• Nenhum resultado encontrado

1.1. Bacharelado em Serviço Social DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS CH

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1.1. Bacharelado em Serviço Social DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS CH"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 33 DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015

A Reitora do Centro Universitário de Saúde, Ciências Humanas e Tecnologias do Piauí, denominado UNINOVAFAPI, situado a Rua Vitorino Orthirges Fernandes, Nº 6123, Bairro Uruguai, Teresina - Piauí, CEP: 64.073-505, telefone (86) 2106-0700, FAX (86) 2106-0740, Site www.uninovafapi.edu.br, no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público através do presente edital, chamado de propostas de Produção de Material Didático Pedagógico, que deverá ser utilizado nas disciplinas dos cursos a distância.

1. DO OBJETO

Esta chamada tem como objeto a contratação de serviços para elaboração de material didático pedagógico destinado as disciplinas dos cursos de educação a distância:

1.1.

Bacharelado em Serviço Social

DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS CH

Teoria Sociológica Clássica Bacharelado em Sociologia, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

80 h Filosofia Bacharelado em Filosofia, experiência de docência

e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

40 h Fundamentos Históricos do

Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

80 h

Formação Social e Política do Brasil

Bacharelado em História, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

40 h Ciência Política Bacharelado em Ciências Sociais, experiência de

docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

80 h

Economia Política Bacharelado em Economia, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

40 h Trabalho e Sociabilidade Bacharelado em Serviço Social, experiência de

docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

40 h

Teoria Sociológica Moderna Bacharelado em Sociologia, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

80 h Fundamentos Históricos do

Serviço Social Moderno

Bacharelado em Serviço Social, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina

80 h

Fundamentos Históricos do Serviço Social Contemporâneo

Bacharelado em Serviço Social, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina

(2)

1.2.

Bacharelado em Administração

DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS CH

Teoria Geral da Administração Bacharelado em Administração, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

80 h

Psicologia Organizacional Bacharelado em Psicologia, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

40 h Contabilidade Básica Bacharelado em Ciências Contábeis, experiência de

docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

80 h

Comportamento Organizacional Bacharelado em Administração ou Psicologia ou Tecnólogo em Recursos Humanos, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

40 h

Fundamentos da Economia Bacharelado em Economia, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

40 h Matemática Financeira e

Orçamentária

Bacharelado em Administração ou Economia ou Ciências Contábeis ou Matemática, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

80 h

Contabilidade Gerencial e de Custos

Bacharelado em Ciências Contábeis, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

80 h

Teorias Administrativas Contemporâneas

Bacharelado em Administração, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

80 h

Administração de Marketing Bacharelado em Administração ou Tecnólogo em Marketing, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

80 h

1.3.

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS CH

Recrutamento e Seleção em Recursos Humanos

Bacharelado em Administração ou Tecnólogo em Marketing, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

80 h

Cultura e Clima Organizacionais Bacharelado em Administração ou Tecnólogo em Marketing, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

40 h

Gerência e Liderança – Competências Interpessoais

Bacharelado em Administração ou Tecnólogo em Marketing, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

80 h

Avaliação de Desempenho Bacharelado em Administração ou Tecnólogo em Marketing, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

80 h

Gestão Estratégica e Planejamento

Bacharelado em Administração ou Tecnólogo em Marketing, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

80 h

Empreendedorismo e Gestão de Negócios

Bacharelado em Administração, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

40 h

Políticas de Cargos, Salários e Carreiras

Bacharelado em Administração ou Tecnólogo em Marketing, experiência de docência e/ou produção acadêmica na área ou na disciplina.

80 h

(3)

a) Produção de 01 (um) Guia de Estudo conforme modelo disponibilizado pelo NEAD no ato da contratação;

b) 05 (cinco) questões por capitulo para avaliação e 10 (dez) questões objetivas por capítulo para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para composição de questionário;

c) Roteiro e gravação de 01 (uma) teleaula por capítulo do conteúdo, com aproximadamente 20 (vinte) minutos, conforme ementa e bibliografia da disciplina; d) Material para o Ambiente Virtual de Aprendizagem conforme modelo disponibilizado pelo

NEAD no ato da contratação, visando a atualização e customização do conteúdo, permitindo ao discente desenvolver habilidades para produção textual, interdisciplinaridade e transversalidade do aprendizado;

e) Planos de ensino:

f) Cronogramas, e outros materiais complementares

2.1 -O GUIA DE ESTUDO deverá ser produzido com as seguintes indicações:

DISCIPLINAS/CH Nº DE CAPÍTULOS QUANTIDADE MÍNIMA DE PÁGINAS POR CAPÍTULO Disciplinas 80 h 6 12 Disciplinas 40 h 3 12

3 . DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

3.1 As propostas para cada disciplina devem conter os títulos dos capítulos e respectivos resumos. A divisão do conteúdo deverá ser feito da seguinte forma: em 3 (três capítulos) para as disciplinas de 40 hora e em 6 (seis) capítulos para a disciplina 80 horas.

3.2 As propostas do material bibliográfico de cada disciplina devem conter a ementa mínima já em uso nos cursos do UNINOVAFAPI. A saber:

DISCIPLINAS CURSO CH EMENTA

Teoria Sociológica Clássica

Bacharelado em Serviço Social

80 h A constituição da Sociologia enquanto campo de investigação científica. A Sociologia integradora de Émile Durkheim. A Sociologia compreensiva de Max Weber. A sociologia de Karl Marx e sua análise da dinâmica e funcionamento da sociedade capitalista. Filosofia Bacharelado

em Serviço Social

40 h Argumentos filosóficos. Conhecimento humano: significado processo e apropriação, nível do conhecimento e seus significados. Conhecimento e verdade. Correntes filosóficas do conhecimento. Política. Moral. Lógica. Filosofia Social. Fundamentos Históricos do Serviço Social Bacharelado em Serviço Social

80 h Emergência e institucionalização do Serviço Social no Brasil. As respostas ideo-políticas, teóricas, metodológicas e técnicas do Serviço Social. As primeiras escolas, a influência da Igreja Católica e o Tomismo. Os campos de atuação, as primeiras instituições assistenciais. Formação Social e Política do Brasil Bacharelado em Serviço Social

40 h A herança colonial e a constituição do Estado Nacional. Emergência e crise da República Velha. Instauração e colapso do Estado Novo. Industrialização, urbanização e surgimento de novos sujeitos políticos. O nacionalismo, o

(4)

desenvolvimento e a inserção dependente no sistema capitalista mundial. A modernização conservadora no Brasil pós-64 e seu ocaso em fins da década de 1970. Transição democrática e neoliberalismo. O Brasil do século XXI.

Ciência Política Bacharelado em Serviço Social

80 h A formação do Estado Moderno e da Sociedade Civil. As contribuições da ciência política para a analise do Estado Brasileiro. A relação entre público e o privado.

Economia Política Bacharelado em Serviço Social

40 h As escolas econômicas e doutrinas. Desenvolvimento histórico da economia e sua relação com as demais ciências. Os conceitos fundamentais da economia política. Os fatores de produção e reprodução nas relações econômica-política. As mudanças contemporâneas no padrão de acumulação e suas expressões na economia internacional e brasileira. Trabalho e Sociabilidade Bacharelado em Serviço Social

40 h A centralidade do trabalho na constituição da sociabilidade humana. O trabalho na sociedade capitalista: produção socializada e apropriação privada da riqueza. Contornos gerais do trabalho produtivo e improdutivo. A polêmica em torno da crise da sociedade do trabalho e metamorfoses do trabalho.

Teoria Sociológica Moderna

Bacharelado em Serviço Social

80 h Contribuições de Gramsci para a compreensão da realidade Social. Sujeitos e relações de poder: na modernidade e pós-modernidade. O debate contemporâneo sobre a realidade social brasileira.

Fundamentos Históricos do Serviço Social Moderno Bacharelado em Serviço Social

80 h Consolidação do Serviço Social no Brasil no período desenvolvimentista. Proposições teóricas, políticas, éticas e técnicas dadas pela profissão. Renovação do S.S. brasileiro pós - 64. O movimento de reconceituação e os processos de renovação do Serviço Social brasileiro. A influência das principais matrizes do pensamento social. Fundamentos Históricos do Serviço Social Contemporâneo Bacharelado em Serviço Social

80 h A perspectiva hegemônica no Serviço Social fundada na teoria social crítica e outras concepções presentes na profissão. Proposições teóricas, políticas, éticas e técnicas como respostas qualificadas ao enfrentamento da questão social. A organização dos Assistentes Sociais e sua mobilização para introdução de mudanças no Serviço Social. Principais polêmicas presentes no universo da categoria profissional. Análise prospectiva para próxima década.

Teoria Geral da Administração

Bacharelado em

Administração

80 h Fundamentos do pensamento administrativo: a Administração como fruto da modernidade. As escolas do pensamento administrativo e seus desdobramentos. A Escola Clássica e a Administração Científica e suas decorrências; da Escola das Relações Humanas ao comportamento organizacional, Estruturalismo e Burocracia.

(5)

Psicologia Organizacional

Bacharelado em Administração

40 h A subjetividade nas organizações e a relevância da Psicologia para a compreensão do Comportamento Organizacional. História da psicologia e da Psicologia Industrial/Organizacional. Diferenças individuais e de personalidade. Principais escolas de pensamento em Psicologia: Behaviorismo, Psicanálise e Psicologia Humanista/Positiva. Atitudes, percepção e percepção social. Teorias da Motivação. Contabilidade

Básica

Bacharelado em Administração

80 h Elementos de Contabilidade: definições. Aplicação. Exigências legais e finalidades de Contabilidade. Organização das unidades econômicas. Fatos contábeis e econômicos. Método das Partidas Dobradas: registros e sistemas contábeis. Demonstrações contábeis. Apuração do resultado do exercício. Balanço patrimonial e demonstração de resultado do exercício. Aspectos fundamentais da teoria contábil. Análise das informações contábeis. Comportamento Organizacional Bacharelado em Administração

40 h Introdução ao comportamento organizacional. A comunicação nas organizações. Relações interpessoais e dinâmica dos grupos nas organizações. Liderança. Clima, cultura, inovação, aprendizagem e mudança organizacional. Saúde e qualidade de vida das organizações. Fundamentos da Economia Bacharelado em Administração

40 h Introdução geral às Ciências Econômicas. A teoria econômica como ciência. Objeto da ciência econômica. Leis econômicas. Evolução histórica das escolas e Doutrinas econômicas. Organização da atividade econômica. Fatores da produção. Os Sistemas Econômicos. Estrutura de um sistema econômico. Conceito dos principais agregados. Fenômenos econômicos e sua dimensão política. Teoria da produção. Modos e relações de produção. Teoria do consumidor: abordagem Cardinal e Ordinal. O setor público. O setor financeiro e monetário. O setor externo - comércio internacional. Estrutura de mercado. O mercado real. Mercado. Matemática Financeira e Orçamentária Bacharelado em Administração

80 h Juros Simples, Juros Compostos, Descontos, Taxas de Juros Efetivas e Equivalentes. Seqüências Constantes e Gradientes. Sistemas de Amortização: Tabela Price, SAC, SAM e Americano. Cálculo Financeiro em Contexto Inflacionário. Contabilidade Gerencial e de Custos Bacharelado em Administração

80 h Contabilidade Financeira versus Contabilidade de Custos; Terminologia de Custos; Sistemas e Métodos de Custeio; Custos para Decisão: Relações Custo/Volume/Lucro; Custos para Controle; Introdução ao Orçamento: Elaboração e Análise. Teorias Administrativas Contemporâneas Bacharelado em Administração

80 h Teoria dos Sistemas; Teoria da Contingência Estrutural. Perspectivas teóricas contemporâneas: a Ecologia Populacional, a

(6)

Dependência de Recursos os Custos de Transação, a Abordagem Institucional, a Perspectiva do Poder, a Teoria Crítica e a Perspectiva Pós-Moderna. Teorias Administrativas e Contexto Brasileiro.

Administração de Marketing

Bacharelado em Administração

80 h Evolução do conceito de marketing. Introdução à estratégia de marketing e análise de ambiente de marketing. Segmentação de mercados. Seleção de mercados alvos. Posicionamento. Comportamento do consumidor. Estudos de tendências de mercado. Recrutamento e Seleção em Recursos Humanos Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

80 h Processo de Captação de Pessoas; Mercado de trabalho ; Mercado de Recursos Humanos ; Recrutamento: noções gerais ; Fluxo do recrutamento ; Tipos de recrutamento; Vantagens e desvantagens do recrutamento interno ; Vantagens e desvantagens do recrutamento externo ; Técnicas de recrutamento externo ; Técnicas de recrutamento on-line ; Avaliação dos resultados ; Conceito de seleção; Etapas do processo de seleção; Técnicas de Seleção. Cultura e Clima Organizacionais Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

40 h Conceituação e dinâmica da cultura organizacional. Cultura organizacional como ferramenta de gestão. Levantamento do clima organizacional (diagnóstico). Tipos de clima organizacional. Os efeitos da cultura organizacional sobre o clima e o desempenho da organização. Tipos de pesquisa do clima organizacional. Análise do exercício do poder, dos estilos de liderança e gerência e das formas de participação na organização. Gerência e Liderança – Competências Interpessoais Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

80 h Autoconhecimento. Perfis e padrões de comportamento. O líder nasce ou torna-se? Estilos de liderança. Solução de conflitos. Empowerment. Feedback: o que é, como dar e receber. O valor de aprender a inspirar pessoas. O desafio da liderança para motivar e reter talentos. Os componentes do Relacionamento Humano e seu perfil. Gerenciamento participativo e espírito de equipe. A importância da comunicação e escuta dinâmica. Responsabilidades, direitos e deveres. Transparência, liberdade e respeito. Avaliação de Desempenho Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

80 h Resultados da gestão de pessoas. Sistema de Gestão de Pessoas . Propósito da avaliação de desempenho. Benefícios e beneficiários da avaliação de desempenho. Sistemas usuais de avaliação de desempenho. Avaliação com foco nas entregas e resultados.Gestão de pessoas e estratégia da organização. Ferramentas de avaliação de seus impactos nos processos e na empresa como um todo.Gestão por Competências.Analisar a avaliação de resultados da gestão de pessoas.Identificar componentes do Sistema

(7)

de Gestão de Pessoas. Apontar propósito e benefícios da avaliação de desempenho. Identificar os sistemas usuais de avaliação de desempenho Gestão Estratégica e Planejamento Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

80 h Elementos essenciais de gestão e negócios; Fases metodológicas da elaboração e implementação do planejamento estratégico nas instituições; Elaboração do planejamento nos três níveis: estratégico, tático e operacional. Empreendedorismo e Gestão de Negócios Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

40 h Características do empreendedor. O papel do empreendedor na criação de uma empresa. Etapas do processo de criação de uma empresa: o plano formal de negócios. Agencias de financiamento. Políticas de Cargos, Salários e Carreiras Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

80 h Desenho de Cargos: conceitos e modelos. Descrição e Análise de Cargos: objetivo, importância, aplicabilidade no contexto da organização e da administração de recursos humanos. Métodos de descrição e análise de cargos. Remuneração: remuneração básica, incentivos salariais remuneração estratégica. Desenho de sistemas de remuneração variáveis. Administração de salários. Planos de Carreira.

4 . DOS PROPONENTES

3.1. Cada proponente só poderá participar em uma proposta para cada disciplina.

3.2 Todos os proponentes devem ter os currículos inseridos na plataforma Lattes do CNPq.

5 . DA PROPOSTA

5.1 O material didático pedagógico proposto pode ser de autoria individual ou coletiva e pode ter sido publicado previamente pelos proponentes.

5.2 O material didático pedagógico proposto não pode violar qualquer legislação nacional ou internacional, conter dados ou informações que possam constituir ou ser entendidos como incitação à prática de crime ou contravenção penal, conter ofensa à liberdade de crença, nem dados ou informações de caráter racista, discriminatório ou antiético.

5.3 O material didático pedagógico proposto não pode ter sido produzido por terceiros nem ser cópia total ou parcial de livros, teses, dissertação, monografias, apostilas, etc, de autores que não estejam participando da proposta.

5.4 Caso os proponentes não detenham integralmente os direitos de publicação do material proposto, tanto texto quanto imagens, é de sua responsabilidade obter as devidas autorizações e comunicá-las, por escrito, ao NEAD, quando da entrega definitiva do texto para publicação. 5.5 Os proponentes selecionados deverão cumprir os prazos estabelecidos pela IES durante o desenvolvimento dos materiais, realizar as devidas correções e adaptações solicitadas pelo NEAD, participar das reuniões e capacitações nos horários estabelecidos em contrato.

6. DO ENVIO DA PROPOSTA

(8)

6.1 As propostas (resumos) devem ser enviadas, exclusivamente, por e-mail para o endereço rodrigomelo@uninovafapi.edu.br, acompanhadas das seguintes informações: nome completo dos proponentes, telefones, endereços de e-mail e endereços (URLs) dos respectivos currículos Lattes.

6.2 Os textos das propostas devem ser enviados no formato doc. As figuras ou fotos enviadas como arquivos deverão ter sido digitalizadas e gravadas no formato JPEG com resolução mínima de 300 dpi. Alternativamente, as figuras poderão estar em qualquer outro formato eletrônico que seja reconhecido e processado automaticamente a partir do programa Microsoft Word versão Office 2007.

6.3 Estão impedidos de participar em propostas, os participantes da comissão seletiva.

6.4 As propostas aceitas serão analisadas pela comissão julgadora, mas poderão sofrer alterações pela equipe do NEAD.

6.5. Os materiais a serem desenvolvidos pelos proponentes selecionados (Guia de Estudos, Material para Ambiente Virtual de Aprendizagem, Gravação das teleaulas, Cronogramas, Planos de ensino, Planejamentos e outros materiais complementares) serão especificados com detalhes na contratação e as respectivas datas de entrega.

7. DO PROCESSO DE ANÁLISE E DO JULGAMENTO

7.1 A análise e julgamento das propostas de produção do material didático pedagógico serão realizadas em duas etapas, a primeira deverá ser realizada:

- Pela comissão composta pelo coordenador e equipe multidisciplinar do NEAD e pelos supervisores dos cursos de Bacharelado em Serviço Social, Bacharelado em Administração e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, sendo estes os atuais cursos a distância deste centro que as matrizes curriculares contemplam as respectivas disciplinas, doravante denominada comissão julgadora, com a finalidade de examinar a adequação às especificações e condições tratadas neste Edital. As propostas encaminhadas fora do prazo previsto ou em desacordo com as respectivas instruções deste Edital serão automaticamente desclassificadas;

7.2 A análise de méritos - Avaliação e Classificação, esta etapa consiste no julgamento de mérito e classificação das propostas. A comissão julgadora deverá avaliar os proponentes de acordo com os critérios previstos neste edital, de maneira a selecionar e encaminhar para a etapa de seleção posterior o número máximo de 3 (três) propostas.

7.3 A análise e julgamento das propostas na primeira etapa obedecerão aos seguintes critérios:

- Resumos adequados as ementas propostas e contextualizados a realidade do ensino a distância.

-Formação e experiência dos proponentes no ensino das respectivas disciplinas, bem como na autoria de textos acadêmicos;

- Clareza e objetividade das propostas e sua adequação aos objetivos pedagógicos dos colegiados;

- Rigor científico dos textos propostos, mas preocupado com o linguajar inerente ao auto estudo e aprendizado autônomo.

7.4 As melhores propostas serão enviadas para a segunda etapa da seleção.

7.5 A segunda etapa consistirá em entrevista, teste de proficiência no ambiente virtual do Uninovafapi e gravação de teleaula teste.

8. DO CRONOGRAMA.

(9)

8.2. Abertura do processo para envio e submissão de propostas: de 10 de dezembro de 2015 até 10 de janeiro de 2016 às 24h.

8.3. Divulgação dos resultados preliminares da primeira fase até 18 de janeiro de 2016.

8.4. Período de realização da 2ª etapa: de 19 de janeiro a 17 de 23 de janeiro de 2016, as datas e horários das avaliações da segunda fase serão publicadas no site do Uninovafapi, juntamente com o resultado da primeira etapa. Eventuais indisponibilidades referentes aos horários deverão ser negociadas diretamente com o Coordenador do NEAD.

8.5. Divulgação do resultado final, assinatura do Contrato de cessão de direitos autorais e início das atividades posteriores, até 25 de janeiro de 2016. No contrato deverá estar especificado e descrito os prazos das etapas posteriores, bem como as datas das reuniões de acompanhamento previstas no cronograma de adaptação do conteúdo as necessidades metodológicas do Uninovafapi.

9. DA CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS.

9.1 Os autores da proposta aprovada em cada disciplina deverá ceder, por período indeterminado, os direitos de uso e distribuição do respectivo material ao Uninovafapi, de acordo com as disposições legais previstas no contrato de cessão de direito patrimonial de autoria e imagem assinado.

9.2 O texto aprovado em cada disciplina será objeto de tratamento por equipe multidisciplinar desta IES, com a participação obrigatória dos autores conforme disposto no contrato respeitando o cronograma presente no mesmo, visando adequá-lo as necessidades e padrão do Uninovafapi.

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS.

10.1. Não caberá recurso das decisões da comissão julgadora ou do NEAD no julgamento das propostas.

10.2 Todos os casos omissos e eventuais dúvidas quanto à interpretação deste Edital serão resolvidos e esclarecidos pelo NEAD - Uninovafapi.

Teresina, 10 de dezembro de 2015.

Cristina Miranda de Souza

Referências

Documentos relacionados

Preocupados em oferecer condições de acesso a todos os alunos com ou sem deficiência o colégio implantou no ano de 2015 o Atendimento Educacional Especializado

trução do conhecimento em Matemática. Introduzir os métodos clássicos utilizados na Física para a resolução de problemas. Fornecer referencial teórico matemático para a

Formar profissionais assistentes sociais com domínio crítico da questão social, competência teórico-metodológica e ético-política, como requisito fundamental para

A articulação integradora e interdisciplinar do semestre composta pela análise dos conteúdos abordados nas disciplinas do eixo norteador, desenvolvendo conteúdos pertinentes

Partindo do princípio de que o aluno ingressa na Educação Superior principalmente para ter empregabilidade, o Curso de Serviço Social por meio do seu Modelo

Se o barco estiver na água, a válvula de fundo deve permanecer fechada todo o tempo até que o motor seja ligado novamente para evitar que o fluxo de água volte para dentro do sistema

estaria na Caxemira, onde começaria a es- tudar o tibetano com o incentivo do inglês William Moorcroft (1767-1825), veterinário formado na França, voluntário para lutar contra

Criaram um instrumento de pesquisa de banda-lateral chamado GLORIA (Geologic Long-Range Inclined Asdic). Um sonar de banda lateral é preso, com um cabo, ao barco e vai “varrendo”