do trabalho.

O programa Entulho Zero da Koerich Imóveis foi criado com o intuito de estabelecer um padrão em gestão e gerenciamento dos resíduos produzidos nas obras, para que recebam uma destinação adequada.

Diariamente, a Koerich Imóveis realiza o recolhimento e a

destinação correta de todo o resíduo produzido pelos escritórios e pelos empreendimentos

entregues a partir de 2012. A empresa responsável, Novo Ciclo, mantém um programa de orientação e encarrega-se da destinação desses resíduos.

ANO 2014

• Alameda Domo: 9.025,19 kg • Orla Marítima: 2.700,95 kg

Ações:

- Palestras de conscientização do uso de álcool e drogas que contaram com um médico especialista e depoimentos de pessoas que já passaram pelo AA; - Palestra com a Guarda Municipal

de Florianópolis sobre Educação no Trânsito;

- Teatro com o ator Sérgio Bessa sobre o tema 5S - Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina.

Hoje são cinco empresas que realizam esse trabalho: DOIS AMIGOS

Madeira

UNIÃO ENTULHO

Entulhos em geral

SÓ PAPEL

Papéis e plástico em geral

ENGESUL Gesso MEURER COMÉRCIO DE SUCATAS Metais

Treinamento

• Espaço Capital: 2.319,22 kg

• Koerich Empresarial Rio Branco: 1.842,14 kg • Koerich Beiramar Office: 964,20 kg

(23)

Natal

Nessa época mágica e especial, diversas instituições receberam doação de brinquedos - um momento para levar esperança e alegria a quem precisa. Foram 1.652 brinquedos doados para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, creches, para a Base Aérea e a Casa Lar Emaús.

Doações

Campanha

do Agasalho

A Casa de Acolhimento do Monte Serrat foi a instituição escolhida pela Koerich Imóveis para receber as doações de roupas entregues pelos colaboradores. A campanha interna contribuiu mais uma vez para tornar o inverno de diversas pessoas ainda mais quente.

(24)

46

47

Páscoa

A Koerich Imóveis fez mais uma vez a alegria das crianças do Centro Educacional Infantil Vida Nova e da Casa Lar Emaús, com a doação de kits de chocolates para as crianças. Para a Rede IVG a Koerich Imóveis doou mais 150 ovos de Páscoa, que foram destinados ao CEDEP, instituição atendida pela rede.

Festa Junina

Creche Vida Nova

O encanto não tem limites. O apoio ao CEI Vida Nova para a realização da Festa Junina de 2015 foi uma verdadeira alegria para a Koerich Imóveis. Crianças e professores tiveram um dia de muita diversão, com doces e brincadeiras.

(25)

INVESTIMENTO

SOCIAL

Projeto Mais

Escoteiros

Relatório

Social IVG

Apoio financeiro a dois integrantes do projeto Mais Escoteiros,

que proporciona aos jovens carentes de Florianópolis a oportunidade de participar do Grupo Escoteiro Anchieta. A doação foi destinada a todos os custos dos escoteiros, do uniforme até os sacos para dormir nos acampamentos. O Instituto Vilson Groh presta

serviços de assessoramento, defesa e garantia de direitos sem qualquer discriminação, tendo como marco referencial a Constituição Federal, e entrega anualmente seu relatório social de prestação de contas. Para contribuir financeiramente com a instituição, em 2015, a Koerich Imóveis apoiou o relatório com a publicação de dois anúncios e cedeu alguns colaboradores para a realização do cerimonial e para contribuir no evento de apresentação.

(26)
(27)

Referências

Documentos relacionados

Por outro lado, é necessário ressaltar que o comportamento dos custos (quer sejam Custos Fixos ou Custos Variáveis) pode apresentar alterações quando considerados os diversos

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Agora a OMS teria de enfrentar o mundo, e, embora a medida para conter a população mundial não tenha sido de todo inválida, posto que o planeta estivesse prestes a

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar alguns aspectos relevantes sobre o arquivamento do inquérito policial, onde primeiramente é preciso conceituar o

Vale frisar, apesar de não ser o foco de tal artigo, que se passaram 30 anos do advento da Lei n.7.210/84 não havendo regulamentação legal sobre o tema, visto que não poderá ser

Não encontrada a solução no sistema global, a vitima em causa pode buscar a solução no sistema regional em que a violação ocorreu, peticionando á Corte Interamericana