• Nenhum resultado encontrado

EXAME PARA ASCENSÃO A MEMBRO TITULAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXAME PARA ASCENSÃO A MEMBRO TITULAR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EXAME PARA ASCENSÃO A MEMBRO TITULAR

Comissão Julgadora do Exame para Ascensão a Membro Titular

Coordenador

Sergio Levy Silva

Rio de Janeiro /RJ

Tel: (21) 2273-2147

E-mail: slevy@br.inter.net

Membros Integrantes da Comissão

Ataliba Ronan Horta de Almeida Belo Horizonte / MG

Tel: (31) 3226-8571

E-mail:ronan@ronanhorta.com.br

Edmar Maciel Lima Junior Fortaleza / CE

Tel: (85) 3261-2028

E-mail: edmarmacielsbq@hotmail.com Fabio Xerfan Nahas

São Paulo / SP Tel: (11) 3052-1460

E-mail: fabionahas@uol.com.br

Ivan José Ramos Tavares Salvador / BA

Tel: (71) 3245-9339

E-mail: ivan.tavares@uol.com.br João Medeiros Tavares Filho

Petropolis/RJ Tel: (24) 2243-8033

E-mail: jmedeiro@compuland.com.br

José Hermilio Curado São Paulo / SP Tel: (11) 3884-3099

E-mail: cmedica@uol.com.br Luiz Alberto de Sousa Leite

Recife / PE

Tel: (81) 3466-0006

E-mail: leitela@hotmail.com

Luiz Haroldo Batista Pereira Rio de Janeiro / RJ

Tel: (21) 2521-6748

E-mail: haroldo@unisys.com.br Lydia Masako Ferreira

São Paulo / SP Tel. (11) 5573-1307

E-mail: lydiaferreira@uol.com.br

Marcelo Oliveira e Silva Rio de Janeiro / RJ Tel: (21) 2287-1501

E-mail: marcelomos@uol.com.br Paulo Keiki Rodrigues Matsudo

São Paulo / SP

Tel: (11) 2577-7007 / 4229-3919 E-mail: pkrmatsudo@uol.com.br

Rogerio de Castro Bittencourt Curitiba – PR Tel: (41) 3243-7089 E-mail: rogeriobittencourt8@hotmail.com Sergio Aidar Goiânia / GO Tel: (62) 3265-0447 E-mail: sergioaidar@sergioaidar.com.br

Sylvio Correa da Silva Junior Santos – SP

Tel: (13) 3221-2111 E-mail: sc.jr@uol.com.br

(2)

Normas para Prova de Membro Titular:

Os candidatos a membro titular devem se inscrever até o dia 30/06/2010, encaminhando à Secretaria Geral da SBCP,

Rua Funchal 129 – conj. 2-A, CEP: 04551-060 - São Paulo - SP, requerimento conforme modelo constante na página 6, acompanhado de:

1 - Cópia Autenticada do Título de Especialista em Cirurgia Plástica SBCP/AMB, emitido em período igual ou superior a dois anos, registrado no CFM/CRM.

2 - Original ou Cópia Autenticada da Certidão Atualizada de Nada Consta do Ponto de Vista Ético Profissional, emitida pelo CRM (até 60 dias antes da efetivação da inscrição);

3 - Pagamento da taxa de R$ 500,00 (depósito bancário ou cartão de crédito).

4 - Trabalho Científico: 01 (um) exemplar original impressos(encadernado), com fotos coloridas e 14 (quatorze) cópias em CD Rom do trabalho completo ou 14 (quatorze) cópias impressas. (sem identificação).

**A identificação do autor deve vir em um envelope, separado. Não poderá constar no texto nenhuma identificação do autor e do local onde o trabalho foi realizado.

5 - Curriculum vitae: 01 (um) exemplar original impresso (encadernado), completo, com cópia de todos os comprovantes (conforme padronização constante neste manual). Não enviar comprovantes originais.(Este não será devolvido) 6 - Estar quite com a tesouraria da SBCP, na data de sua inscrição.

A Secretaria da SBCP verificará se o candidato possuí o período igual ou superior a dois anos como membro associado da SBCP, e analisará toda a documentação apresentada e uma vez em perfeita ordem, emitirá protocolo de entrega, caso contrário, a SBCP dará ciência da anormalidade encontrada. A seguir, encaminhará a documentação para a Comissão Julgadora do Exame para Membro Titular. Em hipótese alguma será recebida documentação incompleta ou fora do prazo. Em caso de desistência ou reprovação em qualquer uma das fases do exame, a taxa de inscrição não será devolvida. O Exame para Membro Titular da SBCP será constituído de duas fases:

I. Primeira Fase do Exame: 1.1 Trabalho Científico:

Deverá ter nota igual ou superior a 7 na média das notas auferidas de todos os examinadores(quantos) da Comissão de Titular.

1.2 Curriculum vitae:

Deverá ter nota igual ou superior a 7. A nota básica 7 será proveniente dos títulos de Residência em Cirurgia Geral por 02 anos, Residência em Cirurgia Plástica por 03 anos e Título de Especialista há 02 anos no mínimo. Se estes três itens não forem satisfeitos, o candidato não poderá passar desta fase; estará eliminado. O restante dos títulos curriculares, somarão no máximo, nota 3, mesmo que o total de pontos ultrapasse 100. A nota máxima de currículo será 10.

Exemplo: currículo: 123 pontos = nota 10, pois a nota de Currículo não poderá passar de 10.

Se o Trabalho ou o Currículo obtiverem nota inferior a 7, o candidato estará reprovado. A nota da primeira fase será a média aritmética entre as notas do Trabalho Científico e do Currículo.

II. Segunda Fase do Exame

Nessa fase serão atribuídas 2 notas:

2.1 – As notas para a apresentação oral valerão de 0 a 10. A apresentação oral do Trabalho Científico deverá ser em plenário aberto para todos os sócios da SBCP, pela qual o candidato receberá nota dos examinadores da Comissão de Titular.

2.2 - Se o candidato obtiver nota igual ou superior a 7 pontos, será considerado aprovado e constará de uma lista em ordem alfabética, que será fixada na Secretaria do Congresso. A nota não será divulgada na lista ou de qualquer outra maneira. Só terá valor classificatório, para que o candidato possa ser indicado à Comissão de Prêmios. Sendo avaliado os seguintes critérios:

1) melhor trabalho científico; 2) melhor apresentação;

3) melhor contribuição à cirurgia plástica; 4) melhor currículo.

(3)

Esclarecimentos Complementares

Trabalho Científico

O trabalho científico deverá conter toda a documentação fotográfica e bibliográfica e ser elaborado segundo a metodologia para realização de trabalhos científicos (constante da revista da SBCP). Deve ser específico para o exame, não cabendo co-autoria, versando sobre temas de cirurgia plástica, sendo elaborado com o fim de mostrar a qualificação, atualização e vivência do candidato, na área escolhida. O trabalho não poderá ter sido publicado anteriormente.

O julgamento observará, essencialmente, os seguintes tópicos: experiência do autor, temática, apresentação, clareza de linguagem e coerência. A avaliação inclui os itens do trabalho científico,além da metodologia científica, ou seja, estrutura subordinada em introdução com objetivo, material ou casuística, métodos, resultados, (acompanhados ao longo do texto com documentação fotográfica, esquemas gráficos), discussão, conclusão, referência atualizada e resumos em vernáculo e em inglês. Finalmente, será julgado pela contribuição à especialidade.

O trabalho deverá traduzir a experiência pessoal do autor no tema abordado e não do serviço onde o candidato exerce ou exerceu a especialidade, não sendo necessário, como condição, inovações ou novas proposições. A Comissão valorizará trabalhos que demonstrem preferência e comparações entre técnicas conhecidas, mas estimulará aqueles que contribuam com a especialidade quanto à elucidação de questões polêmicas, criatividade e soluções cirúrgicas.

Os trabalhos científicos devem versar sobre tema de Cirurgia Plástica, de livre escolha do autor, estar em conformidade com as normas de trabalhos científicos da SBCP, ser de autoria exclusiva do candidato e ser inédito, isto é, sem prévia publicação.

Abreviações

Use apenas abreviações-padrão. Evite abreviações no título e no resumo. Sempre que uma abreviação for usada pela primeira vez no texto ela deve estar entre parênteses e precedida do seu termo completo, a não ser nos casos de unidades de medida.

Nota

As fotografias, ilustrações, tabelas e gráficos devem ser citados como figuras e ter qualidade profissional, no tamanho 10 x 15 cm. No caso das figuras digitalizadas deverão estar em configuração JPEG ou TIF, com resolução de 300dpi.

Apresentação

O candidato que preencher os requisitos na 1ª fase apresentará o trabalho com tempo máximo de 12 minutos, em dia, hora e local a serem estabelecidos durante o Congresso Nacional.

A Comissão Julgadora avaliará, essencialmente, didática, capacidade de síntese, utilização correta do tempo, clareza, qualidade da documentação, coerência, ritmo da apresentação, seqüência e teor do trabalho.

Após a apresentação, a Comissão Julgadora poderá fazer questionamentos sobre o Curriculum Vitae e o Trabalho Científico dos candidatos.

Curriculum Vitae

Deve ser completo e atualizado, elaborado de acordo com o roteiro contido neste manual.

Deverá ser enviados um original impresso, acompanhado de cópia dos comprovantes. O candidato deverá portar os documentos originais por ocasião do exame, caso seja solicitado previamente pela Comissão Julgadora.

Resultado

Será divulgado durante o Congresso anual e será irrecorrível e definitivo.

NORMAS TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Resumo dos Requisitos Técnicos e preparação do texto

 Digitar todo o texto com espaçamento duplo.

 Começar cada sessão em uma nova página.

 Imprimir em papel tamanho A4 (210x297 mm)

 Obedecer à seqüência:

 Página de título  Resumo e descritores

 Introdução com Objetivo no final  Métodos  Resultados  Discussão  Conclusão  Referências CD Rom

(4)

no formato ".doc" (Microsoft Word). Autoria

A pessoa designada como autor do trabalho deve ter participado o suficiente para assumir responsabilidade pública pelo conteúdo da seção da qual participou. O autor deve assumir responsabilidade pela íntegra do trabalho. Não deverá constar no texto, nenhuma identificação do autor e do local onde o trabalho foi realizado.

Resumo e Descritores

A segunda página deve ter um resumo de não mais de 250 palavras, estruturado (Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão). Deverá ser apresentado o resumo nos mesmos moldes em inglês.

Introdução

Neste item, o autor dá provas de conhecimento da literatura no assunto que escolheu, dispondo no texto a evolução científica da especialidade, geralmente através da citação cronológica dos trabalhos de outros autores, o candidato deve encaminhar o propósito do estudo, mostrar relevância e finalizar com um objetivo claro a ser comprovado. As referências devem ser pertinentes ao passado e não devem conter dados ou conclusões que serão abordados nos itens seguintes. Métodos

Descreva claramente a seleção dos pacientes. Descrever os critérios de inclusão e exclusão, e o delineamento do estudo, assim como a formação de grupos e subgrupos, quando houver. Identifique os métodos, os instrumentos e equipamentos (nomes de fabricantes entre parênteses) e procedimentos com detalhes suficientes para que outros possam reproduzir o método. Cite referências dos métodos aplicados já publicados, mas pouco conhecidos, descreva novos métodos e apresente os argumentos necessários para sua aplicação, analisando sempre suas limitações.

Dados estatísticos devem ser detalhados para que os leitores possam verificar os resultados obtidos. Coloque uma descrição geral dos métodos estatísticos nesta seção.

Os Gráficos muitas vezes podem ser usados como alternativa a tabelas, mas seus dados não devem ser duplicados em tabelas e em gráficos.

A descrição da técnica cirúrgica deve ser detalhada para ser reprodutível.

Resultados

Apresente os resultados em uma seqüência lógica no texto, tabelas e ilustrações, sem fazer comentários a respeito. Não repita no texto todos os dados contidos em tabelas e ilustrações. Enfatize apenas as observações importantes.

Discussão

Evite repetir detalhadamente informações já citadas nas outras seções. As implicações e limitações das descobertas devem ser explicitadas. Relacione com outros estudos.

É neste item que o candidato tem a melhor oportunidade de demonstrar sua qualificação, atualização e vivência no assunto que escolheu em Cirurgia Plástica. É em discussão que revela a sua estatura cultural e prática.

Conclusão

Deve responder à proposição do Objetivo, especificada no final da Introdução. Referências:

1 As Referências bibliográficas deverão ser numeradas na seqüência em que forrem mencionadas no texto. 2 Relacionar apenas os seis primeiros autores, seguidos de "et al"

3 Títulos de periódicos devem seguir a norma-padrão (list of journals indexed for Medline), não devem ser pontuados nas abreviações nem estar em itálico. Exemplo. Rev Soc Bras Cir Plást.

4 Títulos de trabalhos/livros devem ter apenas a primeira letra do título em maiúscula. Todas as demais em minúsculas. Não devem estar em itálico. Exemplo: Cirurgia Plástica.

5 Evitar utilizar "comunicação pessoal", a não ser que a informação não esteja disponível em uma fonte pública. Neste caso, o autor deve obter permissão por escrito e confirmação da exatidão da fonte de comunicação pessoal.

Em Periódicos

Artigo-padrão de periódico

[Autor A, Autor B]. [Título]. [Título do periódico abreviado (ver nota 4, acima)]. [Ano];[Volume]([número]):[página inicial-página final].

Sperli A, Bersou A Jr., Freitas JOG, Michalany N. Complicações com próteses mamárias. Rev Soc Bras Cir Plást. 2000;15(3):33-46.

Organização como autor

[Nome da entidade (por extenso)]. [Título do trabalho]. [Título do periódico abreviado (de acordo com a abreviação-padrão e SEM pontuação)]. [Ano];[Volume]([número]):[página inicial-página final].

(5)

Em Livros

Pessoa(s) como autor(es):

[Autor A], [Autor B]. [Título]. [número da edição]. ed. [Cidade]: [Editora]; [Ano].

Exemplo: Sperli AE, Garcia LCC. Como escrever um trabalho científico. 3 - ed. São Paulo: CMS; 2002. Editores/compiladores como autor(es):

[Autor A], [Autor B], editors. [Título). [número da edição]. ed. [Cidade]: [Editora]; [Ano]. Vol. [nº], p. [a-b]. Capítulo em livro:

[Autor A], [Autor B]. [Título do capítulo]. In: [Autor C), [Autor D]. [Título do livro].[número da edição]. ed. [Cidade]: [Editora]; [Ano]. p. [a-b].

Obs.: Autores A e B: autores do capítulo. Autores C e D: autores do livro.

Exemplo: Hakme F. A importància da bibliografia. ln: Sperli AE, Garcia LCC. Como escrever um trabalho científico. São Paulo: CMS; 2002 - p.100-1.

Trabalho em Anais de Conferência

[Autor A], [Autor B). Anais do [título do evento); [Ano] [Mês (abreviado, sem pontuação)] [dia inicial-dia final]; [Cidade), [País]. [Cidade de edição]: [Editora); [Ano de publicação).

Exemplo: Batuira AA, editor. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica; 1998 Nov 11-13; Salvador, Brasil. São Paulo: Revinter; 1998.

Trabalho em conferência

[Autor]. [Título do trabalho]. In: [Nome do evento ou congresso]; [ano] [mês abreviado] [dias]; [cidade), [país].

Exemplo: Sperli AE. Mamaplastia redutora. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica; 2001 Nov 11-16; Rio de Janeiro, Brasil.

Fontes a serem consultadas:

DeCS Descritores em Ciências da Saúde [base de dados na Internet]. São Paulo: BIREME; [citado 2005 Nov 17]. Disponível em: http://decs.bvs.br/

National Library Medicine. List of journals indexed for MEDLINE [monograph on the Internet]. Washington: National Library of Medicine; 2005 Jun [cited 2005 Nov 1]. Available from: ftp://nlmpubs.nlm.nih.gov/online/journals/ljiweb.pdf

Pellizzon RF, Población DA, Goldenberg S. Pesquisa na área da saúde: seleçäo das principais fontes para acesso à literatura científica. Acta Cir Bras. 2003;18(6):493-6.

Pérez D'Gregorio, R. Sistema Internacional de Unidades SI. Gac Med Caracas. 2002;110(4):541-64.

Haddad N. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca; 2004.

Rey L. Planejar e redigir trabalhos científicos. 2a ed. São Paulo: Edgard Blücher; 1998.

Spector N. Manual para a redação de teses, dissertações e projetos de pesquisa. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1997.

Lewin J. Estatística aplicada a ciências humanas. 2a ed. São Paulo: Harbra; 1987.

Federative Committee on Anatomical Terminology. Terminologia anatômica Internacional. Tradução da Comissão de Terminologia Anatômica da Sociedade Brasileira de Anatomia. São Paulo: Manole; 2001.

(6)

Modelo de Requerimento

Ilmo. Sr. Presidente da SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA

Ascensão a Membro Titular

Dr(a).______________________________________________________________________________________________ médico(a) inscrito (a) no CRM do Estado de _____________________________ sob nº__________________________ RGnº_______________________________________ CPF nº ________________________________________________ domiciliado à _______________________________________________________________________________________ Bairro___________________________ Cidade _________________________________ Estado___________________ CEP____________________ Fone Cel ( ) _____________________ Fone Cons. ( )___________________ E-mail: __________________________________________________

Candidato a Membro Titular, vem requerer sua inscrição no Concurso, para cujo fim, anexa:

1 – Cópia Autenticada do Título de Especialista em Cirurgia Plástica SBCP/AMB, emitido em período igual ou superior a dois anos, registrado no CFM/CRM;

2 – Original ou Cópia Autenticada da Certidão Atualizada de Nada Consta do Ponto de Vista Ético Profissional emitida pelo CRM (até 60 dias antes da efetivação da inscrição);

3 - Pagamento da taxa de RS 500,00. Cópia do comprovante de depósito bancário de R$ 500,00 - Banco Real Ag. 0767 C/C 4.701.634-1 ou cartão de crédito (conforme ficha abaixo);

4 - Trabalho Científico: 01 (um) exemplar original impresso(encadernado), com fotos coloridas e 14 (quatorze) cópias em CD Rom do trabalho completo ou 14 (quatorze) cópias impressas. (sem identificação).

5 - Curriculum vitae impresso: 01 (um) exemplar original completo, com cópia de todos os comprovantes; 6 - Estar quite com a tesouraria da SBCP, na data de sua inscrição;

7 - Em caso de aprovação do meu trabalho, autorizo a publicação do mesmo parcialmente ou na íntegra pela Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

( ) SIM ( ) NÃO

São Paulo, ____de _________________de 2010.

Assinatura: ____________________________________________________

PARA PAGAMENTO COM CARTÃO DE CRÉDITO:

Cartão: _____________ Nº Cartão:______________________________________________________________________

Validade: ____________ /____________ Código de Segurança: _________ Valor R$ 500,00

Assinatura:__________________________

Se ainda não

enviou sua foto

para atualização

do cadastro,

favor cole aqui

(7)

MODELO PARA "CURRICULUM VITAE" 01.00 - IDENTIFICAÇÃO

01.01 - Nome, filiação, data de nascimento, naturalidade e nacionalidade

01.02 - Dados de identificação (RG, CIC, Título de Eleitor, Certificado Militar e CRM) 01.03 - Estado Civil

01.04 - Endereço 02.00 - EDUCAÇÃO

02.01 - I grau, instituição de ensino: local, cidade e período 02.02 - II grau, instituição de ensino: local, cidade e período 02.03 - Curso superior, instituição de ensino: local, cidade e período

02.04 - Atividades extra-curriculares (estágios, cursos, outros, durante a vida acadêmica) 02.05 - Cargos ocupados durante a vida acadêmica

02.06 - Monitorias

02.07 - Estágio ou residência em Cirurgia Geral 02.08 - Estágio ou residência em Cirurgia Plástica 02.09 - Outros estágios após o curso de graduação 02.10 - Preceptoria

02.11 - Pós-graduação (senso estrito) 02.12 - Viagens de estudo ao exterior 03.00 - ATIVIDADES PROFISSIONAIS

03.01 - Concursos aprovados: Instituição, local e data.

03.02 - Título de Especialista em Cirurgia Plástica – SBCP (quando o candidato estiver pretendendo ascensão à Membro Titular)

03.03 - Membro de Sociedades Médicas (período)

03.04 - Cargos ocupados em Associações e Sociedades Médicas (período)

03.05 - Atividades médicas: entidades médicas a que presta ou prestou serviço (período) 03.06 - Cargos e Títulos

04.00 - PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS 04.01 - Reuniões científicas de curta duração: local e data 04.02 - Congressos, Jornadas ou Simpósios; local e período 04.03 - Cursos - condição discente: local e período

05.00 ATIVIDADE DIDÁTICA

05.01 – Aulas, Palestras, Conferências Ministradas 05.02 - Outros

06.00 ATIVIDADE INTELECTUAL

06.01 - Comunicação de Temas Livres em Congresso ou Jornada 06.02 - Cargos em Congresso ou Jornada

06.03 - Organização de eventos científicos, reuniões, jornadas, simpósios, seminários ou congressos: local, data. 06.04 - Outros

07.00 ATIVIDADE BIBLIOGRÁFICA (PUBLICAÇÕES)

07.01 - Trabalhos publicados em Periódico Latino Americana (Incluindo Brasileiras) inserir referência e resumo 07.02 - Trabalhos publicados em Periódico Internacional (Não Latino Americana) inserir referência e resumo 07.03 - Livros e capítulos em livros, edição, data e resumo

07.04 - Filmes e vídeos

08.00 PRÊMIOS E MENÇÕES HONROSAS.

Não será computada qualquer citação do curriculum, que não tenha comprovação, com cópia do certificado em anexo. 09.00 OUTROS

Referências

Documentos relacionados

dos níveis da expressão total de RBCS1 revelou uma expressão mais elevada (de 2 até 5x) no I59 que no Rubi, com uma expressão predominante do gene homeólogo CaCc sobre o

Pode ser que seja para que apresentemos nossas petições, mas isto se constitui desnecessário para quem ora na Divina Vontade, pois já não necessita pôr

Avaliamos em 26 meninas com pubarca precoce (PP) e 14 controles (7,3±1,0 x 7,0±2,0 anos) os efeitos dos androgênios adrenais e periféricos na modulação dos níveis

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Diante disto o objetivo deste trabalho foi avaliar a extração de antocianinas a partir do repolho roxo (Brassica oleracea), em diferentes condições de pH, temperatura e

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

À exceção de pouquíssimos nomes, entre os quais o de Manuel Guimarães (com destaque para Saltimbancos (1951), Nazaré (1953) ou Vidas sem rumo (1956), todos eles na esteira

A partir de um estudo sobre os modelos de desenvolvimento do pensamento sobre a linguagem de funções, este trabalho tem o objetivo de propor e testar um modelo de níveis