• Nenhum resultado encontrado

JUSTIFICATIVA Em ritmo cada vez mais acelerado, a ciência e a tecnologia estão revolucionando o mundo. Tal revolução tem contribuído, tanto para a

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JUSTIFICATIVA Em ritmo cada vez mais acelerado, a ciência e a tecnologia estão revolucionando o mundo. Tal revolução tem contribuído, tanto para a"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

JUSTIFICATIVA

Em ritmo cada vez mais acelerado, a ciência e a tecnologia estão revolucionando o mundo. Tal revolução tem contribuído, tanto para a melhoria da vida das pessoas, quanto para o cometimento de delitos. Por essa razão, os avanços tecnológicos e as novas técnicas criadas devem ser constantemente usados para revolucionar a produção da prova material.

Além disso, com a nova alteração do Código de Processo Penal, algumas atribuições foram acrescentadas ao Assistente Técnico. As alterações consistem de alguns pontos básicos (Lei 11690, de 09.06.08, artigo 159):

§ 4º O assistente técnico atuará a partir de sua admissão pelo juiz e após a conclusão dos exames e elaboração do laudo pelos peritos oficiais, sendo as partes intimadas desta decisão;

§ 5º Durante o curso do processo judicial, é permitido às partes, quanto à perícia:

I - Requerer a oitiva dos peritos para esclarecerem a prova ou para responderem a quesitos, desde que o mandado de intimação e os quesitos ou questões a serem esclarecidas sejam encaminhados com antecedência mínima de 10 (dez) dias, podendo apresentar as respostas em laudo complementar;

II - Indicar assistentes técnicos que poderão apresentar pareceres em prazo a ser fixado pelo juiz ou ser inquiridos em audiência.

Portanto, a criação de um curso de especialização para profissionais de nível superior, visa capacitá-los tecnicamente para atuar nesta área, sendo não apenas necessária, mas fundamental.

(2)

Ao final do curso, o especialista em perícia criminal, será capaz de analisar laudos emitidos nas áreas abrangidas pelas matérias ministradas, estando tecnicamente apto a atuar como assistente técnico judicial.

OBJETIVOS

 Promover o aprendizado multidisciplinar para o desempenho das atividades de Perícias (Perícias Gerais);

 Oferecer aos alunos conhecimentos metodológicos e pedagógicos para a docência no 3º grau em Unidades de Ensino Superior (Faculdades);

 Esclarecer a importância do curso, no sentido de que este possa servir de suporte ao profissional de perícia;

 Contribuir para a geração de novos conhecimentos na área das atividades periciais.

PÚBLICO

Profissionais de nível superior, graduados em qualquer área de concentração, que exerçam ou pretendam exercer atividades na perícia criminal ou cível. O curso destina-se ainda a todos que queiram prosseguir seus estudos e que tenham ambição profissional, alta capacidade de trabalho e desejam incrementar suas carreiras.

FORMAÇÃO CURRICULAR DO ESPECIALISTA  Criminalística;

 Fundamentos de Perícia Contábil na Criminalística;  Documentoscopia I;

 Documentoscopia II;  Grafoscopia I;

 Grafoscopia II;

 Fundamentos de Perícia e Comportamento Criminal;  Metodologia do Trabalho Científico;

 Fundamentos de Biologia Forense;  Locais de Crime I;

 Locais de Crime II;

 Fundamentos de Perícia Ambiental;

 Estrutura Legal-Processual da Prova Pericial;  Química Forense I: Drogas de Abuso;

 Química Forense II: Análises Instrumentais;

 Fundamentos de Perícia Papiloscópica e Representação Facial Humana;  Medicina Legal;

 Acidente de Trânsito I;  Acidente de Trânsito II;

 Fundamentos de Computação Forense;

Carga Horária 480 horas /aula COORDENAÇÃO

José Walber Borges Pinheiro - Mestre em educação, bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Docência Universitária, perito criminal federal “classe especial”. Ex-chefe do setor técnico-científico da Polícia Federal em Goiás. Professor da Academia Nacional de Polícia (ANP).

(3)

Alexandre Moreira Vaz - Bacharel em Ciências da Computação, especialista em docência universitária, técnico em Telecomunicações. Perito criminal federal “primeira classe”. Atuou como policial rodoviário federal, instrutor de Microsoft Solution Providers. Instrutor da Academia Nacional de Polícia (ANP).

Brasílio Caldeira Brant – Papiloscopista da Policial Federal “classe especial”. Especialista em perícia Papiloscópica, identificação civil e criminal pela Academia Nacional de Policia (ANP). Especialista em retrato falado pelo Instituto de Identificação de Brasilia. Instrução em tecnologia na cena do crime e coleta de evidência – Carolina do Norte/USA. Professor de Identificação Papiloscópica pela ANP.

Cristiano Mougenot Mores - Perito Criminal Federal desde 2007, com experiência, principalmente, em perícias de meio ambiente; graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (1995); Pós-graduado (especialização) em Administração de Empresas Agrárias e Agroindustriais pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação - INPG (1998). Pós-graduado (especialização) em Docência Universitária pela Fac-Lions (2010);

Fernando José de Jesus - Doutor em Psicologia Social e Básica pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Bolsista do governo britânico, estágio de pós-doutorado na Universidade de Liverpool (Inglaterra). Bacharel em Ciências Contábeis e Psicologia. Habilitação básica em Química, técnico em Contabilidade. Ex-perito criminal federal “classe especial” - Área Contábil. Ex-coordenador de ensino e coordenador de Altos Estudos de Segurança Pública da Academia Nacional de Polícia (ANP). Especialista em Auditoria Contábil, Inteligência Estratégica, Gerenciamento de Projetos e em Gerenciamento Estratégico. Pós-graduando “MBA em Gestão Empresarial”. Palestrante, escritor, tem artigos publicados em congressos, encontros e revistas técnicas.

Geraldo Bertolo. Bacharel em Direito e Ciências Contábeis, Pós-graduado em Auditoria Governamental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como perito criminal federal, chefe do Serviço de Criminalística da Polícia Federal no RS, diretor do Instituto Nacional de Criminalística do Departamento de Polícia Federal (DPF), em Brasília, diretor técnico-científico do DPF, representante do Brasil, junto à Academia Ibero-Americana de Criminalística e Estudos Forenses (AICEF). Responsável pelo desenvolvimento e implantação do Sistema de Identificação Nacional do DPF.

Helder Marques Vieira da Silva - Mestre em Biologia Marinha, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciências Biológicas e pós-graduado em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em docência universitária. Perito criminal federal, com experiência em exames de Local de Crime Ambiental na Amazônia Legal. Atualmente lotado no setor técnico científico da Superintendência de Polícia Federal em Goiás. Coautor em trabalhos científicos sobre o uso da Entomologia Forense em locais de crime.

Carlos Eduardo Palhares Machado - Cirurgião-Dentista graduado pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Prótese Dentária pela APCD/UNESP Araraquara; Especialista em Odontologia Legal pela ABO-MG; Mestre em Ciências da Saúde pela UnB. Doutor em Ciências Médicas/Medicina Legal pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP; Perito Criminal Federal – área de Odontologia Forense, lotado no Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, em Brasília-DF; Coordenador do Grupo Especializado em Identificação de Vítimas de

(4)

Desastres (DVI) do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal; Coordenador Nacional de DVI junto à Coordenação Geral de Grandes Eventos da Polícia Federal; Responsável pelas ações nacionais em DVI junto à Secretaria Extraordinária de Segurança em Grandes Eventos, do Ministério da Justiça (SESGE/MJ);Presidente do Comitê Permanente de DVI da INTERPOL (2014-2016);Presidente do Grupo de Coordenação em DVI da INTERPOL (2014-2016); Participou de equipes de resposta em desastres nacionais e internacionais.

Erick Simões da Camara e Silva - Graduado em Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia – IME/RJ (1995), Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio/RJ (2003), Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL/SC-LFG (2008), Mestre em Química pelo Instituto Militar de Engenharia – IME/RJ (2001) e Mestre em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES/SP (2012).Atua como Perito Criminal Federal, desde 2003, com ênfase nas áreas de Documentoscopia, Química Forense e Análise de Locais de Crime. É conteudista, professor e orientador nos cursos de formação e de especialização em Documentoscopia da Academia Nacional de Polícia (ANP/DPF) e professor da disciplina Estrutura Legal-Processual da Prova Pericial no curso de Perícia Criminal e Ciências Forenses do Instituto de Pós Graduação (IPOG).É autor e organizador do livro “Documentoscopia: Aspectos Científicos, Técnicos e Jurídicos”.

José Walber Borges Pinheiro - Mestre em Educação, bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em docência universitária, perito criminal federal (classe especial). Ex-chefe do setor técnico-científico da Polícia Federal em Goiás. Professor da Academia Nacional de Polícia (ANP).

Jesus Antônio Velho - Doutor em Fisiopatologia Médica Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Professor da área de Ciências Forenses/Criminalística da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP-Ribeirão Preto (MS3-RTP) e atua também como Perito Criminal do Departamento de Polícia Federal. É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, biênio 2013/2014. É autor organizador da série de livros Criminalística Premium da editora Millennium. É editor de área da Revista Brasileira de Criminalística.

Rafael Scorsatto Ortiz - Doutor em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS; Perito Criminal Federal do Departamento de Polícia Federal (desde 2004) atuando na área de perícias de laboratório (drogas, medicamentos, agrotóxicos, etc.) e de local de crime. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (1998); Possui Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS (2003) e Especialização em Toxicologia Forense pelo Centro Universitário Feevale (2009).

Ricardo Batista Borges - Mestre em Química Orgânica pela Universidade de Campinas (Unicamp). Especialista em docência universitária. Bacharel em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), perito criminal federal desde 2002. Formado pela Academia Nacional de Polícia (ANP).

Samuel Feuerharmel. Graduação em Farmácia, modalidade Análises Clínicas. Especialista em docência universitária. Oficial da reserva do Corpo de Saúde da Marinha do Brasil. Perito criminal federal (primeira classe). Professor dos cursos de formação de Peritos Criminais Federais da

(5)

Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília. Membro conteudista da Equipe de Formação do curso de especialização em Documentoscopia, da Academia Nacional de Polícia (ANP).

Wilson Toresan -Perito Criminal no IGP/RS desde 2001, onde atualmente coordena a equipe de acidentes de trânsito na Divisão de Engenharia Legal. Engenheiro. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Mestre em Engenharia Mecânica. Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

*Professores Titulares. Sujeito a alteração.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

 Diploma original (a ser apresentado ao Consultor de Especialização para digitalização)  RG e CPF/ ID PROFISSIONAL/ CNH (a ser apresentado ao Consultor de Especialização

para digitalização)

DURAÇÃO / PERIODICIDADE

20 Meses (Aulas em um final de semana por mês)  Sexta: das 18h às 23h;  Sábado: das 8h às 19h;  Domingo: das 8h às 13h. INFORMAÇÕES E MATRÍCULAS IPOG – Instituto de Pós-Graduação Rua T-55, Qd. 96, Lt. 11, N°. 580

IPOG – Instituto de Pós-Graduação Ed. Poty Premier, Sala 303, 3º Andar.

Teresina, PI, 64048065

Colaborador: Polliana Graziella Whatsapp: (86) 9424-8375) Fone: (86) 9424-8375

www.ipog.edu.br

Referências

Documentos relacionados

Baseia-se em pesquisas dos processos de treinamento adotados pela Força Aérea e Exército Brasileiros, Polícias Inglesa e Americana, com dados coletados durante Curso de

(duzentos e cinquenta metros quadrados) deverá ser apresentado em toda e qualquer edificação, contendo também sistema de captação a ser regulamentado pela

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

“organização do sistema”, especialmente no que diz W Ministério da Saúde (MS), das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e

Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde - PROFORMAR Coordenação Geral.. Carlos Eduardo

1° O Instituto Militar de Engenharia (IME) é o Estabelecimento de Ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

Grande parte da lideran9a sindical brasileira entortou a boca com o cachimbo do modelo getulista, que induziu a atividade sindical para fora do espa9o (descentralizado) das empresas