• Nenhum resultado encontrado

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ-ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ-CESUPA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ-ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ-CESUPA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1 ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ-ACEPA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ-CESUPA

PRO-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM

CLÍNICA ODONTOLÓGICA

EDITAL Nº014/2016

1. O Reitor do Centro Universitário do Estado do Pará – CESUPA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais e de acordo com o estabelecido no Regimento do Programa de Mestrado Profissional em Clínica Odontológica (MPCO), do Centro Universitário do Estado do Pará, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/MEC, comunica, aos interessados, a realização de PROCESSO SELETIVO, para o ano letivo de 2016, objetivando o preenchimento de 20 (vinte) vagas, nos termos do presente instrumento convocatório.

2. DAS INSCRIÇÕES E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1. As inscrições para o presente Processo Seletivo estarão abertas no período de 01 de fevereiro de 2016 a 02 de março de 2016, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.cesupa.br. As vagas serão ofertadas considerando as linhas de pesquisa do programa (ANEXO I) e as seguintes áreas temáticas da Odontologia (ANEXO II): Endodontia, Periodontia, Cirurgia Buco-maxilo Facial/Patologia, Odontopediatria/Cariologia, Odontopediatria/Ortodontia Preventiva e Interceptiva, Prótese Dentária, Saúde Coletiva, Radiologia e Dentística. Este Processo Seletivo obedecerá rigorosamente o Cronograma de Atividades descrito no presente Edital, no ANEXO III. 2.2. O valor da taxa de inscrição é de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), a ser paga por meio de boleto bancário, até a data do vencimento, em qualquer instituição financeira.

2.3. Após o pagamento da taxa de inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos na Secretaria de Pós-Graduação do Programa, localizada na Clinica Odontológica do CESUPA (Tv. 9 de Janeiro, nº 927, na cidade de Belém, Estado do Pará):

I. Uma via original e cópia autenticada em cartório do Diploma de Graduação na Área de Odontologia, obtido em Curso Superior reconhecido pelo MEC, devendo estar devidamente registrado;

II. Curriculum vitae com comprovantes, no formato Lattes do CNPq (www.cnpq.br). Não serão aceitos currículos em outros formatos;

III. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

IV. Ficha de Inscrição obtida no site do CESUPA (www.cesupa.br);

V. Cópias e originais do CPF, da carteira de identidade, do título de eleitor, do certificado de reservista (para o sexo masculino) e do comprovante de residência;

VI. 02 (duas) fotos 3 x 4, coloridas, iguais e recentes;

VII. CARTA DE INTENÇÃO, de autoria individual do candidato, apresentada em, no máximo, 05 (cinco)

páginas, em papel tamanho A-4, fonte Times New Roman 12, com espaço entre linhas de 1,5, contendo obrigatoriamente os seguintes itens: Justificativa pela escolha do MPCO; Justificativa pela escolha da linha de pesquisa; Relação com sua trajetória acadêmica;

VIII. Apresentação do plano de projeto de pesquisa - apresentado em, no máximo, 03 (três) páginas, em papel tamanho A-4, fonte Times New Roman 12, com espaço entre linhas de 1,5, contendo

(2)

2 obrigatoriamente os seguintes itens: Justificativa, Objetivos, Material e Métodos e Referências bibliográficas. (máximo de 10)

2.4. A inscrição será homologada somente se a documentação referida no item 2.3 estiver completa, com exceção do Plano de Projeto de Pesquisa que poderá ser entregue até o dia 07/03/2016, na Secretaria de Pós-Graduação do Programa. As inscrições homologadas, que atenderem integralmente aos requisitos deste Edital, serão divulgadas no site do CESUPA (www.cesupa.br) até o dia 04/03/2016.

2.5. Das inscrições não homologadas, não será devolvido o valor pago pela respectiva taxa. 3- DO PROCESSO SELETIVO

3.1. A seleção entre os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas conforme item 2.4 deste Edital ocorrerá em 3ETAPAS distintas, obedecendo aos critérios e condições a seguir assinalados, conforme calendário constante no ANEXO III.

3.1.1. A PRIMEIRA ETAPA será constituída de PROVA DE INGLÊS, a ser realizada no dia 07/03/2016, das 14h às 19:00 horas, no CESUPA – Unidade Clínica Odontológica, situada à Tv. 9 de janeiro, nº 927, Belém/ Pa.

a. A prova constará de texto em língua inglesa de natureza científica, extraído de revistas, jornais ou livros, e/ou publicações específicas, sobre um tema que apresente repercussão na atualidade, com 10 (dez)questões objetivas relacionadas ao texto, com 05 (cinco) alternativas cada uma. Esta prova terá o valor de 10,0 (três) pts. O candidato receberá a menção APTO caso obtenha nota 7 (sete) na prova. Em caso de nota inferior a 7 ( sete) receberá a menção INAPTO.

b. O candidato considerado INAPTO nesta etapa, mas, aprovado na seleção final para o Mestrado, deverá submeter-se a outro exame , a ser realizado antes da qualificação do Projeto de Dissertação.

c. No caso de nova menção como INAPTO, o aluno será eliminado do MPCO.

3.1.2. A SEGUNDA ETAPA será constituída de PROVA ESPECÍFICA NA ÁREA TEMÁTICA escolhida pelo candidato no Ato da Inscrição, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada no dia 07/03/2016, das 14h às 19:00h, no CESUPA – Unidade Clínica Odontológica, situada à Tv. 9 de janeiro, nº 927, Belém/ Pa, juntamente com a PROVA DE INGLÊS.

a. A Prova Específica/Área Temática constará de 20 (vinte) questões objetivas com 05 (cinco) alternativas e terá o valor de 10,0 pts. O conteúdo/bibliografia recomendada para a Prova Específica encontra-se no Anexo II deste Edital.

b. Os candidatos terão o tempo máximo de 05 (cinco) horas para a realização das duas provas da Primeira e Segunda Etapas, devendo apresentar-se ao local com antecedência de 30 (trinta) minutos, apresentando carteira de identidade original ou documento equivalente com foto, e portando caneta esferográfica na cor azul ou preta.

c. As provas de ambas as etapas serão realizadas sem qualquer consulta.

3.1.3. A TERCEIRA ETAPA será constituída da realização de ENTREVISTA (Avaliação da Carta de Intenção e do Currículo), de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada no dia 11/03/2016, das 8h às 12:00 horas e das 14:00h às 18:00 horas, no CESUPA - Unidade Clinica Odontológica (Tv. 9 de Janeiro, nº 927).

3.1.3.1. O horário das Entrevistas, de acordo com a área temática, será disponibilizado no site no dia 08/03/2016.

(3)

3 a. Participarão desta Etapa somente os candidatos aprovados na Segunda Etapa, devidamente convocados.

b. Nesta etapa, a banca examinadora, composta por docentes designados para a aplicação da entrevista, observará os seguintes critérios:

I. Carta de Intenção, com análise dos seguintes aspectos: 1. Justificativa pela escolha do MPCO;

2. Justificativa pela escolha da linha de pesquisa; 3. Relação com sua trajetória acadêmica;

4. Fundamentação teórica sobre o plano de projeto de pesquisa.

II. A análise do Curriculum Vitae será realizada considerando os itens: 1. Histórico escolar da Graduação;

2. Artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais; 3. Participação em Iniciação Científica;

4. Cursos de Especialização, Atualização e/ou Aperfeiçoamento na área; 5. Apresentação de trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais; 6. Realização de estágios, monitorias e práticas profissionalizantes.

7. Perfil do candidato para a atividade de pesquisa;

8. Comprometimento do candidato com a proposta acadêmico-científica do Programa, em que se dará particular importância à disponibilidade de cumprir o prazo de 02 (dois) anos para a apresentação da dissertação de Mestrado.

c) Para esta Etapa será atribuída a cada candidato nota de 0 (zero) a 10 (dez), considerado o conjunto dos critérios ora elencados e a sustentação oral do plano de projeto de pesquisa.

d) Para a aprovação nesta Etapa, a nota obtida pelo candidato deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete).

4. DO RESULTADO FINAL

4.1. O resultado final será igual à média aritmética simples das notas obtidas na Segunda e Terceira Etapas.

4.2. A classificação far-se-á pela ordem decrescente das notas finais obtidas pelos candidatos e por área temática de interesse.

4.3. Em caso de empate, será considerada a maior nota obtida na prova da Segunda Etapa. Persistindo o empate, será considerado o candidato com maior idade.

4.4. A lista com o nome dos candidatos selecionados, por ordem de classificação e área temática, estará disponível no site do CESUPA (www.cesupa.br) até o dia 16/03/2016.

4.5. A seleção dos(as) candidatos(as) obedecerá, rigorosamente, à ordem de classificação até o limite do número de vagas oferecidas por cada área temática.

4.6. A data limite para ingresso no curso obedecerá ao calendário acadêmico elaborado a partir do Regimento do Programa de Mestrado Profissional em Clínica Odontológica.

5. DA MATRÍCULA

5.1. A matrícula será realizada em data, hora e local designados pelo CESUPA, mediante EDITAL DE CONVOCAÇÃO À MATRÍCULA, informados à ocasião da divulgação do Resultado Final do Processo Seletivo.

5.2. No ato da matrícula os candidatos selecionados deverão apresentar os seguintes documentos: a) Declaração de Compromisso e Disponibilidade de Tempo;

b) Contrato de Prestação dos Serviços Educacionais, em 02 (duas) vias, devidamente assinadas pelo candidato classificado;

(4)

4 c) Comprovante de pagamento do boleto referente à primeira parcela da primeira semestralidade do Programa de Mestrado, no valor de R$ 2.700,00 (dois mil e setecentos reais).

5.3. Dos candidatos selecionados serão retidos os documentos apresentados à ocasião da inscrição.

6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1. O candidato deverá apresentar, em todas as etapas, o comprovante de inscrição e documento original de identificação, válido em território nacional.

6.2. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que faltar a qualquer etapa da seleção.

6.3. Em nenhuma hipótese será aplicada prova de qualquer etapa da seleção em data, hora e local diferentes dos estabelecidos neste Edital.

6.4. Não será permitida qualquer forma de comunicação do (a) candidato(a) durante a realização das provas.

6.5. É expressamente proibida a utilização de telefone celular ou qualquer objeto de comunicação eletrônica, telefônica ou radiotelefônicas, em qualquer etapa da seleção. O mesmo deverá, obrigatoriamente, ser entregue ao fiscal de sala e recuperado ao término da prova.

6.6. Será eliminado o candidato que faltar à urbanidade para com professores e fiscais designados pela Comissão de Seleção e Admissão.

6.7. Nas provas da Primeira etapa deverão permanecer em sala os três últimos candidatos, até que o último deles tenha concluído a prova.

6.8. Ao inscrever-se no Processo Seletivo, o candidato declara conhecer, submeter-se e atender às normas estabelecidas pelo presente Edital e seus Anexos.

6.9. Quanto à seleção e à cada uma de suas etapas, não caberá recurso.

6.10. Caso ocorra vacância em uma das áreas temáticas, serão chamados para preenchimento de vaga na área temática escolhida, os candidatos aprovados e não classificados, obedecendo ao critério da ordem decrescente de notas.

6.11. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção e Admissão.

7. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO E ADMISSÃO

7.1. O presente Processo Seletivo será conduzido por Comissão de Seleção e Admissão designada pelo Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Clínica Odontológica, mediante Portaria específica.

Belém (PA), 29 de janeiro de 2016.

JOÃO PAULO DO VALLE MENDES REITOR

(5)

5

EDITAL Nº 014/2016 - ANEXO I

LINHAS DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM CLINICA ODONTOLÓGICA

LINHA DE PESQUISA 1: PATOLOGIA ORAL

Descrição: Enfatizar a importância dos recursos de diagnóstico e técnicas de tratamento das entidades patológicas mais habituais que acometem a região bucomaxilofacial da população residente na região da Amazônia legal e avaliar marcadores à invasão e proliferação tumoral e resposta imunológica a agentes infecciosos típicos de climas tropicais.

LINHA DE PESQUISA 2: BIOMATERIAIS E NOVAS TECNOLOGIAS

Descrição: Estudar as propriedades dos biomateriais e novas tecnologias, proporcionando o suporte técnico-científico para utilização na clínica odontológica. Realizar pesquisas para o desenvolvimento e inovação tecnológica de produtos farmacêuticos a partir de matérias-primas de origem natural, sintética ou biotecnológica. Investigar produtos naturais com potencial de atividade biológica.

(6)

6 EDITAL Nº 014/2016 - ANEXO II

ÁREA TEMÁTICA - PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA ESPECÍFICA

I – DENTÍSTICA:

a. Número de vagas: 01 b. Programa:

1. Preparos cavitários. 2. Lesões não cariosas.

3. Adesão aos substratos dentais.

4. Restaurações diretas de resina composta em dentes anteriores e posteriores. 5. Clareamento de dentes vitais.

c. Bibliografia:

1. MONDELLI J et al. Fundamentos de Dentística Operatória. 1. ed. São Paulo: Santos, 2006.

2. BARATIERI LN et al. Odontologia Restauradora - Fundamentos e possibilidades. 2. ed. São Paulo: Santos, 2015.

3. CONCEIÇÃO, E.N. et al. Restaurações Estéticas - Compósitos, cerâmicas e implantes. 1. ed. Porto Alegre: Artmed,2005.

4. BARATIERI LN et al. Odontologia Restauradora - Fundamentos e técnicas. Volumes 1 e 2. 1. ed. São Paulo: Santos,2010.

5. BUSATO A. Dentística. Filosofia, Conceitos e Prática Clínica. Grupo Brasileiro de Professores de Dentística. São Paulo: Artes Médicas, 2005.

6. PEREIRA JC et al. Dentística uma abordagem multidisciplinar. São Paulo: Artes Médicas, 2014. 7. GARONE WF et al. Lesões não cariosas: novo desafio da odontologia. São Paulo: Editora Santos,

2008.

II – PRÓTESE DENTÁRIA: a. Número de vagas: 02 b. Programa:

1. Exame do Paciente e Planejamento Integrado em Prótese Dentária. 2. Preparos Dentários em Prótese Parcial Fixa.

3. Moldagem e Modelo de Trabalho em Prótese Parcial Fixa. 4. Registro Relações Intermaxilares em Próteses Removíveis. 5. Princípios de Oclusão em Prótese Dentária.

c. Bibliografia:

1. PEGORARO, L. F. et al. Prótese Fixa: Bases para o Planejamento em Reabilitação Oral. São Paulo: Artes Médicas, 2013.

2. VOLPATO, C. A. M. et al. Próteses Odontológicas. Uma Visão Contemporânea – Fundamentos e Procedimentos. São Paulo: Santos, 2012.

(7)

7 3. KLIEMANN, C.; OLIVEIRA, W. Manual de Prótese Parcial Removível. São Paulo: Santos,

1999.

4. TELLES, D. et al. Prótese Total: Convencional e Sobre Implantes. São Paulo: Santos, 2003. 5. CARDOSO, A.C. Oclusão Para Você e Para Mim. São Paulo: Santos, 2010.

III – ENDODONTIA:

a. Número de vagas: 02 b. Programa:

a. Fundamentos e Técnicas manuais e mecanizadas para preparo do canal radicular b. Instrumentos para o preparo do canal radicular

c. Irrigação dos canais radiculares

d. Diagnóstico e tratamento das alterações pulpares e periapicais e. Obturação dos canais radiculares

c. Bibliografia:

1. SIQUEIRA JR, J F; LOPES, H P Endodontia - Biologia e Técnica - 4ª Ed.: Elsevier – Campus, 2015. 848p.

2. LEONARDO, MR; LEONARDO R T – Endodontia: Conceitos Biológicos e Recursos Tecnológicos – Artes Médicas, 2009. 602p.

3. LEONARDO, MR; LEONARDO R T – Avanços tecnológicos de uma endodontia minimamente invasiva e reparadora – Artes Médicas, 2012. 872p.

4. MACHADO, M E L; HADDAD FILHO, M S; AGUIAR, C M. Endodontia – tópicos da Atualidade, Napoleão, 2015. 407p.

IV – RADIOLOGIA:

a. Número de vagas: 03 b. Programa:

1. Anatomia radiográfica e tomográfica. 2. Imagem Digital (Radiografia digital).

3. Cistos dos Maxilares, tumores benignos dos maxilares e Doenças malignas dos maxilares. 4. Conceitos básicos de tomografia computadorizada por feixe cônico.

5. Radiologia nas especialidades odontológicas.

c. Bibliografia:

1. CAVALCANTI, M. G. P. Tomografia computadorizada por feixe cônico: Interpretação e Diagnóstico para Cirurgião-Dentista. 2. Ed.: Santos Editora, 2014. 336 p.

2. PEREIRA, Marlene Fenyo. Fundamentos de Odontologia: Radiologia Odontológica e Imaginologia. 2. ed.: Santos, 2013. 408 p

3. WHITE, Stuart C; PHAROAH, Michael J. Radiologia Oral: Princípios e Interpretação. 7. ed.: Elsevier, 2015. 882 p.

(8)

8 V – CIRURGIA BUCO MAXILOFACIAL/ PATOLOGIA

a. Número de vagas: 02 b. Programa:

1. Princípios de exame clínico aplicados à odontologia 2. Exames laboratoriais aplicados à Odontologia 3. Norma de Conduta em Dentes Impactados

4. Princípios de Diagnóstico diferencial e biopsia da Região Bucomaxilofacial 5. Tratamento cirúrgico das lesões patológicas orais

6. Infecções Odontogênicas de origem bacteriana

7. Infecções Fúngicas, virais e Protozoárias da Região Bucomaxilofacial

c. Bibliografia:

1. Peterson LJ, Ellis III E, Hupp Jr, Tucker MR. Cirurgia Oral e Maxilofacial Contemporânea. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2005. 880p.

2. Peterson LJ, Ellis III E, Hupp Jr, Tucker MR. Cirurgia Oral e Maxilofacial Contemporânea. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2005. 880p.

3. Topazian RG, Goldberg MH, Hupp JR. Infecções Orais e Maxilofaciais, 4 ed. Santos editora, 2006.

4. Neville BW, Damm DD, Allen CM, Bouquot JE. Patogia Oral e Maxilofacial. Saunders Elsevier 3ª Edição 2009.

VI – SAÚDE COLETIVA a. Número de vagas: 02 b. Programa:

1. Política Nacional de Saúde: SUS 2. Política Nacional de Saúde Bucal

3. Condições de Saúde Bucal da População Brasileira 4. Principais agravos em saúde bucal no Brasil

5. Bioética e odontologia: pesquisa envolvendo seres humanos

c. Bibliografia:

1. BRASIL. Ministério da Saúde. Lei n. º 8.080, de 19 de setembro de 1990. Brasília: Ministério da Saúde, 1990.

2. BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes Nacionais de Saúde bucal. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde bucal. Cadernos de Atenção básica, n.17. Série A. Normas e manuais técnicos. Brasília: Ministérios da saúde, 2006.

4. BRASIL - SB BRASIL Condições de Saúde Bucal da População brasileira 2010 – resultados principais, Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

5. BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466, de 12 DE dezembro de 2012. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

(9)

9 7. PINTO VG. Saúde bucal coletiva. São Paulo: Santos, 2013.

VII – ODONTOPEDIATRIA/ CARIOLOGIA a. Número de vagas: 02

b. Programa:

1. Composição da Saliva e Sistema Tampão

2. Interações bioquímicas entre o dente e os fluidos orais 3. Caracteristicas clinicas e histológicas da cárie dentária

4. Anamnese, exame físico e plano de tratamento em Odontopediatria 5. Fluorterapia em Odontopediatria

6. Materiais Dentários em Odontopediatria

c. Bibliografia:

1. Buzalaf, M.A.R. Fluoretos e Saúde Bucal. 1ª Ed., Santos, 2008.

2. Buzalaf MAR. Fluoride and the oral environment. Monographs in Oral Science, 2011; 22:1-177.

3. Fejerskov O, Kidd E. Dental Caries. The disease and its clinical management. 2nd ed., Oxford, Blackwell, 2008. (ou versão em português)

4. Correa, MSNP. Conduta clínica e psicologica na Odontopediatria. 2a ed.- São Paulo: Santos, 2013

5. Guedes-Pinto AC. Odontopeditria. 8a ed. Editora Santos, 2010

6. McDonald e Avery: Odontologia para crianças e adolescents.- Rio de Janeiro: Elsevier. 2011.

VIII – ODONTOPEDIATRIA/ ORTODONTIA PREVENTIVA E INTERCEPTIVA a. Número de vagas: 02

b. Programa:

1. Crescimento Facial Pré-Natal 2. Crescimento Facial Pós-Natal

3. Desenvolvimento da Oclusão e Oclusão Normal 4. Etiologia das Maloclusões

5. Classificação das Maloclusões

6. Diagnóstico e Planificação em Ortodontia Preventiva 7. Técnicas Ortodônticas em Odontopediatria.

c. Bibliografia:

1. GUEDES PINTO AC. Odontopeditaria. 8ª ed. Editora Santos, 2010.

2. Mc DONALD E AVERY. Odontologia para crianças e adolescentes.- Rio de Janeiro: Elsevier. 2011.

3. FERREIRA, F.V. Ortodontia – Diagnóstico e Planejamento clínico, 6ª ed., São Paulo, Artes Médicas, 2004.

(10)

10 4. SILVA FILHO, Omar Gabriel da (Org.); GARIB, Daniela Gamba (Org.); LARA, Tulio Silva (Org.). Ortodontia interceptiva: protocolo de tratamento em duas fases. São Paulo: Artes Médicas, 2013.

5. VAN DER LINDEN, F.P.G.M. Desenvolvimento da dentição. São Paulo, Ed. Santos, 1ª ed. 1996.

6. VAN DER LINDEN, F.P.G.M. Crescimento e ortopedia facial. 1ª ed., Editora Santos, São Paulo, 1990.

IX – PERIODONTIA

a. Número de vagas: 04 b. Programa:

1. Microbiologia da doença periodontal 2. Patogênese da doença periodontal 3. Métodos da doença periodontal

4. Bases biológicas da raspagem e alisamento radicular (tratamento não cirúrgico) 5. Princípios da cirurgia periodontal

c. Bibliografia:

1. LINDHE, J. Tratado de Periodontia e Implantodontia Oral. 4ª edição. Editora Guanabara Koogan,2005.

2. MARCUCCI, G., Estomatologia. Editora Guanabara Koogan.2005.

(11)

11 EDITAL Nº 014/2016 - ANEXO III

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA

MPCO – 2016

ATIVIDADES DATAS

Publicação do Edital no site www.cesupa.br 01/02/2016

Inscrição dos Candidatos 01/02/2016 a 02/03/2016

Homologação das Inscrições Até 04/03/2016

Primeira e Segunda Etapas : Prova de Inglês e Prova Específica na

Área Temática 07/03/2016

Entrega da Carta de Intenção Até 07/03/2016

Divulgação do Resultado da primeira Etapa 08/03/2016 Publicação da Relação dos Convocados para Segunda Etapa 08/03/2016

Terceira Etapa 11/03/2016 (de 08h às 12h e

de 14h às 18h)

(12)

Referências

Documentos relacionados

Esse empreendimento de pesquisa busca perceber como essa opressão sobre o sexo feminino se traduz na violência sofrida por aquelas mulheres do início do século passado.. No advento

O Jornal FOLHA DE SÃO PAULO (1999) e NOGUEIRA (1999) ressaltam que 97,5% da água disponível na terra é salgada e está em oceanos e mares; 2,493% é doce mas se encontra em geleiras

Contato com os olhos : Sintomas adversos podem incluir os seguintes: dor ou irritação..

• Considerando-se exclusivamente a inadimplência, as baixas de operações de crédito contra prejuízo (“write-offs”) podem ser efetuadas após 360 dias do vencimento do

Os trabalhadores rurais estão expostos a uma série de fatores de risco que podem levá- los a uma incidência maior de acidentes no trabalho, tais como: ferramentas manuais

Sendo totalmente biocompatível, a celulose bios- sintética tem o potencial de acelerar a reendotelização da área recoberta pelo stent, agir como uma barreira para a migração

Foram avaliados 74 prontuários de consultas ambulatoriais de rotina do Instituto de Olhos de Belo Horizonte, sendo 35 indivíduos portadores de história familiar positiva para

Este trabalho também tem como objectivo auxiliar a compreender a acústica de espaços fechados, mais especificamente aqueles destinados à palavra, e auxiliar na determinação