• Nenhum resultado encontrado

Diante dos moldes modernos observados na sociedade, percebe-se que muito influenciou

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Diante dos moldes modernos observados na sociedade, percebe-se que muito influenciou"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

TCC em Re-vista • 2011 39

Universidade de Franca

PANÍCIO, Gabriela Montagnini.6

A Prisão de Guantánamo em face dos direitos humanos. 2010. 105 f. Trabalho de Curso

(Gra-duação em Direito). Universidade de Franca, Franca-SP. Orientador: Prof. Esp. Frank Sérgio Pereira.

D

iante dos moldes modernos observados na sociedade, percebe-se que muito influenciou as civilizações passadas em busca de um novo saber jurídico. Logo, mesmo diante des-te condes-temporâneo saber, o homem, sempre visando o poder, ainda mantém caracdes-terísticas passadas que deviam ser banidas do exercício jurídico. Compreende-se tal fato em relação à evolução que as penas e sua finalidade punitiva sofreram no decorrer do tempo e que ainda possuem traços antigos. O homem, na ânsia em conquistar seus direitos e se proteger das ar-bitrariedades de quem possuía o poder foi à luta, obtendo como resultado o reconhecimento dos Direitos Humanos, sendo esse a essência dos direitos imbuídos ao ser humano e que de tempos em tempos novos direitos declarados se unem aos já conquistados. Ressalta-se que mesmo convivendo com tais direitos, ainda existem Estados que se omitem perante sua exis-tência e reagem de forma a agredi-los. Daí tem-se, como exemplo, a Prisão de Guantánamo ou Gitmo, nome informal da Baía de Guantánamo, localizada na ilha de Cuba, pertencente aos EUA. Diante desta verdade, deve-se se atentar aos direitos humanos resguardados na órbita nacional e internacional, e precipuamente saber o verdadeiro papel do Tribunal Penal Internacional no que tange aos crimes contra a sociedade praticados hodiernamente. Nessa esteira, também se examina a polêmica teoria do Direito Penal do Inimigo de Gunther Jako-bs. Em conclusão, na busca da efetiva aplicação dos Direitos Humanos, nota-se que alguns Estados soberanos ainda não dão sua devida importância ou nem o reconhecem e ainda che-gam a burlar a própria lei humanitária nacional com o fim de aplicar tiranicamente os seus poderes perante os homens. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o método dedutivo-bibliográfico, realizando-se uma profunda revisão da bibliografia com sistematização e discriminação dos livros e demais materiais utilizados. Os processos me-todológicos que foram empregados, na elaboração da pesquisa, são os estudos: dogmático--jurídico, analítico-sintético, histórico e aplicado.

Palavras-chave: evolução das penas; direitos humanos; Prisão de Guantánamo; direito penal do inimigo; Tribunal Penal Internacional.

6 PANÍCIO, Gabriela Montagnini. A Prisão de Guantánamo em face dos direitos humanos. Indicado como o

me-lhor trabalho no curso de Direito, no ano letivo de 2011. Recebeu o prêmio “Dr. Clovis Eduardo Pinto Ludovice”, instituído pela Resolução CONSUV nº 02/2000, o que possibilitou a continuidade dos estudos no curso de pós--graduação desta Universidade.

(4)

FERREIRA, Eder Olivio.7

O Ministério Público e a investigação criminal. 2010. 44 f. Trabalho de Curso (Graduação em

Direito) - Universidade de Franca, Franca-SP. Orientador: Prof. Esp. Marccelo Toffano.

O

Ministério Público e a Investigação Criminal, título e tema deste trabalho, que no Bra-sil, é um assunto muito discutido na doutrina, traz a polêmica questão sobre a legiti-midade do órgão Ministerial, por poder ele mesmo realizar investigação criminal. O fato que deixa o tema interessante é que existem duas correntes, uma que vê no ordenamento jurídico brasileiro a legitimidade do Ministério Público, e outra que afirma não ter o Ministério Pú-blico autorização para tal função. O presente trabalho tem como principal objetivo realizar a análise do tema, pesquisando os fatos e as principais questões que envolvem o assunto, para alcançar uma visão que compreenda a legitimidade ou a ilegitimidade do Ministério Público no ordenamento jurídico brasileiro. Para tal objetivo, foi feita uma pesquisa que consta de cinco capítulos. Primeiramente, foi realizado um estudo sobre os sistemas processuais pe-nais, em seguida, estudo sobre a investigação criminal, e também no capítulo 3°, uma análise sobre as funções institucionais penais do MP, no capítulo 4° contém a visão favorável da legi-timidade do MP, e por último, no capítulo 5°, os argumentos contrários a legilegi-timidade do MP. Por não existir autorização na Constituição Federal, não pode o Ministério Público investigar crimes, ao menos que seja feita uma Emenda Constitucional, como a PEC 197/2003 que se encontra arquivada no Congresso Nacional. O presente trabalho entende que a questão do MP poder investigar ou não, é assunto pra ser tratado no Poder Legislativo, como a tentativa da PEC 197/2003 que tenta alterar o texto do artigo 129 da Constituição Federal, concedendo autorização para o Ministério Público investigar. Não pode ser feito como a resolução n° 20, de 2007 do Conselho Nacional do Ministério Público que autoriza a investigação do MP.

Palavras-chave: Ministério Público; investigação criminal; Polícia Judiciária; inquérito policial; poderes implícitos.

SANTOS, Desirée Emmanuelle Gomes dos.

As punições administrativas e criminais aplicadas aos atletas que fazem uso do doping. 2010.

145 f. Trabalho de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Franca, Franca-SP. Prof. Esp. Marccelo Toffano.

A

pesquisa tratará do tema: As punições administrativas e criminais para os atletas que fazem uso de doping. Encontra-se tal tema dentro das áreas do Direito Desportivo, bem

7 FERREIRA, Eder Olivio. O Ministério Público e a investigação criminal. Indicado como o melhor trabalho no curso de Direito, no ano letivo de 2011. Recebeu o prêmio “Dr. Clovis Eduardo Pinto Ludovice”, instituído pela Resolução CONSUV nº 02/2000, o que possibilitou a continuidade dos estudos no curso de pós-graduação desta Universidade.

(5)

TCC em Re-vista • 2011 41

Universidade de Franca

como na área de Direito Penal. Houve uma análise histórica e punitiva a respeito do doping no âmbito de ambas as áreas, bem como um conceito de doping. Foram objeto da pesquisa as formas e momentos que são efetuados os exames antidopings podendo ser feitos durante treinos, antes das competições e obviamente após as competições. Além de informar, divul-gamos as formas que os atletas são punidos diante do Superior Tribunal de Justiça Despor-tiva. Foram analisados casos famosos que tiveram passagem pelo doping, sendo estes casos, com punições ou mesmo aqueles que foram absolvidos por comprovação de inocência. Foi relatada ainda, uma pesquisa de campo com o objetivo único de buscar opiniões e informa-ções acerca do tema abordado. Como metodologia, foram utilizados os seguintes processos metodológicos: o histórico, o dogmático jurídico e o analítico-sintético. Além disso, foram realizadas pesquisas de campo, contando com questionário, aprovados pelo Comitê de Ética da Universidade. O método científico usado foi o dedutivo-bibliográfico.

Palavras-chave: doping; punições; desporto; criminal.

RODRIGUES, Débora Elisa Alves.

O cabimento do Habeas Corpus na prisão do inadimplente da prestação alimentícia. 2010. 49 f.

Trabalho de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Franca, Franca-SP. Orientador: Prof. Donaldo de Assis Borges.

O

Direito não se limita a simples normas que devem ser obedecidas pela sociedade, ele é mais que isso. O Direito é uma soma de normas obrigacionais que devem ser também morais. Este trabalho tem o objetivo de questionar a moralidade de uma decisão judicial em dar provimento ao Habeas Corpus na prisão civil por pensão alimentícia. O tema traz a importância ao leitor de conhecer e questionar se é moral essa atitude que prejudica a parte menos favorecida numa demanda judicial: a criança e o adolescente que são incapazes de prover o seu próprio sustento e ficam a mercê das normas legais as quais devem auxiliar para que se cumpra essa obrigação. Para isso, foram levantadas pesquisas através de doutrinas e

sites jurídicos, enriquecendo o trabalho com jurisprudências que enunciam o caso. O

tra-balho conclui-se de forma a entender que o provimento pelos Tribunais em conceder o writ constitucional, não é uma atitude moral, além disso, há uma responsabilidade do Estado em permitir que isso ocorra. Para elaboração da pesquisa utilizou-se o método dedutivo--bibliográfico e o processo metodológico dogmático jurídico.

(6)

GUIRAU, Laís de Paula.

Mudança de sexo no Sistema Jurídico Brasileiro. 2010. 96 f. Trabalho de Curso. (Graduação em

Direito). Universidade de Franca, Franca-SP. Orientador: Prof. Frank Sérgio Pereira.

O

s indivíduos que apresentam distúrbios psicológicos, diagnosticados como transexuali-dade, são aqueles que não reconhecem e tampouco aceitam o sexo em que nasceram. Es-tão em constante e sofrível luta, buscando alcançar uma paz entre o sexo psicológico e o sexo biológico que somente é possível através da cirurgia de adequação de sexo, que é de natureza terapêutica, não se possibilitando a oportunidade de violência punível. Esses indivíduos não buscam meramente mudar de sexo. A cirurgia de adequação de sexo resulta à harmonização da sua aparência física em concordância com seu verdadeiro sexo, ou seja, o sexo psicológico. A psicologia, a medicina e o direito, operando de forma coadunada, contribuem na dimi-nuição do sofrimento dos transexuais, reconhecendo seus direitos e possibilitando, após a cirurgia o ajuste dos seus documentos jurídicos e uma vida com mais dignidade. O objetivo dessa pesquisa é de abordar de forma clara e precisa o que é um transexual, diferenciando-o dos heterossexuais, homossexuais, travestis e hermafroditas, entre outros, demonstrando a sua verdadeira identidade sexual; buscando a legalidade da alteração do prenome no registro civil, a união homoafetiva e adoção por casais homossexuais. A pesquisa proporcionará uma minuciosa análise sobre o processo de intervenção cirúrgica, demonstrando seu amparo le-gal e a forma como esta é efetuada em ambos os sexos. Com isso busca também analisar a responsabilidade penal do médico, abordando se esse pratica ou não lesão corporal contra tais pacientes, e qual a repercussão que esta cirurgia causa na família e na sociedade. Para o desenvolvimento da pesquisa será feito análise de textos, seleção de material, leitura e interpretação, fichamento de material bibliográfico, etc. Dentre eles serão definidos artigos de sites jurídicos da internet, bibliografia com sistematização e discriminação de livros, e principalmente estudos das decisões dos tribunais brasileiros sobre os aspectos que giram em torno dessa questão. A análise do tema busca ainda o aprofundamento com uma análise crítica; a verificação de como a situação é entendida observando os métodos descritivos, des-criminando os aspectos pertinentes e avaliando a norma aplicável ao conflito.

Palavras-chave: transexuais; mudança de sexo; nova identidade sexual.

COSTA, Júlio Aparecido da.

Direção preventiva veicular e os crimes de trânsito em espécie. 2010. 63 f. Trabalho de

Conclu-são de Curso (Graduação em Direito) – Universidade de Franca, Franca-SP. Orientador: Prof. Donaldo de Assis Borges.

E

sta pesquisa tem por objetivo principal estudar as principais causas dos acidentes de trânsito, um mal que assola o mundo ao longo dos tempos, explicar a forma de como os

(7)

TCC em Re-vista • 2011 43

Universidade de Franca

condutores pode evitar os acidentes de trânsito e preservar a sua vida e a dos outros, que, sem nenhuma sombra de dúvida, a vida é o maior patrimônio da humanidade. Em se tratan-do da irresponsabilidade, culpabilidade nos acidentes de trânsito com vítimas deveria ocor-rer sempre o ressarcimento das custas hospitalares aos cofres públicos, quando no acidente de trânsito for constatada a culpa dos condutores por negligência, imprudência ou imperícia, comprovada que deixaram de cumprir a Legislação de Trânsito e as normas gerais de Direção Veicular Preventiva. A Direção Veicular Preventiva tem três objetivos básicos: o primeiro objetivo da Direção Preventiva Veicular constitui-se em um mecanismo de preservação da vida do cidadão, sendo assegurada a certeza de que todo cidadão tem o direito de ir e vir, utilizando seu veículo no lazer, no trabalho ou em qualquer circunstância; o segundo obje-tivo da Direção Preventiva Veicular é evitar os prejuízos causados por danos materiais, dano ocasionado pela ação ou omissão de qualquer condutor; o terceiro objetivo é o tempo, o con-dutor de veículo ao se envolver em acidente de trânsito perde tempo em todos os sentidos, para elaborar a ocorrência policial, para registrar o boletim de ocorrência na delegacia, para internação hospitalar e por último na resolução da lide na Justiça. Este estudo esclarece a evolução histórica do automóvel até os dias atuais, o automóvel da era moderna. Infelizmen-te os acidenInfelizmen-tes ocorrem por irresponsabilidade dos condutores. Dirigir com responsabilidade significa não cometer crimes, infrações e ter respeito absoluto ao próximo. Dirigir é um ato de cidadania, no qual todos têm os mesmos direitos e obrigações, demonstra o verdadeiro princípio da igualdade. Os Crimes de Trânsito em Espécies foram tratados com responsa-bilidade ante a interpretação jurídica, e servirá de guia para quem possa interessar-se pelo assunto, tema sério, grave e atual, que necessita de providências urgentes de nossas autori-dades para diminuir esse mal. Para a elaboração da pesquisa utilizou-se o método histórico, método comparativo e dedutivo-bibliográfico e o processo metodológico dogmático jurídico.

Referências

Documentos relacionados

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação