• Nenhum resultado encontrado

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Execução. Identificação. Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Execução. Identificação. Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento/Seção:

Unidade:

Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente Título:

Modalidade:

Planta Popular Paulista: habitação de interesse social em Presidente Prudente-SP

Ano Base: 2015

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade)

Outras Prefeitura Municipal de Presidente Prudnete Casa da Sopa Francisco de Assis

Início: 02/01/2015

Término

Telefone: (018) 8104-3593/ 3229-5704 Email: arletefrancisco@fct.unesp.br

Local de realização: Nucleo de Arquitetura e Urbanismo e Casa da Sopa Francisco de Assis

Direitos Humanos Execução

Desenvolvimento Urbano Grande Área: Ciências Sociais e Aplicadas

Espaços Construídos Ano Inicial: Lattes: 31/12/2015

Identificação

Palavras-Chave: Área Temática http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresen Avaliação do Coord.: 2011

Em 2013, foram atendidas 11 famílias (55 moradores) com projetos arquitetônicos personalizados e mais de 4.000 pessoas, com o diagnóstico dos muros de arrimo dos bairros atendidos, que foi encaminhado à Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal para que o órgão possa tomar as devidas providências. Os projetos podem ser vistos no arquivo anexo (Relatorio_Proex_2013).

O projeto cumpriu os seus objetivos iniciais de atender a população de baixa renda e contribuir para a melhoria de vida dos moradores. Para os alunos, foi uma oportunidade de conhecer a esmagadora realidade da população brasileira e entender qual é o seu papel social diante tais mazelas. Os alunos puderam aplicar os seus conhecimentos adquiridos durante o curso. Além da experiência com o trabalho de campo, o projeto estimulou a pesquisa sobre a produção de HIS no município, o que vem sendo feita por meio de 3 bolsas BAAE I e 1 Programa de Formação Complementar.

Ressalta-se que este Projeto de Extensão foi premiado no 7º Congresso de Extensão da Unesp, na categoria Espaços Construídos. O projeto foi divulgado em diversos eventos, tais como: CICAU; CIC; Encontro de Direitos Humanos da Unesp e ENEPE. Tais apresentações foram publicadas nos respectivos anais, além da publicação na Revista Ciência em Extensão Unesp, v.9, n.3, 2013 e um capítulo escrito para o livro A INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL: POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERNACIONALIZAÇÃO, organizada por Mariângela Spotti Lopes Fujita (no prelo).

Linha Programática: Trâmite Atual:

Área Temática

Arlete Maria Francisco Coordenador:

(2)

Habitação de interesse social; Projeto arquitetônico; Assistência técnica em arquitetura; Presidente Prudente, SP Descrição Anexo Relatório consubstanciado de 2013 Relatório_Proex_2013 (1).pdf

Estrutura

Fundamentação Teórica:

O direito à moradia é um direito humano reconhecido em diversas declarações e tratados internacionais do qual o Brasil é signatário: a Declaração Universal dos Direitos Humanos; o Pacto Internacional de Direitos Sociais, Econômicos e Culturais; a Declaração sobre Assentamentos Humanos de Vancouver; a Agenda 21 e a Agenda Habitat, dentre outros (OSORIO, 2002).

Para a Constituição Brasileira, "São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição" (BRASIL, 1988). Este direito é reiterado no Estatuto da Cidade (BRASIL, 2001), que dispõe dos instrumentos legais para o adequado planejamento da cidade, e pela Lei Orgânica do Município de Presidente Prudente (PRESIDENTE, 1990).

Entretanto, este direito não é, de fato, garantido pelos governos, na medida em que ainda temos mais de 6 milhões de famílias sem moradia nas cidades brasileiras. A qualidade do estoque é outro problema grave a ser enfrentado: carência de padrão construtivo, situação fundiária, acesso aos serviços e equipamentos urbanos, dentre outros. São mais de 13 milhões de domicílios nestas condições, com algum tipo de inadequação (FJP, 2013). Em Presidente Prudente, encontram-se cerca de 8 mil famílias sem moradia e 7.380 habitações com alguma inadequação (PRESIDENTE, 2013).

No rol das inadequações, encontra-se a precariedade das construções pois, de acordo com Silvestre&Cardoso (2013), estima-se que cerca de 70% das moradias são construídas de maneira informal, isto é, por autoconstrução e autogestão. A população, sobretudo a de menor renda, constrói, por conta própria, suas habitações com a ajuda de amigos, parentes e vizinhos, sem qualquer tipo de auxílio técnico.

Este é o retrato da falta de recursos da população e da ausência de programas habitacionais com financiamento e assistência técnica. Em 2009, entrou em vigor a Lei 11.888/2008 que "assegura às famílias com renda mensal de até três salários mínimos assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitações de interesse social”, mas ainda não está sendo implementada pelos estados e municípios. Presidente Prudente atende parcialmente a lei ao disponibilizar planta padrão para população que possui terreno, mas não considera as suas particularidades. Não há acompanhamento efetivo das construções; nem programa de regularização fundiária e de atendimento às necessidades habitacionais, que não se referem à casa, propriamente. O atendimento personalizado permite projetos mais adequados do ponto de vista funcional, econômico e estético, visando o bem estar do morador, tanto físico quanto psicológico (FRANCISCO et all, 2014).

O projeto cumpre com uma função social de retornar à sociedade um conhecimento adquirido na universidade, colaborando para o bem estar coletivo e, também, para a construção de uma cidade mais justa e mais bonita.

a) Promover estudos para a melhoria das condições de moradia da população carente, pesquisando alternativas e propostas de habitação de interesse social, as quais possam dar subsídios à elaboração dos projetos, visando baixo custo operacional e propondo novas tipologias arquitetônicas;

(3)

habitação de interesse social, os quais possam refletir o modo de habitar contemporâneo e também a manutenção de um necessário diálogo construtivo entre: tradição arquitetônica, economia de materiais e o respeito ao meio ambiente;

c) desenvolver projetos urbanísticos para o atendimentos das necessidades habitacionais das comunidades;

c)Divulgar os problemas encontrados em bairros carentes, e apresentá-los ao Poder O atendimento às famílias obedece as seguintes etapas: a primeira constitui-se no cadastramento dos interessados. Por se constituir em bairros de grande exclusão social, todos os moradores já estão previamente cadastrados no Fundo Social, o que já o define como beneficiário. Assim, este se dirige à Casa da Sopa Francisco de Assis ou à Prefeitura Municipal de Presidente Prudente e solicita sua inclusão na lista de atendimentos deste projeto. Um horário é então agendado com os bolsistas que estarão no bairro uma vez por semana. A segunda etapa consiste no atendimento ao morador. Em reunião que se realiza na Casa da Sopa Francisco de Assis, os alunos realizam uma entrevista com o beneficiário, preenchendo uma ficha pré-elaborada, contendo os dados pessoais, as necessidades da família, seus anseios e a situação atual do morador. A seguir, os bolsistas visitam o terreno ou casa (no caso de ampliação ou reparo) e realizam os levantamentos planimétrico e fotográfico. A terceira etapa consiste na elaboração do projeto. Nas dependências do Núcleo de Arquitetura e Urbanismo, os alunos, sob a supervisão dos professores envolvidos no projeto, elaboram a planta. Posteriormente, em outra reunião marcada na Casa da Sopa, os alunos apresentam a proposta para o morador. Este pode aprovar ou não, sugerindo alguma alteração. Neste caso, os alunos realizam as alterações e apresentam novamente. Esta etapa se desenvolve de uma a duas semanas. A quarta etapa consiste na elaboração da planta de prefeitura, efetuando-se a sua legalidade, bem como é elaborado o projeto de execução. Esta etapa necessita de uma a duas semana de trabalho. Os projetos são de responsabilidade técnica da Prefeitura Municipal quem arca, também, com o acompanhamento da obra. O trabalho realizado por este projeto de extensão universitária consiste, apenas, na elaboração do projeto arquitetônico. Para a realização do atendimento total, desde a entrevista até a entrega dos documentos finais, ou seja, da planta de prefeitura, do projeto executivo e memorial, os bolsistas levam cerca de 3 a 4 semanas. Assim, os bolsistas atendem, em média, 1,0 beneficiário por mês, cada um.

Para os projetos urbanos, primeiramente, é realizada uma leitura do bairro, seguindo a metodologia de análise morfológica e visual. Num segundo momento, é realizada entrevistas com os moradores e com os representantes do poder público. A terceira etapa consiste em elaborar o projeto e, por fim, encaminhá-lo aos órgãos responsáveis.

Metodologia:

BRASIL. Lei nº 11.888, de 24 de dezembro de 2008. Assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social e altera a Lei no 11.124, de 16 de junho de 2005. Brasília, 2008. D i s p o n í v e l e m : < h t t p : / / w w w . p l a n a l t o . g o v . b r / c c i v i l _ 0 3 / _ A t o 2 0 0 7 -2 0 1 0 / -2 0 0 8 / L e i / L 1 1 8 8 8 . h t m > . B r a s í l i a , -2 0 0 8 . A c e s s o e m : -2 -2 j a n . -2 0 1 4 . BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Brasília, 1988. Acesso em: 10 jan. 2014.

BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras p r o v i d ê n c i a s . B r a s í l i a , 2 0 0 1 . D i s p o n í v e l e m : <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm>. Acesso em: 10 jan. 2014. FRANCISCO, A. M. A construção do Conceito de Habitação Mínima no Brasil. Monolitho. R e v i s t a e l e t r ô n i c a . V o t u p o r a n g a - S P , 2 0 1 0 . D i s p o n í v e l e m : < h t t p : / / m o n o l i t h o . l a b i n . p r o . b r / ? p = 6 4 9 6 > A c e s s o e m : 2 0 j a n . 2 0 1 4 . FRANCISCO, A.M. el all. O direito à habitação e o papel da universidade pública. In: FUJITA, M, S.L. A inovação para o desenvolvimento social: políticas públicas e internacionalização. São Paulo: Unesp, 2014. (no prelo)

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO (FJP). Centro de Estatística e Informações. Déficit habitacional municipal no Brasil em 2010. Belo Horizonte, 2013. Disponível em: <http://www.fjp.mg.gov.br>. Acesso em: 18 jan. 2014.

OSÓRIO, Letícia Marques. Direito à moradia no Brasil. Fórum Nacional de Reforma Urbana. Disponível em: <http://www.forumreformaurbana.org.br>. Acesso em: 22 set. 2007.

PRESIDENTE PRUDENTE. Plano Municipal de Habitação de Interesse Social. Presidente P r u d e n t e , 2 0 1 3 . D i s p o n í v e l e m < http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/publicacao.xhtml;jsessionid=11BE3BAC6AD Referencias:

(4)

out. 2013.

PRESIDENTE PRUDENTE. Lei Orgânica do Município de Presidente Prudente. Presidente Prudente, 05 de abril de 1990.

SILVESTRE, Michelli Garrido; CARDOSO, Reynaldo de Azevedo. Assistência técnica para m e l h o r i a h a b i t a c i o n a l . V i t r u v i u s . J u n . 2 0 1 3 . D i s p o n í v e l e m : <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/14.157/4803>. Acesso em: 22 jan. 2014.

O projeto almeja atender cerca de 20 famílias e, em média, 100 pessoas, diretamente. Este projeto de extensão consiste em dar assistência técnica às famílias. Assim, esses atendimentos podem consistir na elaboração de uma planta nova em terreno ainda não ocupado ou em projeto de ampliação, no caso da família já possuir um embrião habitacional ou, ainda, orientação técnica quanto à forma de construção.

Por outro lado, pode atender a população de todo um bairro, cerca de 4 mil pessoas, quando o projeto se refere à uma intervenção no bairro.

Resultados Esperados:

Como o projeto é em continuidade, espera-se que os atendimentos não se interrompam. Em fevereiro deverá ser realizado o treinamento dos alunos novos. As etapas descritas no item Metodologia constituem-se em um ciclo básico de atendimento que leva cerca de um mês, desde o cadastro do beneficiário até a entrega da documentação. Este ciclo é seguido em todos os atendimentos. Assim, o fluxo é contínuo, de fevereiro a janeiro. Em junho, será realizado uma avaliação parcial e um relatório parcial. Em agosto, deverá ser realizado recadastramento do Proex e, em dezembro, elaborado o relatório final. No mês de agosto, deverão ser elaborados artigos para publicação, sendo considerados, ao menos: o Congresso de Iniciação Científica de Arquitetura e Urbanismo da FCT-Unesp – CICAU; Congresso de Extensão Universitária da Unesp; ENEPE Unoeste; e o Encontro de Direitos Humanos da Unesp.

Cronograma de Atividades:

O projeto de extensão universitária Planta Popular Paulista, em seu quinto ano de realização, prima pela intenção de cumprir uma função social de retornar à sociedade um conhecimento adquirido no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” no atendimento da população carente que não tem acesso a serviços de profissionais para a elaboração de projetos de arquitetura. Neste sentido, elabora plantas personalizadas para os beneficiários, propondo novas alternativas espaciais que levem em conta critérios estéticos, tecnológicos e sócio-culturais, ou seja, que atenda as reais necessidades e anseios dos usuários; as condições ideais de conforto térmico, a fim de diminuir os gastos com energia elétrica; bem como a incorporação de materiais alternativos que diminuam o custo da construção. O projeto atende, também, comunidades que necessitem de projetos urbanísticos para a melhoria dos seus espaços coletivos. Diante dessa proposta almejamos que a população de baixa renda possa ter acesso à boa arquitetura, e contribuir para a construção de uma cidade mais justa e mais bonita.

Release para Mídia:

(5)

Participantes do Projeto

Este projeto de extensão universitária se vincula ao Núcleo de Projetos Arquitetônicos e Urbanos pertencente à Unidade da UNESP de Presidente Prudente-SP e vinculado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo. Nesse sentido, a infra-estrutura física necessária à realização das proposições prático-teóricas aqui descritas se farão naquele ambiente. Entretanto, serão necessários os recursos humanos de dois alunos bolsistas do curso de arquitetura e urbanismo para realizar os atendimentos e elaboração das plantas. A participação dos alunos é de extrema importância e necessidade, na medida em que realizam os atendimentos no bairro, efetuam o levantamento do terreno, elaboram o projeto arquitetônico e o apresentam ao morador. O projeto necessita de dois bolsistas por dois motivos: a demanda por assistência técnica em Habitação de Interesse Social é grande e urgente.

Segundo, o levantamento planimétrico deve ser realizado em duas pessoas, o que agiliza o trabalho se os dois bolsistas estiverem trabalhando juntos.

Nível de Exequibilidade

Por meio do Convênio entre a Prefeitura de Presidente Prudente e o Curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT, o projeto vem sendo desenvolvido dentro das expectativas previstas. A Prefeitura Municipal, por meio dos órgãos responsáveis, realiza a triagem dos beneficiários e os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo realizam o atendimento à família na Casa da Sopa, no bairro Morada do Sol, na sala de a t e n d i m e n t o s , d i s p o n i b i l i z a d a p a r a e s t e t r a b a l h o . Posteriormente, os alunos, juntamente com o docente r e s p o n s á v e l , e l a b o r a m o p r o j e t o d a h a b i t a ç ã o n a s dependências do Núcleo de Projetos Arquitetônicos e Urbanos da FCT-UNESP.

Visibilidade para a Universidade

O mais importante impacto diz respeito ao retorno para a comunidade academica dos desafios e dificuldades enfrentados na prática profissional. Pode impactar, também, sobre a necessidade de desenvolver pesquisas a respeito de novos metodos e materiais de construção de baixo custo, bem como sobre os novos modos de vida contemporaneos.

Indicadores de Impacto

O mais importante impacto diz respeito ao retorno para a comunidade academica dos desafios e dificuldades

enfrentados na prática profissional. Pode impactar, também, sobre a necessidade de desenvolver pesquisas a respeito de novos metodos e materiais de construção de baixo custo, bem como sobre os novos modos de vida contemporaneos.

Interno (no âmbito da Universidade)

Indicadores de Impacto

O impacto externo deste projeto se dá pela possibilidade dainclusão social e do justo atendimento à população excluida residente no município. Permite a divulgação de um conhecimento específico, transformando os espaços de vida cotidiana da população, de modo a atender os requisitos de segurança, conforto, economia, funcionalisade e estetica. Permite a aproximação entre a Instituição de Ensino e a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, estreitando os laços para futuras parcerias.

Externo (fora do âmbito da Universidade)

(6)

Importância na Formação do Aluno

O projeto possibilita, ao aluno, o contato com a prática profissional do arquiteto urbanista, permitindo: desenvolver a relação harmoniosa entre profissional e cliente; desenvolver o raciocínio projetual; conhecer a realidade da maioria dos c i d a d ã o s b r a s i l e i r o s ; f o r m a r u m p r o f i s s i o n a l c o m responsabilidade técnica e, sobretudo, social. Além disso, a aproximação dos alunos à demanda de habitação não solvável contribui para a formação de sua consciência social e política, além do seu papel, enquanto arquiteto, na sociedade, contribuindo para a formação de profissionais-cidadãos.

Geração de Produtos e Processos

O projeto permite: a realização de exposição sobre os projetos

arquitetonicos realizados, bem como das habitações construídas, a fim de divulgar o trabalho e informar a população sobre as suas possibilidades; a elaboração de textos academicos para serem difundidos em congressos e seminários; assessorias técnicas para o projeto da habitação de interesse social.

Coerência entre Objetivos e

Fundamentação Teórica

O principal objetivo deste projeto consiste na elaboração de projetos arquitetônicos para famílias com baixo poder aquisitivo, cumprindo um importante papel na tarefa de inclusão social no município. Neste sentido, tem a intenção de assegurar, a esta população, o direito à cidadania e à arquitetura, colaborando com a construção de uma cidade mais digna, atendendo aos preceitos da Constituição Federal, que estabelece a habitação como um direito básico do cidadão; do Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/01), cuja diretriz I é a "garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito á terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte e aos serviços publicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações" e do Plano Diretor do Município de Presidente Prudente. Este objetivo vai de encontro ao atendimento da Lei 11.888/2008 que "assegura às famílias com renda mensal de até três salários mínimos assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitações de interesse social”.

A Prefeitura Municipal disponibiliza planta padrão para o interessado, sem considerar as particularidades da família e do terreno. O atendimento personalizado, além permitir projetos mais adequados do ponto de vista funcional, econômico e estético, busca discutir soluções para a habitação mínima que ultrapassem os conceitos de economia, no desenvolvimento da habitação sem prejuízos das condições de conforto ambiental, bem estar do morador, tanto físico quanto psicológico.

O atendimento a uma demanda específica constituída pelos moradores dos bairros carentes da cidade tem a intenção de diminuir o abismo existente entre as condições indignas das moradias e o direito do cidadão.

(7)

Primeira Etapa do Projeto

Coordenador CPEU AdHoc I

Relator

Relator Relator Relator

AdHoc II Depto

O projeto apresenta um conjunto de ações processuais contínuas de caráter educativo, cultural, político, artístico, científico ou tecnológico, com a participação de docentes ou pesquisadores, discentes (bolsistas ou voluntários) e, contando eventualmente, servidores técnico-administrativos, pertencentes à comunidade universitária?

Sim Sim Sim Sim Sim

O projeto integra o ensino e a pesquisa com as demandas

da sociedade (sociais, ambientais e culturais)? Sim Sim Sim Sim Sim

O projeto envolve a participação efetiva da população externa com sujeitos ativos no processo (sem excluir a participação da comunidade interna)?

Sim Sim Sim Sim Sim

O projeto contempla a participação de alunos da

graduação? Sim Sim Sim Sim Sim

O projeto proposto situa-se na área de conhecimento dos proponentes e/ou em outras áreas de conhecimento adquiridas ao longo do tempo?

Sim Sim Sim Sim Sim

O projeto articula mais de uma dimensão: ensino, pesquisa e extensão, tendo atividades que não o caracterizam apenas como um curso ou um evento?

Sim Sim Sim Sim Sim

O projeto está bem redigido, possuindo coerência entre os

(8)

Quantidade Título

1 FRANCISCO, A.M. el all. O direito à habitação e o papel da universidade pública. In: FUJITA, M, S.L. A inovação para o desenvolvimento social: políticas públicas e internacionalização. São Paulo: Unesp, 2014. (no prelo)

Capítulos publicados Nacionais

2 FRANCISCO, A. M., ATAIDE, N. G., GASTALDI, D. O., BARON, C. M. P., FIORITI, C. F.

Planta Popular Paulista: tipologias contemporâneas para habitação de interesse social. Revista Ciência em Extensão. São Paulo, p.190 - 191, 2013.

COSTA, S. F. ; FIORIN, Evandro ; OKIMOTO, F. S. . Tipologia de Habitação de Interesse Social Sustentável. Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 6, p. 89--, 2010

Artigos publicados em periódicos Nacionais

9 FRANCISCO, A. M. Habitação de Interesse Social em Presidente Prudente: um direito ou uma assistência? In: Anais da X Semana de Pedagogia: Direitos de Crianças e Adolescentes e VII Encontro de Direitos Humanos da Unesp. São José do Rio Preto, SP: Unesp, 2013. v.1.

GASTALDI, D. O., ATAIDE, N. G., BARON, C. M. P., FRANCISCO, A. M.

Planta Popular Paulista: Tipologias Contemporâneas para Habitação de Interesse Social In: Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão – ENEPE. Presidente Prudente, SP: , 2013. p.830 - 830

GASTALDI, D. O. ; ATAIDE, N. G. ; FRANCISCO, A. M. BARON, C.M.P.. Planta Popular Paulista: tipologias contemporâneas para habitação de interesse social (Presidente Prudente-SP). In: Congresso de Extensão da Unesp, 2013, Presidente Prudente. (1ª e 2ª fase)

GASTALDI, D. O. ; ATAIDE, N. G. ; FRANCISCO, A. M. BARON, C.M.P.. Planta Popular Paulista: tipologias contemporâneas para habitação de interesse social (Presidente Prudente-SP). In: XXV Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2013 (CIC), 2013. GASTALDI, D. O. ; ATAIDE, N. G. ; FRANCISCO, A. M. BARON, C.M.P.. Planta Popular Paulista: tipologias contemporâneas para habitação de interesse social (Presidente Prudente-SP). In: V Congresso de Iniciação Científica de Arquitetura e Urbanismo da FCT Unesp (CICAU), 2013, Presidente Prudente.

GASTALDI, D. O. ; ATAIDE, N. G. ; FRANCISCO, A. M. . Planta Popular Paulista: tipologias contemporâneas para habitação de interesse social (Presidente Prudente-SP). In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2012, Presidente Prudente. XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp (CIC), 2012. SANCHES, N. C. ; FRANCISCO, A. M. . LEVANTAMENTO DOS EMPREENDIMENTOS DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA , EM PRESIDENTE PRUDENTE,SP. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2012, Presidente Prudente. XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp (CIC), 2012.

Resumo em Eventos Nacionais

(9)

Quantidade Título

SANCHES, N. C. ; FRANCISCO, A. M. . LEVANTAMENTO DOS EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS COM RECURSOS DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA EM PRESIDENTE PRUDENTE. In: Congresso de Iniciação Científica do Curso de Arquitetura e Urbanismo, 2012, Presidente Prudente. Congresso de Iniciação Científica do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CICAU), 2012.

MASCARO, M. C. ; FRANCISCO, A. M. . Habitat: a arquitetura comunitária: arquitetura e a participação popular. 2011. Congresso de Iniciação Científica do Curso de Arquitetura e Urbanismo, 2011

2 FIORIN, Evandro ; MINZONI, E. L. ; SANCHES, V. G. ; VASCONCELLOS, M. M. . Habitação de interesse social em Presidente Prudente-SP: as políticas públicas e o projeto de extensão Planta Popular Paulista. In: II SEHTHAB - Seminário de História e Tecnologia da Habitação no século XXI: sustentabilidade, experiências e tendências, 2011, Poços de Caldas.

FRANCISCO, A. M. ; MASCARO, M. C. . Métodos de Estudos Projetuais dos CIAM: da Carta de Atenas à Carta do Habitat. In: II Sehthab - Seminario de História e Tecnologia da Habitação, 2011, Poços de Caldas. Seminario de História e Tecnologia da Habitação no seculo XXI, sustentabilidade, experiencias e tendencias, 2011.

Resumo Expandido em Eventos Nacionais

2 FRANCISCO, A. M. ; FIORIN, Evandro . A discrepância entre projeto e prática: notas sobre uma arquitetura impopular. In: III Seminário Internacional de Curitiba Ateliês de Projeto Urbano (habitação de interesse social e regularização fundiária), 2010, Curitiba-PR. III Seminário Internacional de Curitiba Ateliês de Projeto Urbano. Curitiba: Centro Universitário Positivo, 2010. FRANCISCO, A. M. Habitação e organização territorial: avaliação do programa Minha Casa Minha Vida em Presidente Prudente, SP, Brasil. X Seminario de investigación urbana y regional: políticas de vivienda y derechos habitacionales. Reflexiones sobre la Justicia Espacial en la Ciudad Latinoamericana. Bogotá, Colombia. Out. 2012.

Resumo Expandido em Eventos Internacionais

10 GASTALDI, D. O. ; ATAIDE, N. G. ; FRANCISCO, A. M. BARON, C.M.P.. Planta Popular Paulista: tipologias contemporâneas para habitação de interesse social (Presidente Prudente-SP). In: Congresso de Extensão da Unesp, 2013, Presidente Prudente. (1ª e 2ª fase)

GASTALDI, D. O. ; ATAIDE, N. G. ; FRANCISCO, A. M. BARON, C.M.P.. Planta Popular Paulista: tipologias contemporâneas para habitação de interesse social (Presidente Prudente-SP). In: XXV Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2013, Presidente Prudente. XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp (CIC), 2013.

GASTALDI, D. O. ; ATAIDE, N. G. ; FRANCISCO, A. M. BARON, C.M.P.. Planta Popular Paulista: tipologias contemporâneas para habitação de interesse social (Presidente Prudente-SP). In: V Congresso de Iniciação Científica de Arquitetura e Urbanismo da FCT Unesp (CICAU), 2013, Presidente Prudente.

GASTALDI, D. O. ; ATAIDE, N. G. ; FRANCISCO, A. M. BARON, C.M.P.. Planta Popular Paulista: tipologias contemporâneas para habitação de interesse social (Presidente Prudente-SP). In: ENEPE,

Apresentação de Trabalhos em Eventos - oral Nacional

(10)

Quantidade Título

2013, Presidente Prudente. Congresso de Pesquisa e extensão da Unoeste, 2013.

FRANCISCO, A. M. . Planta Popular Paulista: tipologias contemporâneas para habitação de interesse social. 2012. Apresentação de Trabalho no Encontro de Direitos Humanos da Unesp.

GASTALDI, D. O. ; ATAIDE, N. G. ; FRANCISCO, A. M. . Planta Popular Paulista: tipologias contemporâneas para habitação de interesse social (Presidente Prudente-SP). In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2012, Presidente Prudente. XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp (CIC), 2012. SANCHES, N. C. ; FRANCISCO, A. M. . LEVANTAMENTO DOS EMPREENDIMENTOS DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA , EM PRESIDENTE PRUDENTE,SP. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2012, Presidente Prudente. XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp (CIC), 2012. SANCHES, N. C. ; FRANCISCO, A. M. . LEVANTAMENTO DOS EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS COM RECURSOS DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA EM PRESIDENTE PRUDENTE. In: Congresso de Iniciação Científica do Curso de Arquitetura e Urbanismo, 2012, Presidente Prudente. Congresso de Iniciação Científica do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CICAU), 2012.

MASCARO, M. C. ; FRANCISCO, A. M. . Habitat: a arquitetura comunitária: arquitetura e a participação popular. 2011. Congresso de Iniciação Científica do Curso de Arquitetura e Urbanismo, 2011, Presidente Prudente. Congresso de Iniciação Científica do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CICAU), 2011.

FRANCISCO, A. M. ; MASCARO, M. C. . Métodos de Estudos Projetuais dos CIAM: da Carta de Atenas à Carta do Habitat. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). II Sehthab - Seminario de História e Tecnologia da Habitação, 2011, Poços de Caldas. Seminario de História e Tecnologia da Habitação no seculo XXI, sustentabilidade, experiencias e tendencias.

1 FRANCISCO, A. M. ; FIORIN, Evandro . A discrepância entre projeto e prática: notas sobre uma arquitetura impopular. In: III Seminário Internacional de Curitiba Ateliês de Projeto Urbano (habitação de interesse social e regularização fundiária), 2010, Curitiba-PR. III Seminário Internacional de Curitiba Ateliês de Projeto Urbano. Curitiba: Centro Universitário Positivo, 2010.

Apresentação de Trabalhos em Eventos - pôster Internacional

2 FIORIN, Evandro ; OKIMOTO, F. S. ; SOUSA, C. E. S. ; GODOY, H. A. G. ; ALMEIDA, P. A. S. ; VASCONCELLOS, M. M. ; COSTA, S. F. ; AGUIAR, V. M. . Concurso Público Nacional de Arquitetura para Novas Tipologias de Habitação de Interesse Social Sustentáveis 2010 - Casa de Borracha de Pneu. Revista Projetos (Portal Vitruvius), São Paulo, 01 jun. 2011.

FRANCISCO, A. M. . A construção do Conceito de Habitação Mínima no Brasil. Monolitho, Votuporanga-SP, 01 maio 2010.

Textos em jornais Nacionais (especificar jornal e data)

(11)

Quantidade Título

5 ATAIDE, N. G. Às Margens do Ribeirão: Novas Formas de Habitar. 2013. Presidente Prudente, Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista. Orientador: Arlete Maria Francisco.

Munique Cunha Mascaro. Habitat: do urbanismo à aquitetura comunitária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". Orientador: Arlete Maria Francisco.

Bárbara Longato Pezatti. Habitação Social na Requalificação de uma área central subutilizada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Cristina Maria Perissinotto Baron Okimoto.

Wilson Vergílio Neto. Habitação de Interesse Social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) -Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Cristina Maria Perissinotto Baron Okimoto.

Fernando de Oliveira Amorim. Habitação de Interesse Social: Jardim Franscisco Belo Galindo em Presidente Prudente (SP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Cristina Maria Perissinotto Baron Okimoto

TCC(s)

1 FRANCISCO, A. M.; BARON, C.M.P. Relatório de avaliação do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social do município de Presidente Prudente. Relatório Técnico. Presidente prudente, 2013.

Monografias

3 SANCHES, Nayara Correia. Levantamento dos empreendimentos habitacionais com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida em Presidente Prudente, SP. Início: 2012. BAAE I - Modalidade Iniciação Cientifica.

SILVA, Tamires. Análise urbana do Conjunto habitacional Bongiovani (BNH) Presidente Prudente. Início: 2013. BAAE I -Modalidade Iniciação Cientifica.

CAPONERO, Rafael. Análise urbana do Conjunto habitacional CECAP em Presidente Prudente. Início: 2013. BAAE I - Modalidade Iniciação Cientifica.

Bolsas de Iniciação Científica (IC)/Agência

1 FRANCISCO, A. M. ; MASCARO, M. C. . Métodos de Estudos Projetuais dos CIAM: da Carta de Atenas à Carta do Habitat. In: Sehthab - Seminario de História e Tecnologia da Habitação, 2011, Poços de Caldas, MG. Anais do II do Seminario de História e Tecnologia da Habitação no seculo XXI, sustentabilidade, experiencias e tendencias. Poços de Caldas, MG: PUC Minas, 2011. v. 1. p. 1-10.

Artigo completo publicado em anais de eventos nacionais

(12)

Quantidade Título 1 ATAIDE, N. G., FRANCISCO, A. M.

Conflitos territoriais e ambientais na proposta regularização fundiária da favela no Bairro Novo Umuarama em Araçatuba, SP In: Anais do II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Globalização e interdisciplinaridade. Belo Horizonte, MG: ANINTER: UFMG, 2013. v.1. p.1 - 16

Artigo completo publicado em anais de eventos internacionais

(13)

Nome Email Participante Função

Participantes

Arlete Maria Francisco arletemariafrancisco@gmail.com Docente Coordenador

Cristina Maria Perissinotto Baron crisbaron@fct.unesp.br Docente Colaborador

Evelyze Cristina Pereira dos Santos evlyzsan@hotmail.com Aluno Voluntário (sem

Fabiana Rodrigues de Andrade fabianaandrade@fct.unesp.br Técnico Administrativo Colaborador

Jessica Maria Luccini de Padua jessica_padua_1@hotmail.com Aluno Voluntário (sem

Lara Cyntia Delalande laradelalande@hotmail.com Aluno Voluntário (sem

Vivian Idely Pereira vivian.idely@hotmail.com Aluno Voluntário (sem

Ygor Santos Melo ygorsantosmelo@yahoo.com.br Aluno Voluntário (sem

Solicitação Bolsas - PROEX

Bolsas solicitadas: 2

Atividades previstas: Atendimentos aos beneficiários, elaboração de projetos de arquitetura e urbanismo; contato com a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente; Agenda dos atendimentos.

Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3

Público-Alvo

100 classe socioeconômica baixa adultos

(14)

Detalhes dos Participantes

Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Coordenador Nível acadêmico:

Arlete Maria Francisco

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

31/12/2015 02/01/2015

Supervisão dos projetos de arquitetura e urbanismo Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente

4 Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Cristina Maria Perissinotto Baron

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

31/12/2015 02/01/2015

Supervisão dos projetos de arquitetura Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente

2

Graduando

Nome :

Aluno

Tipo do participante:

Função: Voluntário (sem bolsa)

Nível acadêmico:

Evelyze Cristina Pereira dos Santos

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

31/12/2015 02/02/2015

Atendimentos aos beneficiários, elaboração de projetos de arquitetura e urbanismo

8 null

Curso:

(15)

Observação: Graduação Nome : Técnico Administrativo Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Fabiana Rodrigues de Andrade

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

31/10/2015 01/05/2015

Apoio à elaboração de maquetes Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente

1

Graduando

Nome :

Aluno

Tipo do participante:

Função: Voluntário (sem bolsa)

Nível acadêmico:

Jessica Maria Luccini de Padua

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

31/12/2015 02/02/2015

Atendimentos aos beneficiários, elaboração de projetos de arquitetura e urbanismo 8 null Curso: Unidade universitária: Graduando Nome : Aluno Tipo do participante:

Função: Voluntário (sem bolsa)

Nível acadêmico:

Lara Cyntia Delalande

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

31/12/2015 02/02/2015

Atendimentos aos beneficiários, elaboração de projetos de arquitetura e urbanismo

8 null

Curso:

(16)

Observação:

Graduando

Nome :

Aluno

Tipo do participante:

Função: Voluntário (sem bolsa)

Nível acadêmico:

Vivian Idely Pereira

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

31/12/2015 02/02/2015

Atendimentos aos beneficiários, elaboração de projetos de arquitetura e urbanismo 8 null Curso: Unidade universitária: Graduando Nome : Aluno Tipo do participante:

Função: Voluntário (sem bolsa)

Nível acadêmico:

Ygor Santos Melo

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

31/12/2015 02/02/2015

Atendimentos aos beneficiários, elaboração de projetos de arquitetura e urbanismo

8 null

Curso:

(17)

Valor Unitário R$ Descrição

Tipo Recurso Quantidade Total R$

Hospedagem/Alimentação Participação em eventos 2 200,00 400,00

Material de consumo Material de desenho 1 200,00 200,00

Transporte Terrestre Participação em eventos 2 200,00 400,00

Outros Confecção de banners e material de divulgação 3 80,00 240,00 Total: Total:R$ 0,00 Total:R$ 0,00

Total de Recursos:

R$ 1.240,00

Solicitados à PROEX

Captado Governamental

Captado Não Governamental

R$ 1.240,00

(18)

Concluído em: Departamento Parecer do Relator Manifestação Concluído em: 17/09/2014

O projeto tem se desenvolvido com êxito e cumprido o objetivo de promover o contato dos alunos com comunidades carentes e dessas comunidades à consultorias técnicas a respeito de suas moradias, levando o conhecimento de forma mais dinâmica aos alunos.

Desenvolvido em continuidade, este projeto de extensão tem como público alvo comunidades carentes de Presidente Prudente com uma previsão de atendimento de aproximadamente 4000 pessoas.

Foram solicitadas duas bolsas e recurso de R$1.240,00.

Diante do que foi apresentado e dada a importância desse projeto junto à comunidade em questão, sou de PARECER FAVORÁVEL à aprovação deste projeto de extensão.

Parecer favorável aprovado pelo Conselho do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente em 23.09.2014. 23/09/2014 Situação Aprovado Data da análise 23/09/2014 CPEU Parecer do Relator Situação Data da análise Concluído em: Manifestação Concluído em:

O projeto em continuidade atendeu em 2013 55 moradores diretamente e 4000

indiretamente, cumprindo o papel previsto. Cumpre os questionamentos que o caracteriza como projeto de extensão.

Assim, sou de parecer FAVORÁVEL a sua aprovação, inclusive das bolsas e recursos financeiros.

02/10/2014

Considerando que a Congregação, através da Portaria FCT-530/09, delegou competência para assuntos desta natureza, a Comissão Permanente de Extensão Universitária em reunião realizada no dia 08.10.2014 aprovou, por unanimidade de votos, o projeto com base na manifestação do Conselho do Departamento e do relator da CPEU.

14/10/2014 Aprovado 08/10/2014 Congregação Situação Concluído em: Data da análise

Manifestação Delegação de Competência à CPEU

14/10/2014

Delegação de Competência à CPEU 08/10/2014

(19)
(20)

Avaliação Comitê

Pontuação Recursos

Resultado da Avaliação dos projetos pelo Comitê de Especialistas

Manifestação:

73 1.200,00

Parecer favorável a continuidade do Projeto.

É necessário a liberação das 2 bolsas solicitadas. Se houver recursos liberar prioritariamente a aquisição de material de consumo, indispensável para o desenvolvimento do projeto.

Bolsas Concedidas: Quantidade Tipo de Bolsa

(21)

Bolsistas

Nome Curso

Bolsistas

Data de Início Data de Término

Chrystiane Hadrian - 01/03/2015 31/12/2015

Referências

Documentos relacionados

Afastamento da sala de audiências: reflete a sensibilidade dos juízes quanto ao impacto das condições físicas, sobretudo das características austeras da sala da audiência de

Certain it is, this was not the case with the redoubtable Brom Bones; and from the moment Ichabod Crane made his advances, the interests of the former evidently declined:

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

Como objetivos específicos pretendeu-se iden- tificar os taxa existentes nesta gruta, determinar a riqueza de es- pécies de sua comunidade; verificar a influência de fatores

Depois de considerar a confidência, conteúdo, distribuição, e assuntos de oportunidade associadas com a distribuição de um relatório, um controlador pode, então,

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna