• Nenhum resultado encontrado

Configuração do KDevelop

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Configuração do KDevelop"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Programação 2008/2009

MEEC - MEAer

Doxygen

O Doxygen é um sistema que a partir dos comentários de um programa consegue gerar a documentação (em html por exemplo) desse programa.

O utilizador deverá seguir umas regras simples ao comentar o código (funções, definição de tipos, ...), depois é suficiente o utilizador invocar o Doxygen para gerar a documentação do programa.

Neste documento é descrito como configurar o KDevelop para se usar o Doxygen, como invocar o Doxygen dentro do KDevelop e como deverão ser formatados os comentários.

Configuração do KDevelop

Seleccione o menu Project -> Project Options.

Abrir-se-á a janela de configuração do projecto. Seleccione a Opção Doxygen (do lado esquerdo da janela).

(2)

Seleccione a paleta Build (no cimo da janela).

As 5 primeiras opções deverão ser seleccionada. Garanta que as outras opções estão como na seguinte figura.

Seleccione a paleta Source Browser.

(3)

Como só queremos gerara documentação em formato html, devemos garantir que essa opção está seleccionada.

Escolha a paleta HTML e verifique que a opção Generate HTML está seleccionada.

Devemos seleccionar agora as paletas LaTex, RTF e XML para garantir que não será gerada documentação nesse formato:

Falta configurar a geração de gráficos com as relações entre os diversos ficheiros, tipos e funções.

Seleccione a paleta Dot e verifique que estão seleccionados as seguintes opções:

(4)

Execução do Doxygen

Seleccione o menu Build -> Build API Documentation.

Sempre que modificar o código ou os seus comentário deverá repetir o comando anterior. Para ver a documentação use um gestor de ficheiros (por exemplo o Dolphin) e vá à directoria do projecto. Aí dentro há uma outra directoria chamada html.

(5)

Comentários

Nos caso dos programas escritos em C o Doxygen só gera documentação para as funções estruturas e defines.

Para que o Doxygen gere a documentação é necessário que os comentários no código (ficheiro .c e .h) sigam um determinado formato. Para um comentário ser processado pelo Doxygen é necessário que comece por /** . Para cada tipo de elemento a documentar assim o formato dos comentários é diferente.

#define

Para gerar documentação de um define é necessário usar (dentro do comentário) o comando \def seguido da constante definida. Na linhas seguintes deverá aparecer a documentação da constante:

/**

@def PI

@brief Dedinicao da constante PI Esta definicao e necessaria porque

o math.h não contem a definicao da constante PI */

#define PI 3.141595

O comando \brief permite escrever uma pequena descrição da constante. Nos parágrafos seguintes deverá aparecera uma descrição mais pormenorizada dos objectivos e usos da constante.

Estruturas

Para documentar a definição de um novo tipo estrutura (typedef struct) basta inserir os comando do Doxygen no comentário imediatamente anterior:

/**

@brief tipo imaginario

tipo usado para representar valores numericos imaginario (compostos por uma parte real e outra imaginaria)

*/

typedef struct s_imag{

/** @brief parte imaginaria */ float p_imag;

float p_real; /** @var p_real parte real */

}imaginario;

Se o comentário imediatamente anterior ao typedef struct começar por /** o Doxygen associa-o automaticamente ao typedef. Dentro desse comentário podemos usar o comando @brief seguido de uma breve descrição do novo tipo, seguido de uma descrição mais pormenorizada.

Para comentar os membro internos à estrutura devemos usar um comentário imediatamente antes da definição (como exemplificado no caso do p_imag) ou ,se o comentário ocorrer

(6)

após a declaração (como na p_real), informar qual o membro que se está a comentar usando o comando @var seguido do nome do membro.

Funções

Para documentar as declaração ou implementação das funções basta inserir um comentário (começado por /**) antes dessas funções. O Doxygen automaticamente associa-o à função que ocorre a seguir.

/**

@brief Funcao principal

Esta funcao escreve no ecran a string "Hello, world" e sai. @param argc numero de parametros que ocorrem no argv

@param argv[] vector com os parametros escritos na linha de comando pelo utilizador

@return valor indicador de erro ou sucesso ( */

int main(int argc, char *argv[]) {

printf("Hello, world!\n"); return EXIT_SUCCESS;

}

O comando @param é usado para documentar os parâmetros de uma função. O comando @param é seguido do nome do parâmetro e de uma descrição do mesmo.

O comando @return é seguido da descrição dos valores retornados pela função.

Caso o cabeçalho de uma função ocorra separado da sua implementação (por exemplo no início do ficheiro .c ou num ficheiro .h), deve-se usar o comando @brief no comentário Doxygen que precede o cabeçalho.

Referências

Documentos relacionados

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Lembre-se que o botão de energia deve ser mantido na posição “ON” (ligado); caso contrário, o no-break será desativado e seu equipamento não estará protegido durante uma

Câmara dos Santos.. A pesquisa deste casal é divulgada no mundo a partir da publicação do primeiro artigo que tratava da teoria pelo Van Hiele na França, pois até então a teoria

DIVULGAR o Resultado Final, para os empregos de Ajudante de Cozinha, Almoxarife, Auxiliar de Serviços Gerais Plantonista, Carpinteiro, Costureiro, Encanador,

Assumindo a estrutura Ponto2d vista em aula, a estrutura para o segmento de reta seria a seguinte:.. typedef

Como pontos fortes, destacam-se a existência de iniciativas já em- preendidas em torno da aprovação de um Código de classificação e uma Ta- bela de temporalidade e destinação

Objetivo Geral: Contribuir para fortalecer a Política de Extensão da UFU no Município de Patos de Minas por meio da formação e consolidação do processo de gestão de projetos

Este manual de instalação e funcionamento contém diversas indicações de segurança para evitar danos materiais e pessoais: ▪ As indicações de segurança relativas a danos