• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Provas Bimestrais 1º Bimestre/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Provas Bimestrais 1º Bimestre/2017"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

EDITAL DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Provas Bimestrais – 1º Bimestre/2017

DISCIPLINAS

Materiais de

Estudo

Conteúdos

Objetivos de

Aprendizagem

(O que o aluno deve saber)

Procedimento de Estudo

(Como o aluno deve estudar)

GRAMÁTICA

1. caderno; 2. livros didáticos (Gramática - Parte II e Suplemento de Revisão); 3. propostas de redação utilizadas ao longo do bimestre; 4. provas mensal e bimestral de 2016, disponíveis no Google Classroom. 1. interpretação de texto; 2. classes de palavras: 2.1. substantivos; 2.2. adjetivos; 2.3. artigos. 3. Eixo Temático: Publicidade; 4. produção de texto: Dissertação.

1. competências leitora e escritora; 2. reconhecimento das funções das diferentes classes de palavras estudadas;

3. reconhecimento das

características morfológicas dos substantivos, dos adjetivos e dos artigos, bem como suas respectivas flexões;

4. identificação de alterações no valor semântico de expressões construídas em contextos particulares;

5. ampliação de repertório por meio do estudo do Eixo Temático.

1. leitura do livro e do caderno; 2. resumo dos conteúdos estudados; 3. reelaborar provas mensal e bimestral de 2016;

4. refazer os exercícios e reelaborar a prova mensal de 2017;

5. praticar a confecção de respostas completas e bem organizadas.

(2)

MATEMÁTICA

- Registros feitos no caderno durante a aula - Caderno de Revisão (CA) - Livro Teórico (LT) - Listas de exercícios - Plataforma digital Mangahigh - Matrizes (Capítulo 16) - Determinantes (Capítulo 17) - Arco, Circunferência e Círculo Trigonométrico (Capítulo13) ÁLGEBRA

Compreender os conceitos básicos de matrizes e determinantes. Representação de matrizes e determinantes.

Operações com as matrizes (adição, subtração, multiplicação e

potenciação). Matriz inversa. Equação matricial.

Cálculo de determinantes de ordem 1, 2, 3 e superiores.

Estudar as propriedades dos determinantes.

GEOMETRIA

Compreender os conceitos básicos de arco, circunferência e círculo trigonométrico.

Identificar arcos e ângulos em uma circunferência.

Trabalhar com exercícios que meçam o comprimento do arco. Resolver questões no círculo trigonométrico.

Resolver questões com arcos côngruos.

ESTUDANDO PARA UMA AVALIAÇÃO Procure seguir o roteiro abaixo, para cada avaliação.

a) Verifique qual será a matéria cobrada na avaliação. Para cada item do conteúdo, procure fazer uma autoavaliação. Analise se domina, não domina ou se domina parcialmente o conteúdo. Deste modo, você pode identificar se deve intensificar seu estudo.

b) Leia todo o conteúdo trabalhado, procurando entender cada exercício, cada passagem que foi realizada. Procure explicar (para você mesmo ou para um colega) o que foi feito. Neste momento, aproveite para fazer um levantamento das dúvidas – e anote-as.

c) Faça um resumo dos itens que acha mais importantes para consultar durante o estudo e para não

esquecer. Dê atenção especial às observações e anotações importantes que fizemos durante as aulas. Elas indicam os detalhes, os cuidados, as exceções e as etapas em que a questão pode “complicar”. d) SÓ LER E ENTENDER NÃO RESOLVE TUDO. É necessário que você se familiarize bem com o

(3)

conteúdo, e uma das formas é fazendo exercícios. Escolha alguns vistos em sala ou LC e refaça-os. Escolha exercícios fáceis, médios e difíceis. Refaça aqueles que você apresentou mais dificuldade. Faça exercícios até que você se sinta realmente seguro. Um material muito importante são suas provas parciais – não deixe de estudá-las e de refazer alguns exercícios destas avaliações.

LITERATURA

Caderno, livro didático e contos do bimestre. Romantismo (contexto histórico e principais características); Pinturas românticas; Romantismo no Brasil (1ª, 2ª e 3ª gerações);

Prosa urbana, indianista e regionalista do Romantismo Brasileiro;

Relações entre Modernismo e Romantismo;

"A hora e vez de Augusto Matraga" e "São

Marcos", de João Guimarães Rosa;

"Amor", de Clarice Lispector.

Reconhecer, em textos analisados em sala, características próprias do Romantismo, relacionando o texto literário ao contexto histórico, social e político. Identificar nos textos os indícios de afirmação de identidade nacional. Diferenciar o conceito de mímesis das noções

de autoria e originalidade, surgidas no século XIX com o Romantismo. Analisar as principais características da primeira geração romântica em poemas de Gonçalves

Dias. Identificar, por meio da análise de textos, características próprias da segunda geração romântica.

Reconhecer em textos analisados em sala como a temática do amor e da morte marca o projeto literário

A leitura dos livros obrigatórios de cada bimestre é condição sine qua non para a compreensão das aulas; sem a leitura

atenta, cuidadosa eeficaz, perde-se a

oportunidade de participar da aula e

torná-lamais rica e ilustrada; preparar-se

para as provas e simulados significa ler os livros obrigatórios de cada bimestre; consultar os registros das aulas no caderno; (re)ler os capítulos do livro didático que correspondem aos assuntos abordados pelo professor, assim como rever os exercícios resolvidos das fichas entregues em sala e do próprio livro didático.

(4)

dessa geração. Identificar como o Ultrarromantismo se manifesta na literatura brasileira. Localizar traços ultrarromânticos na poesia de Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo e perceber de que modo esses traços atribuem significados aos textos. Reconhecer, por meio da análise de poemas, características próprias da terceira geração romântica. Identificar o condoreirismo como recurso estilístico fundamental para defender o abolicionismo, uma das mais significativas características da poesia de Castro Alves. Diferenciar, ainda, a poesia lírico-amorosa de Castro Alves da poesia lírica de Álvares de Azevedo. Identificar, por meio da análise de excertos do conto, a linguagem peculiar de João Guimarães Rosa em “A Hora e Vez de Augusto Matraga” e "São Marcos", dois textos significativos do autor. Analisar e interpretar a recriação da oralidade sertaneja ficcionalizada por Rosa de modo a estabelecer limites extremamente tênues entre a prosa e o poema em sua narrativa. Interpretar o enredo dos contos com apoio nos

(5)

elementos do próprio texto. Compreender, a partir de análises realizadas em sala de aula, as principais questões levantadas nas narrativas de Clarice Lispector: a complexidade das relações familiares, que se configuram concomitantemente como uma cadeia latente de prisão e de libertação.

HISTÓRIA

Registros no caderno, livro didático "Flávio de Campos" (teoria e exercícios), roteiros de estudo, atividades, textos trabalhados em aula e indicados para leitura e demais materiais utilizados no período.

Contexto do Antigo Regime; Iluminismo: principais teorias e seus autores, conceito e aplicação; Processo de Independência das Treze Colônias inglesas da América do Norte; Revolução Francesa: contextualização,

características fundamentais de cada fase, análise de sua importância histórica.

Identificar, compreender, descrever, explicar, analisar e problematizar os eventos que compõem os processos históricos listados ao lado,

relacionando suas respectivas características políticas, econômicas, sociais, culturais e justificativas, semelhanças e diferenças, conforme trabalhado e orientado nas aulas pelo professor ao longo do bimestre.

Refazer a leitura e análise dos materiais propostos (listados ao lado), em aula e para casa; refazer e estudar os exercícios correspondentes a cada assunto, assim como a prova mensal, atividades e demais tarefas, procurando avaliar os erros e acertos cometidos; utilizar seus registros, feitos ao longo do bimestre, e orientações do professor.

HISTÓRIA DA

ARTE

Registros no caderno e trabalhos pessoais. Paleolítico, Neolítico, primeiras civilizações e arte assíria.

 Descrever, analisar,

contextualizar, avaliar e interpretar imagens e obras de arte;

 Comparar e problematizar

hipóteses da História da Arte;

 Refletir sobre características da

cultura visual contemporânea a

 Retome suas anotações;

 Reveja os vídeos Smarthistory / Khan

Academy sobre as obras estudadas;

 Pesquise sobre as obras nos sites dos

(6)

partir das investigações sobre os usos das imagens no passado.

GEOGRAFIA

Livro didático, capítulos 13, 14 e 16; registros no caderno. Geopolítica e geografia econômica: Fases de desenvolvimento do capitalismo. Ordens mundiais.

Reconhecer que o capitalismo no qual vivemos hoje é resultado de um processo que envolveu várias fases de características espaciais bastante distintas.

2. Saber identificar as diversas fases do capitalismo mundial e suas respectivas características. 3. Analisar diversos sistemas políticos e econômicos.

4. Compreender conceitos básicos da ciência econômica.

5. Identificar as principais relações e características tanto da ordem geopolítica bipolar, como da ordem geopolítica multipolar e unipolar. 6. Analisar o significado histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.

1. Ler e reler os textos indicados, grifando as partes importantes. 2. Anotar relações estabelecidas e questionamentos que surgirem ao longo da leitura.

3. Fazer anotações de aula, tanto da lousa quanto de falas consideradas importantes.

4. Reler e complementar

constantemente os registros feitos em aula.

5. Fazer registros escritos: resumos, esquemas gráficos, resumos em tópicos. 6. Sempre esclarecer suas dúvidas nas aulas ou na monitoria.

7. Refazer as atividades e provas devolvidas com observações ou recomendações.

FÍSICA

CADERNO/FICHÁRIO, FICHAS DE EXERCÍCIOS, RELATÓRIO DE LABORATÓRIO, PROVA MENSAL, SIMULADO, Livro 1. Relatividade do movimento (referencial, trajetória, deslocamento, posição). 2. Velocidade média/instantânea, velocidade relativa,

1. Efetuar conversões de unidades de medida, representar essas medidas na forma de notação científica e ordem de grandeza. 2. Descrever os movimentos a partir de um determinado referencial.

a. Não deixe para estudar na última

hora.

b. Forme grupos de estudos.

Procure o monitor com antecedência.

c. Comece estudando suas

anotações de sala, principalmente as dicas que foram dadas durante as aulas.

(7)

Fundamentos da Física vol. 1 (partes I e II).

aceleração

média/instantânea. 3. Movimento uniforme: função horária dos espaços, encontro, ultrapassagens. 4. Movimento

uniformemente variado: função horária dos espaços, função horária da

velocidade, equação de Torricelli.

5. Movimentos verticais: queda livre e lançamento vertical. 6. Gráficos de s(t), v(t) e a(t) e cálculo do deslocamento pelo gráfico de v(t). 7. Notação, soma e subtração de vetores. 8. Deslocamento, velocidade média e aceleração vetorial. 9. Aceleração tangencial e centrípeta.

10. Marcação de forças: peso, normal, atrito e tração.

11. Leis de Newton: inércia, princípio fundamental da dinâmica e ação e reação.

3. Determinar as velocidades médias, relativas e a aceleração e classificar os movimentos em progressivo, retrógrado, acelerado ou retardado.

4. Descrever e operar com as equações do MU e do MUV. 5. Resolver problemas que envolvam lançamento vertical e queda livre.

6. Realizar a operação de soma e subtração de vetores.

7. Diferenciar grandezas escalares e vetoriais.

8. Resolver problemas com velocidade média vetorial.

9. Diferenciar aceleração centrípeta, aceleração tangencial e vetorial. 10. Identificar e assinalar corretamente as forças e suas respectivas reações.

11. Diferenciar peso e massa.

12. Resolver problemas diversos que envolvem resultante de forças e aceleração escalar.

c.1. Faça um resumo simples com o conteúdo estudado, certifique-se de que sabe ou memorizou equações, de que compreende as relações, de que sabe das unidades de medida e as transformações entre elas. c.2. Garanta que saiba fazer os exercícios discutidos em classe e os exercícios das listas.

c.3. Refaça os exercícios até compreendê-los.

c. 4. Seja organizado:

c.4.1. Pratique nos exercícios o reconhecimento de dados em figuras, gráficos e texto.

c.4.2. Associe estes dados às grandezas das equações, verifique a compatibilidade das unidades de medida.

c .4.3. Identifique a pergunta, e então associe-a ao conteúdo estudado e às equações/relações que abordam a questão.

c .4.4. Quando possível, faça uma figura (se não houver) que descreva o fenômeno físico e anote todas as informações relevantes para resolução do exercício.

(8)

12. Exercícios com blocos, associação de polias e elevador.

d. Faça uso do seu livro. Ele está repleto de exercícios resolvidos que favorecem a compreensão do conteúdo.

e. Refaça a prova mensal (verifique

a correção feita em classe).

f. Estude o relatório de laboratório.

e. Refaça os simulados.

QUÍMICA

 Anotações do

caderno

 Livro didático Tito & Canto  Slides e outros materiais do Google Classroom  Listas de exercícios extras e de reforço  Simulados  Provas mensais A) FRENTE 1  Introdução à Química Orgânica: elementos organógenos e suas valências; as ligações do carbono.  Classificação de carbonos; classificação de cadeias carbônicas.  Representação de moléculas orgânicas: fórmula molecular, fórmula estrutural e fórmula "em bastão".  Grupos ("radicais") orgânicos.  Nomenclatura oficial IUPAC.  Nomenclatura de hidrocarbonetos de cadeia normal. A) FRENTE 1  Conhecer os elementos

organógenos e suas respectivas valências.

 Reconhecer um composto orgânico pela sua fórmula molecular ou estrutural.

 Distinguir as diversas formas de representação dos compostos

orgânicos, bem como a

conversão de uma para outra.  Saber classificar os carbonos e as

cadeias carbônicas.

 Reconhecer a função

hidrocarboneto.

 Conhecer as Regras de

Nomenclatura Oficial IUPAC.  Conhecer os principais grupos

("radicais") orgânicos.

 Nomear os hidrocarbonetos de cadeia normal e de cadeia ramificada.

 Releia os capítulos do livro e suas anotações de caderno.

 Leia os slides disponibilizados no Google Classroom.

 Refaça os exercícios do livro.  Refaça as listas de exercícios.  Refaça os exercícios dos simulados.

(9)

 Nomenclatura de hidrocarbonetos de cadeia ramificada. B) FRENTE 2  Leis Ponderais  Cálculo Estequiométrico – casos gerais  Cálculo Estequiométrico – casos especiais

 Deduzir e escrever a fórmula estrutural de um hidrocarboneto a partir de seu nome oficial IUPAC.

B) FRENTE 2

 Saber fazer as conversões de unidades de medida como massa, volume, quantidade de matéria (“número de mol”) etc.  Demonstrar as proporções em

que as sustâncias são

consumidas ou produzidas

através das relações

matemáticas.

 Interpretar as relações

matemáticas utilizadas nos

cálculos envolvidos na resolução

dos problemas de cálculo

estequiométrico.

 Comparar os métodos de resolução para cada situação.  Comparar as quantidades de

reagentes consumidos e

produtos formados nas

condições teóricas e reais.  Relacionar as quantidades de

reagentes ou produtos numa reação química.

(10)

 Aplicar os conhecimentos aprendidos para sua utilização prática, seja no cotidiano, em laboratório ou indústria.

 Extrapolar os conhecimentos aprendidos para sua utilização prática.

BIOLOGIA

CADERNO/FICHÁRIO, FICHAS DE EXERCÍCIOS, RELATÓRIO DE LABORATÓRIO, PROVA MENSAL, SIMULADO, Livro Didático Amabis & Martho.

1. Citologia: membrana plasmática (composição da membrana, tipos de transporte passivo, ativo e endocitoses), citoplasma (composição do citosol, organoides e suas funções na célula como um todo) e núcleo celular (composição e componentes nucleares) 2.

Composição

bioquímica dos

seres vivos: água e

sua importância

biológica; sais

minerais;

1. Compreender a estrutura da membrana para seu funcionamento ser entendido.

2. Diferenciar os tipos de transporte quanto ao gasto de energia.

3. Compreender a diferença entre englobamento e passagem de solutos e solventes. 4. Compreender a composição do citosol e o funcionamento dos organoides na célula. 5. Compreender a composição

do nucleoplasma e os componentes nucleares. 6. Entender quais são os

componentes que formam os seres vivos (quantidade e função).

a. Não deixe para estudar na última

hora.

b. Forme grupos de estudos.

Procure o monitor com antecedência.

c. Comece estudando suas

anotações de sala, principalmente as dicas que foram dadas durante as aulas.

c.1. Faça um resumo simples com o conteúdo estudado, certifique-se de que você não está tentando

decorar nada. Entenda a

sequência de eventos que foram abordados para tudo fazer sentido na sua cabeça.

c.2. Garanta que saiba fazer os exercícios discutidos em classe, os exercícios das listas

c.3. Refaça os exercícios até compreendê-los.

c. 4. Seja organizado:

(11)

carboidratos, seus

tipos e funções

(energética e

estrutural); lipídios

sua estrutura,

funções e tipos.

7. Diferenciar moléculas orgânicas de inorgânicas. 8. Diferenciar monossacarídeo de dissacarídeo e polissacarídeo. 9. Entender as diferenças de função energética de estrutural. 10. Compreender o que é um lipídio quanto os seus tipos e funções e onde encontra-los.

d. Faça uso do seu livro. Está repleto de exercícios resolvidos que favorecem a compreensão do conteúdo.

e. Refaça a prova mensal (verifique

a correção feita em classe).

INGLÊS

Intermediário

O aluno deverá se preparar para a prova, baseando-se no livro didático e nas anotações feitas durante as aulas e consultando a lista de exercícios feitos ao longo do bimestre. Os conteúdos abordados na avaliação serão: Unidade 18 (Conditionals) Unidade 19 (Conditionals / wishes)

Unidade 20 (The passive) Unidade 21 (Causative have) Unidade 28 (Noun, ´s, of) Unidade 36 (Adverb)

Fazer uso das estruturas gramaticais citadas ao lado no processo de produção e interpretação de texto escrito;

Antecipar ou identificar a ideia geral de um texto, utilizando elementos que colaboram na construção do significado (Keywords);

Prever o significado de expressões ou palavras desconhecidas em um texto através de seu contexto (Unknown Words).

Observar erros comuns cometidos durante a correção dos exercícios e também nas produções textuais realizadas e entregues.

Para um desempenho satisfatório nas avaliações, o aluno deve fazer um roteiro de estudo, tendo como referência o livro didático e os exercícios feitos e corrigidos em sala de aula. O aluno deve também, sempre que possível, procurar a ajuda da monitoria oferecida pelo colégio.

(12)

INGLÊS

Avançado

Livro didático – Unidades 23-28; Registros no caderno (explicação gramatical/ exemplos/ usos práticos da língua). Unit 23 (Nouns)

Unit 24 (Pronouns, so, it, there)

Unit 25 (Adjectives)

Unit 26 (Adjectives with infinitive or -ing)

Unit 27 (Adverbs)

Unit 28 (Making

Comparisons)

Fazer uso das estruturas gramaticais citadas ao lado no processo de produção e interpretação de texto escrito;

Antecipar ou identificar a ideia geral de um texto utilizando elementos que colaboram na construção do significado (Keywords);

Prever o significado de expressões ou palavras desconhecidas em um texto através de seu contexto (Unknown Words).

Observar erros comuns cometidos durante a correção dos exercícios e também nas produções textuais realizadas e entregues.

Utilizar explicações básicas presentes nos registros de aula;

Refazer exercícios propostos em sala e tarefa.

INGLÊS – IFY

Book: Cutting Edge Advanced, Introduction to Accounting and Economics booklet, Introduction to Business booklet, Foundation Mathematics booklet, handouts and notebook.

Cutting Edge Advanced

Unit 1 Vocabulary: - Globalisation - Urbanisation Grammar: - Continuous Forms Writing: - Report Unit 2 Cutting Edge

- Identify and apply the studied vocabulary

- Identify and apply the studied grammar rules

- Identify and apply the studied genres

Introduction to Accounting and Economics

- Be able to describe the factors that influence supply and demand;

- Be able to prepare supply and

- Re-read the texts in each subject handout or book

- Review questions of each topic and correct answers

- Re-read class notebook notes - Review any extra materials (power points, extra sheets, etc)

(13)

Vocabulary: - Feelings

- Idioms with laugh, cry and tears Grammar:

- Perfect verb forms

Introduction to Accounting and Economics

Topic 2: Supply and Demand - Factors that influence supply and demand; - Prepare supply and

demand curves to describe how markets work; - How prices reconcile

supply and demand; - Graphs that describe

the behaviour of buyers and sellers in a market.

Introduction to Business

Topic 2: Business Environment

- Business Environment - Micro and Macro

Environments - PESTLE analysis

demand curves to describe how markets work; - Understand how prices

reconcile supply and demand;

- Be able to prepare a graph that describes the behaviour of buyers and sellers in a market.

Introduction to Business - Be able to describe and

explain with examples (when possible): Business Environment; Micro and Macro Environments; PESTLE analysis; Competition; Market Structures; Business Ethics; Corporate Social

Responsibility Foundation Mathematics

(14)

- Competition - Market Structures - Business Ethics - Corporate Social Responsibility Foundation Mathematics Topic 2: Using Algebraic Equations - Transpose formulae; - Linear equations; - Quadratic equations; - Simultaneous equations.

High School

(Alphaville)

Books: ECONOMICS, USHIST 2 and notebook. ECONOMICS: Lesson 2 USHIST 2: Lesson 2 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM – ECON:

1) define and identify examples of key economic terms (e.g., market, law of supply and demand, real income effect, marginal utility, elasticity, law of supply)

2) describe key economic principles associated with supply and demand and how they interact with each other (e.g., law of demand, real income effect, law of diminishing marginal utility, elasticity)

3) explain demand and supply curves (what they reveal and the factors

that affect them, including

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO –

- Re-read the texts in each subject handout or book

- Review questions of each topic and correct answers

- Re-read class notebook notes

- Review any extra materials (power points, extra sheets, etc)

(15)

complementary and substitute goods)

4) use graphic models of supply and demand to demonstrate change and the factors that cause them

5) define equilibrium price means and analyze the market factors that affect it

6) evaluate the relationship between surpluses and shortages, supply, demand, and price

USHIST 2

1) evaluate the causes and course of events leading up to World War I 2) explain the importance of the principles of freedom of expressions vs. national security in the context of World War I

3) Identify the countries that were considered the Allies and those that were called the Central Powers and key facts about them

4) describe the events that led to the United States entering the war, and the effects the war, had on American industry

5) explain Wilson’s Fourteen Points and their significance

6) explain the outcome of the Treaty of Versailles

(16)

SOCIOLOGIA

"Básico: Registros no caderno, apresentações de aulas disponibilizadas, na página de Sociologia, texto da Declaração Universal de Direitos Humanos, listas de exercícios, anotações sobre a correção da prova mensal. Complementar (entre os arquivos em PDF disponibilizados no Google Classroom): Sobre Augusto Comte e o positivismo: “Vida e Obra”, Coleção os pensadores 14, pp. 8-30.

Sobre Durkheim e os fatos sociais: “As regras do método sociológico” Capítulo 1, pp. 1-11.

"1. Augusto Comte e o positivismo: a. Método positivo (empiria; leis gerais, neutralidade); b. Lei dos três estados do entendimento; c. Movimentos dinâmico e estático da sociedade; d. Influência do positivismo no Brasil.

2. Declaração Universal dos Direitos Humanos:

Antecedentes, modos de difusão e normatização. 3. Émile Durkheim e os fatos sociais: a. Metodologia sociológica (os fatos sociais como coisas); b.

características dos fatos sociais (exterioridade, generalidade, coerção); c. Instituições Sociais (exterioridade, coercitividade e mudança). 1. Compreender as teorias historicamente:

1.1. Elaborar inferências e hipóteses explicativas a partir de informações do contexto histórico;

1.2. Reconstruir, analisar e

generalizar informações históricas. 2. Analisar imagens:

2.1. Compreender os elementos discursivos da imagem;

2.2. Estabelecer relações entre os elementos da imagem e as ideias estudadas.

3. Registar de forma adequada as aulas, identificando informações essenciais.

4. Desenvolver habilidades

relacionadas à competência leitora: 4.1. Identificar a proposta e os argumentos do autor;

4.2. Diferenciar as informações principais e secundárias;

4.3. Utilizar os conteúdos estudados como informações prévias para auxiliar a leitura e a compreensão; 4.4. Ampliar e enriquecer os conhecimentos históricos, políticos e sociais integrando as informações dos textos lidos aos conteúdos conceituais estudados no bimestre.

"Leitura das anotações e apresentações de sala.

Estudo das listas de exercícios,

destacando em todas as alternativas as características que as configuram corretas ou incorretas.

Releitura da prova mensal e de sua correção individual.

Releitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, procurando entender a difusão e efetivação desses artigos sob a ótica das teorias sociológicas estudadas (Positivismo de Comte, Funcionalismo de Durkheim”

(17)

5. Refletir sobre nossa sociedade atual e sobre direitos cidadãos.

Referências

Documentos relacionados

Mario Hélio Souza Ramos Representante da Bancada Patronal Confederação Nacional das Instituições Financeiras CTPN - NR-32.. Componentes da CTPN NR -32.. I. Representantes

Ideias para discussão: Os problemas com se lida numa relação homossexual não são diferentes dos problemas com que os adolescentes lidam nos relacionamentos

A metodologia de Busca do Futuro foi aplicada em reunião da Comissão Tripartite Permanente Nacional da Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em

funções, a capacitação deve ter seu conteúdo planejado de acordo com o risco de cada uma, conforme 5 identificado no PPRA. Além disso, alterações nas condições de

Recorrendo a puzzles didácticos, os alunos reconstroem individualmente representações de duas crianças (uma de cada sexo), separando as diferentes

SEGURANÇA e SAÚDE NO TRABALHO SEGURANÇA e SAÚDE NO TRABALHO Fator de Competitividade Hospitalar: Redução de Perdas Humanas e Financei?. Fator de Competitividade Hospitalar: Redução

a) 1% (um por cento) para as empresas em cuja atividade preponderante o risco de acidentes do trabalho seja considerado leve;. b) 2% (dois por cento) para as empresas em cuja

As fichas, depois de terminadas, são expostas e os alunos colocam em cada uma um rectângulo de papel com o nome do colega que, na sua opinião, terá realizado esse